Matthew Henry

Zacarias 6

Argumento

Os dois reinos da providência e da graça dizem respeito a todos nós de muito perto; por isso, importa que os conheçamos. Todos os nossos assuntos temporais estão necessariamente sujeitos à divina Providência, e todos os nossos interesses espirituais e eternos dependem necessariamente da graça divina.

Ambos nos são apresentados neste capítulo: o primeiro por uma visão, o segundo por um tipo. Aqui está: I. Deus, como Rei das nações, governando o mundo por meio do serviço dos anjos, na visão dos quatro carros, vv. 1-8.

II. Deus, como Rei dos santos, governando a igreja pela mediação de Cristo, na figura do sumo sacerdote Josué coroado, com a cerimônia realizada e depois explicada em relação a Cristo, vv. 9-15.

Versículos 1 a 8

A Visão dos Quatro Carros. (a.C. 520.)

O profeta está pronto para receber esta visão e, como se a esperasse, virou-se, levantou os olhos e olhou. Embora fosse a sétima visão que tivera, ainda não achava que já tivera o bastante. Afinal, quanto mais conhecemos a Deus e sua vontade, se os conhecemos corretamente, mais desejamos conhecê-lo ainda melhor.

Observe aqui a visão que o profeta teve de quatro carros puxados por cavalos de diversas cores, juntamente com sua explicação (vv. 1-5). Não olhou por muito tempo antes de descobrir algo digno de ser visto e que serviria muito para animá-lo e a seus amigos nesse período sombrio.

Estamos bastante às escuras quanto ao significado dessa visão. Alguns entendem que os quatro carros são as quatro monarquias; nesse caso, leem (v. 5): “Estes são os quatro ventos dos céus”, e supõem que haja aí uma referência a Daniel 7:2.

Daniel viu em visão os quatro ventos dos céus lutando sobre o grande mar, representando as quatro monarquias. Segundo esses intérpretes, a monarquia babilônica é representada pelos cavalos vermelhos, que não voltam a ser mencionados porque ela já se extinguira.

O segundo carro, com os cavalos pretos, é a monarquia persa, que avançou para o norte contra os babilônios e aquietou o Espírito de Deus na terra do norte ao executar seus juízos sobre a Babilônia e libertar os judeus de seu cativeiro.

Os brancos, os gregos, seguem os persas para o norte, pois os derrotam. Os malhados, os romanos, que conquistaram o império grego, avançam para a terra do sul porque o Egito, ao sul, foi o último ramo daquele império subjugado pelos romanos.

Os cavalos baios estavam com os malhados, mas depois saíram por conta própria. Neles os intérpretes veem os godos e os vândalos, que com suas armas vitoriosas percorreram a terra de um lado para outro; ou os selêucidas e os lágidas, os dois ramos do império grego. Assim entendem Grotius e outros.

Inclino-me, porém, a entender esta visão de modo mais geral, como representação da administração do reino da Providência no governo deste mundo inferior. Os anjos são muitas vezes chamados de carros de Deus (Salmos 68:17; 18:10).

As diversas providências de Deus relativas às nações e às igrejas são representadas por cavalos de cores diferentes (Apocalipse 6:2, 4, 5, 8). Assim, podemos observar aqui:

  1. Que os conselhos e decretos de Deus são a fonte e a origem de todos os acontecimentos e são imóveis como montanhas de bronze. Os carros saíam do meio das duas montanhas, pois Deus cumpre o que foi designado para nós.

Suas designações são os originais, e suas realizações são apenas cópias delas. Ele faz tudo segundo o conselho de sua vontade. Seria tão possível abraçar montanhas quanto compreender os conselhos divinos com nossa mente finita, e remover montanhas de bronze quanto mudar qualquer propósito de Deus; pois ele mantém uma só decisão, e quem poderá fazê-lo mudar?

Sejam quais forem as providências de Deus a nosso respeito, em assuntos públicos ou particulares, devemos vê-las todas saindo do meio das montanhas de bronze. Assim, reconheceremos que entrar em desavença com elas é tão insensato quanto aquiescer a elas é nosso dever. Quem pode dizer a Deus: “Que fazes?” ou “Por que fazes isso?” (Atos 2:23; 4:28).

  1. Que Deus executa seus decretos nas obras da Providência, que são como carros nos quais ele anda como um príncipe em carro aberto, mostrando sua glória ao mundo. Neles, como em carros de guerra, sai conquistando e para conquistar, triunfando sobre todos os inimigos de sua glória e de seu governo.

Deus é grande e temível em suas obras (Salmos 66:3), e nelas vemos os passos de nosso Deus, nosso Rei (Salmos 68:24). Suas providências se movem rápida e vigorosamente como carros, mas são todas dirigidas e governadas por sua sabedoria infinita e vontade soberana, como os carros por seus condutores.

  1. Que os santos anjos são ministros da providência de Deus e são empregados por ele como exércitos do céu para executar seus conselhos entre os habitantes da terra. São os carros, ou, o que dá no mesmo, os cavalos que os puxam, grandes em força e poder.

Como o cavalo descrito pelo próprio Deus (Jó 39:19, etc.), estão vestidos de trovão. São temíveis, mas não podem ser intimidados nem amedrontados. São carros de fogo e cavalos de fogo, para levar um profeta ao céu e guardar outro na terra.

Observam e obedecem à vontade de Deus tanto quanto cavalos bem conduzidos obedecem ao cavaleiro ou condutor. Não que Deus precise deles ou de seus serviços; ele tem por bem usá-los para honrá-los e animar nossa confiança em sua providência.

  1. Que os acontecimentos da Providência têm aspectos diferentes e a face dos tempos muda com frequência. Os cavalos do primeiro carro eram vermelhos, indicando guerra e derramamento de sangue, “sangue até os freios dos cavalos” (Apocalipse 14:20).

Os do segundo carro eram pretos, indicando as consequências sombrias e melancólicas da guerra: ela põe tudo de luto, devasta tudo, traz fomes, pestes e desolações e faz definhar terras inteiras.

Os do terceiro carro eram brancos, indicando o retorno do consolo, da paz e da prosperidade após tempos tão sombrios e tristes. Embora Deus cause dor aos filhos dos homens, ainda assim terá compaixão deles.

Os do quarto carro tinham uma cor misturada, malhados e baios; alguns eram pintalgados e manchados, outros cor de cinza. Indicavam acontecimentos de diferentes aspectos, entrelaçados e alternados, um dia de prosperidade e outro de adversidade, postos um diante do outro. O cálice da Providência na mão do Senhor está cheio de mistura (Salmos 75:8).

  1. Que todos os instrumentos da Providência e todos os seus acontecimentos vêm de Deus e dele recebem suas comissões e instruções (v. 5): “Estes são os quatro espíritos dos céus”, os quatro ventos, segundo alguns, que parecem soprar à vontade dos vários pontos do horizonte.

Deus, porém, os mantém em seus punhos e os retira de seus depósitos. Ou, melhor: estes são os anjos que saem de diante do Senhor de toda a terra para aplicar-se a ele e servi-lo, contemplar sua glória no mundo superior, o que é sua bem-aventurança, e servir à sua glória nessa bem-aventurança.

Também servem à sua glória neste mundo inferior, o que constitui sua ocupação. Permanecem diante dele como Senhor de toda a terra para receber suas ordens e prestar-lhe contas de seus serviços aqui, pois tudo está sob sua jurisdição.

Quando ele os designa, saem como mensageiros de seus conselhos e ministros de sua justiça e misericórdia. Alguns entendem que esses quatro espíritos dos céus são os movimentos e impulsos secretos sobre o espírito humano pelos quais se realizam os desígnios da Providência. Eles saem de Deus, o Deus dos espíritos de toda carne, e cumprem o que ele determina.

  1. Que há uma beleza admirável na Providência, e um acontecimento serve de contrapeso a outro (v. 6). Os cavalos pretos saíram trazendo acontecimentos muito sombrios e melancólicos, que faziam todas as pessoas e todas as coisas parecerem negras.

Imediatamente, porém, saíram os brancos, levando alegria aos que pranteavam e, com uma nova virada dos acontecimentos, fazendo tudo parecer agradável outra vez. Assim Deus trata sua igreja e seu povo: se saem os cavalos pretos, os brancos vêm imediatamente atrás, pois, onde abunda a aflição, o consolo abunda muito mais.

  1. Que o aspecto comum e geral da providência é misturado e composto. Os cavalos malhados e baios estavam juntos no quarto carro (v. 3). Embora de início tivessem partido para a terra do sul, ainda assim depois procuraram percorrer toda a terra e foram orientados a fazê-lo (v. 7).

Se percorrermos a terra, veremos que os acontecimentos da Providência não são todos pretos nem todos brancos, mas cor de cinza ou grisalhos, misturados de preto e branco. Assim é o mundo em que vivemos; o que nos espera adiante não tem mistura.

Aqui cantamos ao mesmo tempo a misericórdia e o juízo, e devemos cantar a Deus sobre ambos (Salmos 101:1). Precisamos procurar ajustar-nos à vontade e ao desígnio de Deus nas misturas da Providência, alegrando-nos em nossos consolos como se não nos alegrássemos, porque vêm temperados, e chorando por nossas aflições como se não chorássemos, porque têm tanta misericórdia misturada a elas.

  1. Que Deus se agrada de todas as operações de sua própria providência (v. 8): “Estes aquietaram meu espírito”: os cavalos pretos, que indicam juízos extraordinários, e os brancos, que indicam libertações extraordinárias. Ambos foram para a terra do norte, ao passo que as providências comuns e misturadas se espalharam por todo o mundo.

“Estes aquietaram meu espírito na terra do norte”, que ultimamente fora o cenário mais notável dos acontecimentos relativos à igreja. Isso significa que, por essas manifestações e ações incomuns da providência, a cólera de Deus é executada contra os inimigos da igreja e seus favores são concedidos à igreja.

Ambas as coisas haviam sido adiadas por muito tempo. Em ambas, Deus cumpriu sua vontade, realizou sua palavra e assim aquietou seu Espírito. O Senhor se agrada por causa de sua justiça e, como diz em Isaías 1:24, tranquilizou-se.

Versículos 9 a 15

A Coroação de Josué; Predição do Messias. (a.C. 520.)

Deus falou à sua igreja pelos profetas, em tempos passados, não apenas em diferentes ocasiões, mas também de diversos modos. Na primeira parte deste capítulo, falou por meio de uma visão que só o próprio profeta viu. Nesta parte final, fala por meio de um sinal, ou tipo, que muitos viram e que, uma vez explicado, foi uma ilustre predição do Messias como sacerdote e rei de sua igreja. Aqui está:

I. A cerimônia significativa que Deus designou: a coroação do sumo sacerdote Josué (v. 10, 11). É digno de nota que houvesse no Antigo Testamento dois tipos notáveis de Cristo chamados Josué, o mesmo nome de Jesus, traduzido como Jesus pela Septuaginta e no Novo Testamento (Atos 7:45).

Josué, o comandante principal, foi tipo de Cristo, comandante de nossa salvação; Josué, o sacerdote principal, foi tipo de Cristo, sumo sacerdote de nossa profissão de fé. Ambos foram, em seus dias, salvadores e guias para Canaã.

Há algo peculiar ao sumo sacerdote Josué: por determinação divina, fez-se a ele algo destinado expressamente a torná-lo um tipo de Cristo, sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, que era ao mesmo tempo rei e sacerdote.

Josué estava longe de ambicionar uma coroa, e o povo, de desejar um chefe coroado sobre si. Contudo, para grande surpresa de ambos, o profeta recebeu a ordem de coroar Josué como se ele fosse rei.

A prudência e a piedade de Zorobabel impediram que isso se tornasse uma afronta a ele, como se lhe pusessem um rival diante dos olhos. A providência de Deus, por sua vez, impediu que os reis da Pérsia interpretassem o ato como uma rebelião contra eles.

Quando fazemos algo que sabemos ser da vontade de Deus, como nesse caso, podemos arriscar o desagrado dos homens.

  1. Alguns judeus vieram da Babilônia trazendo uma oferta à casa de Deus. Eram cativos, mencionados aqui para sua honra, que vieram da Babilônia visitar Jerusalém. Deveriam ter-se despedido definitivamente da Babilônia e se estabelecido com seus irmãos em sua própria terra; imaginaram, porém, compensar com essa visita sua negligência e indiferença em não fazê-lo.

Talvez viessem como representantes dos judeus da Babilônia, que ali viviam com conforto e fartura. Ao saber que a construção do templo avançava lentamente por falta de dinheiro, estes os enviaram com uma oferta de ouro e prata para o serviço da casa de Deus.

Repare: os que, por causa da distância ou por outro motivo, não podem promover pessoalmente uma boa obra devem promovê-la com seus recursos, conforme suas possibilidades. Se alguns oferecem as mãos, que outros as encham.

  1. Determinam-se o momento e o lugar em que o profeta os encontrará. Pensavam entregar sua oferta ao sacerdote, ministro comum de Deus; mas Deus tinha pronto para recebê-los, e receber a oferta, um profeta, ministro extraordinário.

Isso lhes daria ânimo: no cativeiro, haviam lamentado muitas vezes: “Não vemos nossos sinais; já não há mais profeta algum”. Também convidaria esses judeus e outros a estabelecer-se novamente em sua própria terra. Quando o Espírito de profecia reviveu ali, ela começou a parecer-se consigo mesma, uma terra santa.

Zacarias recebeu a ordem de encontrá-los no mesmo dia em que chegassem, pois não perderiam tempo depois da chegada e apresentariam imediatamente sua oferta. Deveria recebê-los bem e assegurar-lhes que Deus agora aceitava seus presentes.

O encontro seria na casa de Josias, filho de Sofonias, provavelmente o tesoureiro geral do templo e guardião de seus tesouros. Trouxeram ouro e prata para uso no templo, mas Deus ordenou que fossem empregados em honra de “alguém maior do que o templo” (Mateus 12:6).

  1. Deviam fazer coroas e colocá-las na cabeça de Josué (v. 11). Supõe-se que foram preparadas duas, uma de prata e outra de ouro: a primeira, segundo alguns, simbolizava sua dignidade sacerdotal; a segunda, sua dignidade real.

Ou, melhor: como ele já era sacerdote e já possuía uma coroa de ouro, de ouro puro, símbolo de sua honra e de seu poder sacerdotais, ambas as novas coroas, de prata e de ouro, simbolizavam a dignidade real.

A coroa de prata talvez representasse o reino do Messias durante sua vida na terra, quando era o Rei de Israel (João 1:49). Já a de ouro representaria seu reino no estado de exaltação, cuja glória superava a do primeiro tanto quanto o ouro supera a prata.

O sol brilha como ouro ao sair com sua força; chamamos de raios de prata os raios da lua quando ela resplandece. Os que haviam adorado o sol e a lua agora se prostrarão diante das coroas de ouro e prata do Redentor exaltado, diante de quem o sol se envergonhará e a lua ficará confundida, pois ambos serão ofuscados.

II. O significado que Deus atribuiu à cerimônia. Todos estariam prontos a perguntar: “Que significa Josué ser coroado assim?” O profeta também está pronto a lhes explicar. A esse sinal expressivo se une uma predição; o sinal serviu para fazê-la notar melhor e guardá-la na memória. A promessa é:

  1. Que Deus, na plenitude dos tempos, levantará um grande sumo sacerdote como Josué. Diga a Josué que ele é apenas figura daquele que virá, sua sombra tênue (v. 12): fale-lhe em nome do Senhor dos Exércitos que o homem cujo nome é O RENOVO crescerá do seu lugar, de Belém, a cidade de Davi, lugar designado para seu nascimento.

Embora a família seja uma raiz em terra seca, ainda assim esse renovo brotará dela, como flores que, na primavera, quando o sol volta, saem das raízes em que ficaram sepultadas, longe dos olhos e da lembrança. Ele crescerá por si mesmo, segundo alguns: propria virtute — por sua própria força vital; será exaltado por sua própria força.

  1. Que, assim como Josué foi instrumento ativo e útil na construção do templo, o homem chamado Renovo será o mestre construtor, o único construtor do templo espiritual, a igreja do evangelho. “Ele construirá o templo do Senhor”; isso se repete (v. 13): “Ele mesmo construirá o templo do Senhor”.

Crescerá para fazer o bem, ser instrumento da glória de Deus e grande bênção para a humanidade. Repare: a igreja do evangelho é o templo do Senhor, uma casa espiritual (1 Pedro 2:5), um templo santo (Efésios 2:21).

No templo, Deus se revelava a seu povo e recebia seu serviço e sua homenagem. Assim também na igreja do evangelho, onde a luz da revelação divina brilha pela palavra e se oferecem os sacrifícios espirituais de oração e louvor. Cristo é não apenas o fundamento desse templo, mas também seu fundador, por meio do Espírito e da graça dele.

  1. Que Cristo suportará a glória. A glória é um peso, mas não pesado demais para quem sustenta todas as coisas. A cruz foi sua glória, e ele a suportou; a coroa também foi um peso extraordinário de glória, e ele o suporta.

O governo está sobre seus ombros, e nele ele suporta a glória (Isaías 9:6). “Pendurarão sobre ele toda a glória da casa de seu pai” (Isaías 22:24). Essa glória lhe convém, e ele é par negotio — plenamente capaz de suportá-la.

A glória do sacerdócio e da realeza havia sido dividida entre a casa de Arão e a de Davi; agora, porém, ele sozinho suportará toda a glória de ambas. Aquilo que suportará, aquilo que assumirá, será de fato a glória de Israel.

Devem esperar por isso e, enquanto o aguardam, contentar-se com a falta da glória exterior que antes tinham. Ele suportará uma glória capaz de tornar a glória desta última casa maior do que a da primeira.

Ele erguerá a glória, segundo outra leitura. A glória de Israel havia sido derrubada e rebaixada, mas ele a levantará do pó.

  1. Que terá um trono e será tanto sacerdote quanto rei em seu trono. Um trono indica tanto dignidade quanto domínio: honra elevada e poder amplo.

(1.) Esse sacerdote será rei, e seu ofício sacerdotal não diminuirá sua dignidade real: “Ele se assentará e governará em seu trono”. Cristo, como sacerdote, vive para sempre a interceder por nós; mas o faz assentado à direita do Pai, como alguém que tem autoridade (Hebreus 8:1).

Temos um sumo sacerdote como Israel nunca teve, pois ele está assentado à direita do trono da Majestade nos céus. Isso dá força eficaz à sua mediação: aquele que comparece por nós dentro do véu está assentado ali e governa.

Cristo, designado para oferecer sacrifícios em nosso favor, recebeu também autoridade para nos dar leis. Ele não nos salvará se não aceitarmos seu governo. Deus preparou para ele um trono nos céus; se quisermos beneficiar-nos disso, precisamos preparar-lhe um trono em nosso coração.

Precisamos desejar e nos alegrar de que ele se assente e governe nesse trono; e a ele cada pensamento nosso deve ser levado à obediência.

(2.) Esse rei será sacerdote, “sacerdote em seu trono”. Com a majestade e o poder de rei, terá a ternura e a simplicidade de sacerdote, escolhido entre os homens, designado em favor dos homens e capaz de compadecer-se dos ignorantes (Hebreus 5:1, 2).

Em todos os atos de seu governo como rei, realiza os propósitos de sua graça como sacerdote. Portanto, aqueles que lhe pertencem não devem olhar para seu trono com terror e espanto, embora seja trono de glória e de juízo. Pois, assim como há um arco-íris ao redor do trono, ele também é sacerdote no trono.

  1. Que “o conselho de paz estará entre ambos”. Isto é:

(1.) Entre Jeová e o homem chamado Renovo, entre o Pai e o Filho. Os conselhos a respeito da paz que a mediação de Cristo estabelecerá entre Deus e o homem serão acordados, isto é, ficará claro que já haviam sido acordados, pela Sabedoria Infinita na aliança da redenção. O Pai e o Filho se entendiam perfeitamente nessa questão.

Ou, melhor:

(2.) Entre o sacerdote e o trono, entre os ofícios sacerdotal e real de Jesus Cristo. O homem chamado Renovo crescerá para executar um conselho de paz: paz na terra e, para isso, paz com o céu.

Os pensamentos de Deus a nosso respeito eram pensamentos de paz. Para realizá-los, ele exaltou seu Filho Jesus Cristo como príncipe e Salvador; deu-lhe um trono, mas sob a condição de que fosse sacerdote nesse trono.

Ao exercer os dois ofícios, de sacerdote e rei, ele realizaria a grande obra de reconciliar o homem com Deus e fazê-lo feliz em Deus. Alguns pensam que há uma alusão ao antigo governo do Estado judeu, no qual rei e sacerdote, em cargos distintos, consultavam-se para manter a paz e a prosperidade da igreja e do Estado, como Zorobabel e Josué faziam então.

Posso acrescentar: os profetas de Deus os ajudavam. Assim serão realizadas a paz e o bem-estar da igreja do evangelho e de todos os fiéis, não por duas pessoas distintas, mas pela força de dois ofícios distintos reunidos em uma só pessoa.

Cristo comprará toda a paz por seu sacerdócio e a manterá e defenderá por seu reino; assim explica o Sr. Pemble. Seu ofício profético também serve a ambos nesse grande desígnio.

  1. Que haverá uma feliz união entre judeus e gentios na igreja do evangelho, e ambos se encontrarão em Cristo, o sacerdote em seu trono, como centro de sua unidade (v. 15): Os que estão longe virão e construirão no templo do Senhor.

Alguns entendem isso como referência aos judeus que então estavam longe, na Babilônia, e haviam permanecido no cativeiro, desanimando muito seus irmãos que voltaram e precisavam de sua ajuda na construção do templo.

Deus promete que muitos deles, e também pessoas de outras nações convertidas à religião judaica, viriam ajudar na construção do templo. Muitas mãos tornariam o trabalho leve. Os reis da Pérsia contribuíram para sua construção (Esdras 6:8) e para equipá-lo (Esdras 7:19, 20).

Em tempos posteriores, Herodes, o Grande, e outros estrangeiros ajudaram a embelezar e enriquecer o templo. Mas a promessa se refere ainda mais ao templo do Senhor que o homem chamado Renovo construiria.

Os gentios, estrangeiros distantes, ajudarão a construí-lo, pois Deus levantará dentre eles ministros que colaborarão com Cristo nessa construção. Todos os gentios convertidos serão pedras acrescentadas ao edifício, de modo que ele crescerá até tornar-se um templo santo (Efésios 2:20-22).

Quando o templo de Deus precisa ser construído, ele pode trazer os que estão longe e empregá-los nessa construção.

  1. Que o cumprimento disso confirmará fortemente a verdade da palavra de Deus: “Sabereis que o Senhor dos Exércitos me enviou a vós”. A promessa de que os distantes viriam ajudá-los a construir o templo do Senhor era como um sinal dado a eles; por ela, poderiam ter certeza de que as demais promessas se cumpririam no devido tempo.

Essa promessa logo se cumpriria, e assim aconteceu. Aqueles que haviam sido seus inimigos e acusadores, em obediência ao decreto do rei, tornaram-se seus ajudantes. Logo fizeram o que lhes fora ordenado para promover a obra, e assim ela prosseguiu e foi concluída (veja Esdras 6:13, 14).

Com essa surpreendente ajuda que receberam de longe na construção do templo, poderiam reconhecer que Zacarias, que a anunciara de antemão, fora enviado por Deus. Por isso, também se cumpriria sua palavra a respeito do homem chamado Renovo.

  1. Que essas promessas criavam fortes obrigações de obedecer: pois isso acontecerá (vocês terão ajuda na construção do templo) se obedecerem diligentemente à voz do Senhor seu Deus. Terão a ajuda de estrangeiros nessa obra se vocês próprios ao menos começarem a trabalhar nela com seriedade.

A ajuda de outros, em vez de desculpa para nossa preguiça, deve ser estímulo para nossa diligência. “Vocês desfrutarão do benefício e do consolo de todas essas promessas se cumprirem conscienciosamente seu dever.” Precisam saber que estão sujeitos à condição de bom comportamento.

Embora o Deus deles venha a eles pelo caminho da misericórdia, não podem esperar que ele prossiga por esse caminho a menos que se conformem às suas leis. Repare: o que Deus exige de nós para nos tornar aptos a receber seu favor é obediência à sua vontade revelada, e uma obediência diligente.

Não podemos obedecer à voz de Deus sem muito cuidado e esforço, nem ele aceitará nossa obediência a menos que nos empenhemos nela.

III. A providência tomada para preservar a lembrança desse acontecimento. As coroas usadas nessa solenidade não foram entregues a Josué, mas seriam guardadas como memorial no templo do Senhor (v. 14).

Ou foram guardadas no tesouro do templo, ou, segundo a tradição judaica, penduradas nas janelas, à vista de todos, in perpetuam rei memoriam — para memória perpétua. Assim seriam testemunho transmitido da promessa do Messias e desse ato simbólico que serviu para confirmá-la.

As coroas foram entregues aos que forneceram os materiais, e alguns pensam que seus nomes foram gravados nelas. Seriam preservadas como testemunho público de sua piedosa generosidade e como ânimo para outros também trazerem ofertas à casa de Deus.

Repare: foram usados diversos meios para sustentar a fé dos santos do Antigo Testamento, que aguardavam a consolação de Israel, até que chegasse o tempo, o tempo determinado para ela.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra