Matthew Henry

Zacarias 2

Argumento

Neste capítulo temos: I. Outra visão que o profeta teve, não para seu próprio entretenimento, mas para sua satisfação e a edificação daqueles a quem foi enviado, v. 1, 2.

II. Um sermão a respeito dela, no restante do capítulo: 1. Por meio da explicação da visão, mostrando que ela predizia o repovoamento de Jerusalém, sua segurança e sua honra, vv. 3-5. 2. Por meio da aplicação. Aqui está:

(1.) Uma aplicação de exortação aos judeus que ainda estavam na Babilônia, instando-os a apressar seu retorno à sua própria terra, vv. 6-9. (2.) Uma aplicação de consolação aos que haviam voltado, em relação às muitas dificuldades com que tinham de lutar, vv. 10-12.

(3.) Uma aplicação de advertência a todos, para que não prescrevam a Deus o que fazer nem o limitem, mas esperem pacientemente por ele, v. 13.

Versículos 1 a 5

A Visão da Linha de Medir. (a.C. 520.)

Em nome de Deus, esse profeta recebeu a ordem de assegurar ao povo (Zacarias 1:16) que uma linha seria estendida sobre Jerusalém. Aqui essa promessa é ilustrada e confirmada, para que o profeta transmitisse essa parte de sua mensagem ao povo com mais clareza e segurança.

I. Ele vê, numa visão, um homem que vai medir Jerusalém (v. 1, 2): levantou de novo os olhos e olhou. Deus lhe mostrara algo muito animador (Zacarias 1:20); por isso, levantou novamente os olhos e olhou.

Repare: as visões consoladoras da bondade de Deus que, pela fé, vimos passar diante de nós devem nos levar a erguer os olhos outra vez e a investigar mais a fundo as revelações da graça divina que recebemos, pois ainda há mais a ver.

No fim do capítulo anterior, ele vira os inimigos de Jerusalém frustrados e derrotados, de modo que agora começa a esperar que ela não seja arruinada. Mas isso não basta para torná-la feliz; portanto, não é tudo o que é prometido. Há mais trabalho de carpinteiro a fazer.

Quando Davi resolveu cortar os chifres dos perversos, também se comprometeu a que os chifres dos justos fossem exaltados (Salmos 75:10). O Filho de Davi faz o mesmo aqui, pois é ele o homem, o próprio homem Cristo Jesus, que o profeta vê com uma linha de medir na mão.

Afinal, ele é o mestre construtor de sua igreja (Hebreus 3:3) e edifica exatamente segundo a linha e o nível. Zacarias tomou a liberdade de perguntar-lhe aonde ia e o que tinha em desígnio fazer com aquela linha de medir.

Ele prontamente lhe respondeu que ia medir Jerusalém, tomando nota precisa de suas dimensões em todas as direções, para que se calculasse o necessário à construção de uma muralha ao redor dela.

Comparando suas dimensões com as vastas multidões que a habitariam, também se veria quanto seria preciso ampliá-la para recebê-las e abrigá-las. Quando multidões acorrem a Jerusalém (Isaías 60:4), é hora de ela alargar o espaço de sua tenda (Isaías 54:2).

Repare: Deus repara na extensão de sua igreja e cuidará para que, por mais convidados que sejam trazidos à ceia de casamento, ainda haja lugar (Lucas 14:22). Na Nova Jerusalém, a casa de meu Pai no alto, há muitas moradas.

II. Ele é informado de que a visão anuncia o bem para Jerusalém. A linha de medir que viu não era uma “linha de confusão”, como a de Isaías 34:11, nem uma linha para medir com vistas à destruição, como quando Deus, ao decidir destruir a muralha da filha de Sião, estendeu uma linha (Lamentações 2:8).

Contudo, era como a linha com que ele repartiu a herança (Salmos 78:55). O anjo que falava com o profeta saiu, conforme seu desígnio, para medir Jerusalém; outro anjo, porém, foi ao seu encontro para pedir-lhe que primeiro explicasse essa visão ao profeta, a fim de não lhe causar especulações inquietantes.

“Corre e fala a este jovem” (pois, ao que parece, o profeta começou a profetizar ainda jovem; contudo, ninguém deveria desprezar sua juventude, tão grandemente honrada por Deus). Ele é jovem e inexperiente, e talvez tenda a recear o pior. Portanto, diga-lhe que espere o melhor: diga-lhe que Jerusalém será tanto segura quanto grande:

  1. Tão segura e grande quanto o número de pessoas pode torná-la (v. 4): “Jerusalém será habitada como cidades sem muros”. Seus habitantes aumentarão, se multiplicarão e a encherão de modo admirável, de maneira que ela se estenderá muito além das dimensões que agora estão sendo medidas.

As muralhas de uma cidade a defendem, mas também a apertam e limitam, impedindo que a população cresça além de certo ponto. Jerusalém, porém, mesmo quando for cercada por muralhas para manter o inimigo afastado, será habitada como cidades sem muros.

A cidade quase desaparecerá entre seus subúrbios, como acontece com Londres, onde as paróquias externas são mais populosas do que as de dentro dos muros. Assim acontecerá com Jerusalém: ela se estenderá livremente como se não tivesse muralhas e, ainda assim, estará tão segura como se tivesse as mais fortes.

Haverá nela uma multidão tão grande de pessoas (as melhores muralhas de uma cidade) e também de animais, que servirão não só de alimento, mas também de riqueza para essas pessoas.

Repare: o aumento da população de um povo é uma grande bênção, fruto da bênção de Deus sobre ele e garantia de bênçãos ulteriores (Salmos 107:38). Eles se multiplicam, pois ele os abençoa.

  1. Tão segura e grande quanto a presença de Deus pode torná-la (v. 5):

(1.) Ela estará segura, pois o próprio Deus será uma muralha de fogo ao seu redor. Jerusalém não tinha muralhas naquele tempo, mas estava desprotegida e exposta. Antes, quando as tinha, os inimigos não apenas as atravessaram, mas também as derrubaram. Agora, porém, Deus será para ela “uma muralha de fogo”.

Alguns pensam que isso alude aos pastores que acendiam fogueiras ao redor de seus rebanhos, ou aos viajantes que as acendiam ao redor de suas tendas em lugares desertos, para espantar os animais selvagens.

Deus não apenas fará uma cerca ao redor deles, como fizera com Jó (Jó 1:10), nem apenas levantará muralhas e baluartes ao redor deles (Isaías 26:1), pois estes podem ser derrubados; nem apenas será como os montes ao redor deles (Salmos 125:2), pois os montes podem ser transpostos.

Contudo, ele será uma muralha de fogo ao redor deles, que não pode ser atravessada, escalada ou escavada por baixo, nem pode ter seus alicerces solapados. Não se poderá atacá-la nem aproximar-se dela sem perigo para os agressores.

Deus não apenas fará uma muralha de fogo ao redor de Jerusalém, mas ele próprio será essa muralha, pois nosso Deus é um fogo consumidor para os inimigos dele e de sua igreja. Não é muralha de fogo de um lado só, mas ao redor dela, de todos os lados.

(2.) Ela será grande, pois o próprio Deus será a glória em seu meio. Seu templo e seu altar serão estabelecidos ali e usados no culto; suas instituições serão observadas. E então ali estarão os sinais de sua presença e favor especiais, que serão a glória no meio deles e os tornarão, na verdade, admiráveis aos olhos de todos os que os cercam.

Deus receberá honra deles e lhes concederá honra. Repare: os que têm Deus por seu Deus o têm por sua glória; os que o têm em seu meio têm glória em seu meio. Por isso se diz que a igreja é toda gloriosa por dentro.

As pessoas e os lugares que têm Deus por glória em seu meio também o têm como muralha de fogo ao redor, pois sobre toda essa glória há e haverá uma defesa (Isaías 4:5).

Tudo isso se cumpriu em parte em Jerusalém, que com o tempo se tornou uma cidade muito próspera e adquiriu grande importância naquelas regiões do mundo. Ela superou de longe o que se poderia esperar, considerando a condição a que fora reduzida e quanto demorou a recuperar-se.

Isso, porém, teria seu pleno cumprimento na igreja do evangelho, que se estende por toda parte, como cidades sem muros, ao receber os gentios, e que tem Deus, o Filho de Deus, como seu príncipe e protetor.

Versículos 6 a 9

Sião Convidada à Liberdade. (a.C. 520.)

Seria de esperar que a proclamação de Ciro, que deu aos judeus cativos liberdade para voltar à sua própria terra, bastasse para trazer todos de volta e que, como quando Faraó lhes permitiu deixar o Egito e sua casa de servidão ali, não deixassem para trás nem um casco. Mas parece que não teve esse efeito.

Cerca de 40 mil tiveram o espírito despertado por Deus para partir, e partiram; muitos, porém, talvez a maioria, ficaram. Para a maior parte deles, a terra do cativeiro era a terra natal. Haviam criado raízes ali e alcançado estabilidade, muitos deles numa situação bastante confortável.

Alguns talvez tivessem adquirido propriedades e cargos ali e não acreditavam que melhorariam de vida se voltassem à sua própria terra. Patria est ubicunque bene est — Minha pátria é qualquer lugar onde me sinto feliz. Não tinham grande afeição por sua própria terra e julgavam insuperáveis as dificuldades para chegar até ela.

Isso vinha de uma causa ruim: desconfiança do poder e da promessa de Deus, amor à comodidade e às riquezas do mundo, indiferença à religião de sua terra e ao próprio Deus de Israel. Também produzia um efeito ruim: censurava tacitamente os que haviam voltado como insensatos, precipitados e propensos a mudanças, e enfraquecia suas mãos na obra de Deus.

Pessoas assim não podiam cantar em seu cativeiro (Salmos 137), pois tinham esquecido você, ó Jerusalém, e estavam tão longe de preferir você à sua maior alegria que preferiam qualquer alegria a você.

Por isso, o Deus de Israel emite aqui outra proclamação, encarregando e ordenando rigorosamente a todos os seus súditos nascidos livres, onde quer que estivessem dispersos, que retornem depressa à sua própria terra e se apresentem em seus respectivos postos ali.

São convocados em alta voz (v. 6): “Ei! Ei! Saí e fugi da terra do norte”, diz o Senhor. Isso vem oportunamente depois da promessa de reconstruir e ampliar Jerusalém. Se Deus a edificará para eles e para seu consolo, devem vir habitá-la para ele e para sua glória, em vez de continuar escondidos na Babilônia.

Repare: as promessas e os privilégios com que o povo de Deus é abençoado devem nos levar, custe o que custar, a nos unir a esse povo e a lançar nossa sorte entre seus membros. Quando Sião é ampliada para acolher todo o Israel de Deus, seria a maior loucura imaginável algum deles permanecer na Babilônia.

Não se deve, de modo algum, permanecer no cativeiro de uma condição pecaminosa, por mais confortável que alguém esteja quanto às coisas temporais. Não: saiam e fujam depressa, sem perder tempo. Fujam para salvar a vida; não olhem para trás. Para levá-los a apressar seu retorno, considerem:

  1. Agora estão dispersos e precisam reunir-se para sua defesa mútua e comum (v. 6): “Espalhei-vos como os quatro ventos do céu, enviando alguns a um canto do mundo e outros a outro. Essa tem sido vossa condição há muito tempo; por isso, agora deveis pensar em reunir-vos de novo para ajudar uns aos outros”.

Deus reconhece que os dispersou em sua cólera; portanto, devem tomar esse convite como sinal de que ele está disposto a reconciliar-se novamente com eles. Ao recusar o chamado, deram um coice contra sua bondade.

  1. Agora estão em servidão e precisam reivindicar sua própria liberdade; portanto: “Liberta-te, ó Sião! Foge do opressor e segue teu caminho o mais depressa possível. Mostra-nos esforços e lutas corajosos para ajudar a ti mesma, como convém à nobre e agraciada descendência de Abraão” (v. 7).

Repare: quando Cristo anuncia aos cativos a libertação que ele próprio conquistou, cabe a cada um de nós libertar-se, soltar as amarras de nosso pescoço (Isaías 52:2) e, visto que estamos debaixo da graça, decidir que o pecado não terá domínio sobre nós.

Aqui se diz que a própria Sião habita com a filha da Babilônia, porque muitos dos preciosos filhos de Sião moravam lá. Onde está o povo de Deus, está a igreja de Deus, pois ela não está presa a lugares.

Não convém que Sião habite com a filha da Babilônia: que comunhão pode haver entre a luz e as trevas? Sião corre o risco de participar tanto dos pecados quanto das pragas da filha da Babilônia. Por isso: “Saí dela, meu povo” (Apocalipse 18:4).

“Liberta-te, ó Sião!”, voltando depressa à tua terra; não te destruas permanecendo naquela terra contaminada e condenada. Os que desejam ser encontrados entre a geração dos filhos de Deus devem salvar-se da geração perversa deste mundo. Essa foi a ordem de São Pedro aos seus novos convertidos (Atos 2:40).

  1. Parecia que Deus os havia abandonado e esquecido, mas agora ele mostrará que assume a causa deles e a defenderá com zelo (v. 8, 9). Os que permaneciam na Babilônia se desanimavam ao ouvir sobre as dificuldades e a oposição enfrentadas pelos irmãos que haviam voltado, e que ainda os ameaçavam esmagar e subjugar.

“Tanto faz ficarmos parados” (pensavam eles) “quanto nos levantarmos para cair”. Em resposta a essa objeção, o anjo que falava com o profeta, isto é, Jesus Cristo, revela-lhe o que fora encarregado de fazer para protegê-los e completar sua salvação.

Nisso ele tem em vista a grande redenção de que seria o autor na plenitude dos tempos. Cristo, que é Jeová e o Senhor dos Exércitos, de todos os exércitos tanto do céu quanto da terra, sobre os quais exerce poder soberano, diz: “Ele”, isto é, o Pai, “me enviou”.

Repare: o que Jesus fez e faz por sua igreja contra os inimigos dela ele foi enviado e comissionado pelo Pai para fazê-lo. Ele fala muitas vezes, com grande satisfação, do Pai que o enviou:

(1.) Ele é enviado após a glória. Depois do início glorioso da libertação deles, é enviado para completá-la, pois conclui a obra de que é autor. Cristo é enviado, primeiro, à nação e ao povo judeu, a quem pertencia a glória (Romanos 9:4). Ele próprio era a glória de seu povo Israel.

Mas, após a glória, após seu cuidado por eles, é enviado às nações para ser luz que ilumina os gentios, a fim de cativá-los pelo poder de seu evangelho e levá-los, com todos os seus pensamentos altivos, à obediência a si mesmo.

(2.) É enviado às nações que os saquearam para vingar as injustiças cometidas contra Sião, quando chegar o ano de seus redimidos e o ano das retribuições pela causa de Sião (Isaías 34:8).

É enviado para agitar a mão contra elas, erguer sua mão poderosa e fazer pesar sobre elas sua mão severa, esmagá-las com vara de ferro e despedaçá-las como vaso de oleiro (Salmos 2:9).

Alguns entendem que isso mostra como Deus pode dominá-las e humilhá-las facilmente com um movimento da mão: basta agitar a mão sobre elas, e a obra está feita.

Serão despojo de seus servos: serão escravizadas por aqueles que escravizaram e saqueadas por aqueles que saquearam. Isso se cumpriu no tempo de Ester, quando os judeus dominaram os que os odiavam (Ester 9:1), e muitas vezes no tempo dos macabeus.

A promessa tem cumprimento mais amplo na vitória de Cristo sobre nossos inimigos espirituais, quando despojou os principados e poderes e os expôs publicamente (Colossenses 2:15). Continua em vigor para a igreja do evangelho: Cristo acertará as contas com todos os seus inimigos e, mais cedo ou mais tarde, os fará escabelo de seus pés (Salmos 110:1; Apocalipse 3:9).

(3.) O que ele fará por sua igreja será prova evidente do cuidado terno e da afeição de Deus por ela: “Quem vos toca toca na menina do seu olho”. Essa é uma expressão elevada do amor de Deus por sua igreja.

Sua indignação diante das injúrias feitas a ela mostra quanto lhe é querida, quanto se envolve em todos os interesses dela e como considera o que se faz contra ela não só um ataque a si mesmo, mas à própria menina de seu olho.

Essa é a parte mais delicada: a natureza a fez muito sensível, dotou-a de uma proteção dupla e nos ensinou a cuidar especialmente dela; o menor toque nela constitui grande ofensa.

Isso anima o povo de Deus a orar com Davi: “Guarda-me como a menina do teu olho” (Salmos 17:8), e o leva a fazer como Salomão orienta: guardar a lei de Deus como a menina dos próprios olhos (Provérbios 7:2).

Alguns entendem assim: Quem toca em vocês toca na menina do próprio olho; quem lhes fizer alguma injúria acabará mostrando que causou a si mesmo a maior injúria.

(4.) Será prova evidente da missão de Cristo: “Sabereis que o Senhor dos Exércitos me enviou” para ser protetor de sua igreja, e que as promessas feitas a ela são sim e amém nele. A vitória de Cristo sobre nossos inimigos espirituais prova que o Pai o enviou e estava com ele.

Versículos 10 a 13

A Prosperidade de Sião Predita. (a.C. 520.)

Aqui está: I. A alegria anunciada à igreja de Deus, à filha de Sião que se separara da filha da Babilônia. Os judeus que haviam voltado passavam por aflição e perigo. Seus inimigos vizinhos lhes eram hostis; seus amigos que ficaram na Babilônia lhes eram frios, evitavam-nos e se recusavam a vir ajudá-los. Ainda assim, recebem a orientação de cantar e alegrar-se até na tribulação.

Repare: os que recuperaram a pureza, a integridade e a liberdade espiritual, mesmo sem ter recuperado ainda a prosperidade exterior, têm motivo para cantar e alegrar-se, glorificar a Deus e encontrar consolo para si mesmos.

I. Deus terá um povo entre eles. Se seus irmãos na Babilônia não vierem para junto deles, pessoas de outras nações virão e repovoarão Jerusalém e as cidades de Judá: “Muitas nações se unirão ao Senhor naquele dia”, embora agora estejam distantes dele e sejam estranhas a ele.

Depois do cativeiro, a nação judaica cresceu muito com a chegada de prosélitos, que foram naturalizados e receberam todos os privilégios dos israelitas de nascimento. Talvez fossem tantos quanto estes. Por isso Paulo menciona como uma honra que muitos judeus não tinham o fato de ser “da tribo de Benjamim”, “hebreu de hebreus” (Filipenses 3:5).

Isso antecipava a entrada dos gentios na igreja cristã; nela, essa e outras promessas semelhantes teriam pleno cumprimento. Por isso é estranho que aquilo que lhes fora prometido como bênção nos tempos dos profetas tenha ofendido tanto os judeus, como aconteceu no tempo dos apóstolos: muitas nações se uniriam ao Senhor.

Assim como houvera uma só lei, haveria um só evangelho para o estrangeiro e para os nascidos na terra. Seja qual for a nação de onde venham, quando se unirem ao Senhor, “serão meu povo”, tão queridos a Deus quanto Israel jamais foi.

Repare: Deus reconhecerá como seu povo os que se unem a ele com propósito de coração. Quando muitos o fazem, devemos olhar para eles sem ciúme, mas com alegria. Os anjos se alegram; por isso a filha de Sião também deve alegrar-se quando muitas nações se unem ao Senhor.

II. Terão sua presença entre eles: “Canta e alegra-te, pois eu venho”. Aqueles a quem Deus vem têm motivo para alegrar-se, pois ele será sua maior alegria. Deus virá não apenas para visitá-los, mas para morar entre eles e presidir sobre eles: “Habitarei no meio de ti” (v. 10).

Isso se repete (v. 11) porque teria um duplo cumprimento:

  1. Na dedicação do templo, quando observassem regularmente ali todas as instituições de Deus e ele os reconhecesse nelas. Deus habita no meio dos que têm suas ordenanças administradas em sua pureza, acompanhadas do poder divino. Depois disso, a igreja judaica foi tão abençoada quanto antes com esses sinais da presença de Deus.

  2. Na encarnação de Cristo. Aquele que aqui promete habitar entre eles é o Senhor enviado pelo Senhor dos Exércitos (v. 11). Portanto, deve ser o Senhor Jesus, que veio morar no meio da nação judaica, a Palavra eterna que se fez carne e habitou entre nós.

Essa foi a grande honra reservada à nação em seus últimos dias; a promessa assegurou eficazmente sua permanência até que se cumprisse. Não podiam ser destruídos enquanto essa bênção permanecesse entre eles. A expectativa de seu cumprimento, conforme a promessa, era o grande sustento e consolo dos que aguardavam a redenção em Jerusalém.

Promete-se que, quando Cristo vier e habitar entre eles, saberão que o Senhor dos Exércitos o enviou. Todos os que eram israelitas de fato foram levados a sabê-lo.

Os milagres de Cristo forneceram provas suficientes de modo que poderiam tê-lo reconhecido; contudo, houve os que pereceram na ignorância e na incredulidade e não quiseram reconhecê-lo. Pois, se o tivessem reconhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória.

III. Terão restauradas todas as suas antigas dignidades e privilégios (v. 12):

  1. Canaã voltará a ser terra santa, não contaminada pelo pecado como antes, nem profanada pelos inimigos como recentemente; voltará a ser terra separada, não aberta ao uso comum.

  2. Judá estará nessa terra santa, nela habitará e desfrutará de seu consolo; não estará mais perdido e disperso na Babilônia.

  3. Judá será a porção de Deus, na qual ele terá prazer, que lhe será querida, pela qual será servido e na qual será glorificado. A porção do Senhor é seu povo.

  4. Deus herdará novamente Judá como sua porção, reivindicará o que lhe pertence e recuperará a posse das mãos daqueles que usurparam seu direito. Protegerá seu povo e os governará como um homem cuida de sua herança; estará em casa entre eles.

  5. Escolherá novamente Jerusalém, como antes a escolhera, para ali colocar seu nome. Renovará e confirmará essa escolha e conservará a cidade como lugar escolhido até que ela tenha de ceder suas honras à Jerusalém do alto. Embora a eleição parecesse afastada por algum tempo, ainda assim prevalecerá.

II. Aqui se anuncia silêncio a todo o restante do mundo (v. 13). A filha de Sião deve cantar, mas toda carne deve calar-se. Observe aqui:

  1. Uma descrição muito solene das manifestações de Deus para socorrer seu povo. Ele se levanta de sua santa habitação, como um homem que desperta do sono (Salmos 44:23; 78:65), ou como alguém que se dedica resolutamente a uma tarefa e a levará até o fim.

O Céu é sua santa habitação nas alturas; de lá devemos esperar que ele apareça (Isaías 64:1). Seu templo é sua habitação neste mundo inferior; de lá, do meio dos querubins, resplandecerá (Salmos 80:1).

Ele está prestes a fazer algo incomum, inesperado e muito surpreendente e a defender a causa de seu povo, que por muito tempo parecera negligenciada.

  1. Uma advertência e orientação oportunas para esse momento: “Cala-te, ó toda carne, diante do Senhor”, diante de Cristo e de sua graça (que a carne não conteste os métodos que ele adota), diante de Deus e de sua providência. Os inimigos da igreja serão silenciados; toda iniquidade fechará sua boca.

Os amigos da igreja também devem calar-se. Deixem Deus seguir seu próprio caminho, sem prescrever-lhe o que deve fazer nem criar desavença com ele, faça o que fizer. Acalmem-se e reconheçam que ele é Deus. Fiquem parados e vejam sua salvação (veja Habacuque 2:20; Sofonias 1:7).

Aceitem em silêncio sua santa vontade e esperem pacientemente o desfecho, certos de que, quando Deus se levantar de sua santa habitação, não recuará nem voltará a sentar-se antes de completar toda a sua obra.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra