Tito 2
Argumento
Aqui o apóstolo orienta Tito sobre o cumprimento fiel de seu próprio ofício em geral (v. 1) e, em particular, quanto a diversos tipos de pessoas (vv. 2-10). Apresenta também os fundamentos dessas orientações e de outras que vêm em seguida (vv. 11-14), encerrando com uma orientação resumida, v. 15.
Versículos 1 a 10
Deveres nas Relações. (66 d.C.)
Aqui está o terceiro assunto da epístola. No capítulo anterior, o apóstolo havia orientado Tito sobre questões de governo e sobre pôr em ordem o que faltava nas igrejas. Agora aqui o exorta:
I. Em geral, a cumprir fielmente seu próprio ofício. O fato de ordenar outros para pregar não o dispensaria de pregar, nem poderia cuidar apenas dos ministros e presbíteros; mas devia também instruir os cristãos comuns em seu dever.
A partícula adversativa (mas) aqui remete aos mestres corruptos, que difundiam fábulas, coisas vãs e inúteis. Em oposição a eles, ele diz: “Mas fale você o que convém à sã doutrina, o que está de acordo com a palavra, que é pura e incorrupta, saudável e nutritiva para a vida eterna.” Observe:
(1.) As verdadeiras doutrinas do evangelho são doutrinas sãs, formalmente e em seus efeitos; são boas e santas em si mesmas e tornam assim os que creem. Elas os tornam aptos e vigorosos para o serviço de Deus.
(2.) Os ministros devem cuidar de ensinar somente essas verdades. Se até a conversa comum dos cristãos deve ser incorrupta, servir para a edificação e transmitir graça aos ouvintes (Efésios 4:29), quanto mais a pregação dos ministros deve ser assim. Desse modo, o apóstolo exorta Tito em geral; depois:
II. Em especial e de modo particular, instrui-o a aplicar essa sã doutrina a diversos tipos de pessoas, dos vv. 2-10. Os ministros não devem ficar nas generalidades, mas repartir a cada um sua porção, aquilo que corresponde à sua idade, posição ou condição de vida.
Devem ser específicos e práticos em sua pregação; devem ensinar às pessoas seu dever e ensinar a todas e a cada uma o dever que lhes cabe. Aqui está um excelente guia cristão, adequado aos idosos e aos jovens, aos homens e às mulheres, ao próprio pregador e aos servos.
- Aos homens idosos. Alguns entendem por homens idosos os presbíteros por ofício, incluindo diáconos etc. Mas o termo deve, antes, ser entendido como pessoas de idade avançada. Os discípulos idosos de Cristo devem conduzir-se em tudo de acordo com a doutrina cristã.
Que os homens idosos sejam sóbrios; não devem pensar que o declínio das forças naturais que sentem na velhice justifique qualquer desmedida ou intemperança com que imaginem reparar esse declínio. Devem observar a medida em tudo, tanto pela saúde e pela aptidão quanto para oferecer conselho e exemplo aos mais jovens.
Respeitáveis: a leviandade não convém a ninguém, sobretudo aos idosos. Devem ser ponderados e firmes, respeitáveis no modo de vestir, falar e agir. Como são impróprios para a idade deles o luxo no vestuário e a leviandade e vaidade na conduta!
Temperantes, moderados e prudentes: alguém que governa bem suas paixões e afeições, para não ser levado por elas a algo mau ou indecoroso. Sãos na fé, sinceros e firmes, aderindo constantemente à verdade do evangelho, sem apego a novidades nem disposição para cair em opiniões ou partidos corruptos, nem se deixando atrair por fábulas ou tradições judaicas, ou pelas fantasias de seus rabinos.
Os que estão cheios de anos devem estar cheios de graça e bondade, com o homem interior se renovando cada vez mais à medida que o exterior decai. Na caridade, ou no amor: essa virtude se une apropriadamente à fé, que opera pelo amor e deve ser vista nele, no amor a Deus e às pessoas, e na sanidade desse amor.
Deve ser amor sincero, sem fingimento: amor a Deus por ele mesmo e às pessoas por amor a Deus. Os deveres da segunda tábua devem ser cumpridos pela força dos deveres da primeira: amar as pessoas como pessoas, e os santos como os excelentes da terra, nos quais devemos ter alegria especial; amar em todo tempo, tanto na adversidade quanto na prosperidade.
Assim deve haver sanidade na caridade ou no amor. E na paciência. As pessoas idosas tendem a ser irritadiças, inquietas e impetuosas; por isso, precisam se guardar dessas fraquezas e tentações. Fé, amor e paciência são três graças cristãs principais, e a sanidade nelas é boa parte da perfeição do evangelho.
Há a paciência que suporta e a paciência que espera; precisamos cultivar ambas: suportar os males de modo apropriado e aceitar com contentamento a falta do bem até que estejamos prontos para ele e ele para nós, seguindo aqueles que, pela fé e paciência, herdam as promessas. Assim é quanto aos homens idosos.
- Às mulheres idosas. Elas também devem ser instruídas e avisadas. Alguns entendem por essas mulheres idosas as diaconisas, empregadas principalmente no cuidado dos pobres e na assistência aos enfermos; mas o termo deve, antes, referir-se (como o traduzimos) a todas as mulheres idosas que professam a religião.
Devem comportar-se como convém à santidade: tanto homens quanto mulheres precisam ajustar sua conduta à sua profissão de fé. As virtudes mencionadas acima (sobriedade, respeitabilidade, temperança, sanidade na fé, caridade e paciência), recomendadas aos homens idosos, não são exclusivas deles; aplicam-se a ambos os sexos e devem ser observadas pelas mulheres idosas como pelos homens.
As mulheres devem ouvir e aprender seu dever pela palavra, assim como os homens: não existe um caminho de salvação para um sexo ou grupo e outro caminho para outro; ambos precisam aprender e praticar as mesmas coisas, tanto como idosos quanto como cristãos. As virtudes e os deveres são comuns.
Que as mulheres idosas, da mesma forma que os homens, tenham comportamento próprio da santidade, como convém a pessoas santas, que professam ser e devem ser. Devem guardar a decência e o decoro piedosos nas roupas e nos gestos, no olhar e na fala e em toda a conduta.
Tudo isso deve brotar de um princípio e hábito interiores de santidade, que influenciem e ordenem a conduta exterior em todo tempo. Observe: embora não apareça nem seja apresentada uma passagem expressa das Escrituras para cada palavra, olhar ou estilo de vestir em particular, contudo há regras gerais pelas quais tudo deve ser ordenado.
Assim, em 1 Coríntios 10:31: “Tudo o que fizerdes, fazei tudo para a glória de Deus.” E em Filipenses 4:8: “Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor, pensai nessas coisas.”
E aqui, aquilo que convém ou não convém à santidade forma uma medida e regra de conduta a observar. Não sejam falsas acusadoras — me diabolous —, nem caluniadoras ou semeadoras de discórdia, difamando e falando mal dos seus vizinhos; é uma falta grave e comum demais.
Elas não apenas gostam de falar das pessoas, mas de falar mal delas e de separar amigos íntimos. O caluniador tem a língua incendiada pelo inferno; essas pessoas fazem tanto e tão diretamente a obra do diabo que recebem seu nome por isso.
Esse é um pecado contrário aos grandes deveres de amor, justiça e equidade entre as pessoas; muitas vezes brota da malícia e do ódio, ou da inveja, e de outras causas ruins semelhantes, que devem ser evitadas tanto quanto o seu efeito.
Não sejam dadas a muito vinho; a palavra indica um apego tão forte a ele que ficam sob seu poder e domínio. Isso é indecoroso e mau em qualquer pessoa, sobretudo nesse sexo e nessa idade, e era comum demais entre os gregos daquele tempo e lugar.
Como é impróprio e vergonhoso, corrompendo e destruindo a pureza tanto do corpo quanto da mente! Que exemplo e tendência ruins, tornando-as incapazes daquilo que é um dever positivo das mulheres idosas: ensinar o bem!
Não como pregadoras públicas, pois isso é proibido (1 Coríntios 14:34: não permito que uma mulher fale na igreja), mas, de outras maneiras, elas podem e devem ensinar, isto é, pelo exemplo e pela boa vida. Daí observe: aqueles cujas ações e conduta convêm à santidade, por isso mesmo ensinam o bem.
Além disso, podem e devem ensinar por meio da instrução doutrinária em casa e de modo particular. “As palavras do rei Lemuel, a profecia que lhe ensinou sua mãe.” Essa mulher é elogiada: “Abre a boca com sabedoria, e em sua língua está a lei da bondade”, Provérbios 31:1, 26.
As que ensinam o bem são opostas às que ensinam coisas corruptas ou triviais e vãs, sem bom uso nem boa tendência, fábulas de velhas ou ditos e práticas supersticiosos. Em oposição a isso, sua tarefa é ensinar o bem, e podem ser chamadas a fazê-lo.
- Há também lições para as mulheres jovens, que as idosas devem ensinar, instruindo-as e aconselhando-as nos deveres da religião adequados à sua idade. Para ensinar essas coisas, as mulheres idosas muitas vezes têm melhor acesso do que os homens, até mesmo do que os ministros; por isso, devem aproveitar essa oportunidade para instruir as jovens, sobretudo as esposas jovens.
Pois ele fala do dever delas para com maridos e filhos. Às jovens, as mais velhas devem ensinar: (1.) A ter bom caráter pessoal: serem sóbrias e prudentes, em oposição à vaidade e à precipitação a que a juventude está sujeita; prudentes no julgamento e sóbrias nos afetos e na conduta.
Prudentes e castas combinam bem; muitas se expõem a tentações fatais por algo que, no princípio, talvez não passasse de imprudência. Em Provérbios 2:11, a prudência protegerá você, e o entendimento o guardará do mau caminho. Castas e cuidadosas do lar também combinam bem.
Diná perdeu a castidade quando foi ver as filhas da terra. Quanto às que consideram a própria casa uma prisão, receia-se que sintam a castidade como correntes. Isso não significa que não haja nem haverá ocasiões de sair; mas o mal visado é o gosto de andar de um lado para outro por diversão e companhia, negligenciando as questões de família ou por descontentamento em permanecer em seu lugar.
Esse mal costuma vir acompanhado de outros ou atraí-los. Em 1 Timóteo 5:13, 14: “Aprendem a ser ociosas, andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas também faladeiras e intrometidas, falando o que não devem.” Sua tarefa é governar a casa, e não devem dar ao adversário ocasião de falar com descrédito.
Boas, de modo geral, em oposição a todos os vícios; e, de modo especial, em seu lugar, bondosas, prestativas e caridosas, como Dorcas, cheia de boas obras e esmolas. Alguns pensam que a palavra pode ter sentido ainda mais específico: uma pessoa de espírito e disposição mansos e, ao mesmo tempo, alegres, sem ser sombria nem amarga.
Sem zombar de ninguém nem importunar ou irritar; sem disposição perturbadora ou conflituosa que torne a vida difícil para si e para os que estão ao redor; antes, de bom caráter e conduta agradável, e também prestativa com seus conselhos e esforços. Assim ela edifica a casa e faz bem ao marido, e não mal, todos os dias de sua vida.
Portanto, no caráter pessoal, devem ser sóbrias, prudentes, castas, cuidadosas do lar e boas; e, (2.) em suas relações: amar os maridos e ser-lhes obedientes. Onde houver amor verdadeiro, essa ordem não será difícil. Deus estabeleceu essa subordinação na natureza e por sua vontade: “Não permito que a mulher usurpe autoridade sobre o homem” (1 Timóteo 2:12).
E a razão é acrescentada: “Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão”, 1 Timóteo 2:13, 14. Ela caiu primeiro e foi o meio de seduzir o marido. Fora dada como ajudadora, mas se revelou um impedimento gravíssimo, até mesmo o instrumento da queda e ruína dele.
Com isso, o vínculo da sujeição foi confirmado e apertado ainda mais sobre ela (Gênesis 3:16): “O teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará”, talvez com menos facilidade do que antes. Por isso, essa sujeição é ordenada duas vezes: primeiro, na inocência, quando se estabeleceu uma subordinação natural, pois Adão foi formado primeiro, depois Eva, e a mulher foi tirada do homem.
Depois, na queda, pois a mulher foi a primeira na transgressão e seduziu o homem. Começou então uma sujeição menos fácil e agradável, como parte de sua pena; contudo, por meio de Cristo, esse é, ainda assim, um estado santificado.
Em Efésios 5:22, 23: “Mulheres, sujeitai-vos a vossos próprios maridos, como ao Senhor”, reconhecendo neles a autoridade de Cristo, cuja imagem os maridos trazem; “pois o marido é a cabeça da mulher, assim como Cristo é a cabeça da igreja; e ele é o salvador do corpo”.
Deus quer que a autoridade do marido sobre a esposa apresentasse uma semelhança com a autoridade de Cristo sobre a igreja. Cristo é a cabeça da igreja para protegê-la e salvá-la, provê-la de todo bem e resguardá-la do mal ou livrá-la dele. E, de modo semelhante, o marido deve proteger a esposa de injúrias e prover para ela com conforto, conforme sua capacidade.
Portanto, assim como a igreja está sujeita a Cristo, que as esposas também estejam sujeitas aos próprios maridos, “como convém no Senhor” (Colossenses 3:18), conforme a lei de Cristo e para glória dele e do Pai. Não se exige, então, sujeição absoluta ou ilimitada, nem servil, mas subordinação amorosa, para evitar a desordem ou a confusão e promover todos os fins dessa relação.
Assim, quanto aos maridos, as esposas devem ser instruídas nos deveres de amor e sujeição a eles. E devem amar os filhos, não apenas com afeição natural, mas espiritual: amor que brota de um coração santo e santificado e é regulado pela palavra.
Não um amor complacente e insensato, que os deixa praticar o mal e negligencia a devida censura e correção quando necessárias, mas um amor cristão bem ordenado, que se revela na educação piedosa dos filhos, moldando corretamente a vida e os costumes deles.
Esse amor cuida das almas assim como dos corpos, do bem-estar espiritual assim como do temporal, dando ao primeiro a maior atenção e prioridade. A razão é acrescentada: “Para que a palavra de Deus não seja blasfemada.” Falhas nesses deveres das relações trariam grande descrédito ao cristianismo.
“Em que estas pessoas estão melhores por causa desta sua nova religião?”, os incrédulos estariam prontos a dizer. A palavra de Deus e o evangelho de Cristo são puros, excelentes e gloriosos em si mesmos, e sua excelência deve se expressar e aparecer na vida e na conduta dos que os professam, especialmente nos deveres das relações; falhar aqui é desonroso.
Em Romanos 2:24: “O nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vós.” “Julguem como é esse Deus”, estariam prontos a dizer, “por estes seus servos; e como são sua palavra, doutrina e religião por estes seus seguidores.” Assim, Cristo seria ferido na casa de seus amigos. Assim terminam os deveres das mulheres jovens.
- Aqui está o dever dos homens jovens. Tendem a ser ardentes e impetuosos, irrefletidos e precipitados; por isso, é preciso chamá-los com insistência e exortá-los a ser ponderados, não temerários; receptivos a conselhos e submissos, não voluntariosos nem obstinados; humildes e mansos, não altivos nem orgulhosos. Pois mais jovens são arruinados pelo orgulho do que por qualquer outro pecado.
Os jovens devem ser respeitáveis e firmes na conduta e nos modos, unindo a seriedade da idade madura à vivacidade e ao vigor da juventude. Isso fará até os anos da juventude serem bem aproveitados e dará motivo de reflexão consoladora quando chegarem os dias maus; evitará muito pecado e dor e lançará as bases para fazer e desfrutar muito bem.
Esses não se lamentarão no fim, mas terão paz e consolo na morte e, depois dela, uma gloriosa coroa da vida.
- Junto dessas instruções a Tito sobre o que deveria ensinar aos outros, homens e mulheres idosos e jovens de ambos os sexos (provavelmente o próprio Tito também era jovem nessa época), o apóstolo insere algumas orientações para ele mesmo. Não poderia esperar ensinar os outros com tanto êxito se não se conduzisse bem tanto na conduta quanto na pregação.
(1.) Aqui está a orientação para sua conduta: “Mostrando-te em tudo exemplo de boas obras”, v. 7. Sem isso, derrubaria com uma mão o que edificava com a outra. Observe: os pregadores de boas obras também devem ser exemplos delas; boa doutrina e boa vida devem andar juntas.
Você, que ensina outra pessoa, não ensina a si mesmo? Uma falha aqui é grande mancha e grande impedimento. Em tudo; alguns leem: acima de todas as coisas ou acima de todos os homens. É necessário instruir os outros nos pormenores de seu dever, e, acima de tudo, é necessário o exemplo, especialmente o do próprio mestre; assim, tanto a luz quanto a influência têm maior probabilidade de andar juntas.
“Que vejam em sua vida uma imagem viva daquelas virtudes e graças que devem estar na vida deles. O exemplo pode ensinar e também imprimir o que é ensinado; vendo em você pureza e respeitabilidade, sobriedade e toda boa conduta, eles podem ser conquistados e conduzidos mais facilmente a isso. Podem tornar-se piedosos e santos, sóbrios e justos, como você.”
Os ministros devem ser exemplos para o rebanho, e as pessoas devem segui-los, assim como eles seguem a Cristo. E aqui está uma orientação (2.) para seu ensino e sua doutrina, bem como para sua vida: “Na doutrina, mostrando incorrupção, respeitabilidade, sinceridade, linguagem sã, que não pode ser condenada”, v. 7, 8.
Devem deixar evidente que o desígnio da pregação é somente promover a honra de Deus, os interesses de Cristo e de seu reino e o bem-estar e a felicidade das almas; que não entraram nesse ofício nem o exerceram por motivos seculares, ambição ou cobiça, mas com o propósito puro de alcançar os fins espirituais para os quais foi instituído.
Portanto, na pregação não devem procurar exibir engenho ou talento, erudição humana ou eloquência; devem usar linguagem sã, que não pode ser condenada, e, tanto quanto possível, a linguagem das Escrituras ao expressar as verdades das Escrituras. Essa é a linguagem sã, que não pode ser condenada.
Mais de uma vez encontramos esses deveres do ministro juntos. Em 1 Timóteo 4:16: “Atenta para ti mesmo e para a doutrina”; e em 1 Timóteo 4:12: “Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê exemplo dos crentes na palavra”, isto é, em sua fala como cristão, sendo respeitável, sério e útil à edificação.
Também em sua pregação, que seja a palavra pura de Deus ou aquilo que se harmoniza com ela e nela se fundamenta. Assim, seja exemplo na palavra e na conduta, com a vida em conformidade com a doutrina. Fazendo isso, você salvará a si mesmo e aos que o ouvem.
Em 2 Timóteo 3:10, você conheceu plenamente minha doutrina e minha maneira de viver (diz o mesmo apóstolo), e como ambas estiveram em harmonia. Assim deve ser também com os outros: seu ensino deve estar de acordo com a palavra, e sua vida, com o ensino. Este é o ministro verdadeiro e bom.
Em 1 Tessalonicenses 2:9, 10: “Trabalhando noite e dia, pregamos a vós o evangelho de Deus; e vós sois testemunhas, e Deus também, de quão santa, justa e irrepreensivelmente nos comportamos entre vós.” Isso deve ser observado, como mostram as palavras seguintes, que são:
(3.) A razão tanto do rigor na vida do ministro quanto da respeitabilidade e sanidade de sua pregação: “Para que aquele que é da parte contrária se envergonhe, não tendo mal algum que dizer de vós.” Os adversários procurariam ocasião para criticar e o fariam se encontrassem algo errado na doutrina ou na vida.
Mas, se ambas fossem corretas e boas, esses ministros poderiam desafiar a própria calúnia; os adversários não teriam nada de mau a dizer com justiça e, por isso, teriam de se envergonhar de sua oposição. Observe: ministros fiéis terão inimigos atentos a seus tropeços, que procurarão encontrar ou procurar falhas no ensino ou na conduta deles.
Por isso, é ainda mais necessário que vigiem a si mesmos, para que nenhuma acusação justa se sustente contra eles. Talvez não seja possível escapar da oposição e da calúnia; pessoas de mente corrompida resistirão à verdade e muitas vezes desacreditarão seus pregadores e seguidores.
Mas que esses ministros cuidem de, fazendo o bem, calar a ignorância dos insensatos; e que, quando forem difamados como malfeitores, envergonhem-se os que acusam falsamente sua boa conduta em Cristo. Essa é a orientação dada ao próprio Tito e, assim, aos deveres das pessoas livres, homens e mulheres, idosos e jovens. Em seguida, vêm:
- As orientações relativas aos servos. Os servos não devem pensar que sua condição humilde e baixa os coloque fora da atenção de Deus ou das obrigações de suas leis, como se, por serem servos de homens, estivessem dispensados de servir a Deus.
Não: os servos devem conhecer e cumprir seu dever para com os senhores terrenos, mas com os olhos voltados para seu Senhor celestial. Tito deve instruir e avisar não apenas os senhores terrenos sobre seus deveres, mas também os servos sobre os deles, tanto na pregação pública quanto nas advertências particulares.
Os servos devem participar das ordenanças de Deus para receber instrução e consolo, assim como os próprios senhores. Nessa orientação a Tito estão os deveres aos quais deve exortar os servos e uma consideração de peso com que deve reforçá-los.
(1.) Os deveres são estes:
[1.] Ser obedientes a seus próprios senhores, v. 9. Esse é o dever principal, aquele que os caracteriza. Em Romanos 6:16: “Servos sois daquele a quem obedeceis.” Deve haver sujeição interior, respeito obediente e reverência na mente e nos pensamentos.
“Se sou senhor, onde está o temor que vocês me devem, a afeição obediente que demonstram por mim, acompanhada de sinais e expressões exteriores adequados, ao fazerem o que lhes ordeno?” Isso deve existir nos servos: sua vontade deve estar sujeita à vontade dos senhores, e seu tempo e trabalho, à disposição e às ordens deles.
Em 1 Pedro 2:18: “Servos, sujeitai-vos a vossos senhores com todo o temor, não somente aos bons e gentis, mas também aos difíceis de agradar.” O dever resulta da vontade de Deus e da relação em que sua providência colocou essas pessoas, não da qualidade do senhor.
Se ele é senhor, devem ser-lhe prestados os deveres de servo como tal. Por isso, os servos devem ser exortados a obedecer aos próprios senhores. E:
[2.] A agradar-lhes bem em tudo, em todas as coisas lícitas, naquilo que lhes cabe ordenar ou, pelo menos, naquilo que não contraria a vontade de seu Senhor maior e superior. Não se deve entender que os servos devam obedecer ou agradar-lhes de modo absoluto, sem limite algum, mas sempre respeitando o direito de Deus, que em nenhum caso pode ser invadido.
Se a ordem de Deus e a do senhor terreno entrarem em conflito, somos instruídos a obedecer a Deus antes que aos homens; mas, nesse caso, os servos devem ter bons fundamentos para concluir que existe contradição entre as ordens; do contrário, não serão considerados dispensados de obedecer.
E a vontade de Deus não deve ser apenas a medida da obediência do servo, mas também seu motivo. Tudo deve ser feito em consideração a Deus, pela autoridade dele e para agradá-lo primeira e principalmente, Colossenses 3:22-24. Ao servir ao senhor terreno de acordo com a vontade de Cristo, serve-se a Cristo; e este recompensará essa pessoa de acordo com isso.
Mas como os servos podem agradar aos senhores em tudo sem se tornarem pessoas que buscam agradar aos homens? Resposta: os que buscam agradar aos homens no sentido censurável são aqueles que, no que fazem, olham apenas ou principalmente para os homens, deixando Deus de fora ou subordinando-o ao homem.
Quando a vontade humana prevalece mesmo contra a vontade de Deus, ou quando o prazer dos homens é mais considerado do que o de Deus; quando lhes basta que o senhor terreno esteja satisfeito, embora Deus esteja descontente; ou quando se dedica mais cuidado ou se encontra mais satisfação em agradar aos homens do que a Deus: isso é agradar pecaminosamente aos homens, do que todos devem tomar cuidado.
Em Efésios 6:5-7: “Servos, obedecei aos que são vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, em singeleza de vosso coração, como a Cristo.”
“Não com serviço à vista, como os que agradam aos homens” (que nada consideram além do favor ou desfavor dos homens, ou nada consideram tanto quanto isso), “mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus; servindo de boa vontade, como ao Senhor e não aos homens.”
Não aos homens principalmente, mas a Cristo, que exige e recompensará todo bem praticado, seja por quem está em servidão, seja por quem é livre. Observe, portanto: a liberdade cristã combina bem com a servidão e a sujeição civis.
As pessoas podem servir aos homens e ainda assim ser servas de Cristo; essas condições não são contrárias, mas subordinadas, desde que o serviço aos homens esteja de acordo com a vontade de Cristo e seja prestado por amor a ele. Cristo não veio destruir nem prejudicar a ordem e as distinções civis.
“Foste chamado sendo servo? Não te aflijas por isso”, 1 Coríntios 7:21. Não deixe que isso o perturbe, como se fosse condição indigna de um cristão ou em que a pessoa chamada fosse menos agradável a Deus; pois “quem é chamado no Senhor sendo servo é liberto do Senhor”.
Não fica livre daquele serviço, mas é livre nele: espiritualmente livre, embora não em sentido civil. Do mesmo modo, “quem é chamado sendo livre é servo de Cristo”; está vinculado a ele, ainda que não esteja civilmente sujeito a ninguém. Assim, em servidão ou em liberdade, todos são um em Cristo.
Portanto, os servos não devem lamentar nem se afligir por sua condição, mas ser fiéis e alegres no lugar em que Deus os colocou, esforçando-se para agradar em tudo aos seus senhores. Isso pode ser difícil sob alguns Nabais grosseiros, mas deve ser buscado tanto quanto possível.
[3.] Não responder de volta, não contradizer os senhores nem discutir com eles; não lhes dirigir palavras desrespeitosas ou provocadoras. Jó se queixou de que, quando chamava seus servos, eles não lhe respondiam; isso era uma falta de outra espécie: Non respondere pro convitio est — esse silêncio é desprezo.
Aqui, porém, trata-se de respeito: receber uma reprimenda ou censura em silêncio humilde, sem respostas atrevidas ou insolentes. Quando se tem consciência de uma falta, disfarçá-la ou insistir em justificá-la a torna duas vezes pior.
Contudo, essa proibição de responder não impede que uma resposta branda afaste a cólera, quando a ocasião e as circunstâncias o permitirem. Senhores bons e sábios estarão prontos a ouvir e a fazer o que é justo; mas responder em hora imprópria ou de modo inconveniente, ou ser petulante e insolente quando não há desculpa possível, revela falta da humildade e da mansidão exigidas por essa relação.
[4.] Não subtrair, mas demonstrar toda boa fidelidade. Esse é outro elemento essencial dos bons servos: ser honestos, nunca converter em benefício próprio o que pertence ao senhor nem desperdiçar os bens confiados a eles; isso é subtrair. Devem ser justos e verdadeiros e agir em favor de seus senhores como agiriam ou deveriam agir em favor de si mesmos.
Em Provérbios 28:24: “Quem rouba seu pai ou sua mãe e diz: ‘Não há transgressão’, é companheiro do destruidor”; estará pronto a juntar-se a ele. Ter uma opinião tão leviana sobre tomar mais do que é justo, mesmo de um pai ou senhor, tende a endurecer a consciência e levá-la mais longe; além de ser mau em si, conduz a males maiores.
Mesmo que o senhor seja duro e mesquinho, mal provendo o suficiente para os servos, estes não devem se servir por conta própria nem recorrer ao furto para obter justiça; devem suportar sua sorte e entregar sua causa a Deus, para que ele lhes faça justiça e os sustente.
Não falo de casos extremos, nos quais se trata de preservar a vida e dos bens necessários a isso, aos quais o servo tem direito. Não subtrair, mas demonstrar toda boa fidelidade: ele não deve apenas deixar de roubar e desperdiçar, mas aproveitar os bens do senhor e promover ao máximo sua prosperidade e seu êxito.
O que não aumentou o talento do senhor foi acusado de infidelidade, embora não o tivesse desviado nem perdido. A fidelidade de um servo consiste em executar as ordens do senhor com prontidão, pontualidade e inteireza; guardar seus segredos e conselhos, tratar prontamente de seus negócios e administrá-los com economia, buscando para o senhor toda vantagem justa que puder.
Consiste também em cuidar bem do que lhe foi confiado e evitar, na medida do possível, toda deterioração, perda ou estrago. Esse é um modo de atrair bênção sobre si, enquanto o contrário muitas vezes traz ruína completa. “Se não fostes fiéis no que é de outro, quem vos dará o que é vosso?”, Lucas 16:12.
Assim são os deveres aos quais os servos devem ser exortados. Em seguida:
(2.) Aqui está a consideração com que Tito deveria reforçá-los: “Para que em tudo adornem a doutrina de Deus, nosso Salvador”; isto é, para que recomendem o evangelho e a santa religião de Cristo à boa opinião dos que estão de fora, por sua conduta mansa, humilde, obediente e fiel em tudo.
Até os servos podem pensar que pessoas em condição tão baixa e inferior pouco conseguem fazer para dar prestígio ao cristianismo, adornar a doutrina de Cristo e mostrar a excelência de sua verdade e de seus caminhos. Ainda assim, se cuidarem de cumprir seu dever, isso redundará em glória para Deus e crédito para a religião.
Os senhores incrédulos teriam melhor opinião daquele caminho desprezado, do qual se falava mal em toda parte, ao perceber que os servos cristãos eram melhores do que os outros: mais obedientes e submissos, mais justos e fiéis e mais diligentes em suas funções.
A verdadeira religião honra os que a professam; eles devem cuidar de não desonrá-la, mas de adorná-la em tudo o que puderem. Nossa luz deve brilhar entre as pessoas, para que, vendo nossas boas obras, glorifiquem nosso Pai que está nos céus. E assim terminam as orientações do apóstolo a Tito sobre o cumprimento de seu ofício em relação aos diversos tipos de pessoas.
Natureza e Desígnio do Evangelho; A Tendência Santa do Evangelho; Natureza da Redenção de Cristo. (66 d.C.)
Versículos 11 a 14
Aqui temos os fundamentos ou considerações com que são reforçadas todas as orientações anteriores, tirados da natureza e do desígnio do evangelho e do fim da morte de Cristo.
I. Da natureza e do desígnio do evangelho. Que jovens e idosos, homens e mulheres, senhores e servos e o próprio Tito, todos os grupos cumpram seus respectivos deveres; pois esse é precisamente o alvo e a tarefa do cristianismo: instruir, ajudar e formar pessoas em todas as distinções e relações, para uma disposição e conduta corretas. Pois:
- São colocados sob a dispensação da graça de Deus, como o evangelho é chamado em Efésios 3:2. É graça quanto à sua origem, o favor e a boa vontade gratuitos de Deus, não por qualquer mérito ou merecimento da criatura; também porque manifesta e declara essa boa vontade de maneira notável e evidente e porque é o meio de transmitir e produzir graça no coração dos que creem.
Ora, a graça obriga e constrange ao bem: “Não reine o pecado; mas entregai-vos a Deus; pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça”, Romanos 6:12-14. O amor de Cristo nos constrange a viver não para nós mesmos, mas para ele (2 Coríntios 5:14, 15); sem esse efeito, a graça é recebida em vão.
- Essa graça do evangelho traz salvação (revela-a e a oferece aos pecadores e a assegura aos que creem), salvação do pecado e da cólera, da morte e do inferno. Por isso, o evangelho é chamado palavra da vida; conduz à fé e, assim, à vida, à vida de santidade agora e de felicidade depois.
A lei é o ministério da morte, mas o evangelho, o ministério da vida e da paz. Portanto, deve ser recebido como salvação (suas regras devem ser observadas e seus mandamentos obedecidos), para que se alcance seu fim: a salvação da alma. E os que negligenciam agora essa graça de Deus que traz salvação terão ainda menos desculpa, visto que:
Ela apareceu ou brilhou com mais clareza e esplendor do que nunca. A antiga dispensação era, em comparação, escura e sombria; esta é uma luz clara e resplandecente. E, assim como agora é mais brilhante, assim também se difunde mais e alcança mais longe. Pois:
Ela apareceu a todos os homens, não apenas aos judeus, como a glória de Deus apareceu no monte Sinai àquele povo em particular, fora da vista de todos os outros. A graça do evangelho, porém, está aberta a todos, e todos são convidados a vir e participar de seus benefícios, gentios assim como judeus.
Sua proclamação é livre e geral: Façam discípulos de todas as nações; “Pregai o evangelho a toda criatura.” A cerca foi derrubada; já não existe o cercado de antes. A pregação de Jesus Cristo, mantida em segredo desde o início do mundo, agora se tornou manifesta.
E pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, ela foi dada a conhecer a todas as nações para a obediência da fé, Romanos 16:25, 26.
A doutrina da graça e da salvação pelo evangelho é para pessoas de todas as posições e condições (escravos e servos, assim como senhores); por isso, leva e anima todos a recebê-la, crer nela, andar de modo condizente com ela e adorná-la em tudo.
- Essa revelação do evangelho deve ensinar, não apenas informando e instruindo, como o mestre faz com os alunos, mas também prescrevendo e ordenando, como um soberano que dá leis aos súditos. Ela orienta o que devemos rejeitar e o que devemos seguir, o que evitar e o que fazer.
O evangelho não se destina apenas, nem principalmente, à especulação, mas à prática e à boa organização da vida; pois nos ensina:
(1.) A abandonar o pecado: negar a impiedade e os desejos mundanos; renunciar a eles e não mais ter parte neles como antes. Despir-se, quanto à antiga conduta, do velho homem corrompido, isto é, de todo o corpo dos pecados, aqui distribuídos entre impiedade e desejos mundanos.
“Abandonem a impiedade e a falta de religião, toda incredulidade, negligência ou desprezo pelo Ser divino; não deixem de amá-lo, temê-lo, confiar nele e obedecer-lhe como devem; não negligenciem suas ordenanças, desprezem seu culto nem profanem seu nome ou seu dia.”
“Assim, neguem a impiedade (odeiem-na e abandonem-na) e os desejos mundanos: todos os desejos e afetos corruptos e viciosos que prevalecem nas pessoas mundanas e as levam às coisas do mundo; também o desejo da carne, o dos olhos e o orgulho da vida, toda sensualidade e impureza, os desejos cobiçosos e a ambição, buscar e prezar mais o louvor humano que o de Deus. Abandonem todas essas coisas.”
Uma conduta terrena e sensual não convém a uma vocação celestial. Os que pertencem a Cristo crucificaram a carne com suas paixões e desejos. Fizeram isso por compromisso de aliança e promessa; de fato, começaram a fazê-lo e prevalecem nessa obra, prosseguindo e limpando-se cada vez mais de toda imundícia da carne e do espírito.
Assim, o evangelho primeiro nos faz desaprender o mal, para abandonarmos o pecado; depois:
(2.) A ter compromisso de consciência com o bem: viver de modo sóbrio, justo e piedoso, etc. A religião não consiste apenas em proibições; é preciso fazer o bem, além de evitar o mal. Nessas duas coisas juntas se comprova a sinceridade e se adorna o evangelho.
Devemos viver sobriamente em relação a nós mesmos, governando devidamente nossos apetites e paixões, mantendo os limites da moderação e da temperança e evitando todo excesso desordenado. Devemos viver justamente para com todos, dando a cada um o que lhe é devido e não prejudicando ninguém, mas antes fazendo o bem aos outros conforme nossa capacidade e a necessidade deles.
Isso parece fazer parte da justiça e da retidão, pois não nascemos somente para nós mesmos e, portanto, não podemos viver apenas para nós mesmos. Somos membros uns dos outros e cada um deve buscar o bem-estar do outro, 1 Coríntios 10:24; 12:25. A coletividade, sobretudo, que inclui os interesses de todos, deve receber a atenção de todos.
O egoísmo é uma espécie de injustiça: priva os outros da parte que lhes cabe em nós. Como, então, será amável uma conduta justa e reta! Ela protege e promove todos os interesses, não apenas os particulares, mas também os gerais e públicos, contribuindo, assim, para a paz e a felicidade do mundo.
Vivam, portanto, justamente, assim como sobriamente. E piedosamente para com Deus, nos deveres do culto e serviço a ele. Na verdade, a consideração por Deus deve atravessar tudo. “Quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus”, 1 Coríntios 10:31.
Os deveres pessoais e os deveres das relações devem ser cumpridos em obediência a seus mandamentos, com o devido propósito de agradá-lo e honrá-lo, movidos pelo santo amor e temor a ele. Mas há também um dever expresso e direto que temos para com Deus: crer em sua existência e suas perfeições e reconhecê-las, prestando-lhe culto e homenagem interiores e exteriores.
Devemos amá-lo, temê-lo, confiar nele e depender dele; dedicar-nos a ele; observar todos os deveres e ordenanças religiosas que ele instituiu; orar a ele, louvá-lo e meditar em sua palavra e em suas obras.
Isso é piedade: olhar para Deus e aproximar-nos dele em nossa condição atual, não sem mediação, mas conforme ele se manifestou em Cristo. É assim que o evangelho orienta e exige. Ir a Deus por qualquer outro caminho, por meio de santos ou anjos, é impróprio e até contrário à regra e à autorização do evangelho.
Todas as comunicações de Deus a nós vêm por meio de seu Filho, e nossas respostas também devem vir por ele. Devemos considerar Deus em Cristo como o objeto de nossa esperança e de nosso culto.
Assim devemos exercitar-nos na piedade; sem ela, não se pode adornar o evangelho que está de acordo com ela e que ensina e exige essa conduta. A conduta conforme o evangelho deve necessariamente ser piedosa, expressando nosso amor, temor e reverência a Deus, nossa esperança, confiança e segurança nele, conforme se revelou em seu Filho.
Somos a circuncisão (pois temos na realidade aquilo que o sacramento representava), que adoramos a Deus no Espírito, nos alegramos em Cristo Jesus e não confiamos na carne. Veja quão pouco espaço nosso dever ocupa. Ele é expresso em poucas palavras: negar a impiedade e os desejos mundanos e viver de modo sóbrio, justo e piedoso no mundo presente.
O evangelho nos ensina não apenas a crer e esperar bem, mas também a viver bem, como convém àquela fé e esperança neste mundo presente, enquanto esperamos outro mundo e melhor.
Existe o mundo atual e o que virá; o presente é o tempo e o lugar de nossa prova, e o evangelho nos ensina a viver bem aqui, não como se este fosse nosso estado final, mas olhando principalmente para o futuro. Pois, em tudo, ele nos ensina:
(3.) A esperar as glórias de outro mundo, para as quais a vida sóbria, justa e piedosa neste mundo nos prepara: “Aguardando a bendita esperança e o aparecimento glorioso do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo.” Por metonímia, esperança representa o objeto esperado, isto é, o céu e suas felicidades.
É chamada com ênfase aquela esperança, pois é a grande coisa que buscamos, pela qual ansiamos e que esperamos; e bendita esperança, porque, ao alcançá-la, seremos plenamente felizes para sempre. E o aparecimento glorioso do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo.
Isso indica tanto o momento da realização de nossa esperança quanto sua certeza e grandeza: será no segundo aparecimento de Cristo, quando ele vier em sua própria glória, na de seu Pai e na dos santos anjos, Lucas 9:26.
Sua própria glória, que tinha antes da criação do mundo; a glória de seu Pai, pois é a expressão exata de sua pessoa e, como Deus-homem, seu governante e Juiz delegado; e a dos santos anjos, seus ministros e acompanhantes gloriosos.
Sua primeira vinda foi em humildade, para satisfazer a justiça e adquirir a felicidade; a segunda será em majestade, para conceder essa felicidade ao seu povo e estabelecer nele a sua posse. Cristo foi oferecido uma vez para levar os pecados de muitos; e aos que por ele esperam aparecerá pela segunda vez, sem pecado, para a salvação, Hebreus 9:28.
O grande Deus e nosso Salvador (ou mesmo nosso Salvador) Jesus Cristo; não são dois sujeitos, mas apenas um, como mostra o artigo único: tou megalou Theou kai Soteros, e não kai tou Soteros. Assim também kai é traduzido em 1 Coríntios 15:24: “Quando houver entregue o reino a Deus, isto é, ao Pai”; to Theo kai Patri.
Cristo, portanto, é o grande Deus, não figuradamente, como às vezes magistrados e outras pessoas são chamados de deuses, nem apenas por aparecer e agir em nome de Deus, mas propriamente e de modo absoluto: o Deus verdadeiro (1 João 5:20), o Deus poderoso (Isaías 9:6), aquele que, “sendo em forma de Deus, não considerou roubo ser igual a Deus”, Filipenses 2:6.
Em sua segunda vinda, recompensará seus servos e os levará à glória com ele. Observe: [1.] Há uma esperança comum e bendita para todos os verdadeiros cristãos no outro mundo. Se tivessem esperança em Cristo apenas nesta vida, seriam os mais miseráveis de todos os homens, 1 Coríntios 15:19.
Esperança designa o objeto esperado, isto é, o próprio Cristo, chamado nossa esperança (1 Timóteo 1:1), e a bem-aventurança nele e por meio dele, até mesmo as riquezas da glória (Efésios 1:18); por isso, ela é apropriadamente chamada aqui aquela bendita esperança.
[2.] O desígnio do evangelho é estimular todos a uma vida boa por meio dessa bendita esperança. “Cingi os lombos de vossa mente, sede sóbrios e esperai até o fim pela graça que vos será trazida na revelação de Jesus Cristo”, 1 Pedro 1:13.
O mesmo sentido aparece aqui: neguem a impiedade e os desejos mundanos, vivam de modo sóbrio, justo e piedoso no mundo presente, aguardando a bendita esperança. Não como mercenários, mas como cristãos obedientes e gratos.
“Que tipo de pessoas deveis ser em toda santa conduta e piedade, aguardando e apressando a vinda do dia de Deus!”, 2 Pedro 3:11, 12. Aguardar e apressar, isto é, esperar esse dia e preparar-se diligentemente para ele.
[3.] No aparecimento glorioso de Cristo, a bendita esperança dos cristãos se cumprirá; pois sua felicidade consistirá em estar onde ele está e contemplar sua glória, João 17:24. A glória do grande Deus e nosso Salvador irromperá então como o sol.
Embora no exercício de seu poder de julgar ele apareça como Filho do homem, contudo também será poderosamente declarado Filho de Deus. A divindade, que na terra esteve muito encoberta, resplandecerá então como o sol em toda a sua força.
Por isso, a obra e o desígnio do evangelho são elevar o coração para que espere esse segundo aparecimento de Cristo. Fomos gerados de novo para uma viva esperança desse aparecimento (1 Pedro 1:3), convertidos para servir ao Deus vivo e esperar dos céus o seu Filho, 1 Tessalonicenses 1:9, 10.
Os cristãos são reconhecidos por esperar a vinda de seu Mestre (Lucas 12:36) e amar seu aparecimento, 2 Timóteo 4:8. Voltemo-nos, então, para essa esperança: estejam nossos lombos cingidos, nossas lâmpadas acesas e sejamos como os que esperam seu Senhor. Não sabemos o dia nem a hora, mas “aquele que há de vir virá e não tardará”, Hebreus 10:37.
[4.] O consolo e a alegria dos cristãos consistem em que seu Salvador é o grande Deus e se manifestará gloriosamente em sua segunda vinda. Poder e amor, majestade e misericórdia, aparecerão juntos no maior esplendor, para terror e confusão dos perversos, mas para triunfo e alegria eternos dos piedosos.
Se ele não fosse assim o grande Deus, e sim mera criatura, não poderia ser seu Salvador nem sua esperança. Essas são as considerações com que a natureza e o desígnio do evangelho reforçam as orientações dirigidas a todos os grupos quanto a seus respectivos deveres. A elas se liga outro fundamento, a saber:
II. O fim da morte de Cristo: “O qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar para si um povo peculiar, zeloso de boas obras”, v. 14. Levar-nos à santidade e à felicidade foi o fim da morte de Cristo, assim como o objetivo de sua doutrina. Temos aqui:
- Aquele que comprou a salvação: Jesus Cristo, o grande Deus e nosso Salvador. Ele não salva simplesmente como Deus, muito menos como mero homem, mas como Deus-homem, duas naturezas em uma pessoa.
Como homem, podia obedecer, sofrer e morrer pelo homem e estar apto a tratar com ele e em seu favor. Como Deus, podia sustentar a natureza humana, conferir valor e eficácia às suas obras e guardar os direitos e a honra da divindade, bem como o bem de sua criatura, realizando este último para a glória da primeira. Convinha-nos alguém assim. E este foi:
- O preço de nossa redenção: Ele se deu a si mesmo. O Pai o deu, mas ele também se deu. A aceitabilidade e o mérito da oferta residiam em sua liberdade e voluntariedade, bem como em sua grandeza.
“Por isso meu Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém a tira de mim, mas de mim mesmo a dou”, João 10:17, 18. Assim também em João 17:19: “Em favor deles me santifico”, isto é, separo-me e dedico-me a esta obra, para ser tanto sacerdote quanto sacrifício a Deus pelos pecados dos homens.
A natureza humana foi a oferta; a divina, o altar que santificou a dádiva; e o conjunto foi o ato da pessoa. Ele se deu “em resgate por todos”, 1 Timóteo 2:6. “Uma vez, no fim do mundo, ele apareceu para afastar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.” Ele foi sacerdote e sacrifício.
Fomos redimidos, não com prata e ouro, mas com o precioso sangue de Cristo (1 Pedro 1:18, 19), chamado sangue de Deus (Atos 20:28), isto é, daquele que é Deus.
- As pessoas por quem se deu: Por nós, pobres pecadores que perecem, afastados de Deus e tornados rebeldes contra ele. Deu-se por nós não apenas para nosso bem, mas em nosso lugar. O Messias foi cortado, não por si mesmo, mas por nós.
Ele sofreu, “o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus”, 1 Pedro 3:18. Foi feito pecado por nós (oferta e sacrifício pelo pecado), “para que nele fôssemos feitos justiça de Deus”, 2 Coríntios 5:21. Que condescendência e graça maravilhosas! Ele nos amou e se deu por nós; como poderíamos fazer menos do que amá-lo e entregar-nos a ele? Sobretudo se considerarmos:
- Os fins por que se deu por nós. (1.) “Para nos remir de toda iniquidade.” Isso corresponde à primeira lição, negar a impiedade e os desejos mundanos. Cristo se deu para nos remir dessas coisas; portanto, abandonem-nas.
Amar o pecado e viver nele é pisotear o sangue da redenção, desprezar e rejeitar um de seus maiores benefícios e agir contra seu desígnio. Mas como os breves sofrimentos de Cristo poderiam remir-nos de toda iniquidade? Resposta: pela dignidade infinita de sua pessoa.
Aquele que era Deus sofreu, embora não como Deus. Os atos e atributos de cada natureza são atribuídos à pessoa. Deus adquiriu a sua igreja com seu próprio sangue, Atos 20:28. Se o pagamento podia ser feito de uma só vez, não havia necessidade de sofrer para sempre.
Uma mera criatura não poderia fazer isso, por causa da finitude de sua natureza; mas o Deus-homem podia. O grande Deus e nosso Salvador se deu por nós: isso explica tudo. Com uma só oferta aperfeiçoou para sempre os que são santificados, Hebreus 9:25, 26; 10:14.
Não precisava oferecer-se muitas vezes, nem poderia ser retido pela morte depois de suportá-la uma vez. Que fim e fruto felizes da morte de Cristo: a redenção de toda iniquidade! Para isso Cristo morreu. E:
(2.) “Purificar para si um povo peculiar.” Isso reforça a segunda lição: viver de modo sóbrio, justo e piedoso neste mundo presente. Cristo morreu para purificar, bem como para perdoar; para obter graça e curar a natureza, bem como para libertar da culpa e da condenação. Deu-se por sua igreja a fim de limpá-la.
Assim faz para si um povo peculiar, purificando-o. Desse modo, essas pessoas se distinguem do mundo que jaz na maldade: são nascidas de Deus, assemelhadas a ele, trazem sua imagem e são santas como seu Pai celestial é santo.
Observe: a redenção do pecado e a santificação da natureza andam juntas e ambas formam um povo peculiar para Deus: libertação da culpa e da condenação, libertação do poder dos desejos pecaminosos e purificação da alma pelo Espírito. Essas pessoas são geração eleita, sacerdócio real, nação santa e, assim, povo peculiar.
E (3.) “Zeloso de boas obras.” Esse povo peculiar, assim como é formado pela graça que o purifica, assim deve mostrar o que é mediante a prática do bem e o zelo por ela. Observe: o evangelho não é doutrina de libertinagem, mas de santidade e vida boa.
Somos redimidos de nossa conduta vã para servir a Deus em santidade e justiça todos os dias de nossa vida. Cuidemos, pois, de praticar o bem e de ser zelosos nisso; apenas cuidando para que nosso zelo seja guiado pelo conhecimento, animado pelo amor, dirigido à glória de Deus e sempre empregado em alguma coisa boa.
E assim se conclui a consideração do fim da morte de Cristo como motivo para os deveres recomendados.
Versículo 15
Exortação a Vários Deveres. (66 d.C.)
O apóstolo encerra o capítulo, como o iniciou, com uma orientação geral a Tito sobre tudo o que foi dito. Nela encontramos o conteúdo e a maneira do ensino dos ministros e uma instrução especial a Tito acerca de si mesmo.
I. O conteúdo do ensino dos ministros: essas coisas, isto é, as já mencionadas. Não fábulas e tradições judaicas, mas as verdades e os deveres do evangelho: evitar o pecado e viver de modo sóbrio, justo e piedoso neste mundo presente.
Observe: em sua pregação, os ministros devem manter-se fiéis à palavra de Deus. “Se alguém falar, fale como os oráculos de Deus”, 1 Pedro 4:11, e não segundo fantasias e invenções da própria mente.
II. A maneira: por meio de doutrina, exortação e repreensão com toda a autoridade. “Toda a Escritura é dada por inspiração de Deus e é proveitosa para a doutrina, para a repreensão, para a correção e para a instrução em justiça”, 2 Timóteo 3:16.
Isto é, serve para ensinar a sã doutrina, convencer do pecado e refutar o erro, reformar a vida e fazer avançar no que é justo e bom, a fim de que o homem de Deus (o cristão ou ministro) seja perfeito, inteiramente preparado para toda boa obra que ele próprio deve praticar ou ensinar aos outros. Aqui está o que o capacita para todas as partes de seu dever e para cumpri-las corretamente.
Fale dessas coisas, ou ensine-as; não deixe de anunciar todo o conselho de Deus. Sobretudo as grandes e necessárias verdades e os deveres do evangelho: fale e exorte acerca deles, parakalei, insistindo com muito empenho.
Os ministros não devem transmitir a doutrina e os preceitos celestiais de modo frio e sem vida, como se fossem coisas indiferentes ou de pouca importância. Mas devem insistir neles com fervor correspondente à sua natureza e importância.
Devem chamar as pessoas a prestar atenção e a dar ouvidos, a não ser apenas ouvintes que enganam a si mesmos, mas praticantes da palavra, para que nela sejam abençoadas.
E repreenda: convença e censure os que contradizem ou se opõem, os que negligenciam a verdade e não a recebem como deveriam, ou a detêm em injustiça. São aqueles que não a ouvem com a mente e o coração crentes e obedientes que deveriam ter.
Em vez disso, talvez vivam de modo contrário, mostrando-se obstinados e desobedientes, reprovados para toda boa obra. Repreenda com toda a autoridade, como quem vem em nome de Deus e está armado com suas ameaças e sua disciplina. Quem as desprezar o fará por sua conta e risco. Os ministros são censores à porta da cidade.
III. Aqui está uma instrução especial a Tito acerca de si mesmo: “Ninguém te despreze”; isto é, não dê motivo para isso nem o tolere sem censura, lembrando que quem despreza não despreza o homem, mas a Deus.
Ou, então: fale e exorte acerca dessas coisas, insista nelas com todos, segundo o que convém a cada um; censure o pecado com coragem e fidelidade, cuide atentamente de si mesmo e da sua conduta, e então ninguém o desprezará.
O modo mais eficaz de os ministros se resguardarem do desprezo é permanecerem fiéis à doutrina de Cristo e imitarem seu exemplo: pregar e viver bem, cumprindo seu dever com prudência e coragem. Isso preservará melhor tanto sua reputação quanto seu consolo.
Talvez se pretenda aqui também uma advertência ao povo: embora Tito fosse jovem e apenas representante do apóstolo, ainda assim não deveria ser condenado por eles, mas considerado e respeitado como fiel ministro de Cristo, encorajado e sustentado em seu trabalho e ofício.
“Reconhecei os que trabalham entre vós, presidem sobre vós no Senhor e vos admoestam; e tende-os em grande estima e amor, por causa da sua obra”, 1 Tessalonicenses 5:12, 13. Prestem atenção ao ensino deles, respeitem sua pessoa, apoiem-nos em sua função e, no que depender de vocês, favoreçam seus esforços pela honra de Deus e pela salvação das almas.