Matthew Henry

Tito 3

Argumento

Dos deveres que dizem respeito aos cristãos mais em geral e dos motivos para cumpri-los, vv. 1-8. O que Tito deve evitar no ensino e como deve lidar com um herege, além de algumas outras orientações (vv. 9-14), e saudações ao final, v. 15.

Exortações a Diversos Deveres; Características do Estado Não Renovado; O Significado e a Origem da Salvação; Regeneração; Justificação. (66 d.C.)

Versículos 1 a 8

Aqui está a quarta coisa no assunto da epístola. O apóstolo havia orientado Tito a respeito dos deveres particulares e especiais de diversos tipos de pessoas. Agora manda que as exorte ao que lhes diz respeito mais em comum: tranquilidade e submissão aos governantes, prontidão para fazer o bem e comportamento equitativo e brando para com todas as pessoas.

São coisas decorosas e que adornam a religião; por isso, ele deve lembrá-las dessas coisas. Os ministros são os que lembram às pessoas seu dever. Assim como lembram a Deus o povo em suas orações (Isaías 62:6), também lembram ao povo o que vem de Deus em sua pregação: “Não serei negligente em sempre vos lembrar”, 2 Pedro 1:12.

Esquecer o dever é uma fraqueza comum; por isso, é necessário lembrá-lo às pessoas e estimulá-las a cumpri-lo. Aqui estão os próprios deveres e seus motivos:

I. Os próprios deveres, dos quais elas deviam ser lembradas:

  1. “Lembra-lhes que se sujeitem aos principados e poderes, que obedeçam aos magistrados.” A magistratura é ordenança de Deus para o bem de todos; por isso, todos devem respeitá-la e sujeitar-se a ela, não apenas por causa da cólera e pela força, mas voluntariamente e por causa da consciência.

Principados, poderes e magistrados, isto é, todos os governantes civis, sejam supremos e principais ou subordinados, no governo sob o qual vivem, seja qual for sua forma. Que se sujeitem a eles e lhes obedeçam nas coisas lícitas e honestas que cabe a seu ofício exigir.

Os adversários da religião cristã a apresentavam falsamente como prejudicial aos direitos dos príncipes e dos poderes civis, tendendo à facção, à sedição e à rebelião contra a autoridade legítima.

Por isso, para silenciar a ignorância dos insensatos e fechar a boca dos inimigos maliciosos, os cristãos devem ser lembrados de se mostrarem, antes, exemplos de toda a devida sujeição e obediência ao governo que está sobre eles.

O desejo natural de liberdade deve ser guiado e limitado pela razão e pelas Escrituras. Os privilégios espirituais não anulam nem enfraquecem, mas confirmam e fortalecem suas obrigações para com os deveres civis: por isso, lembre-lhes que se sujeitem aos principados e poderes e obedeçam aos magistrados. E:

  1. “Estar prontos para toda boa obra.” Alguns relacionam isso às boas obras exigidas pelos magistrados e que estão dentro de sua esfera: “Tudo o que tende à boa ordem e a promover e assegurar a tranquilidade e a paz públicas: não se mostre relutante, mas pronto a promover essas coisas”.

Mas, embora isso esteja incluído, se não for a primeira intenção, ainda assim o preceito não deve se restringir a isso. Ele diz respeito a fazer o bem de todos os tipos e em toda ocasião que se apresente, quer se refira a Deus, a nós mesmos ou ao nosso próximo: aquilo que pode dar crédito à religião no mundo.

“Tudo o que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável, de boa reputação: se há alguma virtude, se há algum louvor, pensai nessas coisas” (Filipenses 4:8), para praticá-las, segui-las e promovê-las. Ser apenas inofensivo, ou ter somente boas palavras e boas intenções, não basta sem boas obras.

A religião pura e sem mácula diante de Deus e do Pai é esta: visitar os órfãos e a viúva em sua aflição e conservar-se sem mancha do mundo.

“Não apenas aproveite, mas busque ocasião para fazer o bem; conserve a aptidão e a prontidão para isso. Não deixe isso para os outros, mas abrace-o e agarre-o você mesmo; tenha prazer e alegre-se nisso; lembre todos disso.” E:

  1. “Não falar mal de ninguém”: medena blasphemein, não vituperar, amaldiçoar nem blasfemar contra ninguém. Ou, como nossa tradução diz de modo mais geral, não falar mal de ninguém injusta e falsamente, ou sem necessidade, sem motivo e quando puder causar prejuízo, mas nenhum bem, à própria pessoa ou a qualquer outra.

Se nada de bom puder ser dito, em vez de falar mal sem necessidade, não diga nada. Nunca devemos ter prazer em falar mal dos outros, nem interpretar qualquer coisa da pior maneira, mas da melhor que pudermos.

Não devemos andar de um lado para outro como mexeriqueiros, levando histórias maldosas que prejudiquem o bom nome de nosso próximo e destruam o amor fraternal.

Deturpações, insinuações de más intenções ou de hipocrisia no que se faz, coisas fora de nosso alcance ou conhecimento, estão no alcance dessa proibição. Assim como esse mal é comum demais, também é de grande malignidade.

“Se alguém parece ser religioso e não refreia sua língua, a religião desse homem é vã”, Tiago 1:26. Esse falar solto e sem caridade desagrada a Deus e é prejudicial entre as pessoas.

Provérbios 17:9: “Quem encobre uma transgressão busca amor”, isto é, para si por essa ternura e caridade, ou, antes, para o transgressor. “Mas quem repete um assunto”, quem divulga e espalha as faltas de outra pessoa, “separa amigos muito próximos”; provoca dissensões e afasta de si seu amigo, e talvez o afaste de outros.

Isso está entre os pecados de que se deve despir (Efésios 4:31); pois, se for alimentado, torna a pessoa inapta para a comunhão cristã aqui e o convívio dos benditos no céu, 1 Coríntios 6:10. Por isso, lembre-lhes que evitem isso. E:

  1. “Não ser briguentos”: amachous einai, não ser combatentes, seja com a mão, seja com a língua; não ser pessoas dadas a desavenças e disputas, prontas a proferir ou devolver linguagem má e provocadora.

Há uma disputa santa por matérias boas e importantes, de maneira adequada e decorosa, sem cólera nem violência injuriosa. O cristão deve seguir as coisas que contribuem para a paz, e de modo pacífico, não áspero, turbulento e prejudicial, mas como convém aos servos do Deus de paz e amor.

Romanos 12:19: “Muito amados, não vos vingueis, mas antes dai lugar à cólera”. Essa é a sabedoria e o dever do cristão. A glória de um homem é passar por cima de uma transgressão; esse é o dever de um homem racional e, portanto, certamente de um cristão, cuja razão é aperfeiçoada e elevada pela religião.

Tal pessoa não pode e não irá imediatamente atacar quem a ofendeu, mas, como Deus, será lenta para a ira e pronta a perdoar. A disputa e a contenda vêm das concupiscências e das paixões excessivas e indisciplinadas das pessoas, que devem ser refreadas e moderadas, não alimentadas.

E os cristãos precisam ser lembrados dessas coisas, para que, por um espírito e comportamento coléricos e dados a disputas, não desagradem e desonrem a Deus nem desacreditem a religião, promovendo rixas nos lugares onde vivem.

Quem é lento para a ira é melhor que o poderoso, e quem governa seu espírito, melhor que quem toma uma cidade. Por isso vem a seguir:

  1. “Mas brandos”: epieikeis, equitativos e justos, ou benevolentes e imparciais ao interpretar as coisas, sem tomar palavras ou ações no pior sentido; e, por amor à paz, às vezes cedendo algo do direito estrito. E:

  2. “Mostrando toda mansidão a todas as pessoas.” Devemos ter disposição suave e não apenas ter mansidão em nosso coração, mas mostrá-la em nossa fala e conduta.

Toda mansidão: mansidão em todos os casos e ocasiões, não só para com amigos, mas para com todas as pessoas, embora continuamente com sabedoria, como Tiago adverte, Tiago 3:13.

“Distinga a pessoa do pecado; tenha pena de uma e odeie o outro. Distinga entre pecado e pecado; não considere todos iguais: há ciscos e traves. Distinga também entre pecador e pecador.” De alguns tenha compaixão; a outros salve com temor, arrancando-os do fogo, fazendo assim uma distinção, Judas 1:22, 23.

“Tenha essas coisas em mente; a sabedoria que vem do alto é pura e pacífica, branda e fácil de persuadir.” A mansidão de espírito e comportamento torna a religião amável; é uma imitação ordenada de Cristo, o grande modelo, e traz sua própria recompensa consigo, na tranquilidade e no consolo da própria disposição e nas bênçãos que a acompanham.

Esses ficarão contentes e se alegrarão, serão ensinados e guiados em seu caminho, satisfeitos com pão e adornados com salvação. Isso quanto aos próprios deveres, dos quais Tito devia lembrar o povo. Para eles:

II. Ele acrescenta os motivos, que se derivam:

  1. De sua própria condição passada. Considerar a condição natural das pessoas é um grande meio e fundamento de equidade, brandura e toda mansidão para com os que ainda estão nesse estado. Isso tende a diminuir o orgulho e produzir pena e esperança em relação aos que ainda não se converteram.

“Nós mesmos também éramos assim e assim, corruptos e pecaminosos; por isso, não devemos ser impacientes e amargos, duros e severos para com os que são apenas como nós mesmos éramos. Teríamos, então, querido ser desprezados e tratados com orgulho e rigor? Não: mas tratados com brandura e humanidade.”

E, por isso, devemos agora tratar assim os não convertidos, segundo essa regra de equidade: Quod tibi non vis fieri, alteri ne feceris, aquilo que você não gostaria que lhe fizessem, não faça a outro. Sua condição natural passada é apresentada em diversos pontos. Nós mesmos também fomos, em outro tempo:

(1.) Insensatos, sem verdadeiro entendimento e conhecimento espirituais, ignorantes das coisas celestiais. Observe: os que podem se lembrar de muitas de suas próprias insensatezes devem ser os mais dispostos a suportar as dos outros.

Devem ser mansos, brandos e pacientes para com os outros aqueles que antes precisaram disso e, sem dúvida, então esperaram o mesmo. Nós mesmos também fomos, em outro tempo, insensatos. E:

(2.) Desobedientes, obstinados e que não se deixam persuadir, resistindo à palavra e rebeldes até contra as leis naturais de Deus e aquelas que o convívio humano exige. Essas coisas são bem colocadas juntas: insensatos e desobedientes.

Pois que insensatez se compara a esta: desobedecer a Deus e a suas leis, naturais ou reveladas? Isso é contrário à razão correta e aos verdadeiros e maiores interesses das pessoas; e o que é tão insensato quanto violar e contrariar essas coisas?

(3.) Enganados, ou errantes, isto é, fora dos caminhos da verdade e da santidade. Nesse seu estado degenerado, o homem tem natureza desgarrada; por isso, é comparado a uma ovelha perdida. Ela deve ser buscada, trazida de volta e guiada no caminho correto, Salmos 119:176.

Ele é fraco e pronto a ser iludido pelas artimanhas e sutilezas de Satanás e das pessoas que ficam à espreita para seduzir e desviar.

(4.) Servindo a diversas concupiscências e prazeres, isto é, como seus vassalos e escravos. Observe: as pessoas enganadas se enredam e caem em armadilhas com facilidade; não serviriam a diversas concupiscências e prazeres como servem, se não fossem cegadas e levadas por engodo a isso.

Veja aqui também que ideia diferente da que o mundo geralmente tem a palavra dá de uma vida sensual e carnal. As pessoas carnais pensam que desfrutam seus prazeres; a palavra chama isso de servidão e vassalagem: são verdadeiros trabalhadores servis e escravos cativos sob eles.

Estão tão longe da liberdade e felicidade neles que são cativados por eles e os servem como capatazes e tiranos. Observe ainda: a miséria dos servos do pecado é terem muitos senhores, uma concupiscência os arrastando para um lado e outra para outro.

O orgulho ordena uma coisa, a cobiça outra, muitas vezes contrária. Que escravos vis são os pecadores, enquanto se imaginam livres! As concupiscências que os atraem lhes prometem liberdade, mas, ao ceder, tornam-se servos da corrupção; pois, por quem uma pessoa é vencida, por esse mesmo é levada à escravidão.

(5.) Vivendo em malícia, uma das concupiscências que os governam. A malícia deseja prejuízo a outra pessoa e se alegra nisso.

(6.) E inveja, que reclama e se ressente do bem de outro, irrita-se com sua prosperidade e sucesso em qualquer coisa. Ambas são raízes de amargura, de onde brotam muitos males: pensamentos e falas maus, línguas incendiadas pelo inferno, que depreciam e diminuem os louvores justos e devidos aos outros.

Suas palavras são espadas com que abatem o bom nome e a honra de seu próximo. Esse foi o pecado de Satanás e de Caim, que era daquele maligno e abateu seu irmão. Pois por que o abateu, senão por essa inveja e malícia, porque suas próprias obras eram más e as de seu irmão, justas?

Esses eram alguns dos pecados em que vivíamos em nosso estado natural. E:

(7.) Odiáveis, ou odiosos, merecendo ser odiados. (8.) E odiando uns aos outros. Observe: os que são pecaminosos, vivendo e permitindo-se viver em pecado, são odiáveis a Deus e a todas as pessoas boas. Sua disposição e seus caminhos são assim, embora não simplesmente suas pessoas.

A miséria dos pecadores é odiarem uns aos outros, assim como o dever e a felicidade dos santos é amarem uns aos outros. Que disputas e desavenças brotam das corrupções das pessoas!

Tais eram as que estavam na natureza dos que, pela conversão, agora são bons, mas que, em seu estado não convertido, os deixavam prontos a se lançar uns contra os outros como animais selvagens furiosos.

Considerar que foi assim conosco deve moderar nosso espírito e dispor-nos a ser mais equânimes, brandos, mansos e de coração terno para com os que são assim. Essa é a razão tirada de sua própria condição passada aqui descrita. E ele argumenta:

  1. A partir de seu estado presente. “Somos livrados daquela nossa condição miserável sem mérito nem força próprios; mas somente pela misericórdia e graça gratuita de Deus, pelo mérito de Cristo e pela operação de seu Espírito.”

“Por isso, não temos fundamento, a respeito de nós mesmos, para condenar os que ainda não se converteram, mas, antes, para ter pena deles e alimentar esperança a seu respeito: que, embora em si mesmos sejam tão indignos e inadequados quanto éramos, ainda assim possam obter misericórdia, como nós obtivemos.” E assim, nessa ocasião, o apóstolo novamente expõe as causas de nossa salvação, vv. 4-7.

(1.) Temos aqui o autor primeiro de nossa salvação: Deus Pai, por isso chamado aqui de Deus, nosso Salvador. “Todas as coisas são de Deus, que nos reconciliou consigo por Jesus Cristo”, 2 Coríntios 5:18.

Todas as coisas pertencentes à nova criação e à restauração do homem caído à vida e à felicidade, das quais o apóstolo fala ali, todas essas coisas são de Deus Pai, como quem concebe e inicia essa obra. Há uma ordem no agir, assim como no subsistir.

O Pai começa, o Filho administra, e o Espírito Santo opera e aperfeiçoa tudo. Deus, isto é, o Pai, é Salvador por Cristo, por meio do Espírito. João 3:16: “Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que crê nele não perecesse, mas tivesse vida eterna”.

Ele é o Pai de Cristo e, por meio dele, o Pai das misericórdias; todas as bênçãos espirituais vêm dele por Cristo, Efésios 1:3. “Alegramo-nos em Deus por Jesus Cristo”, Romanos 5:11. E “com uma mente e uma boca glorificai a Deus, isto é, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”, Romanos 15:6.

(2.) Sua fonte e origem: a filantropia divina, ou a bondade e o amor de Deus pelo homem. Pela graça somos salvos do início ao fim. Esse é o fundamento e o motivo. A pena e a misericórdia de Deus pelo homem em miséria foram a primeira roda, ou, antes, o Espírito nas rodas, que põe e mantém todas elas em movimento.

Deus não é, não pode ser, movido por coisa alguma fora de si mesmo. A ocasião está no homem, isto é, em sua miséria e desventura. Como o pecado trouxe essa miséria, poderia ter saído cólera em vez de compaixão; mas Deus, sabendo ajustar tudo com sua própria honra e perfeições, quis ter pena e salvar em vez de destruir.

Ele tem prazer na misericórdia. Onde o pecado abundou, a graça abundou muito mais. Lemos sobre riquezas de bondade e misericórdia, Romanos 2:4; Efésios 2:7. Reconheçamos isso e demos-lhe a glória por isso, não o transformando em libertinagem, mas em gratidão e obediência.

(3.) Aqui está o meio, ou a causa instrumental: o resplandecer desse amor e dessa graça de Deus no evangelho, depois que apareceu, isto é, na palavra. O aparecimento do amor e da graça tem, por meio do Espírito, grande virtude para amolecer, transformar e converter a Deus; assim, é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.

Assim, tendo afirmado que Deus é o autor, sua graça gratuita é a fonte, e a manifestação dela no evangelho é o meio da salvação, para que continuamente a honra de tudo seja mais bem assegurada a ele:

(4.) Aqui são removidos os falsos fundamentos e motivos:

“Não por obras de justiça que tenhamos feito, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou”; não por obras nossas previstas, mas somente por sua própria graça gratuita e misericórdia.

As obras devem estar nos salvos, onde há lugar para isso, mas não entre as causas de sua salvação; são o caminho para o reino, não seu preço meritório. Tudo se baseia no princípio do favor e da misericórdia imerecidos, do início ao fim.

A eleição é da graça: somos escolhidos para ser santos, não porque se tivesse visto de antemão que o seríamos, Efésios 1:4. Isso é o fruto, não a causa, da eleição: “Deus desde o princípio vos escolheu para a salvação pela santificação do Espírito e pela crença da verdade”, 2 Tessalonicenses 2:13.

Assim também o chamado eficaz, no qual a eleição se manifesta e é vista pela primeira vez: Ele “nos salvou e nos chamou com uma santa vocação; não segundo nossas obras, mas segundo seu próprio propósito e graça, que nos foi dada em Cristo Jesus antes do início do mundo”, 2 Timóteo 1:9.

Somos justificados gratuitamente pela graça (Romanos 3:24) e santificados e salvos pela graça: “Pela graça sois salvos, mediante a fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus”, Efésios 2:8.

A fé e todas as graças salvadoras são o dom gratuito de Deus e sua obra; seu começo, aumento e perfeição na glória, tudo vem dele. Ao edificar as pessoas para serem templo santo a Deus, do fundamento à pedra do topo, não devemos clamar nada além de: “Graça, graça a ela”.

Não é de obras, para que ninguém se glorie; mas da graça, para que quem se gloria se glorie somente no Senhor. Assim, a causa verdadeira é mostrada e a falsa, removida.

(5.) Aqui está a causa formal da salvação, ou aquilo em que ela consiste, ao menos seu começo: na regeneração ou renovação espiritual, como é chamada aqui. As coisas antigas passam, e todas as coisas se tornam novas, em sentido moral e espiritual, não físico e natural.

É o mesmo homem, mas com outras disposições e hábitos; os maus são eliminados quanto à sua predominância no presente. E todos os seus vestígios, no devido tempo, também o serão, quando a obra for aperfeiçoada no céu.

É produzido um novo princípio predominante de graça e santidade, que inclina, conduz e governa e faz do homem um novo homem, uma nova criatura, com novos pensamentos, desejos e afetos, um novo e santo rumo de vida e ações.

É a vida de Deus no homem, não apenas vinda de Deus de modo especial, mas conformada a ele e tendendo a ele. Aqui está a salvação começada, que crescerá e aumentará até a perfeição; por isso se diz: Ele nos salvou. O que assim começou, sendo certo que se aperfeiçoará no tempo, é expresso como se já fosse assim.

Por isso, cuidemos disso sem demora; devemos ser inicialmente salvos agora, pela regeneração, se queremos esperar com bom fundamento a salvação completa no céu. A transformação então será apenas de grau, não de tipo. A graça é a glória começada, assim como a glória é apenas a graça em sua perfeição.

Como poucos dão atenção a isso! A maioria age como se tivesse medo de ser feliz antes da hora; querem ter o céu, alegam, no fim, mas não se importam com a santidade agora; isto é, querem ter o fim sem o começo. Os pecadores são tão absurdos.

Mas, sem regeneração, isto é, a primeira ressurreição, não se alcança a segunda e gloriosa, a ressurreição dos justos. Aqui, então, está a salvação formal, na nova vida divina produzida pelo evangelho.

(6.) Aqui está seu sinal e selo exterior no batismo, por isso chamado de lavagem da regeneração. A própria obra é interior e espiritual; mas é significada e selada exteriormente nessa ordenança.

A água tem natureza que limpa e purifica, elimina a sujeira da carne e, assim, era apta para significar a eliminação da culpa e da mácula do pecado pelo sangue e pelo Espírito de Cristo, embora só essa aptidão, sem a instituição de Cristo, não tivesse sido suficiente.

Isso a faz ter esse significado da parte de Deus: um selo de justiça pela fé, como era a circuncisão, a cujo lugar sucede; e, da nossa parte, um compromisso de sermos do Senhor. Assim, o batismo salva de modo figurativo e sacramental onde é corretamente usado.

“Levanta-te, e sê batizado, e lava teus pecados, invocando o nome do Senhor”, Atos 22:16. Assim, Efésios 5:26: “para que ele nos santificasse e limpasse pela lavagem de água pela palavra”.

Não despreze esse sinal e selo exterior, onde se possa tê-lo segundo a designação de Cristo; contudo, não se apoie na lavagem exterior, mas olhe para a resposta de uma boa consciência, sem a qual a lavagem externa nada valerá.

A aliança selada no batismo obriga a deveres, assim como apresenta e transmite benefícios e privilégios; se os primeiros não forem considerados, em vão se esperam os últimos. Não separe o que Deus uniu; o batismo é completo tanto em sua parte exterior quanto na interior.

Assim como quem era circuncidado se tornava devedor de toda a lei (Gálatas 5:3), também o batizado se torna devedor do evangelho, para observar todos os seus mandamentos e ordenanças, como Cristo designou.

Façam discípulos de todas as nações, “batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que vos ordenei”, Mateus 28:19, 20. Esse é o sinal e selo exterior da salvação, o batismo, chamado aqui de lavagem da regeneração.

(7.) Aqui está o agente eficiente principal, isto é, o Espírito de Deus; é a renovação do Espírito Santo. Não se excluem o Pai e o Filho, que em todas as obras fora de si mesmos atuam juntos; nem o uso de meios, a palavra e os sacramentos, pelos quais o Espírito opera. É por sua operação que eles têm seu efeito salvador.

Na economia de nossa salvação, a parte que aplica e efetua é atribuída especialmente ao Espírito Santo. Diz-se que nascemos do Espírito, somos vivificados e santificados pelo Espírito, conduzidos e guiados, fortalecidos e ajudados pelo Espírito.

Por meio dele, mortificamos o pecado, cumprimos o dever, andamos nos caminhos de Deus; todos os atos e operações da vida divina em nós, as obras e frutos de justiça fora de nós, tudo é por meio desse bendito e Santo Espírito, por isso chamado de Espírito de vida, de graça e de santidade; toda graça vem dele.

Por isso, devemos buscá-lo com fervor e dar-lhe grande atenção, para não apagar seus santos impulsos, nem resistir e opor-nos a ele em suas operações. Res delicatula est Spiritus, o Espírito é uma coisa delicada.

Assim como agimos para com ele, assim podemos esperar que ele aja para conosco; se desprezarmos, resistirmos e nos opusermos às suas operações, ele as afrouxará; se continuarmos a irritá-lo, ele se retirará.

Por isso, não entristeçam o Espírito Santo de Deus, pelo qual vocês são selados para o dia da redenção, Efésios 4:30. O Espírito sela por sua obra de renovar e santificar, testemunhar e assegurar; distingue e marca para a salvação e torna apto para ela; é sua obra.

Não poderíamos nos converter a Deus por qualquer força de nossa parte, assim como não podemos ser justificados por qualquer justiça de nossa parte.

(8.) Aqui está a maneira como Deus comunica esse Espírito em seus dons e graças: não com mão escassa e mesquinha, mas da forma mais livre e abundante: “Que ele derramou sobre nós abundantemente”.

Sob o evangelho, derrama-se mais do Espírito em seus dons e graças do que sob a lei; por isso, ele é chamado com destaque de ministério do Espírito, 2 Coríntios 3:8. A igreja teve uma medida do Espírito em todas as épocas, mas mais nos tempos do evangelho, desde a vinda de Cristo, do que antes.

A lei veio por Moisés, mas a graça e a verdade por Jesus Cristo; isto é, uma efusão mais abundante da graça, cumprindo as promessas e profecias antigas.

Isaías 44:3: “Derramarei água sobre o sedento e inundações sobre a terra seca. Derramarei meu Espírito sobre tua descendência e minha bênção sobre teus descendentes”. Essa maior e melhor das bênçãos, uma efusão da graça e dos dons santificadores do Espírito.

Joel 2:28: “Derramarei meu Espírito sobre toda carne”; não só sobre judeus, mas também sobre gentios. Isso seria nos tempos do evangelho.

E, de acordo com isso (Atos 2:17, 18, 33), falando de Cristo ressuscitado e elevado ao céu, “tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo”, “derramou”, diz Pedro, “isto que agora vedes e ouvis”. E Atos 10:44, 45: “O Espírito Santo caiu sobre todos os que ouviram a palavra”, gentios assim como judeus.

Isso, de fato, ocorreu em grande medida nos dons miraculosos do Espírito Santo, mas não sem que suas graças santificadoras também acompanhassem muitos deles, se não todos.

Havia então grande abundância de dons comuns de iluminação, chamado e profissão exteriores e fé geral; e também de dons mais especiais de santificação, como fé, esperança, amor e outras graças do Espírito. Obtenhamos uma parte nisso.

Que significará se muito for derramado e permanecermos secos? Nossa condenação só será tanto mais agravada se, sob tal dispensação da graça, permanecermos vazios de graça.

“Sede cheios do Espírito”, diz o apóstolo; é dever, assim como privilégio, por causa dos meios que Deus, no evangelho, está pronto a abençoar e tornar eficazes. Essa é a maneira como Deus comunica a graça e todas as bênçãos espirituais sob o evangelho: abundantemente; ele não está limitado para conosco, mas nós para com ele e em nós mesmos.

(9.) Aqui está a causa que obtém tudo, isto é, Cristo: “Por Jesus Cristo, nosso Salvador”. É ele quem comprou o Espírito e seus dons e graças salvadores.

Tudo vem por meio dele, e por meio dele como Salvador, cuja incumbência e obra é levar à graça e à glória; ele é nossa justiça e paz, e nossa cabeça, de quem temos toda vida e influências espirituais. Ele nos é feito por Deus sabedoria, justiça, santificação e redenção.

Louvemos a Deus por ele acima de tudo; vamos ao Pai por ele e aproveitemos Cristo para todos os propósitos santificadores e salvadores. Temos graça? Agradeçamos a ele, com o Pai e o Espírito, por ela; consideremos todas as coisas apenas perda e esterco pela excelência do conhecimento dele e cresçamos e aumentemos nisso cada vez mais.

(10.) Aqui estão os fins pelos quais somos trazidos a essa nova condição espiritual: justificação, condição de herdeiros e esperança da vida eterna. “Para que, sendo justificados por sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.”

A justificação no sentido do evangelho é a remissão gratuita de um pecador e sua aceitação como justo pela justiça de Cristo recebida pela fé. Nela se remove a culpa que obrigava à punição e se aceita e trata a pessoa como quem agora é justo aos olhos de Deus.

Deus faz isso gratuitamente quanto a nós, contudo, pela intervenção do sacrifício e da justiça de Cristo, recebidos pela fé (Romanos 3:20, etc.): “Pelas obras da lei nenhuma carne será justificada”; mas pela justiça de Deus, que é pela fé de Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem.

Por isso (Romanos 3:24), diz-se que somos “justificados gratuitamente por sua graça, pela redenção que está em Jesus Cristo, a quem Deus apresentou como propiciação pela fé em seu sangue, para declarar sua justiça para a remissão dos pecados, para que ele fosse justo e justificador daquele que crê em Jesus”.

Deus, ao justificar um pecador pelo caminho do evangelho, é gracioso para com ele e, ainda assim, justo para consigo e sua lei; o perdão vem por uma justiça perfeita e pela satisfação feita à justiça por Cristo, que é a propiciação pelo pecado, e não é merecido pelo próprio pecador.

Assim é aqui: “Não por obras de justiça que tenhamos feito, mas segundo sua misericórdia ele nos salvou, para que, sendo justificados por sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna”.

É pela graça, como fonte e origem, como foi dito, embora pela redenção que está em Cristo, como quem faz o caminho; por ela, a lei e a justiça de Deus são satisfeitas, e pela fé que aplica essa redenção.

“Por ele”, por Cristo, “todos os que creem são justificados de todas as coisas de que não podiam ser justificados pela lei de Moisés”, Atos 13:39.

Por isso, o apóstolo deseja ser encontrado nele, sem ter sua própria justiça, que era da lei, mas a que vem pela fé de Cristo, a justiça que vem de Deus pela fé.

Por isso, não confiemos em nossa própria justiça ou no mérito das boas obras, mas somente na justiça de Cristo, recebida pela fé para a justificação e aceitação diante de Deus.

Devemos ter justiça inerente e seus frutos em obras de obediência; não, porém, como nossa justiça justificadora diante de Deus, mas como frutos de nossa justificação, evidências de nossa participação em Cristo e qualificação para a vida e a felicidade, e o próprio começo e parte dela.

Mas quem obtém tudo isso é Cristo, para que, sendo justificados por sua graça, sejamos feitos herdeiros. Observe: nossa justificação é pela graça de Deus, e nossa justificação por essa graça é necessária para sermos feitos herdeiros da vida eterna; sem tal justificação, não pode haver adoção e filiação nem, por isso, direito de herança.

João 1:12: “quem o recebeu, isto é, Cristo, a esses deu poder de se tornarem filhos de Deus, até aos que creram em seu nome”.

A vida eterna nos é apresentada na promessa; o Espírito opera em nós a fé e a esperança dessa vida, e assim somos feitos seus herdeiros e temos uma espécie de posse dela mesmo agora. A fé e a esperança a aproximam e enchem de alegria na expectativa bem fundamentada dela.

O crente de condição mais baixa é grande herdeiro. Embora não tenha sua porção em mãos, tem boa esperança pela graça e pode se sustentar sob todas as dificuldades. Há um estado melhor à vista. Ele espera uma herança incorruptível, sem mácula e que não murcha, reservada para ele no céu.

Como eles podem se consolar bem com essas palavras! E agora tudo isso dá bom motivo para mostrarmos toda mansidão a todas as pessoas, pois experimentamos tanto benefício da bondade e do amor de Deus por nós, e podemos esperar que elas, no tempo de Deus, participem da mesma graça que nós.

E isso quanto aos motivos para um comportamento equânime e brando, manso e terno para com os outros, a partir de sua própria condição má no passado e do estado presente mais feliz a que são trazidos, sem nenhum mérito ou merecimento próprios, e ao qual outros também podem ser trazidos pela mesma graça.

III. O apóstolo, tendo exposto os deveres dos cristãos em comum, com os motivos referentes a eles mesmos, acrescenta outro, tirado de sua bondade e utilidade para as pessoas. Observe: quando expõe a graça de Deus para conosco, imediatamente insiste na necessidade de boas obras.

Pois não devemos esperar o benefício da misericórdia de Deus se não fizermos de nosso dever uma questão de consciência (v. 8): “Esta é uma palavra fiel, e essas coisas quero que afirmes constantemente”. É uma verdadeira doutrina cristã da maior importância, na qual os ministros devem insistir e que devem inculcar com o maior fervor e constância.

Para que os que creram em Deus não pensem que uma fé nua e despojada os salvará; mas deve ser uma fé operante e atuante, produzindo o fruto da justiça. Devem cuidar de manter boas obras, não praticá-las apenas ocasionalmente e quando as oportunidades vierem a seu encontro, mas buscar ocasiões para praticá-las.

“Essas coisas são boas e proveitosas para as pessoas”: essas boas obras, dizem alguns, ou o ensino dessas coisas em vez de questões ociosas, como vem a seguir. Essas coisas são boas em si mesmas, e ensiná-las é útil à humanidade, fazendo das pessoas um benefício público onde vivem.

Repare: os ministros, ao ensinar, devem cuidar de expor o que é sadio e bom em si mesmo e proveitoso aos que ouvem; tudo deve contribuir para a edificação tanto das pessoas quanto dos grupos sociais.

Versículos 9 a 15

O Tratamento dos Hereges; Bênção Apostólica. (66 d.C.)

Aqui está a quinta e última coisa no assunto da epístola: o que Tito deve evitar ao ensinar; como deve lidar com um herege; e algumas outras orientações. Observe:

I. Para que o sentido do apóstolo fique mais claro e completo, e especialmente adequado ao tempo e à situação em Creta, onde havia muitos judaizantes, ele diz a Tito o que deve evitar ao ensinar, v. 9. Há questões necessárias que devem ser debatidas e esclarecidas, pois contribuem para o crescimento no conhecimento útil.

Mas devem ser evitadas as investigações ociosas e insensatas que não tendem nem à glória de Deus nem à edificação das pessoas. Algumas podem ter aparência de sabedoria, mas são vãs, como muitas questões dos mestres judeus e dos escolásticos posteriores, que abundam em assuntos sem importância nem utilidade para a fé ou a prática. Evite-as.

E as genealogias, dos deuses, dizem alguns, das quais os poetas pagãos tanto falavam; ou, antes, aquelas que despertavam tanta curiosidade entre os judeus. Poderiam ser feitas algumas investigações lícitas e úteis sobre essas coisas para ver, em certos casos, o cumprimento das Escrituras e, especialmente, a descendência de Cristo, o Messias.

Mas Tito deve se opor a tudo o que serve apenas à ostentação e alimenta a vaidade de vangloriar-se de uma longa linhagem. Muito mais deve se opor às genealogias com que os mestres judeus se ocupavam e importunavam seus ouvintes, mesmo depois da vinda de Cristo e da abolição da distinção entre famílias e tribos, como se quisessem reconstruir a ordem agora extinta. Essas coisas são insensatas e vãs.

E as disputas e contendas acerca da lei. Havia quem defendesse os ritos e cerimônias mosaicos e quisesse mantê-los na igreja, embora o evangelho e a vinda de Cristo os tivessem substituído e abolido. Tito não deve dar apoio a essas pessoas, mas evitá-las e opor-se a elas.

Pois são coisas inúteis e vãs: isso se refere tanto àquelas questões insensatas e genealogias quanto às contendas acerca da lei. Longe de instruir e edificar na piedade, são obstáculos a ela. Com isso, a religião cristã e as boas obras, que devem ser mantidas, serão enfraquecidas e prejudicadas; a paz da igreja será perturbada e o progresso do evangelho, impedido.

Observe: os ministros não devem apenas ensinar coisas boas e úteis, mas também evitar e combater o contrário, aquilo que corromperia a fé e impediria a piedade e as boas obras. As pessoas tampouco devem ter ouvidos ávidos por novidades, mas amar e acolher a doutrina sadia, que mais contribui para a edificação.

II. Mas, porque, apesar de tudo, haverá heresias e hereges na igreja, o apóstolo orienta Tito sobre o que fazer nesse caso e como lidar com essas pessoas, v. 10.

Quem abandona a verdade tal como ela está em Cristo Jesus, introduz falsas doutrinas e as propaga para corromper a fé em questões graves e importantes, perturbando com isso a paz da igreja, deve ser rejeitado após empregados os devidos meios para recuperá-lo.

“Adverte-o uma vez e mais uma, para que, se possível, seja trazido de volta e ganhes teu irmão. Mas, se isso não o reconduzir, lança-o fora da comunhão e adverte todos os cristãos a evitá-lo, para que outros não sejam prejudicados.”

Sabe-se que tal pessoa está subvertida, afastada do fundamento, e peca gravemente, condenada por si mesma. Os que não se deixam corrigir pelas advertências e persistem obstinadamente em seus pecados e erros estão subvertidos e condenados por si mesmos.

Aplicam a si mesmos a pena que os responsáveis pela igreja deveriam aplicar-lhes: excluem-se da igreja e rejeitam sua comunhão. Assim, condenam a si mesmos. Observe:

  1. Como é grande o mal da verdadeira heresia! Por isso, não se deve acusar alguém levianamente dela, embora todos devam tomar muito cuidado com ela. Tal pessoa está subvertida ou pervertida: a imagem vem de uma construção tão arruinada que é difícil, senão impossível, repará-la e erguê-la outra vez.

Verdadeiros hereges raramente voltam à verdadeira fé. Não se trata tanto de deficiência no entendimento quanto de perversidade da vontade, por orgulho, ambição, obstinação, cobiça ou alguma corrupção semelhante, contra a qual se deve tomar cuidado: “Seja humilde, ame a verdade e pratique-a, e você escapará da heresia que leva à condenação”.

  1. Devem-se empregar esforço e paciência com os que erram mais gravemente. Não se deve desistir deles nem rejeitá-los com facilidade e pressa; é preciso dar tempo suficiente e tentar meios adequados para recuperá-los.

  2. Os meios da igreja, mesmo com os hereges, são persuasivos e racionais. Eles devem ser advertidos, instruídos e avisados: é isso que nouthesia expressa.

  3. Diante da obstinação persistente e da recusa em se corrigir, a igreja tem poder e obrigação de preservar a própria pureza, separando de si tal membro corrompido. Pela bênção de Deus, essa disciplina pode levar o transgressor a corrigir-se; se não levar, deixará o próprio transgressor ainda mais indesculpável em sua condenação.

III. O apóstolo acrescenta outras orientações, v. 12, 13. Aqui há duas ordens pessoais:

  1. Tito deve estar pronto para ir a Paulo em Nicópolis, cidade da Trácia, segundo se considera, na fronteira da Macedônia, assim que Ártemas ou Tíquico for enviado a Creta para substituí-lo e cuidar das igrejas quando ele as deixar.

O apóstolo não queria que, em seu estado novo e frágil, elas ficassem sem um ou outro homem de grande capacidade para guiá-las e ajudá-las. Ao que parece, Tito não era seu bispo ou pastor fixo, mas evangelista; caso contrário, Paulo não o teria afastado tanto do seu encargo.

Pouco lemos de Ártemas, mas Tíquico é mencionado com respeito em muitas ocasiões. Paulo o chama de irmão amado, ministro fiel e conservo no Senhor, portanto alguém apropriado para o serviço indicado.

Quando Paulo diz a Tito: “Esforça-te para vir a mim a Nicópolis, pois decidi passar o inverno ali”, fica claro que a epístola não foi escrita em Nicópolis, como diz o pós-escrito. Se tivesse sido, ele teria dito que decidira passar o inverno aqui, não ali.

  1. A outra ordem pessoal dada a Tito é que acompanhe diligentemente dois de seus amigos em sua viagem e cuide de provê-los, para que nada lhes falte. Isso deveria ser feito não só por cortesia comum, mas por piedade cristã, em consideração tanto a eles quanto ao trabalho para o qual foram enviados: provavelmente pregar o evangelho ou servir às igrejas de algum modo.

Zenas é chamado de jurista; não se sabe se sua profissão, exercida por algum tempo, dizia respeito ao direito romano ou à lei mosaica. Apolo era um ministro notável e fiel.

Acompanhar pessoas assim por parte do caminho e prover o necessário para o trabalho e a viagem delas era serviço piedoso e necessário; e, para promovê-lo e preparar recursos para isso, o apóstolo repete aqui o que antes exortara Tito a ensinar (v. 8): “Que os nossos aprendam também a manter boas obras para os usos necessários, para que não sejam infrutíferos”, v. 14.

Que os cristãos, os que creram em Deus, aprendam a manter boas obras, especialmente obras como essas, sustentando ministros no trabalho de pregar e difundir o evangelho; assim se tornam cooperadores da verdade, 3 João 1:5-8. “Para que não sejam infrutíferos.”

O cristianismo não é uma profissão sem frutos. Os que o professam devem estar cheios dos frutos de justiça que vêm por Jesus Cristo, para a glória e o louvor de Deus. Não basta que sejam inofensivos; devem ser úteis, fazendo o bem e também evitando o mal.

“Que os nossos estabeleçam e mantenham algum trabalho e ocupação honestos, a fim de prover para si mesmos e para suas famílias e não serem fardos inúteis na terra.” Assim entendem alguns. Não devem pensar que o cristianismo lhes concede dispensa do trabalho. Não: ele os obriga a buscar alguma ocupação honesta e a nela permanecer com Deus.

Isso é bem-visto, dará crédito à religião e fará bem à humanidade. Não serão membros inúteis do corpo nem se tornarão fardo ou encargo para os outros, mas poderão ajudar os necessitados. Manter boas obras para os usos necessários: não viver como zangões do trabalho dos outros, e sim ser frutíferos para o bem comum.

IV. O apóstolo conclui com saudações e bênçãos, v. 15. Embora alguns deles talvez não conhecessem Tito pessoalmente, todos, por meio de Paulo, testemunham amor e bons votos a ele; assim o reconhecem em seu trabalho e o estimulam a prosseguir nele.

É grande consolo e ânimo ter o coração e as orações de outros cristãos conosco e a nosso favor. “Saúda os que nos amam na fé”, ou por causa da fé, nossos afetuosos companheiros cristãos. A santidade, ou a imagem de Deus em qualquer pessoa, é o que mais desperta afeição, fortalece todos os outros laços e é, em si, o melhor laço.

“A graça seja com todos vós. Amém.” Essa é a bênção final, não só para Tito, mas para todos os fiéis que estão com ele. Isso mostra que, embora a epístola traga apenas o nome de Tito na inscrição, destinava-se ao uso das igrejas dali; Paulo as tinha diante dos olhos e no coração enquanto a escrevia.

“A graça seja com todos vós: o amor e o favor de Deus, com seus frutos e efeitos conforme a necessidade, especialmente os espirituais, e o crescimento e a percepção cada vez maiores deles em vossas almas.” Esse é o desejo e a oração do apóstolo, que mostram sua afeição por eles e seu desejo de lhes fazer bem; são também um meio de obter e trazer sobre eles o que pediu.

Observe: a graça é a principal coisa a desejar e pedir, por nós e pelos outros. Em suma, ela é todo o bem. Amém encerra a oração, expressando o desejo e a esperança de que assim seja e assim será.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra