Matthew Henry

Tito 1

Argumento

Tito

Concluída por Jeremiah Smith.

UMA

EXPOSIÇÃO

COM OBSERVAÇÕES PRÁTICAS

DA EPÍSTOLA DE SÃO PAULO A

TITO.

Esta epístola de Paulo a Tito é de natureza muito semelhante às dirigidas a Timóteo. Ambos eram convertidos de Paulo e seus companheiros em trabalhos e sofrimentos; ambos exerciam o ofício de evangelistas, cujo trabalho era regar as igrejas plantadas pelos apóstolos e pôr em ordem o que lhes faltava.

Eram, por assim dizer, representantes dos apóstolos, trabalhando na obra do Senhor como eles faziam, e principalmente sob sua direção. Mas esta não era despótica nem arbitrária; vinha junto do exercício da prudência e do juízo deles próprios, 1 Coríntios 16:10, 12.

Lemos muito acerca desse Tito, de seus títulos, caráter e utilidade ativa, em muitos lugares: era grego, Gálatas 2:3. Paulo o chamava de seu filho (Tito 1:4), seu irmão (2 Coríntios 2:13), seu parceiro e cooperador (2 Coríntios 8:23), alguém que andava no mesmo espírito e nos mesmos passos que ele próprio.

Subiu com os apóstolos à igreja em Jerusalém (Gálatas 2:1); esteve muito em Corinto, por cuja igreja tinha zelo fervoroso, 2 Coríntios 8:16. A segunda epístola de Paulo a eles, e provavelmente também a primeira, foi enviada por sua mão, 2 Coríntios 8:16-18, 23; 9:2-4; 12:18.

Estava com o apóstolo em Roma e dali foi para a Dalmácia (2 Timóteo 4:10); depois disso, nada mais aparece a seu respeito nas Escrituras. Assim, por elas, parece não ter sido bispo fixo; se o foi, e naqueles tempos, a igreja de Corinto, onde mais trabalhou, tinha o maior direito a ele.

Em Creta, agora chamada Cândia, antes Hecatômpolis, por causa das cem cidades que havia nela, uma grande ilha na entrada do mar Egeu, o evangelho havia conquistado algum terreno. E aqui estiveram Paulo e Tito em uma de suas viagens, cultivando essa plantação.

Mas o apóstolo dos gentios, tendo sobre si o cuidado de todas as igrejas, não podia permanecer muito tempo nesse lugar. Por isso, deixou Tito ali por algum tempo, para continuar o trabalho iniciado. Provavelmente, ao encontrar dificuldade maior que a habitual, Paulo lhe escreveu esta epístola.

Contudo, talvez não tanto por causa de Tito quanto do povo, para que os esforços de Tito, fortalecidos pelo conselho e autoridade apostólicos, fossem mais significativos e eficazes entre eles.

Devia cuidar para que todas as cidades tivessem bons pastores, rejeitar e manter afastados os inaptos e indignos, ensinar doutrina sadia e instruir pessoas de todas as classes em seus deveres.

Devia expor a graça gratuita de Deus na salvação humana por Cristo e, junto disso, mostrar a necessidade de manter boas obras por parte dos que creram em Deus e esperam dele a vida eterna.

Neste capítulo, temos: I. O prefácio ou introdução à epístola, mostrando de quem e para quem foi escrita, com a saudação e oração do apóstolo por Tito, desejando-lhe todas as bênçãos, vv. 1-4. II. A entrada no assunto, indicando a finalidade de Tito ter sido deixado em Creta, v. 5.

III. E como essa finalidade deveria ser buscada tanto em relação aos bons quanto aos maus ministros, v. 6 até o fim.

Versículos 1 a 4

Introdução; A Ordem do Apóstolo a Tito. (66 d.C.)

Aqui está o prefácio à epístola, mostrando:

I. O escritor. Paulo, nome gentio adotado pelo apóstolo dos gentios, Atos 13:9, 46, 47. Os ministros acomodarão até questões menores, desde que possam favorecer em algo a aceitação de seu trabalho.

Quando os judeus rejeitaram o evangelho e os gentios o receberam, não lemos mais acerca desse apóstolo por seu nome judaico, Saulo, mas pelo romano, Paulo. Servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo. Aqui ele é descrito por sua relação e seu ofício.

Servo de Deus, não apenas no sentido geral, como homem e cristão, mas especialmente como ministro, servindo a Deus no evangelho de seu Filho, Romanos 1:9. Esta é uma grande honra; a glória dos anjos é serem espíritos ministradores, enviados para ministrar em favor dos que serão herdeiros da salvação, Hebreus 1:14.

Paulo é descrito mais especialmente como ministro principal, apóstolo de Jesus Cristo: alguém que vira o Senhor, fora chamado e comissionado por ele sem mediação e dele recebera sua doutrina. Observe: os oficiais mais elevados da igreja são apenas servos. Muita teologia e devoção estão compreendidas nas inscrições das epístolas.

Os apóstolos de Jesus Cristo, empregados em difundir e propagar sua religião, eram nisso também servos de Deus. Não estabeleciam nada incompatível com as verdades e deveres da religião natural.

O cristianismo que pregavam tinha por fim esclarecer e reforçar esses princípios naturais, assim como fazê-los avançar e acrescentar o que era adequado e necessário no estado degenerado e rebelado do homem. Portanto, os apóstolos de Jesus Cristo eram servos de Deus segundo a fé dos eleitos de Deus.

Sua doutrina concordava com a fé de todos os eleitos desde o princípio do mundo e tinha por fim propagá-la e promovê-la. Observe: há eleitos de Deus (1 Pedro 1:2), e neles o Espírito Santo opera preciosa fé divina, própria dos escolhidos para a vida eterna (2 Tessalonicenses 2:13, 14).

“Deus desde o princípio vos escolheu para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade, para a qual vos chamou pelo nosso evangelho”. A fé é o primeiro princípio da santificação. E o reconhecimento da verdade que é segundo a piedade.

O evangelho é verdade: a grande, segura e salvadora verdade (Colossenses 1:5), a palavra da verdade do evangelho. A fé divina não repousa sobre raciocínios falíveis e opiniões prováveis, mas sobre a palavra infalível, a própria verdade, que é segundo a piedade, de natureza e tendência piedosas, pura e purificadora do coração do crente.

Por essa marca, julgue as doutrinas e os espíritos: se são de Deus ou não; o que é impuro e prejudicial à verdadeira piedade e à religião prática não pode ter origem divina.

Toda a verdade do evangelho é segundo a piedade, ensinando e alimentando reverência e temor de Deus e obediência a ele. É verdade não apenas para ser conhecida, mas reconhecida; deve ser apresentada em palavra e prática, Filipenses 2:15, 16.

“Com o coração o homem crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação”, Romanos 10:10. Os que retêm a verdade em injustiça nem conhecem nem creem como deveriam.

Levar a esse conhecimento e fé, e ao reconhecimento e profissão da verdade que é segundo a piedade, é o grande fim do ministério do evangelho, mesmo de seu grau e ordem mais elevados. Seus ensinos devem ter este objetivo principal: gerar fé e confirmá-la.

Na esperança da vida eterna, ou para essa esperança, v. 2. Este é o propósito ulterior do evangelho: gerar esperança, assim como fé; desprender a mente e o coração do mundo e elevá-los ao céu e às coisas do alto.

A fé e a piedade dos cristãos levam à vida eterna e dão esperança e expectativa bem fundamentadas dela; pois Deus, que não pode mentir, a prometeu. A honra de Deus é não poder mentir nem enganar; e este é o consolo dos crentes, cujo tesouro está guardado em suas promessas fiéis.

Mas como se diz que prometeu antes de o mundo começar? Resposta: alguns entendem por promessa seu decreto; ele a propôs em seus conselhos eternos, que eram, por assim dizer, sua promessa em embrião.

Ou melhor, dizem alguns, pro chronon aionion significa antes dos tempos antigos, ou muitos anos atrás, referindo-se à promessa exposta obscuramente em Gênesis 3:15. Aqui está a estabilidade e a antiguidade da promessa de vida eterna aos santos.

Deus, que não pode mentir, prometeu antes de o mundo começar, isto é, muitas eras atrás. Como é excelente, então, o evangelho, objeto de promessa divina tão cedo! Quanto deve ser estimado por nós, e quanta gratidão devemos por nosso privilégio, além dos que vieram antes de nós! “Felizes são vossos olhos, pois veem”, etc.

Não admira que o desprezo por ele seja severamente castigado, pois não só o prometeu antigamente, mas (v. 3), nos devidos tempos, manifestou sua palavra pela pregação. Isto é, no devido tempo, na ocasião apropriada previamente designada, tornou mais clara pela pregação aquela promessa sua, exposta tão obscuramente antigamente.

Aquilo que alguns chamaram de loucura da pregação foi assim honrado. A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus, pela palavra pregada. Que me foi confiada. O ministério é um encargo; ninguém toma essa honra senão aquele que é designado para ela; e todo aquele que é designado e chamado deve pregar a palavra.

1 Coríntios 9:16: “Ai de mim se não pregar o evangelho”. Ministros que não pregam não são sucessores do apóstolo. Segundo o mandamento de Deus, nosso Salvador. A pregação é um trabalho designado por Deus como Salvador.

Veja aqui uma prova da divindade de Cristo, pois por ele o evangelho foi confiado a Paulo quando este se converteu (Atos 9:15, 17; 22:10, 14, 15), e novamente quando Cristo lhe apareceu, Atos 22:17-21.

Ele, portanto, é esse Salvador. Não que toda a Trindade não concorde nisso: o Pai salva pelo Filho mediante o Espírito, e todos concordam em enviar ministros. Que ninguém repouse, portanto, no chamado humano sem o de Deus; ele capacita, inclina, autoriza e dá oportunidade para o trabalho.

II. A pessoa a quem foi escrito, descrita:

  1. Por seu nome, Tito, grego gentio, contudo chamado tanto à fé quanto ao ministério. Observe: a graça de Deus é gratuita e poderosa. Que dignidade ou preparação havia em alguém de linhagem e educação pagãs?

  2. Por sua relação espiritual com o apóstolo: meu próprio filho, ou meu filho genuíno, não por geração natural, mas por regeneração sobrenatural. “Eu os gerei pelo evangelho”, disse ele aos coríntios, 1 Coríntios 4:15.

Os ministros são pais espirituais daqueles de cuja conversão são instrumentos; terão terna afeição e zelo por eles e devem ser considerados por eles de modo correspondente.

Meu próprio filho segundo a fé comum, aquela fé comum a todos os regenerados, que você tem de verdade e expressa vivamente.

Isso poderia ser dito para distinguir Tito dos hipócritas e falsos mestres e recomendá-lo à consideração dos cretenses, como imagem viva do próprio apóstolo entre eles, na fé, na vida e na doutrina celestial. A esse Tito, merecidamente tão querido do apóstolo, dirigem-se:

III. A saudação e oração, desejando-lhe todas as bênçãos: “Graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador”. Temos aqui:

  1. As bênçãos desejadas: graça, misericórdia e paz. Graça: o favor gratuito de Deus e a aceitação diante dele. Misericórdia: os frutos desse favor, no perdão dos pecados e na libertação de todas as misérias por ele, tanto aqui quanto no futuro.

E paz: o efeito e fruto positivos da misericórdia. Paz com Deus por Cristo, que é nossa paz, com as criaturas e conosco mesmos; paz exterior e interior, compreendendo todo bem que contribui para nossa felicidade no tempo e na eternidade.

Observe: a graça é a fonte de todas as bênçãos. Misericórdia, paz e todo bem brotam dela. Entre no favor de Deus, e tudo deve estar bem. Pois:

  1. Estas são as pessoas de quem se desejam as bênçãos: de Deus Pai, a fonte de todo bem. Toda bênção, todo consolo nos vem de Deus como Pai; é Pai de todos pela criação, mas dos bons pela adoção e regeneração.

E do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador, como caminho e meio de aquisição e transmissão. Tudo vem do Pai pelo Filho, que é Senhor por natureza, herdeiro de todas as coisas e nosso Senhor, Redentor e cabeça, que ordena e governa seus membros.

Todos são postos sob ele; dele dependemos, como in capite, e lhe devemos sujeição e obediência. Ele é também Jesus e Cristo, o Salvador ungido, e especialmente nosso Salvador, de nós que cremos nele, livrando-nos do pecado e do inferno e levando-nos ao céu e à felicidade.

Até aqui o prefácio à epístola; segue-se a entrada no assunto, indicando a finalidade de Tito ter sido deixado em Creta.

Versículo 5

Ordenação de Presbíteros. (66 d.C.)

Aqui está a finalidade expressa:

I. Mais geralmente: “Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas que faltam”. Este era o trabalho dos evangelistas, ofício que Tito exercia: regar onde os apóstolos haviam plantado (1 Coríntios 3:6), fazendo avançar e concluindo o que eles haviam começado.

É isso que epidiorthoun significa: ordenar depois de outro. Tito devia continuar a estabelecer aquilo para que o próprio apóstolo não tivera tempo em sua curta permanência ali. Observe:

  1. A grande diligência do apóstolo no evangelho: quando punha as coisas em andamento num lugar, apressava-se a ir para outro. Era devedor aos gregos e aos bárbaros e trabalhava para difundir o evangelho entre todos eles, até onde pudesse.

E 2. Sua fidelidade e prudência. Não negligenciava os lugares de onde saía; mas deixava alguns para cultivar a nova plantação e continuar o que fora começado.

  1. Sua humildade: não desprezava ser ajudado em seu trabalho, e isso por pessoas que não tinham posição tão elevada no ministério nem dons e capacitação tão grandes quanto ele.

Desde que o evangelho avançasse e o bem das almas fosse promovido, usava de boa vontade as mãos dos outros nessa obra. Exemplo adequado para despertar zelo e aplicação e comprometer os ministros com fidelidade e cuidado pelo rebanho.

Presentes ou ausentes, vivendo ou morrendo, devem, tanto quanto lhes for possível, prover a edificação espiritual e o consolo de seu povo. Podemos também observar aqui:

  1. Que Tito, embora inferior a um apóstolo, contudo estava acima dos pastores ou bispos fixos ordinários, que deviam cuidar de igrejas específicas como seu encargo próprio e estabelecido.

Mas Tito atuava numa esfera mais elevada: ordenar esses pastores ordinários onde faltassem, estabelecer as coisas em seu estado e forma iniciais, depois passar a outros lugares para serviço semelhante, conforme a necessidade.

Tito não era apenas ministro da igreja universal, como todos os outros também são, mas ministro universal. Outros tinham poder habitual e in actu primo para ministrar em qualquer lugar, mediante chamado e oportunidade.

Mas evangelistas como Tito tinham poder in actu secundo et exercito e podiam exercer seu ministério onde quer que fossem e exigir sustento das igrejas.

Em toda parte estavam efetivamente em sua diocese ou província e tinham direito de dirigir e presidir entre os pastores e ministros ordinários. Onde um apóstolo podia atuar como apóstolo, um evangelista podia atuar como evangelista.

Pois trabalhavam na obra do Senhor como eles (1 Coríntios 16:10), de modo semelhante, sem lugar fixo e itinerante. Aqui em Creta, Tito estava apenas ocasionalmente e por pouco tempo. Paulo quis que concluísse a tarefa para a qual fora deixado e fosse ter com ele em Nicópolis, onde pretendia passar o inverno.

Depois disso, foi enviado a Corinto, esteve com o apóstolo em Roma e dali foi enviado à Dalmácia; esta é a última notícia dele nas Escrituras. Assim, nas Escrituras, não aparece nele episcopado fixo algum; deixou Creta, e não encontramos que tenha voltado lá outra vez.

Mas que poder tinham Paulo ou Tito aqui? O que fizeram não era invasão dos direitos dos governantes civis? De modo algum: não vieram interferir nos direitos civis de ninguém. Lucas 12:14: “Quem me fez juiz ou repartidor sobre vós?”

Seu trabalho era espiritual, a ser realizado por convencimento e persuasão, de modo algum interferindo no poder dos magistrados, prejudicando-o ou enfraquecendo-o, mas antes assegurando-o e fortalecendo-o.

As coisas que faltavam não eram daquelas de que os magistrados civis são fontes ou autores, mas ordenanças divinas e espirituais e determinações para fins espirituais, derivadas de Cristo, rei e cabeça da igreja. Para estabelecê-las Tito foi deixado.

E observe: não é fácil levantar igrejas e levá-las à perfeição. O próprio Paulo havia trabalhado aqui e, contudo, havia coisas faltando. Os materiais estão fora do esquadro; precisam de muito corte e ajuste para assumir a forma correta e, depois de postos nela, ser mantidos e conservados assim.

Os melhores são propensos a decair e perder a ordem. Os ministros devem ajudar contra isso, corrigindo o que está errado e suprindo o que falta. Este, em geral, era o trabalho de Tito em Creta. E:

II. Em particular: ordenar presbíteros em cada cidade, isto é, ministros, em sua maioria escolhidos entre os cristãos mais velhos, mais entendidos e experientes; ou, se fossem mais jovens em anos, contudo sérios e sólidos em seu porte e costumes.

Deviam ser estabelecidos onde houvesse número adequado de cristãos, como geralmente ocorria nas vilas maiores e cidades; embora as aldeias também pudessem tê-los onde houvesse cristãos suficientes para isso.

Esses presbíteros, ou anciãos, deviam ter o cuidado e encargo ordinários e estabelecidos das igrejas: alimentá-las e governá-las e realizar todo trabalho e dever pastoral nelas e para com elas.

A palavra às vezes é usada de modo mais amplo para qualquer pessoa que exerça função eclesiástica na igreja; assim, os apóstolos eram presbíteros, ou anciãos (1 Pedro 5:1).

Mas aqui se refere aos pastores fixos ordinários, que trabalhavam na palavra e doutrina e estavam sobre as igrejas no Senhor, como os descritos aqui ao longo do capítulo.

Alguns usam a palavra presbítero no mesmo sentido de sacerdos e a traduzem por sacerdote, termo não dado aos ministros do evangelho, salvo de modo figurado ou alusivo.

Assim, de todo o povo de Deus se diz que foi feito reis e sacerdotes para Deus, hiereis, não presbyterous, para oferecer sacrifícios espirituais de orações, louvores e esmolas.

Mas, propriamente, não temos sacerdote sob o evangelho, exceto Cristo, o sumo sacerdote de nossa profissão (Hebreus 3:1), que se ofereceu como sacrifício a Deus em nosso favor e vive sempre, em virtude disso, para interceder em nosso favor.

Portanto, os presbíteros aqui não são sacerdotes propriamente ditos, para oferecer sacrifícios, sejam típicos ou reais; apenas ministros do evangelho, para administrar as ordenanças de Cristo e alimentar a igreja de Deus, sobre a qual o Espírito Santo os fez supervisores. Observe:

  1. Uma igreja sem ministério fixo e permanente é imperfeita e tem falta.

  2. Onde há número adequado de crentes, devem ser estabelecidos presbíteros, ou anciãos. Sua continuidade nas igrejas é tão necessária quanto sua primeira designação.

É para aperfeiçoar os santos e edificar o corpo de Cristo, até que todos cheguem a homem perfeito em Cristo, até que o número total dos escolhidos de Deus seja chamado e unido a Cristo num só corpo e levado à sua plena estatura e força, e à medida de graça própria e destinada a eles, Efésios 4:12, 13.

Este é trabalho que deve ser feito, e será feito, até o fim do mundo; por isso, os meios necessários e designados para ele devem durar. Que louvor se deve a Deus por tal instituição! Que gratidão dos que desfrutam seus benefícios! Que compaixão e oração pelos que não a têm!

Roguem ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para sua colheita. A fé vem pelo ouvir e também por ele é preservada, mantida e tornada frutífera.

Ignorância e corrupção, declínio do bem e aumento de todo mal vêm da falta de um ministério que ensine e vivifique. Por esses motivos, Tito foi deixado em Creta, para pôr em ordem as coisas que faltavam e ordenar presbíteros em cada cidade.

Mas devia fazer isso não ad libitum, ou segundo sua própria vontade ou capricho, mas segundo a orientação apostólica.

III. A regra de seu procedimento: “Como te havia designado”, provavelmente quando se afastava dele, na presença e ao alcance dos ouvidos de outros.

Pode agora referir-se a isso, não tanto por causa do próprio Tito quanto do povo, para que obedecessem mais prontamente a Tito, sabendo e observando que, no que fazia, era autorizado e apoiado pela injunção e autoridade apostólicas.

Assim como sob a lei todas as coisas deviam ser feitas segundo o modelo mostrado a Moisés no monte, assim sob o evangelho tudo deve ser ordenado e administrado segundo a direção de Cristo e de seus principais ministros, infalivelmente guiados por ele.

Tradições e invenções humanas não podem ser introduzidas na igreja de Deus. Pode haver, sim, e ainda: deve haver disposições prudentes para realizar os fins das determinações de Cristo, segundo as regras gerais da palavra.

Mas ninguém pode alterar nada na substância da fé ou do culto, nem na ordem e disciplina das igrejas. Se um evangelista não podia fazer nada senão por determinação, muito menos podem os outros.

A igreja é a casa de Deus, e a ele cabe designar seus oficiais e suas ordens como lhe agrada. O como aqui se refere às qualificações e caráter dos presbíteros que devia ordenar.

Ordene presbíteros em cada cidade como designei a você, tais como então descrevi e agora novamente apontarei a você de modo mais específico. É o que faz do sexto ao nono versículo, inclusive.

As Qualificações de um Bispo; A Necessidade de Censura Incisiva. (66 d.C.)

Versículos 6 a 16

O apóstolo dá aqui a Tito orientações acerca da ordenação, mostrando quem devia ordenar e quem não.

I. Dos que devia ordenar. Aponta suas qualificações e virtudes: as que dizem respeito à sua vida e costumes e as que se relacionam à sua doutrina; as primeiras nos versículos sexto, sétimo e oitavo, e as últimas no nono.

  1. Suas qualificações quanto à vida e costumes:

(1.) Mais gerais: se alguém for irrepreensível. Não absolutamente sem falta, pois ninguém é assim: não há quem viva e não peque. Nem inteiramente sem recriminações; isso é raro e difícil.

O próprio Cristo e seus apóstolos foram recriminados, embora não merecessem. Em Cristo certamente não havia nada recriminável; e seus apóstolos não eram como seus inimigos os acusavam de ser.

Mas o sentido é que deve ser alguém que não tenha má reputação. Antes, deve ter bom testemunho até dos de fora; não deve ser culpado de modo grosseiro ou escandaloso, que traga descrédito à santa função; não deve ser alguém assim.

(2.) Mais particulares:

[1.] Há seu caráter relativo às relações. Em sua própria pessoa, deve ter castidade conjugal: marido de uma mulher. A igreja de Roma diz: marido de nenhuma mulher; mas desde o princípio não foi assim. O casamento é ordenança que nenhuma profissão ou vocação impede.

1 Coríntios 9:5: não tenho poder, diz Paulo, de levar comigo uma irmã, uma esposa, assim como os outros apóstolos? Proibir o casamento é uma das doutrinas errôneas da igreja anticristã, 1 Timóteo 4:3.

Não que os ministros devam ser casados; não é isso que se quer dizer. Mas marido de uma mulher pode significar não ter divorciado sua esposa e casado com outra, como era muito comum entre os da circuncisão, mesmo por motivos leves.

Ou marido de uma mulher, isto é, ao mesmo tempo: não bígamo. Não que não pudesse casar sucessivamente com mais de uma mulher; mas, sendo casado, deve ter apenas uma esposa por vez, não duas ou mais, segundo a prática pecaminosa muito comum naqueles tempos.

Era uma imitação perversa dos patriarcas, costume mau do qual nosso Senhor ensinou a reforma. A poligamia é escandalosa em qualquer pessoa, assim como ter uma prostituta ou concubina junto da esposa legítima.

Tal pecado ou qualquer comportamento lascivo e libidinoso deve estar muito longe de quem entraria em função tão sagrada. E, quanto aos filhos, deve ter filhos fiéis, obedientes e bons, criados na verdadeira fé cristã e vivendo segundo ela, pelo menos até onde os esforços dos pais podem alcançar.

É para a honra dos ministros que seus filhos sejam fiéis e piedosos, como convém à sua religião. Não acusados de dissolução nem insubordinados; não justamente assim acusados por terem dado fundamento e ocasião a isso, pois, de outro modo, os mais inocentes podem ser acusados falsamente.

Devem, portanto, cuidar para que não haja aparência alguma para tal censura. Filhos tão fiéis, obedientes e moderados serão bom sinal da fidelidade e diligência do pai que assim os educou e instruiu.

E, de sua fidelidade no menor, pode vir ânimo para confiar-lhe o maior: a direção e governo da igreja de Deus. O fundamento dessa qualificação é mostrado pela natureza de seu ofício (v. 7): “Pois um bispo deve ser irrepreensível, como administrador de Deus”.

Os antes chamados presbíteros, ou anciãos, neste versículo são denominados bispos. E assim eram, não tendo acima de si oficiais ordinários fixos e permanentes. É claro que o trabalho de Tito aqui era apenas ocasional e sua permanência breve, como já foi observado.

Depois de ordenar presbíteros e estabelecer as coisas em sua forma devida, foi embora e deixou tudo, pelo que aparece nas Escrituras, nas mãos daqueles presbíteros que o apóstolo aqui chama bispos e administradores de Deus.

Não lemos nos escritos sagrados acerca de sucessor algum que tivesse em Creta. Mas a esses presbíteros ou bispos foi confiado todo o encargo de alimentar, dirigir e vigiar seu rebanho.

Não lhes faltava poder algum necessário para conduzir a religião e seu ministério entre eles e confiá-lo às eras seguintes. Ora, sendo tais bispos e supervisores do rebanho, deviam ser exemplos para eles e administradores de Deus, para zelar pelos assuntos de sua casa, prover e distribuir-lhes as coisas necessárias.

Há grande motivo para que seu caráter seja limpo e bom, para que sejam irrepreensíveis. Como poderia ser de outra forma, sem que a religião sofresse, seu trabalho fosse impedido e as almas que deviam salvar fossem prejudicadas e postas em perigo? Estas são as qualificações relativas às relações, com seu fundamento.

[2.] As mais absolutas são expressas, primeiro, negativamente, mostrando o que um presbítero ou bispo não deve ser: não voluntarioso.

A proibição tem grande alcance: exclui a alta opinião de si, ou a presunção excessiva de dons e capacidades, e o transbordar em seu próprio entendimento; o amor a si mesmo e a busca de si mesmo, fazendo de si o centro de tudo.

Exclui também a confiança e segurança em si mesmo e o agrado de si mesmo, dando pouca consideração ou valor aos outros; ser orgulhoso, teimoso, obstinado, inflexível, fixado na própria vontade e caminho, ou rude como Nabal. Este é o sentido que os expositores atribuíram ao termo.

Grande honra é para um ministro não ser assim disposto; estar pronto a pedir e aceitar conselho, pronto a ceder, tanto quanto razoavelmente possível, à mente e vontade dos outros, tornando-se tudo para todos, para que possa ganhar alguns.

Não facilmente irado, me orgilon, não alguém de temperamento precipitado e irado, logo e facilmente provocado e inflamado. Como são inaptos para governar uma igreja os que não podem governar a si mesmos ou suas próprias paixões turbulentas e insubordinadas! O ministro deve ser manso, brando e paciente para com todos.

Não dado ao vinho. Não há descrédito maior sobre um ministro que ser bebedor de vinho, alguém que o ama e dá a si mesmo liberdade indevida nesse assunto, que permanece no vinho ou bebida forte até que o inflame.

Seu uso oportuno e moderado, como o das outras boas criaturas de Deus, não é ilícito. “Usa um pouco de vinho por causa de teu estômago e de tuas frequentes enfermidades”, disse Paulo a Timóteo, 1 Timóteo 5:23. Mas o excesso nisso é vergonhoso em todos, especialmente num ministro.

O vinho tira o coração, transforma o homem em bruto. Aqui é muito apropriada aquela exortação do apóstolo (Efésios 5:18): “Não vos embriagueis com vinho, no qual há excesso; mas sede cheios do Espírito”. Aqui não há excesso, mas no primeiro caso pode havê-lo facilmente; tome cuidado, portanto, para não chegar perto demais da beira.

Não agressor, de qualquer maneira dada à desavença ou à disputa, não de modo injurioso nem por vingança, com crueldade ou dureza desnecessária.

Não dado ao lucro imundo, não ávido por ele (como em 1 Timóteo 3:3). Isso não significa recusar retorno justo por seus trabalhos, para seu sustento e consolo necessários. Mas não fazer do ganho seu primeiro ou principal fim; não entrar no ministério nem administrá-lo com objetivos mundanos baixos.

Nada é mais impróprio para um ministro, que deve dirigir seus olhos e os dos outros a outro mundo, do que estar atento demais a este. Chama-se lucro imundo porque macula a alma que o deseja sem medida ou o busca avidamente, como se fosse desejável de outra forma que não por seus usos bons e lícitos.

Assim, quanto à parte negativa do caráter do bispo. Mas, em segundo lugar, positivamente: deve ser (v. 8) amante da hospitalidade, como prova de que não é dado ao lucro imundo, mas disposto a usar o que tem para os melhores propósitos.

Não deve acumular para si a ponto de impedir gastos caridosos para o bem dos outros; deve receber e hospedar estrangeiros, como a palavra significa, grande e necessário ofício de amor.

Especialmente naqueles tempos de aflição e angústia, quando os cristãos eram obrigados a fugir e vagar para escapar da perseguição e dos inimigos; ou viajando de um lado para outro, onde não havia hospedarias públicas para recebê-los como em nossos dias.

Muitos santos pobres talvez tampouco tivessem recursos próprios suficientes para tais usos. Então, recebê-los e hospedá-los era bom e agradável a Deus. Tal espírito e prática, segundo a capacidade e ocasião, convêm muito aos que devem ser exemplos de boas obras.

Amante de homens bons, ou de coisas boas; os ministros devem ser exemplares em ambas. Isso evidenciará sua piedade manifesta e semelhança com Deus e com seu Mestre Jesus Cristo: façam o bem a todos, mas especialmente aos da família da fé, os excelentes da terra, em quem deve estar todo nosso prazer.

Sóbrio, ou prudente, como a palavra significa; graça necessária num ministro, tanto em seu porte e administração ministeriais quanto pessoais. Deve ser administrador sábio, não precipitado, insensato ou impetuoso; mas alguém que governe bem suas paixões e afeições.

Justo nas coisas da vida civil, na retidão moral e na equidade dos tratos, dando a todos o que lhes é devido. Santo no que diz respeito à religião; alguém que reverencia e adora a Deus e tem conduta espiritual e celestial.

Moderado: vem de uma palavra que significa força e indica alguém que tem poder sobre seus apetites e afeições ou, em coisas lícitas, pode, para bons fins, restringi-los e contê-los.

Nada convém mais a um ministro que coisas como estas: sobriedade, moderação, justiça e santidade; sóbrio em relação a si mesmo, justo e reto para com todos e santo para com Deus.

Assim, quanto às qualificações relativas à vida e costumes do ministro, relativas às relações e absolutas, negativas e positivas: o que não deve e o que deve ser e fazer.

  1. Quanto à doutrina:

(1.) Aqui está seu dever: reter a palavra fiel, como lhe foi ensinado, mantendo-se junto à doutrina de Cristo, a palavra de sua graça, apegando-se a ela segundo as instruções recebidas; retendo-a em sua própria crença e profissão e no ensino dos outros. Observe:

[1.] A palavra de Deus, revelada nas Escrituras, é palavra verdadeira e infalível: a palavra daquele que é o amém, a testemunha verdadeira e fiel, e cujo Espírito guiou seus escritores. Homens santos de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.

[2.] Os ministros devem reter e apresentar a palavra fiel em seu ensino e vida. “Guardei a fé” era o consolo de Paulo (2 Timóteo 4:7); e não evitou declarar todo o conselho de Deus; essa era sua fidelidade, Atos 20:27.

(2.) Aqui está o fim: para que possa, por doutrina sadia, tanto exortar quanto convencer os que contradizem, persuadir e atrair outros à verdadeira fé e convencer os de mente contrária.

Como faria isso se ele próprio fosse incerto ou instável, sem reter aquela palavra fiel e doutrina sadia que devia ser o assunto desse ensino e o meio e fundamento de convencer os que se opõem à verdade?

Vemos aqui, resumidamente, o grande trabalho do ministério: exortar os dispostos a conhecer e fazer seu dever e convencer os que contradizem. Ambos devem ser feitos por doutrina sadia, isto é, de modo racional e instrutivo, por razões e testemunhos das Escrituras, que são as palavras infalíveis da verdade.

Nelas todos podem e devem repousar, satisfazer-se e deixar-se determinar por elas. Assim, quanto às qualificações dos presbíteros que Tito devia ordenar.

II. As orientações do apóstolo mostram quem devia rejeitar ou evitar: pessoas de outro caráter, mencionadas como motivo do zelo recomendado acerca das qualificações dos ministros, por que deviam ser tais, e somente tais, como os descrevera.

Ele tira os motivos tanto dos maus mestres quanto dos ouvintes entre eles, v. 10 até o fim.

  1. Dos maus mestres. (1.) Esses falsos mestres são descritos. Eram insubordinados, obstinados e ambiciosos de poder, refratários e intratáveis, como alguns traduzem, e não suportavam nem se submetiam à disciplina e à ordem necessárias na igreja, impacientes com bom governo e doutrina sadia.

E faladores vãos e enganadores, julgando-se sábios, mas realmente insensatos e, por isso, grandes faladores, caindo em erros e equívocos e apegados a eles, dedicados e empenhados em atrair outros aos mesmos.

Havia muitos assim, especialmente os da circuncisão, convertidos, pelo menos conforme alegavam, dentre os judeus, que, contudo, queriam mesclar judaísmo e cristianismo, fazendo assim uma mistura corrupta. Estes eram os falsos mestres.

(2.) Aqui está a orientação do apóstolo sobre como lidar com eles (v. 11): suas bocas devem ser fechadas. Não por força exterior, pois Tito não tinha tal poder nem este era o método do evangelho, mas por refutação e convencimento, mostrando-lhes seu erro, sem lhes dar lugar nem por uma hora.

No caso de obstinação, de fato, rompendo a paz da igreja e corrompendo outras igrejas, as censuras devem ter lugar: último meio para recuperar os faltosos e prevenir o prejuízo de muitos.

Observe: os ministros fiéis devem opor-se aos sedutores a tempo, para que, manifesta sua insensatez, não avancem mais. (3.) São dados os motivos para isso:

[1.] Dos efeitos perniciosos de seus erros: subvertem casas inteiras, ensinando o que não devem, a saber, a necessidade da circuncisão e de guardar a lei de Moisés, etc. Assim subvertem o evangelho e as almas das pessoas; não apenas algumas poucas, mas famílias inteiras.

Foi injustamente imputado aos apóstolos que viravam o mundo de cabeça para baixo. Mas justamente a esses falsos mestres que afastavam muitos da verdadeira fé para sua ruína; as bocas de tais pessoas devem ser fechadas, especialmente considerando:

[2.] Seu fim baixo no que fazem: por causa do lucro imundo, servindo a interesse mundano sob a alegação de religião. O amor ao dinheiro é a raiz de todo mal. É muito adequado que sejam resistidos, refutados e envergonhados por doutrina sadia e razões das Escrituras.

Assim, quanto aos fundamentos relativos aos maus mestres.

II. Em relação a seu povo ou ouvintes, descritos a partir de testemunho antigo dado acerca deles:

  1. Aqui está a testemunha (v. 12): um deles próprios, até profeta deles próprios, isto é, um dos cretenses, não dos judeus: Epimênides, poeta grego, que provavelmente os conhecia e dificilmente os caluniaria.

Profeta deles próprios; assim eram considerados seus poetas, escritores de oráculos divinos. Estes frequentemente testemunhavam contra os vícios do povo: Arato, Epimênides e outros entre os gregos; Horácio, Juvenal e Pérsio entre os latinos; usavam muita agudeza contra diversos vícios.

  1. Aqui está o assunto de seu testemunho: Kretes aei pseustai, kaka theria, gasteres argai, “os cretenses são sempre mentirosos, bestas más, barrigas preguiçosas”.

Até de modo proverbial, eram infames pela falsidade e mentira; kretizein, agir como cretense ou mentir, é a mesma coisa. Eram comparados a bestas más por sua capacidade astuta de prejudicar e natureza selvagem, e chamados barrigas preguiçosas pela preguiça e sensualidade, mais inclinados a comer que a trabalhar e viver de alguma ocupação honesta.

Observe: vícios escandalosos que eram descrédito dos pagãos devem estar longe dos cristãos. Falsidade e mentira, astúcia invejosa e crueldade, todas as práticas bestiais e sensuais, com ociosidade e indolência, são pecados condenados pela luz da natureza. Por eles, os cretenses eram censurados por seus próprios poetas.

  1. Aqui está a verificação disso pelo próprio apóstolo, v. 13. Este testemunho é verdadeiro. O apóstolo viu fundamento demais para tal caráter. A disposição de algumas nações é mais inclinada a certos vícios que a de outras.

Os cretenses eram, de modo muito geral, tais como aqui descritos: indolentes e maldispostos, falsos e pérfidos, como o próprio apóstolo atesta. E daí:

  1. Instrui Tito sobre como lidar com eles: “Por isso, repreende-os incisivamente”. Quando Paulo escreveu a Timóteo, mandou-o instruir com mansidão; mas agora, quando escreve a Tito, manda-o repreender incisivamente.

O motivo da diferença pode ser tirado das disposições diferentes de Timóteo e Tito. O primeiro podia ter mais agudeza em sua disposição e ser propenso a acalorar-se ao censurar; por isso, manda-o repreender com mansidão. E o último podia ser de maior suavidade; por isso, desperta-o e manda-o repreender incisivamente.

Ou melhor, isso vinha da diferença do caso e do povo: Timóteo tinha um povo mais polido com que lidar e, por isso, devia repreendê-los com mansidão; Tito tinha de lidar com os mais rudes e incultos e, por isso, devia repreendê-los incisivamente.

Suas corrupções eram muitas e grosseiras, cometidas sem vergonha ou modéstia; por isso, deviam ser tratados de acordo. Na censura, é preciso distinguir entre pecados e pecados. Alguns são mais grosseiros e hediondos por natureza ou pelo modo de serem cometidos, de forma aberta e ousada, para maior desonra de Deus, perigo e prejuízo às pessoas.

E entre pecadores e pecadores: alguns têm disposição mais terna e tratável, mais aptos a ser tocados pela brandura e abatidos e desanimados por dureza e severidade excessivas; outros são mais resistentes e teimosos e precisam de linguagem mais cortante para gerar remorso e vergonha.

Portanto, é preciso sabedoria para temperar e administrar corretamente as censuras, do modo mais provável de fazer o bem. Judas 1:22, 23: “De alguns tende compaixão, fazendo diferença”; e “outros salvai com temor, tirando-os do fogo”.

Os pecados e corrupções dos cretenses eram muitos, grandes e habituais; por isso, devem ser repreendidos incisivamente. Mas, para que tal orientação não seja entendida mal:

  1. Aqui se assinala seu fim: para que sejam sadios na fé (v. 14), não dando ouvidos a fábulas judaicas e mandamentos de homens que se desviam da verdade.

Isto é, que sejam e se mostrem verdadeira e eficazmente mudados daquelas disposições e costumes maus em que os cretenses viviam em seu estado natural. E que não se apeguem nem deem consideração às tradições judaicas e às superstições dos fariseus, como alguns convertidos podiam estar prontos demais a fazer.

Essas coisas seriam aptas a fazê-los perder o gosto pelo evangelho e por suas verdades sadias e salutares. Observe:

(1.) As censuras mais incisivas devem visar o bem dos censurados: não devem ser por malícia, ódio ou má vontade, mas por amor. Não para satisfazer orgulho, paixão ou qualquer afeição má no censor, mas para recuperar e reformar os que erram e os culpados.

(2.) Ser sadio na fé é muito desejável e necessário. É a saúde e vigor da alma, agradável a Deus, confortante ao cristão e o que o prepara para ser alegre e constante no dever.

(3.) Meio especial para ser sadio na fé é desviar os ouvidos das fábulas e fantasias humanas (1 Timóteo 1:4): “Nem deem ouvidos a fábulas e genealogias sem fim, que produzem questões em vez da edificação piedosa que está na fé”.

Assim, 1 Timóteo 4:7: “Rejeita fábulas profanas e de velhas e exercita-te antes na piedade”. Fantasias e artifícios humanos no culto de Deus são contrários à verdade e piedade.

Cerimônias e ritos judaicos, a princípio determinações divinas, agora que veio sua substância e passaram sua ocasião e uso, são apenas mandamentos humanos sem autorização.

Não só não condizem com a verdade, mas se desviam dela, da pura verdade do evangelho e do culto espiritual, estabelecidos por Cristo no lugar daquele serviço corporal sob a lei.

(4.) É juízo temível ser desviado da verdade, abandonar Cristo por Moisés, o culto espiritual do evangelho pelas ordenanças carnais da lei ou as instituições e preceitos verdadeiramente divinos por invenções e determinações humanas.

Quem enfeitiçou vocês, disse Paulo aos gálatas (Gálatas 3:1, 3), para que não obedecessem à verdade? Tendo começado no Espírito, vocês se tornam perfeitos pela carne?

Assim, tendo mostrado o fim de censurar incisivamente os cretenses corruptos e viciosos, para que fossem sadios na fé e não dessem ouvidos às fábulas judaicas e mandamentos humanos:

  1. Dá os motivos disso a partir da liberdade que temos pelo evangelho das observâncias legais e do mal e dano de um espírito judaico sob a dispensação cristã, nos dois últimos versículos.

Para os bons cristãos, sadios na fé e, por isso, purificados, todas as coisas são puras. Alimentos, bebidas e coisas proibidas sob a lei, cujas observâncias alguns continuam mantendo, não têm agora tal distinção; todas são puras, lícitas e livres em seu uso.

Mas para os maculados e incrédulos nada é puro. Abusam de coisas lícitas e boas e as transformam em pecado; sugam veneno daquilo de que outros tiram doçura. Sua mente e consciência, essas faculdades dirigentes, estando maculadas, comunicam uma mancha a tudo o que fazem.

“O sacrifício dos perversos é abominação ao Senhor”, Provérbios 15:8. E Provérbios 21:4: “O arar dos perversos é pecado”, não em si, mas como feito por eles; a carnalidade da mente e do coração estraga todo o trabalho da mão.

Objeção. Mas esses judaizantes, como você os chama, não são homens que professam a religião e falam bem de Deus, de Cristo e da retidão de vida? Deveriam ser censurados tão severamente?

Resposta: “Professam conhecer a Deus; mas nas obras o negam, sendo abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra”, v. 16.

Há muitos que em palavra e língua professam conhecer a Deus e, contudo, em sua vida e conduta o negam e rejeitam; sua prática é contradição de sua profissão.

“Vêm a ti como vem o povo, sentam-se diante de ti como meu povo e ouvem tuas palavras, mas não as farão; com sua boca mostram muito amor, mas seu coração vai após sua cobiça”, Ezequiel 33:31.

Sendo abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra. O apóstolo, instruindo Tito a repreender incisivamente, ele próprio repreende incisivamente. Dá-lhes palavras muito duras, contudo, sem dúvida, não mais duras do que seu caso justificava e sua necessidade exigia.

Sendo abomináveis, bdelyktoi: merecedores de que Deus e as pessoas boas desviem deles os olhos como nauseantes e ofensivos. E desobedientes, apeitheis: não persuadíveis e incrédulos. Podiam fazer diversas coisas; mas não era a obediência da fé, nem o que fora ordenado, ou ficava aquém da ordem.

Reprovados para toda boa obra, sem habilidade ou juízo para fazer qualquer coisa corretamente. Veja a condição infeliz dos hipócritas, que têm aparência de piedade, mas sem o poder.

Contudo, não sejamos tão prontos a fixar essa acusação nos outros quanto zelosos para que não se aplique a nós mesmos, para que não haja em nós coração mau de incredulidade ao afastar-nos do Deus vivo.

Mas que sejamos sinceros e sem ofensa até o dia de Cristo, cheios dos frutos da justiça, que são por Jesus Cristo para a glória e o louvor de Deus, Filipenses 1:10, 11.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra