Matthew Henry

Tiago 2

Argumento

Neste capítulo, o apóstolo condena o favoritismo pecaminoso para com os ricos e o desprezo pelos pobres. Atribui isso à parcialidade e à injustiça e mostra que essa conduta se opõe a Deus, que escolheu os pobres e cuja causa os ricos muitas vezes perseguem, blasfemando o seu nome, vv. 1-7.

Ele mostra que toda a lei deve ser cumprida e que a misericórdia deve acompanhar a justiça, vv. 8-13. Expõe o erro e a insensatez dos que se gabam da fé sem obras, dizendo que ela é uma fé morta, como a dos demônios, e não a fé de Abraão nem a de Raabe, v. 14 até o fim.

Versículos 1 a 7

Respeito Devido aos Cristãos Pobres; Parcialidade Condenada. (61 d.C.)

O apóstolo reprova aqui uma prática muito corrupta. Ele mostra quanto mal há no pecado da prosopolepsia, o respeito às pessoas, que parecia crescer muito nas igrejas de Cristo já naqueles primeiros tempos e que, nestes últimos tempos, corrompeu e dividiu tristemente nações e sociedades cristãs. Temos aqui:

I. Uma advertência geral contra esse pecado: “Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, o Senhor da glória, com acepção de pessoas”, v. 1. Observe aqui: 1. O caráter dos cristãos está plenamente implícito: são os que têm a fé de nosso Senhor Jesus Cristo.

Eles a abraçam, recebem e seguem como regra de vida; acolhem a doutrina e se submetem à lei e ao governo de Cristo. Guardam-na como algo que lhes foi confiado e como tesouro.

  1. Veja como Tiago fala honrosamente de Jesus Cristo: chama-o de Senhor da glória, pois ele é o resplendor da glória do Pai e a expressão exata da sua pessoa. 3. O fato de Cristo ser o Senhor da glória deve ensinar-nos a não respeitar os cristãos por nada tanto quanto por sua relação com Cristo e sua conformidade a ele.

Vocês, que professam crer na glória de nosso Senhor Jesus Cristo, da qual o cristão mais pobre participará tanto quanto o rico, e diante da qual toda glória mundana é vaidade, não devem tomar as vantagens exteriores e mundanas dos homens como medida de seu respeito.

Ao professar a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, não devemos mostrar consideração pelos homens de modo a obscurecer ou diminuir a glória de nosso glorioso Senhor. Por mais que alguns pensem o contrário, isso é certamente um pecado muito grave.

II. Temos a descrição desse pecado e a advertência contra ele por meio de um caso que o exemplifica (v. 2, 3): “Se entrar na vossa assembleia um homem com anel de ouro, etc.” A reunião aqui se refere às sessões marcadas para decidir questões de divergência entre os membros da igreja ou para determinar se alguém seria censurado e qual seria a censura.

Por isso, a palavra grega usada aqui, synagoge, significa uma assembleia como as sinagogas judaicas, onde as pessoas se reuniam para fazer justiça.

Maimônides diz (conforme encontro a passagem citada pelo dr. Manton): “As constituições dos judeus determinavam expressamente que, quando um pobre e um rico pleiteassem juntos, não se mandasse o rico sentar e o pobre ficar de pé, nem se mandasse o pobre sentar em lugar pior; ambos deviam sentar ou ficar de pé igualmente”.

As expressões usadas pelo apóstolo claramente se referem a isso. Portanto, a reunião aqui mencionada devia ser como as assembleias das sinagogas dos judeus, quando se reuniam para ouvir causas e fazer justiça. As arbitragens e censuras nas assembleias cristãs são comparadas a essas.

Mas devemos ter cuidado para não aplicar o que se diz aqui às reuniões comuns de culto. Nelas, certamente se podem reservar lugares diferentes para as pessoas, conforme sua posição e suas circunstâncias, sem pecado.

Os que entendem que o apóstolo condena essa prática não o compreendem: não consideram a palavra “juízes”, usada no v. 4, nem o que se diz sobre serem condenados como transgressores da lei se fizessem a acepção de pessoas mencionada aqui, conforme o v. 9.

Agora, considerem o caso: “Entra em vossa reunião (quando for da mesma natureza que algumas reuniões da sinagoga) um homem que se destaca pela roupa e chama a atenção; entra também um pobre com vestes miseráveis. Agis com parcialidade e decidis injustamente, só porque um tem aparência melhor ou vive em melhores condições que o outro”.

Observe a partir disso: 1. Deus tem seu remanescente entre toda espécie de pessoas, tanto entre os que usam roupas macias e vistosas como entre os que vestem trapos pobres e miseráveis. 2. Nas questões de religião, ricos e pobres estão no mesmo nível. A riqueza de ninguém o aproxima nem um pouco mais de Deus, e a pobreza de ninguém o afasta de Deus.

Diante do Altíssimo não há acepção de pessoas; por isso, também não deve haver entre nós em questões de consciência. 3. Devemos vigiar especialmente contra toda honra indevida à grandeza e à riqueza mundanas nas comunidades cristãs.

Tiago não está incentivando a grosseria nem a desordem. Deve-se demonstrar a devida cortesia, e pode haver alguma diferença na maneira de tratar pessoas de posições diferentes. Mas esse respeito nunca deve influenciar as decisões das comunidades cristãs ao distribuir cargos na igreja, aplicar censuras e tratar de qualquer assunto puramente religioso. Aqui, não conhecemos ninguém segundo a carne.

O cidadão de Sião despreza a pessoa vil, mas honra os que temem o Senhor. Se um pobre é bom, não devemos valorizá-lo nem um pouco menos por sua pobreza. Se um rico é mau (ainda que use roupas vistosas e faça uma profissão de fé vistosa), não devemos valorizá-lo nem um pouco mais por sua riqueza.

  1. É muito importante ter cuidado com a regra que usamos para julgar as pessoas. Se nos habituarmos a julgar pelas aparências, isso influenciará demais nosso ânimo e nossa conduta nas reuniões religiosas.

Há muitos homens cuja maldade os torna vis e desprezíveis, mas que ainda assim se destacam no mundo. Por outro lado, há muitos cristãos humildes, celestiais e bons que se vestem com simplicidade. Não se deve pensar menos deles, nem de seu cristianismo, por causa disso.

III. A grandeza desse pecado é apresentada no v. 4, 5. Ele é grande parcialidade, é injustiça e é colocar-nos contra Deus, que escolheu os pobres e os honrará e exaltará, se forem bons, pouco importando quem os despreze. 1. Nesse pecado há parcialidade vergonhosa: “Não sois, então, parciais entre vós mesmos?”

A pergunta é formulada de modo que a consciência de qualquer pessoa que a faça seriamente a si mesma não pode deixar de responder.

Segundo uma tradução rigorosa do original, a pergunta é: “Não fizestes distinção? E, nessa distinção, não julgais por uma regra falsa e adotais medidas falsas? A acusação de parcialidade condenada pela lei não pesa inteiramente contra vós? A própria consciência não vos diz que sois culpados?”

Apelar à consciência é muito proveitoso quando lidamos com pessoas que professam a fé, embora possam ter caído num estado muito corrupto.

  1. Essa acepção de pessoas se deve à maldade e à injustiça dos pensamentos. Assim como o temperamento, a conduta e as decisões são parciais, também o coração e os pensamentos, de onde tudo procede, são maus: “Vós vos tornastes juízes de pensamentos maus”. Isto é, julgam de acordo com avaliações injustas e opiniões corruptas que formaram para si mesmos.

Rastreie a parcialidade até chegar aos pensamentos ocultos que a acompanham e sustentam, e verá que são extremamente maus. Vocês preferem secretamente o luxo exterior à graça interior, e as coisas visíveis às invisíveis.

A deformidade do pecado nunca é percebida de modo verdadeiro e completo até que a maldade dos nossos pensamentos seja revelada. É isso que agrava muito os defeitos do nosso temperamento e da nossa vida: “a imaginação dos pensamentos do coração é má”, Gênesis 6:5.

  1. Essa acepção de pessoas é um pecado grave porque nos coloca diretamente contra Deus (v. 5): “Acaso Deus não escolheu os pobres deste mundo, ricos na fé? etc.” “Mas vós desprezastes os pobres”, v. 6.

Deus fez deles herdeiros de um reino, enquanto vocês os tratam como gente sem valor, e lhes deu promessas muito grandes e gloriosas, embora vocês mal consigam dirigir-lhes uma palavra bondosa ou um olhar respeitoso.

Isso não é uma iniquidade monstruosa em vocês, que alegam ser filhos de Deus e conformados a ele? Escutem, meus amados irmãos: por todo o amor que tenho por vocês e por toda a consideração que têm por mim, peço que pensem nessas coisas. Reparem que muitos pobres deste mundo são escolhidos de Deus.

Serem escolhidos de Deus não os impede de ser pobres; serem pobres não prejudica em nada as evidências de que foram escolhidos. Mateus 11:5: “Aos pobres é anunciado o evangelho”.

Deus quis recomendar sua santa religião à estima e ao afeto dos homens, não pelas vantagens externas do luxo e da pompa, mas pelo seu valor e excelência intrínsecos; por isso escolheu os pobres deste mundo.

Reparem também que muitos pobres do mundo são ricos na fé. Assim, até os mais pobres podem tornar-se ricos, e é isso que devem desejar com especial empenho. Espera-se que os que têm riqueza e propriedades sejam ricos em boas obras, pois quanto mais têm, mais podem fazer o bem.

Mas espera-se que os pobres do mundo sejam ricos na fé, pois, quanto menos têm aqui, mais podem e devem viver na expectativa confiante de coisas melhores num mundo melhor.

Reparem ainda que os cristãos crentes são ricos em título e em sua condição de herdeiros de um reino, embora possam ser muito pobres quanto aos bens que possuem agora. Pouco se gasta com eles; o que está guardado para eles é indizivelmente rico e grandioso.

Reparem mais uma vez: onde há pessoas ricas na fé, também haverá amor divino. A fé que atua pelo amor estará em todos os herdeiros da glória. Reparem ainda, sob este tópico, que o céu é um reino, um reino prometido aos que amam a Deus.

Lemos sobre a coroa prometida aos que amam a Deus no capítulo anterior (v. 12); aqui descobrimos que há também um reino. E, assim como a coroa é uma coroa de vida, o reino será eterno.

Consideradas em conjunto, todas essas coisas mostram quanto Deus já honra os pobres deste mundo, se forem ricos na fé, e como os exaltará no futuro. Consequentemente, mostram também quão pecaminoso foi desprezá-los.

Depois de considerações como essas, a acusação é realmente contundente: “Mas vós desprezastes os pobres”, v. 6.

  1. A acepção de pessoas, no sentido deste trecho, por causa da riqueza ou da aparência exterior, é um pecado muito grande por causa dos males causados pela riqueza e grandeza mundanas e da insensatez de os cristãos demonstrarem consideração indevida por quem pouco se importava com seu Deus ou com eles.

“Os ricos não vos oprimem e não vos arrastam aos tribunais? Não blasfemam o bom nome pelo qual sois chamados?”, v. 7. Considerem como a riqueza comumente incita ao vício e ao mal, à blasfêmia e à perseguição.

Considerem quantas calamidades vocês mesmos sofrem e quantas afrontas à sua religião e ao seu Deus são lançadas por homens de riqueza, poder e grandeza mundana. Isso fará o pecado de vocês parecer extremamente pecaminoso e insensato: vocês exaltam aquilo que tende a derrubá-los e a destruir tudo o que estão edificando, além de desonrar o bom nome pelo qual são chamados.

Versículos 8 a 13

A Lei Cristã. (61 d.C.)

Depois de condenar o pecado dos que faziam acepção de pessoas e de apresentar argumentos suficientes para convencê-los da gravidade desse mal, o apóstolo mostra agora como corrigir a situação. O ministério do evangelho deve não só reprovar e advertir, mas também ensinar e orientar. Colossenses 1:28: “Advertindo a todo homem e ensinando a todo homem”. E aqui:

I. Temos, em termos gerais, a lei que deve orientar toda a nossa consideração pelos homens. “Se cumpris a lei real, conforme a Escritura: Amarás o teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem”, v. 8. Para que ninguém pensasse que Tiago defendia os pobres a ponto de desprezar os ricos, ele agora deixa claro que não pretendia incentivar uma conduta imprópria com quem quer que fosse.

Não deveriam odiar nem ser rudes com os ricos, assim como não deveriam desprezar os pobres. A Escritura nos ensina a amar todos os nossos próximos, ricos ou pobres, como a nós mesmos. Se mantivermos firme consideração por essa regra, agiremos bem.

Observe a partir disso: 1. A regra que orienta a conduta dos cristãos está estabelecida nas Escrituras: “Conforme as Escrituras etc.” Não são os grandes homens, a riqueza mundana nem as práticas corruptas entre os próprios professos que devem nos guiar, mas as Escrituras da verdade.

  1. A Escritura nos dá esta lei: amar o próximo como a nós mesmos. Ela continua plenamente em vigor e, em vez de perder importância para nós, foi elevada e ampliada por Cristo. 3. Esta é uma lei real, pois vem do Rei dos reis. Seu próprio valor e dignidade merecem essa honra.

Além disso, a condição em que todos os cristãos se encontram agora é de liberdade, não de escravidão nem de opressão; por isso, a lei que regula todas as suas ações uns para com os outros é uma lei real.

  1. Alegar que se observa essa lei real, quando ela é interpretada com parcialidade, não desculpa ninguém por decisões injustas. Aqui está implícito que alguns estavam prontos a bajular os ricos e a favorecê-los, pois, se estivessem em circunstâncias semelhantes, esperariam receber a mesma consideração.

Ou poderiam alegar que demonstrar respeito especial aos que Deus, em sua providência, distinguiu por posição e condição no mundo era apenas fazer o que é justo.

Por isso, o apóstolo admite que, no que dizia respeito aos deveres da segunda tábua, eles faziam bem em dar honra a quem era devido. Mas esse pretexto honroso não encobriria o pecado da acepção indevida de pessoas de que eram acusados. Pois:

II. Essa lei geral deve ser considerada junto com uma lei particular: “Se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado e sois condenados pela lei como transgressores”, v. 9.

Apesar da lei das leis, que manda amar o próximo como a nós mesmos e demonstrar a consideração que gostaríamos de receber em circunstâncias iguais, isso não desculpa distribuir os favores ou as censuras da igreja conforme a condição exterior das pessoas.

Aqui vocês devem observar uma lei particular que Deus, o mesmo que lhes deu a outra, também lhes deu; por ela, serão plenamente condenados pelo pecado de que os acusei. Essa lei está em Levítico 19:15: “Não farás injustiça no juízo; não respeitarás a pessoa do pobre, nem honrarás a pessoa do poderoso; mas julgarás o teu próximo com justiça”.

Sim, a própria lei real, quando bem explicada, serviria para condená-los, pois ensina que devem colocar-se tanto no lugar dos pobres quanto no dos ricos e, assim, agir com equidade para com uns e outros. Em seguida, ele:

III. Mostra o alcance da lei e até que ponto se deve obedecer a ela. Eles devem cumprir a lei real e considerar uma parte tanto quanto a outra; caso contrário, ela não lhes servirá de nada quando pretenderem invocá-la como razão para certas ações.

“Pois qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto tornou-se culpado de todos”, v. 10. 1. Podemos considerar isso em relação ao caso que Tiago vinha tratando. Vocês defendem seu respeito pelos ricos dizendo que devem amar o próximo como a si mesmos?

Então demonstrem também consideração justa e equitativa pelos pobres, porque devem amar o próximo como a si mesmos. Do contrário, tropeçar em um ponto arruinará a alegação de que observam essa lei.

Quem guardar toda a lei, mas tropeçar num ponto de modo deliberado, declarado e persistente, pensando que será desculpado em algumas coisas por obedecer em outras, torna-se culpado de todos. Isto é, pela sentença da lei, incorre na mesma pena e fica sujeito ao mesmo castigo como se também a tivesse violado nos demais pontos pelos quais não é acusado.

Isso não quer dizer que todos os pecados sejam iguais, mas que todos demonstram o mesmo desprezo pela autoridade do Legislador e, assim, sujeitam a pessoa ao castigo ameaçado contra a violação daquela lei. Isso nos mostra como é vão pensar que nossas boas obras expiarão as más e claramente nos leva a buscar outra expiação.

  1. Isso é ilustrado ainda por um caso diferente do mencionado antes (v. 11): “Pois aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se não cometeres adultério, mas matares, tornas-te transgressor da lei”.

Talvez alguém seja muito severo ao julgar o adultério ou aquilo que leva a essas impurezas da carne, mas menos pronto a condenar o assassinato ou aquilo que destrói a saúde, parte o coração e tira a vida de outros.

Outro talvez tema profundamente o assassinato, mas seja mais tolerante com o adultério. Quem olha para a autoridade do Legislador mais do que para o assunto específico do mandamento verá a mesma razão para condenar um pecado e o outro.

A obediência é aceita quando tudo se faz tendo em vista a vontade de Deus. A desobediência deve ser condenada, qualquer que seja o caso, pois despreza a autoridade de Deus.

Por isso, se tropeçamos em um ponto, desprezamos a autoridade daquele que deu toda a lei e, nesse sentido, somos culpados de toda ela. Assim, se vocês observarem a lei antiga, serão condenados, pois “maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las”, Gálatas 3:10.

IV. Tiago orienta os cristãos a se governarem e conduzirem especialmente pela lei de Cristo: “Assim falai e assim procedei como os que serão julgados pela lei da liberdade”, v. 12. Isso nos ensinará a ser não só justos e imparciais, mas também muito compassivos e misericordiosos com os pobres. Também nos libertará por completo de toda consideração sórdida e indevida pelos ricos.

Observe aqui: 1. O evangelho é chamado de lei. Ele tem todos os requisitos de uma lei: preceitos acompanhados de recompensas e castigos. Prescreve o dever e também administra consolo. Cristo é rei para nos governar, assim como profeta para nos ensinar e sacerdote para oferecer sacrifício e interceder por nós. Estamos sujeitos à lei de Cristo.

  1. É uma lei de liberdade, e não temos razão para reclamar dela como se fosse jugo ou fardo. O serviço a Deus segundo o evangelho é liberdade perfeita; liberta-nos de toda consideração servil, quer pelas pessoas, quer pelas coisas deste mundo.

  2. Todos seremos julgados por essa lei de liberdade. A condição eterna dos homens será determinada pelo evangelho. Este é o livro que será aberto quando estivermos diante do tribunal; não haverá alívio para os que o evangelho condena, nem acusação contra os que o evangelho justifica.

  3. Por isso, devemos falar e agir agora como convém aos que em breve serão julgados por essa lei de liberdade. Isto é, devemos cumprir as condições do evangelho, ter consciência dos deveres do evangelho, cultivar o temperamento do evangelho e conduzir-nos segundo o evangelho, pois seremos julgados por essa regra.

  4. A consideração de que seremos julgados pelo evangelho deve levar-nos especialmente a ser misericordiosos com os pobres (v. 13): “Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não usou de misericórdia; e a misericórdia se alegra contra o juízo”. Reparem aqui: (1.) No fim, os pecadores impenitentes receberão uma sentença sem misericórdia.

Não haverá mistura nem alívio no cálice da ira e do tremor, cujas borras terão de beber. (2.) Os que agora não demonstram misericórdia não encontrarão misericórdia no grande dia.

Por outro lado, podemos observar: (3.) Haverá pessoas que serão exemplos do triunfo da misericórdia, nas quais a misericórdia se alegra contra o juízo. No último dia, todos os filhos dos homens serão vasos de ira ou vasos de misericórdia.

Todos devem considerar entre quais serão encontrados. Lembremo-nos de que são bem-aventurados os misericordiosos, pois alcançarão misericórdia.

Versículos 14 a 26

Fé e Obras. (61 d.C.)

Nesta última parte do capítulo, o apóstolo mostra o erro dos que se apoiavam numa simples profissão de fé cristã, como se isso os salvasse, embora o temperamento do coração e o curso da vida fossem totalmente contrários à santa religião que professavam.

Para mostrar-lhes quão miserável era o fundamento sobre o qual construíam suas esperanças, prova-se aqui amplamente que o homem é justificado não somente pela fé, mas também pelas obras. Agora:

I. Surge daí uma grande questão: como conciliar Paulo e Tiago. Nas cartas aos Romanos e aos Gálatas, Paulo parece afirmar exatamente o contrário do que Tiago apresenta aqui, dizendo isso muitas vezes e com grande ênfase: somos justificados somente pela fé, e não pelas obras da lei.

Amicæ scripturarum lites, utinam et nostræ — Há um acordo muito feliz entre uma parte da Escritura e outra, apesar das aparentes diferenças. Seria bom se as diferenças entre os cristãos pudessem ser conciliadas com a mesma facilidade.

“Nada”, diz o sr. Baxter, “a não ser a incompreensão do propósito e do sentido claros das cartas de Paulo, poderia levar tantos a considerar muito difícil conciliar Paulo e Tiago”.

Uma visão geral das coisas defendidas pelos antinomianos pode ser encontrada na paráfrase do sr. Baxter. Muitos meios foram inventados por homens instruídos para harmonizar os apóstolos, mas basta observar estes poucos pontos:

  1. Quando Paulo diz que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei (Romanos 3:28), ele claramente fala de outro tipo de obra que Tiago, mas não de outro tipo de fé. Paulo fala de obras praticadas em obediência à lei de Moisés, antes que as pessoas abraçassem a fé do evangelho.

Ele tratava com pessoas que se orgulhavam tanto dessas obras que rejeitavam o evangelho (como Romanos 10 declara com toda clareza no início). Tiago, porém, fala de obras feitas em obediência ao evangelho, como efeitos e frutos próprios e necessários da fé verdadeira em Cristo Jesus.

Ambos procuram engrandecer a fé do evangelho, a única que pode salvar e justificar-nos. Paulo a engrandece mostrando a insuficiência de quaisquer obras da lei praticadas antes da fé ou em oposição à doutrina da justificação por Jesus Cristo.

Tiago engrandece a mesma fé mostrando seus frutos e efeitos legítimos e necessários. 2. Paulo não fala apenas de obras diferentes daquelas em que Tiago insiste; também fala de um uso das boas obras bem diferente daquele que Tiago defende e pretende aqui. Paulo lidava com os que dependiam do mérito de suas obras diante de Deus, e podia muito bem considerá-las sem valor algum.

Tiago lidava com os que exaltavam a fé, mas não admitiam que as obras servissem sequer de evidência. Dependiam de uma simples profissão de fé, como se bastasse para justificá-los. Com esses, Tiago podia muito bem insistir na necessidade e na enorme importância das boas obras.

Assim como não devemos quebrar uma tábua da lei lançando-a contra a outra, também não devemos despedaçar a lei e o evangelho, fazendo-os entrar em conflito. Estão errados tanto os que exaltam o evangelho de modo a anular a lei quanto os que exaltam a lei de modo a anular o evangelho.

Devemos considerar a tarefa que temos diante de nós: é preciso haver fé em Jesus Cristo e boas obras como fruto da fé.

  1. A justificação de que Paulo fala é diferente daquela de que Tiago fala. Um trata da justificação da nossa pessoa diante de Deus; o outro, da justificação da nossa fé diante dos homens.

“Mostra-me a tua fé pelas tuas obras”, diz Tiago. “Que a tua fé seja justificada aos olhos dos que te observam pelas tuas obras.” Paulo, porém, fala da justificação diante de Deus, que justifica somente os que creem em Jesus, e unicamente por causa da redenção que há nele.

Assim, vemos que nossa pessoa é justificada diante de Deus pela fé, mas nossa fé é justificada diante dos homens pelas obras. O propósito de Tiago é tão claro que ele apenas confirma o que Paulo diz em outros lugares sobre a fé: é uma fé laboriosa e uma fé que atua pelo amor, Gálatas 5:6; 1 Tessalonicenses 1:3; Tito 3:8; e em muitos outros lugares.

  1. Podemos entender que Paulo fala da justificação iniciada e Tiago, da que se completa. Somente pela fé entramos num estado de justificação; depois, porém, as boas obras contribuem para completar nossa justificação no grande dia final. Então: “Vinde, benditos de meu Pai, porque tive fome, e me destes de comer”, etc.

II. Tendo esclarecido que esta passagem da Escritura não contradiz nenhuma outra, vejamos o que podemos aprender mais particularmente deste excelente trecho de Tiago. Aprendemos:

  1. A fé sem obras não traz proveito e não pode salvar-nos. “Que proveito há, meus irmãos, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Porventura a fé poderá salvá-lo?” Observe aqui: (1.) A fé que não salva de fato não nos traz proveito.

Uma simples profissão de fé às vezes parece proveitosa: pode conquistar a boa opinião de pessoas realmente boas e, em certos casos, obter coisas boas deste mundo. Mas que proveito haverá se alguém ganhar o mundo e perder a alma? “Que proveito há? Porventura a fé poderá salvá-lo?”

Devemos considerar todas as coisas proveitosas ou inúteis conforme contribuam para a salvação da nossa alma ou a prejudiquem. Acima de tudo, devemos considerar assim a fé: ela não traz proveito se não salva; ao contrário, agravará no fim nossa condenação e destruição.

(2.) Ter fé e dizer que se tem fé são duas coisas diferentes. O apóstolo não diz: “Se alguém tiver fé sem obras”, pois esse caso é impossível de imaginar.

O propósito desta passagem da Escritura é claramente mostrar que opinião, especulação ou assentimento sem obras não é fé. O caso é apresentado assim: “Se alguém disser que tem fé, etc.” As pessoas podem gabar-se disso diante de outros e orgulhar-se disso, embora na verdade não o possuam.

  1. Aprendemos que, assim como o amor, ou a caridade, é um princípio ativo, a fé também é. De outro modo, nenhum dos dois serviria para coisa alguma.

Basta pensar em como parece alguém alegar ser muito caridoso sem jamais praticar qualquer obra de caridade para julgar o sentido de quem alega ter fé sem os frutos próprios e necessários dela: “Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e sem alimento diário, e um de vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e saciai-vos, mas não lhes derdes o necessário para o corpo, que proveito haverá?”, vv. 15-17.

De que lhes servirá, a vocês ou aos pobres, uma caridade assim, feita só de palavras? Vocês se apresentarão diante de Deus com demonstrações vazias de caridade? Seria o mesmo que alegar que o amor e a caridade resistirão à prova sem atos de misericórdia, ou pensar que uma profissão de fé os defenderá diante de Deus sem obras de piedade e obediência.

“Assim também a fé, se não tiver obras, é morta, estando sozinha”, v. 17. Temos muita tendência a apoiar-nos numa simples profissão de fé e pensar que isso nos salvará.

É uma religião barata e fácil dizer: “Cremos nos artigos da fé cristã”. Mas é uma grande ilusão imaginar que isso basta para levar-nos ao céu. Quem argumenta assim ofende a Deus e engana a própria alma.

Uma fé falsa é tão detestável quanto uma falsa caridade, e ambas revelam um coração morto para toda piedade verdadeira. Deus poderia ter prazer numa fé morta, sem obras, tanto quanto alguém em um cadáver sem alma, sentidos ou ação.

  1. Aprendemos a comparar a fé que se gaba sem obras com a fé demonstrada pelas obras, olhando para as duas juntas e considerando o efeito dessa comparação em nós: Sim, e ainda: alguém pode dizer: “Tu tens fé, e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras”, v. 18.

Imaginemos um verdadeiro crente falando assim com um hipócrita arrogante: “Fazes uma profissão de fé e dizes que tens fé; eu não me gabo disso, mas deixo que minhas obras falem por mim. Agora, se puderes, mostra alguma evidência de que tens a fé que professas, sem obras. Logo te mostrarei como minhas obras procedem da fé e são provas indubitáveis de que ela existe”.

É por essa evidência que as Escrituras ensinam continuamente as pessoas a julgar a si mesmas e umas às outras. E é de acordo com essa evidência que Cristo procederá no dia do juízo: “Os mortos foram julgados segundo as suas obras”, Apocalipse 20:12.

Como serão então expostos os que se gabam daquilo que não podem provar, ou tentam provar sua fé por qualquer coisa que não sejam obras de piedade e misericórdia!

  1. Aprendemos a considerar como fé dos demônios a fé que consiste em simples especulação e conhecimento: “Tu crês que há um só Deus; fazes bem; também os demônios creem e estremecem”, v. 19.

O exemplo de fé que o apóstolo escolhe mencionar é o primeiro princípio de toda religião: “Você crê que há um Deus, contra os ateus, e que há um só Deus, contra os idólatras; faz bem. Até aí, tudo está certo.

Mas apoiar-se nisso e formar uma boa opinião de si mesmo ou de sua condição diante de Deus apenas por crer nele fará você perecer: “Também os demônios creem e estremecem”.

Se você se contentar com um simples assentimento aos artigos de fé e com algumas reflexões sobre eles, os demônios chegam até aí. E, assim como a fé e o conhecimento deles apenas despertam horror, o mesmo acontecerá com os seus dentro em pouco”.

Costuma-se considerar o tremor como um bom efeito da fé, mas aqui talvez seja melhor entendê-lo como um efeito mau, quando se aplica à fé dos demônios. Eles tremem não por reverência, mas por ódio e oposição ao único Deus em quem creem.

Portanto, repetir o artigo do nosso credo, “Creio em Deus Pai Todo-Poderoso”, não nos distinguirá dos demônios no fim, a menos que agora nos entreguemos a Deus como o evangelho ordena, que o amemos, nos alegremos nele e o sirvamos. Os demônios não fazem isso e não podem fazê-lo.

  1. Aprendemos que, já agora, devemos considerar insensata e condenada a pessoa que se gaba da fé sem obras: “Mas queres saber, ó homem vão, que a fé sem obras é morta?”, v. 20.

Observa-se que as palavras traduzidas por “homem vão”, anthrope kene, têm o mesmo sentido da palavra “Raca”, que nunca deve ser dirigida a particulares nem usada por ira (Mateus 5:22). Mas podem ser usadas, como aqui, para expressar justa repulsa a certo tipo de pessoas: vazias de boas obras, mas cheias de orgulho por sua fé.

Isso claramente as declara tolas e desprezíveis aos olhos de Deus. Diz-se que a fé sem obras é morta não só por carecer de todas as atividades que provam a vida espiritual, mas também por não poder conduzir à vida eterna. Crentes assim, que se apoiam numa simples profissão de fé, estão mortos enquanto vivem.

  1. Aprendemos que a fé que justifica não pode existir sem obras, a partir de dois exemplos: Abraão e Raabe.

(1.) O primeiro exemplo é o de Abraão, pai dos fiéis e principal exemplo de justificação, a quem os judeus tinham especial consideração (v. 21): “Porventura Abraão, o nosso pai, não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar a seu filho Isaque?”

Por outro lado, Paulo diz (no capítulo 4 da carta aos Romanos) que Abraão creu, e isso lhe foi contado como justiça. Mas as afirmações se conciliam ao observar o que Hebreus 11 diz: a fé tanto de Abraão como de Raabe produziu as boas obras de que Tiago fala e que não devem ser separadas da fé que justifica e salva.

Pelo que Abraão fez, ficou demonstrado que realmente cria. As próprias palavras de Deus deixam isso muito claro. Gênesis 22:16, 17: “Porque fizeste esta coisa e não me negaste teu filho, teu único filho”; portanto, abençoando, te abençoarei.

Assim, a fé de Abraão era uma fé ativa (v. 22): “cooperava com as suas obras, e pelas obras a fé foi aperfeiçoada”. Por esse caminho, chegamos ao verdadeiro sentido da Escritura que diz: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça”, v. 23.

E assim ele se tornou amigo de Deus. A fé que produziu tais obras tornou-o querido ao Ser divino e o elevou a privilégios e intimidade muito especiais com Deus. É uma grande honra para Abraão ser chamado e considerado amigo de Deus.

“Vedes, então (v. 24), que pelas obras o homem é justificado” (entra nesse estado de favor e amizade com Deus) “e não somente pela fé”: não por uma simples opinião, profissão de fé ou crença sem obediência, mas por ter uma fé que produz boas obras.

Além de explicar esta passagem e este exemplo que ilustram e sustentam o argumento de Tiago, podemos aprender muitas outras lições úteis do que se diz aqui sobre Abraão. [1.] Os que desejam as bênçãos de Abraão devem esforçar-se para imitar a fé dele.

Não adianta ninguém se gabar de ser descendente de Abraão se não crê como ele. [2.] As obras que demonstram uma fé verdadeira devem ser obras de renúncia pessoal e as que o próprio Deus ordena, como a oferta de seu filho, seu único filho, por Abraão.

Não devem ser obras agradáveis à carne e ao sangue, que sirvam aos nossos interesses ou sejam simples frutos da nossa imaginação e invenção. [3.] O que nos propomos piedosamente e resolvemos fazer sinceramente por Deus é aceito como se tivesse sido feito de fato.

Assim, considera-se que Abraão ofereceu seu filho, embora não tenha chegado a sacrificá-lo. O ato foi realizado na mente, no ânimo e na resolução de Abraão, e Deus o aceita como se tivesse sido plenamente executado e consumado.

[4.] Os atos da fé a fazem crescer até a perfeição, assim como a veracidade da fé a leva a agir. [5.] Uma fé assim ativa fará de outros, além de Abraão, amigos de Deus.

Assim Cristo diz aos discípulos: “Tenho-vos chamado amigos”, João 15:15. Todas as relações entre Deus e a alma que crê de verdade são simples, agradáveis e prazerosas. Há uma só vontade e um só coração, e existe satisfação mútua.

Deus se alegra em fazer o bem aos que creem de verdade, e eles se alegram nele. (2.) O segundo exemplo de fé que justifica a si mesma e a nós com as obras e por meio delas é Raabe: “De igual modo, Raabe, a meretriz, não foi justificada pelas obras, quando acolheu os mensageiros e os enviou por outro caminho?”, v. 25.

O primeiro exemplo é de alguém famoso por sua fé durante toda a vida; este é de alguém conhecido pelo pecado, cuja fé era mais fraca e de grau muito menor. Assim, nem a fé mais forte pode dispensar as obras, nem se permitirá que a mais fraca fique sem elas.

Alguns dizem que a palavra traduzida aqui por “meretriz” era o nome próprio de Raabe. Outros dizem que significa apenas hospedeira, isto é, dona de hospedaria, com quem os espias se alojaram.

Mas é muito provável que sua reputação fosse infame. Menciona-se esse exemplo para mostrar que a fé salvará até os piores quando for demonstrada por obras apropriadas, e que não salvará os melhores sem as obras que Deus exige.

Raabe creu no relato que ouviu sobre a poderosa presença de Deus com Israel. O que provou que sua fé era sincera foi o fato de ela, arriscando a vida, acolher os mensageiros e enviá-los por outro caminho.

Observe aqui: [1.] O poder maravilhoso da fé para transformar e mudar pecadores. [2.] A consideração que Deus concede à fé ativa, para alcançar sua misericórdia e favor.

[3.] Quando grandes pecados são perdoados, é necessário colocar a honra de Deus e o bem do seu povo acima da própria pátria. Raabe teve de romper com os antigos conhecidos e abandonar completamente o antigo modo de vida.

Antes de entrar num estado de justificação, ela precisava dar uma prova clara disso. Mesmo depois de justificada, seu antigo caráter ainda precisava ser lembrado, não tanto para desonrá-la quanto para glorificar a rica graça e misericórdia de Deus. Embora justificada, ela é chamada de Raabe, a meretriz.

  1. Ao concluir tudo isso, o apóstolo chega a esta conclusão: “Assim como o corpo sem o espírito está morto, também a fé sem obras está morta”, v. 26.

Essas palavras são traduzidas de maneiras diferentes. Alguns dizem: “Assim como o corpo sem o fôlego está morto, assim também a fé sem obras”; desse modo, mostram que as obras acompanham a fé como a respiração acompanha a vida.

Outros dizem: “Assim como o corpo sem a alma está morto, assim também a fé sem obras”; desse modo, mostram que, sem a alma, o corpo não tem ação nem beleza e se torna um cadáver repugnante, como uma simples profissão de fé sem obras é inútil, repugnante e ofensiva.

Portanto, tomemos cuidado para não cair em extremos neste assunto. (1.) As melhores obras sem fé estão mortas: falta-lhes a raiz e o princípio. É pela fé que qualquer coisa que fazemos se torna realmente boa, pois é feita com os olhos voltados para Deus, em obediência a ele e com o propósito principal de obter sua aceitação.

(2.) A profissão de fé mais plausível, sem obras, está morta, assim como a raiz está morta quando não produz nada verde, nada de fruto. A fé é a raiz e as boas obras são os frutos; devemos cuidar para ter ambas.

Não devemos pensar que uma delas, sem a outra, nos justificará e salvará. Esta é a graça de Deus em que permanecemos, e devemos permanecer firmes nela.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra