Salmos 90
Argumento
Supõe-se que o salmo anterior tenha sido escrito em época tão tardia quanto o cativeiro na Babilônia; este, claramente, foi escrito já na época da libertação do Egito. Ainda assim, os dois foram postos lado a lado nesta coletânea de cânticos divinos.
Este salmo foi escrito por Moisés (como mostra o título), o mais antigo autor das Escrituras Sagradas. Temos registrado um cântico seu de louvor (Êxodo 15, ao qual se faz alusão em Apocalipse 15:3) e um cântico seu de instrução, Deuteronômio 32. Este, porém, é de natureza diferente de ambos, pois é chamado de oração.
Supõe-se que o salmo tenha sido escrito por ocasião da sentença proferida contra Israel no deserto por sua incredulidade, murmuração e rebelião: seus cadáveres cairiam no deserto, eles seriam consumidos por uma série de misérias durante trinta e oito anos seguidos e nenhum dos que então eram adultos entraria em Canaã.
Este cântico foi preparado para suas peregrinações no deserto, assim como o outro cântico de Moisés (Deuteronômio 31:19, 21) foi preparado para sua estabilidade em Canaã. Temos a história à qual este salmo parece se referir em Números 14.
Provavelmente Moisés escreveu esta oração para uso diário, seja pelo povo em suas tendas, seja, ao menos, pelos sacerdotes no serviço do tabernáculo, durante sua prolongada fadiga no deserto. Nela, temos:
I. O consolo que Moisés dá a si mesmo e a seu povo com a eternidade de Deus e o vínculo deles com ele, v. 1, 2. II. A humilhação de si mesmo e do povo ao considerar a fragilidade do homem, vv. 3-6.
III. A submissão de si mesmo e do povo à justa sentença de Deus proferida contra eles, vv. 7-11. IV. A entrega de si mesmo e do povo a Deus em oração por misericórdia e graça divinas e pelo retorno do favor de Deus, vv. 12-17.
Embora pareça ter sido escrito por essa ocasião específica, ainda assim se aplica muito bem à fragilidade da vida humana em geral. Ao cantá-lo, podemos facilmente aplicá-lo aos anos de nossa passagem pelo deserto deste mundo. Ele nos oferece meditações e orações muito apropriadas à solenidade de um funeral.
O Zelo de Deus por Seu Povo; A Fragilidade da Vida Humana.
Versículos 1 a 6
Oração de Moisés, Homem de Deus.
Este salmo tem o título de oração de Moisés. Não se sabe onde, nem em que volume, foi preservado desde o tempo de Moisés até o início da reunião dos salmos. Mas, por ser divinamente inspirado, esteve sob proteção especial: talvez tenha sido escrito no livro de Jasher ou no livro das guerras do Senhor.
Moisés ensinou o povo de Israel a orar e pôs na boca deles palavras que poderiam usar ao voltar-se para o Senhor. Aqui Moisés é chamado homem de Deus porque era profeta, o pai dos profetas e um tipo eminente do grande profeta. Nestes versículos, nos é ensinado:
I. A louvar a Deus por seu zelo com seu povo em todos os tempos e conosco em nossos dias (v. 1): Senhor, você tem sido para nós uma habitação ou morada, um refúgio ou ajuda, em todas as gerações.
Agora que tinham caído sob o desagrado de Deus e ele ameaçava abandoná-los, apelavam às bondades que ele antes mostrara aos seus antepassados.
Canaã fora uma terra de peregrinação para seus pais, os patriarcas, que ali habitavam em tendas; Deus, porém, era sua morada e, por onde quer que fossem, estavam em casa e em repouso nele.
O Egito tinha sido para eles uma terra de escravidão por muitos anos, mas Deus era seu refúgio mesmo naquela época. Nele aquele pobre povo oprimido vivia e era preservado.
Repare: os verdadeiros fiéis estão em casa em Deus, e nisso encontram consolo diante de todos os trabalhos e tribulações que enfrentam neste mundo. Nele podemos repousar e abrigar-nos como em nossa morada.
II. A dar glória a Deus por sua eternidade (v. 2): antes de nascerem os montes, antes de ele fazer “a parte mais alta do pó do mundo” (como se diz em Provérbios 8:26), antes de a terra entrar em trabalho de parto ou, como podemos ler, “antes que formasses a terra e o mundo” (isto é, antes do princípio do tempo), você já existia.
“De eternidade a eternidade, tu és Deus”, um Deus eterno, cuja existência não tem início nem fim com o tempo, nem é medida por suas sucessões e revoluções. Você é o mesmo ontem, hoje e para sempre, sem começo de dias, fim de vida ou mudança de tempo.
Repare: diante de todas as dores que surgem de nossa mortalidade e da mortalidade de nossos amigos, podemos encontrar consolo na imortalidade de Deus. Somos criaturas que morrem, e todos os nossos consolos no mundo são consolos que morrem; Deus, porém, vive para sempre, e assim o encontrarão os que o têm como seu Deus.
III. A reconhecer o domínio soberano absoluto de Deus sobre o homem e seu poder irresistível e incontestável de dispor dele como lhe agrada (v. 3): “Fazes o homem voltar à destruição”, com apenas uma palavra, quando você quer, à destruição do corpo, dessa casa terrena; e diz: “Voltai, filhos dos homens”.
Quando Deus, pela doença ou por outras aflições, faz os homens voltarem à destruição, chama-os assim a voltar para ele, isto é, a arrepender-se de seus pecados e viver uma vida nova. Deus diz isso uma vez, sim, e ainda duas vezes. Voltem para mim, contra quem vocês se rebelaram, Jeremias 4:1.
Quando Deus ameaça fazer os homens voltarem à destruição, levá-los à morte, e eles já receberam em si mesmos uma sentença de morte, às vezes Deus os restaura de modo maravilhoso.
Ele diz, como se lê na antiga tradução: “Novamente tu dizes: Voltai de novo à vida e à saúde”. Pois Deus mata e torna a dar vida, faz descer à sepultura e faz subir.
Quando Deus faz os homens voltarem à destruição, age segundo a sentença geral proferida contra todos: “Voltai, filhos dos homens, tanto uns quanto outros; voltai aos vossos primeiros princípios. Que o corpo volte à terra como era (pó ao pó, Gênesis 3:19) e que a alma volte a Deus, que a deu”, Eclesiastes 12:7.
Embora Deus faça todos os homens voltarem à destruição, ainda assim voltará a dizer: “Voltai, filhos dos homens”, na ressurreição geral. Então, embora o homem morra, ainda assim viverá de novo.
“Então tu chamarás, e eu responderei (Jó 14:14, 15); tu me ordenarás que volte, e eu voltarei”. Tanto o corpo quanto a alma voltarão e se unirão outra vez.
IV. A reconhecer a infinita desproporção entre Deus e os homens, v. 4. Alguns patriarcas viveram quase mil anos; Moisés sabia muito bem disso e o havia registrado. Mas que é a longa vida deles comparada à vida eterna de Deus?
“Mil anos, para nós, são um longo período, ao qual não podemos esperar sobreviver; ou, se pudéssemos, não conseguiríamos conservar a lembrança dele”.
“À tua vista, porém, são como o ontem, como um dia, aquilo que temos mais fresco na memória; ou melhor, são apenas como uma vigília da noite”, que durava só três horas.
- Mil anos nada são diante da eternidade de Deus: são menos que um dia, menos que uma hora, em comparação com mil anos. Entre um minuto e um milhão de anos há alguma proporção, mas entre o tempo e a eternidade não há nenhuma.
A longa vida dos patriarcas nada era diante de Deus, nem tanto quanto a vida de uma criança (que nasce e morre no mesmo dia) é em comparação com a deles.
- Todos os acontecimentos de mil anos, passados ou futuros, estão tão presentes à Mente Eterna quanto estão para nós os acontecimentos de ontem ou da última hora, e ainda mais. No grande dia, Deus dirá aos que fez voltarem à destruição: Voltem — levantem-se, mortos.
Alguém poderia objetar contra a doutrina da ressurreição que ela já é esperada há muito tempo e ainda não aconteceu. Que isso não seja dificuldade, pois mil anos, à vista de Deus, são como um só dia.
Nullum tempus occurrit regi: para o rei, todos os períodos são iguais. É nesse sentido que essas palavras são citadas em 2 Pedro 3:8.
V. A ver a fragilidade do homem e sua vaidade até em seu melhor estado (v. 5, 6): olhemos para todos os filhos dos homens, e veremos:
- Que sua vida é uma vida que morre: “Tu os arrebatas como por uma inundação”. Isto é, deslizam continuamente pela corrente do tempo rumo ao oceano da eternidade. A torrente corre sem parar, e eles são levados com ela.
Assim que nascemos, começamos a morrer; cada dia de nossa vida nos aproxima um pouco mais da morte. Ou somos levados violenta e irresistivelmente, como por uma enchente, uma inundação que varre tudo à sua frente; ou como o mundo antigo foi levado pelo dilúvio de Noé.
Embora Deus tenha prometido não afogar o mundo assim outra vez, ainda assim a morte é um dilúvio constante.
- Que é uma vida de sonho. Os homens são levados como por uma inundação e, ainda assim, são “como um sono”; não consideram sua própria fragilidade nem percebem quão perto chegam de uma eternidade temível.
Como quem dorme, imaginam grandes coisas para si até que a morte os desperta e põe fim ao sonho agradável. O tempo passa sem que o notemos, como acontece aos que dormem; quando termina, é como se nada tivesse sido.
- Que é uma vida curta e passageira, como a da erva, que cresce e floresce. Pela manhã, parece verde e agradável; à tarde, o ceifeiro a corta e ela imediatamente murcha, muda de cor e perde toda a beleza.
Em breve a morte nos transformará, talvez subitamente; grande é a mudança que ela fará em nós em pouco tempo.
O homem no vigor da vida apenas floresce como a erva, fraca, baixa, tenra e exposta, que murchará por si só quando chegar o inverno da velhice. Mas ele pode ser ceifado pela doença ou pelo desastre, como a erva, em pleno verão. Toda carne é como erva.
Versículos 7 a 11
Submissão Penitente.
Nos versículos anteriores, Moisés lamentara a fragilidade da vida humana em geral: os filhos dos homens são como um sono e como a erva. Aqui, porém, ensina o povo de Israel a confessar diante de Deus a justa sentença de morte sob a qual se achavam de maneira especial, e que haviam trazido sobre si por seus pecados.
Não bastava que participassem da sorte comum da mortalidade: eles estão e terão de viver e morrer sob sinais peculiares do desagrado de Deus. Aqui falam de si mesmos: nós, israelitas, somos consumidos e perturbados; nossos dias passaram.
I. Aqui lhes é ensinado reconhecer que a cólera de Deus é a causa de todas as suas misérias. Somos consumidos e perturbados, e isso acontece pela sua ira, pela sua cólera (v. 7); nossos dias passaram sob sua cólera, v. 9.
As aflições dos santos muitas vezes procedem exclusivamente do amor de Deus, como as de Jó. As repreensões dos pecadores, porém, e as dos homens bons por causa de seus pecados devem ser vistas como provenientes da ira de Deus, que repara nos pecados de Israel e muito se desagrada deles.
Temos grande tendência a considerar a morte nada mais que uma dívida à natureza. Não é assim: se a natureza humana tivesse permanecido em sua pureza e retidão originais, nenhuma dívida desse tipo existiria. É uma dívida à justiça de Deus, uma dívida à lei. O pecado entrou no mundo, e pelo pecado a morte.
Somos consumidos pelo declínio da natureza, pelas enfermidades da idade ou por alguma doença crônica? Devemos atribuir isso à ira de Deus. Somos perturbados por algum golpe repentino ou inesperado? Isso também é fruto da cólera de Deus, assim revelada desde o céu contra a impiedade e a injustiça dos homens.
II. É-lhes ensinado confessar os pecados que provocaram a cólera de Deus contra eles (v. 8): “Puseste diante de ti as nossas iniquidades”, até nossos pecados secretos. Não foi sem motivo que Deus se irou contra eles.
Ele dissera: “Não me provoqueis, e nenhum mal vos farei”; eles, porém, o provocaram e reconhecerão que, ao lhes impor essa severa sentença, Deus os puniu com justiça:
- Por seu desprezo aberto por ele e pelas afrontas ousadas que lhe fizeram: “Puseste diante de ti as nossas iniquidades”. Deus tinha em vista sua incredulidade e murmuração, sua desconfiança do poder dele e seu desprezo pela terra agradável.
Essas coisas ele pôs diante deles quando lhes impôs aquela sentença; elas acenderam o fogo da cólera de Deus contra eles e impediram que recebessem coisas boas.
- Por seus afastamentos mais secretos de Deus: “Puseste nossos pecados secretos (aqueles que não passam do coração e estão na raiz de todos os atos manifestos) à luz do teu rosto; isto é, tu os descobriste, também os incluíste na conta e nos fizeste vê-los, nós que antes não reparávamos neles”.
Os pecados secretos são conhecidos por Deus e serão levados em conta. Os que, no coração, voltam ao Egito e erguem ídolos nele serão tratados como rebeldes ou idólatras. Veja a insensatez dos que procuram encobrir os próprios pecados: não podem encobri-los.
III. É-lhes ensinado considerar-se como pessoas que morrem e passam, sem esperar uma vida longa nem agradável, pois o decreto proferido contra eles era irreversível (v. 9). É provável que todos os nossos dias passem sob sua cólera, sob os sinais de seu desagrado.
Embora não sejamos inteiramente privados do restante de nossos anos, ainda assim é provável que os passemos “como um conto que se conta”. Os trinta e oito anos que depois disso consumiram no deserto não foram tema da história sagrada: pouco ou nada foi registrado do que lhes aconteceu do segundo ao quadragésimo ano.
Depois que saíram do Egito, seu tempo foi inteiramente desperdiçado e não era digno de se tornar tema de uma história, mas apenas de um conto que se conta. Pois passaram aqueles anos no deserto apenas para deixar o tempo passar, como quem conta histórias.
Durante todo esse tempo, uma geração se consumia e outra crescia. Quando saíram do Egito, “não havia entre as suas tribos um só debilitado” (Salmos 105:37); agora, porém, estavam debilitados.
Sua perspectiva alegre de uma vida próspera e gloriosa em Canaã transformou-se na perspectiva melancólica de uma morte longa e sem glória no deserto. Assim, toda a sua vida passou a ter tão pouca importância quanto qualquer conto de inverno.
Isso se aplica à condição de cada um de nós no deserto deste mundo: passamos os anos e os levamos ao fim, cada ano e todos por fim, “como um conto que se conta”; como o sopro de nossa boca no inverno (segundo alguns), que logo desaparece; como um pensamento (segundo alguns), do qual nada é mais rápido; como uma palavra que logo se diz e depois desaparece no ar; ou como um conto que se conta.
O passar de nossos anos é como contar um conto. Um ano, depois que passa, é como um conto depois de contado. Alguns de nossos anos são uma história agradável; outros, uma história trágica; a maioria, uma mistura, mas todos são curtos e passageiros. Aquilo que levou muito tempo para ser feito pode ser contado em pouco tempo.
Depois que se vão, nossos anos não podem ser trazidos de volta, assim como não podemos trazer de volta uma palavra que dissemos.
Podemos lamentar desse modo a perda e o desperdício de nosso tempo, que são culpa e insensatez nossas. Deveríamos empregar os anos como quem resolve seus assuntos, com zelo e diligência. Mas, infelizmente, nós os passamos como quem conta um conto: ociosamente, com pouco propósito, sem zelo e sem atenção.
Cada ano passou como um conto que se conta; mas qual era o número desses anos? Assim como eram vãos, também eram poucos (v. 10): setenta ou, no máximo, oitenta. Isso pode ser entendido:
- Da vida dos israelitas no deserto. Todos os que tinham mais de vinte anos quando foram contados à saída do Egito morreriam em trinta e oito anos. Só foram contados os capazes de sair à guerra, a maioria dos quais, podemos supor, tinha entre vinte e quarenta anos.
Por isso, todos tiveram de morrer antes dos oitenta, muitos antes dos sessenta e talvez bem mais cedo; isso ficou muito aquém dos anos de vida de seus pais.
E os que chegaram aos setenta ou oitenta anos ainda assim estavam sob sentença de consumir-se e sob o desespero melancólico de jamais ver o fim daquela condição no deserto. Sua força, sua vida, não passava de trabalho e tristeza; de outro modo, as alegrias de Canaã teriam feito dela uma nova vida. Veja o que o pecado causou.
Ou, 2. Da vida dos homens em geral desde os dias de Moisés. Antes do tempo de Moisés, era comum os homens viverem cerca de cem anos, ou quase cento e cinquenta. Desde então, porém, setenta ou oitenta são o limite habitual, que poucos ultrapassam e do qual multidões nem sequer se aproximam.
Consideramos que chegaram à idade plena do homem e tiveram uma porção de vida tão ampla quanto podiam razoavelmente esperar aqueles que vivem até os setenta anos. Como esse tempo é curto comparado com a eternidade!
Moisés foi o primeiro a registrar por escrito a revelação divina, antes transmitida pela tradição. A essa altura, tanto o mundo quanto a igreja também já estavam bastante povoados; por isso, já não havia as mesmas razões de antes para que os homens vivessem tanto tempo.
Se alguns, graças a uma constituição robusta, chegam aos oitenta anos, ainda assim têm então pouca alegria em sua força. Ela só serve para prolongar sua miséria e tornar a morte mais penosa; pois até sua força então é trabalho e tristeza, muito mais sua fraqueza. Chegaram os anos em que não têm prazer.
Ou a passagem pode ser entendida assim: nossos anos são setenta, e os de alguns, por causa de sua força, são oitenta. Mas a extensão de nossos anos (pois é isso que significa a última palavra, mais propriamente que força), toda a sua duração, da infância à velhice, não passa de trabalho e tristeza.
Com o suor de nosso rosto devemos comer pão. Toda a nossa vida é trabalhosa e atribulada; talvez, no meio dos anos com que contamos, ela seja logo cortada e nós voemos para longe, sem viver sequer metade dos nossos dias.
IV. Por tudo isso, é-lhes ensinado ter grande temor da cólera de Deus (v. 11): “Quem conhece o poder da tua ira?”.
- Ninguém pode compreendê-lo perfeitamente. O salmista fala como alguém que teme a ira de Deus e se espanta com a grandeza de seu poder: quem sabe até onde pode chegar o poder da ira de Deus e quão profundamente ela pode ferir?
Os anjos que pecaram conheceram por experiência o poder da ira de Deus; os pecadores condenados no inferno o conhecem. Mas qual de nós pode compreendê-lo ou descrevê-lo plenamente?
- Poucos o consideram seriamente como deveriam. Quem o conhece a ponto de aproveitar esse conhecimento? Os que zombam do pecado e fazem pouco caso de Cristo certamente não conhecem o poder da ira de Deus.
Pois “conforme o teu temor, assim é a tua cólera”; a cólera de Deus corresponde ao que dela entendem as pessoas mais atentas e sérias. Por maior que seja o pavor que os homens sintam da cólera de Deus, ele não excede o motivo que existe para isso nem a natureza da própria coisa.
Deus não apresentou em sua palavra sua cólera como mais terrível do que realmente é. Ou melhor, aquilo que se sente no outro mundo é infinitamente pior do que aquilo que se teme neste. Quem entre nós pode habitar com esse fogo devorador?
Versículos 12 a 17
Orações por Misericórdia.
Estes são os pedidos desta oração, fundamentados nas meditações e confissões anteriores. Há alguém aflito? Aprenda a orar dessa maneira. São-lhes indicadas aqui quatro coisas a pedir:
I. Por um uso santificado da triste dispensação sob a qual se encontravam. Condenados a ter nossos dias abreviados, “Senhor, ensina-nos a contar os nossos dias (v. 12); Senhor, dá-nos graça para considerar devidamente quão poucos eles são e quão pouco tempo temos para viver neste mundo”.
Repare: 1. Contar corretamente os nossos dias, sem errar no cálculo como aquele que contava com muitos anos pela frente quando, naquela mesma noite, sua alma lhe foi exigida, é uma excelente arte. Devemos viver com a consciência constante da brevidade e incerteza da vida e da proximidade da morte e da eternidade.
Devemos contar nossos dias de modo a compará-los com a obra que temos a fazer e dedicar-nos a ela com diligência redobrada, como pessoas que não têm tempo para frivolidades.
Os que querem aprender essa aritmética devem orar por instrução divina. Devem ir a Deus e pedir que ele os ensine por seu Espírito, leve-os a refletir e lhes dê bom entendimento.
Contamos nossos dias para um bom propósito quando isso inclina e compromete nosso coração com a verdadeira sabedoria, isto é, com a prática de uma piedade séria. Ser religioso é ser sábio; é a isso que precisamos aplicar nosso coração, e o assunto exige e merece uma aplicação cuidadosa.
Pensar com frequência na incerteza de nossa permanência aqui e na certeza de nossa partida contribuirá muito para isso.
II. Para que a ira de Deus se afastasse deles. Embora o decreto já tivesse sido proferido e não pudesse ser revogado, de modo que não havia remédio e eles tinham de morrer no deserto, ainda assim pediam: “Volta, ó Senhor! Reconcilia-te conosco e arrepende-te no que diz respeito a teus servos (v. 13).”
“Envia-nos notícias de paz que voltem a nos consolar depois dessas notícias tão duras. Por quanto tempo teremos de nos considerar sob tua cólera? Quando receberemos algum sinal de nossa restauração ao teu favor? Somos teus servos, teu povo (Isaías 64:9); quando mudarás tua maneira de lidar conosco?”
Em resposta a essa oração e à declaração de arrependimento deles (Números 14:39, 40), Deus prossegue, no capítulo seguinte, com as leis sobre os sacrifícios (Números 15:1, etc.).
Isso era um sinal de que ele se arrependera no que dizia respeito aos seus servos; pois, se o Senhor tivesse decidido matá-los, não lhes teria mostrado coisas como essas.
III. Por consolo e alegria com o retorno do favor de Deus a eles, v. 14, 15. Pedem a misericórdia de Deus, pois não alegam ter mérito próprio. “Tem misericórdia de nós, ó Deus!” é uma oração à qual todos nós devemos dizer amém.
Oremos por misericórdia cedo, pelas comunicações oportunas da misericórdia divina, para que as ternas misericórdias de Deus logo nos precedam, cedo na manhã de nossos dias, quando somos jovens e florescentes, v. 6.
Oremos pela verdadeira satisfação e felicidade, que só se encontram no favor e na misericórdia de Deus, Salmos 4:6, 7.
Se uma alma agraciada puder ao menos ter certeza da benignidade de Deus, ficará satisfeita com ela, abundantemente satisfeita; contentar-se-á com ela e com nada menos do que ela. Duas coisas são apresentadas para reforçar esse pedido de misericórdia divina:
- Que ela seria uma fonte plena de alegrias futuras: “Ó, satisfaz-nos com a tua misericórdia, não apenas para que tenhamos paz e repouso dentro de nós, o que nunca podemos ter enquanto estamos sob tua cólera, mas para que nos alegremos e tenhamos contentamento”.
“Não apenas por algum tempo, aos primeiros sinais de teu favor, mas por todos os nossos dias, embora tenhamos de passá-los no deserto”.
Quanto aos que fazem de Deus sua principal alegria, assim como sua alegria pode ser completa (1 João 1:4), também pode ser constante, mesmo neste vale de lágrimas. Se não estiverem alegres todos os seus dias, a culpa será deles próprios: a misericórdia de Deus lhes dará alegria na tribulação, e nada pode separá-los dela.
- Que ela seria uma compensação suficiente para as dores anteriores: “Alegra-nos segundo os dias em que nos afligiste; que os dias de alegria no teu favor sejam tantos quantos foram os dias de dor por teu desagrado, e tão agradáveis quanto aqueles foram sombrios”.
“Senhor, tu costumas pôr um em contraposição ao outro (Eclesiastes 7:14); faz isso em nosso caso. Que baste termos bebido por tanto tempo do cálice do tremor; põe agora em nossas mãos o cálice da salvação”.
O povo de Deus considera o retorno de sua benignidade recompensa suficiente por todas as suas tribulações.
IV. Pelo progresso da obra de Deus entre eles apesar de tudo, v. 16, 17:
- Que Deus se manifestasse ao levá-la adiante: “Que tua obra apareça sobre teus servos; que fique visível que tu operaste sobre nós para nos trazer de volta a ti e nos preparar para ti”.
Os servos de Deus não podem trabalhar para ele se ele não operar sobre eles e neles, tanto o querer quanto o realizar. E então podemos esperar que as operações da providência de Deus se manifestem em nosso favor quando as operações de sua graça se manifestarem sobre nós.
“Que tua obra apareça, e nela tua glória se manifestará a nós e aos que virão depois de nós”. Ao orar pela graça de Deus, devemos ter sua glória por objetivo; devemos também olhar para nossos filhos, além de olhar para nós mesmos.
Que eles também experimentem a glória de Deus manifestando-se sobre eles, de modo a transformá-los na mesma imagem, de glória em glória.
Talvez, nessa oração, distingam entre si mesmos e seus filhos, pois Deus fez essa distinção na mensagem que lhes dera pouco antes (Números 14:31): seus cadáveres cairiam naquele deserto, mas Deus levaria seus pequeninos a Canaã.
“Senhor”, dizem eles, “que tua obra apareça sobre nós para nos reformar e nos dar melhor disposição; então que tua glória apareça a nossos filhos, cumprindo-lhes a promessa de cujo benefício nós mesmos nos privamos”.
- Que Deus os apoiasse e fortalecesse para levar essa obra adiante, fazendo a parte que lhes cabia.
(1.) Que lhes sorrisse nessa obra: “Seja sobre nós a beleza do Senhor nosso Deus”; que fique claro que Deus nos favorece. Segundo alguns, que as ordenanças de Deus sejam mantidas entre nós, juntamente com os sinais de sua presença nelas.
Podemos aplicar esse pedido tanto à nossa santificação quanto à nossa consolação. A santidade é a beleza do Senhor nosso Deus: que ela esteja sobre nós em tudo o que dizemos e fazemos.
Que a graça de Deus em nós e a luz de nossas boas obras façam nosso rosto brilhar (essa é a formosura que Deus coloca sobre nós, e são de fato formosos os que assim são embelezados).
Então, que os consolos divinos ponham alegria em nosso coração e esplendor em nosso semblante; isso também será a beleza do Senhor sobre nós, como nosso Deus.
(2.) Que Deus lhes desse prosperidade nessa obra: “Confirma a obra de nossas mãos sobre nós”. A operação de Deus sobre nós (v. 16) não nos dispensa de empregar o máximo esforço para servi-lo e realizar nossa salvação.
Quando tivermos feito tudo, porém, devemos esperar de Deus o êxito e pedir que ele faça prosperar as obras de nossas mãos, concedendo-nos alcançar aquilo a que visamos para sua glória.
Somos tão indignos da ajuda divina e, ao mesmo tempo, tão incapazes de realizar qualquer coisa sem ela, que precisamos pedi-la com fervor e repetir o pedido: “Sim, e ainda, a obra de nossas mãos, confirma-a”; e, para isso, que Deus nos firme nela.