Salmos 89
Argumento
Muitos salmos que começam com queixa e oração terminam com alegria e louvor, mas este começa com alegria e louvor e termina com queixas tristes e súplicas. Pois primeiro, o salmista recorda os favores que Deus concedeu no passado e, à luz deles, ressalta a gravidade das aflições presentes.
Não se sabe ao certo quando foi escrito. Sabe-se apenas, de modo geral, que foi numa época em que a casa de Davi estava tristemente eclipsada. Alguns pensam que foi durante o cativeiro babilônico, quando o rei Zedequias foi insultado e maltratado por Nabucodonosor.
Nesse caso, entendem que o título indica apenas que o salmo foi adaptado à melodia de um cântico de Etã, filho de Zerá, chamado Masquil. Outros supõem que o próprio Etã o tenha escrito, o mesmo mencionado na história de Salomão.
Tendo sobrevivido àquele príncipe glorioso, Etã teria lamentado assim a grande desonra sofrida pela casa de Davi no reinado seguinte, com a revolta das dez tribos.
I. Na parte alegre e agradável do salmo, o salmista dá glória a Deus e encontra consolo para si e para seus amigos. Faz isso mais brevemente ao mencionar a misericórdia e a verdade de Deus (v. 1) e sua aliança (vv. 2-4), mas se estende nos versículos seguintes, nos quais:
Adora a glória e a perfeição de Deus, vv. 5-14.
Alegra-se com a felicidade dos que são admitidos à comunhão com ele, vv. 15-18.
Fundamenta toda a sua esperança na aliança de Deus com Davi, como tipo de Cristo, vv. 19-37.
II. Na parte melancólica do salmo, ele lamenta a presente condição calamitosa do príncipe e da família real (vv. 38-45), interpela Deus a respeito dela (vv. 46-49) e depois conclui com uma oração para que ela seja remediada, v. 50, 51.
Ao cantar este salmo, devemos ter pensamentos elevados a respeito de Deus, uma fé viva em sua aliança com o Redentor e solidariedade com as partes aflitas da igreja.
A Misericórdia e a Fidelidade Divinas.
Versículos 1 a 4
Masquil de Etã, o Ezraíta.
O salmista tem uma queixa muito triste a fazer sobre a condição deplorável da família de Davi nessa época; ainda assim, começa o salmo com cânticos de louvor, pois devemos dar graças em tudo, em qualquer situação. É assim que devemos glorificar o Senhor no fogo.
Pensamos que, quando estamos em perturbação, encontramos alívio ao nos queixar; mas, ao louvar, obtemos mais: encontramos alegria. Portanto, transformemos nossas queixas em ações de graças. Nestes versículos encontramos motivo de louvor e ações de graças para nós nos piores tempos, seja em âmbito pessoal, seja público:
- Em qualquer situação, o Deus eterno é bom e verdadeiro, v. 1. Embora possamos achar árduo conciliar as providências sombrias do presente com a bondade e a verdade de Deus, ainda assim, devemos manter este princípio: as misericórdias de Deus são inesgotáveis e sua verdade, inviolável. Ambas devem ser motivo de nossa alegria e de nosso louvor:
“Cantarei as misericórdias do Senhor para sempre, cantarei um cântico de louvor para a honra de Deus, um cântico agradável para meu próprio consolo e um Masquil, um cântico instrutivo para a edificação de outros.” Podemos cantar as misericórdias de Deus para sempre e, ainda assim, o assunto não será esgotado.
Devemos cantar as misericórdias de Deus enquanto vivermos, ensinar outros a cantá-las depois que partirmos e esperar cantá-las no céu por toda a eternidade. Isso é cantar para sempre as misericórdias do Senhor.
Com minha boca e com minha pena, pois também por meio dela falamos, darei a conhecer sua fidelidade a todas as gerações, assegurando às gerações futuras, com base no que eu mesmo vi e experimentei, que Deus é verdadeiro em cada palavra que proferiu, para que aprendam a confiar nele, Salmos 78:6.
- Seja qual for a situação, a aliança eterna é firme e segura, vv. 2-4. Temos aqui:
(1.) A fé e a esperança do salmista: “Agora tudo parece sombrio e ameaça a extinção completa da casa de Davi; mas eu disse, e tenho na palavra de Deus fundamento para dizê-lo, que a misericórdia será edificada para sempre”.
Assim como a bondade da natureza de Deus deve ser o tema do nosso cântico (v. 1), muito mais o deve ser a misericórdia edificada em nosso favor na aliança. Ela continua crescendo, como uma casa em construção, e continuará sendo nosso repouso para sempre, como uma casa edificada.
Será edificada para sempre, pois as moradas eternas que esperamos na nova Jerusalém fazem parte dessa edificação. Se a misericórdia for edificada para sempre, o tabernáculo de Davi, que caiu, será erguido de suas ruínas e reconstruído como nos dias antigos, Amós 9:11.
Portanto, a misericórdia será edificada para sempre, porque “Tua fidelidade estabelecerás nos próprios céus”. Embora nossas expectativas sejam frustradas em alguns casos particulares, as promessas de Deus não são anuladas.
Estão estabelecidas nos próprios céus, isto é, em seus conselhos eternos; estão acima das mudanças desta região inferior e fora do alcance da oposição do inferno e da terra.
A estabilidade dos céus materiais é um emblema da verdade da palavra de Deus: os céus podem ser encobertos pelos vapores que sobem da terra, mas não podem ser tocados nem mudados.
(2.) Um resumo da aliança sobre a qual se firmam essa fé e essa esperança: “Eu o disse”, afirma o salmista, “pois Deus o jurou”, para que os herdeiros da promessa ficassem plenamente convencidos da imutabilidade do seu conselho.
Ele apresenta Deus falando (v. 3) e afirmando, para consolo do seu povo: “Fiz uma aliança e, portanto, a cumprirei”.
A aliança foi feita com Davi. A aliança régia foi feita com ele como pai de sua família e, por meio dele e por sua causa, com sua descendência. Ela representa a aliança da graça feita com Cristo como cabeça da igreja e com todos os crentes como sua descendência espiritual.
Davi é aqui chamado de escolhido e servo de Deus. Assim como Deus não é mutável a ponto de voltar atrás em sua própria escolha, assim também não é injusto a ponto de rejeitar alguém que o serviu. Duas coisas animam o salmista a fundamentar sua fé nessa aliança:
[1.] Sua ratificação: foi confirmada por juramento. O Senhor jurou, e ele não se arrependerá.
[2.] Sua perpetuidade: as bênçãos da aliança não foram asseguradas apenas ao próprio Davi, mas também transmitidas por herança à sua família. Foi prometido que sua família continuaria: “Estabelecerei a tua descendência para sempre”, de modo que não faltará a Davi um filho para reinar (Jeremias 33:20, 21).
E foi prometido que ela continuaria como família real: “Edificarei o teu trono por todas as gerações”, por todas as gerações do tempo.
Isso se cumpre somente em Cristo, da descendência de Davi, que vive para sempre. Deus lhe deu o trono de Davi, seu pai, e o aumento de seu governo e de sua paz não terá fim. O salmista voltará a falar mais extensamente dessa aliança, v. 19, etc.
Versículos 5 a 14
O Poder e a Justiça Divinos; A Glória de Deus Celebrada.
Estes versículos estão cheios de louvores a Deus. Observe:
I. Onde e por quem Deus deve ser louvado:
- Deus é louvado pelos anjos do alto: “Os céus louvarão tuas maravilhas, ó Senhor!”, v. 5. Isto é: “Os gloriosos habitantes do mundo superior celebram continuamente teus louvores.” “Bendizei o Senhor, vós, seus anjos”, Salmos 103:20.
As obras de Deus são maravilhas até para os que melhor as conhecem e estão mais intimamente em contato com elas. Quanto mais se conhecem as obras de Deus, mais são admiradas e louvadas. Isso deve levar-nos a amar o céu e desejar estar lá, onde nada mais teremos a fazer senão louvar a Deus e suas maravilhas.
- Deus é louvado pelas assembleias de seus santos na terra — em Sião, o louvor o aguarda. Embora os louvores deles fiquem muito aquém dos louvores dos anjos, ainda assim, Deus tem por bem reparar neles, aceitá-los e considerar-se honrado por eles.
“Tua fidelidade e a verdade da tua promessa, essa rocha sobre a qual a igreja está edificada, serão louvadas na congregação dos santos, que devem tudo a essa fidelidade e encontram consolo constante em haver uma promessa e em ser fiel aquele que prometeu.”
Espera-se dos santos de Deus na terra que o louvem; quem o faria, se eles não o fizessem? Que cada santo o louve, mas sobretudo a congregação dos santos: quando se reunirem, unam-se para louvar a Deus. Quanto mais, melhor; assim isso se parece mais com o céu.
O salmista volta a falar da honra prestada a Deus pela assembleia dos santos (v. 7): “Deus deve ser muito temido na assembleia dos santos.” Os santos devem reunir-se para o culto religioso, declarar publicamente seu vínculo com Deus e estimular uns aos outros a honrá-lo.
Ao manterem a comunhão com Deus, podem também manter a comunhão dos santos. Nas assembleias religiosas, Deus prometeu a presença de sua graça. Nelas, porém, devemos também considerar sua presença gloriosa, para que a intimidade que nos é concedida não produza sequer um pouco de desprezo.
Ele é terrível em seus lugares santos e, por isso, deve ser muito temido. Um santo temor de Deus deve cair sobre nós e encher-nos em todas as ocasiões em que nos aproximamos dele, mesmo em particular; a solenidade das assembleias públicas pode aumentá-lo.
Deus deve ser reverenciado por todos os que estão ao seu redor, que o atendem continuamente como seus servos ou se aproximam dele por algum encargo particular. Veja Levítico 10:3. Só servem a Deus de modo aceitável os que o fazem “com reverência e temor piedoso”, Hebreus 12:28.
II. O que significa louvar a Deus: reconhecer que ele possui perfeição sem igual, que ninguém lhe é semelhante nem pode ser comparado a ele, v. 6. Se houver seres que possam alegar rivalizar com Deus, certamente devem ser encontrados entre os anjos; contudo, todos estão infinitamente abaixo dele.
“Quem nos céus pode ser comparado ao Senhor”, para reivindicar qualquer parte da reverência e adoração devidas somente a ele ou disputar com ele a homenagem dos filhos dos homens? Eles são filhos dos poderosos, mas “qual deles pode ser semelhante ao Senhor?”
Os nobres são pares dos príncipes: há alguma igualdade entre eles. Entre Deus e os anjos, porém, não há nenhuma; eles não são seus pares. “A quem me fareis semelhante, ou serei eu igual?”, diz o Santo, Isaías 40:25.
Isso é reforçado outra vez (v. 8): “Quem é Senhor forte como tu?” Nenhum anjo nem potentado terreno, seja qual for, é comparável a Deus, tem braço como o seu ou pode trovejar com voz como a sua.
“Tua fidelidade está ao teu redor.” Isto é: “Teus anjos, que te cercam, servem-te com louvores e estão prontos para cumprir tuas ordens, são todos fiéis.” Ou, antes: “Em tudo o que fazes, por todos os lados, mostras-te fiel à tua palavra, acima de qualquer príncipe ou potentado.”
Entre os homens, com demasiada frequência os mais capazes de quebrar sua palavra são os menos zelosos em cumpri-la. Deus, porém, é tanto forte quanto fiel: pode fazer tudo e, ainda assim, nunca fará nada injusto.
III. Pelo que devemos dar glória a Deus em nossos louvores. Diversas coisas são mencionadas aqui:
- Pelo domínio que Deus tem sobre as criaturas mais indomáveis (v. 9): “Tu governas a fúria do mar.” Nada é mais assustador ou ameaçador, nem está mais longe do poder humano de conter o mar. Ele não pode crescer mais, avançar mais, bater com mais força, durar mais nem causar mais prejuízo do que Deus permite.
“Quando suas ondas se levantam, podes imediatamente fazê-las adormecer, aquietá-las, sossegá-las e transformar a tempestade em calmaria.” Se isso é citado aqui como ato de onipotência, que tipo de homem era então o Senhor Jesus, a quem ventos e mares obedeceram?
- Pelas vitórias que Deus obteve sobre os inimigos de sua igreja. Seu domínio sobre a fúria do mar e o apaziguamento de suas ondas eram imagem disso (v. 10): “Esmagaste Raabe” — muitos inimigos orgulhosos, pois é isso que o nome significa, e o Egito em particular, que às vezes recebe esse nome.
Esmagou-o em pedaços como alguém abatido e totalmente incapaz de se levantar de novo. “Esmagada a cabeça, dispersaste o restante com o braço da tua força.” Deus tem mais de um modo de lidar com seus inimigos e com os de sua igreja.
Pensamos que deveria abatê-los imediatamente, mas às vezes ele os dispersa para enviá-los a outros lugares como monumentos de sua justiça, Salmos 59:11. A lembrança do Egito esmagado consola a igreja diante do poder atual de Babilônia, pois Deus continua o mesmo.
- Pela propriedade incontestável que ele tem de todas as criaturas do mundo superior e inferior (v. 11, 12): “Os homens são honrados por suas grandes posses, mas os céus são teus, ó Senhor! A terra também é tua; por isso te louvamos, por isso confiamos em ti, por isso não temeremos o que o homem possa fazer contra nós.”
“O mundo e sua plenitude, todas as riquezas que contém e todos os seus habitantes, tanto as moradas quanto os moradores, são todos teus; pois tu os fundaste.” E o fundador pode com justiça reivindicar ser o proprietário. O salmista especifica:
(1.) As partes mais remotas do mundo: o norte e o sul, as terras sob os dois polos, desabitadas e pouco conhecidas. “Tu as criaste e, portanto, as conheces, cuidas delas e recebes delas tributos de louvor.”
Diz-se que o norte está suspenso sobre o vazio; ainda assim, toda a plenitude que nele houver pertence a Deus.
(2.) As partes mais altas do mundo. Ele menciona os dois montes mais altos de Canaã: “Tabor e Hermom”, um ao oeste, o outro ao leste. “Eles se alegrarão em teu nome, pois estão sob o cuidado da tua providência e produzem ofertas para teu altar.”
Diz-se que as pequenas colinas se alegram com sua própria fertilidade, Salmos 65:12. Supõe-se comumente que o Tabor seja o alto monte da Galileia em cujo cume Cristo foi transfigurado. E então, de fato, poderia ser dito que se alegrava com a voz ali ouvida: “Este é meu Filho amado.”
- Pelo poder e pela justiça, pela misericórdia e pela verdade com que Deus governa o mundo e dirige os assuntos dos filhos dos homens, v. 13, 14:
(1.) Deus pode fazer tudo, pois ele é o Senhor Deus Todo-Poderoso. Seu braço e sua mão são poderosos e fortes tanto para salvar seu povo quanto para destruir os inimigos dele e de seu povo. Ninguém pode resistir à força de sua mão poderosa nem suportar seu peso.
Alta está sua mão direita, para alcançar os mais elevados, até os que põem seus ninhos entre as estrelas (Amós 9:2, 3; Obadias 1:4). Sua mão direita é exaltada no que realizou: em milhares de casos manifestou seu poder de modo notável, Salmos 118:16.
(2.) Deus nunca fez nem jamais fará coisa alguma que seja ou injusta ou insensata, pois a justiça e o juízo são a habitação de seu trono. Nenhuma de suas determinações ou decretos se afastou das regras da equidade e da sabedoria; ninguém jamais pôde acusá-lo de injustiça ou insensatez.
A justiça e o juízo são a preparação de seu trono, segundo alguns; seu estabelecimento, segundo outros. Tanto os preparativos para seu governo, em seus conselhos desde a eternidade, quanto o estabelecimento desse governo, com suas consequências por toda a eternidade, são justiça e juízo.
(3.) Deus sempre faz o que é bondoso para com seu povo e coerente com a palavra que pronunciou: “A misericórdia e a verdade irão adiante da tua face para preparar teu caminho, como arautos que abrem espaço para ti: misericórdia ao prometer; verdade ao cumprir.”
“Verdade por seres fiel à tua palavra; misericórdia por seres melhor.” Como essas virtudes merecem louvor nos grandes homens, muito mais no grande Deus, em quem são perfeitas!
Versículos 15 a 18
A Bem-Aventurança de Israel Declarada.
Depois de mostrar amplamente a bem-aventurança do Deus de Israel, o salmista mostra aqui a bem-aventurança do Israel de Deus.
Assim como não há ninguém semelhante ao Deus de Jesurum, assim também você é feliz, ó Israel! Não há ninguém semelhante a você, ó povo, sobretudo como figura do Israel do evangelho, formado por todos os verdadeiros fiéis, cuja felicidade é descrita aqui.
I. Revelações gloriosas lhes são feitas e boas novas alegres lhes são trazidas: eles ouvem e conhecem o som jubiloso, v. 15. Isso pode aludir:
- Ao clamor de um exército vitorioso, o clamor de um rei, Números 23:21. Os israelitas têm os sinais da presença de Deus com eles em suas guerras. O som de passos nas copas das amoreiras era de fato um som jubiloso (2 Samuel 5:24).
Muitas vezes voltavam fazendo a terra ressoar com seus cânticos de triunfo; esses eram sons jubilosos.
Ou, 2. Ao som produzido sobre os sacrifícios e no dia de festa solene, Salmos 81:1-3. A felicidade de Israel era haver entre eles a profissão livre e pública da santa religião de Deus e alegria abundante em seus sacrifícios.
Ou, 3. Ao som da trombeta do jubileu, som jubiloso para servos e devedores, aos quais proclamava soltura. O evangelho é de fato um som jubiloso: som de vitória, de liberdade, de comunhão com Deus e de chuva abundante. Bem-aventurado o povo que o ouve, conhece e acolhe.
II. Sinais especiais do favor de Deus lhes são concedidos: “Andarão, ó Senhor, na luz do teu rosto; governarão a si mesmos por tuas instruções e serão guiados pelo teu olhar; terão prazer em tuas consolações.”
“Terão o favor de Deus, saberão que o têm e nele encontrarão motivo contínuo de alegria e regozijo. Passarão por todas as atividades de uma vida santa sob a poderosa influência da bondade amorosa de Deus, que lhes tornará agradável o dever e os fará sinceros ao cumpri-lo.”
“Nisto terão por objetivo ser aceitos pelo Senhor.” Andamos na luz do Senhor quando buscamos todos os nossos consolos no favor de Deus e tomamos grande cuidado de permanecer em seu amor.
III. Nunca lhes falta motivo para alegria. O povo de Deus é bem-aventurado, pois, em seu nome, em tudo por que Deus se deu a conhecer, se a culpa não for deles próprios, eles se alegrarão o dia inteiro.
Os que se alegram em Cristo Jesus e fazem de Deus sua alegria suprema têm o suficiente para contrabalançar suas aflições e calar suas dores. Por isso sua alegria é plena (1 João 1:4) e constante; é seu dever alegrar-se sempre.
IV. Sua relação com Deus é sua honra e dignidade. São felizes porque são elevados. Certamente no Senhor, no Senhor Cristo, têm justiça e força, e assim são apresentados por ele à aceitação divina. Por isso, nele se gloriará toda a descendência de Israel, Isaías 45:24, 25. Assim ocorre aqui, v. 16, 17:
“Em tua justiça serão exaltados, e não em justiça própria.” Somos elevados acima do perigo e à honra unicamente pela justiça de Cristo, que nos reveste tanto de dignidade quanto de defesa.
“Tu és a glória da força deles”, isto é, “tu és a força deles, e é glória para eles que o sejas, e disso se gloriam”. Graças sejam dadas a Deus, que sempre nos faz triunfar.
“Em teu favor, que esperamos por meio de Cristo, nosso chifre será exaltado.” O chifre representa beleza, abundância e poder. Tudo isso têm os que se tornaram aceitos no Amado. Que cargo maior os homens podem alcançar neste mundo do que ser favorecidos por Deus?
V. Sua relação com Deus é sua proteção e segurança (v. 18): “Pois nosso escudo vem do Senhor” — assim diz a leitura marginal — “e nosso rei vem do Santo de Israel. Se Deus for nosso governante, será nosso defensor; e quem então poderá nos causar prejuízo?”
A felicidade de Israel consistia em que o próprio Deus erguia suas fortificações e nomeava seu rei, segundo alguns entendem. Ou, melhor, Deus mesmo era uma muralha de fogo ao redor deles e, como Santo, o autor e o centro de sua santa religião; era seu Rei e, portanto, sua glória no meio deles.
Cristo é o Santo de Israel, aquele ser santo. Em nada esse povo singular era mais bem-aventurado do que no fato de ele ter nascido Rei dos Judeus. Essa descrição da bem-aventurança do Israel de Deus aparece aqui como aquilo que era difícil conciliar com a calamidade que o povo sofria naquele momento.
Versículos 19 a 37
A Aliança de Deus com Davi.
A aliança que Deus fez com Davi e sua descendência já foi mencionada (v. 3, 4). Nestes versículos, porém, ela é exposta mais amplamente e invocada diante de Deus em favor da família real, agora quase abatida e arruinada.
Certamente, contudo, ela aponta para Cristo e se cumpre nele muito mais do que em Davi. Ou melhor: algumas passagens daqui mal se aplicam a Davi, devendo ser entendidas somente de Cristo, que por isso é chamado Davi, nosso rei, em Oseias 3:5.
As promessas feitas aqui ao Redentor são muito grandes e preciosas, fundamentos firmes sobre os quais os redimidos podem edificar sua fé e esperança.
Os consolos da nossa redenção fluem da aliança da redenção; nela estão todas as nossas fontes, Isaías 55:3: “Farei convosco uma aliança eterna, precisamente as seguras misericórdias de Davi”, Atos 13:34. Aqui temos o relato dessas misericórdias seguras. Observe:
I. Que certeza temos da verdade da promessa, capaz de nos animar a edificar sobre ela. Aqui nos é dito:
- Como ela foi pronunciada (v. 19): “Falaste em visão ao teu Santo”. A promessa de Deus a Davi, à qual se faz especial referência aqui, foi pronunciada em visão ao profeta Natã, 2 Samuel 7:12-17. Na ocasião, quando o Santo de Israel era o rei deles (v. 18), ele designou Davi para ser seu vice-rei.
Mas Deus falou em visão a todos os profetas, aqueles santos, a respeito de Cristo e, de modo especial, ao próprio Cristo, que desde a eternidade estivera junto ao seu peito e a quem fora dado conhecer perfeitamente todo o desígnio da redenção, Mateus 11:27.
- Como ela foi jurada e ratificada (v. 35): “Uma vez jurei pela minha santidade”, esse atributo tão querido. Ao jurar por sua santidade, ele jurou por si mesmo, pois tão cedo deixaria de existir quanto deixaria de ser santo.
Basta que ele jure uma vez; não precisa jurar de novo, como Davi fez (1 Samuel 20:17), pois sua palavra e seu juramento são duas coisas imutáveis. Assim como Cristo foi constituído sacerdote, também foi constituído rei por juramento (Hebreus 7:21), pois tanto seu reino quanto seu sacerdócio são imutáveis.
II. A escolha da pessoa a quem foi dada a promessa, v. 19, 20. Davi foi um rei escolhido pelo próprio Deus; Cristo também o foi. Por isso, ambos são chamados reis de Deus, Salmos 2:6.
Davi era poderoso, homem corajoso e apto para suas tarefas. Foi escolhido dentre o povo, não dentre os príncipes, mas dentre os pastores. Deus o encontrou, exaltou, pôs a ajuda sobre ele e ordenou a Samuel que o ungisse. Mas isso se aplica especialmente a Cristo:
Ele é poderoso, qualificado em todos os aspectos para a grande obra que assumiria, capaz de salvar completamente. Poderoso em força, pois é o Filho de Deus; poderoso em amor, pois é capaz, por experiência própria, de compadecer-se dos que são tentados. Ele é o Deus poderoso, Isaías 9:6.
Foi escolhido dentre o povo: é um de nós, osso dos nossos ossos, participante conosco da carne e do sangue. Ordenado em favor dos homens, foi tomado dentre os homens, para que o terror que inspira não nos faça temer.
Deus o encontrou. É um Salvador provido pelo próprio Deus, pois a salvação, do começo ao fim, é obra inteiramente do Senhor. Ele encontrou o resgate, Jó 33:24. Jamais poderíamos ter encontrado alguém apto a assumir essa grande obra, Apocalipse 5:3, 4.
Deus colocou sobre ele o encargo de ajudar. Não apenas o ajudou, mas nele depositou ajuda para nós e lhe confiou o encargo de erguer novamente o homem caído e ajudar o remanescente escolhido a chegar ao céu. “Em mim está a tua ajuda”, Oseias 13:9.
Deus o exaltou, constituindo-o profeta, sacerdote e rei de sua igreja, revestindo-o de poder, ressuscitando-o dentre os mortos e colocando-o à sua direita. Deus exaltará aqueles que escolhe e utiliza.
Deus o ungiu, qualificando-o para seu ofício e assim confirmando-o nele, ao lhe dar o Espírito não por medida, mas sem medida, infinitamente acima dos seus companheiros. Ele é chamado Messias, ou Cristo, o Ungido.
Em tudo isso, Deus teve o desígnio de que ele fosse seu próprio servo, para cumprir seu propósito eterno e promover os interesses do seu reino entre os homens.
III. As promessas feitas a esse escolhido, a Davi como figura e ao Filho de Davi como cumprimento, nas quais se dizem a respeito dele coisas não apenas cheias de graça, mas também gloriosas.
- Quanto a ele mesmo, como rei e servo de Deus: o que é favorável a ele é favorável também a todos os seus súditos que o amam. Aqui se promete:
(1.) Que Deus estaria ao seu lado e o fortaleceria em sua missão (v. 21). Com ele a mão de Deus não só estaria, mas seria firmada por promessa; seria firmada de tal modo que, por ela, ele seria estabelecido e confirmado em todos os seus ofícios.
Assim, nenhum deles seria minado ou derrubado, embora o homem do pecado viesse a usurpar todos e a combatê-los.
Cristo tinha muito trabalho árduo e muitos maus-tratos a suportar. Mas quem lhe deu a missão também lhe deu forças suficientes para cumpri-la: “Também meu braço o fortalecerá para vencer todas as suas dificuldades e suportá-las.” Nenhuma boa obra pode fracassar nas mãos de quem o próprio Deus se compromete a fortalecer.
(2.) Que ele seria vitorioso sobre os inimigos, que não avançariam contra ele (v. 22): O filho da perversidade não o extorquirá nem o afligirá.
Aquele que primeiro rompeu a paz se oporia ao que assumiu a tarefa de fazer a paz e faria tudo o que pudesse para frustrar seu desígnio. Mas só conseguiu ferir-lhe o calcanhar; não pôde extorquir-lhe nada mais nem afligi-lo além disso.
Cristo se tornou fiador da nossa dívida; por isso, Satanás e a morte imaginaram que poderiam obter vantagem sobre ele. Mas ele satisfez as exigências da justiça de Deus, e então eles não puderam extorquir-lhe nada. O príncipe deste mundo vem, mas nada tem em mim, João 14:30.
Ou melhor: não apenas deixarão de prevalecer contra ele, mas cairão diante dele (v. 23): farei seus inimigos se curvarem à sua frente. O príncipe deste mundo será expulso, os principados e potestades serão despojados, e ele será a morte da própria morte e a destruição da sepultura, Oseias 13:14.
Alguns aplicam isso à ruína que Deus trouxe sobre a nação judaica, que perseguiu Cristo e o matou. Mas todos os inimigos de Cristo, que o odeiam e não querem que ele reine sobre eles, serão trazidos para fora e abatidos diante dele, Lucas 19:27.
(3.) Que ele seria o grande depositário da aliança entre Deus e os homens, de modo que Deus nos trataria com graça e verdade (v. 24): “Minha fidelidade e minha misericórdia estarão com ele”.
Estiveram com Davi: Deus continuou a ter misericórdia dele e, assim, mostrou-se fiel. Estiveram com Cristo: Deus cumpriu todas as promessas que lhe fez.
Mas isso não é tudo: a misericórdia e a fidelidade de Deus para conosco estão com Cristo. Deus não se agrada apenas dele, mas também de nós nele, e é nele que todas as promessas de Deus são sim e amém.
Portanto, se alguns pobres pecadores esperam beneficiar-se da fidelidade e da misericórdia de Deus, saibam que elas estão com Cristo: foram depositadas em sua mão, e é a ele que devem recorrer para recebê-las (v. 28): “Minha misericórdia guardarei para ele para sempre”, para que ele disponha dela.
No canal da mediação de Cristo correrão para sempre todas as correntes da bondade divina. Por isso, é a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo que esperamos para a vida eterna, Judas 1:21; João 17:2.
Assim como a misericórdia de Deus chega a nós por meio dele, também a promessa de Deus se mantém firme para nós por meio dele: “Minha aliança permanecerá firme com ele”, tanto a aliança da redenção feita com ele quanto a aliança da graça feita conosco nele.
A nova aliança é, portanto, sempre nova e firmemente estabelecida, pois foi confiada às mãos de um Mediador, Hebreus 8:6. A aliança permanece firme porque repousa nessa base.
Isso redunda em honra eterna para o Senhor Jesus: a grande causa entre Deus e os homens foi confiada inteiramente a ele, e o Pai lhe entregou todo o juízo para que todos o honrem (João 5:22, 23).
Por isso se diz aqui: “Em meu nome será exaltado o seu chifre”. Sua glória será esta: que o nome de Deus está nele (Êxodo 23:21) e que ele age em nome de Deus. Assim como o Pai me ordenou, assim faço.
(4.) Que seu reino se ampliaria grandemente (v. 25): “Porei sua mão no mar”, ou seja, ele terá domínio sobre os mares e as ilhas do mar, “e sua mão direita nos rios”, os países do interior banhados por rios.
O reino de Davi alcançava o Mar Grande e o Mar Vermelho, o rio do Egito e o rio Eufrates. Mas é no reino do Messias que isso encontra seu pleno cumprimento, e o encontrará cada vez mais, quando os reinos deste mundo se tornarem os reinos do Senhor e do seu Cristo (Apocalipse 11:15), e as ilhas aguardarem sua lei.
(5.) Que ele reconheceria Deus como seu Pai, e Deus o reconheceria como seu Filho, seu primogênito, v. 26, 27.
Isso é um comentário às palavras da mensagem de Natã acerca de Salomão, pois ele também foi uma figura de Cristo, assim como Davi: “Eu lhe serei por Pai, e ele me será por Filho” (2 Samuel 7:14). A relação seria reconhecida de ambos os lados.
[1.] Ele clamará a mim: “Tu és meu Pai”. É provável que Salomão o tenha feito, mas temos certeza de que Cristo o fez nos dias da sua carne, quando ofereceu fortes clamores a Deus, chamou-o de “Pai santo” e “Pai justo” e nos ensinou a dirigir-nos a ele como nosso Pai no céu.
Em sua agonia, Cristo clamou a Deus: “Tu és meu Pai” (Mateus 26:39, 42: “Ó meu Pai”); e, na cruz: “Pai, perdoa-lhes”; “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito”.
Também o reconheceu como seu Deus e, por isso, obedeceu-lhe perfeitamente e se submeteu à sua vontade em toda a sua missão: ele é “meu Deus e vosso Deus”, João 20:17. Reconheceu-o ainda como a rocha da sua salvação, que o sustentaria e o levaria adiante na missão, tornando-o mais que vencedor, um Salvador completo.
Por isso, com resolução intrépida, suportou a cruz e desprezou a vergonha, pois sabia que seria tanto justificado quanto glorificado.
[2.] “Farei dele meu primogênito”. Não vejo como isso pode ser aplicado a Davi; é prerrogativa de Cristo ser o “primogênito de toda criatura” e, como tal, herdeiro de todas as coisas, Colossenses 1:15; Hebreus 1:2, 6.
Quando todo o poder no céu e na terra foi dado a Cristo e o Pai lhe entregou todas as coisas, então Deus o fez seu primogênito, muito mais elevado, maior e mais honrado do que os reis da terra. Ele é o Rei dos reis; anjos, autoridades e poderes lhe foram sujeitos, 1 Pedro 3:22.
- Quanto à sua descendência. As alianças de Deus sempre incluíram a descendência daqueles com quem ele as firmou; esta também a inclui (v. 29, 36): “Sua descendência permanecerá para sempre”, e, com ela, seu trono. Isso será entendido de maneiras diferentes conforme se aplique a Cristo ou a Davi.
(1.) Se o aplicarmos a Davi, por sua descendência devemos entender seus sucessores, Salomão e os reis posteriores de Judá, que descendiam dos lombos de Davi. Supõe-se que eles pudessem degenerar e deixar de andar no espírito e nos passos de seu pai Davi.
Nesse caso, deviam esperar repreensões divinas, como as que a casa de Davi sofria nessa época, v. 38. Mas isto devia animá-los: embora fossem corrigidos, não seriam abandonados nem deserdados.
Isso remete à parte da mensagem de Natã (2 Samuel 7:14, 15): “Se cometer iniquidade, eu o castigarei, mas minha misericórdia não se apartará dele”.
A descendência e o trono de Davi permaneceram para sempre neste sentido: apesar da perversidade de muitos de seus descendentes, que eram motivo de escândalo para sua casa, sua família continuou e conservou a dignidade imperial por muito tempo. Enquanto Judá permaneceu um reino, os descendentes de Davi foram seus reis.
A realeza daquele reino nunca pertenceu a outra família, ao contrário da realeza das dez tribos, que primeiro coube à família de Jeroboão, depois à de Baasa, e assim por diante.
Além disso, a família de Davi continuou sendo uma família de destaque até que veio o Filho de Davi, cujo trono permaneceria para sempre. Veja Lucas 1:27, 32; 2:4, 11.
Se, em tempos posteriores, os descendentes de Davi abandonassem Deus e seu dever e se voltassem para os caminhos do pecado, Deus lhes traria juízos devastadores e arruinaria a família.
Ainda assim, não retiraria sua bondade amorosa de Davi nem romperia sua aliança com ele, pois no Messias, que viria de sua linhagem, todas essas promessas se cumpririam plenamente.
Da mesma forma, quando os judeus foram rejeitados, o apóstolo mostrou que a aliança de Deus com Abraão não foi rompida, pois se cumpriu na sua descendência espiritual, os herdeiros da justiça da fé, Romanos 11:7.
(2.) Se o aplicarmos a Cristo, por sua descendência devemos entender seus súditos: todos os que creem, sua descendência espiritual, os filhos que Deus lhe deu, Hebreus 2:13. Essa é a descendência que permanecerá para sempre, e seu trono estará no meio deles, na igreja, no coração, como os dias dos céus.
Até o fim, Cristo terá no mundo um povo que o sirva e honre. Ele verá sua descendência e prolongará seus dias.
Essa descendência santa permanecerá para sempre em estado glorificado, quando o tempo e os dias não existirem mais. Assim, o trono e o reino de Cristo serão perpetuados: o reino de sua graça continuará por todas as eras do tempo, e o reino de sua glória, pelas eras infindáveis da eternidade.
[1.] A continuidade do reino de Cristo é aqui posta em dúvida pelos pecados e pelas aflições de seus súditos; suas iniquidades e calamidades ameaçam arruiná-lo.
Essa hipótese é apresentada para que não nos escandalizemos quando se tornar realidade, mas possamos conciliá-la com a estabilidade da aliança e estar seguros dessa estabilidade apesar disso.
Primeiro, supõe-se aqui que haverá muitas coisas erradas entre os súditos do reino de Cristo. Seus filhos podem abandonar a lei de Deus (v. 30) por omissão e violar seus estatutos (v. 31) por ação.
Há manchas que são as manchas dos filhos de Deus, Deuteronômio 32:5. Há muitas corrupções no interior da igreja, assim como nos corações dos que são seus membros, e essas corrupções se manifestam.
Segundo, são avisados de que sofrerão por isso (v. 32): visitarei a transgressão deles com uma vara antes de punir a dos outros. “Somente a vós conheci; por isso vos punirei”, Amós 3:2. O parentesco com Cristo não os dispensará de prestar contas. Mas observe o que é a aflição para o povo de Deus:
É apenas uma vara, não um machado nem uma espada; destina-se à correção, não à destruição. Isso mostra brandura na aflição: é a vara dos homens, como a que usam para corrigir os filhos. E mostra um desígnio de bem na aflição e por meio dela: uma vara que produz o fruto pacífico da justiça.
É uma vara na mão de Deus: “Eu os visitarei”. Ele é sábio e sabe o que faz; é gracioso e fará o que for melhor.
É uma vara cuja dor eles nunca sentirão senão quando houver grande necessidade. Se violarem minha lei, então visitarei sua transgressão com a vara, mas não de outro modo. Nesse momento, é necessário que a honra de Deus seja defendida e que eles sejam humilhados e reconduzidos.
[2.] A continuidade do reino de Cristo é assegurada pela promessa e pelo juramento invioláveis de Deus, apesar de tudo isso (v. 33): não retirarei dele minha bondade de modo total e definitivo.
Primeiro: “Apesar das provocações deles, ainda assim, minha aliança não será rompida.” Repare: as aflições não apenas são compatíveis com o amor da aliança; para o povo de Deus, também procedem dele. Embora a descendência de Davi seja castigada, não se segue que será deserdada; seus membros podem ser abatidos, mas não abandonados.
O favor de Deus continua com seu povo: 1. Por causa de Cristo. Nele está guardada para nós a misericórdia, e Deus diz: não a retirarei dele (v. 33); “Não mentirei a Davi”, v. 35. Nós somos indignos, mas ele é digno.
- Por causa da aliança: minha fidelidade não falhará, não romperei minha aliança. Supôs-se que eles haviam violado os estatutos de Deus, profanando-os e contaminando-os, pois é isso que a palavra significa. “Mas”, diz Deus, “não violarei, não profanarei nem contaminarei minha aliança”; trata-se da mesma palavra.
O que foi dito e jurado é que Deus terá uma igreja no mundo enquanto durarem o sol e a lua, v. 36, 37. O sol e a lua são testemunhas fiéis no céu da sabedoria, do poder e da bondade do Criador. Permanecerão enquanto durar o tempo, que eles medem.
Mas a descendência de Cristo será estabelecida para sempre, como luzes do mundo enquanto ele existir, para nele brilhar; e, quando o mundo chegar ao fim, serão estabelecidos como luzes que brilham no firmamento do Pai.
Versículos 38 a 52
Queixas e Interpelações; A Interpelação de Davi a Deus.
Nestes versículos, temos:
I. Uma queixa muito triste da deplorável condição em que se encontrava a família de Davi, condição que o salmista julga difícil conciliar com a aliança que Deus fez com Davi. “Disseste que não retirarias tua bondade amorosa, mas rejeitaste.”
Às vezes, não é fácil conciliar as providências de Deus com suas promessas; contudo, temos certeza de que elas podem ser conciliadas, pois as obras de Deus cumprem sua palavra e nunca a contradizem.
- A casa de Davi parecia ter perdido seu vínculo com Deus, que era sua maior força e beleza. Deus se agradava de seu ungido, mas agora estava encolerizado com ele (v. 38).
Fizera uma aliança com a família, mas agora, pelo que o salmista podia perceber, havia anulado a aliança; não violado alguns de seus artigos, mas cancelado a aliança, v. 39.
Interpretamos mal as repreensões da Providência se pensamos que elas anulam a aliança. Quando o grande Ungido, o próprio Cristo, estava na cruz, Deus parecia tê-lo rejeitado e estava encolerizado com ele. Ainda assim, não anulou a aliança que fizera com ele, pois ela foi estabelecida para sempre.
- A honra da casa de Davi se perdera e fora lançada ao pó: “Profanaste sua coroa” (sempre considerada sagrada) “lançando-a por terra”, para ser pisada, v. 39.
“Fizeste cessar sua glória” (tão incerta é toda a glória terrena, e tão depressa murcha), “e lançaste seu trono por terra”; não apenas destronaste o rei, mas puseste fim ao reino, v. 44.
Se o salmo foi escrito no tempo de Roboão, isso era verdade quanto à maior parte do reino, cinco partes em seis. Se foi no tempo de Zedequias, era mais claramente verdade quanto ao pobre remanescente.
Repare: tronos e coroas são coisas instáveis e muitas vezes acabam no pó; mas há uma coroa de glória reservada para a descendência espiritual de Cristo, que não murcha.
- A casa de Davi ficou exposta e se tornou presa de todos os vizinhos, que insultavam aquela família antiga e honrada (v. 40): “Derrubaste todas as suas sebes” (tudo o que lhes servia de defesa, especialmente a sebe protetora que, segundo pensavam, a aliança e a promessa de Deus haviam posto ao seu redor), “e reduziste até suas fortalezas a ruínas”.
Assim, as fortalezas eram motivo de descrédito, mais do que abrigo. Então “todos os que passam pelo caminho o despojam” (v. 41) e fazem dele presa fácil; veja Salmos 80:12, 13.
Os inimigos falam com insolência: “Ele é um descrédito para seus vizinhos”, que triunfam com sua queda de tão elevada honra. Ou melhor: todos contribuem para a calamidade (v. 42): “Levantaste a mão direita de seus adversários; não só lhes deste poder, mas os inclinaste a dirigir seu poder contra ele.”
Se os inimigos da igreja levantam a mão contra ela, devemos ver que Deus levanta essa mão, pois eles não teriam poder algum se não lhes fosse dado do alto.
Mas, quando Deus lhes concede causar dano à sua igreja, isso os agrada: “Fizeste todos os seus inimigos se alegrarem; e é para tua glória que os que te odeiam tenham o prazer de ver as lágrimas e as perturbações dos que te amam.”
- A casa de Davi ficou sem condições de ajudar a si mesma (v. 43): “Viraste o fio de sua espada e a embotaste, para que não pudesse ferir como antes; e (o que é pior) viraste o fio de seu espírito, tiraste-lhe a coragem e não o sustentaste na batalha como costumavas fazer”.
O espírito dos homens é aquilo que o Pai e formador dos espíritos faz deles. Não podemos permanecer firmes com força ou determinação além do quanto Deus tem por bem nos sustentar.
Se o ânimo dos homens lhes falta, é Deus quem os desalenta; mas é triste a situação da igreja quando não conseguem permanecer firmes aqueles que deveriam defendê-la.
- A casa de Davi estava à beira de um fim sem glória (v. 45): “Encurtaste os dias de sua juventude”; está prestes a ser extinta, como um jovem no vigor da idade.
Isso parece indicar que o salmo foi escrito no tempo de Roboão, quando a casa de Davi ainda estava em sua juventude e, no entanto, já envelhecia e começava a decair.
Assim ficou coberta de vergonha. Foi grande motivo de descrédito que uma família tão imponente no primeiro e no segundo reinado, e que tanto se destacara, se reduzisse tanto no terceiro, como ocorreu com a casa de Davi no tempo de Roboão.
Mas isso pode ser aplicado ao cativeiro na Babilônia, que, em comparação com o que se esperava, era apenas o dia da juventude daquele reino.
De qualquer modo, os reis daquele tempo tiveram os dias de sua juventude notavelmente encurtados: ainda jovens, quando tinham cerca de trinta anos, Joaquim e Zedequias foram levados cativos para a Babilônia.
De toda essa queixa, aprendamos:
O estrago que o pecado faz nas famílias, nas famílias nobres e reais, nas famílias em que a religião teve o primeiro lugar. Quando a posteridade degenera, cai em desonra, e a iniquidade mancha sua glória.
Como somos propensos a depositar a honra e a felicidade prometidas à igreja em algo externo e a pensar que a promessa falha e a aliança é anulada se nossas expectativas a esse respeito são frustradas. Hoje não temos desculpa para cair nesse erro, pois nosso Mestre nos disse expressamente que seu reino não é deste mundo.
II. Uma interpelação muito comovente dirigida a Deus a respeito disso. Apelam para quatro coisas diante de Deus para obter misericórdia:
- A longa duração da perturbação (v. 46): “Até quando, ó Senhor, te esconderás? Para sempre?”
O que mais lhes causava dor era que o próprio Deus, como alguém descontente, não se manifestava a eles por meio de seus profetas para consolá-los, nem se manifestava em favor deles por meio de suas providências para livrá-los; havia muito tempo que os mantinha no escuro.
Quando Deus se retirou, parecia uma noite eterna: “Tu te escondes para sempre.” Ou melhor: Deus não apenas se escondia deles, mas parecia voltar-se contra eles: “Tua cólera arderá como fogo? Até quando arderá? Nunca se apagará? Que é o inferno senão a cólera de Deus ardendo para sempre? E será esse o destino de teu ungido?”
- A brevidade da vida e a certeza da morte: “Senhor, que tua ira cesse, e volta para nós com misericórdia, lembrando-te de como é curto o meu tempo e de quão certo é seu fim. Senhor, já que minha vida é tão passageira e logo terminará, não permitas que ela seja sempre tão infeliz que eu prefira não existir de modo algum a tal existência.”
Jó apela desse modo em Jó 10:20, 21. É provável que o salmista insista nisso em nome da casa de Davi e do príncipe que então a governava, cujos dias de juventude foram encurtados, v. 45.
(1.) Ele apela para a brevidade e a vaidade da vida (v. 47): “Lembra-te de como é curto o meu tempo”, de como sou passageiro (segundo alguns), portanto, incapaz de suportar o poder da tua cólera e, por isso, objeto apropriado de tua piedade.
“Por que fizeste todos os homens em vão?” Ou: “Para que vanidade criaste todos os filhos de Adão?” Isso pode ser entendido ou de uma ou de outra maneira:
[1.] Como declaração de uma grande verdade. Se forem esquecidas as antigas bondades amorosas mencionadas no v. 49 (as que dizem respeito a outra vida), então o homem é, de fato, criado em vão.
Se considerarmos o homem como mortal, caso não houvesse um estado futuro além da morte, poderíamos ser levados a pensar que ele foi criado em vão, dotado em vão dos nobres poderes e faculdades da razão e cheio de desígnios e desejos tão amplos. Mas Deus não criaria o homem em vão; portanto, Senhor, lembre-se daquelas bondades amorosas.
Ou, [2.] Como indicação de uma forte tentação que o salmista enfrentava. É certo que Deus não criou todos os homens, nem homem algum, em vão, Isaías 45:18.
Primeiro, se pensamos que Deus criou os homens em vão porque tantos têm vida curta e longas aflições neste mundo, é verdade que Deus os fez assim; mas não é verdade que, por isso, tenham sido criados em vão.
Pois aqueles cujos dias são poucos e cheios de perturbação ainda podem glorificar a Deus e fazer algum bem, conservar sua comunhão com Deus e chegar ao céu; então não foram criados em vão.
Segundo, se pensamos que Deus criou os homens em vão porque a maioria deles nem o serve nem desfruta dele, é verdade que, quanto a eles mesmos, foram criados em vão. Melhor lhes teria sido não nascer do que não nascer de novo.
Mas não foi por causa de Deus que foram criados em vão; foi por causa deles mesmos. Tampouco foram criados em vão no que diz respeito a ele, pois fez todas as coisas para si, até o ímpio para o dia do mal; e será glorificado sobre aqueles por quem não é glorificado.
(2.) Ele apela para a universalidade e a inevitabilidade da morte (v. 48): “Que homem” (que homem forte, pois é esse o sentido da palavra) “é aquele que vive e não verá a morte?”
“O próprio rei, da casa de Davi, não está isento da sentença nem do golpe. Senhor, já que ele está sujeito à necessidade inevitável de morrer, não permitas que toda a sua vida seja tão infeliz.”
“Livrará sua alma da mão da sepultura? Não, não a livrará quando chegar sua hora. Portanto, não permitas que ele seja entregue à mão da sepultura pelas misérias de uma vida agonizante antes que sua hora chegue.”
Devemos aprender aqui que a morte é o fim de todos os homens. Em breve, nossos olhos terão de se fechar para ver a morte; não há dispensa dessa guerra, nem se aceitará fiança alguma para nos livrar da prisão da sepultura.
Cabe-nos, portanto, assegurar a felicidade do outro lado da morte e da sepultura, para que, quando nossa vida chegar ao fim, sejamos recebidos nas moradas eternas.
- O apelo seguinte é extraído da bondade que Deus teve para com seu servo Davi e da aliança que fez com ele (v. 49): “Senhor, onde estão tuas antigas bondades amorosas, que mostraste a Davi, ou melhor, que lhe juraste em tua verdade?”
“Deixarás de fazer o que prometeste? Desfarás o que fizeste? Não continuas sendo o mesmo? Por que, então, não podemos receber o benefício das antigas e seguras misericórdias de Davi?”
A imutabilidade e a fidelidade de Deus nos asseguram que ele não rejeitará aqueles que escolheu e com quem fez uma aliança.
- O último apelo vem da insolência dos inimigos e da afronta feita ao ungido de Deus (v. 50, 51): “Lembra-te, Senhor, do descrédito; afasta-o de nós e faze-o recair sobre nossos inimigos.”
(1.) Eram os servos de Deus que sofriam o descrédito, e os abusos cometidos contra eles recaíam sobre seu senhor, especialmente porque eram desacreditados por servi-lo.
(2.) O descrédito lançado sobre os servos de Deus era um fardo muito penoso para todos os que se preocupavam com a honra dele: “Levo no peito o descrédito de todos os povos poderosos e sou até esmagado por ele; isso pesa muito em meu coração, e mal consigo manter o ânimo sob esse peso.”
(3.) “São teus inimigos que lançam descrédito sobre nós desse modo; não te manifestarás contra eles como tais?”
(4.) “Eles lançaram descrédito sobre os passos de teu ungido.” Criticavam todos os passos que o rei havia dado durante seu governo e o seguiam em todos os seus movimentos, para fazer comentários maliciosos sobre tudo o que dizia e fazia.
Ou, se aplicarmos isso a Cristo, o Messias do Senhor, eles lançavam descrédito sobre os judeus por causa dos passos dele, da demora de sua vinda. Lançavam descrédito sobre a demora do Messias; assim entende o dr. Hammond.
Chamavam-no “Aquele que havia de vir”; mas, por ele ainda não ter vindo, por não vir naquele momento livrá-los das mãos dos inimigos quando não tinham quem os livrasse, diziam-lhes que ele jamais viria e que deviam deixar de esperá-lo.
Os escarnecedores dos últimos dias lançam descrédito do mesmo modo sobre os passos do Messias quando perguntam: “Onde está a promessa de sua vinda?” (2 Pedro 3:3, 4).
Alguns associam o descrédito lançado aos passos do ungido à serpente ferindo o calcanhar da descendência da mulher; outros, aos sofrimentos dos seguidores de Cristo, que andam em seus passos e sofrem descrédito por causa de seu nome.
III. O salmo termina com louvor, mesmo depois dessa triste queixa (v. 52): “Bendito seja o Senhor para todo o sempre. Amém e amém.” Assim, o salmista enfrenta o descrédito lançado pelos inimigos. Quanto mais outros blasfemam contra Deus, mais devemos bendizê-lo.
Assim ele corrige suas próprias queixas, altercando consigo mesmo por ter desavenças com as providências de Deus e questionar suas promessas. Que ambas essas paixões pecaminosas sejam silenciadas pelos louvores a Deus.
Seja como for, ainda assim Deus é bom, e nunca pensaremos mal dele; Deus é verdadeiro, e nunca desconfiaremos dele. Embora a glória da casa de Davi esteja manchada e obscurecida, nosso consolo será que Deus é bendito para sempre, e sua glória não pode ser eclipsada.
Se queremos encontrar consolo na estabilidade da promessa de Deus, devemos louvá-lo por ela. Ao bendizer a Deus, animamos a nós mesmos.
Temos aqui um duplo Amém, conforme seu duplo significado. Amém: assim é; Deus é bendito para sempre. Amém: assim seja; que Deus seja bendito para sempre.
O salmista começou com ações de graças antes de apresentar sua queixa (v. 1) e agora termina com uma doxologia. Os que agradecem a Deus pelo que ele fez podem agradecer-lhe também pelo que fará. Deus acompanhará com suas misericórdias aqueles que o acompanham com seus louvores da maneira correta.