Salmos 82
Argumento
Este salmo se ajusta ao meridiano das cortes dos príncipes e dos tribunais de justiça, não só em Israel, mas também em outras nações. Contudo, provavelmente foi composto em primeiro lugar para uso dos magistrados de Israel, do grande Sinédrio e dos demais anciãos em posições de autoridade, talvez por orientação de Davi.
Este salmo tem o desígnio de tornar sábios os reis e de “instruir os juízes da terra” (Salmos 2:10); de lhes expor o dever, como em 2 Samuel 23:3, e de lhes mostrar as faltas, como em Salmos 58:1. Temos aqui: I. A dignidade da magistratura e sua dependência de Deus, v. 1. II. O dever dos magistrados, v. 3, 4.
III. A degeneração dos maus magistrados e o dano que causam, v. 2, 5. IV. A condenação que lhes é anunciada, v. 6, 7. V. O desejo e a oração de todas as pessoas boas para que o reino de Deus se estabeleça cada vez mais, v. 8.
Embora os magistrados possam aplicar este salmo mais diretamente a si mesmos, ainda assim qualquer um de nós pode cantá-lo com entendimento. Ao cantá-lo, damos glória a Deus por presidir a todos os assuntos públicos, providenciar a proteção da inocência prejudicada e estar pronto a punir a injustiça dos mais poderosos.
Também nos consolamos com a confiança em seu governo presente e com a esperança de seu juízo futuro.
O Dever dos Magistrados.
Versículos 1 a 5
Um Salmo de Asafe.
Temos aqui:
I. A presidência e o poder supremos de Deus em todos os conselhos e tribunais, afirmados e estabelecidos como grande verdade em que tanto príncipes quanto súditos precisam crer (v. 1):
“Deus está de pé”, como dirigente principal, “na congregação dos poderosos”: o Poderoso, in coetu fortis — nos conselhos do príncipe, o magistrado supremo.
Ele “julga entre os deuses”, os magistrados inferiores; tanto o poder legislativo quanto o executivo dos príncipes estão sob seus olhos e em suas mãos. Observe aqui:
- O poder e a honra dos magistrados: eles são os poderosos. Têm poder na autoridade, para o bem público — é grande o poder que lhes foi confiado —, e também devem tê-lo na sabedoria e na coragem.
No modo de falar hebraico, são chamados deuses; a mesma palavra que se usa para esses governantes subordinados é usada para o soberano que governa o mundo. São elohim.
Os anjos recebem esse nome tanto por serem grandes em poder e força quanto porque Deus tem por bem empregar seus serviços no governo deste mundo inferior. Do mesmo modo, os magistrados, numa função inferior, são ministros de sua providência.
De modo geral, servem para manter a ordem e a paz nas sociedades humanas; em particular, servem à justiça e à bondade de Deus ao punir os malfeitores e proteger os que fazem o bem.
Os bons magistrados, que cumprem os fins da magistratura, são como Deus: ele lhes confere parte de sua honra.
São seus representantes e grandes bênçãos para qualquer povo. “Uma sentença divina está nos lábios do rei”, Provérbios 16:10. Mas os governantes perversos sobre o povo pobre são como leões que rugem e ursos que rondam, Provérbios 28:15.
Insinua-se uma boa forma e constituição de governo: uma monarquia mista como a nossa. Aqui está o Poderoso, o Soberano, e aqui está sua congregação — seu conselho privado, seu parlamento, seu tribunal de juízes, chamados deuses.
Afirma-se a soberania incontestável de Deus em todas as congregações dos poderosos e sobre elas. Deus está de pé e julga entre eles; recebem dele o poder e a ele prestarão contas. É por meio dele que os reis reinam.
Ele está presente em todos os debates deles e examina tudo o que dizem e fazem. O que for dito ou feito de errado será novamente examinado, e eles prestarão contas de sua má administração.
Deus tem nas mãos os corações deles, e também suas línguas, e os dirige para onde quiser, Provérbios 21:1. Assim, tem poder de veto em todas as suas decisões; seus conselhos prevalecerão, quaisquer que sejam os planos no coração humano.
Ele faz deles o uso que lhe agrada e, por meio deles, realiza seus próprios propósitos e desígnios, embora o coração deles pouco pense nisso, Isaías 10:7. Os magistrados devem considerar isso e temê-lo: Deus está com eles no julgamento, 2 Crônicas 19:6; Deuteronômio 1:17.
Os súditos devem considerar isso e consolar-se: os bons príncipes e juízes, que têm boas intenções, estão sob direção divina; os maus, por piores que sejam suas intenções, estão sujeitos à restrição divina.
II. Uma ordem dada a todos os magistrados para que usem seu poder para fazer o bem, pois responderão por ele àquele que o confiou a eles, v. 3, 4:
- Devem proteger os que estão expostos à injúria e amparar os que carecem de conselho e auxílio: “Defendei o pobre”, que não tem dinheiro para granjear amigos nem pagar advogado, “e o órfão”, que perdeu aqueles que o guiariam na juventude, quando ainda é novo e incapaz de ajudar a si mesmo.
Assim como os magistrados devem ser pais para seu país em geral, assim devem sê-lo de modo especial para os órfãos que nele vivem. São chamados deuses? Nesse aspecto, devem seguir a Deus: ser pais dos órfãos. Jó o foi, Jó 29:12.
- Devem administrar justiça com imparcialidade e “fazer justiça ao aflito e ao necessitado”, que, por serem fracos e indefesos, sofrem muitas injustiças. Correm o risco de perder tudo se os magistrados não intervêm ex officio — de ofício — para socorrê-los.
Se um homem pobre tem uma causa justa, sua pobreza não deve prejudicá-la, por maiores e mais poderosos que sejam seus adversários.
- Devem resgatar e libertar os que já caíram nas mãos dos opressores (v. 4): “Livrai-os das mãos dos perversos”. Vinguem-nos de seu adversário, Lucas 18:3.
São clientes de quem nada se pode ganhar: não pagam pelos serviços nem dão influência a quem os ajuda. Ainda assim, juízes e magistrados devem ocupar-se deles, zelar por seu consolo e abraçar sua causa.
III. Uma acusação contra os maus magistrados, que negligenciam o dever e abusam do poder, esquecendo que Deus está entre eles, v. 2, 5. Observe:
- O pecado de que são acusados aqui: julgam injustamente, contra as regras da equidade e os ditames da consciência. Por malícia e má vontade, dão sentença contra os que têm razão; por favoritismo e afeição parcial, favorecem os que defendem uma causa injusta.
Agir injustamente é mau, mas julgar injustamente é muito pior, pois é fazer o mal sob a aparência do direito. Há menos defesa para os prejudicados contra tais atos de injustiça, e eles dão ânimo aos que praticam injustiças.
Era um mal tão grande quanto qualquer outro que Salomão viu debaixo do sol, quando observou que no lugar do juízo havia iniquidade, Eclesiastes 3:16; Isaías 5:7.
Não só favoreciam os ricos por serem ricos, o que já é suficientemente mau, mas, pior ainda, favoreciam os perversos por serem perversos. Não apenas os apoiavam em sua perversidade, mas os estimavam ainda mais por ela e se aliavam aos seus interesses. “Ai de ti, ó terra!”, quando seus juízes são assim.
- A causa desse pecado. Já lhes haviam dito com clareza que seu ofício e dever eram proteger e libertar os pobres; essa ordem lhes fora dada muitas vezes. Ainda assim, julgam injustamente, pois não sabem nem querem entender.
Não se interessam por ouvir qual é seu dever; não se esforçam para estudá-lo. Não desejam compreender corretamente as coisas, pois se deixam governar pelo interesse, não pela razão nem pela justiça. Um presente dado em segredo lhes cega os olhos.
Não sabem porque não querem entender. Ninguém é tão cego quanto quem não quer ver. Calaram a própria consciência e, por isso, seguem andando nas trevas, sem saber nem se importar com o que fazem ou para onde vão. Os que andam nas trevas caminham para as trevas eternas.
- As consequências desse pecado: “Todos os fundamentos da terra”, ou da nação, “estão fora de ordem”. Quando a justiça é pervertida, que bem se pode esperar? “A terra e todos os seus habitantes se dissolvem”, como diz o salmista num caso semelhante, Salmos 75:3. As falhas das pessoas públicas são danos públicos.
Versículos 6 a 7
O Dever dos Magistrados.
Temos aqui:
I. Os deuses terrenos humilhados e derrubados, v. 6, 7. A dignidade de sua posição é reconhecida (v. 6): “Eu disse: Vós sois deuses.” Foram honrados com o nome e o título de deuses. O próprio Deus os chamou assim na lei contra palavras de traição, Êxodo 22:28: “Não vituperarás os deuses.”
Se receberam esse título da fonte de toda honra, quem pode contestá-lo? Mas o que é o homem para que seja assim engrandecido? Ele os chamou deuses porque a palavra de Deus chegou a eles, como explica nosso Salvador (João 10:35).
Receberam de Deus uma comissão e foram por ele delegados e designados para ser os escudos da terra, os guardiões da paz pública e os vingadores que executam a cólera contra os que a perturbam, Romanos 13:4. Todos eles, nesse sentido, são filhos do Altíssimo.
Deus lhes conferiu parte de sua honra e os emprega no governo providencial do mundo, assim como Davi fez de seus filhos governantes principais.
Ou então: “Porque eu disse: Vós sois deuses, levastes essa honra além do que se pretendia e imaginastes ser filhos do Altíssimo.” Foi assim com o rei da Babilônia (Isaías 14:14): “Serei semelhante ao Altíssimo”; e com o rei de Tiro (Ezequiel 28:2): “Puseste teu coração como o coração de Deus.”
É difícil que os homens recebam tanta honra das mãos de Deus, e tanta honra lhes seja prestada pelos filhos dos homens, como é devido, sem se orgulharem e se encherem de soberba, passando a pensar de si mesmos mais do que convém.
Segue-se, porém, uma consideração que mortifica esse orgulho: “Morrereis como homens.” Isso pode ser entendido de duas maneiras:
- Como castigo dos maus magistrados, que julgaram injustamente e, por seu mau governo, tiraram de ordem os fundamentos da terra. Deus lhes pedirá contas e os eliminará em meio à pompa e prosperidade.
Morrerão como outros homens perversos e cairão como um dos príncipes gentios — ser israelita não os protegerá mais do que ser juiz —, ou como um dos anjos que pecaram, ou como um dos gigantes do mundo antigo.
Compare-se isso com o que Eliú observou sobre os poderosos opressores de seu tempo, Jó 34:26: “Ele os fere como perversos à vista dos outros.” Quem abusa do poder deve saber que Deus lhe tirará tanto o poder quanto a vida; naquilo em que age com orgulho, Deus se mostrará acima dele.
Ou, 2. Como o fim da glória de todos os magistrados neste mundo. Não devem se encher de soberba por causa de sua honra nem negligenciar seu trabalho. A consciência da mortalidade deve tanto mortificar seu orgulho quanto estimulá-los ao dever.
“Vocês são chamados deuses, mas não receberam patente de imortalidade; morrerão como homens, como homens comuns; e, como um deles, vocês, ó príncipes, cairão.” Repare: reis e príncipes, todos os juízes da terra, embora sejam deuses para nós, são homens para Deus.
Morrerão como homens, e toda a sua honra será lançada ao pó. Mors sceptra ligonibus æquat — A morte mescla cetros e pás.
II. O Deus do céu exaltado e elevado, v. 8. O salmista percebe que pouco adianta argumentar com esses opressores orgulhosos. Eles fizeram ouvidos surdos a tudo o que ele disse e seguiram andando nas trevas. Por isso, ele olha para Deus, apela a ele e lhe pede que assuma seu grande poder:
“Levanta-te, ó Deus! Julga a terra.” Ao orar para que Deus o faça, crê que ele o fará: “Tu herdarás todas as nações.” Isso diz respeito:
- Ao reino da providência. Deus governa o mundo, eleva e derruba quem lhe agrada. Herda todas as nações e tem domínio absoluto sobre elas, podendo dispor delas como um homem dispõe de sua herança.
Devemos crer nisso e consolar-nos: a terra não foi entregue às mãos dos perversos, dos governantes perversos, tanto quanto somos tentados a pensar, Jó 9:24. Deus reservou o poder para si e se sobrepõe a eles.
Com essa fé devemos orar: “Levanta-te, ó Deus! Julga a terra, manifesta-te contra os que julgam injustamente e põe sobre teu povo pastores segundo teu próprio coração.” Há um Deus justo a quem podemos recorrer e de quem podemos esperar socorro eficaz para todos os que são prejudicados por juízes injustos.
- Ao reino do Messias. É uma oração para apressá-lo: que venha Cristo, a quem cabe julgar a terra. Invoca-se também a promessa de que Deus lhe dará os gentios por herança: Você, ó Cristo, herdará todas as nações e as governará, Salmos 2:8; 22:28.
Que a segunda vinda de Cristo ponha em ordem todas essas desordens. Há duas palavras com que podemos consolar a nós mesmos e uns aos outros diante do mau uso do poder entre os homens. Uma está em Apocalipse 19:6: “Aleluia, o Senhor Deus onipotente reina.” A outra está em Apocalipse 22:20: “Certamente venho sem demora.”