Matthew Henry

Salmos 81

Argumento

Supõe-se que este salmo tenha sido escrito não por ocasião de alguma providência particular, mas para a solenidade de uma ordenança específica: ou a da lua nova em geral, ou a da Festa das Trombetas, na lua nova do sétimo mês, Levítico 23:24; Números 29:1.

Quando Davi, pelo Espírito, introduziu o canto dos salmos no serviço do templo, este salmo foi destinado àquele dia, para despertar e auxiliar as devoções próprias dele. Todos os salmos são proveitosos; mas, se um salmo convém mais que outro ao dia e às práticas que o acompanham, devemos escolhê-lo.

Os dois grandes propósitos das nossas assembleias religiosas, que devemos ter em mente quando delas participamos, são cumpridos neste salmo: dar glória a Deus e receber instrução dele; “contemplar a beleza do Senhor e inquirir no seu templo”.

Assim, este salmo nos ajuda nos dias de festa solene: I. A louvar a Deus pelo que ele é para o seu povo (vv. 1-3) e pelo que fez em favor dele, vv. 4-7.

II. A ensinar e advertir uns aos outros acerca das obrigações que temos para com Deus (vv. 8-10), do perigo de nos afastarmos dele (v. 11, 12) e da felicidade que teríamos se ao menos permanecêssemos junto dele, vv. 13-16.

Embora tudo isso tenha sido dito principalmente a respeito do antigo Israel, foi escrito para nosso aprendizado e, por isso, deve ser cantado com aplicação a nós.

Um Convite ao Louvor.

Versículos 1 a 7

Ao Músico-Mor, sobre Gitite. Salmo de Asafe.

Quando o povo de Deus se reunia no dia solene, dia da festa do Senhor, precisava ser lembrado de que tinha trabalho a fazer. Não vamos à igreja para dormir nem para ficar ociosos; não: há a tarefa que o dever de cada dia exige, a obra do dia que deve ser feita no seu dia. E aqui:

I. Os adoradores de Deus são estimulados a cumprir sua tarefa e, ao cantar este salmo, lhes é ensinado a estimular tanto a si mesmos quanto uns aos outros para ela, vv. 1-3. Nosso propósito é dar a Deus a glória devida ao seu nome; em todas as nossas assembleias religiosas, devemos ter isso em mente como nossa tarefa.

  1. Ao fazê-lo, devemos olhar para Deus como nossa força e como o Deus de Jacó, v. 1. Ele é a força de Israel como povo, pois é o Deus que fez aliança com eles e os protegerá, sustentará e libertará com poder, que trava suas batalhas e os faz combater com valentia e vencer.

Ele é a força de cada israelita: por sua graça, somos capacitados a atravessar todos os nossos serviços, sofrimentos e conflitos. Devemos orar a ele como nossa força e cantar louvores a ele como o Deus de toda a descendência lutadora de Jacó, com quem temos comunhão espiritual.

  1. Devemos fazê-lo por todas as expressões de alegria santa e triunfo. Naquele tempo, isso se fazia com instrumentos musicais, o tamborim, a harpa e o saltério, e com o toque da trombeta. Alguns pensam que este lembrava o som da trombeta no monte Sinai, que se tornava cada vez mais forte.

Naquele tempo, assim como agora, isso devia ser feito cantando salmos em voz alta e produzindo um som de júbilo. A suavidade agradável da harpa e a solenidade temível da trombeta nos indicam que Deus deve ser adorado com ânimo e alegria, com reverência e temor piedoso.

Cantar em voz alta e fazer soar a música indicam que devemos louvar a Deus com ardor e afeto, anunciar seu louvor de boa vontade e de todo o coração, como pessoas que não se envergonham de reconhecer sua dependência dele e suas obrigações para com ele.

Também devemos nos reunir em grande número para essa obra: quanto mais, melhor; tanto mais ela se parecerá com o céu.

  1. Isso deve ser feito no tempo designado. Nenhum horário é inadequado para louvar a Deus: “Sete vezes ao dia te louvarei”; ou melhor: “À meia-noite me levantarei e te darei graças”.

Alguns horários, porém, são designados não para Deus nos encontrar, pois ele está sempre pronto, e sim para nos encontrarmos uns com os outros e nos unirmos em seu louvor.

O dia de festa solene deve ser um dia de louvor. Quando recebemos as dádivas da generosidade de Deus e nos alegramos nelas, é apropriado cantar seus louvores.

II. Aqui recebem orientação para sua tarefa:

  1. Devem considerar a instituição divina que observam. Em todo culto religioso, devemos ter em vista o mandamento (v. 4): “Era um estatuto para Israel”, para manter entre eles a expressão pública da religião; era “uma lei do Deus de Jacó”, à qual toda a descendência de Jacó está vinculada e deve sujeitar-se.

Repare: louvar a Deus não é só uma coisa boa, que fazemos bem em praticar, mas nosso dever indispensável, ao qual estamos obrigados; negligenciá-lo é por nossa conta e risco. Em todos os exercícios religiosos, devemos considerar a instituição divina como nossa autorização e regra:

“Faço isto porque Deus me ordenou; por isso espero que ele me aceite”. Assim, a prática é feita com fé.

  1. Devem recordar as operações da Providência divina que esse serviço comemora. Esse serviço solene foi ordenado como testemunho (v. 5), prova permanente transmitida pela tradição, para atestar os fatos.

Era um testemunho para Israel, para que soubessem e se lembrassem do que Deus fizera em favor de seus pais; e seria um testemunho contra eles se ignorassem e esquecessem essas coisas.

(1.) O salmista, em nome do povo, lembra a si mesmo a obra geral de Deus em favor de Israel, cuja memória era conservada por esta e por outras solenidades, v. 5.

Quando Deus saiu contra a terra do Egito para devastá-la e obrigar Faraó a libertar Israel, ordenou dias de festa solene a serem observados por estatuto perpétuo em suas gerações, como memorial desse feito.

Em particular, ordenou a Páscoa, talvez a festa solene mencionada no v. 3; ela foi instituída justamente quando Deus atravessou a terra do Egito para destruir os primogênitos e passou por cima das casas dos israelitas, Êxodo 12:23, 24.

Por meio dela, aquela obra maravilhosa devia ser conservada em memória perpétua, para que todas as épocas vissem nela a bondade e a severidade de Deus.

Falando em nome de seu povo, o salmista repara numa circunstância agravante da escravidão no Egito: ali ouviram uma língua que não entendiam; eram estrangeiros numa terra estranha.

Os egípcios e os hebreus não entendiam a língua uns dos outros; por isso, José falava a seus irmãos por meio de intérprete (Gênesis 42:23), e os egípcios são chamados, em relação à casa de Jacó, de povo de língua estranha, Salmos 114:1.

Para que uma libertação pareça mais graciosa e mais gloriosa, é bom observar tudo que faz a tribulação da qual fomos libertados parecer mais penosa.

(2.) O salmista, em nome de Deus, lembra ao povo alguns detalhes de sua libertação. Aqui muda a pessoa, v. 6: Deus fala por meio dele, dizendo: “Removi o ombro do fardo”. Que ele recorde no dia de festa:

[1.] Que Deus os havia tirado da casa da escravidão e removido dos ombros deles o fardo da opressão, sob o qual estavam prestes a sucumbir; havia libertado suas mãos dos potes, dos cestos de carga ou das cestas em que carregavam barro ou tijolos.

A libertação da escravidão é misericórdia muito palpável, que merece ser lembrada para sempre. Mas isso não foi tudo.

[2.] Deus os havia libertado no mar Vermelho. Ali clamaram em meio à tribulação, e ele os resgatou e frustrou os desígnios de seus inimigos contra eles, Êxodo 14:10.

Então lhes respondeu com uma resposta concreta, do lugar secreto do trovão, isto é, da coluna de fogo, através da qual olhou para o exército dos egípcios e o perturbou, Êxodo 14:24, 25.

Ou isso pode referir-se à entrega da lei no monte Sinai, que era lugar secreto, pois olhar para lá trazia a morte (Êxodo 19:21), e foi em meio a trovões que Deus então falou. Até os terrores do Sinai foram favores para Israel, Deuteronômio 4:33.

[3.] Deus suportou sua conduta no deserto: “Provei-te nas águas de Meribá; ali mostraste teu temperamento, que povo incrédulo e murmurador eras, e ainda assim continuei a favorecer-te.” Selá: repare nisso. Compare a bondade de Deus e a maldade do homem, e uma servirá de contraste à outra.

Se, nas festas solenes, eles deviam assim recordar sua redenção do Egito, com muito mais razão devemos nós, no sábado cristão, recordar a redenção mais gloriosa que Jesus Cristo realizou em nosso favor de escravidão pior que a egípcia, bem como as muitas respostas graciosas que nos deu apesar das nossas numerosas provocações.

Versículos 8 a 16

Repreensão a Israel.

Deus, por meio do salmista, fala aqui a Israel e, nele, a nós, sobre quem chegaram os fins do mundo.

I. Ele exige atenção diligente e séria ao que estava prestes a dizer (v. 8): “Ouve, ó meu povo!” “Quem deveria me ouvir, se meu povo não o fizer?” “Eu te ouvi e te respondi; agora tu me ouvirás?” “Ouve o que é dito com a maior solenidade e a mais incontestável certeza, pois é o que testificarei a ti”.

“Não te limites a ouvir-me; atende-me, isto é, aceita meu conselho e deixa-te governar por mim”. Nada poderia ser esperado com mais razão ou justiça; ainda assim, Deus acrescenta uma condição: “Se quiseres atender-me.” “É do teu interesse fazê-lo, mas é incerto que o farás, pois teu pescoço tem um tendão de ferro”.

II. Ele lhes recorda a obrigação que têm para com ele como o Senhor, seu Deus e Redentor (v. 10): “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito”. Esse é o prefácio dos dez mandamentos e uma razão poderosa para guardá-los.

Mostra que estamos obrigados a guardá-los pelo dever, pelo interesse e pela gratidão; desobedecer é romper todos esses vínculos.

III. Ele lhes apresenta um resumo tanto dos preceitos quanto das promessas que lhes deu, como Senhor e Deus deles, quando saíram do Egito.

  1. O grande mandamento era que não tivessem outros deuses diante dele (v. 9): “Não haverá em ti deus estranho”, nenhum além do seu próprio Deus. Outros deuses bem podiam ser chamados estranhos, pois era muito estranho que um povo que tinha por Deus o Deus verdadeiro e vivo desejasse qualquer outro.

Deus é zeloso nesse assunto, pois não permitirá que sua glória seja dada a outro; por isso, devem ter cuidado nesse assunto, Êxodo 23:13.

  1. A grande promessa era que o próprio Deus, como Deus todo-suficiente, estaria perto deles em tudo aquilo por que o invocassem (Deuteronômio 4:7). Se permanecessem fiéis a ele como seu poderoso protetor e governante, sempre o encontrariam como generoso benfeitor:

“Abre bem a tua boca, e eu a encherei, como os filhotes dos corvos, que gritam e abrem bem a boca, e os adultos a enchem.” Veja aqui:

(1.) Qual é nosso dever: elevar nossas expectativas em relação a Deus e ampliar nossos desejos por ele. Por menos que esperemos da criatura, não será pouco demais; por mais que esperemos do Criador, não será demais. Nele não estamos limitados; por que, então, nos limitaríamos em nosso próprio coração?

(2.) Qual é a promessa de Deus: ele encherá sua boca de coisas boas, Salmos 103:5. Há em Deus o bastante para encher nossos tesouros (Provérbios 8:21), saciar toda alma faminta (Jeremias 31:25), suprir todas as nossas carências, atender a todos os nossos desejos e nos fazer completamente felizes.

Os prazeres dos sentidos causam saciedade excessiva sem nunca satisfazer (Isaías 55:2); os prazeres divinos satisfazem sem nunca causar saciedade excessiva. Podemos receber de Deus o bastante se pedirmos com fé. “Pedi, e vos será dado”. Ele dá generosamente e não repreende.

Deus assegurou a Israel que, se não lhes fizesse coisas tão grandiosas e bondosas quanto as que fizera aos seus pais, a culpa seria deles próprios. Nada seria considerado bom ou grande demais para lhes dar, se ao menos permanecessem junto de Deus. Ele lhes teria dado, além disso, “tal e tal coisa”, 2 Samuel 12:8.

IV. Ele os acusa de grande desprezo por sua autoridade como legislador e por sua graça e favor como benfeitor, v. 11. Fizera muito em favor deles e planejava fazer ainda mais, mas tudo em vão: “Meu povo não quis atender à minha voz; fez-se surdo a tudo o que eu dizia”. Ele se queixa de duas coisas:

  1. A desobediência deles aos seus mandamentos. Ouviram sua voz como nenhum outro povo jamais ouvira, mas não quiseram atendê-la nem se deixar governar por ela, nem pela lei nem pela razão que a fundamentava.

  2. A aversão deles ao vínculo da aliança com ele: “Não me quiseram”. Não acolheram a palavra de Deus (assim diz o caldeu). Deus estava disposto a ser o Deus deles, mas eles não estavam dispostos a ser seu povo; não lhes agradavam as condições dele. Eu os teria ajuntado, mas eles não quiseram.

Não o quiseram. E por que não? Não foi por falta de permissão: haviam sido livremente convidados a entrar em aliança com Deus. Não foi por incapacidade: a palavra estava perto deles, até em sua boca e em seu coração. Foi simplesmente porque não quiseram.

Deus os chama de seu povo, pois foram comprados por ele, estavam ligados a ele e lhe pertenciam por mil vínculos; no entanto, nem mesmo eles atenderam ou obedeceram. “Israel, a descendência de Jacó, meu amigo, desprezou-me e não me quis”.

Repare: toda a perversidade do mundo perverso se deve à obstinação da vontade perversa. As pessoas não são religiosas porque não querem ser.

V. Com isso ele justifica os juízos espirituais que trouxe sobre eles (v. 12): “Assim os entreguei aos desejos do próprio coração”, que seriam inimigos mais perigosos e opressores mais danosos para eles do que jamais foram quaisquer das nações vizinhas.

Deus retirou deles seu Espírito, removeu o freio da graça que os continha e os deixou entregues a si mesmos, com justiça: querem fazer o que desejam; portanto, que o façam. “Efraim está apegado aos ídolos; deixa-o”.

É justo que Deus entregue aos desejos do próprio coração aqueles que lhes dão livre curso e se deixam conduzir por eles. Por que seu Espírito contenderia para sempre?

Sua graça lhe pertence, e ele não é devedor de ninguém. E, contudo, assim como nunca deu sua graça a alguém que pudesse dizer que a merecia, assim também nunca a retirou de alguém que não a tivesse primeiro perdido por culpa própria: “Não me quiseram, por isso os entreguei”; sigam, pois, seu caminho.

Veja o que aconteceu: andaram segundo os próprios conselhos, pelo caminho do seu coração e conforme o que viam seus olhos, tanto em seu culto quanto em sua conduta. “Deixei que fizessem o que quisessem, e então fizeram tudo o que era mau”. Seguiram os próprios conselhos, não os conselhos e as orientações de Deus.

Deus, portanto, não foi o autor do pecado deles; deixou-os aos desejos do seu coração e aos conselhos da sua própria cabeça. Se não agirem bem, a culpa deverá recair sobre o coração deles, e o sangue, sobre sua própria cabeça.

VI. Ele demonstra sua boa vontade para com eles ao desejar que tivessem feito o que era bom para si mesmos. Via como era triste a condição deles e como era certa sua ruína quando foram entregues aos próprios desejos.

Isso é pior do que ser entregue a Satanás, o que pode servir para a correção (1 Timóteo 1:20) e para a salvação (1 Coríntios 5:5). Ser entregue aos desejos do próprio coração, porém, é ficar selado sob a condenação.

“Quem é impuro continue impuro”. A que abismos fatais esses desejos não levarão uma pessoa!

Deus os contempla com piedade e mostra que foi com relutância que assim os abandonou à sua loucura e ao seu destino. “Como te entregaria, Efraim?”, Oseias 11:8, 9. Aqui também: “Ah, se o meu povo me tivesse ouvido!” Veja Isaías 48:18. Assim Cristo lamentou a obstinação de Jerusalém: “Se tivesses sabido”, Lucas 19:42.

As expressões aqui são comoventes (vv. 13-16). Destinam-se a mostrar quanto Deus não deseja que alguém pereça e quanto deseja que todos cheguem ao arrependimento, pois ele não se agrada da ruína de pessoas ou nações pecadoras.

Mostram ainda como os pecadores são inimigos de si mesmos e como sua miséria será agravada pelo fato de que poderiam ter sido felizes sob condições tão fáceis. Observe aqui:

  1. A grande misericórdia que Deus tinha reservada para seu povo e que teria realizado em favor deles se tivessem obedecido:

(1.) Ele lhes teria dado vitória sobre seus inimigos e logo teria completado a submissão destes. Eles não só teriam mantido sua posição, mas também alcançado seu objetivo contra os cananeus restantes e contra os vizinhos invasores que os atormentavam (v. 14): “Eu teria subjugado seus inimigos”.

Só de Deus devemos depender para subjugar nossos inimigos. Nem os teria sujeitado ao custo e à fadiga de uma guerra prolongada: ele logo o teria feito, pois teria voltado sua mão contra os adversários deles, que então não teriam podido resistir. Isso indica com que facilidade ele o teria feito, sem nenhuma dificuldade.

Com um movimento da mão, ou melhor, com o sopro da boca, ele abaterá o perverso, Isaías 11:4. Se apenas voltar a mão, os que odeiam o Senhor se submeterão a ele (v. 15). Ainda que não sejam levados a amá-lo, ainda assim serão obrigados a temê-lo e a reconhecer que ele é poderoso demais para eles e que é inútil contender com ele.

Deus é honrado, e seu Israel também, pela submissão daqueles que se rebelaram contra ambos, mesmo quando ela é forçada e fingida.

(2.) Ele teria confirmado e perpetuado a descendência deles e a estabelecido sobre fundamentos firmes e duradouros. Apesar de todas as tentativas dos inimigos contra eles, seu tempo teria durado para sempre; jamais teriam sido perturbados na posse da boa terra que Deus lhes dera, muito menos expulsos dela.

(3.) Ele lhes teria dado grande abundância de todas as coisas boas (v. 16): “Ele os teria alimentado com o mais fino trigo”, com os melhores grãos da melhor qualidade. O trigo era o principal produto de Canaã, e eles exportavam grande quantidade dele, Ezequiel 27:17.

Além de lhes prover o melhor tipo de pão, ele os teria satisfeito com mel tirado da rocha. Somados aos produtos preciosos da terra fértil, até as fendas das rochas serviriam de colmeias, para que não houvesse lugar estéril em toda a sua terra e nelas encontrassem mel em abundância.

Veja Deuteronômio 32:13, 14. Em suma, Deus pretendia proporcionar-lhes bem-estar e felicidade de todas as maneiras.

  1. O dever que Deus exigia deles como condição de toda essa misericórdia. Esperava apenas que o ouvissem como o aluno ouve o professor, para receber suas instruções, e como o servo ouve o senhor, para receber suas ordens.

Esperava também que andassem em seus caminhos, os caminhos do Senhor, que são retos e agradáveis, que observassem as instituições das suas ordenanças e prestassem atenção às indicações da sua providência. Nada havia de irrazoável nisso.

  1. Observe como o motivo de a misericórdia ter sido retida é atribuído à negligência deles quanto ao dever: se tivessem me ouvido, eu logo teria subjugado seus inimigos. O pecado ou a desobediência de uma nação é o grande e único fator que retarda e obstrui a libertação nacional.

Quando eu quis curar Israel e pôr tudo em ordem entre eles, então se descobriu a iniquidade de Efraim, e assim a cura foi interrompida, Oseias 7:1. Tendemos a dizer: “Se tal método tivesse sido adotado, se tal instrumento tivesse sido empregado, logo teríamos subjugado nossos inimigos”.

Mas estamos enganados: se tivéssemos ouvido a Deus e cumprido nosso dever, isso teria acontecido. É o pecado que prolonga nossas tribulações e retarda a salvação.

É disso que o próprio Deus se queixa, desejando que as coisas tivessem sido diferentes. Repare: Deus quer, portanto, que cumpramos nosso dever para com ele, a fim de que estejamos aptos a receber seu favor. Ele se agrada de que o sirvamos, não porque isso lhe traga algum benefício, mas porque o benefício será nosso.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra