Salmos 80
Argumento
Este salmo tem propósito muito semelhante ao anterior. Alguns pensam que foi escrito por ocasião da desolação e do cativeiro das dez tribos, assim como o salmo anterior o teria sido por ocasião dos mesmos sofrimentos das duas tribos.
Mas muitas foram as aflições do Israel de Deus, talvez muitas que não foram registradas na história sagrada; algumas delas podem ter dado ocasião à composição deste salmo, próprio para ser cantado no dia da tribulação de Jacó.
Se, ao cantá-lo, expressarmos verdadeiro amor pela igreja e sincera preocupação com seus interesses, acompanhados de firme confiança no poder de Deus para livrá-la de suas maiores aflições, cantaremos ao Senhor com o coração.
Aqui o salmista: I. Pede sinais da presença de Deus com seu povo e do favor divino para com ele, vv. 1-3. II. Queixa-se das repreensões que o povo sofria naquele momento, vv. 4-7.
III. Ilustra as desolações presentes da igreja por meio da comparação com uma videira e uma vinha que haviam florescido, mas agora estavam destruídas, vv. 8-16.
IV. Conclui com uma oração a Deus para que prepare misericórdia para o povo e prepare o povo para a misericórdia, vv. 17-19.
Este salmo, como muitos antes e depois dele, diz respeito aos interesses públicos do Israel de Deus, que devem estar mais perto do nosso coração do que qualquer interesse secular nosso.
Queixas Lamentosas.
Versículos 1 a 7
Ao Músico-Mor, sobre Susãim, Edute. Salmo de Asafe.
Aqui o salmista, em nome da igreja, dirige-se a Deus em oração, tendo em vista a situação aflitiva em que Israel se encontrava.
I. Suplica o favor de Deus para o povo (v. 1, 2); esse favor é tudo para o santuário quando ele está desolado, e deve ser buscado em primeiro lugar. Observe:
- Como, ao dirigir-se a Deus, ele o vê como o Pastor de Israel, a quem chamara ovelhas de seu pasto (Salmos 79:13). Israel estava sob a direção e o zelo de Deus, assim como as ovelhas estão sob o zelo e a condução do pastor.
Cristo é o grande e bom Pastor, a quem podemos confiar pela fé a guarda de suas ovelhas, que lhe foram dadas. Ele conduz José como um rebanho, levando-o aos melhores pastos e para longe do perigo; se José não o segue com a mesma obediência com que as ovelhas seguem o pastor, a culpa é do próprio José.
Deus habita entre os querubins, onde está pronto para receber súplicas e dar orientações. O assento da misericórdia ficava entre os querubins; é muito consolador, na oração, olhar para Deus como alguém sentado num trono da graça.
O fato de esse trono ser de graça para nós deve-se à grande propiciação, pois o assento da misericórdia era o propiciatório.
- O que ele espera e deseja de Deus: que dê ouvidos ao clamor de suas misérias e orações; que resplandeça tanto em sua própria glória quanto em favor e bondade para com seu povo; que se mostre e sorria para eles; que desperte sua força, a incite e a exerça.
Parecia que essa força dormia: “Senhor, desperta-a”. A causa de Deus enfrentava forte oposição, e os inimigos ameaçavam vencê-la: “Senhor, emprega tua força ainda mais e vem para nos salvar; sê para teu povo auxílio poderoso e auxílio presente”.
“Senhor, faze isso diante de Efraim, Benjamim e Manassés”, isto é: “À vista de todas as tribos de Israel; deixa que vejam isso para sua satisfação”.
Talvez essas três tribos sejam mencionadas porque formavam o agrupamento do acampamento de Israel que, na marcha pelo deserto, seguia logo após o tabernáculo. Assim, diante delas, a arca da força de Deus se erguia para dispersar seus inimigos.
II. Queixa-se do desagrado de Deus contra eles. Deus estava irado, e o salmista temia isso mais do que qualquer outra coisa, v. 4.
- Era uma grande ira. Ele entendia que Deus estava irado contra a oração de seu povo: não apenas irado apesar das orações, pelas quais esperavam afastar sua cólera, mas irado com as orações, embora fossem feitas pelo próprio povo de Deus.
Não é estranho que Deus se ire com os pecados de seu povo e com as orações de seus inimigos; mas que se ire com as orações de seu povo é de fato estranho. Ele não apenas demorava a responder-lhes, o que muitas vezes faz por amor, mas se desagradava delas.
Se Deus está realmente irado com as orações de seu povo, podemos ter certeza de que é porque pedem mal, Tiago 4:3. Eles oram, mas não lutam em oração; seus propósitos não são corretos ou abrigam e alimentam algum pecado secreto.
Não levantam mãos puras, ou as levantam com cólera e dúvida. Mas talvez isso exista apenas na percepção deles: Deus parece irado com suas orações quando na realidade não está.
Pois assim ele prova sua paciência e perseverança na oração, como Cristo provou a mulher cananeia quando disse: “Não é apropriado tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cães”.
- Era uma ira que durava havia muito tempo: “Até quando estarás irado? Continuamos a orar e ainda permanecemos sob teu cenho franzido”. Ora, os sinais do desagrado de Deus sob os quais haviam estado por tanto tempo eram tanto sua tristeza quanto sua vergonha.
(1.) Sua tristeza (v. 5): “Tu os alimentas com o pão das lágrimas”; dia após dia comem seu alimento entre lágrimas. Esse é o vinagre em que molhavam seu bocado, Salmos 42:3.
Recebiam lágrimas para beber, não apenas um gole ocasional daquele cálice amargo, mas em grande medida. Repare: há muitos que passam a vida em tristeza e, contudo, passarão a eternidade em alegria.
(2.) Sua vergonha, v. 6. Deus, ao mostrar-lhes o cenho franzido, fez deles motivo de contenda para seus vizinhos; cada um contendia para ver quem mais os exporia.
Eles se tornaram presa tão barata e fácil que toda a contenda consistia em decidir quem os despojaria e saquearia. Seus inimigos riam entre si dos sustos por que o povo passava, dos apertos a que fora reduzido e das frustrações que sofria.
Quando Deus está descontente com seu povo, devemos esperar vê-los em lágrimas e ver seus inimigos em triunfo.
III. Ora com fervor pela graça que converte, a fim de que sejam aceitos por Deus e salvos: “Faze-nos voltar, ó Deus!”, v. 3. “Faze-nos voltar, ó Deus dos exércitos!” (v. 7); e então “faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos”.
Esse é o refrão do cântico, pois aparece novamente no v. 19. Eles têm consciência de que se afastaram de Deus e de seu dever e se desviaram para caminhos pecaminosos.
Têm consciência de que isso provocou Deus a ocultar-lhes o rosto e a entregá-los às mãos de seus inimigos. Por isso, desejam começar seu trabalho pelo lado certo:
“Senhor, faze-nos voltar a ti pelo caminho do arrependimento e da reforma; então, sem dúvida, voltarás a nós pelo caminho da misericórdia e do livramento”. Observe:
Não há salvação senão pelo favor de Deus: “Faze resplandecer o teu rosto; concede-nos teu amor e a luz de tua face, e então seremos salvos”.
Não se obtém o favor de Deus sem nos convertermos a ele. Devemos nos voltar novamente a Deus, deixando o mundo e a carne, e então ele fará seu rosto resplandecer sobre nós.
Não há conversão a Deus senão por sua própria graça. Devemos ajustar nossos atos para nos voltarmos a ele (Oseias 5:4) e então orar fervorosamente por sua graça: “Faze-me voltar, e voltarei”.
Para isso, alegamos sua bondosa promessa (Provérbios 1:23): “Voltai-vos à minha repreensão; eis que derramarei meu Espírito sobre vós”. A oração aqui é por uma conversão nacional.
É dessa maneira que devemos orar por misericórdias nacionais: que o que está errado seja corrigido; então os agravos que sofremos logo seriam reparados. A santidade nacional asseguraria a felicidade nacional.
Versículos 8 a 19
A Videira Desolada.
Aqui o salmista apresenta sua súplica em favor do Israel de Deus e insiste nela diante do trono da graça, pedindo a Deus misericórdia e graça para seu povo.
A igreja é representada como uma videira (v. 8, 14) e uma vinha, v. 15. A raiz dessa videira é Cristo, Romanos 11:18. Os ramos são os crentes, João 15:5.
A igreja é como uma videira: fraca e necessitada de apoio, de aparência pouco atraente e exterior pouco promissor, mas extensa e frutífera, com fruto da maior excelência.
A igreja é uma videira escolhida e nobre; temos motivo para reconhecer a bondade de Deus, que plantou tal videira no deserto deste mundo e a preservou até hoje. Observe aqui:
I. Como a videira da igreja do Antigo Testamento foi plantada no princípio. Ela foi tirada do Egito com mão poderosa; os povos pagãos foram expulsos de Canaã para abrir-lhe espaço: sete nações deram lugar a uma só.
Você varreu diante dela (assim alguns leem o v. 9), para deixar o terreno completamente livre; as nações foram varridas como sujeira pela vassoura da destruição.
Deus, depois de abrir-lhe espaço e plantá-la, fez que criasse raízes profundas mediante o feliz estabelecimento do governo de Israel tanto na igreja como no Estado. Esse governo era tão firme que, embora seus vizinhos ao redor muitas vezes tentassem, ainda assim não conseguiram arrancar a videira.
II. Como ela se espalhou e floresceu:
- A própria terra de Canaã ficou inteiramente povoada. No começo, os israelitas não eram tão numerosos que pudessem enchê-la, Êxodo 23:29.
No tempo de Salomão, porém, Judá e Israel eram numerosos como a areia do mar; a terra estava cheia deles, mas era tão fértil que não ficou superpovoada, v. 10.
Os montes de Canaã estavam cobertos pela sombra da videira, e seus ramos, embora se estendessem ao longe como os de uma videira, ainda assim não eram fracos como eles, mas fortes como os dos magníficos cedros. Israel não tinha apenas uma multidão de homens, mas também homens valentes e poderosos.
- Eles estenderam suas conquistas e seu domínio aos países vizinhos (v. 11): “Ela lançou seus galhos até o mar”, o grande mar a oeste, “e seus ramos até o rio”: o rio do Egito ao sul, o rio de Damasco ao norte ou, antes, o rio Eufrates a leste, Gênesis 15:18.
A grandeza de Nabucodonosor é representada por uma árvore florescente, Daniel 4:20, 21. Mas é digno de nota que esta videira é louvada por sua sombra, seus galhos e seus ramos, sem uma palavra sobre seu fruto, pois Israel era uma videira vazia, Oseias 10:1.
Deus veio procurar uvas, mas eis uvas bravas, Isaías 5:2. E, se uma videira não dá fruto, nenhuma árvore é tão inútil e sem valor, Ezequiel 15:2, 6.
III. Como ela foi devastada e arruinada: “Senhor, fizeste grandes coisas em favor desta videira; por que tudo será desfeito novamente? Se não fosse uma planta plantada por Deus, não seria estranho vê-la arrancada; mas Deus desamparará e abandonará aquela à qual ele próprio deu existência?”, v. 12.
“Por que então derrubaste as cercas dela?” Havia bom motivo para essa mudança na maneira de Deus tratar seu povo.
Essa videira nobre se tornara a planta degenerada de uma videira estranha (Jeremias 2:21), para descrédito de seu grande dono; não admira, portanto, que ele lhe tenha retirado a cerca (Isaías 5:5).
Ainda assim, os favores que Deus concedera anteriormente à videira são apresentados como apelos na oração e aproveitados como ânimo para a fé: apesar de tudo, Deus não os rejeitaria por completo. Observe:
- A maldade e a inimizade dos povos gentios contra Israel. Assim que Deus derrubou as cercas e os deixou expostos, tropas inimigas, que aguardavam uma oportunidade para destruí-los, imediatamente os invadiram.
Os que passavam pelo caminho arrancavam partes dela; o javali do bosque e o animal selvagem do campo estavam prontos para devastá-la, v. 13.
Mas 2. Veja também os limites impostos a esses inimigos cruéis: enquanto Deus não derrubara as cercas, eles não podiam arrancar uma folha sequer dessa videira.
O diabo não pôde ferir Jó enquanto Deus manteve a cerca ao seu redor, Jó 1:10. Veja quanto interessa a qualquer povo manter-se no favor de Deus; assim, não precisará temer nenhum animal selvagem do campo, Jó 5:23. Se provocarmos Deus a retirar-se, nossa defesa se afastará de nós, e estaremos perdidos.
A condição deplorável de Israel é descrita (v. 16): “Ela está queimada pelo fogo; está cortada”. O povo é tratado como espinhos e abrolhos, que estão perto de ser amaldiçoados e cujo fim é serem queimados, e já não como videiras protegidas e cuidadas.
O povo não perece pela fúria do animal selvagem e do javali, mas pela repreensão do rosto de Deus; era isso que temia e a que atribuía todas as suas calamidades. Estamos bem ou mal conforme recebemos os sorrisos ou o cenho franzido de Deus.
IV. O que, por isso, pediram a Deus:
- Que Deus socorresse a videira (v. 14, 15), que considerasse bondosamente sua situação e fizesse em favor dela o que julgasse apropriado: “Volta, nós te suplicamos, ó Senhor dos exércitos! Pois pareces ter-te afastado de nós”.
“Olha do céu, para onde te retiraste: do céu, lugar de observação de onde vês todas as injustiças cometidas contra nós; do céu, lugar de poder de onde podes enviar socorro eficaz”.
“Olha do céu, onde preparaste teu trono de julgamento, ao qual apelamos, e onde preparaste uma pátria melhor para os que são israelitas de fato. De lá lança um olhar bondoso, de lá faze uma visita bondosa a esta videira”.
“Considera com compaixão nossa condição lamentável; quanto aos frutos específicos de tua piedade, entregamo-nos a teu critério.” “Apenas olha para a vinha, ou, antes, para a raiz que tua destra plantou e que, portanto, esperamos que tua destra proteja.”
“Olha para o ramo que fortaleceste para ti mesmo, para proclamar o teu louvor (Isaías 43:21), a fim de seres honrado por seu fruto.” “Senhor, essa videira foi formada por ti mesmo e para ti mesmo; por isso, com humilde confiança, pode ser entregue a ti mesmo e ao teu próprio zelo.”
Quanto a Deus, sua obra é perfeita. O que lemos como ramo, em hebraico é filho (Ben), que, em seu conselho, Deus fez forte para si mesmo.
Esse ramo sairia do tronco de Israel (“meu servo, o Renovo”, Zacarias 3:8); portanto, até que ele viesse, Israel em geral e a casa de Davi em particular precisavam ser preservados, sustentados e mantidos em existência.
Ele é a verdadeira videira, João 15:1; Isaías 11:1. Não a destrua, pois nela há uma bênção, Isaías 65:8.
- Que Deus socorresse o vinhateiro (v. 17, 18): “Esteja tua mão sobre o homem da tua destra”, aquele rei, fosse quem fosse, da casa de Davi, que agora devia entrar e sair diante do povo.
“Esteja tua mão sobre ele não apenas para protegê-lo e cobri-lo, mas para reconhecê-lo como teu, fortalecê-lo e dar-lhe êxito”. Temos essa expressão em Esdras 7:28: “E fui fortalecido, pois a mão do Senhor, meu Deus, estava sobre mim”.
O rei deles é chamado homem da destra de Deus porque representava o Estado de Israel, que era precioso para Deus, como seu Benjamim, o filho de sua destra.
Também porque presidia os assuntos do povo e era instrumento na destra de Deus para lhes fazer muito bem, defendendo-os de si mesmos e de seus inimigos e conduzindo-os pelo caminho certo. E porque era pastor subordinado àquele que era o grande Pastor de Israel.
Os príncipes, que têm poder, devem lembrar-se de que são filhos dos homens, de Adão (essa é a palavra); se são fortes, foi Deus quem os fez fortes, e os fez assim para si mesmo.
Pois são ministros de Deus para servir aos interesses do seu reino entre os homens. E, se o fizerem com sinceridade, a mão de Deus estará sobre eles; devemos orar com fé para que assim seja.
Acrescenta-se esta promessa: se Deus permanecer com nossos governantes, permaneceremos com ele: “Assim não nos afastaremos de ti”. Nunca abandonaremos uma causa que vemos Deus abraçar e patrocinar. Seja Deus nosso guia, e nós o seguiremos.
Acrescenta-se também esta oração: “Vivifica-nos, põe vida em nós, reanima nossos interesses moribundos, reanima nossos ânimos abatidos; então invocaremos teu nome. Continuaremos a fazê-lo em todas as ocasiões, pois constatamos que não foi em vão”.
Não podemos invocar corretamente o nome de Deus a menos que ele nos vivifique; é ele quem põe vida em nossa alma e vigor em nossas orações.
Mas muitos intérpretes, tanto judeus como cristãos, aplicam isso ao Messias, o Filho de Davi, protetor e Salvador da igreja e guardião da vinha:
(1.) Ele é o homem da destra de Deus, aquele a quem Deus jurou por sua destra (assim diz o caldeu), a quem exaltou à sua destra e que, de fato, é sua destra, o braço do Senhor, pois todo poder lhe foi dado.
(2.) Ele é o filho do homem que Deus fortaleceu para si mesmo, para glorificar seu nome e promover os interesses de seu reino entre os homens.
(3.) A mão de Deus está sobre ele durante toda a sua obra, para sustentá-lo e levá-lo adiante, protegê-lo e animá-lo, a fim de que o agrado do Senhor prospere em sua mão.
(4.) A firmeza e a constância dos crentes se devem inteiramente à graça e à força que nos estão reservadas em Jesus Cristo, Salmos 68:28. Nele se encontra a nossa força, pela qual podemos perseverar até o fim.
“Esteja a tua mão sobre ele”; sobre ele seja posto o nosso auxílio, pois é poderoso; seja ele capacitado para salvar plenamente, e isso será nossa segurança. “Assim não nos afastaremos de ti”.
Por fim, o salmo termina com a mesma súplica feita duas vezes antes, mas não se trata de uma repetição vã (v. 19): “Faze-nos voltar”. O título dado a Deus se intensifica: v. 3, “Ó Deus!”; v. 7, “Ó Deus dos exércitos!”; v. 19, “Ó Senhor (Jeová), Deus dos exércitos!”
Quando buscamos a graça de Deus, sua boa vontade para conosco e sua boa obra em nós, devemos orar com fervor, perseverar assiduamente na oração e orar com fervor ainda maior.