Matthew Henry

Salmos 79

Argumento

Se este salmo foi escrito tendo em vista algum acontecimento particular, é mais provável que se refira à destruição de Jerusalém e do templo e à lamentável devastação da nação judaica pelos caldeus sob Nabucodonosor.

Por assim dizer, segue a mesma melodia das Lamentações de Jeremias, e aquele profeta choroso toma emprestados dois versículos dele (v. 6, 7) e os usa em sua oração, Jeremias 10:25. Alguns pensam que foi escrito muito antes, pelo espírito de profecia, preparado para uso da igreja naquele dia nublado e sombrio.

Outros pensam que foi escrito então, pelo espírito de oração, seja por um profeta chamado Asafe, seja por algum outro profeta para os filhos de Asafe. Qualquer que tenha sido a ocasião particular, temos aqui:

I. A representação da condição muito deplorável em que o povo de Deus se encontrava naquele tempo, vv. 1-5.

II. Uma petição a Deus por socorro e alívio: que as contas fossem acertadas com seus inimigos (v. 6, 7, 10, 12), que seus pecados fossem perdoados (v. 8, 9) e que eles fossem libertados, v. 11.

III. Uma razão tirada da disposição de seu povo para louvá-lo, v. 13.

Em tempos de paz e prosperidade da igreja, cantar este salmo pode nos dar ocasião para bendizer a Deus por não sermos assim pisoteados e insultados. Mas ele é especialmente oportuno em dias de pisoteamento e perplexidade, para despertar nossos desejos por Deus e animar nossa fé nele como defensor da igreja.

Queixas Lamentosas.

Versículos 1 a 5

Salmo de Asafe.

Temos aqui uma triste queixa apresentada à corte do céu. O mundo está cheio de queixas, e a igreja também, pois sofre não só com o mundo, mas por causa dele, como um lírio entre espinhos.

A queixa é dirigida a Deus; a quem deveriam os filhos levar suas aflições, senão ao pai, a um pai capaz e disposto a ajudar? A queixa é contra os gentios, que, sendo estrangeiros à comunidade de Israel, eram seus inimigos jurados.

Embora não conhecessem nem reconhecessem a Deus, ainda assim, como Deus os mantinha em correntes, a igreja muito apropriadamente recorre a ele contra os gentios. Ele é Rei das nações, capaz de sobrepor-se a elas e julgar entre os gentios, e Rei dos santos, para favorecê-los e protegê-los.

I. Eles se queixam aqui da ira dos inimigos e da fúria desmedida do opressor, manifestadas:

  1. Contra lugares, v. 1. Causaram todo o dano que puderam:

(1.) À terra santa; invadiram-na e nela fizeram incursões: “Os gentios entraram na tua herança para saqueá-la e devastá-la.” Canaã era mais cara aos israelitas piedosos por ser herança de Deus do que por ser sua própria herança.

Era mais cara como a terra onde Deus era conhecido e seu nome era grande do que como a terra onde nasceram e cresceram e que eles e seus antepassados possuíam havia muito tempo. Repare: as injúrias à religião devem nos causar dor mais que aquelas causadas até ao direito comum, ou melhor, ao nosso próprio direito.

Deveríamos suportar melhor ver nossa herança devastada que a herança de Deus. O salmista mencionara no salmo anterior, como exemplo do grande favor de Deus a Israel, que Deus expulsara os gentios diante deles, Salmos 78:55. Mas veja a mudança causada pelo pecado: agora os gentios têm permissão para irromper sobre eles.

(2.) À cidade santa: “Reduziram Jerusalém a montões”, montões de entulho, como os erguidos sobre sepulturas, segundo alguns. Os moradores foram sepultados nas ruínas das próprias casas, e suas moradas se tornaram seus sepulcros, seus lares permanentes.

(3.) À casa santa. Aquele santuário que Deus construíra como palácios altos e que se julgava firme como a terra foi agora arrasado: “Macularam o teu santo templo”, entrando nele e devastando-o. O próprio povo de Deus o maculara com seus pecados; por isso Deus permitiu que os inimigos o maculassem com sua insolência.

  1. Contra pessoas, contra os corpos do povo de Deus; sua maldade não podia alcançar além disso.

(1.) Desperdiçaram seu sangue e os mataram sem misericórdia; seus olhos não pouparam ninguém, nem deram quartel (v. 3): “Derramaram seu sangue como água” por todos os lugares onde os encontraram, ao redor de Jerusalém, em todos os acessos à cidade.

Quem saía ou entrava era aguardado pela espada. Tanto sangue humano foi derramado que os canais de água corriam com sangue. E eles o derramavam sem mais hesitação ou pesar do que se tivessem derramado igual quantidade de água.

Pouco pensavam que cada gota seria cobrada no dia em que Deus pedir contas do sangue derramado.

(2.) Maltrataram seus cadáveres. Depois de matá-los, não deixavam que ninguém os sepultasse. Ou melhor, até os que tinham sido sepultados, inclusive os cadáveres dos servos de Deus e a carne dos seus santos, por cujos nomes e memórias nutriam ódio particular, eles desenterraram novamente.

Deram esses corpos como alimento às aves do céu e aos animais da terra; ou, pelo menos, deixaram expostos aqueles a quem abateram. Penduraram-nos em correntes, o que era especialmente penoso de ver para os judeus, pois Deus lhes dera uma lei expressa contra isso como prática bárbara, Deuteronômio 21:23.

Esse tratamento desumano dado às testemunhas de Cristo foi predito (Apocalipse 11:9); assim, até os cadáveres davam testemunho contra seus perseguidores.

Isso é mencionado (diz Agostinho, De Civitate Dei, livro 1, cap. 12) não como exemplo da miséria dos perseguidos, pois os corpos dos santos ressuscitarão em glória, mesmo que tenham servido de alimento a aves e pássaros, mas como exemplo da maldade dos perseguidores.

  1. Contra seus nomes (v. 4): “Nós, os sobreviventes, nos tornamos motivo de descrédito para os nossos vizinhos; todos procuram maltratar-nos, sobrecarregar-nos de desprezo e apresentar-nos como ridículos, odiosos ou ambos”.

“Repreendem-nos por nossos pecados e sofrimentos ou negam nossa relação com Deus e nossas expectativas nele; assim nos tornamos objeto de escárnio e zombaria para os que nos cercam”.

Se o povo que professa servir a Deus se afasta do que ele próprio e seus pais eram, deve esperar que lhe digam isso; e será bom se um descrédito justo nos ajudar a chegar ao verdadeiro arrependimento.

Mas tem sido a sorte do Israel do evangelho ser injustamente objeto de descrédito e zombaria; os próprios apóstolos foram considerados o refugo de todas as coisas.

II. Eles se espantam ainda mais com a ira de Deus, v. 5. Percebem-na na ira de seus vizinhos, e é dela que mais se queixam: até quando, Senhor, você estará irado? Será para sempre?

Isso mostra que não desejavam nada além da reconciliação de Deus com eles, para que sua ira se afastasse; então o restante da cólera humana seria restringido.

Repare: aqueles que desejam o favor de Deus como algo melhor que a vida não podem deixar de temer sua cólera, pior que a morte, e de suplicar que ela seja afastada.

Versículos 6 a 13

Petições por Socorro e Alívio; Petições por Libertação.

As petições aqui apresentadas a Deus são muito adequadas às aflições presentes da igreja. Entrelaçadas a elas estão razões que as reforçam, tiradas sobretudo da honra de Deus.

I. Oram para que Deus desvie deles sua ira e a volte contra os que os perseguiram e maltrataram (v. 6): “Derrama tua cólera, as taças cheias dela, sobre os gentios; que espremam sua borra até a última gota e a bebam.”

Essa oração é, na prática, uma profecia, na qual a cólera de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens. Observe aqui:

  1. O caráter daqueles contra quem ele ora: são os que não conheceram a Deus nem invocaram seu nome. O motivo por que os homens não invocam a Deus é que não o conhecem, nem sabem quão capaz e disposto está a ajudá-los.

Os que persistem na ignorância de Deus e negligenciam a oração são os ímpios que vivem sem Deus no mundo. Há reinos que não conhecem a Deus nem obedecem ao evangelho, mas nem sua grande quantidade nem sua força reunida os protegerão de seus justos juízos.

  1. Seu crime: “Devoraram Jacó”, v. 7. Esse crime basta diante daquele que considera que quem toca seu povo toca a menina do seu olho. Não só perturbaram, mas devoraram Jacó; não só invadiram sua morada, a terra de Canaã, mas a devastaram saqueando-a e despovoando-a.

(3.) Sua condenação: “Derrama tua cólera sobre eles; não apenas os impeças de causar mais dano, mas acerta contas com eles pelo dano que já causaram”.

II. Oram pelo perdão do pecado, que reconhecem ser a causa de todas as suas calamidades. Por mais injustos que fossem os homens, Deus foi justo ao tolerar que fizessem o que fizeram. Eles oram:

  1. Para que Deus não se lembre contra eles de suas iniquidades passadas (v. 8): quer das próprias iniquidades anteriores, para que agora, na velhice, não fossem obrigados a suportar as iniquidades da juventude; quer das iniquidades passadas de seu povo, os pecados dos antepassados.

No cativeiro babilônico, as iniquidades passadas foram levadas em conta; mas Deus promete não voltar a fazê-lo (Jeremias 31:29, 30). Por isso, oram: “Não te lembres contra nós dos nossos primeiros pecados”.

Alguns fazem essa expressão remontar até ao bezerro de ouro, pois Deus disse que, no dia em que os visitasse, visitaria sobre eles esse pecado deles, Êxodo 32:34.

Se os filhos, pelo arrependimento e pela reforma de vida, interromperem a transmissão do pecado dos pais, podem orar com fé para que Deus não se lembre desse pecado contra eles. Quando Deus perdoa o pecado, apaga-o e não se lembra mais dele.

  1. Para que ele expurgue os pecados que cometeram recentemente, cuja culpa maculou sua mente e consciência: “Liberta-nos e expurga os nossos pecados”, v. 9. Os livramentos das tribulações são concedidos em amor e são misericórdias de fato quando se fundamentam no perdão do pecado e dele procedem.

Por isso, devemos pedir a Deus com mais ardor a remoção dos nossos pecados do que a remoção das nossas aflições; e o perdão dos pecados é o fundamento e a doçura dos nossos livramentos.

III. Oram para que Deus lhes conceda libertação e ponha um bom fim às suas tribulações, e que o faça depressa: “Que tuas ternas misericórdias prontamente nos precedam”, v. 8. Não tinham esperança senão nas misericórdias de Deus, suas ternas misericórdias.

Sua condição era tão deplorável que se viam como objetos apropriados da compaixão divina e tão próximos do desespero que, se a misericórdia divina não interviesse prontamente para impedir sua ruína, estariam perdidos. Isso aguça sua insistência:

“Senhor, ajuda-nos; Senhor, liberta-nos; ajuda-nos em meio às nossas tribulações, para que as suportemos bem; ajuda-nos a sair de nossas tribulações, para que o espírito não desfaleça. Liberta-nos do pecado e de sucumbir”. Alegam três coisas:

  1. A grande aflição a que foram reduzidos: “Fomos abatidos até muito baixo e, estando tão baixos, estaremos perdidos se não nos ajudares”. Quanto mais baixo somos abatidos, mais precisamos da ajuda do céu e mais o poder divino será engrandecido ao nos levantar.

  2. Sua dependência dele: “Tu és o Deus da nossa salvação, o único capaz de ajudar. A salvação pertence ao Senhor, de quem esperamos ajuda; pois somente no Senhor está a salvação do seu povo”. Os que fazem de Deus o Deus da sua salvação o encontrarão assim.

  3. O interesse da própria honra de Deus em seu caso. Não alegam mérito algum; não afirmam tê-lo; mas: “Ajuda-nos pela glória do teu nome; perdoa-nos por causa do teu nome”.

Os melhores motivos de ânimo na oração são os que procedem somente de Deus e daquilo por meio do qual ele se deu a conhecer. Duas coisas estão implícitas nesse apelo:

(1.) O nome e a honra de Deus sofreriam grande dano se ele não os libertasse. Os que zombavam deles blasfemavam de Deus, como se fosse fraco e não pudesse ajudá-los, ou como se tivesse se afastado e não quisesse fazê-lo.

Por isso, eles alegam (v. 10): “Por que diriam os gentios: Onde está o Deus deles? Ele os abandonou e se esqueceu deles; isso é o que ganham por adorar um Deus que não podem ver”.

(Nil præter nubes et coeli numen adorant, Juvenal: não adoram outra divindade senão as nuvens e o céu.) Aquilo que era seu motivo de louvor, servir a um Deus que está em toda parte, agora se transformava em motivo de descrédito para eles e para Deus, como se servissem a um Deus que não está em parte alguma.

“Senhor”, dizem eles, “mostra que tu existes mostrando que estás conosco e a nosso favor. Assim, quando nos perguntarem: ‘Onde está o Deus de vocês?’, poderemos dizer: ‘Ele está perto de nós em tudo aquilo por que o invocamos’; e vocês veem que isso é verdade pelo que ele faz em nosso favor”.

(2.) O nome e a honra de Deus seriam grandemente exaltados se ele os libertasse: sua misericórdia seria glorificada por libertar pessoas tão miseráveis e desamparadas. Ao desnudar seu braço eterno em favor deles, faria para si um nome eterno.

A libertação deles seria tipo e figura da grande salvação que, na plenitude dos tempos, o Messias, o Príncipe, realizaria para a glória do nome de Deus.

IV. Oram para que Deus os vingue de seus adversários:

  1. Por sua crueldade e barbárie (v. 10): “Que a vingança do nosso sangue” (segundo a antiga lei, Gênesis 9:6) “seja conhecida entre os gentios; que percebam que os juízos que lhes sobrevêm são castigos pela injustiça que praticaram contra nós”.

“Que isso aconteça diante dos nossos olhos e que, por esse meio, Deus seja conhecido entre os gentios como o Deus a quem pertence a vingança (Salmos 94:1) e o Deus que toma para si a causa do seu povo”. Os que se embriagaram com o sangue dos santos receberão sangue para beber, pois são dignos disso.

  1. Por sua insolência e escárnio (v. 12): “Devolve-lhes o descrédito que causaram. As indignidades que, por palavras e atos, impuseram ao povo de Deus, ao próprio Deus e ao seu nome sejam-lhes retribuídas com juros”.

Quanto ao descrédito com que os homens afrontaram somente a nós, devemos deixar a Deus decidir se lhes retribuirá ou não e orar para que lhes perdoe.

Quanto ao descrédito com que blasfemaram do próprio Deus, porém, podemos orar com fé para que ele o devolva sete vezes ao seio deles, de modo que lhes fira o coração, os humilhe e os leve ao arrependimento.

Essa oração é uma profecia, com o mesmo sentido da de Enoque: Deus convencerá os pecadores de todas as palavras duras que proferiram contra ele (Judas 1:15) e as fará voltar ao seio deles por meio de terrores eternos à lembrança delas.

V. Oram para que Deus encontre um meio de resgatar seus pobres prisioneiros, em especial os condenados à morte, v. 11.

A condição de seus irmãos que haviam caído nas mãos do inimigo era muito triste: eram mantidos em prisão rigorosa e, como não ousavam lamentar-se em voz alta, soltavam suas dores em suspiros profundos e silenciosos.

Toda a sua respiração era suspiro, e assim também sua oração. Estavam destinados a morrer, como ovelhas para o matadouro, e já haviam recebido em si mesmos a sentença de morte. O salmista apresenta essa condição deplorável:

  1. À compaixão divina: “Que seus suspiros cheguem diante de ti e tem por bem tomar conhecimento de seus lamentos”.

  2. Ao poder divino: “Conforme a grandeza do teu braço, a que criatura alguma pode resistir, preserva da morte os que estão destinados a morrer”. A situação extrema do homem é a oportunidade de Deus manifestar-se em favor do seu povo. Veja 2 Coríntios 1:8-10.

Por fim, prometem retribuir as respostas às orações com louvor (v. 13): “Assim te daremos graças para sempre”. Observe:

  1. Como se alegram com sua relação com Deus: “Embora estejamos oprimidos e abatidos, ainda assim somos as ovelhas do teu pasto; apesar de tudo isso, não nos negaste nem nos rejeitaste. Somos teus; salva-nos”.

  2. Como esperam ter ocasião de louvar a Deus por sua libertação. Por isso a desejavam e a receberiam com alegria: ela lhes daria motivos para ação de graças e afinaria seu coração para aquela obra excelente, a obra do céu.

  3. Como se comprometem não só a dar graças a Deus agora, mas a anunciar seu louvor a todas as gerações. Isto é, fariam tudo ao seu alcance tanto para perpetuar a lembrança dos favores de Deus a eles quanto para levar seus descendentes a manter a obra do louvor.

  4. Como alegam isso diante de Deus: “Senhor, manifesta-te em nosso favor contra nossos inimigos; pois, se eles vencerem, blasfemarão de ti (v. 12); mas, se formos libertados, nós te louvaremos”.

“Senhor, somos aquele teu povo que formaste para ti mesmo a fim de anunciar teu louvor; se formos exterminados, de onde se cobrará essa renda, esse tributo?” Repare: as vidas inteiramente dedicadas ao louvor de Deus certamente são tomadas sob sua proteção.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra