Salmos 76
Argumento
Este salmo parece ter sido escrito por ocasião de alguma grande vitória da igreja sobre um inimigo ameaçador, para abrilhantar o triunfo.
A Septuaginta o chama “Cântico sobre os assírios”. Por isso, muitos bons intérpretes supõem que foi escrito quando o exército de Senaqueribe, que então cercava Jerusalém, foi inteiramente destruído por um anjo destruidor no tempo de Ezequias.
Diversas passagens do salmo se aplicam muito bem a essa obra maravilhosa. Mas também houve um triunfo religioso por ocasião de outra vitória, no tempo de Josafá, que poderia igualmente ser o assunto deste salmo (2 Crônicas 20:28); ele poderia chamar-se “cântico de Asafe” porque era sempre cantado pelos filhos de Asafe.
Ou talvez o salmo tenha sido escrito por Asafe, que viveu no tempo de Davi, por ocasião dos muitos triunfos com que Deus teve prazer em honrar aquele reinado. Por ocasião dessa gloriosa vitória, qualquer que tenha sido:
I. O salmista celebra a felicidade da igreja por ter Deus tão perto, vv. 1-3. II. Exalta a glória do poder de Deus, da qual aquela vitória foi exemplo ilustre, vv. 4-6. III. Deduz disso os motivos que todos têm para temê-lo, vv. 7-9. E IV. Os motivos que seu povo tem para confiar nele e pagar-lhe seus votos, vv. 10-12.
É um salmo apropriado para um dia de ação de graças por êxitos públicos e não é impróprio em outras ocasiões, porque nunca é fora de hora glorificar a Deus pelas grandes coisas que fez em favor de sua igreja no passado.
Isso vale sobretudo para as vitórias do Redentor sobre os poderes das trevas, das quais todas aquelas vitórias do Antigo Testamento foram figuras, ao menos as celebradas nos salmos.
Triunfo em Deus.
Versículos 1 a 6
Ao Músico-Mor, sobre Neginote. Salmo ou Cântico de Asafe.
A igreja aparece aqui triunfante mesmo em seu estado militante. O salmista, em nome da igreja, triunfa em Deus, centro de todos os nossos triunfos.
I. Na revelação que Deus lhes deu de si mesmo, v. 1. É honra e privilégio de Judá e Israel que entre eles Deus seja conhecido; e, onde é conhecido, seu nome será grande. Deus é conhecido conforme tem por bem dar-se a conhecer.
Felizes são aqueles a quem ele se revela: feliz o povo cuja terra está cheia do conhecimento de Deus, felizes as pessoas cujo coração está cheio desse conhecimento. Em Judá, Deus era conhecido de um modo como não o era em outras nações, o que tornava o favor maior por ser distintivo, Salmos 147:19, 20.
II. Nos sinais de sua presença especial com eles em suas ordenanças, v. 2. Em toda a terra de Judá e Israel, Deus era conhecido e seu nome era grande; mas em Salém, em Sião, estavam seu tabernáculo e sua morada.
Ali ele mantinha sua corte; ali recebia a homenagem de seu povo por meio dos sacrifícios e os acolhia com os banquetes ligados aos sacrifícios. Para lá eles iam dirigir-se a ele, e dali, por seus oráculos, ele emitia suas ordens. Ali registrou seu nome e disse daquele lugar: “Aqui habitarei, pois o desejei”.
É glória e felicidade de um povo ter Deus entre si por meio de suas ordenanças; mas sua morada é um tabernáculo, uma habitação móvel. Essa luz estará conosco por pouco tempo ainda.
III. Nas vitórias que haviam alcançado sobre seus inimigos (v. 3): “Ali quebrou ele as flechas do arco”. Observe como o perigo era ameaçador. Embora Judá e Israel, Salém e Sião, tivessem esses privilégios, ainda assim uma guerra se levanta contra eles, e as armas de guerra são preparadas.
- Aqui estão arco e flechas, escudo e espada, todos destinados à batalha; mas todos são quebrados e inutilizados. E isso aconteceu ali:
(1.) Em Judá e Israel, em favor daquele povo próximo de Deus. Enquanto as armas de guerra eram usadas contra outras nações, cumpriam seu propósito; mas, quando se voltaram contra essa nação santa, foram imediatamente quebradas.
A paráfrase caldaica diz: “Quando a casa de Israel fazia a vontade de Deus, ele colocava sua majestade entre eles e ali quebrava as flechas do arco”. Enquanto permaneciam fiéis ao seu serviço, eram grandes e estavam seguros, e tudo lhes ia bem.
Ou (2.) No tabernáculo e na morada em Sião; ali ele quebrou as flechas do arco. O feito ocorreu no campo de batalha e, ainda assim, diz-se que ocorreu no santuário, porque foi resposta às orações que o povo de Deus ali lhe dirigiu e cumprimento das promessas que ele ali lhes fez.
Veja um exemplo de ambas as coisas em 2 Crônicas 20:5, 14. Os êxitos públicos se devem tanto ao que acontece na igreja quanto ao que acontece no acampamento. Agora:
- Essa vitória redundou grandemente:
(1.) Em honra imortal ao Deus de Israel (v. 4): você é, e mostrou ser, mais glorioso e excelente que as montanhas de rapina.
[1.] “Mais que os grandes e poderosos da terra em geral, que são elevados e se julgam firmemente estabelecidos como montanhas, mas são, na verdade, montanhas de rapina, opressivos para todos ao redor”.
“A glória deles é destruir; a sua é livrar”. [2.] “Mais que nossos invasores em particular. Quando cercaram as cidades de Judá, ergueram aterros contra elas e levantaram baterias de cerco; mas você é mais capaz de nos proteger do que eles de nos causar dano”.
Naquilo em que os inimigos da igreja agem com orgulho, ficará claro que Deus está acima deles.
(2.) Em vergonha perpétua para os inimigos de Israel, v. 5, 6. Eram valentes de coração, homens de grande coragem e determinação, animados pelas vitórias anteriores, enfurecidos contra Israel e confiantes no sucesso.
Eram homens poderosos, robustos e aptos para a guerra; tinham carros e cavalos, então muito valorizados e considerados de confiança na guerra, Salmos 20:7. Mas toda essa força de nada serviu quando foi dirigida contra Jerusalém.
[1.] Os valentes de coração despojaram e desarmaram a si mesmos (assim alguns leem); quando Deus quer, pode levar seus inimigos a se enfraquecerem e destruírem a si próprios. Eles dormiram não o sono dos justos, que dormem em Jesus, mas o seu sono, o sono dos pecadores, que despertarão para vergonha e desprezo eterno.
[2.] Os homens poderosos não conseguem encontrar suas mãos, assim como os valentes de coração não conseguem encontrar seu espírito. Assim como os ousados são intimidados, assim os fortes ficam incapacitados: não conseguem sequer encontrar as mãos para salvar a própria cabeça, muito menos para ferir seus inimigos.
[3.] Pode-se dizer na verdade que os carros e os cavalos foram lançados em sono profundo quando seus condutores e cavaleiros também o foram. Deus apenas falou, como o Deus de Jacó que ordena livramentos para Jacó, e, diante de sua repreensão, tanto o carro quanto o cavalo foram lançados em sono profundo.
Quando os homens foram mortos ali mesmo pelo anjo destruidor, o carro e o cavalo não eram nem um pouco temíveis. Veja o poder e a eficácia das repreensões de Deus.
Com quanto prazer nós, cristãos, podemos aplicar tudo isso às vantagens de que desfrutamos por meio do Redentor! É por ele que Deus é conhecido; é nele que o nome de Deus é grande; é a ele que se deve o fato de Deus ter um tabernáculo e uma morada em sua igreja.
Foi ele quem venceu o valente armado, despojou principados e potestades e os expôs publicamente.
Versículos 7 a 12
A Defesa e a Glória de Israel.
Esta gloriosa vitória, com a qual Deus honrou e abençoou sua igreja, é apresentada aqui como prova de três coisas:
I. Terror para os inimigos de Deus (vv. 7-9): “Tu, tu mesmo, és digno de temor; tua majestade deve ser reverenciada, à tua soberania se deve submissão, e tua justiça deve ser temida pelos que te ofenderam.” Que todo o mundo aprenda com esse desfecho a reverenciar o grande Deus.
Que todos temam sua cólera contra a impiedade atrevida dos pecadores: quem pode subsistir diante de você desde o momento em que se ira? Se Deus é um fogo consumidor, como a palha e o restolho podem subsistir diante dele, ainda que sua ira se acenda apenas um pouco? Salmos 2:12.
Que todos temam seu zelo pelos inocentes oprimidos e pela causa lesada do seu próprio povo: “Tu fizeste ouvir do céu o juízo quando te levantaste para salvar todos os mansos da terra (v. 8, 9); então a terra temeu e ficou quieta, à espera do resultado dessas tuas gloriosas manifestações.” Repare:
(1.) O povo de Deus é formado pelos “mansos da terra” (Sofonias 2:3), os “pacíficos da terra” (Salmos 35:20), que podem suportar qualquer injustiça, mas não a praticam.
(2.) Embora os mansos da terra, por sua mansidão, estejam expostos a injúrias, ainda assim, mais cedo ou mais tarde Deus se manifestará para salvá-los e defender sua causa.
(3.) Quando Deus vem salvar todos os mansos da terra, fará ouvir do céu o juízo: dará a conhecer ao mundo que está irado com os opressores do seu povo e considera o que é feito contra eles como feito contra si mesmo.
Por muito tempo o Deus justo parece guardar silêncio; ainda assim, mais cedo ou mais tarde, fará ouvir o juízo.
(4.) Quando Deus pronuncia o juízo do céu, é tempo de a terra aquietar-se num silêncio de temor e reverência: “A terra temeu e ficou quieta”, como o silêncio que se impõe por proclamação quando o tribunal se reúne.
“Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”, Salmos 46:10. Que toda carne se cale diante do Senhor, pois ele se levantou para julgar, Zacarias 2:13.
Os que atribuem a composição deste salmo à derrota do exército de Senaqueribe dão por certo que a descida do anjo destruidor, executor da sentença, veio acompanhada de trovões, pelos quais Deus fez ouvir do céu o juízo, e que a terra temeu (houve um terremoto); mas logo passou. Isso, porém, é muito incerto.
II. Consolo para o povo de Deus, v. 10. Vivemos num mundo muito irado e provocador; muitas vezes sofremos bastante com a cólera humana e tendemos a temer ainda mais, pois ela parece não ter limites. Mas isto nos traz grande consolo:
- Que, até onde Deus tolerar que a cólera humana se manifeste em qualquer ocasião, ele a fará redundar em seu louvor, trará honra a si mesmo e cumprirá seus próprios propósitos por meio dela: “Certamente a cólera do homem te louvará”.
Isso não acontecerá apenas pelos freios que lhe forem impostos, quando ela tiver de confessar a própria impotência, mas até pela liberdade que receber por algum tempo. As agruras que o povo de Deus sofre pela cólera de seus inimigos redundam na glória de Deus e de sua graça.
Quanto mais os pagãos se enfurecem e tramam contra o Senhor e seu ungido, mais Deus será louvado por estabelecer seu Rei no santo monte de Sião apesar deles, Salmos 2:1, 6.
Quando os exércitos celestiais fazem de sua canção de ação de graças o fato de Deus ter assumido seu grande poder e reinado, embora as nações estivessem iradas (Apocalipse 11:17, 18), então a cólera humana dá mais brilho aos louvores de Deus.
- Que aquilo que não redundar em seu louvor não terá permissão de irromper: “O restante da cólera tu restringirás”. Os homens nunca devem tolerar o pecado, porque não conseguem contê-lo quando querem; mas Deus consegue.
Ele pode estabelecer limites à cólera humana, assim como faz com o mar revolto. Até aqui ela virá e não irá além; aqui suas ondas orgulhosas serão detidas.
Deus restringiu o restante da fúria de Senaqueribe, pois pôs um anzol em seu nariz e um freio em suas mandíbulas (Isaías 37:29). Embora Deus tolerasse suas grandes ameaças, impediu-o de realizar o que havia concebido.
III. Dever para todos, v. 11, 12. Que todos se submetam a este grande Deus e se tornem seus súditos leais. Observe:
- O dever exigido de todos nós, de todos os que estão ao redor dele, que dependem dele de algum modo ou têm qualquer motivo para se aproximar dele; e quem não tem? Portanto, cada um de nós recebe a ordem de prestar homenagem ao Rei dos reis: “Fazei votos e pagai-os”.
Isto é, façam-lhe um juramento de fidelidade e cumpram-no conscienciosamente. Façam o voto de pertencer a ele e paguem aquilo que prometerem.
Vinculem sua alma a ele por um compromisso (pois essa é a natureza do voto) e vivam à altura das obrigações que assumiram; pois é melhor não fazer voto do que fazê-lo e não cumpri-lo.
Depois de tomá-lo por nosso Rei, levemos-lhe presentes, como súditos ao seu soberano, 1 Samuel 10:27. “Enviai o cordeiro ao governante da terra”, Isaías 16:1.
Não que Deus precise de algum presente que possamos levar ou que dele possa tirar proveito; mas assim devemos honrá-lo e reconhecer que tudo o que temos vem dele.
Nossas orações e nossos louvores, e sobretudo nosso coração, são os presentes que devemos levar ao Senhor nosso Deus.
- As razões que reforçam esse dever: devemos dar a todos o que lhes é devido, temor a quem é devido temor; e não é ele devido a Deus? Sim:
(1.) Ele deve ser temido: ele é o temor (assim diz a palavra); seu nome é glorioso e temível, e ele é o objeto apropriado do nosso temor; junto a ele há majestade terrível.
O Deus de Abraão é chamado de “temor de Isaque” (Gênesis 31:42), e recebemos a ordem de fazer dele o nosso temor, Isaías 8:13. Quando lhe levamos presentes, devemos ter em vista que ele deve ser grandemente temido, pois é terrível em seus lugares santos.
(2.) Ele será temido até mesmo pelos que pensam ter para si a prerrogativa exclusiva de ser temidos (v. 12): “Cortará o espírito dos príncipes”. Ele o arrancará tão facilmente quanto arrancamos uma flor do caule ou um cacho de uvas da videira; é isso que a palavra significa.
Pode desalentar os mais atrevidos e deixá-los sem ânimo, pois ele é, ou será, temível para os reis da terra. Mais cedo ou mais tarde, se não forem sábios o bastante para se submeter a ele, os obrigará a pedir em vão às rochas e aos montes que caiam sobre eles e os escondam de sua cólera, Apocalipse 6:16.
Visto que não há como contender com Deus, submeter-nos a ele é tanto sabedoria quanto dever.