Matthew Henry

Salmos 75

Argumento

Embora o título atribua este salmo a Asafe, ainda assim ele corresponde tão exatamente às circunstâncias de Davi ao chegar ao trono depois da morte de Saul que a maioria dos intérpretes o aplica àquela ocasião.

Eles supõem ou que Asafe o compôs na pessoa de Davi, como seu poeta oficial (provavelmente o conteúdo do salmo veio de algum discurso que Davi fez a uma assembleia dos representantes do reino ao assumir o governo. Asafe o transformou em versos e o publicou como poema, para divulgá-lo melhor entre o povo), ou que Davi o compôs e o entregou a Asafe, regente dos cânticos do templo.

Neste salmo: I. Davi agradece a Deus por tê-lo levado ao trono, v. 1, 9. II. Promete dedicar-se ao bem público, usando o poder que Deus lhe deu, v. 2, 3, 10. III. Repreende a insolência dos que se opuseram à sua chegada ao trono, v. 4, 5. IV. Fundamenta tudo isso no domínio soberano de Deus sobre os assuntos dos filhos dos homens, vv. 6-8.

Ao cantar este salmo, devemos dar a Deus a glória por todas as transformações dos Estados e reinos, crendo que todas ocorrem segundo o seu conselho e que ele fará com que todas contribuam para o bem da sua igreja.

A Resolução do Magistrado.

Versículos 1 a 5

Ao Músico-Mor, Al-Taschith. Salmo ou Cântico de Asafe.

Nestes versículos:

I. O salmista louva a Deus por tê-lo elevado à honra e ao poder e pelas outras grandes coisas que fez em favor dele e de seu povo Israel (v. 1): “A ti, ó Deus, damos graças” por todos os favores que nos concedeste; e novamente: “A ti damos graças”, pois nossas ações de graças devem repetir-se muitas vezes.

Não oramos muitas vezes por misericórdia quando a buscávamos? Então pensaremos que basta agradecer uma ou duas vezes depois de recebê-la? Não sou apenas eu que dou graças, mas nós: eu e todos os meus amigos. Se participamos das misericórdias de outros, devemos juntar-nos a eles em seus louvores.

“A ti, ó Deus, autor das nossas misericórdias (e não daremos aos instrumentos a glória devida somente a ti), damos graças; pois tuas maravilhas, que já realizaste em favor dele, declaram que teu nome está perto (que o cumprimento pleno de tua promessa feita a Davi não está longe).” Repare:

  1. Há muitas obras que Deus faz em favor de seu povo que podem na verdade ser chamadas maravilhas, fora do curso comum da providência e muito além das nossas expectativas.

  2. Essas maravilhas declaram a proximidade do seu nome; mostram que ele próprio está presente, perto de nós naquilo pelo que o invocamos, e que está prestes a realizar algumas grandes coisas em favor de seu povo, em cumprimento do seu propósito e da sua promessa.

  3. Quando as maravilhas de Deus declaram a proximidade do seu nome, é nosso dever dar-lhe graças, dar-lhe graças repetidas vezes.

II. Ele se compromete a usar bem seu poder, conforme a grande confiança depositada nele (v. 2): “Quando eu receber a congregação, julgarei com retidão”. Aqui ele considera certo que Deus, no devido tempo, completaria o que lhe dizia respeito.

Embora a congregação demorasse muito para reunir-se a ele e houvesse forte oposição a isso, ainda assim, por fim ele a receberia; pois aquilo que Deus falou em sua santidade ele realizará por sua sabedoria e seu poder. Esperando essa misericórdia, promete cumprir conscienciosamente seu dever:

“Quando eu for juiz, julgarei, e julgarei com retidão; não como os que vieram antes de mim, que ou negligenciaram o julgamento ou, o que era pior, o perverteram: ou não fizeram nenhum bem com seu poder, ou fizeram mal”. Repare:

  1. Os que são elevados a postos de honra devem lembrar-se de que são postos de serviço e dedicar-se com diligência e atenção à tarefa para a qual foram chamados. Ele não diz: “Quando eu receber a congregação, descansarei, assumirei ares de grandeza e deixarei os assuntos públicos a outros”, mas: “Eu mesmo cuidarei deles”.

  2. As responsabilidades públicas devem ser exercidas com grande integridade; os que julgam devem julgar com retidão, segundo as regras da justiça, sem fazer acepção de pessoas.

III. Ele espera que seu governo seja uma bênção pública para Israel, v. 3. A situação presente do reino era muito ruim: “A terra e todos os seus habitantes se dissolvem”. Não surpreende, pois o reinado anterior foi tão desregrado que tudo caiu em desordem e ruína.

Havia corrupção generalizada dos costumes porque não se aplicavam as leis contra o vício e a profanidade. Estavam divididos uns contra os outros por não se unirem, como deveriam, em torno do governo que Deus havia designado.

Estavam despedaçados, dois contra três e três contra dois, esfacelados em facções e partidos, situação que provavelmente os levaria à ruína; “mas eu sustento as suas colunas”. Mesmo no tempo de Saul, Davi fazia o que podia pelo bem público.

Mas esperava que, depois de receber ele mesmo a congregação, faria muito mais: não só impedir a ruína pública, mas recuperar a força e a beleza da nação. Agora:

  1. Veja o dano causado pelos partidos: eles derretem e dissolvem uma terra e seus habitantes.

  2. Veja quanto um só dirigente frequentemente sustenta. A estrutura teria desabado se Davi não houvesse sustentado suas colunas. Isso pode muito bem aplicar-se a Cristo e ao seu governo. O mundo e todos os seus habitantes foram dissolvidos pelo pecado; a apostasia humana ameaçou destruir toda a criação.

Mas Cristo sustentou suas colunas: salvou o mundo inteiro da ruína completa ao salvar seu povo de seus pecados. A administração do reino da Providência é confiada à sua mão, pois ele sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder, Hebreus 1:3.

IV. Ele repreende os que se opunham ao seu governo, eram contrários à sua chegada ao poder e impediam sua administração, esforçando-se por manter o vício e a profanidade cuja repressão ele fizera sua tarefa (v. 4, 5): “Eu disse aos insensatos: Não ajam insensatamente”.

Ele lhes havia dito isso no tempo de Saul. Quando não tinha poder para contê-los, tinha, porém, sabedoria e graça para censurá-los e dar-lhes bons conselhos. Embora se enaltecessem por gozar do favor daquele infeliz príncipe, advertiu-os a não serem presunçosos demais.

Ou melhor, é agora que lhes diz isso. Assim que chegou ao trono, lançou uma proclamação contra o vício e a profanidade, cujo conteúdo temos aqui.

  1. Aos pecadores simples e sorrateiros, os insensatos de Israel que se corrompiam, disse: “Não ajam insensatamente; não procedam de modo tão diretamente contrário tanto à razão de vocês quanto ao seu interesse, como fazem quando agem contra as leis que Deus deu a Israel e as promessas que fez a Davi”.

Cristo, filho de Davi, dá-nos esse conselho, publica esse decreto: “Não ajam insensatamente”. Aquele que Deus tornou sabedoria para nós nos ordena que sejamos sábios em benefício próprio e não façamos de nós mesmos insensatos.

  1. Aos pecadores orgulhosos e atrevidos, os ímpios que desafiam o próprio Deus, ele diz: “Não levantem o chifre; não se vangloriem do seu poder e de suas prerrogativas; não persistam em sua obstinação e em seu desprezo pelo governo posto sobre vocês”.

“Não levantem o chifre para o alto, como se pudessem ter e fazer tudo o que querem; não falem com o pescoço endurecido, no qual há um tendão de ferro que nunca se dobrará à vontade de Deus no governo. Pois os que não se dobram serão quebrados; os que endurecem o pescoço o fazem para a própria destruição”.

Essa é a palavra de ordem de Cristo em seu evangelho: todo monte será abatido diante dele, Isaías 40:4. Que o poder anticristão, com suas cabeças e chifres, não se levante contra ele, pois certamente será despedaçado.

O que é dito com pescoço endurecido deve ser desdito com coração quebrantado, ou estaremos arruinados. Faraó disse com pescoço endurecido: “Quem é o Senhor?” Mas Deus o fez saber à sua própria custa.

Versículos 6 a 10

O Governo de Deus sobre o Mundo.

Nestes versículos são apresentadas duas grandes doutrinas e delas são tiradas duas boas conclusões, para confirmar o que ele havia dito antes.

I. Apresentam-se aqui duas grandes verdades acerca do governo de Deus sobre o mundo, que devemos acolher com fé, ambas pertinentes à ocasião:

  1. Que somente de Deus os reis recebem seu poder (v. 6, 7); por isso, somente a Deus Davi daria o louvor por sua elevação. Tendo recebido de Deus seu poder, ele o usaria em favor de Deus; portanto, eram insensatos os que levantavam o chifre contra ele.

Vemos mudanças surpreendentes nos Estados e reinos e nos espantamos com a súbita desonra de uns e a elevação de outros. Ficamos inteiramente ocupados com essas mudanças quando acontecem; mas aqui somos orientados a olhar para seu autor e nos é ensinado onde está a origem do poder e de onde vem a promoção.

De onde vêm os cargos de governo dos reinos, o domínio soberano sobre eles? E de onde vêm os cargos dentro dos reinos, os postos de poder e confiança neles? Os primeiros não dependem da vontade do povo, nem os últimos da vontade do príncipe; ambos dependem da vontade de Deus, que tem todos os corações em suas mãos.

Portanto, é a ele que devem olhar os que buscam um cargo; assim começam corretamente. É-nos dito aqui:

(1.) De forma negativa, onde não devemos buscar a fonte do poder: a promoção não vem do oriente, nem do ocidente, nem do deserto, isto é, nem do deserto ao norte de Jerusalém nem daquele ao sul.

Assim, não se deve esperar que o vento favorável à obtenção de cargos sopre de qualquer ponto da bússola, mas apenas do alto, diretamente de lá.

Os homens não podem alcançar a promoção nem pela sabedoria ou riqueza dos filhos do Oriente, nem pelas numerosas forças das ilhas dos gentios, situadas a ocidente, nem pelas forças do Egito ou da Arábia, ao sul.

Nenhum sorriso conjunto das causas secundárias elevará alguém a um cargo sem a causa primeira. O erudito bispo Lloyd, em sermão sobre esta passagem, apresenta a seguinte glosa:

“Todos os homens entendiam que a origem do poder vinha do céu, mas muitos não sabiam de quem ali vinha. Os povos orientais, em geral entregues à astrologia, julgavam que vinha de suas estrelas, em especial do sol, seu deus”.

“Não”, diz Davi, “não vem nem do oriente nem do ocidente, nem do nascer nem do pôr de algum planeta ou constelação, nem do sul, nem da elevação do sol ou de alguma estrela no meio do céu”.

Ele não menciona o norte porque ninguém supunha que o poder viesse de lá; ou porque a mesma palavra que significa norte significa lugar secreto, e o poder vem do segredo do conselho de Deus; ou ainda do oráculo em Sião, que ficava ao norte de Jerusalém.

Repare: nenhum vento é bom o bastante para trazer a promoção, a não ser conforme a direção daquele que tem os ventos em seus punhos.

(2.) De forma positiva: “Deus é o juiz”, o governante ou árbitro. Quando grupos disputam o prêmio, ele abate um e eleva outro como julga conveniente, para cumprir seus próprios propósitos e realizar seus próprios conselhos.

Nisso ele age por prerrogativa e não nos deve satisfação acerca de nenhum desses assuntos. Não é estrago, perigo nem desonra que aquele que é infinitamente sábio, santo e bom tenha poder arbitrário e despótico para elevar e abater quem quiser, quando e como quiser.

Esse é um bom motivo para os magistrados governarem em favor de Deus, como pessoas que terão de prestar-lhe contas, pois é por ele que os reis reinam.

  1. Que somente de Deus todos devem receber sua condenação (v. 8): “Na mão do Senhor há um cálice”, que ele põe nas mãos dos filhos dos homens, um cálice da providência misturado (conforme lhe parece adequado) com muitos ingredientes, um cálice de aflição.

Os sofrimentos de Cristo são chamados cálice, Mateus 20:22; João 18:11. Os juízos de Deus sobre os pecadores são o cálice da mão direita do Senhor, Habacuque 2:16. “O vinho é vermelho”, denotando a cólera de Deus infundida nos juízos executados contra os pecadores, o absinto e o fel da aflição e da miséria.

Lê-se como fogo, vermelho como sangue, pois queima e mata. “Está cheio de mistura”, preparada com sabedoria para cumprir seu propósito.

Há misturas de misericórdia e graça no cálice da aflição quando é posto nas mãos do próprio povo de Deus; misturas da maldição quando é posto nas mãos dos ímpios: é vinho mesclado com fel.

Essas taças: (1.) São derramadas sobre todos; veja Apocalipse 15:7; 16:1, onde lemos sobre os anjos que derramam as taças da cólera de Deus sobre a terra. Algumas gotas dessa cólera podem atingir pessoas boas: quando os juízos de Deus se espalham, elas participam das calamidades comuns.

Mas (2.) A borra do cálice está reservada aos ímpios. A calamidade em si é apenas o veículo no qual são infundidas a cólera e a maldição; a parte de cima tem pouco dessa infusão, mas o sedimento é pura cólera, e caberá aos pecadores.

Eles já recebem a borra do cálice nos terrores da consciência e a receberão depois nos tormentos do inferno. Espremerão a borra até a última gota, para que não fique para trás nenhuma gota da cólera, e a beberão, pois a maldição entrará em suas entranhas como água e em seus ossos como óleo.

O cálice da indignação do Senhor será para eles um cálice de tremor, de tremor eterno, Apocalipse 14:10. O cálice do ímpio, enquanto ele prospera no mundo, está cheio de mistura, mas o pior está no fundo. Os ímpios estão reservados para o dia do juízo.

II. Dessas grandes verdades tiram-se duas boas conclusões práticas, os mesmos propósitos de dever com que ele começou o salmo. Sendo assim:

  1. Ele louvará a Deus e lhe dará glória pelo poder a que Deus o elevou (v. 9): “Anunciarei para sempre” aquilo que “tuas maravilhas declaram”, v. 1. Louvará a Deus por sua elevação não só no princípio, enquanto a misericórdia era recente, mas para sempre, por toda a vida.

A exaltação do Filho de Davi será tema dos louvores eternos dos santos. Ele dará glória a Deus não só como seu Deus, mas como o Deus de Jacó, sabendo que foi por causa de Jacó, seu servo, e porque amava seu povo Israel que Deus o fez rei sobre eles.

  1. Ele usará o poder que lhe foi confiado para os grandes fins pelos quais foi posto em suas mãos, v. 10, como antes, v. 2, 4. Conforme o dever das autoridades superiores:

(1.) Decide ser um terror para os malfeitores, humilhar seu orgulho e quebrar seu poder: “Ainda que não todas as cabeças, ainda assim cortarei todos os chifres dos ímpios, com os quais atacam seus pobres vizinhos; impedirei que façam dano”.

Assim Deus promete levantar artífices que amedrontariam os chifres dos gentios que haviam dispersado Judá e Israel, Zacarias 1:18-21.

(2.) Decide ser proteção e motivo de louvor para os que fazem o bem: “Os chifres dos justos serão exaltados”; eles receberão cargos e serão postos em lugares de poder. Os que são bons e têm disposição para fazer o bem não carecerão de capacidade nem de oportunidade para isso.

Isso concorda com as resoluções de Davi, Salmos 101:3, etc. Nisso Davi foi um tipo de Cristo, que com o sopro da boca abaterá os ímpios, mas exaltará com honra o chifre dos justos, Salmos 112:9.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra