Salmos 74
Argumento
Este salmo descreve de modo tão particular a destruição de Jerusalém e do templo por Nabucodonosor e pelo exército dos caldeus, e se aplica tão mal a qualquer outro acontecimento da história judaica, que os intérpretes se inclinam a pensar que foi escrito por Davi, ou por Asafe na época de Davi, com referência profética àquele triste acontecimento (o que, contudo, não é tão provável).
Outra possibilidade é que tenha sido escrito por outro Asafe, que viveu no tempo do cativeiro, ou por Jeremias (pois é da mesma natureza que suas Lamentações), ou por algum outro profeta e, depois do retorno do cativeiro, tenha sido entregue aos filhos de Asafe, chamados pelo nome dele, para o culto público da igreja.
Essa era a família de cantores mais destacada no tempo de Esdras. Veja Esdras 2:41; 3:10; Neemias 11:17, 22; 12:35, 46. A condição deplorável do povo de Deus naquela época é aqui exposta diante do Senhor e deixada com ele. O profeta, em nome da igreja:
I. Apresenta apelos queixosos a respeito das misérias que sofreram, para avivar seus desejos na oração, vv. 1-11.
II. Apresenta apelos consoladores para animar sua fé na oração, vv. 12-17.
III. Conclui com diversas petições a Deus por livramentos, vv. 18-23.
Ao cantá-lo, devemos sentir as desolações passadas da igreja, pois somos membros do mesmo corpo, e podemos aplicá-lo às angústias ou desolações atuais de qualquer parte da igreja cristã.
Queixas Dolorosas.
Versículos 1 a 11
Masquil de Asafe.
Este salmo se intitula Masquil, um salmo que dá instrução, pois foi escrito num dia de aflição, e a aflição se destina a instruir.
Em geral, ensina-nos que, quando estivermos em angústia por qualquer motivo, é sinal de sabedoria e é nosso dever recorrer a Deus em oração fiel e fervorosa; não descobriremos que fazê-lo seja em vão. O povo de Deus apresenta aqui três queixas:
I. O desagrado de Deus contra eles, causa e amargor de todas as suas calamidades. Olham além dos instrumentos de sua tribulação, que, sabiam, não teriam poder contra eles se não lhes fosse dado do alto, e mantêm os olhos em Deus. Pelo conselho determinado dele, foram entregues às mãos de homens perversos e desarrazoados.
Observe a liberdade com que questionam a Deus (v. 1), liberdade que esperamos não ser excessiva, pois o próprio Cristo clamou na cruz: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” Assim também a igreja aqui: Ó Deus, por que você nos desamparou para sempre? Falam segundo suas percepções sombrias e melancólicas do momento.
De outro modo, “Rejeitou Deus o seu povo? Deus não o permita”, Romanos 11:1. O povo de Deus não deve pensar que, por estarem abatidos, foram rejeitados; nem que Deus os rejeita porque os homens os rejeitam; nem que, porque Deus parece rejeitá-los por algum tempo, estão realmente rejeitados para sempre.
Contudo, essa pergunta indica que temiam a rejeição de Deus mais do que qualquer outra coisa; desejavam ser reconhecidos por ele, apesar do que sofressem dos homens, e queriam saber por que ele contendia assim com eles: “Por que fumega tua ira?”
Isto é, por que se eleva tanto que todos ao redor de nós reparam nela e perguntam: “Que significa o ardor desta grande ira?”, Deuteronômio 29:24.
Compare Deuteronômio 29:20, onde se diz que a ira e o zelo do Senhor fumegam contra os pecadores. Observe o que alegam diante de Deus agora que estão sob os sinais e as apreensões de sua cólera:
- Alegam sua relação com ele: “Somos as ovelhas de teu pasto, as ovelhas com que tiveste por bem povoar o pasto, teu povo peculiar, que tens por bem separar para ti e destinar à tua própria glória. Não é estranho que lobos atormentem ovelhas; mas algum pastor já ficou tão descontente com suas próprias ovelhas?”
“Lembra-te de que somos tua congregação, reunida por ti e para ti e dedicada ao teu louvor” (v. 2). “Somos a vara, ou tribo, de tua herança, da qual tiveste por bem reivindicar uma propriedade especial acima dos outros povos (Deuteronômio 32:9) e da qual recebeste as rendas e os frutos de louvor e culto mais do que das nações vizinhas.”
“Ou melhor, a herança de um homem pode estar muito distante, mas rogamos pelo monte Sião, onde habitaste, lugar de teu prazer e de tua morada especiais, tua propriedade e residência.”
- Alegam as grandes coisas que Deus fizera por eles e o imenso custo que tivera com eles: “É tua congregação, que não apenas formaste com uma palavra, mas adquiriste desde a antiguidade por muitos milagres de misericórdia, quando se constituiu pela primeira vez como povo; é tua herança, que remiste quando foram vendidos à servidão.”
Deus entregou o Egito à ruína como resgate deles, entregou homens em favor deles e povos em favor de sua vida, Isaías 43:3, 4. “Agora, Senhor, agora abandonarás um povo que te custou tão caro e que te foi tão querido?”
E, se a redenção de Israel do Egito dava ânimo para esperar que Deus não os rejeitaria, temos muito mais motivo para esperar que ele não rejeite nenhum dos que Cristo redimiu com seu próprio sangue. Mas o povo que ele adquiriu será para sempre o povo de seu louvor.
- Alegam a condição calamitosa em que estavam (v. 3): “Ergue teus pés; isto é, vem depressa restaurar as desolações feitas em teu santuário, que de outro modo serão permanentes e irreparáveis.”
Às vezes se disse que a vingança divina golpeia com mãos de ferro, mas vem com pés de chumbo. Então os que esperam o dia do Senhor clamam: “Senhor, ergue os pés; eleva teus passos; engrandece-te no avanço de tua providência.”
Quando as desolações do santuário duram muito, somos tentados a pensar que serão perpétuas; mas isso é uma tentação. Deus vingará seus próprios eleitos, e os vingará depressa, ainda que suporte por muito tempo seus opressores e perseguidores.
II. Queixam-se da violência e da crueldade de seus inimigos, não tanto, ou melhor, de modo algum, pelo prejuízo causado a seus interesses terrenos. Aqui não há queixas do incêndio de suas cidades nem da devastação de seu país, mas somente do que fizeram contra o santuário e a sinagoga.
Os interesses da religião devem estar mais perto do nosso coração e nos comover mais do que qualquer interesse mundano.
A desolação da casa de Deus deve nos causar mais dor do que a de nossas próprias casas; pois pouco importa o que aconteça conosco e com nossas famílias neste mundo, desde que o nome de Deus seja santificado, venha seu reino e seja feita sua vontade.
- O salmista se queixa das desolações do santuário, como Daniel em Daniel 9:17. O templo de Jerusalém era a morada do nome de Deus e, por isso, o santuário, ou lugar santo, v. 7. Nele os inimigos agiram perversamente (v. 3), pois o destruíram em franco desprezo e afronta a Deus.
(1.) Rugiram no meio das congregações de Deus, v. 4. No lugar onde o povo fiel de Deus o servia em silêncio humilde e reverente, ou falando em voz baixa, eles rugiam em tumultuosa algazarra, exaltados por se terem tornado senhores do santuário a respeito do qual às vezes tinham ouvido coisas temíveis.
(2.) Ergueram suas bandeiras como sinais. As bandeiras de seu exército foram erguidas no templo, a fortaleza mais segura de Israel enquanto permanecesse unido a Deus, como troféus de sua vitória.
Ali, onde antes estavam os sinais da presença de Deus, agora o inimigo erguera suas bandeiras. Esse ousado desafio a Deus e a seu poder tocou num ponto sensível do povo dele.
(3.) Orgulharam-se de destruir as obras entalhadas do templo. Assim como, antes, os homens consideravam uma honra ajudar a construir o templo, e era tido por famoso quem ajudava a derrubar madeira para essa obra, agora eles se vangloriavam de participar de sua destruição, v. 5, 6.
Assim como antes se celebravam como sábios os que prestavam serviço à religião, agora se aplaudem como sagazes os que ajudam a desacreditá-la. Alguns leem assim: Eles se mostram como quem ergue machados no alto, entre as árvores de uma floresta, pois assim destroem as obras entalhadas do templo.
Não hesitam mais em quebrar os ricos painéis de madeira do templo do que lenhadores hesitam em abater árvores na floresta.
É tamanha a indignação deles contra o santuário que os entalhes mais primorosos já vistos são derrubados por soldados comuns, sem nenhum respeito por eles, seja como objetos dedicados, seja como obras de arte requintada.
(4.) Incendiaram-no e, assim, profanaram-no ou o destruíram até o chão, v. 7. Os caldeus queimaram a casa de Deus, aquela estrutura imponente e custosa, 2 Crônicas 36:19.
Os romanos não deixaram ali pedra sobre pedra (Mateus 24:2): arrasaram-na, arrasaram-na até os alicerces, até que Sião, o monte santo, foi arado como um campo por Tito Vespasiano.
- Ele se queixa das desolações das sinagogas, ou escolas dos profetas, que já existiam antes do cativeiro, embora se tornassem muito mais comuns depois. Ali se lia e expunha a palavra de Deus, e seu nome era louvado e invocado, sem altares nem sacrifícios.
Contra essas também nutriam ódio (v. 8): “Destruamo-las todas juntas”; não somente o templo, mas todos os lugares de culto religioso e seus adoradores com eles. “Destruamo-las todas juntas; sejam consumidas na mesma chama.”
Seguindo essa resolução ímpia, queimaram todas as sinagogas de Deus na terra e devastaram todas elas.
Tamanha era sua fúria contra a religião que todas as casas religiosas, justamente por serem religiosas, foram arrasadas, para que os adoradores de Deus não pudessem glorificá-lo nem edificar uns aos outros reunindo-se em assembleias solenes.
III. O grande agravante de todas essas calamidades era que não tinham nenhuma perspectiva de alívio nem podiam prever seu fim (v. 9): “Vemos o sinal do inimigo erguido no santuário, mas não vemos nossos sinais, nenhum sinal da presença de Deus, nenhum indício promissor de um livramento próximo.”
“Não há mais profeta algum que nos diga quanto tempo durará a tribulação e quando chegará ao fim o que nos diz respeito, para que a esperança de um desfecho nos sustente em meio às tribulações.”
Durante o cativeiro na Babilônia, tinham profetas e haviam recebido a informação de quanto duraria o cativeiro, mas o dia estava nublado e escuro (Ezequiel 34:12), e ainda não desfrutavam do consolo dessas revelações graciosas.
Deus falou uma vez, sim, duas vezes, palavras boas e palavras consoladoras, mas eles não as perceberam. Observe que não se queixam: “Não vemos nossos exércitos; não há homens de guerra para comandar nossas forças, nem ninguém que saia à frente de nossas tropas”; queixam-se, porém: “Não há profetas, ninguém que nos diga por quanto tempo.”
Isso os leva a questionar a Deus como se estivesse demorando:
- Para afirmar sua honra (v. 10): “Até quando o adversário desacreditará e blasfemará teu nome?” Nas desolações do santuário, nossa principal preocupação deve ser com a glória de Deus, para que não seja ferida pelas blasfêmias dos que perseguem seu povo por causa dele, porque lhe pertencem.
Por isso, nossa pergunta não deve ser: “Até quando estaremos atribulados?”, mas: “Até quando Deus será blasfemado?”
- Para exercer seu poder (v. 11): “Por que retiras tua mão e não a estendes para livrar teu povo e destruir teus inimigos? Tira-a do seio e não sejas como um homem atônito, como um valente que não pode salvar ou não quer fazê-lo”, Jeremias 14:9. Quando o poder dos inimigos é mais ameaçador, é consolador buscar refúgio no poder de Deus.
Versículos 12 a 17
Reconhecimento do Poder Divino.
A igreja que se lamenta se apega aqui a algo que traz à memória e, por isso, tem esperança (como em Lamentações 3:21); com essa lembrança, anima-se e faz calar suas próprias queixas. Duas coisas aquietam a mente dos que aqui choram pela assembleia solene:
I. Que Deus é o Deus de Israel, um Deus em aliança com seu povo (v. 12): “Deus é meu Rei desde a antiguidade.” Isso serve tanto de apelo na oração a Deus (Salmos 44:4: “Tu és meu Rei, ó Deus!”) quanto de apoio à sua própria fé e esperança, animando-os a esperar livramento ao considerarem os dias antigos, Salmos 77:5.
A igreja fala como um corpo composto, o mesmo em todas as épocas, e por isso chama Deus de “meu Rei, meu Rei desde a antiguidade”, ou “desde tempos remotos”. Desde a antiguidade, ele assumiu essa relação com seu povo e apareceu e agiu em favor deles nessa condição.
Como Rei de Israel, operou salvação no meio das nações da terra, pois o que fazia no governo do mundo tendia à salvação de sua igreja. Mencionam-se aqui diversas coisas que Deus fizera em favor de seu povo como seu Rei desde a antiguidade, que os animavam a entregar-se a ele e a depender dele:
Ele dividira o mar diante deles quando saíram do Egito, não pela força de Moisés nem pela de sua vara, mas por sua própria força; quem podia fazer isso podia fazer qualquer coisa.
Ele destruíra Faraó e os egípcios. Faraó era o leviatã; os egípcios eram os dragões, ferozes e cruéis. Observe:
(1.) A vitória obtida sobre esses inimigos. Deus lhes quebrou as cabeças, frustrou sua astúcia política, como quando Israel se multiplicava ainda mais quanto mais era afligido por eles. Deus esmagou suas forças, embora conjugadas, arruinou seu país com dez pragas e, por fim, afogou todos no mar Vermelho.
“Este é Faraó e toda a sua multidão”, Ezequiel 31:18. Foi obra do Senhor; ninguém mais poderia fazê-la, e ele a fez com mão forte e braço estendido. Essa vitória prefigurava a de Cristo sobre Satanás e seu reino, conforme a primeira promessa de que a descendência da mulher quebraria a cabeça da serpente.
(2.) O aproveitamento dessa vitória para o ânimo da igreja: você o deu por alimento ao povo de Israel, que então ia habitar o deserto. Os despojos dos egípcios os enriqueceram; despojaram os mortos e, assim, obtiveram os armamentos e as armas dos egípcios, como antes haviam obtido suas joias.
Ou melhor, essa providência foi alimento para sua fé e esperança, a fim de sustentá-los e animá-los diante das outras dificuldades que provavelmente encontrariam no deserto. Era parte do alimento espiritual de que todos foram feitos participantes.
Repare: quebrar as cabeças dos inimigos da igreja traz alegria e força ao coração dos amigos da igreja. Assim, os companheiros fazem um banquete até do leviatã, Jó 41:6.
- Deus alterara de duas maneiras o curso da natureza: fizera sair correntes da rocha e transformara correntes em rocha, v. 15.
(1.) Dissolvera a rocha em águas: Você fez brotar a fonte e a torrente (assim alguns leem); todos sabem de onde vieram: da rocha, da rocha de pederneira. Que isso nunca seja esquecido, mas que se lembre especialmente de que a rocha era Cristo e as águas que dela saíam eram bebida espiritual.
(2.) Solidificara as águas em rocha: Você secou rios caudalosos e velozes, especialmente o Jordão, quando transbordava por todas as suas margens.
Aquele que fizera essas coisas podia agora livrar seu povo oprimido e quebrar o jugo dos opressores, como fizera antes; ou melhor, faria isso, pois sua justiça e bondade, sua sabedoria e verdade, continuam as mesmas, assim como seu poder.
II. Que o Deus de Israel é o Deus da natureza, v. 16, 17. É ele quem ordena as sucessões e revoluções regulares:
- Do dia e da noite. É o Senhor de todo o tempo. A tarde e a manhã são ordenadas por ele. É ele quem abre as pálpebras da luz matutina e fecha as cortinas da sombra noturna. Preparou a lua e o sol (assim alguns leem), as duas grandes luzes, para governarem alternadamente o dia e a noite.
O fato de tê-los preparado indica sua prontidão constante e sua observância exata do tempo, sem jamais perderem um instante.
- Do verão e do inverno: “Estabeleceste todos os limites da terra e os diversos climas de suas várias regiões, pois fizeste o verão e o inverno, as zonas frias e tórridas; ou melhor, as revoluções constantes do ano e suas diversas estações.”
Nisso devemos reconhecer a Deus, de quem procedem todas as leis e forças da natureza. Mas como isso entra aqui:
(1.) Aquele que no princípio teve poder para estabelecer o curso da natureza pelos movimentos diários e anuais dos corpos celestes, e continuamente o preserva, certamente tem todo o poder tanto para salvar quanto para destruir. Para ele nada é impossível, e nenhuma dificuldade ou oposição é insuperável.
(2.) Aquele que é fiel à sua aliança com o dia e com a noite e preserva invioláveis as ordenanças do céu certamente cumprirá sua promessa ao seu povo e jamais rejeitará os que escolheu, Jeremias 31:35, 36; 33:20, 21. Sua aliança com Abraão e sua descendência é tão firme quanto a que fez com Noé e seus filhos, Gênesis 8:21.
(3.) Como o dia e a noite, o verão e o inverno, alternam-se no curso da natureza por todos os confins da terra, não podemos esperar outra coisa senão que a tribulação e a paz, a prosperidade e a adversidade, também se alternem por todos os confins da igreja.
Temos tanto motivo para esperar a aflição quanto para esperar a noite e o inverno. Não temos, porém, mais motivo para desesperar da volta do consolo do que para desesperar da volta do dia e do verão.
Versículos 18 a 23
Súplicas Fervorosas; Apelos a Deus.
O salmista, em nome da igreja, roga aqui com grande fervor que Deus apareça em favor deles contra seus inimigos e ponha fim às tribulações atuais.
Para animar sua própria fé, ele envolve Deus nessa causa (v. 22): “Levanta-te, ó Deus, defende tua própria causa.” Podemos ter certeza de que ele o fará, pois zela por sua própria honra.
Qualquer que seja sua própria causa, ele a defenderá com mão forte, aparecerá contra os que se lhe opõem e com aqueles que a abraçam de coração, em favor deles.
Ele se levantará e a defenderá, embora por algum tempo pareça negligenciá-la; despertará, se manifestará e fará sua própria obra em seu próprio tempo. Repare: a causa da religião é a própria causa de Deus, e ele certamente a defenderá.
Para mostrar que essa causa é de Deus, o salmista alega:
I. Que os perseguidores são inimigos jurados de Deus: “Senhor, eles não apenas nos maltrataram, mas também te ofenderam e ainda te ofendem; o que se faz contra nós por tua causa, por consequência, recai sobre ti.” “Mas não é só isso: desacreditaram-te diretamente e sem mediação, e blasfemaram teu nome”, v. 18.
Era isso que rugiam no santuário. Triunfavam como se agora tivessem vencido o Deus de Israel, sobre quem haviam ouvido coisas tão grandes. Nada causa mais dor aos santos do que ouvir a blasfêmia contra o nome de Deus.
Do mesmo modo, nada os anima mais a esperar que Deus apareça contra seus inimigos do que vê-los chegar a um grau de perversidade em que desacreditam o próprio Deus; isso rapidamente enche a medida de seus pecados e apressa sua ruína.
O salmista insiste muito nisso: “Não ousamos responder ao descrédito que lançam; Senhor, responde-lhes.” “Lembra-te de que o povo insensato blasfemou teu nome” (v. 18) “e de que o homem insensato continuamente te desacredita a cada dia.” Observe o caráter dos que desacreditam a Deus: são insensatos. Assim como o ateísmo é insensatez (Salmos 14:1), a profanidade e a blasfêmia não o são menos.
Talvez sejam celebrados como os engenhosos da época os que ridicularizam a religião e as coisas sagradas; na verdade, porém, são os maiores insensatos, e em breve se mostrará que o são diante de todo o mundo.
Veja, contudo, sua malícia: desacreditam a Deus diariamente, com a mesma constância com que seus fiéis adoradores oram a ele e o louvam. Veja sua insolência: não escondem em seu próprio peito seus pensamentos blasfemos, mas os proclamam em voz alta (“Não te esqueças da voz de teus inimigos”, v. 23), em ousado desafio à justiça divina.
Eles se levantam contra Deus e, por suas blasfêmias, chegam a guerrear contra o céu e a tomar armas contra o Todo-Poderoso. Seu ruído e tumulto sobem continuamente (assim leem alguns), como o clamor de Sodoma subiu diante de Deus, pedindo vingança, Gênesis 18:21.
Seu ruído e tumulto aumentam continuamente (assim lemos): tornam-se cada vez piores e, com seus êxitos, endurecem-se em suas impiedades. “Agora, Senhor, lembra-te disso; não te esqueças.” Deus não precisa que o lembremos do que deve fazer, mas assim devemos mostrar nossa preocupação com sua honra e crer que ele nos defenderá.
II. Que os perseguidos são seu povo da aliança:
- Veja a angústia em que se encontram. Caíram nas mãos da multidão dos perversos, v. 19. Como aumentaram os que os afligem! Não se pode resistir a uma multidão enfurecida, especialmente uma como essa, armada de poder. Além de numerosos, são bárbaros: “Os lugares escuros da terra estão cheios de moradas de crueldade.”
A terra dos caldeus, onde não havia luz do conhecimento do Deus verdadeiro (embora fosse famosa por seus estudos e suas artes), era de fato um lugar escuro.
Seus habitantes estavam afastados da vida de Deus pela ignorância que havia neles e, por isso, eram cruéis: onde não havia verdadeira piedade, mal se encontrava a humanidade comum.
Eram especialmente cruéis com o povo de Deus. Certamente não têm conhecimento os que os devoram, Salmos 14:4. Estão oprimidos (v. 21) porque são pobres e incapazes de ajudar a si mesmos; são oprimidos e, assim, empobrecidos e tornados pobres.
- Veja que motivo tinham para esperar que Deus aparecesse em seu socorro e não permitisse que fossem sempre pisoteados desse modo. Observe como o salmista alega diante de Deus em favor deles:
(1.) “É tua rola que está prestes a ser engolida pela multidão dos perversos”, v. 19. A igreja é uma pomba por não fazer mal e pela brandura, pela inocência e pela ausência de hostilidade, pela pureza e pela fecundidade; uma pomba por seu pranto num dia de angústia; uma rola pela fidelidade e pela constância do amor. Rolas e pombos eram as únicas aves oferecidas em sacrifício a Deus.
“Será tua rola, fiel a ti e dedicada à tua honra, entregue com vida, alma e tudo mais nas mãos da multidão dos perversos, para os quais logo se tornará presa fácil e desejável? Senhor, honrar-te-á ajudar os fracos, sobretudo ajudar os teus.”
(2.) “É a congregação de teus pobres, e eles não são menos teus por serem pobres (pois Deus escolheu os pobres deste mundo, Tiago 2:5). Ao contrário, têm ainda mais motivo para esperar que apareças em favor deles porque são muitos: é a congregação de teus pobres; não permitas que sejam abandonados e esquecidos para sempre.”
(3.) “Estão em aliança contigo; e não terás consideração pela aliança?”, v. 20. “Não cumprirás as promessas que, em tua aliança, lhes fizeste? Não reconhecerás aqueles que trouxeste ao vínculo da aliança?”
Quando Deus livra seu povo, é em memória de sua aliança, Levítico 26:42. “Senhor, embora sejamos indignos de consideração, considera a aliança.”
(4.) “Eles confiam em ti e se gloriam de sua relação contigo e do que esperam de ti. Não permitas que voltem envergonhados de sua esperança” (v. 21), como acontecerá se forem decepcionados.
(5.) “Se os livrares, louvarão teu nome e te darão a glória por seu livramento.” “Aparece, Senhor, em favor dos que louvarão teu nome, contra os que o blasfemam.”