Matthew Henry

Salmos 73

Argumento

Este salmo e os dez que o seguem trazem o nome de Asafe em seus títulos. Se ele os escreveu, como muitos pensam, temos razão em chamá-los salmos de Asafe. Se foi apenas o Músico-Mor a quem foram entregues, está correta nossa leitura marginal, que os chama salmos para Asafe.

É provável que os tenha escrito, pois lemos sobre as palavras de Davi e de Asafe, o vidente, usadas para louvar a Deus no tempo de Ezequias, 2 Crônicas 29:30.

Embora o Espírito de profecia, por meio de cânticos sagrados, tenha descido principalmente sobre Davi, chamado por isso de “o doce salmista de Israel”, ainda assim Deus pôs algo desse Espírito sobre os que cercavam Davi.

Este salmo é de grande utilidade: relata o conflito do salmista com uma forte tentação de invejar a prosperidade dos ímpios. Ele começa o relato com um princípio sagrado, ao qual se apegou e com cuja ajuda permaneceu firme e conseguiu seu intento, v. 1.

Depois nos conta: I. Sua entrada na tentação, vv. 2-14. II. Sua saída da tentação e a vitória sobre ela, vv. 15-20. III. Sua passagem pela tentação e o proveito que tirou dela, vv. 21-23.

Se, ao cantar este salmo, nos fortalecermos contra uma tentação semelhante, não o usamos em vão. As experiências alheias devem nos instruir.

A Bondade de Deus para com Seu Povo; Prosperidade Não Santificada.

Versículos 1 a 14

Salmo de Asafe.

Este salmo começa de modo um tanto abrupto: “Contudo, Deus é bom para Israel” (assim diz a leitura marginal). O salmista vinha pensando na prosperidade dos ímpios; enquanto meditava nisso, o fogo ardeu e, por fim, ele falou para censurar a si mesmo pelo que pensara: “Seja como for, ainda assim Deus é bom”.

Embora os ímpios recebam muitos dons da generosidade providencial de Deus, ainda assim devemos reconhecer que ele é bom para Israel de modo especial; eles recebem dele favores que outros não recebem.

O salmista tem o desígnio de relatar uma tentação que o atacou com força: invejar a prosperidade dos ímpios. É uma tentação comum, que pôs à prova as graças de muitos santos. Neste relato:

I. Ele apresenta, em primeiro lugar, o grande princípio que está decidido a manter e não abandonar enquanto discute com essa tentação, v. 1. Jó, ao entrar numa tentação semelhante, firmou como princípio a onisciência de Deus: “Os tempos não estão ocultos ao Todo-Poderoso”, Jó 24:1.

O princípio de Jeremias é a justiça de Deus: Você é justo, ó Deus, quando pleiteio com você, Jeremias 12:1. O princípio de Habacuque é a santidade de Deus: Você tem olhos puros demais para contemplar a iniquidade, Habacuque 1:13. O do salmista, aqui, é a bondade de Deus.

São verdades que não podem ser abaladas e segundo as quais devemos nos decidir a viver e morrer. Embora talvez não consigamos conciliar com elas tudo o que a Providência dispõe, devemos crer que essa conciliação é possível. Repare: bons pensamentos sobre Deus nos fortalecerão contra muitas tentações de Satanás.

“Verdadeiramente Deus é bom.” O salmista tivera muitos pensamentos sobre as providências de Deus, mas esta palavra, por fim, o firmou: “Apesar de tudo isso, Deus é bom, bom para Israel, até para os que têm o coração limpo”. Repare:

  1. São o Israel de Deus os que têm o coração limpo, purificado pelo sangue de Cristo, limpo das contaminações do pecado e inteiramente dedicado à glória de Deus. Um coração reto é um coração limpo; a limpeza é a verdade no íntimo.

  2. Deus, que é bom para todos, é especialmente bom para sua igreja e seu povo, assim como foi para Israel no passado. Deus foi bom para Israel ao redimir os israelitas do Egito, acolhê-los numa aliança consigo, dar-lhes suas leis e ordenanças e nas diversas providências que lhes diziam respeito.

Do mesmo modo, ele é bom para todos os que têm o coração limpo; aconteça o que acontecer, não devemos pensar de outra forma.

II. Ele passa a relatar o abalo sofrido por sua fé na bondade especial de Deus para com Israel, causado pela forte tentação de invejar a prosperidade dos ímpios e, por isso, de pensar que o Israel de Deus não é mais feliz que outros povos e que Deus não é mais bondoso com eles do que com os demais.

  1. Ele diz que por pouco não foi inteiramente vencido e derrubado pela tentação (v. 2):

“Mas, quanto a mim, embora estivesse tão convencido da bondade de Deus para com Israel, ainda assim meus pés quase se foram (o tentador quase me fez tropeçar), meus passos por pouco não escorregaram (quase abandonei minha religião e renunciei a toda esperança de benefício dela); pois tive inveja dos insensatos.” Repare:

  1. Até a fé dos crentes fortes pode, às vezes, ser profundamente abalada e estar prestes a falhar. Há tempestades que põem à prova as âncoras mais firmes.

  2. Os que nunca serão totalmente arruinados às vezes chegam bem perto disso e, a seu próprio ver, estão praticamente perdidos. Muitas almas preciosas que viverão para sempre já passaram por um momento em que escaparam por muito pouco: quase arruinadas, a um passo da apostasia fatal, mas arrancadas como um tição do fogo.

Isso magnificará para sempre as riquezas da graça divina entre as nações dos que são salvos. Agora:

  1. Reparemos no desenrolar da tentação do salmista, aquilo com que foi tentado e aquilo a que foi tentado.

(1.) Ele observou que os ímpios insensatos às vezes desfrutam de uma parcela muito grande de prosperidade exterior. Viu com dor a prosperidade dos ímpios, v. 3. Os ímpios são de fato insensatos e agem contra a razão e seus verdadeiros interesses; contudo, todo observador vê sua prosperidade.

[1.] Parecem ter a menor parcela das tribulações e calamidades desta vida (v. 5): não passam pelas tribulações dos outros, nem mesmo dos sábios e bons, nem são afligidos como os demais; parecem isentos, por algum privilégio especial, da porção comum de tristezas. Se enfrentam alguma pequena tribulação, ela nada é diante do que suportam outros que pecam menos e sofrem mais.

[2.] Parecem ter a maior parcela dos confortos desta vida. Vivem à vontade e se banham em prazeres, de modo que “seus olhos saltam de gordura”, v. 7. Veja o que faz o excesso de prazer: o uso moderado dele ilumina os olhos, mas os que se entregam desmedidamente aos prazeres dos sentidos têm os olhos quase saltando da cabeça.

Os que se entregam aos prazeres são, na verdade, seus próprios torturadores: forçam a natureza enquanto alegam satisfazê-la. E é natural que se alimentem à vontade os que têm “mais do que o coração poderia desejar”, mais do que jamais pensaram ou esperaram possuir.

Têm, ao menos, mais do que um coração humilde, tranquilo e satisfeito poderia desejar; contudo, não tanto quanto eles próprios desejam.

Há muitos que têm muito desta vida nas mãos, mas nada da outra vida no coração. São ímpios, vivem sem temor de Deus nem culto a ele e, ainda assim, prosperam e avançam no mundo; não apenas são ricos, mas ficam cada vez mais ricos, v. 12.

São considerados homens bem-sucedidos. Enquanto outros mal conseguem conservar o que têm, eles continuam acrescentando mais: mais honra, poder e prazer, à medida que aumentam suas riquezas. São os prósperos da época, segundo outra leitura.

[3.] O fim deles parece ser paz. Isso é mencionado primeiro, como o mais estranho de tudo, pois sempre se considerou a paz na morte um privilégio exclusivo dos piedosos (Salmos 37:37). Contudo, em aparência, muitas vezes ela cabe aos ímpios (v. 4): “Não há amarras em sua morte”.

Não são levados por uma morte violenta. São insensatos, mas não morrem como os insensatos, pois suas mãos não são amarradas nem seus pés postos em grilhões, 2 Samuel 3:33, 34.

Não são levados por uma morte prematura, como o fruto arrancado da árvore antes de amadurecer. São deixados ali até que, na velhice, caiam suavemente por si mesmos. Não morrem de doenças graves e dolorosas: não há dores nem agonias em sua morte, e sua força permanece firme até o fim, de modo que mal sentem que estão morrendo.

Estão entre os que morrem em pleno vigor, inteiramente à vontade e tranquilos, e não entre os que morrem com amargura na alma e nunca comem com prazer, Jó 21:23, 25. Ou melhor: nem os terrores da consciência os prendem em seus últimos momentos; não os assustam nem a lembrança dos pecados nem a perspectiva da miséria, e eles morrem despreocupados.

Não podemos julgar o estado das pessoas depois da morte, seja pela maneira como morrem, seja pela disposição de seu espírito ao morrer. Podem morrer como cordeiros e, ainda assim, ter seu lugar entre os bodes.

(2.) Ele observou que faziam péssimo uso de sua prosperidade exterior e que ela os endurecia na maldade. Isso reforçava muito sua tentação de se irritar com a prosperidade deles. Se ela lhes tivesse feito algum bem, se os tivesse tornado menos ofensivos a Deus ou menos opressores dos homens, jamais o teria perturbado; mas produziu neles o efeito contrário.

[1.] Tornou-os muito orgulhosos e arrogantes. Por viverem à vontade, “o orgulho os cerca como uma corrente”, v. 6. Mostram a todos os que os veem como sua prosperidade os enche de orgulho, assim como as pessoas exibem seus adornos. O orgulho de Israel dá testemunho contra ele em seu rosto, Oseias 5:5; Isaías 3:9.

O orgulho prende sua corrente, ou seu colar; assim lê o dr. Hammond. Não há prejuízo em usar uma corrente ou um colar. Mas, quando é o orgulho que o prende, quando o adorno é usado para satisfazer uma mente vaidosa, ele deixa de ser um adorno.

Não importa tanto como seja a roupa ou o traje, embora tenhamos regras a esse respeito (1 Timóteo 2:9), mas que princípio leva a vesti-lo e com que espírito ele é usado. Assim como o orgulho dos pecadores aparece no modo de vestir, também aparece na fala: eles “falam com altivez” (v. 8).

Gostam de “palavras grandiosas e infladas de vaidade” (2 Pedro 2:18), gabando-se de si mesmos e desprezando todos ao redor. Falam com arrogância por causa do orgulho abundante em seu coração.

[1.] Tornou-os opressores de seus vizinhos pobres (v. 6): “A violência os cobre como uma veste”. O que conseguiram pela fraude e pela opressão, conservam e aumentam pelos mesmos meios perversos. Não se importam com a injúria que causam aos outros nem com a violência que usam, contanto que possam enriquecer e engrandecer a si mesmos.

São corruptos, como os gigantes, os pecadores do mundo antigo, quando a terra estava cheia de violência, Gênesis 6:11, 13. Não se importam com o dano que causam, seja pelo dano em si, seja para obter vantagem. Falam perversamente a respeito da opressão: oprimem e se justificam. Os que falam bem do pecado falam perversamente dele.

São corruptos, isto é, dissolvidos nos prazeres e em tudo o que é luxuoso, segundo alguns; depois zombam e falam com malícia. Não se importam com quem ferem com os dardos envenenados da calúnia; do alto falam opressão.

[3.] Isso os tornou muito insolentes em seu comportamento com Deus e com os homens (v. 9): “Põem a boca contra os céus”, desprezando o próprio Deus e sua honra, desafiando a ele, seu poder e sua justiça.

Não conseguem alcançar os céus com as mãos para abalar o trono de Deus; se pudessem, fariam isso. Mas demonstram sua má vontade ao pôr a boca contra os céus. Sua língua também “percorre a terra”, e tomam a liberdade de maltratar todos que encontram pelo caminho.

Nem a grandeza nem a bondade de alguém pode protegê-lo do açoite de uma língua virulenta. Eles se orgulham e se comprazem em zombar de toda a humanidade; são uma praga para o país, pois não temem a Deus nem respeitam os homens.

[4.] Em tudo isso, eram muito ateus e profanos. Não poderiam ter sido tão perversos se não tivessem aprendido a dizer (v. 11): “Como sabe Deus? Há conhecimento no Altíssimo?”

Longe de desejar conhecer a Deus, que lhes dera todos os bens que possuíam e lhes teria ensinado a usá-los bem, nem sequer queriam crer que Deus tinha algum conhecimento deles, notava sua maldade ou um dia os chamaria a prestar contas.

Era como se, por ser Altíssimo, Deus não pudesse ou não quisesse vê-los, Jó 22:12, 13. No entanto, precisamente por ser Altíssimo, ele pode e tomará conhecimento de todos os filhos dos homens e de tudo o que fazem, dizem ou pensam.

Que afronta ao Deus de conhecimento infinito, de quem procede todo conhecimento, perguntar: “Há conhecimento nele?” Com razão ele pode dizer (v. 12): “Eis que estes são os ímpios”.

(3.) Ele observou que, enquanto os ímpios prosperavam assim em sua impiedade e sua prosperidade os tornava ainda mais ímpios, as pessoas boas passavam por grande aflição, sobretudo ele próprio. Isso reforçava muito sua tentação de entrar em desavença com a Providência.

[1.] Olhou ao redor e viu muitos do povo de Deus em grande perplexidade (v. 10): “Por serem os ímpios tão ousados, por isso o povo de Deus volta para cá; eles enfrentam a mesma hesitação e o mesmo aperto que eu; não sabem o que dizer disso, assim como eu não sei, tanto mais porque águas de um cálice cheio lhes são espremidas.”

“Não são apenas obrigados a beber, e a beber profundamente, do cálice amargo da aflição, mas a bebê-lo inteiro.” “Cuida-se para que não percam uma só gota dessa poção desagradável; as águas lhes são espremidas, para que bebam até as borras do cálice.”

“Eles derramam lágrimas abundantes quando ouvem os ímpios blasfemar de Deus e falar profanamente”, como fez Davi, Salmos 119:136. São essas as águas que lhes são espremidas.

[2.] Olhou para si e sentiu sobre si o cenho continuamente franzido da Providência, enquanto os ímpios se aqueciam ao sol de seus sorrisos (v. 14). “Quanto a mim”, diz ele, “fui afligido o dia inteiro por uma aflição ou outra e castigado a cada manhã, tão regularmente quanto chega a manhã.”

Suas aflições eram grandes: ele era castigado e afligido. Elas voltavam constantemente, a cada manhã junto com a manhã, e prosseguiam sem interrupção o dia inteiro. Parecia-lhe muito penoso que, enquanto os que blasfemavam de Deus prosperavam, ele, que adorava a Deus, estivesse sob tão grande aflição.

Falava de modo sentido ao tratar de suas próprias tribulações; não há como discutir com o que se sente, a não ser pela fé.

(4.) De tudo isso surgiu uma tentação muito forte de abandonar sua religião. [1.] Alguns que observavam a prosperidade dos ímpios, especialmente quando a comparavam com as aflições dos justos, foram tentados a negar a providência e a pensar que Deus abandonara a terra. É nesse sentido que alguns entendem o v. 11.

Há pessoas, até entre os que professam pertencer ao povo de Deus, que dizem: “Como Deus sabe? Certamente tudo foi deixado à sorte cega, e não disposto por um Deus que tudo vê.” Alguns pagãos, ao fazer observação semelhante, perguntaram: Quis putet esse deos? — Quem acreditaria que há deuses?

[2.] Embora os pés do salmista não tivessem ido tão longe a ponto de questionar a onisciência de Deus, ainda assim ele foi tentado a questionar o proveito da religião e a dizer (v. 13): Verdadeiramente, limpei meu coração em vão e, sem propósito, lavei minhas mãos na inocência.

Veja aqui o que é ser religioso: é primeiro limpar o coração pelo arrependimento e pela regeneração e depois lavar as mãos na inocência mediante uma reforma de toda a vida.

Não é em vão fazer isso; não é em vão servir a Deus e guardar suas ordenanças. Mas pessoas boas às vezes foram tentadas a dizer “É em vão” e “A religião não traz proveito algum”, por verem os ímpios em prosperidade.

Contudo, por mais que assim pareça agora, quando os puros de coração, esses bem-aventurados, virem a Deus (Mateus 5:8), não dirão que limparam seu coração em vão.

Versículos 15 a 20

O Fim dos Ímpios.

Vimos como era forte a tentação do salmista de invejar a impiedade próspera; agora nos é dito como ele se manteve firme e alcançou a vitória.

I. Ele conservou o respeito pelo povo de Deus e, assim, conteve-se para não dizer o que havia pensado de errado, v. 15. Venceu aos poucos, e este foi o primeiro passo que deu. Estava prestes a dizer: “Na verdade, limpei meu coração em vão”, e achava ter razão para dizê-lo.

Mas guardou a boca por esta consideração: “Se eu disser que falarei assim, eis que eu mesmo me rebelaria contra a geração de teus filhos e apostataria dela; com isso, lhe causaria a maior ofensa imaginável.” Observe aqui:

  1. Embora pensasse errado, teve o cuidado de não expressar o mau pensamento que havia concebido. Repare: é ruim pensar mal, mas é pior dizê-lo, pois isso é dar ao mau pensamento um imprimatur — uma sanção; é consentir com ele, anuir a ele e publicá-lo para contagiar outros.

Mas é bom sinal de que nos arrependemos da má imaginação do coração quando a reprimimos e o erro permanece conosco. Se, portanto, você foi insensato a ponto de pensar o mal, seja sábio a ponto de pôr a mão sobre a boca e não deixar que ele vá adiante, Provérbios 30:32.

“Se eu disser que falarei assim”. Observe: embora seu coração corrupto tirasse essa conclusão da prosperidade dos ímpios, ele não a mencionou a ninguém sem considerar se convinha fazê-lo ou não. Repare: devemos pensar duas vezes antes de falar uma.

Isso porque há coisas que podem ser pensadas, mas ainda assim não ditas, e porque os pensamentos posteriores podem corrigir os erros dos primeiros.

  1. O motivo de não a expressar era o medo de ofender aqueles a quem Deus reconhecia como seus filhos. Repare:

(1.) Há no mundo um povo que é a geração dos filhos de Deus, um grupo de pessoas que ouvem e amam a Deus como seu Pai.

(2.) Devemos ter muito cuidado para não dizer nem fazer coisa alguma que possa, com razão, ofender qualquer um desses pequeninos (Mateus 18:6), sobretudo aquilo que possa ofender toda a geração deles, entristecer seu coração, enfraquecer suas mãos ou abalar seu interesse.

(3.) Nada pode causar ofensa mais geral à geração dos filhos de Deus do que dizer que limpamos nosso coração em vão ou que é inútil servir a Deus. Nada contraria mais o sentimento e a experiência de todos eles, nem os entristece mais, do que ouvir Deus ser assim desacreditado.

(4.) Os que desejam estar na condição dos ímpios, na prática, abandonam as tendas dos filhos de Deus.

II. Ele previu a ruína dos ímpios. Com isso desfez a tentação, assim como antes lhe pôs algum freio. Como não ousava dizer o que havia pensado, por medo de causar ofensa, começou a considerar se tinha alguma boa razão para aquele pensamento (v. 16):

“Esforcei-me para entender o sentido dessa inexplicável disposição da Providência, mas isso me foi penoso demais. Não consegui vencê-la pela força do meu próprio raciocínio.” É um problema que a mera luz da natureza não pode resolver.

Pois, se não houvesse outra vida depois desta, não conseguiríamos conciliar plenamente a prosperidade dos ímpios com a justiça de Deus. Mas (v. 17) ele entrou no santuário de Deus: aplicou-se às suas devoções, meditou nos atributos de Deus e nas coisas reveladas, que pertencem a nós e aos nossos filhos.

Consultou as Escrituras e os lábios dos sacerdotes que serviam no santuário; orou a Deus para que lhe esclarecesse a questão e o ajudasse a superar aquela dificuldade. Por fim, entendeu o fim miserável dos ímpios.

Previu claramente que esse fim seria tal que, mesmo no auge da prosperidade, eles eram mais dignos de pena do que de inveja, pois apenas amadureciam para a ruína.

Repare: há muitas coisas grandiosas, e coisas que precisamos conhecer, que só serão conhecidas quando entrarmos no santuário de Deus, por meio da palavra e da oração.

Por isso, o santuário deve ser o refúgio da alma tentada. Repare, além disso: devemos julgar pessoas e coisas conforme aparecem à luz da revelação divina, e então faremos um julgamento justo; em especial, devemos julgar pelo fim.

Tudo está bem quando termina bem, bem por toda a eternidade; mas nada está bem quando termina mal, mal por toda a eternidade. As aflições do justo acabam em paz, e por isso ele é feliz; os prazeres do ímpio acabam em destruição, e por isso ele é miserável.

  1. A prosperidade dos ímpios é breve e incerta. Os lugares altos onde a Providência os coloca são lugares escorregadios (v. 18), nos quais não conseguem manter-se firmes por muito tempo. Mas, quando tentam subir mais alto, a própria tentativa causa seu escorregão e sua queda.

Sua prosperidade não tem base firme; não se fundamenta no favor de Deus nem em sua promessa, e eles não têm a satisfação de sentir que ela repousa sobre base firme.

  1. A destruição deles é certa, repentina e muito grande. Isso não pode se referir a uma destruição temporal, pois se supunha que passassem todos os seus dias em riqueza e que nem mesmo a morte deles tivesse amarras: num instante descem à sepultura, de modo que até isso dificilmente poderia ser chamado de destruição deles.

Portanto, deve referir-se à destruição eterna do outro lado da morte: inferno e destruição. Florescem por algum tempo, mas ficam arruinados para sempre.

(1.) Sua ruína é certa e inevitável. Ele fala dela como de algo já realizado: são derrubados, pois sua destruição é tão certa como se já tivesse ocorrido. Fala dela como obra de Deus, e por isso não pode ser resistida: Você os derruba.

É “destruição vinda do Todo-Poderoso” (Joel 1:15), “da glória do seu poder”, 2 Tessalonicenses 1:9. Quem pode sustentar aqueles que Deus derrubará, sobre os quais Deus porá fardos?

(2.) É rápida e repentina; sua condenação não dormita, pois “como são levados à desolação num instante!”, v. 19. Isso se realiza facilmente e será grande surpresa para eles mesmos e para todos ao seu redor.

(3.) É severa e muito terrível. É ruína total e definitiva: “São inteiramente consumidos de terrores”. A miséria dos condenados é que os terrores do Todo-Poderoso, a quem fizeram seu inimigo, se apoderam de suas consciências culpadas.

Eles não conseguem abrigar-se desses terrores nem fortalecer-se para suportá-los. Por isso, não é a existência deles, mas a sua felicidade, que necessariamente será inteiramente consumida; não lhes restará o menor grau de consolo ou esperança.

Quanto mais alto foram elevados na prosperidade, mais dolorosa será sua queda quando forem lançados em destruições (pois a palavra está no plural) e subitamente levados à desolação.

  1. Portanto, sua prosperidade não deve ser invejada de modo algum, mas antes desprezada, quod erat demonstrandum — o que se queria demonstrar, v. 20.

“Como um sonho ao despertar, assim, ó Senhor, quando despertares”, ou, conforme outra leitura, quando eles despertarem, “desprezarás a imagem deles”, sua sombra, e a farás desaparecer.

No dia do grande julgamento (segundo a paráfrase caldaica), quando forem despertados de seus túmulos, você desprezará com cólera a imagem deles, pois ressuscitarão para vergonha e desprezo eterno. Veja aqui:

(1.) O que é agora a prosperidade deles: apenas uma imagem, uma aparência vã, uma forma deste mundo que passa. Não é real, mas imaginária, e só uma imaginação corrompida faz dela felicidade. Não é substância, mas mera sombra.

Não é o que parece ser, nem se mostrará aquilo que nos prometemos dela. É como um sonho, que pode nos agradar um pouco enquanto dormimos, embora mesmo então perturbe nosso repouso. Por mais agradável que seja, não passa de um embuste, de pura falsidade; quando acordamos, descobrimos isso.

Um homem faminto sonha que come, mas desperta e sua alma está vazia, Isaías 29:8. Ninguém fica mais rico ou honrado por sonhar que o é. Quem, portanto, invejará de alguém o prazer de um sonho?

(2.) Qual será o desfecho dela: Deus despertará para julgar, para defender sua própria causa lesada e a do seu povo. Eles serão despertados do sono de sua segurança carnal, e então Deus desprezará a imagem deles; mostrará ao mundo inteiro quanto ela é desprezível.

Assim, os justos rirão deles, Salmos 52:6, 7. Como Deus desprezou a imagem daquele rico quando lhe disse: “Insensato, esta noite te pedirão a tua alma!”, Lucas 12:19, 20.

Devemos pensar como Deus, pois seu julgamento é conforme a verdade, e não admirar nem invejar aquilo que ele despreza e desprezará. Pois, mais cedo ou mais tarde, ele fará o mundo inteiro pensar como ele.

Versículos 21 a 28

Confiança Devota.

Eis novamente desvendado o enigma de Sansão: “Do comedor saiu alimento, e do forte saiu doçura”. Pois temos aqui o relato do bom proveito que o salmista tirou daquela dura tentação que o havia assaltado e quase vencido.

Quem tropeça e não cai, ao recuperar o equilíbrio dá passos ainda mais longos adiante. Foi assim com o salmista: aprendeu muitas boas lições com sua tentação, com as lutas contra ela e com as vitórias sobre ela.

Deus tampouco permitiria que seu povo fosse tentado se sua graça não lhes bastasse, não só para livrá-los de prejuízo, mas para fazê-los lucrar com isso; até mesmo isso contribuirá para o bem.

I. Aprendeu a pensar de si com muita humildade e a humilhar-se e acusar-se diante de Deus (v. 21, 22). Recorda, envergonhado, a desordem e o perigo em que esteve e a irritação que causou a si mesmo por acolher a tentação e negociar com ela: “Meu coração estava aflito, e senti pontadas nos rins”.

Era como alguém aflito pela dor aguda de uma pedra na região dos rins. Se maus pensamentos entram por vezes na mente de um homem bom, ele não os revolve debaixo da língua como um bocado doce, mas eles lhe são penosos e dolorosos. A tentação era para Paulo como um espinho na carne, 2 Coríntios 12:7.

Essa tentação particular, a ação da inveja e do descontentamento, é tão dolorosa quanto qualquer outra.

Onde permanece continuamente, é a podridão dos ossos (Provérbios 14:30); onde surge apenas de vez em quando, é uma pontada nos rins. A irritabilidade é uma corrupção que traz consigo a própria correção. Ao refletir sobre ela:

  1. Ele reconhece que foi insensatez irritar-se assim: “Tão insensato fui eu, a ponto de me tornar meu próprio torturador”. Que as pessoas irritadiças se censurem desse modo por seus descontentamentos e, envergonhadas, os abandonem: “Que insensato sou eu por me deixar inquieto desse modo, sem motivo!”

  2. Reconhece que foi ignorância irritar-se por isso: “Eu era tão ignorante daquilo que poderia ter conhecido e que, se tivesse conhecido corretamente, teria bastado para calar minhas murmurações”. “Eu era como uma besta (Behemoth, uma grande besta) diante de ti”.

“As bestas só se importam com as coisas presentes e nunca olham adiante, para o que virá; assim também fiz eu”. “Se não fosse um grande insensato, nunca teria deixado uma tentação tão irrefletida prevalecer tanto sobre mim”.

“Como! Invejar os ímpios por causa de sua prosperidade! Estar prestes a desejar ser um deles e pensar em trocar de condição com eles! Tão insensato fui eu”.

Repare: se homens bons, pela surpresa e pela força da tentação, pensarem, falarem ou agirem mal em alguma ocasião, quando perceberem seu erro refletirão sobre ele com tristeza, vergonha e repulsa de si mesmos; chamarão a si próprios de insensatos por isso.

“Certamente sou mais grosseiro do que qualquer homem”, Provérbios 30:2; Jó 42:5, 6. Assim fez Davi, 2 Samuel 24:10.

II. Ele aproveitou a ocasião para reconhecer sua dependência da graça de Deus e sua dívida para com ela (v. 23): “Contudo, por mais insensato que eu seja, estou continuamente contigo e sob o teu favor; tu me seguraste pela mão direita”. Isso pode se referir:

  1. Ao cuidado que Deus teve com ele e à bondade que lhe demonstrou desde o começo até aquele momento. Na hora da tentação, havia dito (v. 14): “O dia inteiro tenho sido afligido”. Mas aqui corrige aquela queixa impetuosa:

“Embora Deus me tenha castigado, não me rejeitou; apesar de todas as adversidades da minha vida, tenho estado continuamente contigo”. “Tive tua presença comigo, e estiveste perto de mim em tudo aquilo por que te invoquei; por isso, embora perplexo, ainda assim não estou desesperado”.

“Embora Deus tenha por vezes escrito coisas amargas contra mim, ainda assim me segurou continuamente pela mão direita: para me guardar, a fim de que eu não o abandonasse nem me afastasse dele, e para impedir que eu sucumbisse ou desfalecesse sob meus fardos, ou perdesse o caminho nos desertos por onde andei”.

Se fomos mantidos no caminho com Deus, fiéis ao nosso dever e sustentados em nossa integridade, devemos reconhecer que devemos nossa preservação à livre graça de Deus: “Tendo obtido socorro de Deus, permaneço até aqui”.

E, se assim ele preservou a vida espiritual, garantia da vida eterna, não devemos nos queixar, sejam quais forem as calamidades deste tempo presente com que nos deparamos. Ou isso pode se referir:

  1. Ou à experiência recente do poder da graça divina, que o conduziu através dessa forte tentação e o fez sair vencedor: “Eu era insensato e ignorante, e ainda assim tiveste compaixão de mim, ensinaste-me (Hebreus 5:2) e me mantiveste sob tua proteção”. Pois a indignidade humana não impede a livre graça de Deus.

Devemos atribuir nossa segurança na tentação e nossa vitória sobre ela não à nossa própria sabedoria, pois somos insensatos e ignorantes, mas à presença graciosa de Deus conosco e à eficácia da intercessão de Cristo por nós, para que nossa fé não desfaleça:

“Meus pés quase se foram e teriam se ido de todo, sem possibilidade de recuperação, se tu não me tivesses segurado pela mão direita e assim impedido minha queda”.

III. Ele se animou a esperar que o mesmo Deus que o havia livrado daquela obra má o preservaria para o reino celestial, como faz Paulo (2 Timóteo 4:18): “Agora sou sustentado por ti; portanto, tu me guiarás com teu conselho, conduzindo-me, como até aqui, por muitos passos difíceis”.

“E, visto que agora estou continuamente contigo, depois me receberás na glória”, v. 24. Isso completa a felicidade dos santos, de modo que não têm razão para invejar a prosperidade mundana dos pecadores. Repare:

  1. Todos os que se entregam a Deus serão guiados pelo seu conselho, tanto pelo conselho de sua palavra quanto pelo de seu Espírito, os melhores conselheiros.

O salmista quase pagou caro por seguir seus próprios conselhos nessa tentação e, por isso, decidiu seguir dali em diante o conselho de Deus. Esse conselho nunca faltará aos que o buscam como convém, resolvidos a segui-lo.

  1. Todos os que são guiados e conduzidos pelo conselho de Deus neste mundo serão recebidos em sua glória no outro. Se fizermos da glória de Deus em nós o fim a que visamos, ele fará da nossa glória com ele o fim em que seremos felizes para sempre.

Diante disso, nunca invejemos os pecadores; antes, consideremo-nos felizes por nossa própria bem-aventurança. Se Deus nos dirigir pelo caminho do dever e nos impedir de nos desviarmos dele, depois, quando terminar nosso estado de prova e preparação, ele nos receberá em seu reino e glória.

As esperanças e perspectivas que a fé tem desse reino nos reconciliarão com todas as providências obscuras que hoje nos confundem e nos deixam perplexos, e aliviarão a dor que algumas tentações ameaçadoras nos causaram.

IV. Isso o estimulou a apegar-se ainda mais a Deus e o confirmou e consolou muito na escolha que havia feito dele, v. 25, 26. Aqui seus pensamentos se demoram com prazer em sua própria felicidade em Deus, muito maior do que a felicidade dos ímpios que prosperavam no mundo.

Ele via pouca razão para invejar o que eles tinham na criatura, ao descobrir quantos consolos mais numerosos e melhores, mais seguros e mais doces, tinha no Criador e quanta razão possuía para felicitar-se por isso.

Havia se queixado de suas aflições (v. 14), mas essa convicção as torna muito leves e fáceis: tudo está bem se Deus é meu.

Temos aqui os anseios de uma alma santificada por Deus e seu descanso nele. Aquilo que, na realidade, Deus é para o homem piedoso, a prosperidade é para o homem mundano somente na fantasia e na imaginação: “Quem tenho eu no céu senão a ti?”

Em todos os salmos, dificilmente há versículo que expresse melhor do que este os afetos piedosos e devotos de uma alma por Deus. Aqui ela se eleva até ele e o segue com afinco, e, ainda assim, ao mesmo tempo encontra nele satisfação e contentamento completos.

  1. Supõe-se aqui que só Deus é a felicidade e o sumo bem do homem. Ele, e somente ele, que fez a alma, pode torná-la feliz; não há ninguém no céu nem na terra que possa alegar fazê-lo além dele.

  2. Expressam-se aqui, de acordo com isso, os movimentos e os anseios da alma por Deus. Se Deus é a nossa felicidade:

(1.) Então precisamos tê-lo (“Quem tenho eu senão a ti?”); precisamos escolhê-lo e assegurar para nós uma participação nele. De que nos valerá ele ser a felicidade das almas se não for a felicidade das nossas almas, e se não o fizermos nosso por uma fé viva, unindo-nos a ele numa aliança eterna?

(2.) Então nosso desejo deve voltar-se para ele, e nele deve estar nosso prazer (a palavra significa as duas coisas). Devemos nos deleitar no que já temos de Deus e desejar o que ainda esperamos receber. Nossos desejos não só devem ser apresentados a Deus, mas todos devem terminar nele.

Não devemos desejar nada mais do que Deus, mas sempre mais e mais dele. Isso abrange todas as nossas orações: “Senhor, dá-nos a ti mesmo”; assim como a promessa “Serei para eles um Deus” abrange todas as promessas. O desejo de nossas almas é pelo seu nome.

(3.) Devemos preferi-lo em nossa escolha e em nosso desejo a qualquer outro. [1.] “Não há ninguém no céu senão a ti, ninguém a quem recorrer ou em quem confiar, ninguém cuja amizade procurar ou desejar, senão a ti”.

Deus é em si mais glorioso que qualquer ser celestial (Salmos 89:6) e deve ser, a nossos olhos, infinitamente mais desejável.

Há seres excelentes no céu, mas só Deus pode nos fazer felizes. Seu favor nos é infinitamente mais valioso que o refrigério do orvalho do céu ou a influência benéfica das estrelas do céu, mais que a amizade dos santos no céu ou os bons serviços dos anjos ali.

[2.] “Não desejo ninguém na terra além de ti”. Não só ninguém no céu, lugar distante com que temos pouca familiaridade, mas tampouco ninguém na terra, onde temos muitos amigos e onde se encontram boa parte dos nossos interesses e preocupações presentes.

“A terra atrai os desejos da maioria das pessoas; contudo, não há ninguém nem nada na terra, nenhuma pessoa, coisa, posse ou prazer que eu deseje além de ti ou junto contigo, em comparação ou disputa contigo”.

Não devemos desejar nada além de Deus, a não ser o que desejamos por causa dele (nil præter te nisi propter te — nada além de você, exceto por sua causa), nada a não ser o que desejamos receber dele e de que podemos nos contentar em abrir mão, desde que isso seja compensado nele.

Não devemos desejar nada além de Deus como algo que precise associar-se a ele para nos fazer felizes.

(4.) Então devemos descansar em Deus com plena satisfação, v. 26. Observe aqui: [1.] Supõem-se grande angústia e tribulação: “Minha carne e meu coração desfalecem”. Repare: outros já experimentaram, e nós devemos esperar, o desfalecimento tanto da carne quanto do coração.

O corpo desfalecerá por doença, velhice e morte; aquilo que toca os ossos e a carne atinge uma parte sensível de nós, aquela parte de nós mesmos pela qual temos nutrido afeto excessivo. Quando a carne desfalece, o coração também está prestes a desfalecer: falham o discernimento, a coragem e o consolo.

[2.] Há alívio soberano nessa angústia: “Mas Deus é a força do meu coração e a minha porção para sempre”. Repare: as almas agraciadas, em suas maiores angústias, descansam em Deus como sua força espiritual e sua porção eterna.

Primeiro: “Ele é a força do meu coração, a rocha do meu coração, um fundamento firme que suportará meu peso sem ceder. Deus é a força do meu coração; assim o tenho encontrado, continuo a encontrá-lo assim e espero encontrá-lo sempre”.

Na angústia suposta, ele havia considerado uma dupla falha: carne e coração desfalecem. Mas, no alívio, fixa-se num só sustento: deixa de lado a carne e a consideração por ela; basta-lhe que Deus seja a força do seu coração.

Fala como quem não se preocupa com o corpo (que ele desfaleça, não há remédio), mas se preocupa com a alma, para que seja fortalecida no homem interior. Segundo: “Ele é minha porção para sempre; não apenas me sustentará enquanto eu estiver aqui, mas me fará feliz quando daqui partir”.

Os santos escolhem Deus como sua porção, têm-no por porção, e sua felicidade é que ele será sua porção, uma porção que durará tanto quanto durar a alma imortal.

V. Ficou plenamente convencido da condição miserável de todos os ímpios. Foi isso que aprendeu no santuário naquela ocasião e que nunca esqueceria (v. 27): “Eis que os que estão longe de ti, num estado de distância e afastamento, que desejam que o Todo-Poderoso se retire deles, certamente perecerão”.

“Essa será a condenação deles: escolheram ficar longe de Deus e ficarão longe dele para sempre”.

“Tu destruirás com justiça todos os que se prostituem, afastando-se de ti, isto é, todos os apóstatas que professaram estar desposados com Deus, mas abandonam a Deus, seu dever para com ele e sua comunhão com ele, para abraçar o seio de um estranho”.

A condenação é severa: nada menos que perecer e ser destruído. É universal: “Todos eles serão destruídos, sem exceção”. É certa: “Tu os destruíste; isso acontecerá com tanta certeza como se já tivesse acontecido, e a destruição de alguns ímpios é uma garantia da perdição de todos”.

O próprio Deus se encarrega de fazê-lo, e cair nas mãos dele é coisa terrível: “Tu, embora infinito em bondade, exigirás contas por tua honra injuriada e tua paciência abusada, e destruirás os que se prostituem, afastando-se de ti”.

VI. Ele recebeu grande ânimo para apegar-se a Deus e confiar nele, v. 28. Se os que estão longe de Deus perecerão, então:

  1. Que isso nos leve a viver em comunhão com Deus: “Se vai tão mal para os que vivem distantes dele, então é bom, muito bom, o sumo bem, aquele bem que o homem deve buscar e assegurar com todo o cuidado nesta vida: o melhor para mim é aproximar-me de Deus e ter Deus próximo de mim”. Ambos os sentidos cabem no original.

“Quanto a mim”, assim eu leria, “a aproximação de Deus é boa para mim”. Nossa aproximação de Deus começa com a aproximação dele de nós, e é esse feliz encontro que produz a bem-aventurança.

Apresenta-se aqui uma grande verdade: que é bom aproximar-se de Deus; mas a força dela está na aplicação: “É bom para mim”. Sábios são os que sabem o que é bom para si: “É bom”, diz ele (e toda pessoa boa concorda), “é bom para mim aproximar-me de Deus; é meu dever e meu interesse”.

  1. Vivamos, portanto, numa dependência contínua dele: “Pus minha confiança no Senhor Deus e nunca me prostituirei, afastando-me dele em busca de segurança nas criaturas”. Se os ímpios, apesar de toda a sua prosperidade, perecerão e serão destruídos, então confiemos no Senhor Deus.

Confiemos nele, não neles (veja Salmos 146:3-5); nele, não em nossa prosperidade mundana. Confiemos em Deus, sem nos irritarmos com eles nem temê-los; confiemos nele para receber uma porção melhor que a deles.

  1. Enquanto assim procedemos, não duvidemos de que teremos ocasião para louvar seu nome. Confiemos no Senhor, para que possamos anunciar todas as suas obras. Repare: os que põem sua confiança em Deus de coração reto nunca terão falta de motivos para agradecer a ele.

Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra