Salmos 60
Argumento
Depois de muitos salmos que Davi escreveu num dia de angústia, vem este, destinado a um dia de triunfo. Foi escrito depois que ele se firmou no trono, por ocasião de uma vitória notável com que Deus abençoou suas forças na luta contra os sírios e os edomitas.
Isso ocorreu quando Davi estava no auge de sua prosperidade, e os assuntos de seu reino pareciam estar em melhor situação do que jamais estiveram antes ou depois. Veja 2 Samuel 8:3, 13; 1 Crônicas 18:3, 12. Na prosperidade, Davi era tão devoto quanto na adversidade. Neste salmo:
I. Ele reflete sobre a má situação dos interesses públicos durante muitos anos, nos quais Deus havia contendido com eles, vv. 1-3. II. Repara na feliz mudança ocorrida recentemente em seus assuntos, v. 4. III. Ora pela libertação do Israel de Deus de seus inimigos, v. 5.
IV. Triunfa na esperança de suas vitórias sobre seus inimigos e pede a Deus que as leve adiante e as complete, vv. 6-12. Ao cantar este salmo, podemos ter em vista tanto os atos da igreja quanto o estado de nossas próprias almas, pois ambos enfrentam suas lutas.
Queixas e Súplicas de Davi.
Ao Músico-Mor, sobre Susã-Edute, Mictão de Davi, para ensinar; quando lutou com Arã-Naaraim e com Arã-Zobá, quando Joabe voltou e feriu doze mil de Edom no vale do Sal.
Versículos 1 a 4
O título nos dá o relato: 1. O desígnio geral do salmo. É um Mictão — joia de Davi — e foi escrito para ensinar. Os levitas devem ensiná-lo ao povo e, por meio dele, ensinar-lhes tanto a confiar em Deus quanto a triunfar nele. Nós devemos, com este salmo, ensinar a nós mesmos e uns aos outros.
Num dia de alegria pública, precisamos aprender a dirigir nossa alegria a Deus e a fazê-la terminar nele; a não atribuir aos instrumentos de nossa libertação nenhum louvor que caiba somente a ele; e a animar nossas esperanças com nossas alegrias.
- A ocasião particular do salmo. Foi escrito numa época: (1.) Em que Davi estava em guerra com os sírios e continuava em conflito com eles, tanto os da Mesopotâmia quanto os de Zobá. (2.) Em que, por meio de suas forças sob o comando de Joabe, que deixou doze mil inimigos mortos no campo, obtivera grande vitória sobre os edomitas.
Davi tem em vista essas duas situações no salmo: preocupa-se com sua contenda com os sírios e ora a esse respeito; alegra-se com seu êxito contra os edomitas e, a esse respeito, triunfa com santa confiança em que Deus completaria a vitória.
Temos preocupações ao mesmo tempo que temos alegrias; elas podem equilibrar-se para que nenhuma exceda a medida. Também podem nos fornecer matéria tanto para oração quanto para louvor, pois ambas devem ser apresentadas a Deus com sentimentos e emoções apropriados.
Se um objetivo é alcançado, ainda assim continuamos contendendo por outro: os edomitas foram vencidos, mas os sírios não. Portanto, quem veste a armadura não se glorie como se já a tivesse tirado.
Nestes versículos iniciais do salmo, temos:
I. Uma triste recordação das muitas desonras e decepções às quais Deus havia submetido o povo nos últimos anos. Durante o reinado de Saul, sobretudo no fim, e durante a luta de Davi contra a casa de Saul, quando ele reinava apenas sobre Judá, os assuntos do reino estavam muito confusos, e as nações vizinhas os atormentavam.
Ele se queixa das coisas duras que viram, isto é, que sofreram, enquanto os filisteus e outros vizinhos hostis aproveitavam toda oportunidade contra eles, v. 3. Deus às vezes mostra coisas duras até ao seu próprio povo neste mundo, para que não busquem nele seu descanso, mas vivam tranquilos somente em Deus.
Ele reconhece que o desagrado de Deus é a causa de todas as agruras que sofreram: “Tu ficaste descontente por nossa causa, descontente conosco (v. 1), e em teu desagrado nos rejeitaste e dispersaste; tiraste-nos de tua proteção, pois, de outro modo, nossos inimigos não poderiam ter conseguido assim o intento contra nós.”
“Jamais nos teriam apanhado e feito de nós sua presa se não tivesses quebrado a vara da união (Zacarias 11:14), pela qual estávamos unidos, dispersando-nos desse modo.” Qualquer que seja nossa tribulação, e sejam quais forem seus instrumentos, devemos reconhecer nela a mão de Deus, sua mão justa.
- Ele lamenta os efeitos nocivos e as consequências dos reveses dos últimos anos. A nação inteira estava em convulsão: “Fizeste a terra” (ou: o país) “tremer”, v. 2. A maioria das pessoas tinha terríveis pressentimentos acerca do resultado desses acontecimentos.
Até os bons estavam consternados: “Fizeste-nos beber o vinho do espanto” (v. 3); “éramos como homens embriagados e sem saber o que pensar. Não sabíamos conciliar esses atos da providência com as promessas de Deus e sua relação com o seu povo; estamos perplexos, não podemos fazer nada nem sabemos o que fazer”.
Isso é mencionado aqui para ensinar, isto é, para instrução do povo. Quando Deus muda sua ação em nosso favor, é bom lembrar nossas calamidades anteriores:
(1.) Para conservarmos as boas impressões que deixaram em nós e as renovarmos. Nossas almas devem manter continuamente na memória a aflição e a miséria, para que sejam humilhadas dentro de nós, Lamentações 3:19, 20.
(2.) Para que a bondade de Deus para conosco, ao nos aliviar e levantar, seja mais engrandecida. É como a vida dentre os mortos, tão surpreendente e revigorante. Nossas calamidades servem de contraste às nossas alegrias.
(3.) Para que não nos sintamos seguros, mas sempre nos alegremos com tremor, como quem não sabe quão cedo poderá voltar à fornalha de onde acabou de ser tirado, como acontece com a prata quando ainda não foi completamente refinada.
II. O reconhecimento agradecido do ânimo que Deus lhes dera para esperar que, embora as coisas estivessem ruins havia muito tempo, agora começariam a melhorar (v. 4): “Deste uma bandeira aos que te temem (pois, por piores que sejam os tempos, há entre nós um remanescente que deseja temer o teu nome e pelo qual tens terno cuidado).”
“Para que seja desfraldada por ti, por causa da verdade de tua promessa, que cumprirás, e desfraldada por eles, em defesa da verdade e da equidade”, Salmos 45:4. Essa bandeira era o governo de Davi, seu estabelecimento e sua expansão sobre todo o Israel.
Os israelitas piedosos, que temiam a Deus e respeitavam a escolha divina de Davi para o trono, tomaram sua elevação como sinal favorável, como o levantar de uma bandeira para eles:
Ela os uniu, assim como os soldados se reúnem junto ao seu estandarte. Os que estavam dispersos (v. 1), divididos entre si e, por isso, enfraquecidos e expostos, uniram-se nele quando foi estabelecido no trono.
Ela os animou e lhes infundiu vida e coragem, assim como a visão da bandeira anima os soldados. 3. Ela aterrorizou seus inimigos, contra os quais agora podiam erguer uma bandeira de desafio.
Cristo, o Filho de Davi, é dado como estandarte ao povo (Isaías 11:10), como bandeira aos que temem a Deus. Nele, como centro de sua unidade, eles são reunidos num só; a ele recorrem, nele se gloriam e criam coragem.
Seu amor é a bandeira sobre eles. Em seu nome e por sua força, guerreiam contra os poderes das trevas; sob seu comando, a igreja se torna temível como um exército com bandeiras.
III. Uma humilde súplica por misericórdia no momento oportuno:
- Que Deus se reconciliasse com eles, embora tivesse ficado descontente com eles. No desagrado divino começaram suas calamidades; portanto, no favor divino devia começar sua prosperidade: “Volta-te novamente para nós!” (v. 1). Sorri para nós e toma nosso partido; fica em paz conosco e, nessa paz, teremos paz.
Tranquillus Deus tranquillat omnia — Um Deus em paz conosco espalha paz por todo o cenário.
- Que se reconciliassem uns com os outros, embora tivessem sido quebrados e miseravelmente divididos entre si: “Cura as brechas de nossa terra (v. 2), não só as abertas contra nós por nossos inimigos, mas também as abertas entre nós por nossas infelizes divisões.”
São brechas causadas pela insensatez e corrupção humanas, que só a sabedoria e a graça de Deus podem fechar e reparar, derramando um espírito de amor e paz. Só por meio dele um reino abalado e despedaçado é posto em ordem e salvo da ruína.
- Que assim fossem preservados das mãos de seus inimigos (v. 5): “Para que os teus amados sejam libertos e não feitos presa, salva-os com a tua mão direita, com o teu próprio poder e por meio daqueles instrumentos que te apraz tornar homens da tua mão direita; e ouve-me”.
Os que temem a Deus são seus amados; são tão preciosos para ele quanto a menina dos seus olhos. Muitas vezes passam por aflições, mas serão libertos. A própria mão direita de Deus os salvará, pois aqueles a quem ele dedica o coração também recebem sua mão. “Salva-os e ouve-me.”
Repare: o povo que ora a Deus pode considerar as libertações gerais da igreja como respostas às suas orações particulares. Se usarmos o acesso que temos ao trono da graça para pedir bênçãos em favor do público, e essas bênçãos forem concedidas, cada um de nós poderá dizer com especial satisfação, além de participar do benefício junto com os outros: “Nisso, Deus me ouviu e me respondeu”.
Versículos 6 a 12
Alegria na Esperança.
Aqui Davi se alegra na esperança e ora na esperança. Assim são os triunfos dos santos: baseiam-se menos no que possuem do que no que esperam alcançar (v. 6): “Deus falou em sua santidade (isto é, deu-me sua palavra de promessa, jurou por sua santidade e não mentirá a Davi, Salmos 89:35).”
“Portanto, me alegrarei e me deleitarei na esperança de que a promessa se cumpra, pois ela foi destinada a ser mais que uma promessa agradável.” Repare: a palavra de promessa de Deus, sendo firme fundamento da esperança, é fonte abundante de alegria para todos os crentes.
I. Davi se alegra aqui com a perspectiva de duas coisas:
- A conclusão dessa mudança em seu próprio reino. Como Deus falou em sua santidade que Davi será rei, ele não duvida de que todo o reino lhe pertence, tão seguramente como se já estivesse em suas mãos: “Dividirei Siquém (uma cidade agradável no monte Efraim) e medirei o vale de Sucote como propriedade minha.”
“Gileade é meu, e Manassés é meu”, e ambos estão inteiramente submetidos, v. 7. Efraim lhe forneceria soldados para sua guarda pessoal e para suas tropas permanentes; Judá lhe forneceria juízes capazes para seus tribunais de justiça. Assim, Efraim seria a força de sua cabeça, e Judá, seu legislador.
Assim pode um crente ativo triunfar nas promessas e receber o consolo de todo o bem contido nelas, pois todas são sim e amém em Cristo. “Deus falou em sua santidade; portanto, o perdão é meu, a paz é minha, a graça é minha, Cristo é meu, o céu é meu, o próprio Deus é meu.” Tudo é de vocês, porque vocês são de Cristo, 1 Coríntios 3:22, 23.
- A conquista das nações vizinhas, que haviam atormentado Israel, ainda eram perigosas e se opunham ao trono de Davi, v. 8. Moabe será escravizado e submetido ao serviço mais humilde. Os moabitas tornaram-se servos de Davi, 2 Samuel 8:2.
Edom será transformado num monturo em que se lançam sapatos velhos. Pelo menos, Davi tomará posse dele como propriedade sua, ato simbolizado pelo gesto de tirar o sapato sobre a terra, Rute 4:7. Quanto aos filisteus, que triunfem sobre ele, se ousarem, como antes fizeram; em breve ele os forçará a mudar de tom.
Antes, triunfem por causa dele aqueles que conhecem seu próprio interesse, pois sujeitar-se a Davi e entrar em comunhão com Israel seria a maior bondade imaginável para com eles.
Mas a guerra ainda não terminou: há uma cidade forte, talvez Rabá dos filhos de Amom, que continua resistindo; Edom ainda não foi subjugado. Agora:
(1.) Davi procura ajuda para prosseguir na guerra: “Quem me conduzirá à cidade forte? De que aliados e tropas auxiliares posso depender para conquistar o território inimigo e suas fortalezas?” Os que começaram uma boa obra não podem deixar de desejar realizá-la por completo e levá-la à perfeição.
(2.) Ele espera essa ajuda somente de Deus: “Não serás tu, ó Deus? Pois falaste em tua santidade; não cumprirás a tua palavra?” Ele reconhece os sinais de desfavor da Providência sob os quais haviam estado: Você aparentemente nos havia rejeitado; você não saiu com nossos exércitos.
Quando eram derrotados e sofriam reveses, reconheciam que isso acontecia porque lhes faltava, isto é, porque haviam perdido o direito à presença graciosa de Deus com eles. Contudo, não se afastam dele por causa disso; antes, apegam-se a ele com mais firmeza. Quanto menos Deus fizera por eles recentemente, mais esperavam que fizesse.
Ao mesmo tempo que reconhecem a justiça de Deus no passado, esperam sua misericórdia no futuro: “Embora nos tivesses rejeitado, ainda assim não contenderás para sempre, não altercarás continuamente; embora nos tivesses rejeitado, ainda assim começaste a mostrar misericórdia. E não completarás o que começaste?”
O Filho de Davi, em seus sofrimentos, parecia ter sido rejeitado pelo Pai quando clamou: “Por que me desamparaste?” Mesmo então, porém, obteve vitória gloriosa sobre os poderes das trevas e sua cidade forte, vitória que certamente será completada no fim, pois ele saiu vencendo e para vencer.
Os que constituem o Israel de Deus, seu Israel espiritual, também são, por meio dele, mais que vencedores. Embora às vezes possam ser tentados a pensar que Deus os rejeitou e possam sofrer derrotas em conflitos particulares, ainda assim Deus os conduzirá, por fim, à cidade forte.
Vincimur in prælio, sed non in bello — Somos derrotados numa batalha, mas não na guerra inteira. A fé viva na promessa nos assegurará não só que o Deus da paz em breve esmagará Satanás debaixo de nossos pés, mas também que é do agrado de nosso Pai dar-nos o reino.
II. Ele ora na esperança. Sua oração é: “Dá-nos ajuda contra a tribulação”, v. 11. Mesmo no dia de seu triunfo, veem-se em tribulação porque ainda estão em guerra, que é penosa até para o lado vencedor. Por isso, ninguém pode ter prazer na guerra, exceto quem gosta de pescar em águas turvas.
A ajuda contra a tribulação pela qual oram é a proteção contra aqueles com quem estão em guerra. Embora fossem vencedores naquele momento, ainda assim, tão incertos são os desfechos da guerra, poderiam ser derrotados, a menos que Deus lhes desse ajuda no confronto seguinte. Portanto: “Senhor, envia-nos ajuda do santuário”.
A ajuda contra a tribulação é o descanso da guerra pelo qual oravam, como pessoas que lutavam pela equidade, não pela vitória. Sic quærimus pacem — Assim buscamos a paz. A esperança que os sustenta nessa oração contém duas coisas:
A desconfiança de si mesmos e de tudo aquilo em que pudessem confiar entre as criaturas: “Vã é a ajuda do homem”. Só estamos preparados para receber a ajuda de Deus quando reconhecemos que todas as criaturas são incapazes de fazer por nós o que esperamos que ele faça.
A confiança em Deus, em seu poder e em sua promessa (v. 12): “Por meio de Deus agiremos valentemente e, assim, agiremos vitoriosamente; pois é ele, e somente ele, que pisará nossos inimigos e receberá o louvor por isso”. Repare:
(1.) Nossa confiança em Deus, longe de dispensar nossos esforços no caminho do dever, deve animá-los e avivá-los. Embora Deus realize todas as coisas em nosso favor, ainda assim há algo que deve ser feito por nós.
(2.) A esperança em Deus é o melhor princípio da verdadeira coragem. Os que cumprem seu dever sob a direção dele podem fazê-lo valentemente, pois que necessidade de temer têm aqueles que contam com Deus ao seu lado?
(3.) Somente por meio de Deus e pela influência de sua graça agimos valentemente. É ele quem nos infunde força e inspira coragem e determinação em nós, que por nós mesmos somos fracos e temerosos.
(4.) Ainda que ajamos com toda a valentia, o êxito deve ser atribuído inteiramente a ele. É ele, não nós, quem pisará nossos inimigos. Todas as nossas vitórias, assim como nosso valor, vêm dele; por isso, a seus pés deve ser lançada toda a nossa coroa.