Matthew Henry

Salmos 50

Argumento

Este salmo, como o anterior, é um salmo de instrução, não de oração ou louvor; é um salmo de censura e advertência, ao cantar o qual devemos ensinar e advertir uns aos outros.

No salmo anterior, após um chamado geral à atenção, Deus, por meio de seu profeta, trata (v. 3) dos filhos deste mundo, para convencê-los de seu pecado e de sua insensatez ao prenderem o coração às riquezas deste mundo.

Neste salmo, após um prefácio semelhante, ele trata daqueles que, de nome, eram filhos da igreja, para convencê-los de seu pecado e de sua insensatez ao fazerem dos serviços rituais a sua religião, enquanto negligenciavam a piedade prática. Este caminho leva à ruína com a mesma certeza que o outro.

Este salmo se destina: 1. A repreender os judeus carnais, tanto os que se contentavam com as práticas externas de sua religião e eram negligentes nos deveres mais excelentes da oração e do louvor quanto os que explicavam a lei aos outros, mas levavam eles próprios uma vida perversa.

  1. A predizer a abolição da lei cerimonial e a introdução de uma forma espiritual de culto no reino do Messias e por meio dele, João 4:23, 24.

  2. A representar o dia do juízo, no qual Deus pedirá contas aos homens quanto à observância daquilo que lhes foi ensinado. Os homens serão julgados segundo o que está escrito nos livros; por isso, Cristo é apropriadamente representado falando como Juiz quando fala como Legislador. Aqui está:

I. A gloriosa aparição do Príncipe que dá a lei e profere o juízo, vv. 1-6. II. A instrução dada aos seus adoradores para que transformem seus sacrifícios em orações, vv. 7-15.

III. Uma repreensão aos que alegam adorar a Deus, mas vivem em desobediência aos seus mandamentos (vv. 16-20); a condenação deles é lida (v. 21, 22), e todos recebem o aviso de cuidar de sua conduta tanto quanto de seus atos de devoção, v. 23.

Ao cantar este salmo, devemos aplicar a nós mesmos estas instruções e advertências e transmiti-las uns aos outros.

A Majestade do Messias.

Versículos 1 a 6

Um Salmo de Asafe.

É provável que Asafe não fosse apenas o Músico-Mor, a quem cabia pôr este salmo em música, mas também seu próprio autor; pois lemos que, no tempo de Ezequias, louvaram a Deus com as palavras de Davi e de Asafe, o vidente, 2 Crônicas 29:30. Aqui está:

I. O tribunal convocado em nome do Rei dos reis (v. 1): “O Deus poderoso, o próprio SENHOR, falou”: El, Elohim, Jeová, o Deus de poder, justiça e misericórdia infinitos, Pai, Filho e Espírito Santo.

Deus é o Juiz; o Filho de Deus veio ao mundo para julgar, e o Espírito Santo é o Espírito de juízo. Toda a terra é chamada a comparecer, não só porque a contenda de Deus com seu povo Israel por sua hipocrisia e ingratidão poderia ser submetida com segurança a qualquer homem sensato.

Ou melhor, até a própria casa de Israel poderia julgar entre Deus e sua vinha (Isaías 5:3). Toda a terra é chamada também porque a todos os filhos dos homens interessa conhecer o modo correto de adorar a Deus, em espírito e em verdade.

Quando o reino do Messias fosse estabelecido, todos deveriam ser instruídos no culto do evangelho e convidados a participar dele (veja Malaquias 1:11; Atos 10:34). E, no dia do juízo final, todas as nações serão reunidas para receber sua condenação, e cada pessoa dará contas de si mesma a Deus.

II. O julgamento instalado e o Juiz tomando seu lugar. Quando Deus deu a lei a Israel no deserto, diz-se que ele veio do Sinai, levantou-se de Seir, resplandeceu desde o monte Parã e veio com dez milhares de seus santos; então, de sua mão direita saiu uma lei de fogo (Deuteronômio 33:2).

Em alusão a isso, quando Deus vem censurá-los por sua hipocrisia e enviar seu evangelho para substituir as instituições da lei, diz-se aqui:

  1. Que ele resplandecerá de Sião, como então resplandeceu do alto do Sinai, v. 2. Porque em Sião estava agora fixado seu oráculo, dali eram anunciados seus juízos contra aquele povo provocador, e dali partiam as ordens para executá-los (Joel 2:1): “Tocai a trombeta em Sião”.

Às vezes há manifestações extraordinárias da presença e do poder de Deus atuando com sua palavra e suas ordenanças e por meio delas, para convencer a consciência dos homens e reformar e refinar sua igreja. Nesses momentos, pode-se dizer que Deus, que sempre habita em Sião, resplandece de Sião.

Além disso, pode-se dizer que resplandece de Sião porque o evangelho, que estabeleceu o culto espiritual, sairia do monte Sião (Isaías 2:3; Miquéias 4:2). Seus pregadores deveriam começar em Jerusalém (Lucas 24:47), e diz-se que os cristãos chegam ao monte Sião para receber suas instruções, Hebreus 12:22, 28.

Sião é chamada aqui de perfeição da formosura porque era o monte santo; e a santidade é, de fato, a perfeição da formosura.

  1. Que ele virá e não se calará; já não parecerá fechar os olhos aos pecados dos homens, como antes fizera (v. 21), mas demonstrará seu desagrado com eles.

Também fará publicar ao mundo, por meio de seus santos apóstolos, o mistério que por muito tempo esteve oculto: que os gentios seriam coerdeiros (Efésios 3:5, 6) e que o muro divisório da lei cerimonial seria derrubado. Isso já não ficará oculto.

No grande dia, nosso Deus virá e não se calará, mas fará ouvir seu juízo aos que não quiseram dar ouvidos à sua lei.

  1. Que sua aparição será muito majestosa e terrível: “Um fogo devorará diante dele”. O fogo de seus juízos abrirá caminho para as censuras de sua palavra, a fim de despertar a nação hipócrita dos judeus, para que os pecadores de Sião, temendo aquele fogo devorador (Isaías 33:14), sejam arrancados de seus pecados pelo sobressalto.

Quando seu reino do evangelho estava para ser estabelecido, Cristo veio lançar fogo sobre a terra, Lucas 12:49. O Espírito foi dado em línguas repartidas, como de fogo, precedidas por um vento impetuoso e muito tempestuoso, Atos 2:2, 3. E, no juízo final, Cristo virá em fogo flamejante, 2 Tessalonicenses 1:8. Veja Daniel 7:9; Hebreus 10:27.

  1. Que, assim como no monte Sinai ele veio com dez milhares de seus santos, agora convocará os céus do alto para repararem neste processo solene (v. 4). Da mesma forma, Moisés frequentemente convocou céu e terra para testemunhar contra Israel (Deuteronômio 4:26; 31:28; 32:1), e Deus fez isso por meio de seus profetas, Isaías 1:2; Miquéias 6:2.

A justiça do julgamento do grande dia será atestada e aplaudida pelo céu e pela terra, pelos santos e pelos anjos, até por todas as santas miríades.

III. As partes convocadas (v. 5): “Congregai os meus santos a mim”. Isso pode ser entendido ou: 1. Dos que são de fato santos: “Que sejam reunidos a Deus por meio de Cristo; que os poucos israelitas piedosos sejam separados dos demais”.

Pois as declarações de cólera que vêm em seguida não se aplicam a eles; as censuras dirigidas aos hipócritas não devem aterrorizar os retos.

Quando Deus rejeitar os serviços dos que apenas ofereciam sacrifícios, satisfeitos com a aparência exterior do ato, aceitará com bondade os que, ao sacrificar, fazem aliança com ele e, assim, atentam para o propósito da instituição dos sacrifícios e o cumprem.

O desígnio da pregação do evangelho e do estabelecimento do reino de Cristo era reunir em um os filhos de Deus, João 11:52. Na segunda vinda de Jesus Cristo, todos os seus santos serão reunidos a ele (2 Tessalonicenses 2:1) para julgarem ao lado dele, pois os santos julgarão o mundo, 1 Coríntios 6:2.

Aqui se apresenta como característica dos santos o fato de terem feito aliança com Deus mediante sacrifício. Repare: (1.) Somente serão reunidos a Deus como seus santos os que, com sinceridade, fizeram aliança com ele: tomaram-no por seu Deus e se entregaram a ele para serem seu povo, unindo-se assim ao Senhor.

(2.) Somente mediante sacrifício, mediante Cristo, o grande sacrifício, de quem todos os sacrifícios da lei recebiam o valor que tinham, nós, pobres pecadores, podemos fazer aliança com Deus de modo a sermos aceitos por ele. É preciso haver expiação pela quebra da primeira aliança antes que possamos ser admitidos novamente à aliança.

Ou, 2. Pode-se entender daqueles que se apresentam como santos, como o povo de Israel, chamado reino de sacerdotes e nação santa, Êxodo 19:6. Como corpo político, foram acolhidos numa aliança com Deus, a aliança que os distinguia; isso foi feito com grande solenidade, mediante sacrifício, Êxodo 24:8.

“Que venham ouvir o que Deus tem a dizer-lhes; que recebam as censuras que Deus agora lhes envia por meio de seus profetas e o evangelho que, no devido tempo, lhes enviará por meio de seu Filho, o qual substituirá a lei cerimonial. Se desprezarem essas coisas, que esperem ouvir de Deus de outra maneira e ser julgados pela palavra pela qual não aceitaram ser governados.”

IV. O resultado deste julgamento solene é anunciado de antemão (v. 6): “Os céus anunciarão a sua justiça”, os mesmos céus que foram convocados para testemunhar no julgamento (v. 4). Os que estão no céu dirão: “Aleluia! Verdadeiros e justos são os seus juízos”, Apocalipse 19:1, 2.

A justiça de Deus em todas as censuras de sua palavra e providência, no estabelecimento de seu evangelho, que introduz a justiça eterna e no qual a justiça de Deus é revelada, e especialmente no julgamento do grande dia, é aquilo que os céus anunciarão. Isto significa:

  1. Ela será conhecida por todos e proclamada ao mundo inteiro. Assim como os céus anunciam a glória de Deus Criador, sua sabedoria e seu poder (Salmos 19:1), também anunciarão de modo igualmente aberto a glória de Deus Juiz, sua retidão e sua justiça. E proclamam ambas as coisas tão alto que “não há fala nem língua onde sua voz não seja ouvida”, como se lê em seguida, Salmos 19:3.

  2. Ela será reconhecida e demonstrada de modo incontestável. Quem pode negar o que os céus anunciam? Até a consciência dos próprios pecadores confirmará isso, e tanto o inferno quanto o céu serão forçados a reconhecer a justiça de Deus.

A razão apresentada é que o próprio Deus é Juiz; por isso: (1.) Ele será justo. É impossível que faça qualquer injustiça a qualquer de suas criaturas; nunca o fez nem jamais o fará. Quando homens são encarregados de julgar por ele, podem agir injustamente; mas, quando o próprio Deus é Juiz, nenhuma injustiça pode ser cometida.

“É Deus injusto quando toma vingança?” Por essa razão, o apóstolo recua diante de tal ideia: “De modo nenhum! Pois, então, como julgará Deus o mundo?”, Romanos 3:5, 6. Suas decisões serão perfeitamente justas, pois contra elas não caberá objeção nem delas haverá recurso.

(2.) Ele será reconhecido como justo. Deus é Juiz e, portanto, não apenas executará a justiça, mas também obrigará todos a reconhecê-la, pois será tido por justo quando julgar, Salmos 51:4.

Versículos 7 a 15

A Ineficácia dos Sacrifícios da Lei.

Deus trata aqui dos que punham toda a sua religião na observância da lei cerimonial e a julgavam suficiente.

I. Ele apresenta o pacto original entre ele e Israel, pelo qual os israelitas o reconheceram como seu Deus, e ele os reconheceu como seu povo, e assim ambas as partes estavam de acordo (v. 7): “Ouve, povo meu, e eu falarei”.

Repare: é justo esperar que, façam os outros o que fizerem, seu povo dê ouvidos quando ele fala. Se eles não ouvirem, quem ouvirá? E então podemos esperar com conforto que Deus fale conosco quando estivermos prontos para ouvir o que ele diz.

Mesmo quando ele depõe contra nós nas censuras e ameaças de sua palavra e de seus atos de providência, devemos estar dispostos a ouvir o que ele diz, a ouvir até a vara e aquele que a designou.

II. Ele menospreza os sacrifícios da lei, v. 8, etc. Agora:

  1. Isso pode ser considerado em relação ao uso desses sacrifícios sob a lei. Deus tinha uma contenda com os judeus; mas qual era o motivo? Não era o descuido com as instituições cerimoniais. Não, eles não haviam sido negligentes em observá-las: seus holocaustos estavam continuamente diante de Deus.

Orgulhavam-se deles e esperavam, por meio de suas ofertas, obter licença para satisfazer suas paixões, como a mulher adúltera, Provérbios 7:14. Pensavam que seus sacrifícios constantes tanto expiariam quanto desculpariam seu descuido com as questões mais importantes da lei.

Ou melhor, ainda que tivessem negligenciado essas instituições em alguma medida, ainda assim essa não deveria ser a causa da desavença de Deus com eles, pois seria apenas uma falta pequena em comparação com a imoralidade de sua conduta.

Julgavam que Deus lhes devia muito pelos numerosos sacrifícios que tinham levado ao altar e que, por eles, o haviam tornado grande devedor seu, como se ele não pudesse sustentar sua numerosa família de sacerdotes sem as contribuições deles. Mas Deus lhes mostra aqui o contrário:

(1.) Ele não precisava de seus sacrifícios. Que necessidade teria de seus bois e bodes aquele que governa todos os animais da floresta e o gado de mil montes (v. 9, 10), tem sobre eles propriedade e domínio incontestáveis, sempre os tem sob os olhos e ao alcance e pode fazer deles o uso que quiser?

Todos aguardam suas ordens e estão à sua disposição, Salmos 104:27-29. Podemos acrescentar alguma coisa aos bens daquele a quem pertencem todas as aves silvestres e todos os animais selvagens, o próprio mundo e tudo o que nele há? V. 11, 12. A infinita autossuficiência de Deus demonstra nossa completa incapacidade de lhe acrescentar algo.

(2.) Ele não poderia obter benefício de seus sacrifícios. A bondade deles, dessa espécie, não poderia de modo algum estender-se a ele; ainda que fossem justos nessa questão, isso não lhe traria vantagem (v. 13): “Comerei eu carne de touros?”

É tão absurdo pensar que seus sacrifícios, por si mesmos e por alguma excelência inerente, poderiam acrescentar qualquer prazer ou louvor a Deus quanto imaginar que um Espírito infinito poderia ser sustentado por comida e bebida, como nossos corpos.

Diz-se, de fato, dos demônios adorados pelos gentios, que comiam a gordura dos sacrifícios deles e bebiam o vinho de suas libações (Deuteronômio 32:38). Eles se regalavam na homenagem que roubavam do Deus verdadeiro. Mas o grande Jeová seria servido dessa maneira?

Não: obedecer é melhor que sacrificar, e amar a Deus e ao próximo é melhor que todos os holocaustos. É tão melhor que Deus, por meio de seus profetas, muitas vezes lhes disse que seus sacrifícios, enquanto viviam em pecado, não eram apenas inaceitáveis, mas abomináveis para ele.

Em vez de agradá-lo, ele os considerava uma zombaria e, portanto, uma afronta e provocação. Veja Provérbios 15:8; Isaías 1:11, etc.; Isaías 66:3; Jeremias 6:20; Amós 5:21. Por isso, são advertidos aqui a não se apoiarem nesses atos, mas a agirem, em todos os outros aspectos, para com Deus como seu Deus.

  1. Isso pode ser considerado como uma antecipação da abolição desses sacrifícios pelo evangelho de Cristo. Assim o entende o doutor Hammond. Quando Deus estabelecer o reino do Messias, abolirá a antiga forma de culto por meio de sacrifícios e ofertas; já não os terá continuamente diante de si (v. 8).

Já não exigirá dos adoradores que lhe tragam bois e bodes para serem queimados em seu altar, v. 9. Pois, de fato, ele nunca designou esses sacrifícios porque deles precisasse ou neles tivesse prazer.

Além de tudo o que temos já pertencer a ele, há nas florestas e nos montes muito mais animais que desconhecemos e sobre os quais não temos direito algum do que em nossos currais. Ele, porém, instituiu esse culto para prefigurar o grande sacrifício que seu próprio Filho ofereceria na cruz, na plenitude dos tempos, para expiar o pecado.

Esse culto prefigurava também todos os outros sacrifícios espirituais de reconhecimento, com os quais Deus, por meio de Cristo, se agradará.

III. Ele encaminha o povo aos melhores sacrifícios, os da oração e do louvor. Sob a lei, estes eram preferidos a todos os holocaustos e sacrifícios, e sobre eles recaía a maior ênfase. Agora, sob o evangelho, tomam o lugar daquelas ordenanças carnais, impostas até os tempos da reforma.

Ele nos mostra aqui (v. 14, 15) o que é bom, o que o Senhor nosso Deus exige de nós e aceitará quando os sacrifícios forem menosprezados e substituídos:

  1. Devemos reconhecer nossos pecados com arrependimento: oferecer a Deus confissão, conforme a leitura de alguns, que entendem isso como confissão do pecado, para darmos glória a Deus e assumirmos a vergonha sobre nós, a fim de jamais voltarmos a pecar.

Um coração quebrantado e contrito é o sacrifício que Deus não desprezará, Salmos 51:17. Se o pecado não fosse abandonado, a oferta pelo pecado não era aceita.

  1. Devemos dar graças a Deus pelas misericórdias que ele nos concede: “Oferece a Deus ações de graças” todos os dias, muitas vezes ao dia (“sete vezes ao dia te louvarei”), e em ocasiões especiais. Se vier de um coração humilde e agradecido, cheio de amor por ele e de alegria nele, isso agradará ao Senhor mais que um boi ou novilho com chifres e cascos, Salmos 69:30, 31.

  2. Devemos ter o cuidado de cumprir nossas alianças com ele: “Paga teus votos ao Altíssimo”. Abandone seus pecados e cumpra melhor seu dever, de acordo com as promessas solenes que fez a ele com esse propósito.

Quando agradecemos a Deus por alguma misericórdia recebida, devemos assegurar-nos de cumprir os votos que lhe fizemos enquanto a buscávamos; caso contrário, nossas ações de graças não serão aceitas.

O doutor Hammond aplica isso à grande ordenança da eucaristia no evangelho, na qual devemos dar graças a Deus por seu grande amor em enviar seu Filho para nos salvar, cumprir nossos votos de amor e dever para com ele e dar esmolas. Em lugar de todas as figuras do Antigo Testamento de um Cristo que viria, temos essa bendita lembrança de um Cristo que já veio.

  1. No dia da tribulação, devemos dirigir-nos a Deus em oração fiel e fervorosa (v. 15): “Invoca-me no dia da angústia”, e não invoque nenhum outro deus. Nossas tribulações, embora vejamos que vêm da mão de Deus, devem levar-nos para junto dele, não afastar-nos dele.

Devemos assim reconhecê-lo em todos os nossos caminhos, depender de sua sabedoria, de seu poder e de sua bondade, entregar-nos inteiramente a ele e, desse modo, dar-lhe glória. É uma forma menos custosa, mais fácil e mais pronta de buscar seu favor que uma oferta pacífica, e ainda assim mais aceitável.

  1. Quando ele nos livrar em resposta às nossas orações, como prometeu fazer da maneira e no tempo que julgar apropriados, devemos glorificá-lo, não apenas mencionando com gratidão seu favor, mas vivendo para seu louvor.

Assim devemos manter nossa comunhão com Deus, indo ao seu encontro com nossas orações quando nos aflige e com nossos louvores quando nos livra.

Versículos 16 a 23

O Caráter dos Perversos.

Depois de instruir seu povo, por meio do salmista, no modo correto de adorá-lo e manter comunhão com ele, Deus se dirige aqui aos perversos, aos hipócritas, quer se declarassem adeptos da religião judaica, quer da cristã. A hipocrisia é uma perversidade pela qual Deus os julgará. Observe aqui:

I. A acusação formulada contra eles:

  1. São acusados de invadir e usurpar as honras e os privilégios da religião (v. 16): Que tem você a ver, ó perverso, com declarar os meus estatutos?

É um desafio aos que são realmente profanos, mas parecem piedosos: que mostrem que direito têm ao manto da religião e com que autoridade o vestem, quando só o usam para cobrir e ocultar as impiedades abomináveis de seu coração e de sua vida.

Que provem seu direito a ele, se puderem. Alguns pensam que isso aponta profeticamente para os escribas e fariseus, mestres e líderes da igreja judaica quando o reino do Messias e a forma de culto do evangelho, de que falaram os versículos anteriores, estavam para ser estabelecidos.

Eles se opuseram violentamente a essa grande mudança e usaram todo o poder e influência que tinham por ocupar a cadeira de Moisés para impedi-la. Mas o relato que nosso bendito Salvador faz deles (Mateus 23), assim como Paulo (Romanos 2:21, 22), mostra que essa interpelação lhes cabe muito bem.

Assumiam o encargo de declarar os estatutos de Deus, mas odiavam a instrução de Cristo. Por isso, que direito tinham de explicar a lei se rejeitavam o evangelho? A acusação, porém, aplica-se a todos os que praticam a iniquidade e contudo alegam ser piedosos, sobretudo se também pregam a piedade.

Repare: é algo em si muito absurdo e uma grande afronta ao Deus do céu que pessoas perversas e ímpias declarem seus estatutos e tomem sua aliança na boca.

É bem possível, e comum demais, que os que declaram os estatutos de Deus a outros vivam, eles próprios, em desobediência a eles; e que os que tomam a aliança de Deus na boca mantenham, no coração, sua aliança com o pecado e a morte.

Mas são culpados de usurpação: tomam para si uma honra a que não têm direito, e virá o dia em que serão expulsos como intrusos. “Amigo, como entraste aqui?”

  1. São acusados de transgredir e violar as leis e os preceitos da religião:

(1.) São acusados de desprezo atrevido pela palavra de Deus (v. 17): “Tu odeias a instrução”. Gostavam de instruir e de dizer aos outros o que deviam fazer, pois isso alimentava seu orgulho e lhes dava aparência de importância; por meio desse ofício, ganhavam a vida.

Mas odiavam receber instrução do próprio Deus, pois ela os refrearia e humilharia. “Tu odeias a disciplina, as censuras da palavra e as repreensões da Providência.” Não admira que os que odeiam ser reformados odeiem os meios de reforma.

“Lanças as minhas palavras para trás de ti.” Pareciam pôr as palavras de Deus diante de si quando se sentavam na cadeira de Moisés e se dispunham a ensinar aos outros com base na lei (Romanos 2:19).

Mas, em sua conduta, lançavam a palavra de Deus para trás de si e não queriam ver a regra pela qual haviam decidido não ser governados. Isso é desprezar o mandamento do Senhor.

(2.) Uma estreita aliança com os piores pecadores (v. 18): Quando você viu um ladrão, em vez de censurá-lo e testemunhar contra ele, como devem fazer os que declaram os estatutos de Deus, anuiu com ele, aprovando suas práticas e desejando ser seu sócio e repartir os lucros de seu comércio maldito.

E você foi participante com os adúlteros, fazendo o que faziam e animando-os a continuar em seus caminhos perversos; fez essas coisas e teve prazer nos que as praticam, Romanos 1:32.

(3.) Persistência contínua nos piores pecados da língua (v. 19): Você entrega sua boca ao mal; não apenas se permite toda espécie de maledicência, mas se dedica inteiramente a ela.

[1.] A mentira: “Tua língua maquina enganos”, o que indica maquinação e deliberação ao mentir. Ela entrelaça ou encadeia enganos, segundo alguns. Uma mentira gera outra, e uma fraude exige outra para encobri-la.

[2.] A calúnia (v. 20): Você se assenta e fala contra seu irmão; de modo vil, o ofende e o representa falsamente, julga e censura com ares de autoridade e profere sentença contra ele, como se fosse seu senhor, diante do qual ele deve ficar de pé ou cair.

No entanto, ele é seu irmão, tão bom quanto você e igual a você, pois é filho de sua própria mãe. É seu parente próximo, a quem deveria amar, defender e apoiar se outros o ofendessem; contudo, você próprio o ofende, quando deveria encobrir suas faltas e interpretar seus atos da melhor maneira.

Mesmo que de fato tivesse agido mal, você ainda assim o acusa, de modo inteiramente falso e injusto, de algo de que ele é inocente. Você se assenta e faz isso como juiz no tribunal, com autoridade; se assenta no banco dos escarnecedores para ridicularizar e difamar pelas costas os que deveria respeitar e tratar com bondade. Os que agem mal costumam ter prazer em falar mal dos outros.

II. A prova da acusação (v. 21): “Estas coisas fizeste; o fato é evidente demais para ser negado, e a falta é grave demais para ser desculpada. Deus sabe, e teu próprio coração sabe, que fizeste essas coisas”.

Os pecados dos pecadores serão provados contra eles, sem possibilidade de contestação, no julgamento do grande dia. “Eu te censurarei, ou te convencerei, de modo que não terás uma palavra sequer a dizer em tua defesa.” Virá o dia em que os pecadores impenitentes terão a boca calada para sempre e ficarão sem fala.

Que confusão os dominará quando Deus puser seus pecados em ordem diante de seus olhos! Não quiseram vê-los para se humilhar; lançaram-nos para trás das costas, encobriram-nos e tentaram esquecê-los, sem permitir que a própria consciência os lembrasse deles.

Mas virá o dia em que Deus os fará ver seus pecados para sua vergonha e seu terror eternos. Ele os porá em ordem: pecado original, pecados cometidos, pecados contra a lei e contra o evangelho, contra a primeira e contra a segunda tábua, pecados da infância, da juventude, da maturidade e da velhice.

Ele os porá em ordem como se dispõem e se chamam, um após outro, as testemunhas contra o acusado, perguntando-lhes o que têm a dizer contra ele.

III. A paciência do Juiz e o abuso que o pecador faz dela: Deus ficou calado, não perturbou o caminho pecaminoso daquele homem e o deixou seguir seu curso; a sentença contra suas obras más foi adiada e não executada prontamente.

Repare: a paciência de Deus é muito grande para com os pecadores que o provocam. Ele vê os pecados deles e os odeia; puni-los não lhe traria dificuldade nem estrago. Ainda assim, espera para mostrar-lhes graça e lhes concede tempo para se arrependerem, de modo que, se não se arrependerem, não tenham desculpa.

Sua paciência é ainda mais admirável porque o pecador a usa tão mal: pensa que Deus é exatamente como ele, tão fraco e esquecido quanto ele, tão infiel à própria palavra quanto ele; ou melhor, tão amigo do pecado quanto ele.

Os pecadores tomam o silêncio de Deus por anuência e sua paciência por conivência. Por isso, quanto mais tempo se adia sua punição, mais se endurece seu coração. Mas, se não mudarem, quando for tarde demais serão levados a ver seu erro: o Deus que provocam é justo, santo e terrível, e não se parece com eles.

IV. O claro aviso acerca da condenação terrível dos hipócritas (v. 22): “Considerai agora isto, vós que vos esqueceis de Deus”. Considerem que Deus conhece todos os seus pecados e mantém registro deles, que lhes pedirá contas e que a paciência de que abusaram se transformará em cólera ainda maior.

Embora vocês se esqueçam de Deus e de seu dever para com ele, Deus não se esquecerá de vocês nem de sua rebelião contra ele. Considerem isso a tempo, antes que seja tarde demais; pois, se não considerarem essas coisas e não tirarem proveito dessa consideração, ele os despedaçará e não haverá quem os livre.

É condenação dos hipócritas serem cortados ao meio, Mateus 24:51. Repare: 1. O esquecimento de Deus está na raiz de toda a perversidade dos perversos. Os que conhecem a Deus, mas não lhe obedecem, certamente se esquecem dele.

  1. Os que se esquecem de Deus se esquecem de si mesmos; nada ficará bem com eles até que considerem e, assim, voltem a si. A reflexão é o primeiro passo para a conversão.

  2. Os que não considerarem os avisos da palavra de Deus certamente serão despedaçados pela execução de sua cólera. 4. Quando Deus vier despedaçar os pecadores, ninguém poderá livrá-los de sua mão. Não podem livrar a si mesmos, nem qualquer amigo que tenham no mundo pode livrá-los.

V. Instruções completas dadas a todos nós sobre como evitar essa condenação temível. Ouçamos a conclusão de toda a questão, que encontramos no v. 23 e que nos orienta sobre o que fazer para alcançar nosso fim principal:

  1. O fim principal do ser humano é glorificar a Deus. Aqui nos é dito que todo aquele que oferece louvor o glorifica; judeu ou gentio, seus sacrifícios espirituais serão aceitos. Devemos louvar a Deus e sacrificar louvor, dirigi-lo a Deus, assim como todo sacrifício era dirigido a ele.

Devemos colocá-lo nas mãos do sacerdote, nosso Senhor Jesus, que também é o altar; cuidar para que seja feito pelo fogo, o fogo sagrado, aceso pela chama do afeto santo e devoto. Devemos ser fervorosos em espírito ao louvar o Senhor.

Por sua infinita condescendência, ele tem por bem considerar isso como glorificá-lo. Desse modo, damos-lhe a glória devida a seu nome e fazemos o que podemos para promover os interesses de seu reino entre os homens.

  1. O fim principal do ser humano, unido a esse, é desfrutar de Deus; e aqui nos é dito que os que ordenam corretamente sua conduta verão a salvação de Deus:

(1.) Não basta oferecermos louvor: precisamos também ordenar corretamente nossa conduta. A ação de graças é boa, mas uma vida de gratidão é melhor.

(2.) Quem deseja ter uma conduta correta precisa dedicar cuidado e esforço para ordená-la, dispô-la segundo a regra, compreender seu caminho e orientá-lo.

(3.) Os que cuidam de sua conduta tornam certa sua salvação. Deus os fará ver a salvação que ele concede, pois ela está pronta para ser revelada; fará que a vejam e desfrutem dela, que a vejam e se vejam felizes nela para sempre.

Repare: ordenar corretamente a conduta é o único caminho, e um caminho seguro, para alcançar a grande salvação.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra