Salmos 49
Argumento
Este salmo é um sermão, assim como o seguinte. Na maioria dos salmos, vemos o autor orar ou louvar; nestes, ele prega. Ao cantar salmos, é nosso dever ensinar e advertir a nós mesmos e uns aos outros.
O alcance e o desígnio deste discurso são convencer as pessoas deste mundo de seu pecado e de sua insensatez em pôr seu coração nas coisas deste mundo, e assim persuadi-las a buscar as coisas de um mundo melhor.
Também visa consolar o povo de Deus quanto às suas próprias tribulações e à dor causada pela prosperidade dos perversos.
I. No prefácio, o salmista se propõe a despertar as pessoas mundanas de sua segurança (vv. 1-3) e a consolar a si mesmo e a outras pessoas piedosas no dia da angústia, v. 4, 5.
II. No restante do salmo: 1. Procura convencer os pecadores da insensatez de seu apego insensato à riqueza deste mundo, mostrando-lhes: (1.) Que, mesmo com toda a riqueza, não podem salvar seus amigos da morte, vv. 6-9. (2.) Que não podem salvar a si mesmos da morte, v. 10.
(3.) Que não podem garantir a si mesmos a felicidade neste mundo, v. 11, 12. Muito menos, (4.) podem garantir a si mesmos a felicidade no outro mundo, v. 14.
- Procura consolar a si mesmo e a outras pessoas boas: (1.) Contra o medo da morte, v. 15. (2.) Contra o medo do poder próspero dos perversos, vv. 16-20. Ao cantar este salmo, recebamos essas instruções e sejamos sábios.
Um Chamado à Atenção.
Versículos 1 a 5
Ao Músico-Mor. Salmo para os Filhos de Corá.
Este é o prefácio do salmista ao seu discurso sobre a vaidade do mundo e sua incapacidade de nos tornar felizes. Raramente encontramos introdução mais solene, pois não há verdade mais indubitavelmente certa, de maior peso e importância, nem cuja consideração nos traga maior proveito.
I. Ele exige a atenção dos outros para o que está prestes a dizer (v. 1, 2): “Ouvi isto, todos vós, povos”; ouçam e atentem, ouçam e considerem; o que é dito uma vez, ouçam duas vezes. Ouçam e deem ouvidos, Salmos 62:9, 11.
Não apenas “Ouçam, todos vocês, israelitas, e deem ouvidos, todos os habitantes de Canaã”, mas “ouvi, todos vós, povos, e dai ouvidos, todos os habitantes do mundo”. Essa doutrina não é exclusiva dos abençoados pela revelação divina; até a luz da natureza dá testemunho dela.
Todos podem saber, e por isso todos devem considerar, que suas riquezas não lhes trarão proveito no dia da morte. Tanto os humildes quanto os elevados, tanto os ricos quanto os pobres, devem reunir-se para ouvir a palavra de Deus; portanto, ambos ouçam isto e o apliquem a si.
Que os elevados e ricos do mundo ouçam sobre a vaidade de suas posses terrenas e não se orgulhem delas nem se sintam seguros ao desfrutá-las. Mas gastem-nas fazendo o bem, para que com elas possam conquistar amigos para si.
Que os pobres e humildes ouçam e se contentem com o pouco que têm, sem invejar os que possuem em abundância. Os pobres correm tanto perigo pelo desejo desordenado da riqueza do mundo quanto os ricos pelo prazer desordenado nela.
Ele apresenta uma boa razão para que seu discurso seja levado em conta (v. 3): “Minha boca falará de sabedoria”. O que tinha a dizer: 1. Era verdadeiro e bom. É sabedoria e entendimento; tornará sábios e inteligentes aqueles que o receberem e a ele se submeterem.
Não é duvidoso, mas certo; não é trivial, mas de peso; não é matéria de especulação sutil, mas de admirável utilidade para nos guiar no caminho certo rumo ao nosso grande fim.
- Era algo que ele mesmo havia assimilado bem. O que sua boca dizia era a meditação de seu coração (como em Salmos 19:14; 45:1). Era o que Deus lhe pusera na mente, o que ele próprio considerara seriamente, cujo sentido compreendera plenamente e de cuja verdade estava convencido.
Aquilo que os ministros dizem de seus próprios corações tem mais probabilidade de alcançar os corações de seus ouvintes.
II. Ele empenha sua própria atenção (v. 4): “Inclinarei meu ouvido a uma parábola”. Ela é chamada parábola não por ser figurada e obscura, mas por ser um discurso sábio e muito instrutivo. É a mesma palavra usada para os provérbios de Salomão.
O próprio salmista inclinará o ouvido a ela. Isso indica: 1. Que foi instruído pelo Espírito de Deus e não falava por conta própria. Os que se dispõem a ensinar os outros devem primeiro aprender eles próprios.
Que considerava o assunto diretamente relacionado a si mesmo e estava decidido a não arriscar a própria alma sobre o fundamento no qual aconselhava os outros a não arriscarem a sua.
Que não esperaria dos outros atenção àquilo a que ele mesmo não dava atenção como assunto da maior importância. Onde Deus concede a língua dos instruídos, primeiro desperta o ouvido para ouvir como os instruídos, Isaías 50:4.
III. Promete tornar o assunto tão claro e comovente quanto pudesse: “Abrirei meu dito obscuro ao som da harpa”. O que aprendera para si não esconderia nem reservaria para si, mas comunicaria em benefício dos outros.
- Alguns não o compreendiam; para eles, era um enigma. Falem-lhes da vaidade das coisas visíveis e da realidade e do peso das invisíveis, e dizem: “Ah, Senhor Deus! Ele não fala por parábolas?”
Por causa dessas pessoas, ele abriria esse dito obscuro e o tornaria tão claro que quem corresse pudesse lê-lo.
- Outros o compreendiam suficientemente, mas não eram movidos por ele; o assunto nunca os tocava. Por causa deles, ele o abriria ao som da harpa e tentaria esse recurso para agir sobre eles e conquistá-los. Um verso pode alcançar quem foge de um sermão. — Herbert.
IV. Ele começa aplicando o assunto a si mesmo, método correto de tratar das coisas divinas. Devemos primeiro pregar a nós mesmos antes de procurar advertir ou instruir os outros.
Antes de expor a insensatez da segurança carnal (v. 6), ele apresenta aqui, por experiência própria, o benefício e o consolo da segurança santa e cheia de graça, desfrutada pelos que confiam em Deus, não na riqueza terrena: “Por que eu temeria?”
Ele quer dizer: por que eu temeria o temor deles (Isaías 8:12), o temor das pessoas mundanas?
- “Por que eu os temeria? Por que haveria de temer nos dias de aflição e perseguição, quando a iniquidade de meus calcanhares, ou de meus suplantadores que tentam fazer meus calcanhares tropeçarem, me cercar, e eles me rodearem com suas tentativas de causar dano?”
“Por que temeria aqueles cujo poder consiste inteiramente na riqueza, incapaz de lhes permitir resgatar seus amigos? Não temerei seu poder, pois ele não lhes permite arruinar-me.”
Os grandes deste mundo não parecerão nada temíveis quando considerarmos quão pouco sua riqueza lhes vale. Não precisamos temer que nos derrubem de nossa excelência aqueles que não conseguem manter-se na própria excelência.
- “Por que eu temeria como eles?” Os dias da velhice e da morte são os dias maus, Eclesiastes 12:1. No dia do juízo, a iniquidade de nossos calcanhares — ou de nossos passos, nossos pecados passados — nos cercará e será posta em ordem diante de nós.
Toda obra será trazida a juízo, com toda coisa secreta; e cada um de nós deve prestar contas de si. Nesses dias, os perversos mundanos terão medo. Nada é mais terrível para os que puseram o coração no mundo do que pensar em deixá-lo.
Para eles, a morte é o rei dos terrores, pois depois dela vem o juízo, quando seus pecados os cercarão como tantas fúrias. Mas por que uma pessoa boa temeria a morte, se Deus está com ela? Salmos 23:4.
Quando suas iniquidades a cercam, vê que todas foram perdoadas. Sua consciência está purificada e pacificada; então, até no dia do juízo, quando o coração dos outros desfalece de medo, ela pode levantar a cabeça com alegria, Lucas 21:26, 28.
Repare: os filhos de Deus, por mais pobres que sejam, são na verdade felizes nisto, acima dos mais prósperos filhos deste mundo: estão bem guardados contra os terrores da morte e do juízo vindouro.
Versículos 6 a 14
A Vaidade das Riquezas Mundanas; O Fim dos Perversos.
Nestes versículos temos:
I. Uma descrição do espírito e do modo de viver das pessoas mundanas, cuja porção está nesta vida, Salmos 17:14. Pressupõe-se que tenham bens e riquezas em abundância (v. 6), casas e terras recebidas por herança, que chamam de suas, v. 11.
Deus muitas vezes dá abundância das coisas boas deste mundo a homens maus, que vivem desprezando-o e rebelando-se contra ele. Isso mostra que elas não são as melhores coisas em si mesmas; se fossem, Deus daria a maior parte delas a seus melhores amigos.
Mostra também que não são as melhores coisas para nós; se fossem, não receberiam tanto delas aqueles que, marcados para a ruína, devem amadurecer para ela por meio da própria prosperidade, Provérbios 1:32.
Uma pessoa pode ter abundância da riqueza deste mundo e tornar-se melhor por isso. Pode ter, por esse meio, o coração mais aberto ao amor, à gratidão e à obediência, e fazer com a riqueza o bem que será fruto abundante creditado em sua conta.
Portanto, não é possuir riquezas que torna alguém mundano, mas pôr nelas o coração como se fossem as melhores coisas. É assim que essas pessoas mundanas são descritas aqui:
- Depositam confiança nas riquezas: “Confiam em sua riqueza” (v. 6). Dependem dela como sua porção e felicidade e esperam que ela os proteja de todo mal e lhes proporcione todo bem; esperam que não precisem de mais nada, nem mesmo do próprio Deus.
O ouro é sua esperança (Jó 31:24) e, assim, torna-se seu deus. É dessa forma que nosso Salvador explica a dificuldade de os ricos serem salvos (Marcos 10:24): “Quão difícil é aos que confiam nas riquezas entrar no reino de Deus!” Veja 1 Timóteo 6:17.
- Orgulham-se de suas riquezas: vangloriam-se da abundância delas como se fossem sinais seguros do favor de Deus e provas certas de sua própria engenhosidade e diligência (minha força e o poder de minha mão me deram esta riqueza).
Como se as riquezas os tornassem verdadeiramente grandes e felizes, e de fato mais excelentes que seus vizinhos.
Vangloriam-se de ter tudo o que desejam (Salmos 10:3) e de poder desafiar o mundo inteiro (estou sentada como uma rainha e serei uma senhora para sempre). Por isso, dão às suas terras seus próprios nomes, esperando assim perpetuar a memória de si mesmos.
Se as terras conservam os nomes que lhes deram, isso é uma honra pequena; mas muitas vezes mudam de nome quando mudam de dono.
- Adulam a si mesmos com a expectativa de que suas posses mundanas sejam permanentes (v. 11): “Seu pensamento íntimo é que suas casas durarão para sempre”, e encontram prazer nessa ideia. Não são íntimos todos os pensamentos? São, mas isso indica:
(1.) Que esse pensamento está profundamente arraigado na mente deles, revirado e revolvido ali e cuidadosamente guardado nos recantos mais íntimos de seus corações.
Uma pessoa piedosa pensa no mundo, mas esses pensamentos lhe são exteriores; seu pensamento íntimo é reservado para Deus e as coisas celestiais. Já a pessoa mundana só tem alguns pensamentos passageiros e estranhos a respeito das coisas de Deus.
Ao passo que seu pensamento fixo, seu pensamento íntimo, é sobre o mundo: é isso que está mais perto do coração e ocupa ali o trono.
(2.) Esse pensamento é cuidadosamente escondido. Por vergonha, não podem dizer que esperam que suas casas durem para sempre, mas é isso que pensam no íntimo. Se não conseguem persuadir-se de que eles próprios durarão para sempre, ainda assim, são insensatos a ponto de pensar que suas casas e moradas durarão.
Ainda que durassem, que bem lhes fariam quando já não lhes pertencessem? Mas não durarão, pois o mundo e sua aparência passam. Tudo é devorado pelos dentes do tempo.
II. Uma demonstração da insensatez deles nesse ponto. De modo geral (v. 13): “Esse seu caminho é sua insensatez”. Repare: o caminho do mundanismo é muito insensato. Os que acumulam tesouros na terra e se afeiçoam às coisas daqui de baixo agem tanto contra a reta razão quanto contra seu verdadeiro interesse.
O próprio Deus declarou insensato o homem que pensou ter bens guardados para muitos anos e que estes seriam uma porção para sua alma, Lucas 12:19, 20.
Ainda assim, seus descendentes aprovam suas palavras, concordam com os mesmos sentimentos, dizem e fazem as mesmas coisas e seguem os passos de seu mundanismo. Repare: o amor ao mundo é doença que corre no sangue; as pessoas a têm por natureza, até que a graça de Deus a cure.
Para provar a insensatez das pessoas carnais e mundanas, o salmista mostra:
- Que, apesar de toda a riqueza, não podem salvar a vida do amigo mais querido que têm no mundo nem comprar para ele um adiamento quando está preso pela morte (vv. 7-9): “Nenhum deles pode de modo algum resgatar seu irmão”, outro homem mundano.
Esse irmão ofereceria uma contragarantia de seus próprios bens, se o rico apenas lhe servisse de fiador. O rico lhe serviria de fiador de bom grado, esperando receber o mesmo favor em outra ocasião. Mas a palavra de um não será aceita em lugar da palavra do outro, nem os bens de um homem serão o resgate da vida de outro.
Deus não atribui valor a isso; diante dele, nada conta. O verdadeiro valor das coisas é o que consta em seus livros. Sua justiça não aceitará tais bens como troca ou equivalente.
O Senhor da vida de nosso irmão é também o Senhor de nossos bens e pode tomar ambos, se quiser, sem nenhuma dificuldade para si nem injustiça para conosco; por isso, uma coisa não pode servir de resgate por outra.
Não podemos subornar a morte para que nosso irmão continue vivo, muito menos para que viva eternamente neste mundo; tampouco podemos subornar o túmulo para que não veja a corrupção. Pois certamente morreremos e voltaremos ao pó, e não há dispensa dessa guerra.
Que insensatez é confiar e vangloriar-se daquilo que não nos permitiria adiar nem por uma hora a execução da sentença de morte de um dos pais, um filho ou um amigo que é para nós como nossa própria alma!
É certamente verdade que o resgate da alma é precioso e cessa para sempre: a vida, quando se esvai, não pode ser detida; e, depois que se vai, não pode ser recuperada por arte humana nem preço mundano.
Mas isso aponta além, para a redenção eterna que o Messias realizaria, para quem os santos do Antigo Testamento olhavam como Redentor. A vida eterna é joia preciosa demais para ser comprada com a riqueza deste mundo. Não fomos resgatados com coisas corruptíveis, como prata e ouro, 1 Pedro 1:18, 19.
O erudito Dr. Hammond aplica expressamente os v. 8, 9 a Cristo: “O resgate da alma será precioso, será de alto valor, custará muito caro; mas, uma vez realizado, cessará para sempre, nunca precisará ser repetido (Hebreus 9:25, 26; 10:12).”
“E ele, isto é, o Redentor, ainda viverá para sempre e não verá a corrupção: ressuscitará antes de vê-la e então viverá para todo o sempre”, Apocalipse 1:18.
Cristo fez por nós o que todas as riquezas do mundo não poderiam fazer. Portanto, pode muito bem nos ser mais querido que qualquer coisa mundana. Cristo fez por nós o que um irmão, um amigo, não poderia fazer por nós, não, nem mesmo um dos mais ricos ou influentes.
Assim, quem ama o pai ou o irmão mais do que a ele não é digno dele. Isso também mostra a insensatez das pessoas mundanas, que vendem a alma por aquilo que jamais poderia comprá-la de volta.
- Que, apesar de toda a riqueza, não podem proteger a si mesmas do golpe da morte. A pessoa mundana vê, e a incomoda ver, que os sábios morrem e que o insensato e a pessoa grosseira também perecem, v. 10.
Por isso, não pode deixar de esperar que um dia chegue sua vez. Não encontra ânimo para esperar que ela própria dure para sempre e, assim, consola-se insensatamente com a ideia de que, embora ela não dure, ainda assim sua casa durará.
Alguns ricos são sábios, são políticos, mas nem com toda a sua arte e administração conseguem ser mais espertos que a morte ou escapar de seu golpe. Outros são insensatos e grosseiros (Fortuna favet fatuis — “Os insensatos são os favoritos da Fortuna”).
Estes, embora não façam bem algum, ainda assim talvez não causem grande prejuízo no mundo; isso, porém, não os desculpará. Perecerão e serão levados pela morte, assim como os sábios que causaram dano com sua astúcia.
Ou podemos entender por sábios e insensatos os piedosos e os perversos. Os piedosos morrem, e sua morte é livramento; os perversos perecem, e sua morte é destruição. Seja como for, todos deixam suas riquezas para outros.
(1.) Não podem continuar junto delas, nem elas lhes conseguirão um adiamento. É uma alegação frívola, embora certa vez tenha servido (Jeremias 41:8): “Não nos abatais, pois temos tesouros no campo”.
(2.) Não podem levá-las consigo, mas precisam deixá-las para trás. (3.) Não podem prever quem desfrutará delas depois que as deixarem; terão de deixá-las para outros, mas não sabem para quem: talvez para um insensato (Eclesiastes 2:19), talvez para um inimigo.
- Que, assim como sua riqueza de nada lhes servirá na hora da morte, a honra tampouco servirá (v. 12): “O homem, estando em honra, não permanece”. Suponhamos que seja elevado ao ponto mais alto dos cargos, tão grande e feliz quanto o mundo pode torná-lo.
Suponhamos que esteja cercado e sustentado por todas as vantagens que possa desejar, em esplendor e em sua melhor condição. Ainda assim, não permanece. Sua honra não dura: é sombra passageira.
Ele próprio não permanece, nem passa ali uma noite inteira. Este mundo é uma hospedaria, onde sua estadia é tão breve que mal se pode dizer que nele pernoita. Tão pouco descanso há nessas coisas: ele dispõe apenas do tempo de uma parada na viagem.
“É semelhante aos animais que perecem”: morrerá tão certamente quanto eles, e sua morte encerrará sua condição neste mundo de modo tão definitivo quanto a deles. Seu cadáver também apodrecerá como o deles.
Além disso, como observa o Dr. Hammond, muitas vezes as maiores honras e riquezas adquiridas injustamente pelo pai não passam a nenhum de seus descendentes.
Assim como os animais, ao morrer, nada deixam aos filhotes senão o vasto mundo onde se alimentar, aquelas riquezas imediatamente caem em outras mãos, para as quais ele nunca tivera o desígnio de ajuntá-las.
- Que sua condição após a morte será muito miserável. O mundo ao qual se apegam insensatamente não só deixará de salvá-los da morte como os fará afundar ainda mais no inferno (v. 14): “Como ovelhas, são postos na sepultura”.
Sua prosperidade apenas os alimentou como ovelhas destinadas ao abate (Oseias 4:16). Então a morte vem e os fecha na sepultura como ovelhas gordas num curral, para serem trazidos ao dia da cólera, Jó 21:30.
Multidões deles, como rebanhos de ovelhas mortas por alguma doença, são lançadas na sepultura. Ali “a morte se alimentará deles”: a segunda morte, o verme que não morre, Jó 24:20.
A própria consciência culpada, como numerosos abutres, os devorará continuamente, dizendo: “Filho, lembra-te” (Lucas 16:25). A morte os insulta e sobre eles triunfa, como na representação da queda do rei da Babilônia, na qual o inferno abaixo é agitado, Isaías 14:9, etc.
Enquanto um santo pode perguntar à morte orgulhosa: “Onde está teu aguilhão?”, a morte perguntará ao pecador orgulhoso: “Onde estão tua riqueza e tua pompa?” Quanto mais ele tiver sido engordado pela prosperidade, mais saborosamente a morte se alimentará dele.
Na manhã da ressurreição, quando todos os que dormem no pó despertarem (Daniel 12:2), os retos terão domínio sobre eles.
Os retos não só serão elevados à mais alta dignidade e honra enquanto os outros serão cobertos de vergonha e desprezo eternos, elevados aos mais altos céus enquanto estes afundarão no inferno mais profundo.
Mas também serão assessores de Cristo para proferir juízo sobre eles e aplaudirão a justiça de Deus em sua ruína.
Quando o rico no inferno pediu que Lázaro lhe levasse uma gota de água para refrescar a língua, reconheceu que aquele homem reto tinha domínio sobre ele. As virgens insensatas também reconheceram o domínio das sábias e quanto dependiam de sua misericórdia quando pediram: “Dai-nos do vosso azeite”.
Isso nos console quanto às opressões sob as quais os retos tantas vezes gemem agora e ao domínio que os perversos exercem sobre eles. Vem o dia em que as posições se inverterão (Ester 9:1) e os retos terão o domínio. Julguemos agora as coisas como aparecerão naquele dia.
Mas que será de toda a beleza dos perversos? Ai! Ela será inteiramente consumida na sepultura, longe de sua morada. Tudo aquilo de que se orgulhavam e pelo que outros os afagavam e admiravam era acrescentado e emprestado; era pintura e verniz, e ressurgirão em sua própria deformidade natural.
A beleza da santidade é aquilo que a sepultura, embora consuma todas as demais belezas, não pode tocar nem danificar. A beleza deles se consumirá, sendo a sepultura — ou o inferno — a morada de cada um. Que beleza pode haver onde só há a negrura das trevas para sempre?
Versículos 15 a 20
Privilégio dos Piedosos.
Aqui se dá às pessoas boas uma boa razão:
I. Para não temerem a morte. Não há motivo para esse temor se têm uma perspectiva tão consoladora quanto a que Davi tem aqui de uma condição feliz depois da morte, v. 15.
Ele havia mostrado (v. 14) como são miseráveis os mortos que morrem em seus pecados; aqui mostra como são bem-aventurados os mortos que morrem no Senhor.
A diferença entre as condições exteriores dos homens, por maior que seja em vida, desaparece na morte: ricos e pobres se encontram na sepultura. Mas a diferença entre suas condições espirituais, embora nesta vida faça pouca diferença, quando tudo acontece igualmente a todos, ainda assim torna-se muito grande na morte e depois dela.
Agora ele é consolado, e você é atormentado. O justo tem esperança em sua morte; assim Davi tem aqui esperança em Deus quanto à sua alma. Repare: a esperança, fundada na fé, de que a alma será resgatada da sepultura e recebida na glória é o grande amparo e alegria dos filhos de Deus na hora da morte. Eles esperam:
I. Que Deus resgatará suas almas do poder da sepultura. Isso inclui: (1.) A preservação da alma, para que não vá à sepultura com o corpo. A sepultura tem poder sobre o corpo em virtude da sentença (Gênesis 3:19) e é cruel o bastante ao exercer esse poder (Cantares de Salomão 8:6), mas não tem tal poder sobre a alma.
Ela pode silenciar, aprisionar e consumir o corpo; mas a alma então se move, age e tem comunhão com mais liberdade do que nunca (Apocalipse 6:9, 10). É imaterial e imortal. Quando a morte quebra a lanterna escura, ainda assim não apaga a vela que estava encerrada nela.
(2.) A reunião da alma e do corpo na ressurreição. Muitas vezes alma significa vida; esta de fato fica por algum tempo sob o poder da sepultura, mas por fim será resgatada, quando a mortalidade for absorvida pela vida. O Deus da vida, que foi seu Criador no princípio, pode e será seu Redentor no fim.
(3.) A salvação da alma da ruína eterna: Deus resgatará minha alma do sheol do inferno (v. 15), da cólera vindoura, daquele abismo de destruição em que serão lançados os perversos, v. 14.
É grande consolo para os santos que morrem saber que a segunda morte não lhes fará mal (Apocalipse 2:11); por isso, a primeira morte não tem aguilhão, e a sepultura, nenhuma vitória.
- Que Deus os receberá para si. Ele resgata as almas deles para recebê-las. Salmos 31:5: Em suas mãos entrego meu espírito, pois você o resgatou. Ele lhes concederá seu favor, os admitirá em seu reino, nas moradas que lhes preparou (João 14:2, 3), aquelas habitações eternas, Lucas 16:9.
II. Para não temerem a prosperidade e o poder dos perversos neste mundo. Embora sejam o orgulho e a alegria destes, muitas vezes causam inveja, tristeza e terror aos justos; no entanto, consideradas todas as coisas, não há razão para isso.
- Ele supõe que seja muito forte a tentação de invejar a prosperidade dos pecadores e temer que, com mão arrogante, dominem tudo; que usem a riqueza e a influência para esmagar a religião e os religiosos e acabem sendo considerados os verdadeiramente felizes. Pois ele supõe:
(1.) Que se tornaram ricos e, assim, podem ditar regras a todos ao redor e dispor de tudo. Pecuniæ obediunt omnes et omnia — Todos e tudo obedecem à influência imperiosa do dinheiro.
(2.) Que a glória da casa deles cresceu muito a partir de começos humildes, o que naturalmente torna as pessoas altivas, insolentes e autoritárias, v. 16. Assim, parecem ser os favoritos do céu e, por isso, temíveis.
(3.) Que vivem muito à vontade e seguros de si e em seus pensamentos (v. 18): “Em vida, bendisse sua alma”; isto é, considerava-se muito feliz, tal como desejava ser, e muito bom, tal como devia ser, porque prosperava no mundo.
Bendisse sua alma como aquele rico insensato que disse à sua alma: “Alma, descansa e não te perturbes nem com os cuidados e temores acerca do mundo nem com as repreensões e advertências da consciência. Tudo está bem e estará bem para sempre.”
Repare: [1.] É de grande importância considerar com que bendizemos nossa alma e em que base temos boa opinião de nós mesmos.
Os que creem bendizem a si mesmos no Deus da verdade (Isaías 65:16) e se consideram felizes se ele lhes pertence; os carnais bendizem a si mesmos com as riquezas do mundo e se consideram felizes se as têm em abundância.
[2.] Há muitos cujas preciosas almas estão sob a maldição de Deus e, ainda assim, eles próprios as bendizem. Aplaudem em si o que Deus condena e anunciam paz a si mesmos quando Deus lhes declara guerra. Mas isso não é tudo.
(4.) Que gozam de boa reputação entre seus vizinhos: Os homens louvarão você e o exaltarão como alguém que fez bem a si mesmo ao formar tal patrimônio e família.
Todos os filhos deste mundo pensam assim: quem mais faz pelo corpo, amontoando riquezas, é quem melhor cuida de si, embora, ao mesmo tempo, nada seja feito pela alma nem para a eternidade. Por isso, bendizem o avarento, a quem o Senhor abomina, Salmos 10:3.
Se os homens fossem nossos juízes, seria sábio recomendar-nos assim à boa opinião deles. Mas de que nos valerá sua aprovação, se Deus nos condenar?
O Dr. Hammond entende que aqui se fala ao homem bom, pois está na segunda pessoa, e não se fala do perverso: “Ele, durante a vida, bendisse sua alma; mas tu serás louvado por fazeres bem a ti mesmo.”
“O mundano engrandeceu a si próprio; mas tu, que, ao contrário dele, não falas bem de ti mesmo, e sim fazes bem a ti mesmo ao assegurar teu bem-estar eterno, serás louvado, se não pelos homens, por Deus, e essa será tua honra eterna.”
- Ele aponta o que basta para diminuir a força da tentação: dirige nosso olhar ao fim dos pecadores prósperos (Salmos 73:17): “Pensem no que serão no outro mundo e vocês não verão motivo para invejar o que são e possuem neste mundo”.
(1.) No outro mundo, toda a riqueza e prosperidade de que agora tanto gostam não lhes trarão benefício algum. É miserável a porção que não dura tanto quanto aqueles que a possuem (v. 17).
Ao morrer, pressupõe-se que o rico vá pessoalmente para outro mundo, mas não levará consigo nada de tudo o que acumulou por tanto tempo.
Portanto, os maiores e mais ricos não podem ser os mais felizes, pois não tiram vantagem alguma de ter vivido neste mundo: como entraram nus nele, sairão nus dele.
Mas os que podem dizer, pela graça, que, embora tenham entrado no mundo corrompidos, pecadores e espiritualmente nus, ainda assim saem renovados, santificados e bem vestidos com a justiça de Cristo, têm algo a apresentar no outro mundo por terem vivido neste.
Os ricos nas graças e consolações do Espírito têm algo que levarão consigo ao morrer, algo de que a morte não pode despi-los; ou melhor, que a morte aperfeiçoará.
Quanto às posses mundanas, assim como nada trouxemos para o mundo (o que temos, recebemos de outros), é certo que nada levaremos dele; deixaremos tudo a outros, 1 Timóteo 6:7.
Eles descerão, mas sua glória — aquilo que chamavam e julgavam sua glória, e de que se gloriavam — não descerá após eles para reduzir a desonra da morte e da sepultura, livrá-los no juízo ou aliviar os tormentos do inferno. A graça é glória que subirá conosco, mas nenhuma glória terrena descerá depois de nós.
(2.) No outro mundo, todos os abusos que fizeram da riqueza e da prosperidade desfrutadas aqui lhes causarão dano infinitamente maior (v. 19).
A alma irá à geração de seus pais, seus perversos antepassados mundanos, cujas palavras aprovou e cujos passos seguiu, aqueles pais que não quiseram dar ouvidos à palavra de Deus, Zacarias 1:4.
Irá para onde estão os que jamais verão a luz, que nunca terão sequer um vislumbre de consolo e alegria, pois foram condenados às trevas absolutas.
Não tenham medo, portanto, da pompa e do poder dos perversos: o fim do homem honrado será miserável se ele não for sábio e bom. Se não tiver entendimento, merece compaixão, não inveja.
Um insensato, um perverso honrado, é de fato um ser tão desprezível quanto qualquer animal debaixo do sol: assemelha-se aos animais que perecem (v. 20). Ou melhor: é melhor ser um animal do que ser um homem que se faz semelhante a um animal.
Homens honrados que têm entendimento, que conhecem e cumprem seu dever conscienciosamente, são como deuses e filhos do Altíssimo.
Mas homens honrados que não têm entendimento, orgulhosos, sensuais e opressores, são como animais e perecerão como eles, de modo inglório neste mundo, embora, ao contrário deles, não estejam isentos das consequências no outro.
Portanto, os pecadores prósperos devem temer por si mesmos; mas nem mesmo os santos que sofrem devem temê-los.