Salmos 44
Argumento
Não nos é dito quem escreveu este salmo, nem quando ou por qual ocasião foi escrito. Certamente nasceu de uma ocasião triste, que afetava não tanto o próprio autor — nesse caso, encontraríamos muitas ocasiões na história de Davi e de suas aflições — quanto a igreja de Deus em geral.
Por isso, mesmo que suponhamos que Davi o escreveu, devemos atribuí-lo inteiramente ao Espírito de profecia.
Seja o que for que o próprio Davi tivesse em mente, devemos concluir que o Espírito tinha em vista o cativeiro da Babilônia, ou os sofrimentos da igreja judaica sob Antíoco, ou, antes, o estado aflito da igreja cristã em seus primeiros dias.
O apóstolo aplica a ela o v. 22 (Romanos 8:36). De fato, o salmo se refere à igreja em todos os seus dias na terra, pois seu destino determinado é entrar no reino dos céus por muitas tribulações.
E, se temos salmos evangélicos que apontam para os privilégios e consolos dos cristãos, por que não teríamos um que apontasse para suas provações e seus exercícios? Este salmo é próprio para um dia de jejum e humilhação por alguma calamidade pública, seja já opressiva, seja ameaçadora.
Nele, ensina-se a igreja: I. A reconhecer com gratidão, para a glória de Deus, as grandes coisas que ele fez por seus pais, vv. 1-8. II. A apresentar um memorial de sua condição calamitosa atual, vv. 9-16.
III. A declarar solenemente sua integridade e sua fidelidade a Deus, apesar de tudo, vv. 17-22. IV. A apresentar ao trono da graça uma súplica por socorro e alívio, vv. 22-26.
Ao cantar este salmo, devemos louvar a Deus pelo que fez no passado por seu povo, expor nossos próprios agravos ou compadecer-nos das partes da igreja que estão em angústia, comprometer-nos a permanecer fiéis a Deus e ao dever, aconteça o que acontecer, e então esperar com alegria o desfecho.
Grato Reconhecimento das Misericórdias Passadas; Consagração a Deus.
Versículos 1 a 8
Ao Músico-Mor, para os Filhos de Corá. Masquil.
Alguns observam que a maior parte dos salmos intitulados Masquil — salmos de instrução — são salmos tristes; pois as aflições dão instruções, e a tristeza de espírito abre os ouvidos para recebê-las. “Bem-aventurado o homem a quem tu corriges e ensinas.”
Nestes versículos, a igreja, embora agora pisoteada, relembra os dias de seu triunfo, de seu triunfo em Deus e sobre seus inimigos. Isso é mencionado aqui extensamente: 1. Para agravar a angústia presente.
O jugo da servidão pesa muito sobre o pescoço dos que costumavam usar a coroa da vitória; e os sinais do desagrado de Deus são necessariamente mais dolorosos para aqueles que, por muito tempo, estiveram acostumados aos sinais de seu favor.
- Para animá-los a esperar que Deus ainda revertesse seu cativeiro e voltasse a eles com misericórdia. Por isso, o salmista mistura orações e expectativas consoladoras ao registro das misericórdias passadas. Observe:
I. A recordação das grandes coisas que Deus fizera por eles no passado:
- Em geral (v. 1): “Nossos pais nos contaram que obra fizeste em seus dias”. Observe: (1.) As muitas operações da providência são aqui mencionadas como uma só obra: “Eles nos contaram a obra que fizeste”.
Há maravilhosa harmonia e uniformidade em tudo o que Deus faz; as muitas rodas formam uma só roda (Ezequiel 10:13), e muitas obras formam uma só obra.
(2.) Cada geração tem o dever, para com a posteridade, de conservar o registro das obras maravilhosas de Deus e transmitir seu conhecimento à geração seguinte. Os que vieram antes de nós nos contaram o que Deus fez em seus dias; somos obrigados a contar aos que vierem depois o que ele fez nos nossos.
Que eles prestem o mesmo serviço aos que lhes sucederem. Assim, uma geração louvará suas obras à outra (Salmos 145:4), e os pais darão a conhecer sua verdade aos filhos (Isaías 38:19).
(3.) Não devemos mencionar apenas a obra que Deus fez em nossos dias. Devemos também conhecer e dar a conhecer aos nossos filhos o que ele fez nos tempos antigos, muito antes dos nossos dias. A esse respeito, temos na Escritura uma palavra segura de história, tão segura quanto a palavra de profecia.
(4.) Os filhos devem prestar cuidadosa atenção ao que os pais lhes contam sobre as obras maravilhosas de Deus e guardá-lo na memória, pois lhes será de grande proveito.
(5.) As experiências anteriores do poder e da bondade de Deus são fortes apoios para a fé e apelos poderosos na oração em meio às calamidades presentes. Veja como Gideão insiste nisso (Juízes 6:13): “Onde estão todos os seus milagres de que nossos pais nos contaram?”
- Em particular, seus pais lhes haviam contado:
(1.) Como Deus plantou Israel em Canaã de maneira maravilhosa no princípio, v. 2, 3. Expulsou os habitantes da terra para abrir espaço a Israel, afligiu-os e lançou-os fora, entregando-os à espada de Israel como pó e ao seu arco como palha levada pelo vento.
As muitas vitórias completas que Israel alcançou sobre os cananeus, sob o comando de Josué, não deviam ser atribuídas aos próprios israelitas, nem podiam eles reivindicar a glória delas.
[1.] Não se deviam ao mérito deles, mas ao favor e à graça gratuita de Deus: foi “pela luz do teu rosto, porque os favorecias”.
Não é por sua justiça ou pela retidão de seu coração que Deus os expulsa de diante de você (Deuteronômio 9:5, 6), mas porque Deus cumpriria o juramento que fez a seus pais, Deuteronômio 7:8.
Quanto menos louvor isso nos concede, mais consolo nos proporciona, pois nos permite ver que todos os nossos êxitos e ampliações nos vêm do favor de Deus e da luz de seu rosto.
[2.] Não se deviam à força deles, mas ao poder de Deus empenhado em seu favor, sem o qual seus esforços e empenhos teriam sido inúteis. Não foi pela própria espada que tomaram posse da terra, embora tivessem muitos homens valentes; nem seu próprio braço os salvou de ser repelidos e envergonhados pelos cananeus.
Mas foi a mão direita e o braço de Deus. Ele lutou por Israel; caso contrário, teriam lutado em vão. Por meio dele, agiram com valentia e obtiveram vitória. Foi Deus quem plantou Israel naquela boa terra, como o lavrador cuidadoso planta uma árvore da qual espera colher frutos. Veja Salmos 80:8.
Isso se aplica à implantação da igreja cristã no mundo pela pregação do evangelho. O paganismo foi expulso de modo maravilhoso, como os cananeus, não de uma só vez, mas pouco a pouco.
Isso não aconteceu por política nem por poder humano, pois Deus escolheu realizar a obra por meio das coisas fracas e loucas do mundo. Aconteceu pela sabedoria e pelo poder de Deus: Cristo, por seu Espírito, saiu vencendo e para vencer.
A lembrança disso é grande apoio e consolo para os que gemem sob o jugo da tirania anticristã. Alguns, especialmente o erudito Amyraldus, pensam que as queixas da parte final deste salmo podem aplicar-se muito bem à condição da igreja sob o poder da Babilônia do Novo Testamento.
Aquele que, por seu poder e sua bondade, plantou para si uma igreja no mundo certamente a sustentará com o mesmo poder e a mesma bondade; e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
(2.) Quantas vezes Deus lhes dera êxito contra os inimigos que tentavam perturbá-los na posse daquela boa terra (v. 7): Muitas vezes você nos salvou dos nossos inimigos e pôs em fuga e, assim, envergonhou os que nos odiavam. Disso dão testemunho as vitórias dos juízes sobre as nações que oprimiam Israel.
Muitas vezes, os perseguidores da igreja cristã e os que a odeiam foram envergonhados pelo poder da verdade, Atos 6:10.
II. O bom uso que fazem e já haviam feito desse registro, ao considerar as grandes coisas que Deus fizera por seus pais no passado:
- Haviam recebido Deus como seu Senhor soberano, jurado fidelidade a ele e se colocado sob sua proteção (v. 4): “Tu és meu Rei, ó Deus!” O salmista fala em nome da igreja, como em Salmos 74:12, onde Deus é seu Rei desde a antiguidade.
Deus, como rei, estabeleceu leis para sua igreja, proveu sua paz e boa ordem, julgou em seu favor, defendeu sua causa, travou suas batalhas e a protegeu. Ela é seu reino no mundo, deve estar sujeita a ele e pagar-lhe tributo.
Ou o salmista fala por si mesmo: “Senhor, tu és meu Rei; a quem apresentarei minhas súplicas, senão a ti? O favor que peço não é para mim, mas para tua igreja.”
Repare: é dever de cada pessoa aproveitar seu acesso pessoal ao trono da graça em favor do bem-estar e da prosperidade do povo de Deus, como Moisés, ao pedir que, se havia achado graça aos olhos de Deus, ele guiasse seu povo (Êxodo 33:13).
- Sempre recorriam a Deus em oração pedindo livramento quando estavam em angústia: “Ordena livramentos para Jacó”. Observe: (1.) A amplitude do desejo deles. Oram por livramentos, não por um só, mas por muitos, tantos quantos precisarem, sejam quantos forem: uma série de livramentos, um livramento de cada perigo.
(2.) A força de sua fé no poder de Deus. Não dizem: “Opera livramentos”, mas: “Ordena-os”. Isso indica que Deus os realiza com facilidade e de imediato: fala, e acontece. Essa era a fé do centurião (Mateus 8:8): “Dize somente a palavra, e meu servo será curado”.
Também indica que Deus realiza os livramentos eficazmente: “Ordena-os, como alguém que tem autoridade e cuja ordem será obedecida”. Onde está a palavra de um rei, há poder; quanto mais na palavra do Rei dos reis.
- Confiaram em Deus e triunfaram nele. Assim como reconheceram que não foi a própria espada nem o próprio arco que os salvou (v. 3), também não confiavam na espada nem no arco para que os salvassem no futuro (v. 6):
“Não confiarei em meu arco nem em qualquer dos meus preparativos militares, como se me servissem sem Deus.”
“Não: por meio de ti derrubaremos nossos inimigos (v. 5). Tentaremos fazê-lo em tua força, confiando apenas nela, não na quantidade nem no valor de nossas tropas; e, tendo-te do nosso lado, não duvidaremos do êxito da tentativa.”
“Por meio de teu nome” — pela força de tua sabedoria que nos dirige, de teu poder que nos fortalece e age por nós, e de tua promessa que nos garante o êxito — “pisaremos, estamos decididos a pisar, os que se levantam contra nós”.
- Haviam feito de Deus sua alegria e seu louvor (v. 8): “Em Deus nos gloriamos; nele nos gloriamos e nos gloriaremos todos os dias, o dia inteiro”.
Quando os inimigos se vangloriavam da própria força e dos próprios êxitos, como Senaqueribe e Rabsaqué intimidaram Ezequias, eles reconheciam que não tinham nada de que se gloriar em resposta, a não ser de sua relação com Deus e do vínculo que tinham com ele.
Se Deus estivesse a seu favor, poderiam desafiar o mundo inteiro. Quem se gloria, glorie-se no Senhor, e isso exclua para sempre toda outra vanglória.
Que os que confiam em Deus se gloriem nele, pois sabem em quem têm confiado; gloriem-se nele o dia inteiro, pois esse é um assunto que nunca se esgota. Mas também louvem seu nome para sempre: se recebem o consolo de seu nome, deem a ele a glória que lhe é devida.
Versículos 9 a 16
Condição Aflita de Israel.
O povo de Deus se queixa aqui a ele da condição humilhada e aflita em que se encontravam, sob o poder predominante de seus inimigos e opressores. Isso lhes era tanto mais doloroso porque agora eram pisoteados, embora sempre costumassem vencer seus vizinhos nas lutas e levar a melhor sobre eles.
Seus opressores atuais eram aqueles sobre os quais muitas vezes tinham triunfado e que tinham tornado tributários.
Especialmente, tinham-se gloriado em seu Deus com grande confiança de que ele continuaria a protegê-los e fazê-los prosperar; por isso, a angústia que sofriam e a desonra a que estavam sujeitos eram ainda mais vergonhosas. Vejamos a queixa.
I. Que lhes faltavam os sinais habituais do favor de Deus e de sua presença entre eles (v. 9): “Tu nos rejeitaste; parece que rejeitaste a nós e à nossa causa e abandonaste teu costumeiro cuidado e interesse por nós. Assim nos envergonhaste, pois nos gloriávamos na constância e perpetuidade de teu favor.”
“Nossos exércitos saem como de costume, mas são postos em fuga. Não conquistamos mais terreno; ao contrário, perdemos o que conquistamos, pois não sais com eles. Se saísses, prosperariam em qualquer direção que tomassem; mas acontece exatamente o contrário.”
Repare: quando o povo de Deus é abatido, sente-se tentado a pensar que foi rejeitado e abandonado por Deus; mas isso é um engano. “Teria Deus rejeitado seu povo? De modo nenhum”, Romanos 11:1.
II. Que eram vencidos pelos inimigos no campo de batalha (v. 10): “Tu nos fazes recuar diante do inimigo”, como Josué se queixou quando sofreram uma derrota em Ai (Josué 7:8): “Estamos desalentados e perdemos a antiga valentia dos israelitas. Fugimos e caímos diante daqueles que costumavam fugir e cair diante de nós.”
“Então os que nos odeiam saqueiam nosso acampamento e nossa terra; tomam o despojo para si e consideram seu tudo aquilo em que conseguem pôr as mãos. As tentativas de nos livrarmos do jugo babilônico foram inúteis; por elas, antes perdemos terreno.”
III. Que estavam condenados à espada e ao cativeiro (v. 11): “Entregaste-nos como ovelhas destinadas ao alimento. Eles não têm mais escrúpulos em matar um israelita do que em matar uma ovelha. Ou melhor: como o açougueiro, fazem disso um ofício; sentem prazer nisso como um faminto em seu alimento.”
“Somos conduzidos ao matadouro com a mesma facilidade e tão pouca resistência quanto um cordeiro. Muitos são abatidos; os demais são dispersos entre os gentios, continuamente insultados por sua malícia ou ameaçados de contaminação por suas iniquidades.”
Eles se consideravam comprados e vendidos e atribuíam isso a Deus: “Vendes teu povo”, quando deviam atribuí-lo ao próprio pecado. “Por causa de vossas iniquidades vendestes a vós mesmos” (Isaías 50:1).
Contudo, acertavam em olhar além dos instrumentos de sua tribulação e manter os olhos em Deus. Sabiam que os piores inimigos não tinham contra eles nenhum poder além do que lhes era dado do alto. Reconheciam que Deus os entregara nas mãos dos ímpios, como aquilo que se vende é entregue ao comprador.
“Tu os vendes por nada e não aumentas seu preço” — assim se pode ler. “Não os vendes em leilão a quem oferecer mais, mas às pressas, a quem primeiro fizer uma oferta; qualquer um que os queira poderá tê-los.”
Ou, conforme nossa leitura: “Não aumentas tua riqueza com o preço deles”. Isso sugere que poderiam suportar a situação com resignação se estivessem certos de que ela resultaria na glória de Deus e de que sua causa seria de algum modo promovida pelos sofrimentos deles.
Mas aconteceu exatamente o contrário: a desonra de Israel se converteu em desonra para Deus. Ele estava tão longe de ganhar glória com a venda deles que parecia sofrer grande perda por causa dela. Veja Isaías 52:5; Ezequiel 36:20.
IV. Que eram sobrecarregados de desprezo e expostos a toda espécie de humilhação. Também nisso reconhecem a Deus: “Tu nos tornas objeto de descrédito; trazes sobre nós as calamidades que dão ocasião a esse descrédito e toleras que as línguas venenosas deles nos firam.”
Queixam-se: 1. De ser ridicularizados e zombados e considerados o povo mais desprezível debaixo do sol. Suas tribulações se tornaram motivo de descrédito, e, por causa delas, eram escarnecidos.
De que seus vizinhos, os que viviam ao redor deles e dos quais não podiam se afastar, eram os que mais os ofendiam, v. 13.
De que os gentios, estranhos à comunidade de Israel e alheios às alianças da promessa, faziam deles um provérbio e balançavam a cabeça diante deles, como quem triunfa com sua queda, v. 14.
De que o descrédito era constante e incessante (v. 15): “Minha confusão está continuamente diante de mim”. A igreja em geral, e o salmista em particular, eram continuamente atormentados pelos insultos do inimigo. Diante dos que estão caindo, todos gritam: “Abaixo com eles!”
De que isso era muito doloroso e, de certo modo, o esmagava: “A vergonha do meu rosto me cobriu”. Ele corava por causa do pecado, ou, antes, pela desonra feita a Deus; nesse caso, seu rubor era santo.
De que o descrédito recaía sobre o próprio Deus. O descrédito que o inimigo e o vingador lançavam sobre eles era franca blasfêmia contra Deus, v. 16; 2 Reis 19:3. Havia, portanto, forte razão para crer que Deus se manifestaria em favor deles.
Assim como não há tribulação mais dolorosa para um espírito generoso e franco do que o descrédito e a calúnia, não há nada mais doloroso para uma alma santa e agraciada do que a blasfêmia e a desonra feitas a Deus.
Versículos 17 a 26
O Recurso de Israel a Deus.
O povo de Deus, muito aflito e oprimido, recorre aqui a ele; a quem mais deveria ir?
I. Recorrem a Deus acerca de sua integridade, da qual só ele é juiz infalível e que certamente recompensará. Pedem que ele testemunhe duas coisas:
- Que, embora sofressem essas coisas duras, ainda assim permaneceram fiéis a Deus e a seu dever (v. 17): “Tudo isso nos sobreveio e talvez a situação não pudesse ser pior; contudo, não nos esquecemos de ti. Não afastamos de nós o pensamento de ti nem abandonamos tua adoração.”
“Pois, embora não possamos negar que agimos insensatamente, ainda assim não fomos infiéis à tua aliança a ponto de te rejeitar e seguir outros deuses. Embora nossos conquistadores fossem idólatras, isso não nos levou a pensar mais favoravelmente em seus ídolos e idolatrias.”
“Embora parecesses abandonar-nos e afastar-te de nós, nem por isso te abandonamos.” A tribulação em que estiveram por longo tempo era muito grande: “Fomos duramente quebrantados no lugar dos dragões, entre homens tão ferozes, furiosos e cruéis quanto dragões.”
“Fomos cobertos pela sombra da morte: ficamos mergulhados em profunda melancolia, esperando nada menos que a morte. Fomos envolvidos na escuridão e enterrados vivos. Tu nos quebrantaste e nos cobriste assim (v. 19); contudo, não nutrimos pensamentos amargos a teu respeito nem cogitamos deixar teu serviço.”
“Embora nos tenhas matado, continuamos a confiar em ti: nosso coração não retrocedeu; não retiramos secretamente de ti nosso afeto. Nossos passos, seja na adoração religiosa, seja na conduta, tampouco se desviaram do teu caminho (v. 18), o caminho em que nos ordenaste andar.”
Quando o coração retrocede, os passos logo se desviam; pois é o coração maligno de incredulidade que se inclina a afastar-se de Deus. Repare: podemos suportar melhor nossas tribulações, por mais opressivas que sejam, se nelas continuamente conservarmos nossa integridade.
Enquanto nossas tribulações não nos afastarem do dever para com Deus, não devemos permitir que nos afastem do consolo que nele encontramos; pois ele não nos deixará se não o deixarmos.
Para provar sua integridade, invocam como testemunha a onisciência de Deus, que consola os retos de coração tanto quanto aterroriza os hipócritas (v. 20, 21).
“Se nos esquecemos do nome do nosso Deus, sob a alegação de que ele se esquecera de nós, ou se, em nossa angústia, estendemos as mãos a um deus estranho, julgando-o mais capaz de nos ajudar, Deus não o descobrirá?”
“Não o saberá de maneira mais plena e distinta do que nós conhecemos aquilo que investigamos com o maior cuidado e diligência? Não o julgará e nos pedirá contas disso?”
Esquecer-se de Deus era pecado do coração, e estender a mão a um deus estranho muitas vezes era pecado secreto, Ezequiel 8:12.
Mas os pecados do coração e os pecados secretos são conhecidos por Deus, e é preciso prestar contas deles; pois ele conhece os segredos do coração e, por isso, é juiz infalível das palavras e dos atos.
- Que sofriam essas coisas duras porque permaneciam fiéis a Deus e a seu dever (v. 22): “Por amor de ti somos mortos o dia inteiro, porque pertencemos a ti, somos chamados por teu nome, invocamos teu nome e não adoraremos outros deuses.”
Nisso, o Espírito de profecia se referia aos que sofreriam até a morte pelo testemunho de Cristo, a quem o versículo é aplicado em Romanos 8:36.
Tantos foram mortos e submetidos a mortes tão prolongadas que passavam o dia inteiro sendo mortos. A prática era tão generalizada que, ao tornar-se cristão, cada pessoa se considerava uma ovelha destinada ao matadouro.
II. Apresentam uma petição acerca da angústia presente, para que Deus, em seu próprio tempo devido, lhes conceda livramento. 1. Seu pedido é muito insistente: “Desperta, levanta-te”, v. 23. “Levanta-te em nosso auxílio; resgata-nos” (v. 26); vem em nosso socorro depressa e poderosamente, Salmos 80:2.
“Desperta tua força, vem e salva-nos.” Haviam-se queixado (v. 12) de que Deus os vendera; aqui oram (v. 26) para que ele os resgate, pois não há como recorrer contra Deus senão recorrendo a ele. Se ele nos vende, ninguém mais pode nos resgatar.
A mesma mão que rasga deve curar, e a que fere deve ligar a ferida, Oseias 6:1. Haviam-se queixado (v. 9): “Tu nos rejeitaste”; aqui, porém, oram (v. 23): “Não nos rejeites para sempre; não permitas que Deus nos abandone definitivamente.”
- Suas indagações são muito comoventes: “Por que dormes?”, v. 23. Aquele que guarda Israel não cochila nem dorme; mas, quando não se manifesta de imediato para livrar seu povo, este é tentado a pensar que ele dorme.
A expressão é figurada, como em Salmos 78:65: “Então o Senhor despertou como quem sai do sono”. Mas aplicou-se literalmente a Cristo (Mateus 8:24-25): ele dormia enquanto os discípulos estavam em uma tempestade, e eles o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos, estamos perecendo.”
“Por que escondes teu rosto, para que não possamos ver a ti nem a luz da tua face?” Ou: “Para que não vejas a nós e às nossas aflições? Esqueces-te de nossa aflição e opressão, pois elas continuam, e não vemos caminho aberto para nosso livramento.”
- Seus apelos são muito apropriados. Não invocam seu mérito nem sua justiça, embora sua consciência desse testemunho de sua integridade, mas apresentam os apelos do pobre pecador: (1.) Sua própria miséria, que os tornava objetos próprios da compaixão divina (v. 25).
“Nossa alma se curva até o pó sob a dor e o medo predominantes. Tornamo-nos como criaturas rastejantes, os animais mais desprezíveis: nosso ventre se apega à terra. Não conseguimos nos erguer, reanimar nosso próprio espírito abatido nem sair da condição humilhada e triste; estamos expostos aos pés de todo inimigo insolente.”
- A misericórdia de Deus: “Ó, resgata-nos por causa de tuas misericórdias. Dependemos da bondade de tua natureza, que é a glória de teu nome (Êxodo 34:6), e daquelas firmes misericórdias de Davi transmitidas pela aliança a toda a sua descendência espiritual.”