Salmos 39
Argumento
Davi parece ter estado em grande aperto quando compôs este salmo e, por alguma razão, muito inquieto; pois é com certa dificuldade que domina sua paixão e aquieta o próprio espírito para seguir o bom conselho que dera a outros (Salmos 37): descansar no Senhor e esperar pacientemente por ele, sem se irritar.
É mais fácil dar um bom conselho do que dar um bom exemplo de tranquilidade sob a aflição.
Não fica claro qual foi a provação específica que deu ocasião ao conflito em que Davi se encontrava.
Talvez tenha sido a morte de algum amigo ou parente querido que pôs sua paciência à prova e lhe sugeriu estas meditações morais; ao mesmo tempo, parece também que ele próprio estava fraco e doente, acometido de alguma enfermidade grave.
Seus inimigos também procuravam ocasiões contra ele e vigiavam seus tropeços, para terem algo com que lhe trazer descrédito. Assim aflito:
I. Ele relata a luta que travava em seu peito entre a graça e a corrupção, entre a paixão e a paciência, vv. 1-3. II. Medita sobre a doutrina da fragilidade e mortalidade humanas e pede a Deus que o instrua nela, vv. 4-6.
III. Recorre a Deus em busca do perdão de seus pecados, da remoção de suas aflições e do prolongamento de sua vida até que esteja pronto para morrer, vv. 7-13.
Este é um salmo fúnebre, muito apropriado para a ocasião. Ao cantá-lo, devemos deixar que nosso coração seja devidamente tocado pela brevidade, incerteza e condição calamitosa da vida humana.
Aqueles em cujos consolos Deus abriu brechas por meio da morte encontrarão grande proveito neste salmo para alcançar aquilo a que muito devemos aspirar em tal aflição: que ela seja santificada para nosso benefício espiritual e que nosso coração se reconcilie com a santa vontade de Deus nela.
Reflexões Piedosas; Brevidade e Vaidade da Vida.
Versículos 1 a 6
Ao Músico-Mor, a Jedutum. Salmo de Davi.
Davi aqui recorda e deixa registrado o que se passava em seu coração sob suas aflições; é bom que façamos o mesmo, para que, na próxima vez, se corrija o que foi mal pensado e se aperfeiçoe o que foi bem pensado.
I. Ele se lembrou das alianças que fizera com Deus de andar prudentemente e de ter muito cuidado tanto com o que fazia quanto com o que dizia.
Sempre que somos tentados a pecar e corremos o risco de cair, devemos recordar os votos solenes que fizemos contra o pecado, especialmente contra aquele que estamos prestes a cometer.
Deus pode e vai nos lembrar deles (Jeremias 2:20: “Tu disseste: Não transgredirei”); por isso, devemos lembrá-los a nós mesmos. Foi o que Davi fez aqui.
- Ele se lembra de que havia resolvido, de modo geral, ser muito cuidadoso e prudente em sua conduta (v. 1): “Eu disse: Tomarei cuidado com os meus caminhos”.
Disse bem, e jamais retiraria essa palavra; portanto, jamais deveria contradizê-la. Repare: (1.) É de grande interesse para cada um de nós tomar cuidado com os próprios caminhos, isto é, andar prudentemente enquanto outros andam ao acaso.
(2.) Devemos decidir firmemente que tomaremos cuidado com os nossos caminhos e renovar com frequência essa decisão. Quem bem ata, bem conserva.
(3.) Uma vez decididos a tomar cuidado com os nossos caminhos, devemos nos lembrar dessa decisão em todas as ocasiões, pois é uma aliança que nunca deve ser esquecida, mas da qual devemos estar sempre conscientes.
- Ele se lembra de que, em particular, havia feito uma aliança contra os pecados da língua: não pecaria com ela, não falaria impropriamente, nem para ofender a Deus nem para ofender a geração dos justos, Salmos 73:15.
Não é tão fácil quanto gostaríamos deixar de pecar em pensamento; mas, se um mau pensamento surgisse em sua mente, ele poria a mão sobre a boca e o reprimiria, para que não fosse adiante.
Essa é uma conquista tão grande que, se alguém não tropeça em palavras, é homem perfeito; e tão necessária que, de quem parece religioso, mas não refreia a língua, declara-se que sua religião é vã.
Davi havia decidido: (1.) Vigiar em todo o tempo contra os pecados da língua, mantendo um freio, ou uma focinheira, na boca.
Manteria um freio nela, como se põe na cabeça; a vigilância no ato e no exercício é a mão sobre o freio. Manteria nela uma focinheira, como num cão indisciplinado que é feroz e causa dano; por uma resolução particular e firme, a corrupção é impedida de irromper pelos lábios e, assim, fica amordaçada.
(2.) Reforçaria sua guarda contra esses pecados quando houvesse maior perigo de escândalo: “enquanto o ímpio estiver diante de mim”. Na companhia de ímpios, teria cuidado para não dizer nada que os endurecesse ou lhes desse ocasião de blasfemar. Se homens bons caem em má companhia, devem vigiar o que dizem.
Ou: “enquanto o ímpio estiver diante de mim”, em meus pensamentos. Ao contemplar o orgulho e o poder, a prosperidade e a condição florescente dos malfeitores, era tentado a falar impropriamente; por isso, nessas ocasiões, cuidaria especialmente do que dizia.
Repare: quanto mais forte a tentação para um pecado, mais forte deve ser a resolução contra ele.
II. Em cumprimento dessas alianças, com muito esforço ele conseguiu refrear a língua (v. 2): “Emudeci em silêncio; calei-me até do que era bom”. Seu silêncio era louvável; e quanto maior a provocação, mais digno de louvor era seu silêncio.
A vigilância e a resolução, fortalecidas pela graça de Deus, farão mais para refrear a língua do que podemos imaginar, embora ela seja um mal indisciplinado.
Mas que diremos do fato de ele se calar até do que era bom? Teria sido sábio ao se abster de boas conversas diante dos ímpios, para não lançar pérolas aos porcos?
Penso antes que foi fraqueza: como não podia dizer qualquer coisa, não quis dizer coisa alguma e caiu num extremo, o que traz descrédito à lei, pois ela prescreve o meio-termo entre os extremos.
A mesma lei que proíbe toda comunicação corrompida exige a que é boa para edificação, Efésios 4:29.
III. Quanto menos falava, mais pensava, e com mais ardor. Enfaixar a parte enferma apenas fez o humor afluir para ela: “Minha dor se agravou; meu coração se aqueceu dentro de mim”, v. 3.
Podia refrear a língua, mas não dominar a paixão; embora reprimisse a fumaça, havia como que um fogo em seus ossos, e, enquanto meditava sobre suas aflições e a prosperidade dos ímpios, o fogo ardia.
Repare: os que têm espírito inquieto e descontente não devem se deter muito em pensamentos, pois, enquanto deixam a mente pousar nas causas da calamidade, alimentam com combustível o fogo de seu descontentamento, que arde ainda mais furiosamente.
A impaciência é um pecado que tem em nós sua causa nociva, a ruminação, e em nós seus efeitos nocivos, nada menos que um ardor interior. Portanto, se quisermos evitar o dano das paixões desgovernadas, devemos remediar o agravo dos pensamentos desgovernados.
IV. Quando finalmente falou, foi de modo pertinente: por fim, falou com a própria língua. Alguns entendem o que ele disse como uma quebra de seu bom propósito e concluem que, ao dizê-lo, pecou com a língua. Assim, consideram o que se segue um desejo apaixonado de morrer, como o de Elias (1 Reis 19:4) e o de Jó, Jó 6:8, 9.
Mas entendo que não se trata da quebra de seu bom propósito, e sim da correção do erro de levá-lo longe demais: ele se calara até do que era bom, mas agora não se calaria assim por mais tempo.
Não tinha nada a dizer aos ímpios que estavam diante dele, pois não sabia como dirigir-lhes as palavras; depois de longa reflexão, porém, sua primeira palavra foi uma oração e uma meditação piedosa sobre um assunto no qual todos faremos bem em pensar muito.
- Ele pede a Deus que o faça sentir a brevidade e a incerteza da vida e a proximidade da morte (v. 4): “Senhor, faze-me conhecer o meu fim e a medida dos meus dias”. Não quer dizer: “Senhor, deixa-me saber quanto tempo viverei e quando morrerei”.
Não poderíamos fazer tal oração com fé, pois Deus em parte alguma prometeu nos dar esse conhecimento; em sua sabedoria, encerrou-o entre as coisas secretas que não nos pertencem, e conhecê-lo não nos faria bem.
Mas “Senhor, faze-me conhecer o meu fim” quer dizer: “Senhor, dá-me sabedoria e graça para considerá-lo” (Deuteronômio 32:29) “e tirar proveito do que sei a respeito dele”.
“Os vivos sabem que morrerão” (Eclesiastes 9:5), mas poucos gostam de pensar na morte; precisamos, portanto, orar para que Deus, por sua graça, vença a aversão que há em nosso coração corrompido aos pensamentos da morte.
Senhor, faça-me considerar: (1.) O que é a morte. É meu fim, o fim da minha vida e de todas as ocupações e alegrias da vida. É o fim de todos os homens, Eclesiastes 7:2.
É o ponto final de nossa condição de prova e preparação e uma entrada temível numa condição de recompensa e retribuição. Para o ímpio, é o fim de todas as alegrias; para o piedoso, o fim de todas as tristezas.
Senhor, faça-me conhecer o meu fim, familiarizar-me melhor com a morte, torná-la mais conhecida para mim (Jó 17:14) e ser mais tocado pela grandeza da mudança. Senhor, faça-me considerar quão séria é a morte.
(2.) Quão próxima ela está. Senhor, faça-me considerar a medida dos meus dias, que são medidos no conselho de Deus (o fim é um fim determinado, como significa a palavra; meus dias estão determinados, Jó 14:5), e que a medida é breve: meus dias logo serão contados e se acabarão.
Quando vemos a morte como algo distante, somos tentados a adiar os preparativos necessários para ela; mas, ao considerar quão curta é a vida, veremos que nos cabe fazer o que vier à nossa mão, não só com todas as forças, mas também com toda a rapidez possível.
(3.) Que ela opera continuamente em nós. Senhor, faça-me considerar quão frágil sou, quão escassa é minha reserva de vida e quão débeis são os espíritos que servem de azeite para manter acesa essa lâmpada.
Pela experiência diária, vemos que a casa terrena deste tabernáculo se desgasta e se desfaz: “Senhor, faze-nos considerar isso, para que asseguremos moradas na casa não feita por mãos”.
- Ele medita sobre a brevidade e a vaidade da vida, alegando-as diante de Deus para obter alívio dos fardos da vida, como Jó fez muitas vezes, e diante de si mesmo para se avivar para as ocupações da vida.
(1.) A vida humana na terra é curta e não permanece; por isso, não devemos nos apegar a ela e devemos nos preparar para seu fim (v. 5): “Eis que fizeste os meus dias da largura de uma mão”, a largura de quatro dedos: uma dimensão definida e pequena, que sempre trazemos conosco, sempre diante dos olhos.
Não precisamos de vara, haste ou linha de medir para tomar a dimensão dos nossos dias, nem de habilidade aritmética para calcular seu número. Não; temos o padrão da medida na ponta dos dedos, sem que se possa multiplicá-lo; ao todo, é apenas a largura de uma mão.
Nosso tempo é curto, e Deus o fez assim, pois o número dos nossos meses está com ele. É curto, e ele sabe disso: é como nada diante de Deus.
Ele se lembra de quão curto é nosso tempo, Salmos 89:47. Em comparação com Deus, nada é, segundo alguns. Todo o tempo nada é diante da eternidade de Deus, quanto mais nossa parcela dele.
(2.) A vida humana na terra é vã e sem valor; por isso, é tolice apegar-se a ela, e sabedoria assegurar uma vida melhor. Adão é Abel: o homem, em sua condição presente, é vaidade. Não é o que parece ser, nem possui o que prometera a si mesmo.
Ele e todos os seus confortos vivem em constante incerteza; se não houvesse outra vida depois desta, tudo considerado, ele teria sido feito em vão. É vaidade: mortal e mutável.
Observe: [1.] Com quanta ênfase essa verdade é expressa aqui. Primeiro, todo homem é vaidade, sem exceção; grandes e pequenos, ricos e pobres, todos se encontram nisso.
Segundo, ele o é em sua melhor condição, quando é jovem, forte e saudável, rico e honrado, no auge da prosperidade; quando está mais à vontade, alegre e seguro, e julga que seu monte permanece firme.
Terceiro, é inteiramente vaidade, tão vão quanto se possa imaginar. Todo o homem é toda vaidade (assim se pode ler); tudo a seu respeito é incerto; nada é substancial e duradouro, a não ser o que se refere ao novo homem.
Quarto, verdadeiramente ele o é. Trata-se de uma verdade indubitável, mas que relutamos muito em crer e da qual precisamos de solene testemunho, como de fato nos dão frequentes exemplos.
Quinto, acrescenta-se “Selá” como indicação que exige atenção: “Pare aqui e faça uma pausa, para ter tempo de considerar e aplicar esta verdade: todo homem é vaidade”. Nós mesmos o somos. [2.] Para provar a vaidade do homem mortal, ele menciona aqui três coisas e mostra a vaidade de cada uma delas, v. 6.
Primeiro, a vaidade de nossas alegrias e honras: certamente todo homem anda (mesmo quando anda com pompa, mesmo quando anda em prazeres) como uma sombra, uma imagem, uma aparência vã. Quando se destaca, sua forma passa, e sua grande pompa não passa de grande fantasia, Atos 25:23.
É apenas aparência, e portanto aparência vã, como o arco-íris: suas cores vistosas necessariamente se apagam e desaparecem depressa quando aquilo em que se apoiam é apenas uma nuvem, um vapor. Assim é a vida (Tiago 4:14), e assim são todas as suas alegrias vistosas.
Segundo, a vaidade de nossas tristezas e temores. “Certamente se inquietam em vão”. Muitas vezes nossa inquietação não tem fundamento: afligimo-nos sem justa causa, e as ocasiões de nossa perturbação frequentemente são criações de nossa própria fantasia e imaginação.
Ela é sempre infrutífera: inquietamo-nos em vão, pois, por mais que nos aflijamos, não podemos alterar a natureza das coisas nem o conselho de Deus; elas serão o que são depois de toda a nossa inquietação.
Terceiro, a vaidade de nossos cuidados e trabalhos. O homem se esforça muito para amontoar riquezas, que são como montes de esterco nos sulcos do campo, inúteis a menos que sejam espalhados.
Mas, quando enche seus tesouros dessa escória, não sabe quem a recolherá nem a quem ela passará quando ele se for, pois não a levará consigo.
Não pergunta: “Para quem trabalho?”, e nisso está sua loucura, Eclesiastes 4:8. Mas, se perguntasse, não poderia saber se o herdeiro seria sábio ou tolo, amigo ou inimigo, Eclesiastes 2:19. Isso é vaidade.
Versículos 7 a 13
Confiança em Deus; Davi Suplica a Deus.
O salmista, depois de meditar sobre a brevidade e a incerteza da vida e sobre a vaidade e a inquietação de espírito que acompanham todos os seus confortos, volta aqui, nesses versículos, os olhos e o coração para o céu.
Quando não se encontra satisfação sólida nas criaturas, ela se encontra em Deus e na comunhão com ele; as decepções do mundo devem nos levar a ele. Davi expressa aqui:
I. Sua dependência de Deus, v. 7. Vendo que tudo é vaidade, e o próprio homem também o é: 1. Ele perde a esperança de encontrar felicidade nas coisas do mundo e renuncia a toda expectativa que delas proceda: “Agora, Senhor, que espero?” Nada espero das coisas dos sentidos e do tempo; nada tenho a desejar, nada a esperar desta terra.
Repare: a consideração da vaidade e da fragilidade da vida humana deve amortecer nosso desejo pelas coisas deste mundo e reduzir as expectativas que depositamos nele. “Se o mundo é assim, livre-me Deus de ter ou procurar nele a minha porção”.
Não podemos contar com saúde e prosperidade constantes, nem com o consolo de qualquer relação, pois tudo é tão incerto quanto nossa permanência aqui.
“Embora por vezes eu tenha tolamente prometido a mim mesmo isto ou aquilo do mundo, agora penso de outra maneira”. 2. Ele se apega à felicidade e à satisfação em Deus: “Minha esperança está em ti”.
Repare: quando falha a confiança nas criaturas, nosso consolo é ter um Deus a quem recorrer e em quem confiar; isso deve nos avivar para nos apegarmos a ele pela fé com ainda maior firmeza.
II. Sua submissão a Deus e sua alegre aquiescência à santa vontade divina, v. 9. Se nossa esperança está em Deus quanto à felicidade no outro mundo, podemos muito bem nos reconciliar com todas as disposições de sua providência a nosso respeito neste mundo: “Emudeci; não abri minha boca”, nem mesmo para reclamar ou murmurar.
Ele agora recuperou a serenidade e a tranquilidade de espírito que haviam sido perturbadas, v. 2.
Sejam quais forem os consolos de que for privado ou as cruzes que o sobrecarreguem, ficará tranquilo. “Porque tu o fizeste”; isso não aconteceu por acaso, mas segundo a designação divina. Podemos ver aqui: 1. Um Deus bom que faz tudo e ordena todos os desfechos que nos dizem respeito.
De cada desfecho podemos dizer: “Este é o dedo de Deus; é obra do Senhor”, quaisquer que tenham sido os instrumentos. 2. Um homem bom que, por essa razão, nada diz contra isso. Ele emudece, não tem nada a objetar, nenhuma pergunta a fazer, nenhuma contestação a levantar. Tudo o que Deus faz é bem feito.
III. Seu desejo dirigido a Deus e as orações que lhe apresenta. Alguém está aflito? Ore, como Davi aqui:
- Pelo perdão de seu pecado e para que se evite sua vergonha, v. 8. Antes de orar (v. 10): “Afasta de mim o teu golpe”, ele ora (v. 8) para que Deus o livre de todas as suas ofensas, da culpa que contraiu, do castigo que mereceu e do poder da corrupção que o escravizou. Quando Deus perdoa nossos pecados, livra-nos deles; livra-nos de todos eles.
Ele suplica: Não me faça alvo de descrédito diante dos insensatos. Os ímpios são insensatos; e demonstram sua insensatez sobretudo quando pensam demonstrar inteligência zombando do povo de Deus.
Quando Davi ora para que Deus lhe perdoe os pecados e não o faça alvo de descrédito, devemos entender isso como uma oração por paz de consciência (“Senhor, não me entregues ao poder da melancolia, que levará os insensatos a zombar de mim”) e como uma oração por graça, para que Deus jamais o deixe entregue a si mesmo a ponto de fazer algo que o torne alvo do descrédito dos maus.
Repare: este é um bom motivo para vigiarmos e orarmos contra o pecado, pois a reputação de nossa profissão de fé está intimamente ligada à preservação de nossa integridade.
- Pela remoção de sua aflição, para que logo fosse aliviado de seus fardos presentes (v. 10): “Afasta de mim o teu golpe”. Repare: quando estamos sob a mão corretiva de Deus, devemos voltar os olhos para o próprio Deus, e não para outro, em busca de alívio.
Somente aquele que aplica o golpe pode removê-lo; e podemos orar com fé e satisfação pela remoção de nossas aflições quando nossos pecados são perdoados (Isaías 38:17) e quando, como aqui, a aflição é santificada, cumpriu sua obra e nos humilhamos sob a mão de Deus.
(1.) Ele alega o grande extremo a que sua aflição o reduzira, que o tornava objeto apropriado da compaixão de Deus: “Estou consumido pelo golpe de tua mão”.
Sua doença avançara a tal ponto que seu ânimo esmorecera, suas forças se esgotaram e seu corpo definhara. O golpe, ou a luta, de sua mão me levou até às portas da morte.
Repare: os homens mais fortes, mais ousados e melhores não conseguem suportar o poder da cólera de Deus, muito menos resistir-lhe. Esse não era apenas o seu caso: qualquer homem descobrirá que não está à altura do Todo-Poderoso, v. 11. Quando Deus contende conosco e nos corrige por meio de repreensões:
[1.] Não podemos contestar a justiça de sua contenda, mas devemos reconhecer que nela ele é justo, pois, sempre que corrige o homem, é por causa da iniquidade.
Nossos caminhos e atos atraem sobre nós a dificuldade, e somos golpeados com uma vara que nós mesmos fizemos. É o jugo de nossas transgressões, embora atado pela mão dele, Lamentações 1:14.
[2.] Não podemos nos opor aos efeitos de sua contenda: ele será forte demais para nós. Assim como nada temos a alegar para suspender seu juízo, também não temos meio de escapar à execução. As repreensões de Deus fazem a beleza do homem consumir-se como uma traça.
Muitas vezes vemos e às vezes sentimos quanto o corpo se enfraquece e definha em pouco tempo pela doença; a fisionomia se transforma. Onde estão as faces e os lábios corados, os olhos vivos, o olhar animado, o rosto sorridente? O que se vê é justamente o contrário.
Que coisa pobre é a beleza! E que tolos são os que se orgulham dela ou a amam, quando certamente se consumirá assim, talvez depressa!
Alguns entendem que a traça representa o homem, tão facilmente esmagado quanto ela pelo toque de um dedo, Jó 4:19. Outros entendem que representa as repreensões divinas, que silenciosa e imperceptivelmente nos gastam e consomem, como a traça faz com a roupa.
Tudo isso prova amplamente o que ele havia dito antes: certamente todo homem é vaidade, fraco e indefeso; assim será encontrado quando Deus vier contender com ele.
(2.) Ele alega as boas impressões que sua aflição lhe causara. Esperava que se tivesse cumprido o propósito para o qual fora enviada e que, portanto, ela fosse removida em misericórdia. Se uma aflição ainda não cumpriu sua obra, embora possa ser retirada, não é retirada em misericórdia.
[1.] Ela o fizera chorar, e ele esperava que Deus reparasse nisso. Quando o Senhor Deus chamou ao luto, ele atendeu ao chamado e ajustou-se àquela disposição da providência; por isso podia orar com fé: Senhor, “não te cales diante das minhas lágrimas”, v. 12.
Aquele que não aflige nem entristece de boa vontade os filhos dos homens, muito menos os seus próprios filhos, não se calará diante das lágrimas deles. Ou lhes falará de libertação (e, se ele falar, ela se realizará) ou, enquanto isso, lhes falará de consolo e os fará ouvir alegria e contentamento.
[2.] Ela o fizera orar; e as aflições são enviadas para despertar a oração. Se produzem esse efeito, e, ao sermos afligidos, oramos mais e melhor que antes, podemos esperar que Deus ouça nossa oração e dê atenção ao nosso clamor. Pois a oração para a qual sua providência dá ocasião e que seu Espírito de graça inspira não voltará vazia.
[3.] Ela o ajudara a desapegar-se do mundo e a retirar dele suas afeições. Agora ele começava, mais que nunca, a considerar-se estrangeiro e peregrino aqui, como todos os seus pais: não estava em casa neste mundo, mas atravessava-o rumo a outro, melhor, e jamais se julgaria em casa antes de chegar ao céu.
Ele alega isso diante de Deus: Senhor, atente para mim, para minhas necessidades e meus fardos, pois sou estrangeiro aqui e, portanto, recebo um tratamento estranho; sou desprezado e oprimido como estrangeiro. De onde esperarei alívio, senão de você, daquela outra pátria à qual pertenço?
- Ele pede um pouco mais de tempo (v. 13): “Ó, poupa-me”; alivie-me e levante-me desta doença, para que eu recupere as forças do corpo e da mente, alcance um estado de espírito mais calmo e sereno e esteja mais bem preparado para o outro mundo, antes que eu parta daqui pela morte e deixe de existir neste mundo.
Alguns veem nisso um desejo apaixonado de que Deus lhe envie socorro rapidamente, pois do contrário será tarde demais, como em Jó 10:20, 21.
Mas prefiro entendê-lo como uma oração piedosa para que Deus o conserve aqui até que, por sua graça, o torne apto a partir, e para que ele conclua a obra da vida antes de a própria vida terminar. “Que viva a minha alma, e ela te louvará.”