Salmos 32
Argumento
Este salmo, embora não fale de Cristo, como fizeram muitos dos salmos que encontramos até aqui, ainda assim contém muito do evangelho. O apóstolo nos diz que Davi, neste salmo, descreve “a bem-aventurança do homem a quem Deus imputa justiça sem obras”, Romanos 4:6.
Temos aqui um resumo: I. Da graça do evangelho no perdão do pecado (v. 1, 2), na proteção divina (v. 7) e na direção divina, v. 8. II. Do dever do evangelho: confessar o pecado (vv. 3-5), orar (v. 6), governar-nos bem (v. 9, 10) e alegrar-nos em Deus, v. 11.
O caminho para obter esses privilégios é cumprir conscienciosamente esses deveres. Ao cantar este salmo, devemos pensar nos primeiros para nosso consolo e nos últimos para nosso estímulo. Grócio pensa que o salmo se destinava a ser cantado no dia da expiação.
Quem São os Bem-Aventurados.
Versículos 1 a 6
Um Salmo de Davi, Masquil.
Este salmo tem o título Masquil, que alguns consideram apenas o nome da melodia para a qual foi composto e deveria ser cantado. Outros, porém, julgam que tem significado; nossa nota à margem o traduz por “Salmo de Davi que dá instrução”.
Nada há sobre o que precisemos mais de instrução do que a natureza da verdadeira bem-aventurança, em que consiste e o caminho que leva a ela: o que devemos fazer para ser felizes. Há diversas coisas que esses versículos nos ensinam.
Em geral, aprendemos aqui que nossa felicidade consiste no favor de Deus, e não nas riquezas deste mundo; nas bênçãos espirituais, e não nas coisas boas deste mundo.
Quando Davi diz (Salmos 1:1): “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios”, e (Salmos 119:1): “Bem-aventurados os sem mácula no caminho”, o sentido é: “Este é o caráter do homem bem-aventurado, e quem não tem esse caráter não pode esperar ser feliz”.
Mas quando aqui se diz que é bem-aventurado o homem cuja iniquidade é perdoada, o sentido é: “Este é o fundamento de sua bem-aventurança; este é o privilégio fundamental do qual procedem todos os outros componentes de sua bem-aventurança”. Em particular, somos instruídos aqui:
I. Acerca da natureza do perdão do pecado. Todos precisamos dele e, sem ele, estamos perdidos; por isso devemos ser muito cuidadosos e investigativos a seu respeito. 1. É o perdão da transgressão. O pecado é a transgressão da lei.
Quando nos arrependemos, a transgressão é perdoada. Isto é, a obrigação de sofrer a punição a que estávamos sujeitos em virtude da sentença da lei é anulada e cancelada; é retirada de sobre nós (como alguns leem), para que, pelo perdão, sejamos aliviados de um fardo.
É um fardo pesado, como um peso nas costas que nos faz curvar, ou no estômago que nos faz adoecer, ou no espírito que nos faz sucumbir. A remissão dos pecados dá descanso e alívio aos cansados e sobrecarregados, Mateus 11:28.
- É a cobertura do pecado, assim como se cobre a nudez, para que não apareça para nossa vergonha, Apocalipse 3:18. Um dos primeiros sintomas de culpa em nossos primeiros pais foi corarem diante da própria nudez.
O pecado nos torna repugnantes aos olhos de Deus e totalmente incapazes de ter comunhão com ele. Quando a consciência desperta, também nos torna repugnantes a nós mesmos; mas, quando é perdoado, o pecado é coberto com a veste da justiça de Cristo.
Assim foram cobertos Adão e Eva com as túnicas de peles com que Deus os vestiu (emblema da remissão dos pecados), de modo que Deus já não se desagrada de nós, mas está perfeitamente reconciliado conosco.
Os pecados não ficam encobertos de nós (não; meu pecado está sempre diante de mim), nem da onisciência de Deus, mas de sua justiça punitiva. Quando perdoa o pecado, ele não se lembra mais dele, lança-o para trás das costas; será procurado e não será encontrado. E o pecador, assim reconciliado com Deus, começa a reconciliar-se consigo mesmo.
- É não imputar a iniquidade: não lançá-la na conta do pecador, não proceder contra ele por causa dela segundo o rigor da lei, não tratá-lo como merece. A justiça de Cristo nos é imputada e somos feitos justiça de Deus nele; por isso nossa iniquidade não é imputada, pois Deus pôs sobre ele a iniquidade de todos nós e o fez pecado em nosso favor.
Observe: não imputar a iniquidade é ato de Deus, pois ele é o Juiz. É Deus quem justifica.
II. Acerca do caráter daqueles cujos pecados são perdoados: em seu espírito não há dolo. Ele não diz: “Não há culpa” (pois quem vive e não peca?), mas que não há dolo. O pecador perdoado não dissimula diante de Deus nas declarações de arrependimento e fé nem nas orações por paz ou perdão.
Em tudo isso é sincero e quer dizer o que diz; não se arrepende com o propósito de pecar novamente e depois peca com o propósito de se arrepender novamente, como explica um intérprete erudito. Os que têm desígnios honestos, que realmente são o que professam ser, são israelitas de fato, em quem não há dolo.
III. Acerca da felicidade do estado de justificação: ao homem cuja iniquidade é perdoada pertencem bem-aventuranças, toda sorte de bênçãos, suficientes para torná-lo completamente bem-aventurado. Foi removido aquilo que atraía a maldição e impedia a bênção; então Deus derramará bênçãos até não haver lugar para recebê-las.
O perdão do pecado é a cláusula da aliança que constitui o motivo e o fundamento de todas as demais. “Pois serei misericordioso para com sua injustiça”, Hebreus 8:12.
IV. Acerca da condição penosa do pecador que não se humilhou: ele vê sua culpa, mas ainda não foi levado a confessá-la com arrependimento. Davi descreve isso com muito sentimento, com base na própria experiência triste (v. 3, 4): Enquanto calei, meus ossos envelheceram.
Pode-se dizer que se calam os que abafam suas convicções. Não podem deixar de ver o mal do pecado e o perigo que ele lhes traz, mas procuram alívio deixando de pensar nisso e desviando a mente para outra coisa, como Caim fez ao construir uma cidade.
Também se calam os que não clamam quando Deus os prende, os que não descarregam a consciência por meio de uma confissão penitente nem buscam a paz, como deveriam, pela oração fiel e fervorosa, e os que preferem definhar em suas iniquidades a seguir o caminho que Deus designou para encontrar descanso para a alma.
Esses devem esperar que suas convicções abafadas sejam um fogo em seus ossos e que as feridas do pecado, não abertas, supurem e se tornem insuportavelmente dolorosas. Se a consciência estiver cauterizada, a situação será ainda mais perigosa; mas, se for despertada e estiver alerta, ela se fará ouvir.
Sentirão a mão da cólera divina pesando sobre a alma, e a angústia do espírito afetará o corpo. Davi experimentou isso a tal ponto que, embora jovem, seus ossos envelheceram; até seu silêncio o fazia rugir o dia inteiro, como se padecesse de alguma dor intensa ou enfermidade física.
Na realidade, a causa de todo o seu mal-estar era a luta que sentia no próprio peito entre suas convicções e suas corrupções. Repare: quem encobre o próprio pecado não prosperará. O arrependimento exige alguma aflição interior, mas há sofrimento muito pior na falta de arrependimento.
V. Acerca do único e verdadeiro caminho para a paz de consciência. Aqui somos ensinados a confessar nossos pecados para que sejam perdoados e a declará-los para que sejamos justificados. Foi esse o caminho que Davi seguiu: “Reconheci meu pecado a ti”; ele já não ocultou sua iniquidade, v. 5.
Repare: os que desejam o consolo do perdão de seus pecados precisam assumir a própria vergonha ao confessá-los com arrependimento. Devemos confessar o fato do pecado, especificando-o (“Fiz isto e aquilo”), confessar a culpa do pecado, agravá-la e pôr sobre nós seu peso (“Agi com muita perversidade”).
Devemos também reconhecer a justiça do castigo que sofremos por ele (“O Senhor é justo em tudo o que nos sobreveio”) e que merecemos muito pior: “Já não sou digno de ser chamado teu filho”. Devemos confessar o pecado com vergonha e santo rubor, com temor e santo tremor.
VI. Acerca da prontidão de Deus em perdoar o pecado aos que na verdade se arrependem dele: “Eu disse: confessarei” (resolvi isso sinceramente, não hesitei mais, mas decidi fazer uma confissão livre e franca dos meus pecados), e imediatamente “perdoaste a iniquidade do meu pecado”, e me deu o consolo do perdão em minha própria consciência; imediatamente encontrei descanso para minha alma.
Repare: Deus está mais pronto a perdoar o pecado quando nos arrependemos do que nós estamos a nos arrepender para obter o perdão. Davi só foi levado a confessar seus pecados com muito esforço; foi submetido ao cavalete de tortura antes de fazê-lo (v. 3, 4). Resistiu por muito tempo e não quis render-se até chegar ao último extremo.
Mas, quando se ofereceu para render-se, veja quão depressa e facilmente obteve boas condições: Eu apenas disse: “confessarei”, e “tu perdoaste”. Assim, o pai do filho pródigo viu o filho que voltava quando ainda estava longe e correu ao seu encontro com o beijo que selou seu perdão.
Que ânimo isso dá aos pobres penitentes! Que certeza nos oferece de que, se confessarmos nossos pecados, encontraremos em Deus não apenas fidelidade e justiça, mas também graça e bondade para nos perdoar os pecados!
VII. Acerca do bom uso que devemos fazer da experiência que Davi teve da prontidão de Deus em perdoar seus pecados (v. 6): “Por isso, todo aquele que é piedoso orará a ti”. Repare: 1. Todas as pessoas piedosas são pessoas que oram. Assim que Paulo se converteu: “Eis que ele ora”, Atos 9:11.
Você pode encontrar um homem vivo sem respirar tão facilmente quanto um cristão vivo sem orar. 2. As instruções sobre a felicidade daqueles cujos pecados são perdoados e sobre a facilidade de obter o perdão devem levar-nos e animar-nos a orar, em especial a pedir: Deus, tenha misericórdia de nós, pecadores.
Por isso, todo aquele que tem boa disposição buscará a Deus com fervor na oração e se achegará com ousadia ao trono da graça, na esperança de alcançar misericórdia, Hebreus 4:16. 3. Os que desejam ser atendidos na oração precisam buscar o Senhor enquanto pode ser encontrado.
Quando, por sua providência, ele os chama a buscá-lo e, por seu Espírito, os incita a isso, devem ir depressa buscar o Senhor (Zacarias 8:21) e não perder tempo, para que a morte não os leve; então será tarde demais para buscá-lo, Isaías 55:6.
“Eis que agora é o tempo aceito”, 2 Coríntios 6:2. 4. Os que são sinceros e assíduos na oração colherão o benefício dela quando estiverem aflitos: nas enchentes de muitas águas, por mais ameaçadoras que sejam, elas certamente não se aproximarão deles para aterrorizá-los ou causar-lhes qualquer inquietação, muito menos os submergirão.
Os que têm Deus perto de si em tudo aquilo por que o invocam, como o têm todos os que são retos, arrependidos e dedicados à oração, estão tão protegidos e elevados que nenhuma água, nem mesmo grandes águas, nem sequer enchentes delas, pode aproximar-se para lhes fazer mal.
Assim como as tentações do maligno não os tocam (1 João 5:18), também não os tocam as aflições deste mundo mau; os dardos inflamados de ambos os tipos caem antes de atingi-los.
Versículos 7 a 11
Confiança Devota.
Davi aqui tira proveito da experiência que tivera do consolo da misericórdia que perdoa.
I. Ele fala a Deus e professa a confiança que nele deposita e o que dele espera, v. 7. Tendo provado a doçura da graça divina para um pecador arrependido, não pode duvidar da continuidade dessa graça para um santo que ora nem de que nela encontrará tanto segurança quanto alegria.
- Segurança: “Tu és meu esconderijo”. Quando pela fé recorro a você, vejo todos os motivos do mundo para ficar tranquilo e me considerar fora do alcance de qualquer mal verdadeiro. “Tu me preservarás da aflição”, de seu aguilhão e de seus golpes, até onde isso for bom para mim. Você me preservará de aflição como aquela em que estive enquanto calei, v. 3.
Quando Deus perdoa nossos pecados, se nos deixa entregues a nós mesmos, logo nos endividaremos de novo tanto quanto antes e nos lançaremos outra vez no mesmo abismo. Por isso, depois de receber o consolo do perdão, devemos correr para a graça de Deus a fim de sermos preservados de voltar à insensatez e de ter o coração novamente endurecido pelo engano do pecado.
Deus guarda seu povo da aflição guardando-o do pecado. 2. Alegria: Você não apenas me livrará, mas “me cercarás com cânticos de livramento”. Para onde quer que eu olhe, verei motivo para me alegrar e louvar a Deus.
Também meus amigos me cercarão na grande congregação, para se unirem a mim em cânticos de louvor; juntarão seus cânticos de livramento aos meus. Assim como todos os piedosos orarão comigo, também darão graças comigo.
II. Ele passa a falar aos filhos dos homens. Tendo sido convertido, faz o que pode para fortalecer seus irmãos (Lucas 22:32): “Eu te instruirei”, seja você quem for que deseje instrução, “e te ensinarei o caminho por onde irás”, v. 8.
Em outro de seus salmos penitenciais, ele resolve que, quando Deus lhe restituísse a alegria de sua salvação, ensinaria aos transgressores os caminhos divinos e faria o que pudesse para converter pecadores a Deus, assim como para consolar os que já estavam convertidos, Salmos 51:12, 13.
Quando Salomão se tornou penitente, tornou-se imediatamente pregador, Eclesiastes 1:1. Os que experimentaram a graça de Deus são os mais capazes de ensiná-la aos outros; e os que foram ensinados por Deus devem contar aos outros o que ele fez por suas almas (Salmos 66:16) e assim ensiná-los.
“Eu te guiarei com meu olhar.” Alguns aplicam isso à condução e direção de Deus. Ele nos ensina por sua palavra e nos guia com seu olhar, pelas indicações discretas de sua vontade nos sinais e mudanças da Providência, que ele capacita seu povo a compreender e a seguir.
É como o senhor que dá a conhecer sua vontade ao servo com um piscar de olho. Quando Cristo se voltou e olhou para Pedro, guiou-o com seu olhar. Mas é melhor entender isso como promessa de Davi àqueles que recebiam sua instrução, especialmente a seus filhos e à sua família: “Eu te aconselharei; meu olhar estará sobre ti” (assim lê a nota à margem).
“Eu te darei o melhor conselho que puder e depois observarei se o segues ou não.” Os que são ensinados na palavra devem estar sob a vigilância constante daqueles que os ensinam; os guias espirituais precisam ser supervisores.
Nesta aplicação da doutrina anterior acerca da bem-aventurança daqueles cujos pecados foram perdoados, temos uma palavra para os pecadores e outra para os santos. Isso é dividir corretamente a palavra da verdade e dar a cada um sua porção.
- Aqui há uma palavra de advertência aos pecadores, acompanhada de um bom motivo. (1.) A advertência é que não sejam insubmissos e ingovernáveis: não sejam como o cavalo e a mula, que não têm entendimento, v. 9.
Quando o salmista quis atribuir descrédito a si mesmo pelos pecados de que se arrependera, comparou-se a um animal diante de Deus (tão insensato e ignorante eu havia sido, Salmos 73:22); por isso adverte os outros a não serem assim.
É nossa honra e felicidade termos entendimento, sermos capazes de ser governados pela razão e de raciocinar conosco mesmos. Usemos, portanto, as faculdades que temos e ajamos racionalmente.
O cavalo e a mula precisam ser controlados com freio e rédea para que não se aproximem de nós e nos causem dano; ou, como alguns leem, para que se aproximem de nós e nos prestem serviço, obedecendo-nos, Tiago 3:3.
Não sejamos como eles; em nenhum momento deixemos que o apetite e a paixão nos arrastem a contrariar o ditame da reta razão e nosso verdadeiro interesse. Se os pecadores se deixassem governar e orientar por estes, logo se tornariam santos e não dariam nem mais um passo em seus caminhos pecaminosos.
Onde há graça renovadora, não há necessidade do freio e da rédea da graça que refreia. (2.) O motivo dessa advertência é que o caminho do pecado, que queremos persuadi-los a abandonar, certamente terminará em tristeza (v. 10): “Muitas tristezas virão ao ímpio”.
Elas não só estragarão sua alegria vã e carnal e lhe porão fim, como o farão pagar caro por ela. O pecado trará tristeza; se não houver arrependimento, tristeza eterna. Parte da sentença foi que Deus multiplicaria grandemente suas tristezas.
“Sejam sábios em seu próprio benefício, portanto, e abandonem sua perversidade, para evitar essas tristezas, essas muitas tristezas.”
- Aqui há uma palavra de consolo aos santos, também acompanhada de um bom motivo. (1.) Eles recebem a garantia de que, se ao menos confiarem no Senhor e permanecerem perto dele, a misericórdia os cercará de todos os lados (v. 10).
Assim, não se afastarão de Deus, pois essa misericórdia os manterá dentro, nem algum mal verdadeiro conseguirá entrar contra eles, pois ela o manterá fora. (2.) Por isso recebem a ordem de alegrar-se no Senhor e regozijar-se nele a ponto até de bradar de alegria, v. 11.
Que fiquem tão arrebatados por essa santa alegria que não consigam contê-la; que também contagiem os outros com ela, para que vejam que uma vida de comunhão com Deus é a vida mais agradável e consoladora que podemos viver neste mundo.
Essa é a felicidade presente a que os retos de coração, e somente eles, têm direito e para a qual estão preparados.