Salmos 29
Argumento
É uma conjectura provável de alguns intérpretes muito bons que Davi compôs este salmo por ocasião, e exatamente no momento, de uma grande tempestade de trovões, relâmpagos e chuva, assim como o oitavo salmo foi sua meditação numa noite de luar e o décimo nono, numa manhã ensolarada.
É bom aproveitar as operações palpáveis do poder de Deus no reino da natureza para lhe dar glória. Davi estava tão sereno e alegre, mesmo em meio a uma tempestade terrível, quando os outros tremiam, que foi então que compôs este salmo; pois, ainda que a terra seja removida, ainda assim não temeremos.
I. Ele convoca os grandes deste mundo a dar glória a Deus, vv. 1-2.
II. Para convencê-los da bondade do Deus que deviam adorar, repara em seu poder e no temor que ele inspira por meio dos trovões, relâmpagos e aguaceiros (vv. 3-9), em seu domínio soberano sobre o mundo (v. 10) e em seu favor especial para com sua igreja, v. 11.
Pensamentos grandiosos e elevados a respeito de Deus devem nos encher ao cantar este salmo.
A Glória do Senhor.
Versículos 1 a 11
Um Salmo de Davi.
Neste salmo temos:
I. A exigência de que os grandes homens da terra prestem homenagem ao grande Deus. Davi entendia cada estrondo de trovão como um chamado a si mesmo e aos outros príncipes para darem glória ao grande Deus. Observe:
- Quem são os convocados a esse dever: “Ó vós, poderosos” (v. 1), filhos dos poderosos, que têm poder e a quem esse poder é transmitido por sucessão e herança, que têm sangue real correndo nas veias! É uma grande honra para o grande Deus que os homens deste mundo lhe prestem homenagem.
Eles são obrigados a fazê-lo não apenas porque, por mais elevados que sejam, ele está infinitamente acima deles e, portanto, devem se curvar diante dele, mas porque recebem dele o poder, devem usá-lo em favor dele e lhe devem esse tributo de reconhecimento por isso.
- Com que frequência o chamado se repete: “Dai ao Senhor”; novamente e, pela terceira vez, “Dai ao Senhor”. Isso indica que os poderosos relutam em cumprir esse dever e dificilmente se deixam persuadir, mas também que é de grande importância para os interesses do reino de Deus entre os homens que os príncipes os abracem de coração.
Jerusalém floresce quando os reis da terra trazem para ela sua glória e honra, Apocalipse 21:24.
- O que são chamados a fazer: dar ao Senhor, não como se ele precisasse de algo ou pudesse se beneficiar das nossas dádivas, nem como se tivéssemos algo para lhe dar que já não fosse dele (quem primeiro lhe deu?). Mas ele tem por bem considerar como uma dádiva o reconhecimento da sua glória e do seu domínio sobre nós:
“Deem ao Senhor, antes de tudo, a si mesmos e depois seus serviços. Deem ao Senhor glória e força; reconheçam sua glória e força e louvem-no como Deus de majestade infinita e poder irresistível. Ofereçam-lhe toda glória ou força que ele, por sua providência, lhes confiou, para serem usadas em sua honra e em seu serviço.”
“Deem-lhe suas coroas; ponham-nas a seus pés. Deem-lhe seus cetros, suas espadas e suas chaves; coloquem tudo em suas mãos, para que, ao usá-los, vocês lhe tragam renome e louvor.”
Os príncipes medem seu valor pela própria glória e força; devem atribuí-las a Deus e reconhecer que ele é infinitamente mais glorioso e poderoso do que eles.
Essa exigência de homenagem aos poderosos pode ser entendida como dirigida aos grandes do próprio reino de Davi, aos nobres do reino e aos príncipes das tribos. Nesse caso, ela os estimularia a comparecer com mais diligência e constância aos altares de Deus, dever em que Davi os havia observado muito negligentes.
Ou pode ser dirigida aos reis vizinhos que ele, pela espada, fizera tributários de Israel e que agora desejava persuadir a se tornarem tributários do Deus de Israel. Cabeças coroadas devem se curvar diante do Rei dos reis.
O que aqui se diz aos poderosos é dito a todos: adorem a Deus. Esta é a essência do evangelho eterno, Apocalipse 14:6, 7. Temos aqui: (1.) A natureza do culto religioso: dar ao Senhor a glória devida ao seu nome, v. 2. O nome de Deus é aquilo pelo qual ele se fez conhecido. Há uma glória devida a esse nome.
É impossível lhe dar toda a glória devida ao seu nome; mesmo depois de fazermos e dizermos tudo o que pudermos para honrá-lo, ainda ficamos infinitamente aquém da grandeza do assunto. Mas, quando respondemos à revelação que ele fez de si mesmo com afeições e adoração apropriadas, damos-lhe parte da glória devida ao seu nome.
Se quisermos receber graça de Deus ao ouvir, orar e praticar outros atos de devoção, devemos nos empenhar em dar glória a Deus.
(2.) A regra para a prática dos exercícios religiosos: “Adorai o Senhor na beleza da santidade”, o que indica: [1.] O objeto da nossa adoração. A majestade gloriosa de Deus é chamada a beleza da santidade, 2 Crônicas 20:21.
Ao adorar a Deus, devemos contemplar sua beleza e adorá-lo não só como infinitamente temível e, portanto, digno de ser temido acima de tudo, mas também como infinitamente amável e, portanto, digno de ser amado e motivo de alegria acima de tudo.
Devemos contemplar especialmente a beleza da sua santidade; é nela que os anjos se detêm em seus louvores, Apocalipse 4:8.
Ou [2.] O lugar da adoração. Naquele tempo, o santuário era a beleza da santidade, Salmos 48:1, 2; Jeremias 17:12. A beleza do santuário era a exata conformidade do culto ali prestado com a designação divina: o modelo mostrado no monte.
Agora, sob o evangelho, as assembleias solenes dos cristãos, cuja beleza é a pureza, são os lugares onde Deus deve ser adorado.
Ou [3.] O modo da adoração. Devemos ser santos em todas as nossas práticas religiosas, dedicados a Deus, à sua vontade e à sua glória. Há beleza na santidade, e é ela que confere beleza aceitável a todos os atos de adoração.
II. Uma boa razão para essa exigência. Veremos que temos o dever de dar glória a Deus se considerarmos:
- Sua suficiência em si mesmo, indicada em seu nome Jeová: “Eu sou o que sou”. Esse nome se repete aqui nada menos que dezoito vezes neste salmo curto: duas vezes em cada versículo, exceto três, e uma vez em dois desses três.
Não me lembro de nada igual em todo o livro de Salmos. Que os poderosos da terra o conheçam por esse nome e lhe deem a glória devida.
- Sua soberania sobre todas as coisas. Que os que governam os homens saibam que há um Deus que governa sobre eles e sobre tudo. O salmista expõe aqui o domínio de Deus:
(1.) No reino da natureza. Nos efeitos maravilhosos das causas naturais e nas operações das forças da natureza, devemos reparar na glória e na força de Deus, que somos chamados a lhe atribuir. Nos trovões, relâmpagos e na chuva podemos ver: [1.] Sua glória.
É o Deus da glória que troveja (o trovão é o som da sua voz, Jó 37:2), e isso revela que ele é um Deus de glória. Tão imponente é o som do trovão e tão brilhante o clarão do relâmpago, seu companheiro, que nada afeta mais a audição e a visão do que eles.
É como se, por meio desses dois sentidos pelos quais aprendemos, Deus quisesse apresentar à mente dos homens provas da sua glória que deixassem até os mais insensíveis sem desculpa.
Alguns observam que havia então razões particulares para chamar o trovão de voz do Senhor: não só porque ele vem do alto, não está sob a direção nem sob a previsão de homem algum, fala alto e chega longe, mas porque Deus muitas vezes falou por meio do trovão, especialmente no monte Sinai, e com trovões desbaratou os inimigos de Israel.
Ao falar do trovão como a voz do Deus da glória, diz-se aqui que ela está sobre as águas, sobre muitas águas (v. 3): alcança o vasto oceano, as águas abaixo do firmamento, e retumba entre as nuvens espessas, as águas acima do firmamento.
Todo aquele que ouve o trovão, com os ouvidos a tinir, reconhecerá que “a voz do Senhor está cheia de majestade” (Salmos 29:4), bastante para humilhar os mais elevados, pois ninguém pode trovejar com voz como a dele, e fazer tremer os mais orgulhosos. Se sua voz é tão terrível, como será seu braço?
Cada vez que ouvirmos um trovão, deixemos que nosso coração se encha de pensamentos grandiosos, elevados e honrosos a respeito de Deus. O poder da piedade consiste em grande parte em adorá-lo e admirá-lo santamente.
Ó Senhor, nosso Deus, como você é grandioso! [2.] Seu poder (v. 4): “A voz do Senhor é poderosa”, como mostram seus efeitos, pois opera maravilhas.
Os que escrevem histórias naturais relatam efeitos prodigiosos de trovões e relâmpagos, até fora do curso ordinário das causas naturais. Esses efeitos devem ser atribuídos à onipotência do Deus da natureza.
Primeiro, árvores foram rasgadas e partidas por raios, v. 5, 6. A voz do Senhor, no trovão, muitas vezes quebrou os cedros, até os do Líbano, os mais fortes e majestosos. Alguns entendem isso como referência aos ventos violentos que sacudiam os cedros e, por vezes, arrancavam suas copas altivas.
Terremotos também sacudiam o próprio solo em que cresciam as árvores e faziam dançar o Líbano e o Siriom. O deserto de Cades também era abalado da mesma maneira (v. 8): as árvores pelos ventos, o solo pelos terremotos, e ambos pelos trovões. Inclino-me mais a entender a passagem como referência aos trovões.
O erudito Dr. Hammond a entende como referência ao pavor e à conquista dos reinos vizinhos que guerreavam contra Israel e se opunham a Davi: os sírios, cujo território ficava perto da floresta do Líbano; os amorreus, que faziam fronteira com o monte Hermom; e os moabitas e amonitas, que viviam perto do deserto de Cades.
Em segundo lugar, relâmpagos acenderam incêndios que consumiram casas e igrejas. Por isso lemos sobre “raios ardentes” (Salmos 78:48).
De acordo com isso, diz-se aqui que a voz do Senhor, no trovão, divide as chamas de fogo (v. 7), isto é, espalha-as pela terra conforme Deus tem por bem dirigi-las e por meio delas executar seus juízos.
Em terceiro lugar, o terror do trovão faz as corças darem à luz mais cedo e, segundo alguns, com mais facilidade do que dariam de outro modo. A corça é um animal medroso, muito afetado pelo barulho do trovão. Não admira, pois até homens orgulhosos e valentes já tremeram diante dele.
O imperador Calígula se escondia debaixo da cama quando trovejava. O poeta Horácio reconhece que o terror dos trovões e relâmpagos o fez abandonar o ateísmo, e os descreve de maneira um tanto semelhante à de Davi, livro 1, ode 34.
Diz-se aqui que o trovão descobre a floresta: ele assusta tanto os animais selvagens que eles deixam as tocas e moitas onde se escondiam e, assim, ficam descobertos. Ou ele derruba as árvores e, desse modo, deixa à vista o chão que elas sombreavam.
Sempre que trovejar, pensemos neste salmo; e, sempre que o cantarmos, pensemos nos estrondos terríveis de trovão que por vezes ouvimos. Unamos assim as palavras de Deus às suas obras, para que ambas nos dirijam e animem a dar a ele a glória devida ao seu nome.
Bendigamo-lo também porque há outra voz sua além dessa voz terrível, pela qual Deus agora nos fala: a voz mansa e delicada do seu evangelho, cujo terror não nos causará medo.
(2.) No reino da providência, v. 10. Deus deve ser louvado como governante do mundo dos homens. Ele se assenta sobre o dilúvio; assenta-se como Rei para sempre. Não apenas repousa no gozo de si mesmo, mas se assenta como Rei no trono que preparou nos céus (Salmos 103:19).
Ali ele toma conhecimento de todos os assuntos dos filhos dos homens, dá ordens a respeito deles e faz tudo segundo sua vontade, segundo o conselho da sua vontade. Observe: [1.] O poder do seu reino: ele se assenta sobre o dilúvio.
Assim como fundou a terra, também fundou seu próprio trono sobre as águas, Salmos 24:2. As vazantes e enchentes deste mundo inferior e as agitações e revoluções dos assuntos nele não abalam nem um pouco o repouso ou os conselhos da Mente Eterna.
A oposição dos seus inimigos é comparada ao dilúvio (Salmos 93:3, 4); mas o Senhor se assenta sobre ele, esmagando-o e vencendo-o. E cumpre seus próprios propósitos apesar de todos os desígnios que há no coração dos homens.
A palavra aqui traduzida por “dilúvio” só é usada em referência ao dilúvio de Noé; por isso alguns pensam que é dele que se fala aqui. Deus se assentou sobre aquele dilúvio como Juiz que executava a sentença da sua justiça contra o mundo dos ímpios, varrido pelas águas.
Ele ainda se assenta sobre o dilúvio, contendo as águas de Noé para que não voltem a cobrir a terra, conforme sua promessa de nunca mais destruir a terra por um dilúvio, Gênesis 9:11; Isaías 54:9. [2.] A perpetuidade do seu reino: ele se assenta como Rei para sempre; seu governo não pode nem terá fim.
A administração do seu reino está de acordo com seus conselhos desde a eternidade e segue seus desígnios para a eternidade.
(3.) No reino da graça. É nele que sua glória brilha com maior intensidade. [1.] Nas adorações que recebe dos súditos desse reino (v. 9). Em seu templo, onde as pessoas observam o que ele revela de si mesmo e da sua vontade e o servem com louvores, todos falam da sua glória.
No mundo, todo homem a vê, ou pelo menos pode contemplá-la de longe (Jó 36:25); mas só no templo, na igreja, se fala dela para honrá-lo. Todas as suas obras o louvam, isto é, oferecem motivos de louvor; mas só os seus santos o bendizem e falam da sua glória, das suas obras, Salmos 145:10.
[2.] Nos favores que concede aos súditos desse reino, v. 11. Primeiro, ele os capacitará para o seu serviço: ele dará força ao seu povo, para fortificá-lo contra toda obra má e equipá-lo para toda boa obra. Da fraqueza eles se tornarão fortes; ou melhor, ele aperfeiçoará a força na fraqueza.
Em segundo lugar, ele os animará em seu serviço: ele abençoará seu povo com paz. A paz é uma bênção de valor inestimável, que Deus tem por desígnio conceder a todo o seu povo. A obra da justiça é a paz (“grande paz têm os que amam tua lei”); mas muito mais a coroa da justiça: o fim da justiça é a paz, uma paz sem fim.
Quando o trovão da cólera de Deus fizer os pecadores tremer, os santos erguerão a cabeça com alegria.