Salmos 25
Argumento
Este salmo está cheio de afeto devoto a Deus, de santos desejos que se dirigem ao seu favor e à sua graça, e de atos vivos de fé em suas promessas. Podemos aprender nele: I. O que é orar, v. 1, 15.
II. Pelo que devemos orar: o perdão do pecado (v. 6, 7, 18), a direção no caminho do dever (v. 4, 5), o favor de Deus (v. 16), o livramento de nossas tribulações (v. 17, 18), a proteção contra nossos inimigos (v. 20, 21) e a salvação da igreja de Deus, v. 22.
III. O que podemos apresentar como apelo na oração: nossa confiança em Deus (v. 2, 3, 5, 20, 21), nossa angústia e a malícia de nossos inimigos (v. 17, 19), nossa sinceridade, v. 21.
IV. Que preciosas promessas temos para nos animar na oração: de orientação e instrução (v. 8, 9, 12), do benefício da aliança (v. 10) e do prazer da comunhão com Deus, v. 13, 14.
É fácil aplicar a nós mesmos as diversas passagens deste salmo ao cantá-lo, pois muitas vezes temos tribulações, e sempre temos pecados, dos quais nos queixar diante do trono da graça.
Súplicas Fervorosas.
Versículos 1 a 7
Um Salmo de Davi.
Aqui temos as declarações de Davi sobre seu desejo de Deus e sua dependência dele. Muitas vezes ele começa seus salmos com declarações assim, não para mover Deus, mas para mover a si mesmo e comprometer-se a agir de acordo com elas.
I. Ele declara seu desejo de Deus: “A ti, ó Senhor, elevo a minha alma”, v. 1. No salmo anterior (Salmos 24:4), não elevar a alma à vaidade foi apresentado como traço de um homem bom; e as portas eternas foram chamadas a erguer suas cabeças para que entrasse o Rei da glória, Salmos 24:7.
A esse traço e a esse chamado Davi responde aqui: “Senhor, elevo a minha alma não à vaidade, mas a ti”. Repare: ao adorar a Deus, devemos elevar nossa alma a ele. A oração é a ascensão da alma a Deus; devemos manter os olhos nele e empregar a alma.
Sursum corda — “Elevem os corações” — era usado antigamente como chamado à devoção. Com santo desprezo pelo mundo e pelas coisas dele, por meio de pensamento fixo e fé ativa, devemos colocar Deus diante de nós e dirigir nossos desejos a ele como a fonte da nossa felicidade.
II. Ele declara sua dependência de Deus e pede o benefício e o consolo dessa dependência (v. 2): “Ó meu Deus, em ti confio”. Sua consciência dava testemunho de que não confiava em si mesmo nem em criatura alguma, e de que não desconfiava de Deus, do seu poder ou da sua promessa.
Essa declaração de fé em Deus lhe dava prazer. Tendo depositado sua confiança em Deus, está tranquilo, bem satisfeito e livre do temor do mal; e faz dessa confiança um apelo a Deus, para quem é uma honra ajudar os que o honram confiando nele.
Aquilo em que os homens depositam confiança se torna motivo de alegria ou de vergonha para eles, conforme o resultado. Agora Davi, sob a direção da fé, ora com fervor:
- Para que a vergonha não fosse sua sorte: “Que eu não me envergonhe da confiança que tenho em ti; que nenhum temor predominante me abale nela e que, no desfecho, eu não fique decepcionado quanto àquilo que espero de ti; mas, Senhor, guarda o que te confiei”.
Repare: se fizermos da confiança em Deus nosso apoio, ela não será nossa vergonha; e, se triunfarmos nele, nossos inimigos não triunfarão sobre nós, como fariam se agora cedêssemos aos temores ou se, no desfecho, nossas esperanças não se cumprissem.
- Para que a vergonha não fosse a sorte de ninguém que confiasse em Deus. Todos os santos receberam uma fé igualmente preciosa; por isso, sem dúvida, ela será igualmente bem-sucedida no desfecho. Assim se mantém a comunhão dos santos, até mesmo por meio de suas orações uns em favor dos outros.
Os verdadeiros santos suplicarão em favor de todos os santos. É certo que ninguém que, com atenção cheia de fé, espera em Deus e, com esperança cheia de fé, aguarda por ele será envergonhado por isso.
- Para que a vergonha fosse a sorte dos transgressores: “Sejam envergonhados os que transgridem sem causa”, ou “em vão”, como diz a palavra. (1.) Sem provocação alguma.
Eles se revoltam contra Deus e contra seu dever, contra Davi e seu governo (segundo alguns), sem que lhes seja dada ocasião alguma; não conseguem alegar nenhuma iniquidade que tenham encontrado em Deus nem que ele os tenha cansado de algum modo.
Quanto mais fraca a tentação que atrai os homens ao pecado, mais forte a corrupção que os impulsiona a ele. Os piores transgressores são os que pecam por amor ao próprio pecado. (2.) Sem propósito algum.
Eles sabem que suas tentativas contra Deus são infrutíferas; imaginam coisa vã e, por isso, logo se envergonharão delas.
III. Ele pede a Deus direção no caminho do dever, v. 4, 5. Mais de uma vez ora aqui a Deus para que o ensine. Ele próprio era um homem instruído, mas até os mais inteligentes e atentos precisam e desejam que Deus lhes ensine; devemos aprender sempre com ele. Observe:
- O que desejava aprender: “Ensina-me, não palavras esmeradas ou conceitos esmerados, mas teus caminhos, tuas veredas, tua verdade: os caminhos pelos quais andas para com os homens, que são todos misericórdia e verdade” (v. 10), “e os caminhos pelos quais queres que eu ande para contigo”.
O melhor ensino é dado aos que compreendem seu dever e conhecem as boas coisas que devem fazer, Eclesiastes 2:3. As veredas e a verdade de Deus são a mesma coisa; todas as leis divinas se fundamentam em verdades divinas.
O caminho dos preceitos de Deus é o caminho da verdade, Salmos 119:30. Cristo é tanto o caminho quanto a verdade; por isso, devemos aprender Cristo.
- O que desejava de Deus para isso. (1.) Que ele iluminasse seu entendimento acerca do dever: “Mostra-me teu caminho e, assim, ensina-me”. Nos casos duvidosos, devemos orar com fervor para que Deus nos esclareça o que quer que façamos.
(2.) Que ele inclinasse sua vontade a cumprir o dever e lhe desse forças para isso: “Conduze-me e, assim, ensina-me”. Não apenas como conduzimos alguém de vista fraca para que não erre o caminho, mas como conduzimos um doente, fraco e exausto para ajudá-lo a avançar e impedi-lo de desfalecer e cair.
No caminho para o céu, não vamos além do ponto até o qual Deus tem por bem nos conduzir e sustentar.
- O que ele apresenta como apelo: (1.) Sua grande expectativa em relação a Deus: “Tu és o Deus da minha salvação”. Repare: aqueles que escolhem a salvação de Deus como seu fim e fazem dele o Deus da sua salvação podem chegar-se a ele com ousadia em busca de direção no caminho que leva a esse fim.
Se Deus nos salva, ele nos ensinará e conduzirá. Quem dá salvação dará instrução. (2.) Sua constante atenção a Deus: “Em ti espero todo o dia”. De quem um servo deveria esperar orientação sobre o que fazer, senão do seu próprio senhor, a quem serve o dia inteiro?
Se desejamos sinceramente conhecer nosso dever e estamos resolvidos a cumpri-lo, não precisamos duvidar de que Deus nos dirigirá nele.
IV. Ele recorre à infinita misericórdia de Deus e nela se lança, sem alegar nenhum mérito próprio (v. 6): “Lembra-te, ó Senhor, das tuas ternas misericórdias” e, por causa delas, conduze-me e ensina-me; pois “elas são desde a antiguidade”.
“Tu sempre foste um Deus misericordioso; é teu nome, tua natureza e tua característica mostrar misericórdia”. 2. “Teus conselhos e desígnios de misericórdia existem desde a eternidade; os vasos de misericórdia foram destinados à glória antes de todos os mundos”.
“Os exemplos da tua misericórdia para com a igreja em geral e para comigo em particular foram antigos, começaram cedo e têm sido constantes até agora; tiveram início há muito tempo e nunca cessaram”. “Tu me ensinaste desde a juventude; ensina-me agora”.
V. De modo especial, ele pede com fervor o perdão dos seus pecados (v. 7): “Ó, não te lembres dos pecados da minha juventude”. “Senhor, lembra-te das tuas misericórdias (v. 6), que falam a meu favor, e não dos meus pecados, que falam contra mim”. Aqui está:
- Uma confissão implícita de pecado; ele menciona particularmente os pecados da juventude. Repare: nossas faltas e loucuras juvenis devem ser motivo de arrependimento e humilhação muito tempo depois, porque o tempo não apaga a culpa do pecado.
Os idosos devem lamentar a jovialidade pecaminosa e sentir pesar pelos prazeres pecaminosos da juventude. Ele agrava seus pecados ao chamá-los de transgressões; e quanto mais santa, justa e boa é a lei transgredida, tanto mais excessivamente pecaminoso o pecado nos deve parecer.
- Um pedido expresso de misericórdia: (1.) Para que fosse absolvido da culpa: “Não te lembres dos pecados da minha juventude”, isto é, “não os recordes contra mim, não os atribuas à minha conta, não entres em juízo comigo por causa deles”.
Quando Deus perdoa o pecado, diz-se que não se lembra mais dele, o que indica remissão plena: ele perdoa e esquece. (2.) Para que fosse aceito diante de Deus: “Lembra-te de mim; pensa em mim para o meu bem e vem em tempo oportuno socorrer-me”.
Para sermos felizes, não precisamos desejar mais do que ser lembrados por Deus com favor. Seu apelo é: “Segundo a tua misericórdia e por causa da tua bondade”.
Repare: a bondade de Deus, não a nossa; sua misericórdia, não nosso mérito, devem ser nosso apelo em favor do perdão do pecado e de todo o bem de que necessitamos.
Devemos sempre confiar nesse apelo, como pessoas conscientes de sua pobreza e indignidade e convencidas das riquezas da misericórdia e da graça de Deus.
Versículos 8 a 12
Bondade e Misericórdia Divinas.
As promessas de Deus estão aqui misturadas às orações de Davi. Havia muitos pedidos na primeira parte do salmo, e encontraremos muitos na última; aqui, no meio, ele medita nas promessas e, com fé viva, suga e se satisfaz desses seios de consolação.
Pois as promessas de Deus não são apenas o melhor fundamento da oração, dizendo-nos pelo que orar e animando nossa fé e esperança ao orar; são também uma resposta presente à oração.
Que a oração seja feita segundo a promessa; então podemos ler a promessa como resposta à oração e devemos crer que a oração foi ouvida, pois a promessa será cumprida.
Mas, entre as promessas, encontramos um pedido que parece entrar de forma um tanto abrupta e deveria ter vindo depois do v. 7. É este (v. 11): “Perdoa a minha iniquidade”.
Mas as orações pelo perdão do pecado nunca são inoportunas: mesclamos pecado a todas as nossas ações e, por isso, devemos mesclar tais orações a todas as nossas devoções.
Ele reforça esse pedido com dois apelos. O primeiro é muito natural: Por causa do seu nome, perdoe a minha iniquidade, porque você proclamou que seu nome é gracioso e misericordioso, perdoando a iniquidade; por causa da sua glória, da sua promessa, de você mesmo, Isaías 43:25.
Mas o segundo é muito surpreendente: “Perdoa a minha iniquidade, porque é grande; e quanto maior for, tanto mais se exaltará a misericórdia divina ao perdoá-la”. É a glória de um grande Deus perdoar grandes pecados, perdoar iniquidade, transgressão e pecado, Êxodo 34:7.
“É grande e, por isso, estou arruinado, arruinado para sempre, se a misericórdia infinita não intervier para perdoá-la. É grande; reconheço que é assim”.
Quanto mais reconhecemos a gravidade dos nossos pecados, mais preparados estamos para encontrar misericórdia em Deus. Quando confessamos o pecado, devemos ressaltar sua gravidade.
Vejamos agora as grandes e preciosas promessas que temos nesses versículos e observemos:
I. A quem pertencem essas promessas e quem pode esperar receber seu benefício. Todos somos pecadores; podemos esperar obter delas alguma vantagem? Sim (v. 8): “Ele ensinará os pecadores”, embora sejam pecadores; pois Cristo veio ao mundo para salvar pecadores e, para isso, ensiná-los e chamá-los ao arrependimento.
Essas promessas são certas para aqueles que, embora tenham sido pecadores e se desviado, agora guardam a palavra de Deus: 1. Para os que guardam sua aliança e seus testemunhos (v. 10), que tomam seus preceitos por regra e suas promessas por porção.
São os que, tendo aceitado que Deus seja seu Deus, vivem com base nisso e, tendo-se entregado a ele para serem seu povo, vivem de acordo com isso. Embora, pela fraqueza da carne, às vezes infrinjam o mandamento, guardam a aliança e não a quebram.
Fazem isso pelo arrependimento sincero sempre que erram e pela adesão constante, mediante a fé, a Deus como seu Deus. 2. Para os que o temem (v. 12 e novamente v. 14), que reverenciam sua majestade e o adoram com respeito, se submetem à sua autoridade e lhe obedecem de bom grado, temem sua cólera e têm medo de ofendê-lo.
II. Em que se fundamentam essas promessas e que ânimo temos para confiar nelas. Há aqui duas coisas que ratificam e confirmam todas as promessas: 1. As perfeições da natureza de Deus. Avaliamos a promessa pelo caráter de quem a faz.
Podemos, portanto, confiar nas promessas de Deus, pois “bom e reto é o Senhor” e, assim, será tão bom quanto sua palavra. Ele é bondoso demais para nos enganar e verdadeiro demais para quebrar sua promessa. Fiel é aquele que prometeu, o qual também o fará.
Ele foi bom ao fazer a promessa e, por isso, será reto ao cumpri-la. 2. A conformidade de tudo o que ele diz e faz com as perfeições da sua natureza (v. 10): “Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade”, isto é, todas as suas promessas e providências são, como ele próprio, boas e retas.
Tudo o que Deus faz com seu povo está de acordo com a misericórdia dos seus propósitos e com a verdade das suas promessas; tudo o que faz procede do amor, do amor da aliança, e eles podem ver nisso sua misericórdia manifestada e sua palavra cumprida.
Que rica satisfação isso pode dar às pessoas boas: quaisquer que sejam as aflições pelas quais passem, “todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade”; e assim se verá quando chegarem ao fim da jornada.
III. Quais são essas promessas:
- Que Deus os instruirá e dirigirá no caminho do dever. É nisso que mais se insiste, pois responde às orações de Davi (v. 4, 5): “Mostra-me teus caminhos e conduze-me”. Devemos concentrar nossos pensamentos e exercer nossa fé sobretudo nas promessas que correspondem à nossa situação presente.
(1.) “Ele ensinará os pecadores no caminho”, porque são pecadores e, portanto, precisam de ensino. Quando se reconhecem pecadores e desejam que Deus lhes ensine, então ele lhes ensinará o caminho da reconciliação com Deus, o caminho de uma paz de consciência bem fundamentada e o caminho da vida eterna.
Por seu evangelho, ele dá a conhecer esse caminho a todos e, por seu Espírito, abre o entendimento e guia os pecadores arrependidos que o buscam. O diabo conduz os homens de olhos vendados ao inferno; Deus, porém, ilumina seus olhos, mostra-lhes as coisas sob a luz verdadeira e assim os conduz ao céu.
(2.) “Ele guiará os mansos, ensinará os mansos”, isto é, os que são humildes e pequenos aos próprios olhos, que desconfiam de si mesmos, desejam que Deus lhes ensine e estão sinceramente resolvidos a seguir a direção divina. “Fala, Senhor, pois teu servo ouve”.
Ele os guiará em juízo, isto é, pela regra da palavra escrita. Guiá-los-á no que é prático, relativo ao pecado e ao dever, para que mantenham a consciência livre de ofensa. E o fará judiciosamente (segundo alguns), isto é, ajustará sua maneira de conduzi-los à situação deles.
Ensinará os pecadores com sabedoria, ternura e compaixão, conforme puderem suportar. Ele lhes ensinará o seu caminho. Todas as pessoas boas fazem do caminho de Deus seu próprio caminho e desejam aprender esse caminho; Deus o ensinará às que assim fazem e as conduzirá por ele.
(3.) Ao homem que teme o Senhor, ele ensinará o caminho que escolherá: seja o caminho que Deus escolherá, seja o que o homem piedoso escolherá. O resultado é o mesmo, pois quem teme o Senhor escolhe o que lhe agrada.
Se escolhermos o caminho certo, aquele que dirigiu nossa escolha dirigirá nossos passos e nos conduzirá por ele. Se escolhermos com sabedoria, Deus nos dará graça para andar com sabedoria.
- Que Deus os deixará tranquilos (v. 13): “Sua alma habitará à vontade”; “repousará na bondade”, segundo a leitura marginal. Aqueles que se dedicam ao temor de Deus e se submetem ao que ele lhes ensina ficarão tranquilos, a menos que a culpa seja deles próprios.
A alma santificada pela graça de Deus, e ainda mais aquela consolada por sua paz, habita à vontade. Mesmo quando o corpo está doente e sofre dores, a alma pode habitar à vontade em Deus, voltar-se para ele e repousar nele como seu descanso.
Muitas coisas surgem para nos perturbar, mas há na aliança da graça o bastante para contrabalançar todas elas e nos tranquilizar.
- Que dará a eles e aos seus tanto deste mundo quanto for bom para eles: “Sua descendência herdará a terra”. Depois do zelo por nossa alma vem o zelo por nossa descendência, e Deus reserva uma bênção para a geração dos justos.
Os que temem a Deus herdarão a terra, terão nela o suficiente e o consolo que ela oferece, e seus filhos estarão em melhor situação graças às orações dos pais mesmo depois que estes partirem.
- Que Deus os admitirá ao segredo da comunhão consigo (v. 14): “O segredo do Senhor está com os que o temem”. Eles compreendem sua palavra; pois, “se alguém fizer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina se ela vem de Deus”, João 7:17.
Os que recebem a verdade com amor e experimentam seu poder são os que melhor entendem seu mistério. Compreendem o significado de sua providência e o que Deus faz com eles melhor do que os outros. Ocultarei de Abraão as coisas que faço? Gênesis 18:17.
Ele não os chama de servos, mas de amigos, como chamou Abraão. Conhecem por experiência as bênçãos da aliança e o prazer da comunhão que as almas agraciadas têm com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo. Todos os seus santos recebem essa honra.
Versículos 15 a 22
Promessas Preciosas; Pedidos.
Animado pelas promessas sobre as quais vinha meditando, Davi renova aqui suas súplicas a Deus e conclui o salmo como o começou: declarando sua dependência de Deus e seu desejo dele.
I. Ele expõe diante de Deus a condição penosa em que se encontrava. Seus pés estavam presos na rede, firmemente retidos e enredados, de modo que não conseguia livrar-se das dificuldades, v. 15. Estava solitário e aflito, v. 16.
É comum os aflitos ficarem solitários: seus amigos os abandonam nessa hora, e eles próprios se inclinam a sentar-se a sós e guardar silêncio, Lamentações 3:28.
Davi se chama solitário e isolado porque não dependia de seus servos nem de seus soldados, mas se apoiava em Deus tão inteiramente como se não tivesse perspectiva alguma de ajuda ou socorro de qualquer criatura.
Estando em angústia, em muitas angústias, as tribulações do seu coração aumentaram (v. 17); ele se tornou cada vez mais melancólico e perturbado na mente. A consciência do pecado o afligia mais que qualquer outra coisa: era isso que lhe quebrantava e feria o espírito e tornava pesadas suas tribulações exteriores.
Ele estava em aflição e dor, v. 18. Os inimigos que o perseguiam eram numerosos e maliciosos (odiavam-no) e muito bárbaros; odiavam-no com ódio cruel, v. 19. Assim eram os inimigos de Cristo e os perseguidores da sua igreja.
II. Ele expressa a dependência que tinha de Deus nessas angústias (v. 15): “Meus olhos estão continuamente voltados para o Senhor”. Os idólatras queriam deuses que pudessem ver com os olhos do corpo e mantinham os olhos continuamente voltados para seus ídolos, Isaías 17:7, 8.
Mas é com os olhos da fé que devemos olhar para Deus, que é Espírito, Zacarias 9:1. Nossa meditação nele deve ser agradável, e devemos sempre colocá-lo diante de nós: em todos os nossos caminhos, devemos reconhecê-lo e fazer tudo para sua glória.
Assim devemos viver em comunhão com Deus, não só nas ordenanças, mas também nas providências; não só nos atos de devoção, mas em todo o curso da nossa conduta.
Davi tinha o consolo disso em sua aflição, pois, como seus olhos estavam continuamente voltados para o Senhor, não duvidava de que ele lhe tiraria os pés da rede e o livraria das corrupções do próprio coração (segundo alguns) ou dos desígnios dos inimigos contra ele (segundo outros).
Aqueles que mantêm os olhos continuamente voltados para Deus não ficarão muito tempo com os pés na rede. Ele repete sua declaração de dependência de Deus (v. 20): “Que eu não seja envergonhado, pois em ti confio”; e de expectativa nele: “Espero em ti”, v. 21. É bom esperar assim, em silêncio, pela salvação do Senhor.
III. Ele ora fervorosamente a Deus por alívio e socorro:
- Para si mesmo:
(1.) Veja como ele pede: [1.] A remissão do pecado (v. 18): “Perdoa todos os meus pecados”. Eram seus fardos mais pesados e os que lhe trouxeram todos os outros fardos.
Ele havia pedido (v. 7) o perdão dos pecados da juventude e (v. 11) o perdão de uma iniquidade específica e especialmente grande, que alguns pensam ter sido seu pecado no caso de Urias. Mas aqui ora: “Senhor, perdoa tudo, retira toda iniquidade”.
É digno de nota que, quanto à sua aflição, não pede mais do que a atenção de Deus para ela: “Olha para minha aflição e minha dor” e faze com elas o que te agradar. Mas, quanto ao pecado, não pede menos do que perdão completo: “Perdoa todos os meus pecados”.
Sempre que estivermos em tribulação, devemos nos preocupar mais em obter o perdão dos pecados do que em nos livrar das aflições. No entanto, ele também ora: [2.] Pelo alívio dos seus sofrimentos.
Sua mente estava perturbada pelo afastamento de Deus e pela consciência de que Deus estava descontente com ele por causa dos seus pecados; por isso ora (v. 16): “Volta-te para mim”. E, se Deus se volta para nós, não importa quem se afaste de nós.
Sua situação era perturbada e, em relação a isso, ora: “Ó, tira-me das minhas angústias. Não vejo nenhum caminho de livramento aberto; mas tu podes encontrá-lo ou abri-lo”.
Seus inimigos eram maldosos e, em relação a isso, ora: “Ó, guarda minha alma para que não caia nas mãos deles ou, então, livra-me das mãos deles”.
(2.) Ele menciona quatro coisas como apelos para reforçar esses pedidos e entrega a si mesmo e a elas à consideração de Deus: [1.] Apela à misericórdia de Deus: “Tem misericórdia de mim”. Até os homens de maiores méritos estariam arruinados se não tivessem diante de si um Deus de infinitas misericórdias.
[2.] Apela à sua própria miséria: a angústia em que estava, sua aflição e dor e, sobretudo, as tribulações do coração, que o tornavam objeto apropriado da misericórdia divina. [3.] Apela à iniquidade dos inimigos: “Senhor, considera como são cruéis e livra-me das mãos deles”.
[4.] Apela à sua própria integridade, v. 21. Embora tivesse reconhecido sua culpa diante de Deus e confessado seus pecados contra ele, sua consciência lhe dava testemunho de que não fizera mal aos inimigos. Isso o consolava quando o odiavam com ódio cruel; e ele ora para que sua integridade o preserve.
Isso indica que não esperava estar seguro por mais tempo do que permanecesse em sua integridade e retidão; e, enquanto permanecesse nelas, não duvidava de que estaria seguro. A sinceridade será nossa melhor segurança nos piores tempos.
A integridade e a retidão preservarão um homem mais do que podem fazê-lo as riquezas e a honra do mundo. Elas nos preservarão para o reino celestial. Devemos, portanto, orar a Deus para que nos preserve em nossa integridade e então estar certos de que ela nos preservará.
- Em favor da igreja de Deus (v. 22): “Resgata Israel, ó Deus, de todas as suas tribulações”. O próprio Davi estava em tribulação, mas não achava estranho que fosse assim, pois a tribulação é a sorte de todo o Israel de Deus. Por que um membro haveria de ter sorte melhor que o corpo inteiro?
As tribulações de Davi haviam aumentado, e ele pedia a Deus com grande fervor que o livrasse; ainda assim, não se esquecia das angústias da igreja de Deus. Pois, por maiores que sejam nossos assuntos pessoais diante do trono da graça, devemos sempre nos lembrar de orar em favor do público.
As pessoas boas encontram pouco consolo em sua própria segurança enquanto a igreja está em angústia e perigo. Essa oração é uma profecia de que Deus, por fim, daria descanso a Davi e, com ele, a Israel, livrando-os de todos os inimigos ao redor.
É uma profecia do envio do Messias no tempo devido para resgatar Israel das suas iniquidades (Salmos 130:8) e, assim, resgatá-lo das suas tribulações. Refere-se também à felicidade do estado futuro. No céu, e somente no céu, o Israel de Deus será plenamente resgatado de todas as tribulações.