Matthew Henry

Salmos 22

Argumento

O Espírito de Cristo, que estava nos profetas, testemunha neste salmo, com tanta clareza e plenitude quanto em qualquer parte de todo o Antigo Testamento, “os sofrimentos de Cristo e a glória que se seguiria” (1 Pedro 1:11). Sem dúvida, é dele que Davi fala aqui, não de si próprio nem de qualquer outro homem.

Grande parte do salmo é expressamente aplicada a Cristo no Novo Testamento; todo ele pode ser aplicado a Cristo, e parte dele só pode ser entendida a respeito dele. As providências de Deus relativas a Davi foram tão extraordinárias que podemos supor que alguns homens sábios e bons daquele tempo não puderam deixar de vê-lo como figura daquele que viria.

Mas a composição de seus salmos, em especial, na qual ele se via maravilhosamente levado pelo espírito de profecia muito além de seu próprio pensamento e intenção, foi, podemos supor, uma confirmação abundante para ele próprio de que era não só antepassado do Messias, mas também figura dele. Neste salmo ele fala:

I. Da humilhação de Cristo (vv. 1-21), em que Davi, como figura de Cristo, queixa-se da condição extremamente desastrosa em que se encontrava sob muitos aspectos:

  1. Ele se queixa e mistura consolos às suas queixas: queixa-se (v. 1, 2), mas consola a si mesmo (vv. 3-5); queixa-se de novo (vv. 6-8), mas torna a consolar a si mesmo, v. 9, 10.

  2. Ele se queixa e mistura orações às suas queixas: queixa-se do poder e da fúria dos inimigos (v. 12, 13, 16, 18) e de sua própria fraqueza e decadência física (v. 14, 15, 17); mas ora para que Deus não fique longe dele (v. 11, 19), para que o salve e o livre, vv. 19-21.

II. Da exaltação de Cristo: sua obra seria para a glória de Deus (vv. 22-25), para a salvação e a alegria de seu povo (vv. 26-29) e para a perpetuação do seu próprio reino, v. 30, 31.

Ao cantar este salmo, devemos manter os pensamentos fixos em Cristo e ser tão tocados por seus sofrimentos que experimentemos a comunhão deles, e tão tocados por sua graça que experimentemos seu poder e sua influência.

Queixas Dolorosas.

Versículos 1 a 10

Ao Músico-Mor sobre Aijeleth Shahar. Salmo de Davi.

Alguns julgam encontrar Cristo no título deste salmo, sobre Aijeleth Shahar — A Corça da Manhã. Cristo é como a corça veloz sobre os montes de especiarias (Cantares de Salomão 8:14), como a corça amorosa e a gazela agradável para todos os crentes (Provérbios 5:19).

Ele profere belas palavras como Naftali, comparado a uma corça solta, Gênesis 49:21. É a corça da manhã, designada pelos conselhos de Deus desde a eternidade para ser acossada por aqueles cães que o cercaram, v. 16. Outros, porém, pensam que isso indica apenas a melodia a que o salmo foi ajustado. Nestes versículos temos:

I. Uma triste queixa do afastamento de Deus, v. 1, 2:

  1. Isto pode ser aplicado a Davi ou a qualquer outro filho de Deus que careça dos sinais do seu favor, oprimido pelo peso do seu desagrado e bramando sob ele, como alguém tomado de dor e terror. Clama com fervor por alívio e, nessa situação, julga-se abandonado por Deus, sem auxílio e sem ser ouvido.

Ainda assim, chama-o repetidas vezes de “meu Deus”, continua a clamar a ele dia e noite e deseja intensamente o retorno de sua graça. Repare: (1.) Os afastamentos espirituais de Deus são as aflições mais dolorosas dos santos.

Quando as provas que possuíam ficam obscurecidas, os consolos divinos suspensos, a comunhão com Deus interrompida e os terrores de Deus dispostos contra eles, como se entristece seu espírito e como perdem o vigor todos os seus consolos!

(2.) Até sua queixa sobre esses fardos é um bom sinal de vida espiritual e de sentidos espirituais exercitados. Clamar “Meu Deus, por que estou doente? Por que sou pobre?” daria motivo para suspeitar de descontentamento e apego ao mundo. Mas “Por que me desamparaste?” é a linguagem de um coração que vincula sua felicidade ao favor de Deus.

(3.) Quando lamentamos o afastamento de Deus, ainda assim devemos chamá-lo de nosso Deus e continuar a invocá-lo como nosso. Quando nos falta a fé da certeza, devemos viver pela fé da adesão.

“Seja como for, Deus é bom e é meu; embora ele me abata, ainda assim confiarei nele; embora não me responda imediatamente, continuarei a orar e esperar; embora ele se cale, não me calarei.”

  1. Mas isto deve ser aplicado a Cristo: nas primeiras palavras dessa queixa, ele derramou sua alma diante de Deus quando estava na cruz (Mateus 27:46). Provavelmente prosseguiu com as palavras seguintes e, segundo alguns, repetiu todo o salmo, se não em voz alta, porque implicaram com as primeiras palavras, ao menos para si mesmo. Repare:

(1.) Cristo, em seus sofrimentos, clamou fervorosamente ao Pai por seu favor e sua presença. Clamou durante o dia, na cruz, e durante a noite, quando estava em agonia no jardim. Ofereceu fortes clamores e lágrimas àquele que podia salvá-lo, e também com algum temor, Hebreus 5:7.

(2.) Contudo, Deus o desamparou, estava longe de ajudá-lo e não o ouviu. Foi disso que Cristo se queixou mais do que de todos os seus sofrimentos. Deus o entregou às mãos dos inimigos; foi por seu conselho determinado que ele foi crucificado e abatido, e Deus não lhe concedeu consolos palpáveis.

Mas, tendo Cristo se feito pecado em nosso favor, o Pai, de acordo com isso, pô-lo sob as impressões presentes de sua cólera e de seu desagrado contra o pecado. O Senhor teve por bem esmagá-lo e fazê-lo sofrer, Isaías 53:10.

Mesmo então, Cristo manteve firme sua relação com o Pai como seu Deus, que agora o empregava, a quem agora servia e com quem em breve seria glorificado.

II. O ânimo encontrado em relação a isso, vv. 3-5. Embora Deus não o ouvisse nem o ajudasse, ainda assim:

  1. Ele pensará bem de Deus: “Mas tu és santo”, não injusto, infiel ou sem bondade em nenhuma das tuas formas de agir. Embora você não venha imediatamente socorrer seu povo aflito, ainda assim o ama, é fiel à sua aliança com ele e não favorece a iniquidade de seus perseguidores, Habacuque 1:13.

Assim como você é infinitamente puro e reto, também se agrada do serviço do seu povo reto: “habitas nos louvores de Israel”; tem por bem manifestar sua glória, sua graça e sua presença especial ao seu povo no santuário, onde ele lhe presta seus louvores.

Ali você está sempre pronto a receber sua homenagem e, a respeito do tabernáculo da congregação, disse: “Este é meu repouso para sempre”. Isso revela a maravilhosa condescendência de Deus para com seus fiéis adoradores.

Embora esteja cercado pelos louvores dos anjos, ele tem por bem habitar nos louvores de Israel. Isso pode consolar-nos em todas as nossas queixas: embora por algum tempo Deus pareça fazer-se de surdo a elas, tem tanto prazer nos louvores do seu povo que, no tempo devido, lhes dará motivo para mudar de canto: “Espera em Deus, pois ainda o louvarei.”

Nosso Senhor Jesus, em seus sofrimentos, tinha em vista a santidade de Deus, para preservar e promover a honra dela e da graça divina em habitar nos louvores de Israel, apesar das iniquidades das coisas santas do povo.

  1. Ele encontrará consolo na experiência que os santos das épocas anteriores tiveram dos benefícios da fé e da oração (v. 4, 5): “Nossos pais confiaram em ti”, “clamaram a ti”, e “tu os livraste”; portanto, no tempo devido, você me livrará, pois ninguém que esperou em você foi envergonhado em sua esperança e ninguém que o buscou o fez em vão.

Você continua o mesmo em si mesmo e para seu povo, como sempre foi. Eles foram nossos pais, e seu povo é amado por causa dos pais, Romanos 11:28. A vinculação hereditária da aliança tem o desígnio de sustentar a descendência dos fiéis. Aquele que foi o Deus de nossos pais deve ser o nosso Deus e, portanto, o será.

Nosso Senhor Jesus, em seus sofrimentos, sustentou-se com o fato de que todos os pais que foram figuras dele em seus sofrimentos — Noé, José, Davi, Jonas e outros — foram livrados no tempo devido e foram também figuras de sua exaltação. Por isso sabia que ele próprio não seria confundido, Isaías 50:7.

III. A queixa renovada acerca de outro sofrimento: o desprezo e o descrédito vindos dos homens. Essa queixa não é, de modo algum, tão amarga quanto a anterior, sobre o afastamento de Deus. Mas, assim como aquela atinge uma alma agraciada, esta atinge uma alma nobre numa parte muito sensível, vv. 6-8.

Nossos pais foram honrados; os patriarcas, em seu tempo, mais cedo ou mais tarde pareceram grandes aos olhos do mundo: Abraão, Moisés, Davi. Cristo, porém, é um verme e não um homem. Foi grande condescendência tornar-se homem, um passo para baixo que é e sempre será o assombro dos anjos.

Ainda assim, como se ser homem fosse demasiado, ele se torna verme e não homem. Era Adam — homem de condição humilde —, e Enosh — homem de dores —, mas lo Ish — não um homem de importância. Pois assumiu a forma de servo, e sua aparência foi desfigurada mais que a de qualquer homem, Isaías 52:14.

O homem, mesmo no melhor estado, é um verme; mas ele se tornou verme e não homem. Se não tivesse se feito verme, não poderia ter sido pisado como o foi. A palavra designa o tipo de verme usado para tingir de escarlate ou púrpura; por isso, alguns veem nela uma alusão a seus sofrimentos sangrentos. Veja os abusos que sofreu:

  1. Foi desacreditado como homem mau: blasfemo, violador do sábado, beberrão, falso profeta, inimigo de César e aliado do príncipe dos demônios.

  2. Foi desprezado pelo povo como homem de baixa condição e desprezível, indigno de atenção. Sua terra não tinha prestígio, seus parentes eram artesãos pobres e seus seguidores não eram os governantes nem os fariseus, mas a turba.

  3. Foi ridicularizado como insensato, alguém que enganava não só os outros, mas também a si mesmo. Os que o viram pendurado na cruz zombaram dele. Longe de se compadecerem ou se importarem com ele, aumentaram suas aflições com todos os gestos e palavras de insolência, lançando-lhe em rosto sua queda.

Fazem caretas para ele, divertem-se à sua custa e fazem de seus sofrimentos uma piada: estendem o lábio, balançam a cabeça e dizem que esse era aquele que afirmava confiar que Deus o livraria; agora, que Deus o livre.

Davi às vezes foi insultado por confiar em Deus; mas, nos sofrimentos de Cristo, isso se cumpriu literal e exatamente. Os que o vituperaram usaram esses mesmos gestos (Mateus 27:39): balançaram a cabeça. Ou melhor, sua malícia os fez perder tanto o controle que usaram as mesmas palavras (Mateus 27:43): “Confiou em Deus; que ele o livre.”

Nosso Senhor Jesus, tendo assumido a tarefa de reparar a desonra que, por nossos pecados, havíamos causado a Deus, fez isso submetendo-se ao grau mais baixo possível de ignomínia e desonra.

IV. O ânimo encontrado também a esse respeito (v. 9, 10): os homens me desprezam, mas “tu és aquele que me tirou do ventre”. Davi e outros homens bons muitas vezes se animaram com esta lembrança, para nos orientar: Deus não era apenas o Deus de seus pais, como antes (v. 4), mas o Deus de sua infância, que começou cedo a ter zelo por eles, assim que passaram a existir.

Por isso esperam que ele nunca os rejeite. Aquele que tanto fez em nosso favor quando estávamos indefesos e incapazes de ser úteis não nos deixará agora que nos criou e cuidou de nós até termos alguma capacidade de servi-lo. Veja os primeiros exemplos do zelo providencial de Deus em nosso favor:

  1. No nascimento: ele também nos tirou do ventre; do contrário, teríamos morrido ali ou sido sufocados ao nascer. O tempo particular de cada pessoa começa com esta prova expressiva da providência de Deus, assim como o tempo em geral começou com a criação, prova expressiva da existência dele.

  2. Ao peito da mãe: “Então me fizeste esperar”; isto é, “fizeste em meu favor, ao me dar sustento e proteger-me dos perigos a que estava exposto, aquilo que me anima a esperar em ti todos os meus dias”.

As bênçãos dos seios coroam as bênçãos do ventre e são também garantias das bênçãos de toda a nossa vida. Certamente, aquele que nos alimentou então nunca nos fará morrer de fome, Jó 3:12.

  1. Em nossa consagração a ele desde cedo: “Desde o ventre fui entregue a ti”, o que talvez se refira à sua circuncisão no oitavo dia. Naquela ocasião, seus pais o confiaram e consagraram a Deus como seu Deus na aliança, pois a circuncisão era o selo da aliança. Isso o animou a confiar em Deus.

Têm motivo para se considerar seguros os que tão cedo e tão solenemente foram acolhidos sob as asas da majestade divina.

  1. Na experiência que desde então tivemos continuamente da bondade de Deus, numa série constante e ininterrupta de preservações e provisões: “Tu és meu Deus”, que me provê do necessário e vela por mim para meu bem, “desde o ventre de minha mãe”, isto é, desde minha vinda ao mundo até hoje.

E, se, assim que nos tornamos capazes de usar a razão, pusemos nossa confiança em Deus e lhe entregamos a nós mesmos e o nosso caminho, não precisamos duvidar de que sempre se lembrará da bondade da nossa juventude e do amor dos nossos desposórios, Jeremias 2:2.

Isso se aplica a nosso Senhor Jesus, cuja encarnação e nascimento a Providência divina vigiou com zelo especial quando nasceu num estábulo, foi deitado numa manjedoura, ficou imediatamente exposto à maldade de Herodes e foi obrigado a fugir para o Egito.

Quando era criança, Deus o amou e o chamou de lá (Oseias 11:1), e a lembrança disso o consolou em seus sofrimentos. Os homens o desacreditaram e desanimaram sua confiança em Deus; Deus, porém, o honrou e animou sua confiança nele.

Versículos 11 a 21

Os Sofrimentos do Messias; O Messias Sustentado em Seus Sofrimentos.

Nestes versículos temos Cristo sofrendo e Cristo orando; por isso somos orientados a esperar cruzes e a voltar os olhos para Deus quando elas vierem.

I. Aqui está Cristo sofrendo. Davi, de fato, muitas vezes esteve em perturbação e cercado de inimigos; mas muitos dos detalhes especificados aqui nunca foram verdadeiros acerca de Davi e, portanto, devem ser atribuídos a Cristo na profundidade de sua humilhação.

  1. Aqui ele é abandonado pelos amigos: a perturbação e a angústia estão perto, e ninguém há para ajudar nem sustentar, v. 11. Ele pisou sozinho o lagar, pois todos os discípulos o abandonaram e fugiram. É honra para Deus ajudar quando falham todas as outras ajudas e socorros.

  2. Aqui ele é insultado e cercado por inimigos de posição mais elevada que, por sua força e fúria, são comparados a touros, os fortes touros de Basã (v. 12), gordos e bem alimentados, altivos e azedos. Assim eram os principais sacerdotes e os anciãos que perseguiram Cristo.

Outros, de posição inferior, são comparados a cães (v. 16), imundos, vorazes e incansáveis em acossá-lo. Havia uma assembleia de ímpios tramando contra ele (v. 16), pois os principais sacerdotes se reuniram em conselho para procurar meios de prender Cristo.

Esses inimigos eram numerosos e unânimes: “Muitos, embora tivessem entre si interesses diferentes e conflitantes, como Herodes e Pilatos, concordaram em me cercar. Levaram sua trama adiante e parecem ter alcançado seu objetivo, pois me rodearam, v. 12; me encerraram, v. 16.”

São temíveis e ameaçadores (v. 13): “escancararam contra mim a boca”, para mostrar que me engoliriam, com tanta força e ferocidade quanto um leão que ruge e devora ao saltar sobre a presa.

  1. Aqui ele é crucificado. A própria maneira de sua morte é descrita, embora nunca tivesse sido usada entre os judeus: “Traspassaram minhas mãos e meus pés” (v. 16). Eles foram pregados ao madeiro maldito, e o corpo inteiro foi deixado pendurado assim, o que necessariamente causaria a dor e a tortura mais intensas.

Não há passagem em todo o Antigo Testamento que os judeus tenham corrompido com tanta diligência quanto esta, porque é uma predição tão notável da morte de Cristo e se cumpriu com tanta exatidão.

  1. Aqui ele está morrendo (v. 14, 15), em dor e angústia, porque devia satisfazer pelo pecado, que trouxe a dor e pelo qual, de outro modo, teríamos permanecido em angústia eterna. Aqui está:

(1.) A dissolução de toda a estrutura do seu corpo: “Sou derramado como água”, fraco como água e cedendo ao poder da morte, enquanto se esvazia de todos os sustentáculos de sua natureza humana.

(2.) O deslocamento dos seus ossos. Houve zelo para que nenhum deles fosse quebrado (João 19:36), mas todos foram deslocados pelo violento estiramento do corpo na cruz, como num cavalete de tortura.

Ou isso pode indicar o medo que o tomou durante a agonia no jardim, quando começou a ficar profundamente alarmado. O efeito disso talvez tenha sido, como às vezes acontece com o grande medo (Daniel 5:6), que as juntas de seus lombos se afrouxaram e seus joelhos bateram um no outro.

Seus ossos foram tirados do lugar para que ele pudesse pôr de novo no lugar toda a criação, que o pecado havia deslocado, e fazer nossos ossos quebrados se alegrarem.

(3.) A liquefação do seu ânimo: “Meu coração é como cera”, derretido para receber as impressões da cólera de Deus contra os pecados pelos quais ele se encarregou de satisfazer, desfazendo-se como os órgãos vitais de um moribundo. Assim como isso satisfez pela dureza do nosso coração, pensar nisso deve ajudar a amolecê-lo.

Quando Jó fala de sua perturbação interior, diz que o Todo-Poderoso lhe amolece o coração, Jó 23:16; veja também Salmos 68:2.

(4.) O esgotamento de suas forças naturais: “Minha força está seca”; assim, ele ficou ressequido e quebradiço como um caco de barro, pois a umidade vital se esgotava pelo fogo da cólera divina que lhe consumia o ânimo. Quem, então, pode resistir à ira de Deus? Ou quem conhece seu poder? Se isso foi feito com a árvore verde, que será feito com a seca?

(5.) A viscosidade de sua boca, sintoma comum da morte que se aproxima: “Minha língua se pega às minhas mandíbulas”. Isso se cumpriu tanto na sede que sentiu na cruz (João 19:28) quanto no silêncio durante seus sofrimentos. Pois, assim como a ovelha se cala diante dos tosquiadores, ele não abriu a boca nem protestou contra coisa alguma que lhe fizeram.

(6.) Sua entrega do espírito: “Tu me trouxeste ao pó da morte”; estou prestes a cair no túmulo, pois nada menos satisfaria a justiça divina. A vida do pecador fora perdida e, portanto, a vida do sacrifício devia ser o resgate por ela.

A sentença de morte proferida contra Adão foi expressa assim: “Ao pó voltarás.” Por isso Cristo, tendo em vista essa sentença ao obedecer até a morte, usa aqui expressão semelhante: “Tu me trouxeste ao pó da morte.”

  1. Ele foi despido. A vergonha da nudez foi a consequência imediata do pecado; por isso nosso Senhor Jesus foi despido de suas roupas ao ser crucificado, para que nos vestisse com o manto de sua justiça e a vergonha de nossa nudez não aparecesse. Aqui nos é dito:

(1.) Como seu corpo parecia quando foi despido: “Posso contar todos os meus ossos”, v. 17. Seu bendito corpo era magro e consumido pelo trabalho, pela dor e pelo jejum durante todo o seu ministério. Por isso parecia ter quase cinquenta anos, quando tinha apenas trinta e três, como vemos em João 8:57.

Suas rugas agora testemunhavam em seu favor que ele estava longe de ser o que chamavam: um glutão e beberrão. Ou talvez seus ossos pudessem ser contados porque seu corpo estava estendido na cruz, o que facilitava contar suas costelas.

“Eles olham e me encaram”, isto é, seus ossos, distorcidos e sem carne para cobri-los, como diz Jó (Jó 16:8): “Minha magreza, levantando-se em mim, dá testemunho em meu rosto.”

Ou: “Os que estão por perto, os que passam, espantam-se ao ver meus ossos assim salientes e, em vez de se compadecerem de mim, chegam a ter prazer num espetáculo tão lastimável.”

(2.) O que fizeram com as roupas que lhe tiraram (v. 18): repartiram entre si minhas vestes, uma parte para cada soldado, e sobre minha veste, a túnica sem costura, lançaram sortes. Esta circunstância se cumpriu exatamente, João 19:23, 24.

Embora não tenha sido um grande aspecto do sofrimento de Cristo, é uma grande prova do cumprimento da Escritura nele. Assim estava escrito e, portanto, assim convinha que Cristo sofresse. Que isso confirme nossa fé nele como o verdadeiro Messias e inflame nosso amor por ele como o melhor dos amigos, que nos amou e sofreu tudo isso em nosso favor.

II. Aqui está Cristo orando e, por meio da oração, sustentando-se sob o peso de seus sofrimentos. Cristo, em sua agonia, orou fervorosamente para que o cálice passasse dele. Quando o príncipe deste mundo o atacou com seus terrores e escancarou a boca contra ele como um leão que ruge, Cristo caiu por terra e orou.

A oração de Davi aqui era figura disso. Ele chama Deus de sua força, v. 19. Quando não podemos alegrar-nos em Deus como nosso cântico, ainda assim apoiemo-nos nele como nossa força e recebamos o consolo do sustento espiritual quando não pudermos alcançar as alegrias espirituais. Ele ora:

  1. Para que Deus esteja com ele e não se mantenha distante: “Não fiques longe de mim” (v. 11) e, de novo, v. 19. “Quem quer que se afaste da minha ferida, Senhor, não te afastes tu.” A proximidade da perturbação deve apressar-nos a chegar perto de Deus; então podemos esperar que ele se aproxime de nós.

  2. Para que o ajude e se apresse a ajudá-lo, a fim de que suporte suas tribulações sem falhar nem desanimar, sem recuar da obra que assumiu nem sucumbir sob ela. O Pai o ouviu por causa de seu temor (Hebreus 5:7) e o capacitou a concluir sua obra.

  3. Para que o livre e salve, v. 20, 21:

(1.) Observe qual é a joia pela qual ele tem zelo: “A segurança da minha alma, da minha bem-amada; que ela seja resgatada do poder da sepultura, Salmos 49:15. Pai, em tuas mãos entrego-a, para que seja levada em segurança ao paraíso.”

O salmista chama aqui sua alma de sua bem-amada, sua única, pois esse é o sentido da palavra: “Minha alma é minha única. Tenho apenas uma alma pela qual zelar; por isso, maior será minha vergonha se a negligenciar, e maior será a perda se permitir que pereça.”

“Por ser minha única, deve ser minha bem-amada, e preciso me preocupar profundamente com seu bem-estar eterno. Não trato minha alma como bem-amada se não tenho zelo em protegê-la de tudo que possa prejudicá-la, em prover-lhe tudo de que precisa e em zelar inteiramente por seu bem-estar.”

(2.) Observe qual é o perigo do qual ele pede livramento: da espada, a espada flamejante da cólera divina, que se volta em todas as direções. Era isso que ele temia mais do que qualquer outra coisa, Gênesis 3:24. A ira de Deus era o absinto e o fel no cálice amargo posto em suas mãos.

“Ó, livra minha alma disso! Senhor, embora eu perca a vida, não permitas que eu perca teu amor. Salva-me do poder do cão e da boca do leão.” Isso parece referir-se a Satanás, o antigo inimigo que feriu o calcanhar da descendência da mulher, o príncipe deste mundo, com quem Cristo travaria combate corpo a corpo e que viu aproximar-se, João 14:30.

“Senhor, salva-me de ser vencido pelos terrores dele.” Cristo faz um apelo: você me ouviu anteriormente dos chifres do unicórnio, isto é, me salvou dele em resposta à minha oração. Isso pode referir-se à vitória de Cristo sobre Satanás e suas tentações (Mateus 4), quando o diabo o deixou por algum tempo (Lucas 4:13), mas voltou agora de outra maneira para atacá-lo com seus terrores.

“Senhor, deste-me a vitória naquela ocasião; dá-me a vitória agora, para que eu despoje principados e potestades e expulse o príncipe deste mundo.” Deus nos livrou dos chifres do unicórnio para que não fôssemos arremessados por ele? Que isso nos anime a esperar livramento da boca do leão, para que não sejamos dilacerados.

Aquele que nos livrou nos livra e nos livrará. Sem dúvida, a oração de Cristo foi atendida, pois o Pai sempre o ouvia. Embora não o tenha livrado da morte, não permitiu que visse a corrupção; no terceiro dia, porém, ressuscitou-o do pó da morte.

Isso foi demonstração maior do favor de Deus para com ele do que teria sido ajudá-lo a descer da cruz, pois descer da cruz teria impedido a obra que assumira, ao passo que a ressurreição a coroou.

Ao cantar isto, devemos meditar nos sofrimentos e na ressurreição de Cristo até experimentarmos em nossas próprias almas o poder de sua ressurreição e a comunhão dos seus sofrimentos.

Versículos 22 a 30

Os Triunfos do Messias; Expansão e Permanência da Igreja.

Aquele que começou o salmo queixando-se, e que não podia ser outro senão Cristo em sua humilhação, termina aqui triunfando; tampouco pode ser outro senão Cristo em sua exaltação.

Assim como o próprio Cristo usou na cruz as primeiras palavras da queixa, as primeiras palavras do triunfo são expressamente aplicadas a ele (Hebreus 2:12) e feitas suas próprias palavras: “Declararei teu nome a meus irmãos; no meio da igreja cantarei louvores a ti.”

A perspectiva certa que Cristo tinha da alegria posta diante dele não só lhe deu resposta satisfatória às orações, mas também transformou suas queixas em louvores. Ele viu o fruto do trabalho de sua alma e ficou plenamente satisfeito; prova disso é a palavra triunfante com que deu o último suspiro: “Está consumado.”

Aqui se fala de cinco coisas cuja perspectiva foi a satisfação e o triunfo de Cristo em seus sofrimentos:

I. Que ele teria uma igreja no mundo e que aqueles que lhe foram dados desde a eternidade seriam reunidos a ele na plenitude dos tempos. Isso está implícito aqui: ele veria sua descendência, Isaías 53:10. Agradava-lhe pensar:

  1. Que, pela declaração do nome de Deus, pela pregação do evangelho eterno em sua clareza e pureza, muitos seriam eficazmente chamados a ele e, por meio dele, a Deus.

Para esse fim, ministros seriam empregados para divulgar essa doutrina ao mundo. Seriam de tal modo seus mensageiros e sua voz que a ação deles seria considerada ação dele; a palavra deles é a sua, e por meio deles ele declara o nome de Deus.

  1. Que aqueles assim chamados seriam trazidos a uma relação muito próxima e querida com ele, como seus irmãos. Ele não apenas não se envergonha de chamá-los assim, mas sente grande satisfação nisso. Não só os judeus crentes, seus compatriotas, mas também os gentios que se tornaram coerdeiros e membros do mesmo corpo, Hebreus 2:11.

Cristo é nosso irmão mais velho, que tem zelo por nós e nos provê do necessário, e espera que nosso desejo se volte para ele e que estejamos dispostos a ser governados por ele.

  1. Que esses seus irmãos seriam incorporados a uma congregação, uma grande congregação. Assim é a igreja universal, toda a família que recebe dele o nome, à qual são reunidos todos os filhos de Deus que estavam dispersos e na qual são unidos (João 11:52; Efésios 1:10).

Eles seriam também incorporados a comunidades menores, membros daquele grande corpo: muitas assembleias religiosas para o culto divino, nas quais apareceria a feição do cristianismo e nas quais seus interesses seriam sustentados e promovidos.

  1. Que esses seriam considerados descendência de Jacó e Israel (v. 23), para que a bênção de Abraão viesse sobre eles, embora gentios (Gálatas 3:14), e a eles pertencessem a adoção, a glória, a aliança e o culto de Deus, tanto quanto pertenceram a Israel segundo a carne, Romanos 9:4; Hebreus 8:10. A igreja do evangelho é chamada de Israel de Deus, Gálatas 6:16.

II. Que Deus seria muito honrado e glorificado nele por aquela igreja. A glória do Pai era o que Cristo tinha em vista durante toda a obra que assumiu (João 17:4), especialmente em seus sofrimentos, nos quais entrou com este pedido solene: “Pai, glorifica teu nome”, João 12:27, 28. Ele prevê com prazer:

  1. Que Deus seria glorificado pela igreja reunida a Cristo e que, para esse fim, seus membros seriam chamados e congregados, a fim de que fossem para Deus um nome e um louvor.

Cristo, por meio de seus ministros, declarará o nome de Deus a seus irmãos, como a boca de Deus para eles. Depois, por meio deles, como a boca da congregação diante de Deus, o nome divino será louvado.

Todos os que temem o Senhor o louvarão (v. 23), todo israelita de fato. Veja Salmos 118:2-4; 135:19, 20. A tarefa dos cristãos, especialmente em suas assembleias religiosas solenes, é louvar e glorificar a Deus com santo temor e reverência por sua majestade. Por isso, os que aqui são chamados a louvá-lo são também chamados a temê-lo.

  1. Que Deus seria glorificado no Redentor e na obra que ele assumiu. Diz-se, portanto, que Cristo louva a Deus na igreja não apenas porque é o Mestre das assembleias em que Deus é louvado e o Mediador de todos os louvores oferecidos a Deus, mas porque é o assunto do louvor da igreja. Veja Efésios 3:21.

Todos os nossos louvores devem concentrar-se na obra da redenção, e temos muitos motivos para agradecer:

(1.) Que Jesus Cristo foi reconhecido pelo Pai na obra que assumiu, apesar de por vezes lhe parecer que o Pai o abandonara (v. 24): ele não desprezou nem abominou a aflição do aflito, isto é, do Redentor sofredor, mas a aceitou bondosamente como satisfação plena pelo pecado e como contrapartida valiosa para fundamentar a concessão de vida eterna a todos os crentes.

Embora a oferta fosse feita em favor de nós, pobres pecadores, Deus não desprezou nem abominou aquele que a apresentou em nosso favor. Tampouco desviou o rosto dele, como Saul se irou com o próprio filho porque este intercedeu em favor de Davi, a quem Saul via como inimigo.

Quando Cristo clamou a ele, quando seu sangue clamou por paz e perdão em nosso favor, Deus o ouviu. Assim como isso é motivo de nossa alegria, deve ser também motivo de nossa gratidão. Os que julgaram que suas orações foram desprezadas e não ouvidas descobrirão, se continuarem a orar e esperar, que não buscaram a Deus em vão.

(2.) Que ele próprio prosseguirá na obra que assumiu e a completará. Cristo diz: “Pagarei meus votos”, v. 25. Tendo-se comprometido a levar muitos filhos à glória, cumprirá seu compromisso até o fim e não perderá nenhum.

III. Que todas as almas humildes e agraciadas encontrariam nele satisfação e felicidade plenas, v. 26. Confortava o Senhor Jesus em seus sofrimentos saber que, nele e por meio dele, todos os verdadeiros crentes teriam consolação eterna.

  1. Os pobres de espírito serão ricos em bênçãos, em bênçãos espirituais; os famintos serão saciados de coisas boas. Como o sacrifício de Cristo foi aceito, os santos participarão do banquete sacrificial, como, sob a lei, participavam das ofertas pacíficas, e assim terão parte no altar.

“Os mansos comerão e ficarão satisfeitos”: comerão do pão da vida e se alimentarão com apetite da doutrina da mediação de Cristo, que é alimento e bebida para a alma que conhece sua própria natureza e condição.

Os que têm fome e sede de justiça em Cristo receberão tudo o que podem desejar para se saciar e encontrar descanso. Não trabalharão, como antes, por aquilo que não satisfaz.

  1. Os que oram muito também agradecerão muito: os que o buscam louvarão ao Senhor, pois, por meio de Cristo, têm certeza de que o encontrarão. Nessa esperança, têm motivo para louvá-lo mesmo enquanto ainda o buscam. Quanto mais fervorosamente o buscarem, mais seu coração se dilatará em louvores quando o encontrarem.

  2. As almas dedicadas a ele serão felizes com ele para sempre: “Vosso coração viverá para sempre.” O coração de vocês, que são mansos, estão satisfeitos em Cristo e continuam a buscar a Deus, viverá para sempre, aconteça o que acontecer a seus corpos. As graças e os consolos que possuem serão aperfeiçoados na vida eterna.

Cristo disse: “Porque eu vivo, vós também vivereis” (João 14:19); portanto, essa vida será tão certa e tão longa quanto a dele.

IV. Que a igreja de Cristo e, com ela, o reino de Deus entre os homens se estenderiam a todos os cantos da terra e abrangeriam pessoas de todas as condições:

  1. Que chegaria longe (v. 27, 28). Enquanto por muito tempo os judeus haviam sido os únicos a professar-se povo de Deus, agora todos os confins do mundo entrariam na igreja e, derrubada a parede de separação, os gentios seriam acolhidos. Aqui se profetiza:

(1.) Que seriam convertidos: lembrar-se-ão e se voltarão ao Senhor. Repare: a reflexão séria é o primeiro passo rumo à verdadeira conversão, e é um bom passo. Devemos refletir e nos voltar. O filho pródigo primeiro voltou a si e depois ao pai.

(2.) Que seriam então admitidos à comunhão com Deus e com as assembleias que o servem: “adorarão diante de ti”, pois em todo lugar se oferecerá incenso a Deus, Malaquias 1:11; Isaías 66:23.

Os que se voltam a Deus terão por dever de consciência adorá-lo diante dele. Há bom motivo para que todas as famílias das nações prestem homenagem a Deus, pois (v. 28) “o reino é do Senhor”: dele, e somente dele, é a monarquia universal.

[1.] O reino da natureza pertence ao Senhor Jeová, e sua providência governa entre as nações. Por isso somos obrigados a adorá-lo. Assim, o desígnio da religião cristã é restaurar a religião natural, seus princípios e suas leis.

Cristo morreu para nos conduzir a Deus, o Deus que nos criou, contra quem nos rebelamos, e para nos reconduzir à nossa lealdade original.

[2.] O reino da graça pertence ao Senhor Cristo, e ele, como Mediador, é designado governante entre as nações e cabeça sobre todas as coisas para sua igreja. Que toda língua, portanto, confesse que ele é Senhor.

  1. Que incluiria muitos de diferentes condições, v. 29. Altos e baixos, ricos e pobres, escravos e livres se encontram em Cristo:

(1.) Cristo receberá a homenagem de muitos dos grandes. Os que são gordos na terra, que vivem em pompa e poder, comerão e adorarão. Até os que se alimentam suntuosamente, depois de comer e se fartar, bendirão o Senhor seu Deus por sua fartura e prosperidade.

(2.) Os pobres também receberão seu evangelho: os que descem ao pó, que se assentam no pó (Salmos 113:7) e mal conseguem manter corpo e alma juntos se prostrarão diante dele, diante do Senhor Jesus. Ele considera uma honra ser o Rei dos pobres (Salmos 72:12), e sua proteção atrai de modo especial a lealdade deles.

Ou isso pode ser entendido de modo geral acerca dos moribundos, pobres ou ricos. Veja, então, qual é nossa condição: descemos ao pó a que fomos sentenciados e onde, em breve, teremos de fazer nossa cama.

Tampouco podemos conservar viva nossa própria alma. Não conseguimos assegurar por muito tempo nossa vida natural, nem podemos ser os autores da nossa vida espiritual e eterna.

Portanto, é de nosso grande interesse, além de nosso dever, prostrar-nos diante do Senhor Jesus, entregar-nos a ele como súditos e adoradores. Este é o único caminho, e é um caminho seguro, para garantir nossa felicidade quando descermos ao pó.

Já que não podemos conservar viva nossa própria alma, é sábio, pela fé obediente, entregá-la a Jesus Cristo, que é capaz de salvá-la e mantê-la viva para sempre.

V. Que a igreja de Cristo e, com ela, o reino de Deus entre os homens continuariam até o fim, através de todas as épocas. A humanidade se mantém pela sucessão das gerações; sempre há uma geração que passa e outra que surge.

Cristo receberá honra tanto da geração que está passando e deixando o mundo — v. 29: os que descem ao pó se prostrarão diante dele, e é bom morrer prostrado diante de Cristo; benditos são os mortos que assim morrem no Senhor — quanto da que surge e começa sua caminhada no mundo, v. 30. Observe:

  1. Sua dedicação a Cristo: “Uma descendência o servirá”; manterá seu culto solene e professará e praticará a obediência a ele como seu Mestre e Senhor. Repare: Deus terá uma igreja no mundo até o fim dos tempos e, para isso, haverá uma sucessão de cristãos professos e ministros do evangelho de geração em geração.

“Uma descendência o servirá”: haverá um remanescente, maior ou menor, a quem pertencerá o serviço de Deus e a quem Deus dará graça para servi-lo. Talvez não seja a descendência das mesmas pessoas, pois a graça não corre no sangue; ele não diz “a descendência deles”, mas “uma descendência”. Talvez sejam poucos, mas suficientes para preservar a continuidade.

  1. O reconhecimento que Cristo lhes concede: serão considerados para ele uma geração. Ele será para eles o mesmo que foi para os que os precederam; sua bondade para com os amigos não morrerá com eles, mas se estenderá a seus herdeiros e sucessores.

Em lugar dos pais estarão os filhos, que todos reconhecerão como uma descendência que o Senhor abençoou, Isaías 61:9; 65:23. Deus reconhecerá bondosamente a geração dos justos como seu tesouro, seus filhos.

  1. Sua atuação em favor dele (v. 31): eles virão e surgirão em seu tempo não apenas para manter a virtude da geração passada e realizar o trabalho da sua própria geração, mas para servir à honra de Cristo e ao bem das almas nas gerações futuras.

Transmitirão a elas o evangelho de Cristo, esse depósito sagrado, puro e inteiro, até mesmo a um povo que ainda nascerá. A esse povo declararão duas coisas:

(1.) Que existe uma justiça eterna, que Jesus Cristo introduziu. Declararão que essa justiça dele, e não alguma justiça nossa, é o fundamento de todas as nossas esperanças e a fonte de todas as nossas alegrias. Veja Romanos 1:16, 17.

(2.) Que a obra de nossa redenção por Cristo é obra do próprio Senhor (Salmos 118:23), não uma maquinação nossa. Devemos declarar a nossos filhos que Deus fez isso; é sua sabedoria em mistério, é seu braço revelado.

Ao cantar isto, devemos triunfar no nome de Cristo, que está acima de todo nome; devemos honrá-lo nós mesmos, alegrar-nos com as honras que outros lhe prestam e com a certeza de que haverá um povo louvando-o na terra quando nós o louvarmos no céu.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra