Salmos 22
Argumento
O Espírito de Cristo, que estava nos profetas, testemunha neste salmo, com tanta clareza e plenitude quanto em qualquer parte de todo o Antigo Testamento, “os sofrimentos de Cristo e a glória que se seguiria” (1 Pedro 1:11). Sem dúvida, é dele que Davi fala aqui, não de si próprio nem de qualquer outro homem.
Grande parte do salmo é expressamente aplicada a Cristo no Novo Testamento; todo ele pode ser aplicado a Cristo, e parte dele só pode ser entendida a respeito dele. As providências de Deus relativas a Davi foram tão extraordinárias que podemos supor que alguns homens sábios e bons daquele tempo não puderam deixar de vê-lo como figura daquele que viria.
Mas a composição de seus salmos, em especial, na qual ele se via maravilhosamente levado pelo espírito de profecia muito além de seu próprio pensamento e intenção, foi, podemos supor, uma confirmação abundante para ele próprio de que era não só antepassado do Messias, mas também figura dele. Neste salmo ele fala:
I. Da humilhação de Cristo (vv. 1-21), em que Davi, como figura de Cristo, queixa-se da condição extremamente desastrosa em que se encontrava sob muitos aspectos:
Ele se queixa e mistura consolos às suas queixas: queixa-se (v. 1, 2), mas consola a si mesmo (vv. 3-5); queixa-se de novo (vv. 6-8), mas torna a consolar a si mesmo, v. 9, 10.
Ele se queixa e mistura orações às suas queixas: queixa-se do poder e da fúria dos inimigos (v. 12, 13, 16, 18) e de sua própria fraqueza e decadência física (v. 14, 15, 17); mas ora para que Deus não fique longe dele (v. 11, 19), para que o salve e o livre, vv. 19-21.
II. Da exaltação de Cristo: sua obra seria para a glória de Deus (vv. 22-25), para a salvação e a alegria de seu povo (vv. 26-29) e para a perpetuação do seu próprio reino, v. 30, 31.
Ao cantar este salmo, devemos manter os pensamentos fixos em Cristo e ser tão tocados por seus sofrimentos que experimentemos a comunhão deles, e tão tocados por sua graça que experimentemos seu poder e sua influência.
Queixas Dolorosas.
Versículos 1 a 10
Ao Músico-Mor sobre Aijeleth Shahar. Salmo de Davi.
Alguns julgam encontrar Cristo no título deste salmo, sobre Aijeleth Shahar — A Corça da Manhã. Cristo é como a corça veloz sobre os montes de especiarias (Cantares de Salomão 8:14), como a corça amorosa e a gazela agradável para todos os crentes (Provérbios 5:19).
Ele profere belas palavras como Naftali, comparado a uma corça solta, Gênesis 49:21. É a corça da manhã, designada pelos conselhos de Deus desde a eternidade para ser acossada por aqueles cães que o cercaram, v. 16. Outros, porém, pensam que isso indica apenas a melodia a que o salmo foi ajustado. Nestes versículos temos:
I. Uma triste queixa do afastamento de Deus, v. 1, 2:
- Isto pode ser aplicado a Davi ou a qualquer outro filho de Deus que careça dos sinais do seu favor, oprimido pelo peso do seu desagrado e bramando sob ele, como alguém tomado de dor e terror. Clama com fervor por alívio e, nessa situação, julga-se abandonado por Deus, sem auxílio e sem ser ouvido.
Ainda assim, chama-o repetidas vezes de “meu Deus”, continua a clamar a ele dia e noite e deseja intensamente o retorno de sua graça. Repare: (1.) Os afastamentos espirituais de Deus são as aflições mais dolorosas dos santos.
Quando as provas que possuíam ficam obscurecidas, os consolos divinos suspensos, a comunhão com Deus interrompida e os terrores de Deus dispostos contra eles, como se entristece seu espírito e como perdem o vigor todos os seus consolos!
(2.) Até sua queixa sobre esses fardos é um bom sinal de vida espiritual e de sentidos espirituais exercitados. Clamar “Meu Deus, por que estou doente? Por que sou pobre?” daria motivo para suspeitar de descontentamento e apego ao mundo. Mas “Por que me desamparaste?” é a linguagem de um coração que vincula sua felicidade ao favor de Deus.
(3.) Quando lamentamos o afastamento de Deus, ainda assim devemos chamá-lo de nosso Deus e continuar a invocá-lo como nosso. Quando nos falta a fé da certeza, devemos viver pela fé da adesão.
“Seja como for, Deus é bom e é meu; embora ele me abata, ainda assim confiarei nele; embora não me responda imediatamente, continuarei a orar e esperar; embora ele se cale, não me calarei.”
- Mas isto deve ser aplicado a Cristo: nas primeiras palavras dessa queixa, ele derramou sua alma diante de Deus quando estava na cruz (Mateus 27:46). Provavelmente prosseguiu com as palavras seguintes e, segundo alguns, repetiu todo o salmo, se não em voz alta, porque implicaram com as primeiras palavras, ao menos para si mesmo. Repare:
(1.) Cristo, em seus sofrimentos, clamou fervorosamente ao Pai por seu favor e sua presença. Clamou durante o dia, na cruz, e durante a noite, quando estava em agonia no jardim. Ofereceu fortes clamores e lágrimas àquele que podia salvá-lo, e também com algum temor, Hebreus 5:7.
(2.) Contudo, Deus o desamparou, estava longe de ajudá-lo e não o ouviu. Foi disso que Cristo se queixou mais do que de todos os seus sofrimentos. Deus o entregou às mãos dos inimigos; foi por seu conselho determinado que ele foi crucificado e abatido, e Deus não lhe concedeu consolos palpáveis.
Mas, tendo Cristo se feito pecado em nosso favor, o Pai, de acordo com isso, pô-lo sob as impressões presentes de sua cólera e de seu desagrado contra o pecado. O Senhor teve por bem esmagá-lo e fazê-lo sofrer, Isaías 53:10.
Mesmo então, Cristo manteve firme sua relação com o Pai como seu Deus, que agora o empregava, a quem agora servia e com quem em breve seria glorificado.
II. O ânimo encontrado em relação a isso, vv. 3-5. Embora Deus não o ouvisse nem o ajudasse, ainda assim:
- Ele pensará bem de Deus: “Mas tu és santo”, não injusto, infiel ou sem bondade em nenhuma das tuas formas de agir. Embora você não venha imediatamente socorrer seu povo aflito, ainda assim o ama, é fiel à sua aliança com ele e não favorece a iniquidade de seus perseguidores, Habacuque 1:13.
Assim como você é infinitamente puro e reto, também se agrada do serviço do seu povo reto: “habitas nos louvores de Israel”; tem por bem manifestar sua glória, sua graça e sua presença especial ao seu povo no santuário, onde ele lhe presta seus louvores.
Ali você está sempre pronto a receber sua homenagem e, a respeito do tabernáculo da congregação, disse: “Este é meu repouso para sempre”. Isso revela a maravilhosa condescendência de Deus para com seus fiéis adoradores.
Embora esteja cercado pelos louvores dos anjos, ele tem por bem habitar nos louvores de Israel. Isso pode consolar-nos em todas as nossas queixas: embora por algum tempo Deus pareça fazer-se de surdo a elas, tem tanto prazer nos louvores do seu povo que, no tempo devido, lhes dará motivo para mudar de canto: “Espera em Deus, pois ainda o louvarei.”
Nosso Senhor Jesus, em seus sofrimentos, tinha em vista a santidade de Deus, para preservar e promover a honra dela e da graça divina em habitar nos louvores de Israel, apesar das iniquidades das coisas santas do povo.
- Ele encontrará consolo na experiência que os santos das épocas anteriores tiveram dos benefícios da fé e da oração (v. 4, 5): “Nossos pais confiaram em ti”, “clamaram a ti”, e “tu os livraste”; portanto, no tempo devido, você me livrará, pois ninguém que esperou em você foi envergonhado em sua esperança e ninguém que o buscou o fez em vão.
Você continua o mesmo em si mesmo e para seu povo, como sempre foi. Eles foram nossos pais, e seu povo é amado por causa dos pais, Romanos 11:28. A vinculação hereditária da aliança tem o desígnio de sustentar a descendência dos fiéis. Aquele que foi o Deus de nossos pais deve ser o nosso Deus e, portanto, o será.
Nosso Senhor Jesus, em seus sofrimentos, sustentou-se com o fato de que todos os pais que foram figuras dele em seus sofrimentos — Noé, José, Davi, Jonas e outros — foram livrados no tempo devido e foram também figuras de sua exaltação. Por isso sabia que ele próprio não seria confundido, Isaías 50:7.
III. A queixa renovada acerca de outro sofrimento: o desprezo e o descrédito vindos dos homens. Essa queixa não é, de modo algum, tão amarga quanto a anterior, sobre o afastamento de Deus. Mas, assim como aquela atinge uma alma agraciada, esta atinge uma alma nobre numa parte muito sensível, vv. 6-8.
Nossos pais foram honrados; os patriarcas, em seu tempo, mais cedo ou mais tarde pareceram grandes aos olhos do mundo: Abraão, Moisés, Davi. Cristo, porém, é um verme e não um homem. Foi grande condescendência tornar-se homem, um passo para baixo que é e sempre será o assombro dos anjos.
Ainda assim, como se ser homem fosse demasiado, ele se torna verme e não homem. Era Adam — homem de condição humilde —, e Enosh — homem de dores —, mas lo Ish — não um homem de importância. Pois assumiu a forma de servo, e sua aparência foi desfigurada mais que a de qualquer homem, Isaías 52:14.
O homem, mesmo no melhor estado, é um verme; mas ele se tornou verme e não homem. Se não tivesse se feito verme, não poderia ter sido pisado como o foi. A palavra designa o tipo de verme usado para tingir de escarlate ou púrpura; por isso, alguns veem nela uma alusão a seus sofrimentos sangrentos. Veja os abusos que sofreu:
Foi desacreditado como homem mau: blasfemo, violador do sábado, beberrão, falso profeta, inimigo de César e aliado do príncipe dos demônios.
Foi desprezado pelo povo como homem de baixa condição e desprezível, indigno de atenção. Sua terra não tinha prestígio, seus parentes eram artesãos pobres e seus seguidores não eram os governantes nem os fariseus, mas a turba.
Foi ridicularizado como insensato, alguém que enganava não só os outros, mas também a si mesmo. Os que o viram pendurado na cruz zombaram dele. Longe de se compadecerem ou se importarem com ele, aumentaram suas aflições com todos os gestos e palavras de insolência, lançando-lhe em rosto sua queda.
Fazem caretas para ele, divertem-se à sua custa e fazem de seus sofrimentos uma piada: estendem o lábio, balançam a cabeça e dizem que esse era aquele que afirmava confiar que Deus o livraria; agora, que Deus o livre.
Davi às vezes foi insultado por confiar em Deus; mas, nos sofrimentos de Cristo, isso se cumpriu literal e exatamente. Os que o vituperaram usaram esses mesmos gestos (Mateus 27:39): balançaram a cabeça. Ou melhor, sua malícia os fez perder tanto o controle que usaram as mesmas palavras (Mateus 27:43): “Confiou em Deus; que ele o livre.”
Nosso Senhor Jesus, tendo assumido a tarefa de reparar a desonra que, por nossos pecados, havíamos causado a Deus, fez isso submetendo-se ao grau mais baixo possível de ignomínia e desonra.
IV. O ânimo encontrado também a esse respeito (v. 9, 10): os homens me desprezam, mas “tu és aquele que me tirou do ventre”. Davi e outros homens bons muitas vezes se animaram com esta lembrança, para nos orientar: Deus não era apenas o Deus de seus pais, como antes (v. 4), mas o Deus de sua infância, que começou cedo a ter zelo por eles, assim que passaram a existir.
Por isso esperam que ele nunca os rejeite. Aquele que tanto fez em nosso favor quando estávamos indefesos e incapazes de ser úteis não nos deixará agora que nos criou e cuidou de nós até termos alguma capacidade de servi-lo. Veja os primeiros exemplos do zelo providencial de Deus em nosso favor:
No nascimento: ele também nos tirou do ventre; do contrário, teríamos morrido ali ou sido sufocados ao nascer. O tempo particular de cada pessoa começa com esta prova expressiva da providência de Deus, assim como o tempo em geral começou com a criação, prova expressiva da existência dele.
Ao peito da mãe: “Então me fizeste esperar”; isto é, “fizeste em meu favor, ao me dar sustento e proteger-me dos perigos a que estava exposto, aquilo que me anima a esperar em ti todos os meus dias”.
As bênçãos dos seios coroam as bênçãos do ventre e são também garantias das bênçãos de toda a nossa vida. Certamente, aquele que nos alimentou então nunca nos fará morrer de fome, Jó 3:12.
- Em nossa consagração a ele desde cedo: “Desde o ventre fui entregue a ti”, o que talvez se refira à sua circuncisão no oitavo dia. Naquela ocasião, seus pais o confiaram e consagraram a Deus como seu Deus na aliança, pois a circuncisão era o selo da aliança. Isso o animou a confiar em Deus.
Têm motivo para se considerar seguros os que tão cedo e tão solenemente foram acolhidos sob as asas da majestade divina.
- Na experiência que desde então tivemos continuamente da bondade de Deus, numa série constante e ininterrupta de preservações e provisões: “Tu és meu Deus”, que me provê do necessário e vela por mim para meu bem, “desde o ventre de minha mãe”, isto é, desde minha vinda ao mundo até hoje.
E, se, assim que nos tornamos capazes de usar a razão, pusemos nossa confiança em Deus e lhe entregamos a nós mesmos e o nosso caminho, não precisamos duvidar de que sempre se lembrará da bondade da nossa juventude e do amor dos nossos desposórios, Jeremias 2:2.
Isso se aplica a nosso Senhor Jesus, cuja encarnação e nascimento a Providência divina vigiou com zelo especial quando nasceu num estábulo, foi deitado numa manjedoura, ficou imediatamente exposto à maldade de Herodes e foi obrigado a fugir para o Egito.
Quando era criança, Deus o amou e o chamou de lá (Oseias 11:1), e a lembrança disso o consolou em seus sofrimentos. Os homens o desacreditaram e desanimaram sua confiança em Deus; Deus, porém, o honrou e animou sua confiança nele.
Versículos 11 a 21
Os Sofrimentos do Messias; O Messias Sustentado em Seus Sofrimentos.
Nestes versículos temos Cristo sofrendo e Cristo orando; por isso somos orientados a esperar cruzes e a voltar os olhos para Deus quando elas vierem.
I. Aqui está Cristo sofrendo. Davi, de fato, muitas vezes esteve em perturbação e cercado de inimigos; mas muitos dos detalhes especificados aqui nunca foram verdadeiros acerca de Davi e, portanto, devem ser atribuídos a Cristo na profundidade de sua humilhação.
Aqui ele é abandonado pelos amigos: a perturbação e a angústia estão perto, e ninguém há para ajudar nem sustentar, v. 11. Ele pisou sozinho o lagar, pois todos os discípulos o abandonaram e fugiram. É honra para Deus ajudar quando falham todas as outras ajudas e socorros.
Aqui ele é insultado e cercado por inimigos de posição mais elevada que, por sua força e fúria, são comparados a touros, os fortes touros de Basã (v. 12), gordos e bem alimentados, altivos e azedos. Assim eram os principais sacerdotes e os anciãos que perseguiram Cristo.
Outros, de posição inferior, são comparados a cães (v. 16), imundos, vorazes e incansáveis em acossá-lo. Havia uma assembleia de ímpios tramando contra ele (v. 16), pois os principais sacerdotes se reuniram em conselho para procurar meios de prender Cristo.
Esses inimigos eram numerosos e unânimes: “Muitos, embora tivessem entre si interesses diferentes e conflitantes, como Herodes e Pilatos, concordaram em me cercar. Levaram sua trama adiante e parecem ter alcançado seu objetivo, pois me rodearam, v. 12; me encerraram, v. 16.”
São temíveis e ameaçadores (v. 13): “escancararam contra mim a boca”, para mostrar que me engoliriam, com tanta força e ferocidade quanto um leão que ruge e devora ao saltar sobre a presa.
- Aqui ele é crucificado. A própria maneira de sua morte é descrita, embora nunca tivesse sido usada entre os judeus: “Traspassaram minhas mãos e meus pés” (v. 16). Eles foram pregados ao madeiro maldito, e o corpo inteiro foi deixado pendurado assim, o que necessariamente causaria a dor e a tortura mais intensas.
Não há passagem em todo o Antigo Testamento que os judeus tenham corrompido com tanta diligência quanto esta, porque é uma predição tão notável da morte de Cristo e se cumpriu com tanta exatidão.
- Aqui ele está morrendo (v. 14, 15), em dor e angústia, porque devia satisfazer pelo pecado, que trouxe a dor e pelo qual, de outro modo, teríamos permanecido em angústia eterna. Aqui está:
(1.) A dissolução de toda a estrutura do seu corpo: “Sou derramado como água”, fraco como água e cedendo ao poder da morte, enquanto se esvazia de todos os sustentáculos de sua natureza humana.
(2.) O deslocamento dos seus ossos. Houve zelo para que nenhum deles fosse quebrado (João 19:36), mas todos foram deslocados pelo violento estiramento do corpo na cruz, como num cavalete de tortura.
Ou isso pode indicar o medo que o tomou durante a agonia no jardim, quando começou a ficar profundamente alarmado. O efeito disso talvez tenha sido, como às vezes acontece com o grande medo (Daniel 5:6), que as juntas de seus lombos se afrouxaram e seus joelhos bateram um no outro.
Seus ossos foram tirados do lugar para que ele pudesse pôr de novo no lugar toda a criação, que o pecado havia deslocado, e fazer nossos ossos quebrados se alegrarem.
(3.) A liquefação do seu ânimo: “Meu coração é como cera”, derretido para receber as impressões da cólera de Deus contra os pecados pelos quais ele se encarregou de satisfazer, desfazendo-se como os órgãos vitais de um moribundo. Assim como isso satisfez pela dureza do nosso coração, pensar nisso deve ajudar a amolecê-lo.
Quando Jó fala de sua perturbação interior, diz que o Todo-Poderoso lhe amolece o coração, Jó 23:16; veja também Salmos 68:2.
(4.) O esgotamento de suas forças naturais: “Minha força está seca”; assim, ele ficou ressequido e quebradiço como um caco de barro, pois a umidade vital se esgotava pelo fogo da cólera divina que lhe consumia o ânimo. Quem, então, pode resistir à ira de Deus? Ou quem conhece seu poder? Se isso foi feito com a árvore verde, que será feito com a seca?
(5.) A viscosidade de sua boca, sintoma comum da morte que se aproxima: “Minha língua se pega às minhas mandíbulas”. Isso se cumpriu tanto na sede que sentiu na cruz (João 19:28) quanto no silêncio durante seus sofrimentos. Pois, assim como a ovelha se cala diante dos tosquiadores, ele não abriu a boca nem protestou contra coisa alguma que lhe fizeram.
(6.) Sua entrega do espírito: “Tu me trouxeste ao pó da morte”; estou prestes a cair no túmulo, pois nada menos satisfaria a justiça divina. A vida do pecador fora perdida e, portanto, a vida do sacrifício devia ser o resgate por ela.
A sentença de morte proferida contra Adão foi expressa assim: “Ao pó voltarás.” Por isso Cristo, tendo em vista essa sentença ao obedecer até a morte, usa aqui expressão semelhante: “Tu me trouxeste ao pó da morte.”
- Ele foi despido. A vergonha da nudez foi a consequência imediata do pecado; por isso nosso Senhor Jesus foi despido de suas roupas ao ser crucificado, para que nos vestisse com o manto de sua justiça e a vergonha de nossa nudez não aparecesse. Aqui nos é dito:
(1.) Como seu corpo parecia quando foi despido: “Posso contar todos os meus ossos”, v. 17. Seu bendito corpo era magro e consumido pelo trabalho, pela dor e pelo jejum durante todo o seu ministério. Por isso parecia ter quase cinquenta anos, quando tinha apenas trinta e três, como vemos em João 8:57.
Suas rugas agora testemunhavam em seu favor que ele estava longe de ser o que chamavam: um glutão e beberrão. Ou talvez seus ossos pudessem ser contados porque seu corpo estava estendido na cruz, o que facilitava contar suas costelas.
“Eles olham e me encaram”, isto é, seus ossos, distorcidos e sem carne para cobri-los, como diz Jó (Jó 16:8): “Minha magreza, levantando-se em mim, dá testemunho em meu rosto.”
Ou: “Os que estão por perto, os que passam, espantam-se ao ver meus ossos assim salientes e, em vez de se compadecerem de mim, chegam a ter prazer num espetáculo tão lastimável.”
(2.) O que fizeram com as roupas que lhe tiraram (v. 18): repartiram entre si minhas vestes, uma parte para cada soldado, e sobre minha veste, a túnica sem costura, lançaram sortes. Esta circunstância se cumpriu exatamente, João 19:23, 24.
Embora não tenha sido um grande aspecto do sofrimento de Cristo, é uma grande prova do cumprimento da Escritura nele. Assim estava escrito e, portanto, assim convinha que Cristo sofresse. Que isso confirme nossa fé nele como o verdadeiro Messias e inflame nosso amor por ele como o melhor dos amigos, que nos amou e sofreu tudo isso em nosso favor.
II. Aqui está Cristo orando e, por meio da oração, sustentando-se sob o peso de seus sofrimentos. Cristo, em sua agonia, orou fervorosamente para que o cálice passasse dele. Quando o príncipe deste mundo o atacou com seus terrores e escancarou a boca contra ele como um leão que ruge, Cristo caiu por terra e orou.
A oração de Davi aqui era figura disso. Ele chama Deus de sua força, v. 19. Quando não podemos alegrar-nos em Deus como nosso cântico, ainda assim apoiemo-nos nele como nossa força e recebamos o consolo do sustento espiritual quando não pudermos alcançar as alegrias espirituais. Ele ora:
Para que Deus esteja com ele e não se mantenha distante: “Não fiques longe de mim” (v. 11) e, de novo, v. 19. “Quem quer que se afaste da minha ferida, Senhor, não te afastes tu.” A proximidade da perturbação deve apressar-nos a chegar perto de Deus; então podemos esperar que ele se aproxime de nós.
Para que o ajude e se apresse a ajudá-lo, a fim de que suporte suas tribulações sem falhar nem desanimar, sem recuar da obra que assumiu nem sucumbir sob ela. O Pai o ouviu por causa de seu temor (Hebreus 5:7) e o capacitou a concluir sua obra.
Para que o livre e salve, v. 20, 21:
(1.) Observe qual é a joia pela qual ele tem zelo: “A segurança da minha alma, da minha bem-amada; que ela seja resgatada do poder da sepultura, Salmos 49:15. Pai, em tuas mãos entrego-a, para que seja levada em segurança ao paraíso.”
O salmista chama aqui sua alma de sua bem-amada, sua única, pois esse é o sentido da palavra: “Minha alma é minha única. Tenho apenas uma alma pela qual zelar; por isso, maior será minha vergonha se a negligenciar, e maior será a perda se permitir que pereça.”
“Por ser minha única, deve ser minha bem-amada, e preciso me preocupar profundamente com seu bem-estar eterno. Não trato minha alma como bem-amada se não tenho zelo em protegê-la de tudo que possa prejudicá-la, em prover-lhe tudo de que precisa e em zelar inteiramente por seu bem-estar.”
(2.) Observe qual é o perigo do qual ele pede livramento: da espada, a espada flamejante da cólera divina, que se volta em todas as direções. Era isso que ele temia mais do que qualquer outra coisa, Gênesis 3:24. A ira de Deus era o absinto e o fel no cálice amargo posto em suas mãos.
“Ó, livra minha alma disso! Senhor, embora eu perca a vida, não permitas que eu perca teu amor. Salva-me do poder do cão e da boca do leão.” Isso parece referir-se a Satanás, o antigo inimigo que feriu o calcanhar da descendência da mulher, o príncipe deste mundo, com quem Cristo travaria combate corpo a corpo e que viu aproximar-se, João 14:30.
“Senhor, salva-me de ser vencido pelos terrores dele.” Cristo faz um apelo: você me ouviu anteriormente dos chifres do unicórnio, isto é, me salvou dele em resposta à minha oração. Isso pode referir-se à vitória de Cristo sobre Satanás e suas tentações (Mateus 4), quando o diabo o deixou por algum tempo (Lucas 4:13), mas voltou agora de outra maneira para atacá-lo com seus terrores.
“Senhor, deste-me a vitória naquela ocasião; dá-me a vitória agora, para que eu despoje principados e potestades e expulse o príncipe deste mundo.” Deus nos livrou dos chifres do unicórnio para que não fôssemos arremessados por ele? Que isso nos anime a esperar livramento da boca do leão, para que não sejamos dilacerados.
Aquele que nos livrou nos livra e nos livrará. Sem dúvida, a oração de Cristo foi atendida, pois o Pai sempre o ouvia. Embora não o tenha livrado da morte, não permitiu que visse a corrupção; no terceiro dia, porém, ressuscitou-o do pó da morte.
Isso foi demonstração maior do favor de Deus para com ele do que teria sido ajudá-lo a descer da cruz, pois descer da cruz teria impedido a obra que assumira, ao passo que a ressurreição a coroou.
Ao cantar isto, devemos meditar nos sofrimentos e na ressurreição de Cristo até experimentarmos em nossas próprias almas o poder de sua ressurreição e a comunhão dos seus sofrimentos.
Versículos 22 a 30
Os Triunfos do Messias; Expansão e Permanência da Igreja.
Aquele que começou o salmo queixando-se, e que não podia ser outro senão Cristo em sua humilhação, termina aqui triunfando; tampouco pode ser outro senão Cristo em sua exaltação.
Assim como o próprio Cristo usou na cruz as primeiras palavras da queixa, as primeiras palavras do triunfo são expressamente aplicadas a ele (Hebreus 2:12) e feitas suas próprias palavras: “Declararei teu nome a meus irmãos; no meio da igreja cantarei louvores a ti.”
A perspectiva certa que Cristo tinha da alegria posta diante dele não só lhe deu resposta satisfatória às orações, mas também transformou suas queixas em louvores. Ele viu o fruto do trabalho de sua alma e ficou plenamente satisfeito; prova disso é a palavra triunfante com que deu o último suspiro: “Está consumado.”
Aqui se fala de cinco coisas cuja perspectiva foi a satisfação e o triunfo de Cristo em seus sofrimentos:
I. Que ele teria uma igreja no mundo e que aqueles que lhe foram dados desde a eternidade seriam reunidos a ele na plenitude dos tempos. Isso está implícito aqui: ele veria sua descendência, Isaías 53:10. Agradava-lhe pensar:
- Que, pela declaração do nome de Deus, pela pregação do evangelho eterno em sua clareza e pureza, muitos seriam eficazmente chamados a ele e, por meio dele, a Deus.
Para esse fim, ministros seriam empregados para divulgar essa doutrina ao mundo. Seriam de tal modo seus mensageiros e sua voz que a ação deles seria considerada ação dele; a palavra deles é a sua, e por meio deles ele declara o nome de Deus.
- Que aqueles assim chamados seriam trazidos a uma relação muito próxima e querida com ele, como seus irmãos. Ele não apenas não se envergonha de chamá-los assim, mas sente grande satisfação nisso. Não só os judeus crentes, seus compatriotas, mas também os gentios que se tornaram coerdeiros e membros do mesmo corpo, Hebreus 2:11.
Cristo é nosso irmão mais velho, que tem zelo por nós e nos provê do necessário, e espera que nosso desejo se volte para ele e que estejamos dispostos a ser governados por ele.
- Que esses seus irmãos seriam incorporados a uma congregação, uma grande congregação. Assim é a igreja universal, toda a família que recebe dele o nome, à qual são reunidos todos os filhos de Deus que estavam dispersos e na qual são unidos (João 11:52; Efésios 1:10).
Eles seriam também incorporados a comunidades menores, membros daquele grande corpo: muitas assembleias religiosas para o culto divino, nas quais apareceria a feição do cristianismo e nas quais seus interesses seriam sustentados e promovidos.
- Que esses seriam considerados descendência de Jacó e Israel (v. 23), para que a bênção de Abraão viesse sobre eles, embora gentios (Gálatas 3:14), e a eles pertencessem a adoção, a glória, a aliança e o culto de Deus, tanto quanto pertenceram a Israel segundo a carne, Romanos 9:4; Hebreus 8:10. A igreja do evangelho é chamada de Israel de Deus, Gálatas 6:16.
II. Que Deus seria muito honrado e glorificado nele por aquela igreja. A glória do Pai era o que Cristo tinha em vista durante toda a obra que assumiu (João 17:4), especialmente em seus sofrimentos, nos quais entrou com este pedido solene: “Pai, glorifica teu nome”, João 12:27, 28. Ele prevê com prazer:
- Que Deus seria glorificado pela igreja reunida a Cristo e que, para esse fim, seus membros seriam chamados e congregados, a fim de que fossem para Deus um nome e um louvor.
Cristo, por meio de seus ministros, declarará o nome de Deus a seus irmãos, como a boca de Deus para eles. Depois, por meio deles, como a boca da congregação diante de Deus, o nome divino será louvado.
Todos os que temem o Senhor o louvarão (v. 23), todo israelita de fato. Veja Salmos 118:2-4; 135:19, 20. A tarefa dos cristãos, especialmente em suas assembleias religiosas solenes, é louvar e glorificar a Deus com santo temor e reverência por sua majestade. Por isso, os que aqui são chamados a louvá-lo são também chamados a temê-lo.
- Que Deus seria glorificado no Redentor e na obra que ele assumiu. Diz-se, portanto, que Cristo louva a Deus na igreja não apenas porque é o Mestre das assembleias em que Deus é louvado e o Mediador de todos os louvores oferecidos a Deus, mas porque é o assunto do louvor da igreja. Veja Efésios 3:21.
Todos os nossos louvores devem concentrar-se na obra da redenção, e temos muitos motivos para agradecer:
(1.) Que Jesus Cristo foi reconhecido pelo Pai na obra que assumiu, apesar de por vezes lhe parecer que o Pai o abandonara (v. 24): ele não desprezou nem abominou a aflição do aflito, isto é, do Redentor sofredor, mas a aceitou bondosamente como satisfação plena pelo pecado e como contrapartida valiosa para fundamentar a concessão de vida eterna a todos os crentes.
Embora a oferta fosse feita em favor de nós, pobres pecadores, Deus não desprezou nem abominou aquele que a apresentou em nosso favor. Tampouco desviou o rosto dele, como Saul se irou com o próprio filho porque este intercedeu em favor de Davi, a quem Saul via como inimigo.
Quando Cristo clamou a ele, quando seu sangue clamou por paz e perdão em nosso favor, Deus o ouviu. Assim como isso é motivo de nossa alegria, deve ser também motivo de nossa gratidão. Os que julgaram que suas orações foram desprezadas e não ouvidas descobrirão, se continuarem a orar e esperar, que não buscaram a Deus em vão.
(2.) Que ele próprio prosseguirá na obra que assumiu e a completará. Cristo diz: “Pagarei meus votos”, v. 25. Tendo-se comprometido a levar muitos filhos à glória, cumprirá seu compromisso até o fim e não perderá nenhum.
III. Que todas as almas humildes e agraciadas encontrariam nele satisfação e felicidade plenas, v. 26. Confortava o Senhor Jesus em seus sofrimentos saber que, nele e por meio dele, todos os verdadeiros crentes teriam consolação eterna.
- Os pobres de espírito serão ricos em bênçãos, em bênçãos espirituais; os famintos serão saciados de coisas boas. Como o sacrifício de Cristo foi aceito, os santos participarão do banquete sacrificial, como, sob a lei, participavam das ofertas pacíficas, e assim terão parte no altar.
“Os mansos comerão e ficarão satisfeitos”: comerão do pão da vida e se alimentarão com apetite da doutrina da mediação de Cristo, que é alimento e bebida para a alma que conhece sua própria natureza e condição.
Os que têm fome e sede de justiça em Cristo receberão tudo o que podem desejar para se saciar e encontrar descanso. Não trabalharão, como antes, por aquilo que não satisfaz.
Os que oram muito também agradecerão muito: os que o buscam louvarão ao Senhor, pois, por meio de Cristo, têm certeza de que o encontrarão. Nessa esperança, têm motivo para louvá-lo mesmo enquanto ainda o buscam. Quanto mais fervorosamente o buscarem, mais seu coração se dilatará em louvores quando o encontrarem.
As almas dedicadas a ele serão felizes com ele para sempre: “Vosso coração viverá para sempre.” O coração de vocês, que são mansos, estão satisfeitos em Cristo e continuam a buscar a Deus, viverá para sempre, aconteça o que acontecer a seus corpos. As graças e os consolos que possuem serão aperfeiçoados na vida eterna.
Cristo disse: “Porque eu vivo, vós também vivereis” (João 14:19); portanto, essa vida será tão certa e tão longa quanto a dele.
IV. Que a igreja de Cristo e, com ela, o reino de Deus entre os homens se estenderiam a todos os cantos da terra e abrangeriam pessoas de todas as condições:
- Que chegaria longe (v. 27, 28). Enquanto por muito tempo os judeus haviam sido os únicos a professar-se povo de Deus, agora todos os confins do mundo entrariam na igreja e, derrubada a parede de separação, os gentios seriam acolhidos. Aqui se profetiza:
(1.) Que seriam convertidos: lembrar-se-ão e se voltarão ao Senhor. Repare: a reflexão séria é o primeiro passo rumo à verdadeira conversão, e é um bom passo. Devemos refletir e nos voltar. O filho pródigo primeiro voltou a si e depois ao pai.
(2.) Que seriam então admitidos à comunhão com Deus e com as assembleias que o servem: “adorarão diante de ti”, pois em todo lugar se oferecerá incenso a Deus, Malaquias 1:11; Isaías 66:23.
Os que se voltam a Deus terão por dever de consciência adorá-lo diante dele. Há bom motivo para que todas as famílias das nações prestem homenagem a Deus, pois (v. 28) “o reino é do Senhor”: dele, e somente dele, é a monarquia universal.
[1.] O reino da natureza pertence ao Senhor Jeová, e sua providência governa entre as nações. Por isso somos obrigados a adorá-lo. Assim, o desígnio da religião cristã é restaurar a religião natural, seus princípios e suas leis.
Cristo morreu para nos conduzir a Deus, o Deus que nos criou, contra quem nos rebelamos, e para nos reconduzir à nossa lealdade original.
[2.] O reino da graça pertence ao Senhor Cristo, e ele, como Mediador, é designado governante entre as nações e cabeça sobre todas as coisas para sua igreja. Que toda língua, portanto, confesse que ele é Senhor.
- Que incluiria muitos de diferentes condições, v. 29. Altos e baixos, ricos e pobres, escravos e livres se encontram em Cristo:
(1.) Cristo receberá a homenagem de muitos dos grandes. Os que são gordos na terra, que vivem em pompa e poder, comerão e adorarão. Até os que se alimentam suntuosamente, depois de comer e se fartar, bendirão o Senhor seu Deus por sua fartura e prosperidade.
(2.) Os pobres também receberão seu evangelho: os que descem ao pó, que se assentam no pó (Salmos 113:7) e mal conseguem manter corpo e alma juntos se prostrarão diante dele, diante do Senhor Jesus. Ele considera uma honra ser o Rei dos pobres (Salmos 72:12), e sua proteção atrai de modo especial a lealdade deles.
Ou isso pode ser entendido de modo geral acerca dos moribundos, pobres ou ricos. Veja, então, qual é nossa condição: descemos ao pó a que fomos sentenciados e onde, em breve, teremos de fazer nossa cama.
Tampouco podemos conservar viva nossa própria alma. Não conseguimos assegurar por muito tempo nossa vida natural, nem podemos ser os autores da nossa vida espiritual e eterna.
Portanto, é de nosso grande interesse, além de nosso dever, prostrar-nos diante do Senhor Jesus, entregar-nos a ele como súditos e adoradores. Este é o único caminho, e é um caminho seguro, para garantir nossa felicidade quando descermos ao pó.
Já que não podemos conservar viva nossa própria alma, é sábio, pela fé obediente, entregá-la a Jesus Cristo, que é capaz de salvá-la e mantê-la viva para sempre.
V. Que a igreja de Cristo e, com ela, o reino de Deus entre os homens continuariam até o fim, através de todas as épocas. A humanidade se mantém pela sucessão das gerações; sempre há uma geração que passa e outra que surge.
Cristo receberá honra tanto da geração que está passando e deixando o mundo — v. 29: os que descem ao pó se prostrarão diante dele, e é bom morrer prostrado diante de Cristo; benditos são os mortos que assim morrem no Senhor — quanto da que surge e começa sua caminhada no mundo, v. 30. Observe:
- Sua dedicação a Cristo: “Uma descendência o servirá”; manterá seu culto solene e professará e praticará a obediência a ele como seu Mestre e Senhor. Repare: Deus terá uma igreja no mundo até o fim dos tempos e, para isso, haverá uma sucessão de cristãos professos e ministros do evangelho de geração em geração.
“Uma descendência o servirá”: haverá um remanescente, maior ou menor, a quem pertencerá o serviço de Deus e a quem Deus dará graça para servi-lo. Talvez não seja a descendência das mesmas pessoas, pois a graça não corre no sangue; ele não diz “a descendência deles”, mas “uma descendência”. Talvez sejam poucos, mas suficientes para preservar a continuidade.
- O reconhecimento que Cristo lhes concede: serão considerados para ele uma geração. Ele será para eles o mesmo que foi para os que os precederam; sua bondade para com os amigos não morrerá com eles, mas se estenderá a seus herdeiros e sucessores.
Em lugar dos pais estarão os filhos, que todos reconhecerão como uma descendência que o Senhor abençoou, Isaías 61:9; 65:23. Deus reconhecerá bondosamente a geração dos justos como seu tesouro, seus filhos.
- Sua atuação em favor dele (v. 31): eles virão e surgirão em seu tempo não apenas para manter a virtude da geração passada e realizar o trabalho da sua própria geração, mas para servir à honra de Cristo e ao bem das almas nas gerações futuras.
Transmitirão a elas o evangelho de Cristo, esse depósito sagrado, puro e inteiro, até mesmo a um povo que ainda nascerá. A esse povo declararão duas coisas:
(1.) Que existe uma justiça eterna, que Jesus Cristo introduziu. Declararão que essa justiça dele, e não alguma justiça nossa, é o fundamento de todas as nossas esperanças e a fonte de todas as nossas alegrias. Veja Romanos 1:16, 17.
(2.) Que a obra de nossa redenção por Cristo é obra do próprio Senhor (Salmos 118:23), não uma maquinação nossa. Devemos declarar a nossos filhos que Deus fez isso; é sua sabedoria em mistério, é seu braço revelado.
Ao cantar isto, devemos triunfar no nome de Cristo, que está acima de todo nome; devemos honrá-lo nós mesmos, alegrar-nos com as honras que outros lhe prestam e com a certeza de que haverá um povo louvando-o na terra quando nós o louvarmos no céu.