Matthew Henry

Salmos 2

Argumento

Assim como o salmo anterior era moral e nos mostrava nosso dever, este é evangélico e nos mostra nosso Salvador. Sob o tipo do reino de Davi, estabelecido por designação divina, que enfrentou muita oposição, mas por fim prevaleceu, profetiza-se o reino do Messias, o Filho de Davi. Esta é a intenção e o objetivo principais do salmo.

Creio que nele há menos do tipo e mais do antítipo do que em qualquer dos salmos evangélicos, pois nada há nele que não se aplique a Cristo, mas há coisas que de modo algum se aplicam a Davi (v. 6, 7): “Tu és meu Filho”; (v. 8) “Eu te darei os confins da terra”; e (v. 12) “Beijai o Filho”. Ele é interpretado como referente a Cristo em Atos 4:24; 13:33; Hebreus 1:5. O Espírito Santo aqui prediz:

I. A oposição que seria feita ao reino do Messias, vv. 1-3.

II. A frustração e o castigo dessa oposição, v. 4, 5.

III. O estabelecimento do reino de Cristo, apesar dessa oposição, v. 6.

IV. A confirmação e a consolidação desse reino, v. 7.

V. A promessa de sua expansão e de seu êxito, v. 8, 9.

VI. Um chamado e uma exortação aos reis e príncipes para que se tornem súditos voluntários desse reino, vv. 10-12.

Ou, de outro modo, temos aqui:

I. Ameaças proferidas contra os adversários do reino de Cristo, vv. 1-6.

II. Promessas feitas ao próprio Cristo, cabeça desse reino, vv. 7-9.

III. Conselho dado a todos para que abracem os interesses desse reino, vv. 10-12.

Este salmo, como o anterior, foi muito apropriadamente posto no início deste livro de devoções. Pois, assim como é necessário, para sermos aceitos por Deus, que nos sujeitemos aos preceitos de sua lei, também é necessário que nos sujeitemos à graça de seu evangelho e nos acheguemos a ele em nome de um Mediador.

Versículos 1 a 6

Os Inimigos do Messias.

Temos aqui uma luta muito grande em torno do reino de Cristo: o inferno e o céu disputam-no. O campo de batalha é esta terra, onde Satanás há muito mantém um reino usurpado e exerce tamanho domínio que foi chamado príncipe da potestade do próprio ar que respiramos e deus do mundo em que vivemos.

Ele sabe muito bem que, à medida que o reino do Messias se ergue e ganha terreno, o seu cai e perde terreno. Por isso, embora certamente venha a ser estabelecido, não o será sem resistência. Observe aqui:

I. A grande oposição que seria feita ao Messias e a seu reino, à sua santa religião e a todos os interesses dela, vv. 1-3. Era de esperar que uma bênção tão grande para este mundo fosse acolhida e abraçada universalmente, que todos os feixes logo se curvassem diante do feixe do Messias e que todas as coroas e cetros da terra fossem postos a seus pés. Mas aconteceu exatamente o contrário.

Nunca as ideias de qualquer escola de filósofos, por mais absurdas que fossem, nem o poder de qualquer príncipe ou Estado, por mais tirânico que fosse, enfrentaram oposição tão violenta quanto a doutrina e o governo de Cristo. Isso é sinal de que vieram do céu, pois a oposição evidentemente teve origem no inferno.

  1. Diz-se aqui quem se apresentaria como adversário de Cristo e instrumento do diabo nessa oposição ao seu reino. Príncipes e povo, corte e país, às vezes têm interesses distintos, mas aqui se unem contra Cristo. Não só os poderosos, mas também o populacho, os pagãos, o povo, muitos deles, comunidades deles.

Embora costumassem amar a liberdade, rejeitavam a liberdade que Cristo veio obter e proclamar. Não só o populacho, mas também os poderosos, de quem se poderia esperar mais discernimento e ponderação, mostram-se violentos contra Cristo.

Embora seu reino não seja deste mundo e não tenha sido planejado sequer para enfraquecer os interesses deles, mas, muito provavelmente, para fortalecê-los, se quisessem, ainda assim os reis da terra e os governantes logo pegam em armas. Veja os efeitos da antiga inimizade da descendência da serpente contra a descendência da mulher e como é geral e maligna a corrupção da humanidade.

Veja como são temíveis os inimigos da igreja: são numerosos e poderosos. Os judeus incrédulos são chamados aqui de pagãos, tão deploravelmente haviam decaído da fé e da santidade de seus antepassados. Instigaram os pagãos, os gentios, a perseguir os cristãos.

Assim como os filisteus e seus senhores, Saul e seus cortesãos, o partido descontente e seus chefes se opuseram à ascensão de Davi ao trono, também Herodes e Pilatos, os gentios e os judeus, fizeram tudo o que podiam contra Cristo e seus interesses entre os homens, Atos 4:27.

  1. Diz-se com quem eles têm desavença e contra quem reúnem todas as suas forças: contra o Senhor e contra seu ungido, isto é, contra toda religião em geral e contra a religião cristã em particular. É certo que todos os inimigos de Cristo, seja qual for sua alegação, são inimigos do próprio Deus: “Odiaram a mim e também a meu Pai”, João 15:24.

O grande autor de nossa santa religião é chamado aqui o ungido do Senhor, ou Messias, ou Cristo, numa alusão à unção de Davi como rei. Ele recebeu tanto a autoridade quanto as qualificações para ser cabeça e rei da igreja: foi devidamente investido no cargo e está preparado para ele em todos os aspectos.

Ainda assim, há quem se oponha a ele; ou melhor, opõem-se a ele por isso mesmo, pois não suportam a autoridade de Deus, invejam a exaltação de Cristo e alimentam uma inimizade arraigada contra o Espírito de santidade.

  1. Descreve-se aqui a oposição que fazem. (1.) É uma oposição cheia de rancor e malícia. Enfurecem-se e se irritam; rangem os dentes de desgosto pelo estabelecimento do reino de Cristo. Isso lhes causa o maior desconforto e os enche de indignação, de modo que nem consigo mesmos têm paz; veja Lucas 13:14; João 11:47; Atos 5:17, 33; 19:28.

Os idólatras enfureceram-se quando sua insensatez foi exposta; os principais sacerdotes e fariseus, quando sua glória ficou eclipsada e seu domínio usurpado foi abalado. Os que praticavam o mal enfureceram-se contra a luz.

(2.) É uma oposição deliberada e sagaz. Imaginam ou meditam, isto é, maquinam meios de suprimir os interesses crescentes do reino de Cristo e confiam muito no êxito de suas maquinações. Prometem a si mesmos que esmagarão a religião e sairão vitoriosos.

(3.) É uma oposição resoluta e obstinada. Põem-se em posição de combate, fazem o rosto como pederneira e o coração como adamante, desafiando a razão, a consciência e todos os terrores do Senhor. Orgulhosos e ousados como os construtores de Babel, persistirão em sua decisão, aconteça o que acontecer.

(4.) É uma oposição conjunta e confederada. Reúnem-se em conselho para ajudar e animar uns aos outros nessa oposição. Tomam suas decisões nemine contradicente, unanimemente: levarão adiante com o máximo vigor a guerra ímpia contra o Messias.

Por isso convocam conselhos, formam conluios e põem toda a inteligência a trabalhar para descobrir meios e maneiras de impedir o estabelecimento do reino de Cristo, Salmos 83:5.

  1. Diz-se aqui o que os enfurece e o que pretendem com essa oposição (v. 3): “Rompamos as suas amarras.” Não querem submeter-se a governo algum. São filhos de Belial, incapazes de suportar o jugo, ao menos o jugo do Senhor e de seu ungido.

Contentam-se em acolher ideias do reino de Deus e do Messias que lhes sirvam para discutir e sustentar seu próprio domínio. Se o Senhor e seu ungido os tornarem ricos e importantes no mundo, serão bem-vindos.

Contudo, se restringirem seus apetites e paixões corruptos, regularem e reformarem seu coração e sua vida e os submeterem ao governo de uma religião pura e celestial, então, na verdade, não quererão que esse homem reine sobre eles, Lucas 19:14.

Cristo tem amarras e cordas para nós: os que serão salvos por ele devem ser governados por ele. Mas são cordas de homem, conformes à reta razão, e amarras de amor, que servem ao nosso verdadeiro bem; e, ainda assim, é contra elas que se dirige a desavença. Por que os homens se opõem à religião senão porque não suportam suas restrições e obrigações?

Querem romper as amarras da consciência às quais estão sujeitos e as cordas dos mandamentos de Deus, pelas quais são chamados a afastar-se de todo pecado e a comprometer-se com todo dever. Não as aceitarão, mas as lançarão para o mais longe possível.

  1. Aqui se argumenta com eles a esse respeito, v. 1. Por que fazem isso? (1.) Não podem apresentar boa razão para se opor a um governo tão justo, santo e gracioso, que não interferirá nos poderes seculares nem introduzirá princípios perigosos, prejudiciais aos reis ou às províncias. Pelo contrário, se recebido universalmente, traria o céu à terra.

(2.) Não podem esperar bom êxito ao se opor a um reino tão poderoso, contra o qual são inteiramente incapazes de contender. É coisa vã: depois que tiverem feito o pior que puderem, Cristo terá uma igreja no mundo, e essa igreja será gloriosa e triunfante. Ela está edificada sobre uma rocha, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. A lua segue luminosa, embora os cães ladrem para ela.

II. A grande vitória alcançada sobre toda essa oposição ameaçadora. Se o céu e a terra são os combatentes, é fácil predizer qual deles vencerá. Os que travam essa grande luta são os povos da terra e os reis da terra, que, sendo da terra, são terrenos. Aquele contra quem lutam, porém, assenta-se nos céus, v. 4.

Ele está no céu, lugar de perspectiva tão ampla que pode observar todos eles e todos os seus projetos. Seu poder é tamanho que pode vencer a todos e a todas as suas tentativas. Ali está assentado, tranquilo e em repouso, fora do alcance de suas ameaças e investidas impotentes.

Ali se assenta como Juiz de todos os assuntos dos filhos dos homens, perfeitamente seguro de que todos os seus próprios propósitos e desígnios serão cumpridos por inteiro apesar de toda oposição, Salmos 29:10. O repouso perfeito da Mente Eterna pode consolar-nos em meio a todas as inquietações da nossa mente.

Somos sacudidos na terra e no mar, mas ele se assenta nos céus, onde preparou seu trono para julgar. Por isso:

  1. É fácil ridicularizar as tentativas dos inimigos de Cristo. Deus ri deles como de um grupo de insensatos. Ele os tem, a eles e a todas as suas tentativas, em escárnio; por isso a virgem, filha de Sião, os desprezou, Isaías 37:22.

As loucuras dos pecadores são justo motivo de riso para a sabedoria e o poder infinitos de Deus. As tentativas do reino de Satanás que aos nossos olhos são temíveis são desprezíveis aos dele. Às vezes se diz que Deus desperta, se levanta e se põe em movimento para vencer seus inimigos; aqui se diz que permanece sentado e os vence.

Pois as maiores operações da onipotência de Deus não lhe causam dificuldade alguma, nem a menor perturbação em seu repouso eterno.

  1. Eles recebem justo castigo, v. 5. Embora Deus os despreze por serem impotentes, nem por isso fecha os olhos para eles. Está justamente descontente com sua insolência e impiedade e fará os pecadores mais ousados saberem disso e tremerem diante dele.

(1.) O pecado deles o provoca. Ele está encolerizado, profundamente descontente. Não podemos esperar que Deus se reconcilie conosco ou se agrade de nós senão no ungido e por meio dele. Portanto, se o afrontarmos e o rejeitarmos, pecamos contra o remédio e perdemos o benefício de sua mediação entre nós e Deus.

(2.) Sua ira será uma perturbação para eles. Se apenas lhes falar em sua cólera, o próprio sopro de sua boca lhes trará confusão, matança e destruição, Isaías 11:4; 2 Tessalonicenses 2:8. Ele fala e tudo se faz; fala em cólera e os pecadores são desfeitos. Assim como uma palavra nos criou, uma palavra pode desfazer-nos outra vez.

Quem conhece o poder de sua ira? Os inimigos se enfurecem, mas não podem perturbar a Deus. Deus permanece assentado e, ainda assim, os perturba, lança-os em consternação, como diz a palavra, e os deixa sem saber o que fazer. O estabelecimento do reino de seu Filho, apesar deles, é a maior perturbação que lhes pode sobrevir.

Eles perturbavam os bons súditos de Cristo; mas virá o dia em que essa perturbação lhes será retribuída.

  1. Eles são certamente derrotados, e todos os seus conselhos são transtornados (v. 6): “Eu, porém, estabeleci meu rei sobre o meu santo monte Sião.”

Davi foi elevado ao trono e tornou-se senhor da fortaleza de Sião, apesar da perturbação causada pelos descontentes em seu reino e, particularmente, das afrontas da guarnição de Sião, que zombou dele com seus cegos e coxos, soldados mutilados, 2 Samuel 5:6.

O Senhor Jesus foi exaltado à direita do Pai, recebeu todo o poder tanto no céu quanto na terra e é cabeça sobre todas as coisas para a igreja, apesar dos esforços incessantes de seus inimigos para impedir sua exaltação.

(1.) Jesus Cristo é Rei e foi investido, por aquele que é a fonte do poder, da dignidade e da autoridade de príncipe soberano no reino tanto da providência quanto da graça.

(2.) Deus tem por bem chamá-lo de seu Rei porque o designou e lhe confiou, em seu nome, a administração exclusiva do governo e do julgamento. É seu Rei porque é querido ao Pai e alguém em quem o Pai se agrada.

(3.) Cristo não tomou essa honra para si, mas foi chamado a ela, e aquele que o chamou o reconhece: “Eu o estabeleci.” Recebeu do Pai sua ordem e sua comissão.

(4.) Ao ser chamado para essa honra, foi confirmado nela. Os postos elevados, dizemos, são escorregadios, mas Cristo, depois de elevado, permanece firme: “Eu o estabeleci, eu o firmei.”

(5.) Ele foi estabelecido em Sião, o monte da santidade de Deus, tipo da igreja evangélica. Ali se construiu o templo, por causa do qual todo o monte foi chamado santo. O trono de Cristo está estabelecido em sua igreja, isto é, no coração de todos os crentes e nos convívios que formam.

Diz-se que a lei evangélica de Cristo sai de Sião (Isaías 2:3; Miquéias 4:2). Por isso ela é apresentada como o quartel-general desse comandante, a sede régia desse príncipe, em quem os filhos dos homens se alegrarão.

Devemos cantar estes versículos com santa exultação, triunfando sobre todos os inimigos do reino de Cristo, sem duvidar de que em breve todos eles serão postos por estrado de seus pés, e triunfando em Jesus Cristo como o grande depositário do poder.

Devemos orar, crendo firmemente na certeza aqui dada: “Pai que estás nos céus, venha o teu reino; venha o reino de teu Filho.”

Versículos 7 a 9

Os Triunfos do Messias.

Ouvimos o que os reis da terra têm a dizer contra o reino de Cristo e ouvimos sua contestação por aquele que se assenta no céu. Ouçamos agora o que o próprio Messias tem a dizer em favor de seu reino, para sustentar suas reivindicações: algo que todos os poderes da terra são incapazes de contestar.

I. O reino do Messias se fundamenta num decreto, um decreto eterno de Deus Pai. Não foi uma resolução repentina nem uma experiência posta à prova, mas o resultado dos conselhos da sabedoria divina e das determinações da vontade divina, anteriores a todos os mundos, e nenhum deles pode ser alterado.

É o preceito ou estatuto, segundo alguns o leem, a aliança ou pacto, segundo outros: as tratativas da aliança entre o Pai e o Filho acerca da redenção do homem, representadas pela aliança real feita com Davi e sua descendência, Salmos 89:3.

Nosso Senhor Jesus muitas vezes se referiu a isso como aquilo por que se guiou durante toda a sua missão: “Esta é a vontade daquele que me enviou”, João 6:40. “Este mandamento recebi de meu Pai”, João 10:18; 14:31.

II. Há uma declaração desse decreto na medida necessária para satisfazer todos os chamados e ordenados a se tornarem súditos desse rei e para deixar sem desculpa os que não querem que ele reine sobre eles.

O decreto era secreto: era o que o Pai dissera ao Filho quando o possuía no princípio de seu caminho, antes de suas obras antigas. Mas foi declarado por uma testemunha fiel, que desde a eternidade repousava no seio do Pai e veio ao mundo como profeta da igreja para revelar o Pai, João 1:18.

A fonte de todo ser é, sem dúvida, a fonte de todo poder; é por Deus, de Deus e sob Deus que o Messias apresenta sua reivindicação. Ele recebe o direito de governar daquilo que Jeová lhe disse, daquele por cuja palavra todas as coisas foram feitas e são governadas. Cristo apresenta aqui um duplo título ao seu reino:

  1. Um título por herança (v. 7): “Tu és meu Filho; hoje te gerei.” O apóstolo cita esta Escritura (Hebreus 1:5) para provar que Cristo tem um nome mais excelente que o dos anjos e que o obteve por herança, v. 4. Ele é o Filho de Deus, não por adoção, mas seu Filho gerado, o unigênito do Pai, João 1:14.

O Pai o reconhece e quer que isso seja declarado ao mundo como razão de sua constituição como Rei no santo monte Sião. Por isso, seu direito a esse grande encargo é indiscutível, e ele está perfeitamente qualificado para exercê-lo.

Ele é o Filho de Deus e, portanto, tem a mesma natureza do Pai. Nele habita toda a plenitude da divindade, sabedoria, poder e santidade infinitos. O governo supremo da igreja é honra elevada demais e tarefa árdua demais para uma mera criatura.

Ninguém é apto para isso senão aquele que é um com o Pai e, desde a eternidade, estava junto dele como alguém educado ao seu lado, inteiramente a par de todos os seus conselhos, Provérbios 8:30.

Ele é o Filho de Deus e, portanto, querido por ele, seu Filho amado, em quem tem prazer. Por isso devemos recebê-lo como Rei, pois, porque o Pai ama o Filho, entregou todas as coisas em suas mãos, João 3:35; 5:20.

Sendo Filho, é herdeiro de todas as coisas. Visto que o Pai fez os mundos por meio dele, é fácil concluir que também por meio dele os governa, pois ele é a Sabedoria eterna e a Palavra eterna. Se Deus lhe disse “Tu és meu Filho”, convém que cada um de nós lhe diga “Tu és meu Senhor, meu soberano”.

Além disso, para nos assegurar de que seu reino está bem fundado em sua filiação, diz-se aqui em que essa filiação se fundamenta: “Hoje te gerei.” Isso se refere tanto à sua própria geração eterna, pois é citado (Hebreus 1:5) para provar que ele é o resplendor da glória de seu Pai e a imagem expressa de sua pessoa (v. 3), quanto à prova e demonstração dadas pela ressurreição dentre os mortos.

O apóstolo também o aplica expressamente a ela, Atos 13:33: “Levantou Jesus de novo, como está escrito: Tu és meu Filho; hoje te gerei.” Foi pela ressurreição dentre os mortos, aquele sinal do profeta Jonas que seria o mais convincente de todos, que ele foi declarado Filho de Deus com poder, Romanos 1:4.

Cristo é chamado o primogênito e o primeiro a nascer dentre os mortos, Apocalipse 1:5; Colossenses 1:18. Logo depois de sua ressurreição, assumiu a administração de seu reino mediador. Foi então que disse “Todo o poder me foi dado”; e era especialmente isso que tinha em vista quando ensinou seus discípulos a orar: “Venha o teu reino.”

  1. Um título por acordo, v. 8, 9. Em resumo, o acordo é este: o Filho deve assumir o ofício de intercessor e, sob essa condição, receberá a honra e o poder de um monarca universal; veja Isaías 53:12: “Por isso lhe dividirei uma porção com os grandes, porque intercedeu pelos transgressores.” “Ele será sacerdote em seu trono, e o conselho de paz haverá entre ambos”, Zacarias 6:13.

(1.) O Filho deve pedir. Isso pressupõe que ele se pôs voluntariamente numa condição inferior à do Pai ao assumir a natureza humana; pois, como Deus, era igual ao Pai em poder e glória e nada tinha a pedir.

Pressupõe também a realização de uma satisfação, por cuja virtude a intercessão deveria ser feita, e o pagamento de um preço, no qual essa ampla petição se fundamentaria; veja João 17:4, 5.

Ao pedir os pagãos por herança, o Filho visa não apenas à própria honra, mas também à felicidade deles nele. Assim, intercede em favor deles, vive para sempre para fazê-lo e, por isso, é capaz de salvar completamente.

(2.) O Pai lhe concederá mais que metade do reino: concederá o próprio reino. Aqui se lhe promete:

[1.] Que seu governo será universal: terá os pagãos por herança, não só os judeus, a cuja nação a igreja estivera por muito tempo restrita, mas também os gentios. Os que estão nos confins da terra, como esta nossa nação, serão sua possessão, e ele terá entre eles multidões de súditos leais e voluntários.

Os cristãos batizados são possessão do Senhor Jesus; são para ele motivo de renome e louvor. Deus Pai os dá a ele quando, por seu Espírito e sua graça, atua neles para que submetam o pescoço ao jugo do Senhor Jesus.

Isso já se cumpriu em parte: grande parte do mundo gentio recebeu o evangelho quando foi pregado pela primeira vez, e o trono de Cristo se estabeleceu onde por muito tempo estivera o trono de Satanás. Ainda se cumprirá mais plenamente quando os reinos deste mundo se tornarem os reinos do Senhor e de seu Cristo, Apocalipse 11:15. Quem viverá quando Deus fizer isso?

[2.] Que seu governo será vitorioso: “Tu os quebrarás”, isto é, os que se opõem ao seu reino, “com uma vara de ferro”, v. 9. Isso se cumpriu em parte quando a nação dos judeus, aqueles que persistiram na incredulidade e na inimizade contra o evangelho de Cristo, foi destruída pelo poder romano, representado (Daniel 2:40) por pés de ferro, assim como aqui por uma vara de ferro.

Cumpriu-se mais adiante com a destruição dos poderes pagãos, quando a religião cristã veio a estabelecer-se. Mas não se cumprirá por completo até que todo governo, principado e poder que se oponha sejam finalmente abolidos, 1 Coríntios 15:24; Salmos 110:5, 6.

Observe como Cristo é poderoso e como os inimigos de seu reino são fracos diante dele. Ele tem uma vara de ferro para esmagar os que não se submetem ao seu cetro de ouro. Diante dele, são como um vaso de oleiro, quebrados por ele em pedaços repentina e facilmente, sem possibilidade de reparação; veja Apocalipse 2:27.

“Tu o farás”, isto é, terás permissão para fazê-lo. Antes se arruinarão nações do que se deixará de edificar e estabelecer a igreja evangélica. “Eu te amei; por isso darei homens em troca de ti”, Isaías 43:4. “Terás poder para fazê-lo; ninguém poderá resistir-te; e tu o farás eficazmente.” Os que não se curvarem serão quebrados.

Ao cantar este salmo e orar com suas palavras, devemos dar glória a Cristo como o Filho eterno de Deus e nosso legítimo Senhor. Devemos extrair consolo dessa promessa e invocá-la diante de Deus: o reino de Cristo se expandirá, será estabelecido e triunfará sobre toda oposição.

Versículos 10 a 12

Aviso aos Inimigos do Messias.

Temos aqui a aplicação prática desta doutrina evangélica acerca do reino do Messias, na forma de uma exortação aos reis e juízes da terra. Eles ouvem que é vão opor-se ao governo de Cristo; portanto, sejam sábios em favor de si mesmos e submetam-se a ele.

Aquele que tem poder para destruí-los mostra que não tem prazer em sua destruição, pois lhes apresenta o caminho para se tornarem felizes, v. 10. Os que querem ser sábios precisam ser instruídos; e são na verdade sábios os que recebem instrução da palavra de Deus.

Reis e juízes estão no mesmo nível das pessoas comuns diante de Deus; é tão necessário que sejam religiosos quanto qualquer outra pessoa. Os que dão leis e julgam os outros devem receber a lei de Cristo, e nisso estará sua sabedoria.

O que se diz a eles é dito a todos e exigido de cada um de nós. Dirige-se especialmente a reis e juízes por causa da influência que seu exemplo terá sobre seus inferiores e porque foram homens de posição e poder que se opuseram ao estabelecimento do reino de Cristo, v. 2. Somos exortados:

I. A reverenciar a Deus e a temê-lo, v. 11. Este é o grande dever da religião natural. Deus é grande, está infinitamente acima de nós, é justo e santo e está indignado contra nós; por isso devemos temê-lo e tremer diante dele.

Ao mesmo tempo, ele é nosso Senhor e Mestre, e temos o dever de servi-lo; é nosso amigo e benfeitor, e temos razão para nos alegrar nele. Essas atitudes combinam perfeitamente entre si, pois:

  1. Devemos servir a Deus em todas as ordenanças do culto e em todas as manifestações de uma conduta piedosa, mas com santo temor, cautela conosco mesmos e reverência por ele. Até os próprios reis, a quem outros servem e temem, devem servir e temer a Deus; há entre eles e Deus a mesma distância incomensurável que há entre o mais humilde de seus súditos e ele.

  2. Devemos alegrar-nos em Deus e, subordinadamente a ele, podemos alegrar-nos em outras coisas, mas sempre com santo tremor, como pessoas que sabem quão glorioso e zeloso ele é e que seus olhos estão continuamente sobre nós. Nossa salvação deve ser levada a efeito com temor e tremor, Filipenses 2:12.

Devemos alegrar-nos com o estabelecimento do reino de Cristo, mas alegrar-nos com tremor: com santa reverência por ele, santo temor por nós mesmos, para que não fiquemos aquém, e terna preocupação com as muitas almas preciosas para as quais seu evangelho e reino são cheiro de morte para morte.

Seja qual for o motivo de nossa alegria neste mundo, ela deve vir sempre acompanhada de tremor, para que não nos tornemos vaidosos em nossa alegria nem nos ensoberbeçamos pelas coisas em que nos alegramos, e também por causa da incerteza delas e do abalo que mil acidentes podem logo causar à nossa alegria. Alegrar-se com tremor é alegrar-se como se não nos alegrássemos, 1 Coríntios 7:30.

II. A acolher Jesus Cristo e submeter-nos a ele, v. 12. Este é o grande dever da religião cristã. Exige-se isso de todos, até de reis e juízes, e fazê-lo é sábio e vantajoso para nós. Observe aqui:

  1. A ordem dada com esse propósito: “Beijai o Filho.” Cristo é chamado Filho porque assim foi declarado (v. 7): “Tu és meu Filho.” É o Filho de Deus por geração eterna e, por isso, deve ser adorado por nós.

É o Filho do homem, isto é, o Mediador, João 5:27, e, por isso, deve ser recebido, e devemos submeter-nos a ele. Ele é chamado o Filho para incluir ambas as coisas, assim como Deus muitas vezes é chamado enfaticamente o Pai porque é o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo e, nele, nosso Pai. Devemos tê-lo em vista sob ambas as perspectivas.

Nosso dever para com Cristo é expresso aqui figuradamente: “Beijai o Filho”, não com beijo de traição, como Judas o beijou e como fazem todos os hipócritas que alegam honrá-lo mas, na verdade, o afrontam; e sim com um beijo de fé.

(1.) Com um beijo de acordo e reconciliação. Beijem-se e façam as pazes, como Jacó e Esaú. Que termine a desavença entre nós e Deus, cessem os atos de hostilidade e fiquemos em paz com Deus em Cristo, que é nossa paz.

(2.) Com um beijo de adoração e culto religioso. Os que adoravam ídolos os beijavam, 1 Reis 19:18; Oseias 13:2. Procuremos honrar o Senhor Jesus e dar-lhe a glória devida a seu nome. “Ele é teu Senhor; e adora-o”, Salmos 45:11. Devemos adorar o Cordeiro, assim como aquele que se assenta no trono, Apocalipse 5:9-13.

(3.) Com um beijo de afeição e amor sincero: “Beijai o Filho”; entrem numa aliança de amizade com ele e façam com que seja muito querido e precioso para vocês. Amem-no acima de tudo, amem-no com sinceridade, amem-no muito, como fez aquela a quem muito foi perdoado e que, como sinal disso, beijou seus pés, Lucas 7:38.

(4.) Com um beijo de sujeição e lealdade, como Samuel beijou Saul, 1 Samuel 10:1. Jurem-lhe fidelidade e prestem-lhe homenagem, submetam-se ao seu governo, tomem sobre si seu jugo e entreguem-se para ser governados por suas leis, sujeitos ao dispor de sua providência e inteiramente dedicados aos seus interesses.

  1. As razões que reforçam essa ordem, tiradas de nosso próprio interesse, pelo qual Deus mostra preocupação em seu evangelho. Considere:

(1.) A ruína certa a que nos expomos se recusarmos e rejeitarmos Cristo: “Beijai o Filho”, pois é por conta e risco de vocês se não o fizerem.

[1.] Será uma grande provocação para ele. Façam isso “para que não se ire”. O Pai já está irado; o Filho é o Mediador que assume a tarefa de fazer a paz. Se o desprezarmos, a cólera do Pai permanece sobre nós (João 3:36). Não só isso, mas soma-se a ela também a cólera do Filho, a quem nada desagrada mais do que ver desprezadas as ofertas de sua graça e frustrados os desígnios dela.

O Filho pode irar-se, embora seja Cordeiro. É o leão da tribo de Judá, e a cólera desse rei, o Rei dos reis, será como o rugido de um leão e levará até homens poderosos e comandantes a buscar em vão abrigo nas rochas e nos montes, Apocalipse 6:16.

Se o Filho se irar, quem intercederá por nós? Não resta outro sacrifício, nem outro nome pelo qual possamos ser salvos. A incredulidade é pecado contra o remédio.

[2.] Será destruição total para vocês: “Para que não pereçais do caminho”, ou “no caminho”, como leem alguns; no caminho de seus pecados e afastados do caminho de suas esperanças vãs; para que o caminho de vocês não pereça, como em Salmos 1:6; para que não se descubra que perderam o caminho da felicidade.

Cristo é o caminho; cuidem para que não sejam afastados dele, seu caminho para Deus. Isso indica que estavam no caminho, ou ao menos pensavam estar. Mas, ao negligenciar Cristo, pereceram e se afastaram dele. Isso agrava sua ruína: vão para o inferno a partir do caminho do céu; não estão longe do reino de Deus e, ainda assim, jamais chegam lá.

(2.) A felicidade certa se nos submetermos a Cristo. Quando sua cólera se acende, ainda que só um pouco, a menor centelha desse fogo basta para tornar miserável o pecador mais orgulhoso, caso se prenda à sua consciência, pois arderá até o mais profundo inferno.

Seria de esperar, portanto, que se seguisse: “Quando sua cólera se acender, ai dos que o desprezam.” Mas o salmista estremece diante da ideia, suplica que essa terrível condenação não se cumpra e proclama bem-aventurados os que dela escapam.

Os que confiam nele e, assim, o beijam são na verdade felizes; isso, porém, ficará especialmente evidente quando a cólera de Cristo se acender contra os outros. Bem-aventurados serão, no dia da cólera, os que, por confiarem em Cristo, fizeram dele seu refúgio e protetor.

Quando o coração dos outros desfalecer de medo, eles erguerão a cabeça com alegria. Então os que agora desprezam Cristo e seus seguidores serão forçados a dizer, para sua maior confusão: “Agora vemos que bem-aventurados são todos, e somente aqueles, que confiam nele.”

Ao cantar este salmo e orar com suas palavras, nosso coração deve encher-se de santa reverência por Deus e, ao mesmo tempo, ser sustentado por alegre confiança em Cristo. Em sua mediação podemos consolar e animar a nós mesmos e uns aos outros. Somos a circuncisão, que se alegra em Cristo Jesus.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra