Matthew Henry

Salmos 1

Argumento

Salmos

UMA
EXPOSIÇÃO,
COM OBSERVAÇÕES PRÁTICAS,
DO LIVRO DOS
SALMOS.

Temos agora diante de nós uma das partes mais preciosas e excelentes de todo o Antigo Testamento. Ou melhor: ela contém tanto de Cristo e de seu evangelho, assim como de Deus e de sua lei, que havia sido chamada de compêndio ou resumo de ambos os Testamentos.

A história de Israel, à qual dedicamos tanto tempo, levou-nos aos acampamentos e às mesas de conselho, onde nos entreteve e instruiu no conhecimento de Deus. O livro de Jó nos levou às escolas e nos apresentou debates proveitosos acerca de Deus e de sua providência.

Este livro, porém, nos conduz ao santuário. Afasta-nos da comunhão com os homens — os políticos, filósofos e debatedores deste mundo — e nos encaminha à comunhão com Deus, ao buscarmos nele consolo e repouso para nossa alma, elevando a ele nosso coração e derramando-o diante dele.

Assim podemos estar no monte com Deus; e não compreendemos o que é bom para nós se não dissermos: “É bom estarmos aqui”. Consideremos:

I. O título deste livro. Ele se chama: 1. Salmos; é por esse título que se faz referência a ele em Lucas 24:44. Em hebraico, chama-se Tehillim, que significa propriamente salmos de louvor, pois muitos deles o são.

Salmos, porém, é um termo mais geral: abrange todas as composições métricas destinadas ao canto, que podem ser históricas, doutrinárias ou de súplica, assim como de louvor. Embora o canto seja propriamente a voz da alegria, ainda assim a finalidade dos cânticos é muito mais ampla.

Eles ajudam a memória e tanto exprimem quanto despertam todos os demais sentimentos, além da alegria. Os sacerdotes tinham uma musa triste, assim como musas alegres; e a instituição divina do canto dos salmos tem essa finalidade ampla.

Pois somos instruídos não só a louvar a Deus, mas também a ensinar e admoestar a nós mesmos e uns aos outros com salmos, hinos e cânticos espirituais, Colossenses 3:16.

  1. Ele se chama Livro dos Salmos; assim o cita São Pedro em Atos 1:20. Trata-se de uma coletânea de salmos, de todos os salmos divinamente inspirados. Embora compostos em diversas épocas e diversas ocasiões, foram reunidos aqui sem referência ou dependência de uns em relação aos outros.

Desse modo, ficaram protegidos da dispersão e da perda e tornaram-se muito mais disponíveis para o serviço da igreja. Veja que bom mestre servimos e quão agradáveis são os caminhos da sabedoria: não só recebemos a ordem de cantar enquanto trabalhamos e motivos de sobra para isso, mas também temos palavras postas em nossa boca e cânticos preparados para nós.

II. O autor deste livro. Sem dúvida, sua origem é o Espírito bendito. São cânticos espirituais, palavras ensinadas pelo Espírito Santo. Quem escreveu a maioria deles foi Davi, filho de Jessé; por isso ele é chamado de “o suave salmista de Israel”, 2 Samuel 23:1.

Alguns salmos que não trazem o nome dele no título são expressamente atribuídos a ele em outras passagens, como Salmos 2 (Atos 4:25), e Salmos 96 e 105 (1 Crônicas 16). Um salmo é expressamente chamado de oração de Moisés (Salmos 90).

Que alguns salmos foram escritos por Asafe é indicado em 2 Crônicas 29:30: ali se diz que louvaram ao Senhor com as palavras de Davi e Asafe, que nessa passagem é chamado de vidente ou profeta. Alguns salmos parecem ter sido escritos muito depois, como Salmos 137, na época do cativeiro na Babilônia.

Mas a parte muito maior deles foi certamente escrita pelo próprio Davi. Ele tinha inclinação para a poesia e a música e foi levantado, capacitado e animado para estabelecer na igreja de Deus a ordenança do canto dos salmos, assim como Moisés e Arão, em seu tempo, o foram para instituir as ordenanças dos sacrifícios.

As ordenanças destes foram substituídas, mas a de Davi permanece e continuará até o fim dos tempos, quando será absorvida pelos cânticos da eternidade.

Nisso, Davi foi figura de Cristo, que descendeu dele, e não de Moisés, pois veio abolir o sacrifício — a família de Moisés logo se perdeu e se extinguiu —, mas estabelecer e perpetuar a alegria e o louvor. Pois a família de Davi em Cristo não terá fim.

III. O objetivo deste livro. É evidente que ele se destina: 1. A auxiliar os exercícios da religião natural e a acender na alma das pessoas os sentimentos devotos que devemos a Deus como nosso Criador, proprietário, governante e benfeitor.

O livro de Jó ajuda a comprovar nossos primeiros princípios acerca das perfeições divinas e da providência; este nos ajuda a aproveitá-los em orações, louvores e declarações de desejo por Deus, de dependência dele e de inteira dedicação e entrega a ele.

Outras partes da Escritura mostram que Deus está infinitamente acima do homem e é seu Senhor soberano. Este livro, porém, mostra que, apesar disso, nós, vermes pecadores da terra, podemos ter comunhão com ele. Há caminhos pelos quais, se não for por culpa nossa, podemos manter essa comunhão em todas as diversas condições da vida humana.

  1. A promover as excelências da religião revelada e recomendá-la ao mundo da maneira mais agradável e poderosa. De fato, em todo o livro dos Salmos há pouco ou nada da lei cerimonial.

Embora os sacrifícios e as ofertas ainda devessem continuar por muitos séculos, ainda assim são aqui apresentados como coisas que Deus não desejava (Salmos 40:6; 51:16), de importância relativamente pequena e que, com o tempo, desapareceriam.

Mas a palavra e a lei de Deus, nas partes que são morais e de obrigação permanente, são magnificadas e honradas em todo este livro, como em nenhum outro lugar. E Cristo, coroa e centro da religião revelada, fundamento, pedra angular e pedra de remate desse edifício bendito, é claramente anunciado aqui por figuras e profecias.

São anunciados seus sofrimentos, a glória que se seguiria e o reino que ele estabeleceria no mundo, no qual se cumpriria a aliança de Deus com Davi a respeito de seu reino.

Que grande valor este livro atribui à palavra de Deus, a seus estatutos e juízos, à sua aliança e às suas grandes e preciosas promessas! E como os recomenda a nós como nosso guia e amparo e como nossa herança para sempre!

IV. O uso deste livro. Toda a Escritura, sendo inspirada por Deus, é proveitosa para transmitir luz divina ao nosso entendimento. Mas este livro é especialmente útil para transmitir, junto com essa luz, vida e poder divinos e um santo fervor aos nossos sentimentos.

Não há outro livro da Escritura que ajude mais nas devoções dos santos. Assim tem sido em todas as épocas da igreja, desde que foi escrito e suas diversas partes foram entregues ao Músico-Mor para o serviço da igreja.

  1. É útil para ser cantado. Podemos ir além dos salmos de Davi em busca de hinos e cânticos espirituais, mas não precisamos fazê-lo. Nem mesmo os eruditos têm certeza de quais eram as regras da métrica hebraica.

Estes salmos, porém, devem ser vertidos segundo a métrica de cada língua, pelo menos de modo que possam ser cantados para a edificação da igreja. E me parece um grande consolo que, ao cantarmos os salmos de Davi, ofereçamos a Deus os mesmos louvores que lhe eram oferecidos nos dias de Davi e dos outros reis piedosos de Judá.

Esses poemas divinos são tão ricos e tão bem compostos que jamais poderão ser esgotados ou ficar gastos pelo uso.

  1. São úteis para ser lidos e explicados pelos ministros de Cristo, pois contêm verdades grandes e excelentes, além de regras acerca do bem e do mal. Nosso Senhor Jesus explicou os salmos aos discípulos, os salmos que falam do evangelho, e lhes abriu o entendimento — pois tinha a chave de Davi — para que os compreendessem, Lucas 24:44.

  2. São úteis para ser lidos e meditados por todas as pessoas piedosas. São uma fonte abundante da qual todos podemos tirar água com alegria.

(1.) As experiências do salmista são muito úteis para nossa orientação, cautela e ânimo. Ao nos contar, como tantas vezes faz, o que se passou entre Deus e sua alma, ele nos mostra o que podemos esperar de Deus e o que Deus esperará, exigirá e aceitará bondosamente de nós.

Davi era um homem segundo o coração de Deus. Portanto, os que reconhecem em si alguma semelhança com o coração dele têm motivo para esperar que foram renovados pela graça de Deus, à imagem de Deus. Muitos encontram grande consolo no testemunho que sua consciência lhes dá de que podem dizer, de coração, amém às orações e aos louvores de Davi.

(2.) Também as expressões do salmista são muito úteis. Por meio delas, o Espírito ajuda nossas fraquezas na oração, pois não sabemos pelo que orar como convém. Em todas as nossas aproximações de Deus, assim como em nosso primeiro retorno a ele, somos orientados a levar conosco palavras (Oseias 14:2), estas palavras, palavras ensinadas pelo Espírito Santo.

Se nos familiarizarmos com os salmos de Davi, como devemos fazer, eles poderão ajudar-nos a expressar qualquer assunto que levemos ao trono da graça, seja confissão, súplica ou ação de graças.

Qualquer sentimento devoto que atue em nós — desejo santo ou esperança santa, tristeza ou alegria — pode encontrar ali palavras adequadas para se revestir, uma linguagem sã que não pode ser condenada.

Será bom reunir as expressões de devoção mais adequadas e vivas que encontramos aqui, organizá-las e distribuí-las pelos diversos temas de oração, para que estejam mais prontas ao nosso uso.

Ou podemos escolher ora um salmo, ora outro, e orar com ele: desenvolver cada versículo em nossos pensamentos e apresentar a Deus as meditações que surgirem das expressões ali encontradas.

O erudito dr. Hammond, no prefácio à sua paráfrase dos Salmos (seção 29), diz: “Percorrer alguns salmos com essas intercalações de devoção mental, sugeridas, animadas e sustentadas pela vida e pelo vigor próprios dos salmos, é muito preferível a recitar todo o Saltério, pois nada deve ser mais evitado nos atos religiosos do que sua degeneração em recitações sem coração e desalentadas.”

Se, como aconselha santo Agostinho, moldarmos nosso espírito segundo o sentimento do salmo, poderemos ter certeza de que Deus aceitará o uso que fizermos de sua linguagem.

O livro dos Salmos não auxilia apenas nossa devoção e os sentimentos da mente, ensinando-nos a oferecer louvor de modo a glorificar a Deus. Também orienta as ações de nossa vida e nos ensina a ordenar corretamente nossa conduta para que, no fim, vejamos a salvação de Deus, Salmos 50:23.

Os Salmos serviam assim à igreja do Antigo Testamento, mas podem ser ainda mais úteis a nós, cristãos, do que àqueles que viveram antes da vinda de Cristo. Pois o evangelho de Cristo explica e torna mais inteligíveis tanto os sacrifícios de Moisés quanto os cânticos de Davi, permitindo-nos entrar além do véu.

Se às orações e aos louvores de Davi acrescentarmos as orações de São Paulo em suas epístolas e os cânticos novos do Apocalipse, estaremos plenamente preparados para essa boa obra. Pois a Escritura, uma vez completada, aperfeiçoa o homem de Deus.

Quanto à divisão deste livro, não precisamos ficar preocupados. Não há ligação, ou quase nunca há, entre um salmo e outro, nem se percebe motivo para a ordem em que se encontram. Essa ordem, porém, parece antiga, pois o salmo que agora é o segundo já tinha esse número no tempo dos apóstolos, Atos 13:33.

A Vulgata latina une o nono e o décimo salmos. Todos os autores papistas citam segundo essa numeração, de modo que, daí em diante, ao longo de todo o livro, seus números ficam uma unidade abaixo dos nossos: o nosso 11 é o 10 deles; o nosso 119 é o 118 deles.

Mas eles dividem o 147º em dois e, assim, completam o número de 150. Alguns tentaram agrupar os salmos por assuntos, mas frequentemente há tamanha variedade de temas em um mesmo salmo que isso não pode ser feito com certeza.

Os sete salmos penitenciais, contudo, foram destacados de modo especial nas devoções de muitos. São considerados como tais Salmos 6, 32, 38, 51, 102, 130 e 143.

Os Salmos foram divididos em cinco livros, cada um terminando com “Amém, Amém” ou “Aleluia”: o primeiro termina em Salmos 41; o segundo, em Salmos 72; o terceiro, em Salmos 89; o quarto, em Salmos 106; o quinto, em Salmos 150.

Outros os dividem em três grupos de cinquenta; outros, em sessenta partes, duas para cada dia do mês, uma de manhã e outra à noite. Que os bons cristãos os dividam como lhes for mais útil para conhecê-los melhor, tê-los à mão em todas as ocasiões e cantá-los em espírito e com entendimento.

Este é um salmo de instrução sobre o bem e o mal. Ele nos apresenta a vida e a morte, a bênção e a maldição, para que escolhamos o caminho certo, que conduz à felicidade, e evitemos aquele que certamente terminará em miséria e ruína.

O caráter e a condição diferentes das pessoas piedosas e das perversas, das que servem a Deus e das que não o servem, são aqui expostos claramente em poucas palavras. Assim, cada pessoa, se for sincera consigo mesma, poderá ver aqui o próprio rosto e então ler a sentença que lhe cabe.

A divisão dos seres humanos entre santos e pecadores, justos e injustos, filhos de Deus e filhos do maligno, assim como é antiga, desde que começou a luta entre o pecado e a graça, entre a descendência da mulher e a da serpente, também é duradoura.

Sobreviverá a todas as outras divisões e subdivisões entre grandes e pequenos, ricos e pobres, escravos e livres, pois é por ela que se determinará o estado eterno das pessoas. Essa distinção durará tanto quanto o céu e o inferno.

Este salmo nos mostra: I. A santidade e a felicidade de um homem piedoso, vv. 1-3; II. A pecaminosidade e a miséria de um homem perverso, v. 4, 5; III. O fundamento e o motivo de ambas, v. 6.

Quem quer que tenha reunido os salmos de Davi, provavelmente Esdras, pôs este em primeiro lugar com bom motivo, como prefácio dos demais. Para que nossas devoções sejam aceitas, é absolutamente necessário sermos justos diante de Deus, pois somente a oração dos retos lhe agrada.

Por isso precisamos ter noções corretas da bem-aventurança e escolher corretamente o caminho que leva a ela. Não são aptos a oferecer boas orações os que não andam por bons caminhos.

Versículos 1 a 3

O Homem Feliz.

O salmista começa pelo caráter e pela condição do homem piedoso, para que primeiro recebam esse consolo aqueles a quem ele pertence. Aqui está:

I. Uma descrição do espírito e do caminho do homem piedoso, pela qual devemos examinar a nós mesmos. O Senhor conhece pelo nome aqueles que são seus, mas nós precisamos reconhecê-los pelo caráter. Isso condiz com um estado de provação: devemos procurar corresponder a esse caráter.

Ele é, de fato, tanto uma ordem da lei, que temos o dever de obedecer, quanto uma condição da promessa, que o nosso interesse nos obriga a cumprir. O caráter do homem bom é descrito pelas regras que escolhe para orientar seus passos e decisões.

Aquilo que tomamos como guia de nossa conduta ao começar e a cada encruzilhada, quer seja o curso deste mundo, quer a palavra de Deus, tem grande importância. Errar na escolha do nosso padrão e guia é um erro inicial e fatal; se acertarmos nisso, porém, estaremos no bom caminho para agir bem.

  1. Para evitar o mal, o homem piedoso renuncia inteiramente à companhia dos malfeitores e não será conduzido por eles (v. 1): “Não anda no conselho dos ímpios”, etc. Essa parte de seu caráter vem primeiro porque aqueles que desejam guardar os mandamentos de seu Deus precisam dizer aos malfeitores: Afastem-se de nós (Salmos 119:115). A sabedoria começa quando nos afastamos do mal.

(1.) Ele vê malfeitores à sua volta; o mundo está cheio deles, e andam por toda parte. São descritos aqui por três traços: ímpios, pecadores e escarnecedores. Veja por quais etapas os homens chegam ao auge da impiedade. Nemo repente fit turpissimus: Ninguém chega ao extremo do vício de uma vez.

Primeiro são ímpios: abandonam o temor de Deus e negligenciam o dever para com ele. Mas não param aí. Depois de deixarem de lado as práticas religiosas, tornam-se pecadores: rebelam-se abertamente contra Deus e se entregam ao serviço do pecado e de Satanás.

As omissões abrem caminho para as transgressões, e por elas o coração se endurece tanto que, por fim, eles se tornam escarnecedores: desafiam abertamente tudo o que é sagrado, zombam da religião e fazem do pecado motivo de riso.

Assim, o caminho da iniquidade é uma descida: os maus se tornam piores, e os próprios pecadores passam a atrair outros ao pecado e a defender Baal. A palavra que traduzimos por “ímpios” designa os inconstantes, que não buscam um objetivo definido nem seguem regra certa, mas obedecem a cada desejo desordenado e ao chamado de cada tentação.

A palavra para “pecadores” designa os decididos a praticar o pecado, que fazem dele seu ofício. Os escarnecedores são os que levantam a boca contra o céu. O homem bom os vê com tristeza; são um tormento constante para sua alma justa. Mas:

(2.) Ele os evita onde quer que os veja. Não age como eles e, para não agir, não mantém comunhão íntima com eles.

[1.] Ele não anda no conselho dos ímpios. Não participa de suas reuniões nem lhes pede conselho. Por mais inteligentes, sagazes e instruídos que sejam, se forem ímpios, não serão seus conselheiros.

Não anui a eles nem fala como eles, Lucas 23:51. Não toma seus princípios como padrão nem age segundo os conselhos que dão e recebem. Os ímpios se apressam em aconselhar contra a religião e o fazem com tanta astúcia que temos motivo para nos considerar felizes se escaparmos sem sermos contaminados e enredados.

[2.] Ele não para no caminho dos pecadores: evita fazer o que eles fazem. Seu caminho não será o caminho deles; não entrará nele, muito menos permanecerá nele como o pecador, que se firma num caminho que não é bom, Salmos 36:4. Evita, quanto possível, estar onde eles estão.

Para não imitá-los, não se associa a eles nem os escolhe como companheiros. Não fica em seu caminho para ser apanhado por eles (Provérbios 7:8), mas mantém distância como de um lugar ou de uma pessoa atingida pela peste, por medo do contágio, Provérbios 4:14, 15. Quem quer ser preservado do prejuízo deve ficar longe do que causa prejuízo.

[3.] Ele não toma assento entre os escarnecedores. Não se acomoda junto aos que se sentam seguros em sua perversidade e se satisfazem com o estado cauterizado das próprias consciências.

Não se associa aos que se reúnem secretamente para planejar os meios de sustentar e promover o reino do diabo, nem aos que se assentam para julgar em público e condenar com autoridade a geração dos justos. O assento dos bêbados é o assento dos escarnecedores, Salmos 69:12. Feliz o homem que nunca se assenta nele, Oseias 7:5.

  1. Para fazer o bem e apegar-se a ele, o homem piedoso se submete à direção da palavra de Deus e se familiariza com ela, v. 2. É isso que o mantém longe do caminho dos ímpios e o fortalece contra as tentações deles.

Pelas palavras dos seus lábios, guardei-me do caminho do enganador, Salmos 17:4. Não precisamos buscar a companhia dos pecadores, seja por prazer, seja para proveito, enquanto temos comunhão com a palavra de Deus e, nela e por ela, com o próprio Deus. “Quando despertares, ela falará contigo”, Provérbios 6:22.

Podemos avaliar nosso estado espiritual perguntando: “O que é a lei de Deus para nós? Que valor lhe damos? Que lugar ela ocupa em nós?” Veja aqui:

(1.) O pleno afeto que o homem bom tem pela lei de Deus: nela está seu prazer. Ele se deleita nela, embora seja uma lei, um jugo, porque é a lei de Deus, santa, justa e boa. Ele anui livremente a ela e assim se deleita nela segundo o homem interior, Romanos 7:16, 22.

Todos os que se alegram por haver um Deus devem alegrar-se também por haver uma Bíblia, revelação de Deus, de sua vontade e do único caminho para encontrar nele a felicidade.

(2.) A familiaridade íntima que o homem bom mantém com a palavra de Deus: medita nessa lei dia e noite. Isso mostra que tem prazer nela, pois gostamos de pensar naquilo que amamos, Salmos 119:97.

Meditar na palavra de Deus é conversar conosco sobre as grandes coisas que ela contém, com a mente concentrada e o pensamento firme, até que sejamos devidamente tocados por elas e experimentemos seu sabor e seu poder no coração.

Devemos fazê-lo dia e noite: manter uma atenção constante e habitual à palavra de Deus como regra de nossas ações e fonte de nosso consolo, e pensar nela em todas as ocasiões que surgirem, de noite ou de dia. Não há hora ruim para meditar na palavra de Deus nem ocasião imprópria para essas visitas.

Não devemos apenas reservar a manhã e a noite, ao começar o dia e ao cair da noite, para meditar na palavra de Deus. Esses pensamentos devem entrelaçar-se com as atividades e a comunhão de cada dia e com o descanso e o sono de cada noite. Quando desperto, continuo com você.

II. Uma garantia da felicidade do homem piedoso, que deve nos animar a corresponder ao caráter aqui descrito:

  1. De modo geral, ele é bem-aventurado, Salmos 1:1. Deus o abençoa, e essa bênção o fará feliz. São muitas as suas bem-aventuranças, bênçãos de toda espécie, das fontes superiores e inferiores, suficientes para torná-lo plenamente feliz. Não lhe faltará nenhum dos elementos da felicidade.

Ao descrever um homem bem-aventurado, o salmista descreve um homem bom. Afinal, só são felizes, na verdade felizes, os que são santos, na verdade santos. Mais nos importa conhecer o caminho da bem-aventurança do que saber em que ela consistirá.

Ou melhor: a bondade e a santidade não são apenas o caminho da felicidade (Apocalipse 22:14), mas a própria felicidade. Mesmo que não houvesse outra vida depois desta, ainda assim seria feliz o homem que permanece no caminho do dever.

  1. Sua bem-aventurança é ilustrada aqui por uma comparação (v. 3): ele será como uma árvore frutífera e florescente. Esse é o efeito:

(1.) De sua prática piedosa: ele medita na lei de Deus e a transforma in succum et sanguinem, em seiva e sangue; é isso que o torna semelhante a uma árvore. Quanto mais temos comunhão com a palavra de Deus, mais preparados ficamos para toda boa palavra e toda boa obra.

Ou (2.) Da bênção prometida: ele é abençoado pelo Senhor e por isso será como uma árvore. A bênção divina produz efeitos reais. A felicidade do homem piedoso consiste em que:

[1.] Ele é plantado pela graça de Deus. Por natureza, essas árvores eram oliveiras bravas e assim permanecerão até serem enxertadas de novo e plantadas por um poder do alto. Nenhuma árvore boa jamais cresceu por conta própria: é plantação do Senhor, e por isso ele deve ser glorificado nela, Isaías 61:3. “As árvores do Senhor estão cheias de seiva.”

[2.] Ele é colocado junto aos meios da graça, chamados aqui de ribeiros de águas, aqueles ribeiros que alegram a cidade do nosso Deus (Salmos 46:4). Deles o homem bom recebe força e vigor, mas por caminhos secretos que não conseguimos perceber.

[3.] Suas práticas serão fruto, abundante para seu bom crédito, Filipenses 4:17. Aos primeiros seres que abençoou, Deus disse: “Sede frutíferos” (Gênesis 1:22). O consolo e a honra de produzir frutos continuam a recompensar o esforço empregado nisso.

Espera-se que os que desfrutam as misericórdias da graça correspondam às intenções dela tanto na disposição da mente quanto no curso da vida; então produzem frutos.

Para louvor do grande lavrador da vinha, observe-se que produzem seu fruto, aquilo que se espera deles, na estação própria, quando é mais belo e mais útil. Aproveitam cada oportunidade de fazer o bem e o fazem no tempo certo.

[4.] Sua profissão de fé será preservada de mácula e decadência: “Sua folha também não murchará.” Aqueles que produzem apenas folhas de profissão, sem fruto bom algum, verão até suas folhas murcharem. Sentirão tanta vergonha de sua profissão quanto antes se orgulhavam dela.

Se, porém, a palavra de Deus governar o coração, conservará verde a profissão de fé, tanto para nosso consolo quanto para nosso crédito. Os louros assim conquistados nunca murcharão.

[5.] A prosperidade o acompanhará aonde quer que vá, a prosperidade da alma. Tudo o que fizer em conformidade com a lei prosperará e dará certo segundo seu desejo ou além de sua esperança.

Ao cantar esses versículos, devidamente tocados pela natureza maligna e perigosa do pecado, pelas excelências incomparáveis da lei divina e pelo poder e eficácia da graça de Deus, da qual procede nosso fruto, devemos ensinar e admoestar a nós mesmos e uns aos outros.

Devemos vigiar contra o pecado e tudo o que se aproxima dele, ter muita comunhão com a palavra de Deus e abundar no fruto da justiça. Ao orar com base nesses versículos, devemos buscar de Deus sua graça tanto para nos fortalecer contra toda palavra e obra má quanto para nos preparar para toda boa palavra e obra.

Versículos 4 a 6

Descrição e Condenação dos Ímpios.

Aqui está:

I. A descrição dos ímpios, v. 4:

  1. Em geral, são o oposto dos justos, tanto no caráter quanto na condição: não são assim. A Septuaginta repete isso com ênfase: “Não são assim os ímpios; não são assim.” São conduzidos pelo conselho dos perversos, no caminho dos pecadores, até o assento dos escarnecedores.

Não têm prazer algum na lei de Deus nem jamais pensam nela. Não produzem fruto algum, a não ser uvas de Sodoma; apenas ocupam inutilmente a terra.

  1. Em particular, enquanto os justos são semelhantes a árvores valiosas, úteis e frutíferas, os ímpios são “como a palha que o vento leva”, a palha mais leve de todas, o pó que o dono da eira deseja ver levado pelo vento porque não serve para nada.

Você lhes atribuiria valor? Gostaria de pesá-los? São como palha: não têm valor algum diante de Deus, por mais alta que seja a opinião que têm de si mesmos. Gostaria de conhecer a disposição de sua mente? São leves e vãos, sem substância nem firmeza; qualquer vento e qualquer tentação os leva facilmente de um lado para outro, e não têm estabilidade.

Gostaria de saber qual será seu fim? A cólera de Deus os expulsará em sua perversidade como o vento leva a palha, que nunca mais é recolhida nem procurada. A palha pode permanecer algum tempo entre o trigo; mas vem aquele que tem a pá de joeirar na mão e limpará completamente sua eira.

Os que por seu próprio pecado e insensatez se tornam como palha serão achados assim diante do vendaval e do fogo da cólera divina (Salmos 35:5), tão incapazes de resistir-lhes ou escapar deles, Isaías 17:13.

II. A condenação dos ímpios é anunciada, v. 5:

  1. Ao serem julgados, serão condenados como traidores declarados culpados: não se sustentarão no juízo. Isso significa que serão considerados culpados, baixarão a cabeça de vergonha e confusão, e todas as suas alegações e desculpas serão rejeitadas como frívolas.

Virá um juízo no qual o caráter e as obras atuais de cada pessoa, por mais habilmente ocultos e disfarçados que estejam, serão, na verdade, descobertos perfeitamente e aparecerão em suas cores reais. Conforme isso, o estado futuro de cada pessoa será determinado por toda a eternidade por uma sentença irreversível.

Os ímpios terão de comparecer a esse juízo para receber segundo as coisas que fizeram no corpo. Talvez esperem sair livres, ou melhor, sair com honra, mas a esperança os enganará: não se sustentarão no juízo, pois as provas contra eles serão tão evidentes, e o juízo sobre elas, tão justo e imparcial.

  1. Ficarão para sempre excluídos do convívio dos bem-aventurados. Não se sustentarão na congregação dos justos, isto é, no juízo, segundo alguns: naquele tribunal em que os santos, como assessores de Cristo, julgarão o mundo, as santas miríades com as quais ele virá para executar juízo sobre todos, Judas 1:14; 1 Coríntios 6:2.

Ou significa que não estarão no céu. Em breve se verá uma assembleia geral da igreja dos primogênitos, uma congregação dos justos, de todos os santos, só de santos, aperfeiçoados. Será uma congregação como nunca existiu neste mundo, 2 Tessalonicenses 2:1.

Os perversos não terão lugar nessa congregação. Na nova Jerusalém não entrará ninguém impuro ou não santificado. Eles verão os justos entrarem no reino e a si mesmos serem lançados fora, para seu tormento eterno, Lucas 13:28.

Os perversos e profanos ridicularizavam neste mundo os justos e sua congregação, desprezavam-nos e não queriam sua companhia. Por isso, serão justamente separados deles para sempre.

Os hipócritas deste mundo, disfarçados sob uma profissão de fé convincente, podem intrometer-se na congregação dos justos e permanecer ali sem serem perturbados nem descobertos. Cristo, porém, não pode ser iludido, embora seus ministros possam. Aproxima-se o dia em que ele separará as ovelhas dos bodes, o joio do trigo; veja Mateus 13:41, 49.

Aquele grande dia, como a versão caldaica o chama aqui, será dia de descoberta, de distinção e de separação definitiva. “Então voltareis e discernireis entre o justo e o perverso”, o que neste mundo às vezes é difícil fazer, Malaquias 3:18.

III. O motivo dessa condição diferente dos piedosos e dos perversos, v. 6:

  1. Deus deve receber toda a glória pela prosperidade e felicidade dos justos. São bem-aventurados porque o Senhor conhece seu caminho: foi ele quem os escolheu para andar nele, os inclinou a escolhê-lo, os conduz e orienta nele e ordena todos os seus passos.

  2. Os pecadores devem levar toda a culpa de sua própria destruição. Por isso os ímpios perecem, porque o caminho que escolheram e pelo qual decidiram andar leva diretamente à destruição. Sua tendência natural é a ruína e, por isso, necessariamente terminará nela.

Ou podemos entender assim: o Senhor aprova e se agrada do caminho dos justos; por isso, sob a influência de seus sorrisos bondosos, esse caminho prosperará e terminará bem. Ele se ira, porém, contra o caminho dos perversos: tudo o que fazem o ofende; por isso o caminho perecerá, e eles com ele.

É certo que o juízo de cada pessoa procede do Senhor. Estamos bem ou mal, e provavelmente assim estaremos por toda a eternidade, conforme sejamos aceitos por Deus ou não.

Que isso sustente o ânimo abatido dos justos: o Senhor conhece o caminho deles, conhece o coração deles (Jeremias 12:3) e suas devoções secretas (Mateus 6:6). Conhece o caráter deles, por mais que o descrédito lançado pelos homens o escureça e macule, e logo tornará a eles e ao caminho deles manifestos diante do mundo, para sua alegria e honra imortais.

Isso deve arrefecer a falsa segurança e a jovialidade dos pecadores: o caminho deles, embora agora agradável, perecerá por fim.

Ao cantar esses versículos e orar com base neles, tomemos posse de um santo temor da porção do perverso e peçamos para ser poupados dele, com uma expectativa firme e viva do juízo futuro. Estimulemo-nos a preparar-nos para ele e, com santo zelo, a mostrar-nos aprovados por Deus em tudo, rogando seu favor de todo o coração.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra