Matthew Henry

Salmos 16

Argumento

Este salmo contém algo de Davi, mas muito mais de Cristo. Começa com expressões de devoção que podem ser aplicadas a Cristo; termina, porém, com tal confiança numa ressurreição tão pronta que impediria a corrupção, que sua conclusão deve ser aplicada somente a Cristo e não pode ser entendida como referência a Davi.

Assim observaram tanto São Pedro como São Paulo (Atos 2:24; 13:36), pois Davi morreu, foi sepultado e viu a corrupção.

I. Davi fala de si como membro de Cristo e, assim, usa a linguagem de todos os bons cristãos: professa sua confiança em Deus (v. 1), sua anuência a ele (v. 2), seu afeto pelo povo de Deus (v. 3), sua fidelidade à verdadeira adoração de Deus (v. 4) e seu pleno agrado e satisfação em Deus e na parte que tinha nele, vv. 5-7.

II. Ele fala de si como figura de Cristo e, assim, usa a linguagem do próprio Cristo, a quem todo o restante do salmo é aplicado de maneira expressa e extensa (Atos 2:25, etc.). Davi fala a respeito dele, não de si mesmo: “Eu antevia o Senhor sempre diante da minha face”, etc.

Disse isso como profeta (Atos 2:30, 31). Falou: 1. Da presença especial de Deus com o Redentor em seus serviços e sofrimentos, v. 8. 2. Da perspectiva que o Redentor tinha de sua própria ressurreição e da glória que viria depois, que o conduziu com alegria através de sua missão, vv. 9-11.

Confiança de Fé; Consagração a Deus.

Versículos 1 a 7

Mictão de Davi.

Este salmo intitula-se Mictão, que alguns traduzem por salmo de ouro: um salmo preciosíssimo, que devemos estimar mais que o ouro, sim, e ainda, mais que muito ouro fino, porque fala tão claramente de Cristo e de sua ressurreição. Ele é o verdadeiro tesouro escondido no campo do Antigo Testamento.

I. Davi aqui se refugia na proteção de Deus com alegre confiança de fé nela (v. 1): “Guarda-me, ó Deus”, das mortes e, especialmente, dos pecados a que estou continuamente exposto; pois em você, e somente em você, ponho minha confiança.

Os que, pela fé, se entregam ao cuidado divino e se submetem à direção divina têm motivo para esperar os benefícios de ambos. Isso se aplica a Cristo, que orou: “Pai, salva-me desta hora”; e confiou que Deus o livraria.

II. Ele reconhece sua solene dedicação de si mesmo a Deus como seu Deus (v. 2): “Ó minha alma! Disseste ao Senhor: Tu és o meu Senhor”; e, portanto, você pode ousar confiar nele. Repare:

  1. É dever e interesse de cada um de nós reconhecer o Senhor como nosso Senhor, sujeitar-nos a ele e então apoiar-nos nele. Adonai significa “aquele que me sustenta”, a força do meu coração.

  2. Isso deve ser feito com nossa alma: “Ó minha alma!”, você disse isso. Fazer aliança com Deus deve ser obra do coração; tudo o que há em nós deve tomar parte nela e comprometer-se por ela.

  3. Os que declararam que o Senhor é seu Senhor devem lembrar-se muitas vezes do que fizeram. Você disse ao Senhor: “Tu és o meu Senhor”? Diga-o de novo, então; sustente essa declaração, permaneça nela e nunca a retire. Você disse isso?

Receba o consolo dessa declaração e viva de acordo com ela. Ele é seu Senhor: adore-o e mantenha sempre os olhos voltados para ele.

III. Ele se dedica à honra de Deus no serviço dos santos (v. 2, 3): “Minha bondade não se estende a ti, mas aos santos”. Observe:

  1. Os que receberam o Senhor como seu Senhor devem, como ele, ser bons e fazer o bem; não esperamos felicidade sem bondade.

  2. Qualquer bem que haja em nós, ou seja feito por nós, devemos reconhecer humildemente que não se estende a Deus; portanto, não podemos alegar que merecemos coisa alguma por meio dele.

Deus não precisa de nossos serviços: eles não lhe trazem benefício nem podem acrescentar nada à sua infinita perfeição e bem-aventurança.

Os homens mais sábios, melhores e mais úteis do mundo não podem ser proveitosos para Deus, Jó 22:2; 35:7. Deus está infinitamente acima de nós e é feliz sem nós; todo bem que fazemos vem dele. Assim, nós lhe somos devedores, e não ele a nós. Davi reconhece isso (1 Crônicas 29:14): “Do que é teu te demos”.

  1. Se Deus é nosso, devemos, por amor a ele, estender nossa bondade aos que lhe pertencem, aos santos que estão na terra; pois ele se agrada de considerar o que lhes é feito como feito a si mesmo, tendo-os constituído aqueles que recebem em seu nome. Repare:

(1.) Há santos na terra; e todos devemos ser santos na terra, ou jamais seremos santos no céu. Os que são renovados pela graça de Deus e dedicados à glória de Deus são santos na terra.

(2.) Os santos na terra são pessoas excelentes, grandes, poderosas, magníficas, e, contudo, algumas delas são tão pobres neste mundo que precisam receber a bondade de Davi. Deus as torna excelentes pela graça que lhes concede. O justo é mais excelente que seu próximo, e Deus então considera os santos excelentes.

São preciosos e honrados aos seus olhos; são suas joias, seu tesouro particular. Seu Deus é sua glória e um diadema de formosura para eles.

(3.) Todos os que tomaram o Senhor por seu Deus se deleitam em seus santos como pessoas excelentes, porque trazem sua imagem e porque ele os ama. Davi, embora fosse rei, era companheiro de todos os que temiam a Deus (Salmos 119:63), até dos mais humildes; isso mostrava que neles estava seu prazer.

(4.) Não basta que nos deleitemos nos santos. Conforme a ocasião, nossa bondade deve estender-se a eles: devemos estar prontos a lhes mostrar a benevolência de que precisam, repartir com eles segundo suas necessidades e abundar no trabalho de amor em favor deles.

Isso se aplica a Cristo. A salvação que ele realizou em nosso favor não trouxe ganho algum a Deus, pois nossa ruína não lhe teria causado perda; mas a bondade e o benefício dessa salvação estendem-se a nós, homens, nos quais ele se deleita, Provérbios 8:31. “Em favor deles”, diz ele, “me santifico”, João 17:19.

Cristo se deleita até nos santos da terra, apesar de suas fraquezas e muitas enfermidades; esse é um bom motivo para que nós também nos deleitemos neles.

IV. Ele rejeita a adoração de todos os falsos deuses e toda comunhão com seus adoradores, v. 4. Aqui:

  1. Ele anuncia a condenação dos idólatras, que correm atrás de outro deus, enlouquecidos por seus ídolos e perseguindo-os com tanto ardor como se temessem que lhes escapassem.

“Suas tristezas se multiplicarão”: tanto pelos juízos que atraem sobre si do verdadeiro Deus, a quem abandonam, como pela decepção que encontrarão nos falsos deuses que abraçam.

Os que multiplicam deuses multiplicam para si as dores; pois quem julga um Deus insuficiente descobrirá que dois são demais, e, ainda assim, centenas não bastam.

  1. Ele declara sua resolução de não ter comunhão com eles nem com suas obras infrutíferas das trevas: “Não oferecerei suas libações de sangue”, não só porque os deuses aos quais são oferecidas são mentira, mas porque as próprias ofertas são bárbaras.

No altar de Deus, visto que o sangue fazia expiação, era rigorosamente proibido bebê-lo, e as libações eram de vinho. O diabo, porém, ordenava a seus adoradores que bebessem o sangue dos sacrifícios, para lhes ensinar a crueldade.

Nada terei a ver, diz Davi, com essas divindades sanguinárias; nem sequer tomarei seus nomes nos lábios com qualquer prazer nelas ou respeito por elas. Assim devemos odiar os ídolos e a idolatria com ódio perfeito.

Alguns também aplicam isso a Cristo e à sua missão, mostrando a natureza do sacrifício que ofereceu. Não era o sangue de touros e bodes, oferecido segundo a lei: esse sangue nunca foi nomeado, nem ele jamais fez menção dele; era seu próprio sangue.

Mostram também as tristezas multiplicadas dos judeus incrédulos, que correram atrás de outro rei, César, e continuam correndo atrás de outro Messias, a quem esperam em vão.

V. Ele repete a escolha solene que fizera de Deus como sua porção e felicidade (v. 5), encontra para si consolo nessa escolha (v. 6) e dá a Deus a glória por ela, v. 7. Essa é, em grande medida, a linguagem de uma alma devota e piedosa no exercício da graça.

  1. Escolhendo o Senhor como sua porção e felicidade. A maioria dos homens toma o mundo como seu bem supremo e põe sua felicidade no desfrute dele; mas eu digo: “O Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice”, a porção que escolho e com a qual me darei alegremente por satisfeito, por mais pobre que seja minha condição neste mundo.

Que eu tenha o amor e o favor de Deus e seja aceito por ele; que eu tenha o consolo da comunhão com Deus e a satisfação em receber as graças e os consolos que ele concede.

Que eu tenha parte em suas promessas e, por elas, direito à vida eterna e à felicidade no estado futuro; assim tenho o bastante. Não preciso nem desejo mais nada para completar minha felicidade.

Para agirmos bem e sabiamente em nosso próprio favor, devemos tomar Deus, em Cristo, como:

(1.) A porção de nossa herança no outro mundo. O céu é uma herança. O próprio Deus é a herança dos santos ali, cuja bem-aventurança eterna é desfrutá-lo. Devemos tomá-lo por nossa herança, nosso lar, nosso descanso, nosso bem duradouro e eterno.

Devemos considerar este mundo tão pouco nosso quanto o país pelo qual passa nosso caminho durante uma viagem.

(2.) A porção do nosso cálice neste mundo, pela qual somos alimentados, revigorados e preservados do desfalecimento.

Não têm Deus por seu aqueles que não consideram seus consolos os tônicos mais revigorantes, não se familiarizam com eles nem se valem deles como suficientes para contrabalançar todos os males do tempo presente e adoçar o mais amargo cálice de aflição.

  1. Confiando nele para assegurar essa porção: “Tu sustentas a minha sorte.” Você, que por promessa se entregou a mim para ser meu, cumprirá graciosamente o que prometeu. Não me deixará entregue a mim mesmo para perder essa felicidade, nem a deixará ao alcance dos meus inimigos para que a roubem de mim.

Nada me arrancará de suas mãos nem me separará de seu amor e das fiéis misericórdias de Davi. Os santos e sua bem-aventurança são guardados pelo poder de Deus.

  1. Alegrando-se nessa porção e tendo agrado nela (v. 6): “As linhas caíram para mim em lugares aprazíveis”. Os que têm Deus por sua porção têm motivo para dizê-lo: possuem digna porção, bela herança. Que poderiam ter de melhor? Que mais poderiam desejar? “Volta ao teu descanso, ó minha alma”, e não procures mais longe.

Repare: as pessoas agraciadas, embora sempre desejem mais de Deus, nunca desejam mais do que Deus. Satisfeitas com sua bondade amorosa, ficam abundantemente satisfeitas com ela; não invejam a alegria carnal nem os prazeres e deleites sensuais de ninguém.

Consideram-se na verdade felizes com o que têm e não duvidam de que serão plenamente felizes com aquilo que esperam.

Aqueles cuja sorte caiu, como a de Davi, numa terra de luz, num vale de visão, onde Deus é conhecido e adorado, têm motivo para dizer: “As linhas caíram para mim em lugares aprazíveis”. Com maior motivo o dizem os que possuem não só os meios, mas também o fim; não só a terra de Emanuel, mas também o amor de Emanuel.

  1. Dando graças a Deus por essa porção e pela graça de fazer escolha tão sábia e feliz (v. 7): “Bendirei o Senhor, que me deu conselho”, este conselho de tomá-lo por minha porção e felicidade.

Somos tão ignorantes e insensatos que, se deixados a nós mesmos, nosso coração seguirá nossos olhos, escolheremos nossas próprias ilusões e abandonaremos nossas próprias misericórdias por vaidades mentirosas.

Portanto, se de fato tomamos Deus por nossa porção e preferimos as bênçãos espirituais e eternas às palpáveis e temporais, devemos reconhecer com gratidão o poder e a bondade da graça divina, que nos dirige e capacita a fazer essa escolha. Se desfrutamos o prazer dela, demos a Deus o louvor por ela.

  1. Fazendo bom uso dessa escolha. Tendo Deus lhe dado conselho por sua palavra e por seu Espírito, seus próprios rins também (seus pensamentos) o instruíam durante a noite.

Quando estava em silêncio, sozinho e afastado do mundo, sua própria consciência (chamada de rins em Jeremias 17:10) refletia com consolo sobre a escolha que fizera.

Ela também o instruía ou advertia sobre os deveres decorrentes dessa escolha; catequizava-o, comprometia-o e estimulava-o a viver como quem tinha Deus por sua porção, a viver pela fé apoiado nele e para ele.

Os que têm Deus por sua porção e serão fiéis a ele devem permitir que a própria consciência trate com eles de maneira igualmente fiel e franca.

Tudo isso pode ser aplicado a Cristo, que fez do Senhor sua porção e se agradou dela; fez da glória do Pai seu fim supremo e seu alimento e bebida buscar essa glória e cumprir a vontade do Pai.

Ele se deleitou em levar adiante sua missão segundo o conselho do Pai, dependendo dele para preservar sua sorte e conduzi-lo através de sua missão.

Também podemos aplicar isso a nós mesmos ao cantar o salmo, renovando nossa escolha de Deus como nosso, com santo agrado e satisfação.

Versículos 8 a 11

Profecia acerca do Messias; Sofrimentos e Glória Consequente de Cristo.

Todos esses versículos são citados por São Pedro em seu primeiro sermão, depois do derramamento do Espírito no dia de Pentecostes (Atos 2:25-28). Ele nos diz expressamente que, neles, Davi fala a respeito de Cristo e, em particular, de sua ressurreição.

Podemos admitir aqui alguma atuação dos próprios sentimentos piedosos e devotos de Davi para com Deus: ele dependia da graça divina para aperfeiçoar tudo o que lhe dizia respeito e aguardava a bendita esperança e a feliz condição além da morte, no desfrute de Deus.

Mas, nessas santas elevações a Deus e ao céu, o espírito de profecia o levou muito além da consideração de si e de sua situação: predisse a glória do Messias em expressões próprias deste, que não podiam referir-se a Davi. O Novo Testamento nos fornece a chave para desvendar o mistério dessas linhas.

I. Esses versículos certamente devem ser aplicados a Cristo; é dele que o profeta fala aqui, como fizeram muitos dos profetas do Antigo Testamento, que anteriormente testemunharam os sofrimentos de Cristo e a glória que se seguiria (1 Pedro 1:11). Esse é o assunto desta profecia.

Prediz-se (como o próprio Cristo sem dúvida mostrou a respeito desta passagem, entre outras profecias do salmo, Lucas 24:44, 46) que Cristo sofreria e ressuscitaria dentre os mortos, 1 Coríntios 15:3, 4.

  1. Que ele sofreria e morreria. Isso está implícito quando diz (v. 8): “Não serei abalado”; supunha que seria atacado e sofreria um golpe terrível, como ocorreu em sua agonia, quando sua alma estava profundamente triste e ele orou para que o cálice passasse dele.

Quando diz: “Minha carne repousará”, está implícito que ele deveria deixar o corpo e, portanto, passar pelas dores da morte.

Também se indica claramente que sua alma entraria num estado de separação do corpo e que seu corpo, assim abandonado, correria perigo iminente de ver a corrupção. Ele não apenas morreria, mas seria sepultado e permaneceria algum tempo sob o poder da morte.

  1. Que ele seria sustentado de modo maravilhoso pelo poder divino ao sofrer e morrer.

(1.) Ele não seria abalado: não seria desviado de sua missão nem sucumbiria ao peso dela; não falharia nem desanimaria (Isaías 42:4), mas avançaria e perseveraria até poder dizer: “Está consumado”.

Embora o serviço fosse árduo, o combate intenso e ele pisasse sozinho o lagar, ainda assim não foi abalado nem abandonou a causa; antes, firmou o rosto como uma pederneira, Isaías 50:7-9. Aqui estou eu; deixem que estes sigam seu caminho.

Ou melhor: (2.) Seu coração se alegraria e sua glória exultaria. Levaria adiante sua missão não só resolutamente, mas com alegria e prazer e satisfação inexprimíveis.

Testemunham-no suas palavras (João 17:11): “Agora já não estou no mundo, mas venho a ti”; e estas (João 18:11): “O cálice que meu Pai me deu, não o beberei?” Há muitas outras semelhantes.

Sua glória significa sua língua, como se vê em Atos 2:26. Nossa língua é nossa glória, e nunca tanto quanto quando é empregada para glorificar a Deus. Três coisas o sustentaram e o fizeram prosseguir com tanta alegria:

[1.] A consideração que tinha pela vontade e glória do Pai no que fazia: “Tenho posto o Senhor sempre diante de mim”. Mantinha continuamente os olhos no mandamento do Pai (João 10:18; 14:31), na vontade daquele que o enviara.

Seu alvo era a honra do Pai e a restauração dos interesses do reino dele entre os homens. Isso o impedia de ser abalado pelas dificuldades que encontrava, pois sempre fazia aquilo que agradava ao Pai.

[2.] A certeza que tinha da presença do Pai consigo em seus sofrimentos: “Ele está à minha direita”, pronto a me socorrer, perto de mim no tempo da necessidade. “Perto está aquele que me justifica” (Isaías 50:8); ele está à minha direita para dirigir, fortalecer e sustentar minha mão direita, Salmos 89:21.

Quando estava em agonia, um anjo foi enviado do céu para fortalecê-lo, Lucas 22:43. A isso se deviam todas as vitórias e triunfos da cruz: foi o Senhor à sua direita que feriu reis, Salmos 110:5; Isaías 42:1, 2.

[3.] A perspectiva que tinha de um glorioso desfecho para seus sofrimentos. Foi pela alegria que lhe estava proposta que suportou a cruz, Hebreus 12:2. Repousou em esperança, e isso tornou glorioso seu repouso, Isaías 11:10. Sabia que seria justificado no Espírito por sua ressurreição e logo glorificado. Veja João 13:31, 32.

  1. Que passaria pelos sofrimentos e seria libertado do poder da morte mediante uma gloriosa ressurreição.

(1.) Sua alma não seria deixada no inferno; isto é, seu espírito humano não ficaria por muito tempo, como o dos outros homens, separado do corpo. Em breve retornaria e se reuniria a ele, para nunca mais se separar.

(2.) Sendo o Santo de Deus de maneira singular, consagrado à obra da redenção e perfeitamente livre do pecado, não veria nem sentiria corrupção.

Isso implica não só que seria ressuscitado da sepultura, mas que seria ressuscitado tão cedo que seu corpo morto nem sequer começaria a corromper-se, como aconteceria no curso da natureza se não tivesse sido ressuscitado no terceiro dia.

Nós, que temos tanta corrupção na alma, devemos esperar que nosso corpo também se corrompa (Jó 24:19); mas aquele Santo de Deus, que não conheceu pecado, não viu corrupção.

Sob a lei, ordenava-se estritamente que as partes dos sacrifícios não queimadas no altar jamais fossem guardadas até o terceiro dia, para que não apodrecessem (Levítico 7:15, 18). Isso talvez apontasse para a ressurreição de Cristo no terceiro dia, para que não visse corrupção; tampouco lhe foi quebrado um osso.

  1. Que receberia abundante recompensa por seus sofrimentos, com a alegria que lhe estava proposta, v. 11. Ele tinha plena certeza:

(1.) De que não perderia sua glória: “Tu me mostrarás o caminho da vida”, e você me conduzirá a essa vida através deste vale sombrio. Confiante nisso, ao entregar o espírito, disse: “Pai, em tuas mãos entrego meu espírito”; e, pouco antes: “Pai, glorifica-me junto de ti mesmo”.

(2.) De que seria recebido na presença de Deus, para assentar-se à sua direita. Sua admissão à presença de Deus significaria a aceitação de seu serviço; ser colocado à direita de Deus seria a recompensa desse serviço.

(3.) Assim, como recompensa pelas tristezas que suportou para nossa redenção, teria plenitude de alegria e prazeres para sempre. Não só a glória que tinha com Deus, como Deus, antes de todos os mundos, mas a alegria e o prazer de um Mediador ao ver sua descendência e o êxito e prosperidade de sua missão, Isaías 53:10, 11.

II. Sendo Cristo o Cabeça do corpo, a igreja, esses versículos podem, em sua maior parte, aplicar-se a todos os bons cristãos, guiados e animados pelo Espírito de Cristo.

Ao cantá-los, depois de primeiro darmos glória a Cristo, em quem, para nosso eterno consolo, se cumpriram, podemos então animar-nos e edificar-nos uns aos outros por meio deles. Deles podemos aprender:

  1. Que nossa sabedoria e nosso dever são pôr sempre o Senhor diante de nós e vê-lo continuamente à nossa direita, onde quer que estejamos. Devemos contemplá-lo como nosso bem supremo e fim mais elevado, nosso dono, governante e juiz, nosso benfeitor gracioso, guia seguro e observador rigoroso.

Enquanto assim fizermos, não seremos afastados nem de nosso dever nem de nosso consolo. O bendito Paulo punha o Senhor diante de si quando, embora cadeias e aflições o aguardassem, pôde dizer com coragem: “Nenhuma dessas coisas me abala”, Atos 20:24.

  1. Que, se nossos olhos estiverem sempre voltados para Deus, nosso coração e nossa língua poderão sempre alegrar-se nele; se não o fazem, a culpa é nossa. Se o coração se alegra em Deus, que a boca fale da abundância dessa alegria, para a glória dele e a edificação de outros.

  2. Que os cristãos moribundos, assim como Cristo ao morrer, podem deixar o corpo alegremente, na expectativa confiante de uma ressurreição feliz: “Minha carne também repousará em esperança”. Nosso corpo tem pouco descanso neste mundo, mas na sepultura repousará como em seu leito, Isaías 57:2.

Temos pouco a esperar desta vida, mas repousaremos na esperança de uma vida melhor; podemos deixar o corpo com essa esperança. A morte destrói a esperança do homem (Jó 14:19), mas não a de um bom cristão, Provérbios 14:32.

Ele tem esperança em sua morte, esperanças vivas nos instantes de morte, esperanças de que o corpo não seja deixado para sempre na sepultura. Mas, embora veja corrupção por algum tempo, ao fim do tempo será ressuscitado para a imortalidade. A ressurreição de Cristo é a garantia da nossa, se pertencemos a ele.

  1. Que os que vivem piedosamente com os olhos em Deus podem morrer consolados com os olhos no céu. Neste mundo, a tristeza é nossa sorte; no céu, porém, há alegria. Todas as nossas alegrias aqui são vazias e imperfeitas; no céu há plenitude de alegria.

Nossos prazeres aqui são passageiros e momentâneos; sua própria natureza é tal que não convém que durem muito. Mas os prazeres à direita de Deus são para sempre, pois são os prazeres de almas imortais na visão e no desfrute sem mediação de um Deus eterno.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra