Matthew Henry

Salmos 147

Argumento

Este é outro salmo de louvor. Alguns pensam que foi escrito após o retorno dos judeus do cativeiro; mas ele se assemelha tanto a Salmos 145 que me inclino a pensar que Davi o escreveu. O que se diz nos v. 2, 13 pode perfeitamente aplicar-se à primeira construção e fortificação de Jerusalém, em seu tempo, e à reunião daqueles que haviam sido excluídos no tempo de Saul.

A Septuaginta o divide em dois; nós também podemos dividi-lo em primeira e segunda parte, ambas, porém, com o mesmo sentido. I. Somos chamados a louvar a Deus, v. 1, 7, 12. II. Recebemos matéria para o louvor, pois Deus deve ser glorificado: 1. Como o Deus da natureza, e por isso é muito grande, v. 4, 5, 8, 9, 15-18.

  1. Como o Deus da graça, que consola seu povo, v. 3, 6, 10, 11. 3. Como o Deus de Israel, de Jerusalém e de Sião, que estabelece a condição civil deles (v. 2, 13, 14) e, especialmente, estabelece entre eles a religião, v. 19, 20.

Ao cantar este salmo, é fácil aplicá-lo a nós mesmos, tanto no que diz respeito às misericórdias pessoais quanto às nacionais. Se ao menos fosse igualmente fácil fazê-lo com sentimentos apropriados!

Versículos 1 a 11

Um Chamado a Louvar a Deus; Razões para o Louvor.

Aqui, I. O dever do louvor nos é recomendado. Não é sem motivo que somos chamados a ele repetidas vezes: “Louvai ao Senhor” (v. 1), e de novo (v. 7): “Cantai ao Senhor com ações de graças, cantai louvores com a harpa ao nosso Deus” (que todos os nossos louvores se dirijam a ele e nele se concentrem), pois é bom fazê-lo.

É nosso dever e, portanto, bom em si mesmo; é do nosso interesse e, portanto, bom para nós. É aceitável ao nosso Criador e corresponde à finalidade de nossa criação. A lei que o ordena é santa, justa e boa; a prática desse dever trará bons resultados. É bom porque: 1. É agradável.

A alegria ou o deleite santos são exigidos como seu princípio, e isso é agradável para nós como seres humanos; dar glória a Deus é seu desígnio e sua tarefa, e isso é agradável para nós como santos dedicados à sua honra. Louvar a Deus é um trabalho que traz a própria recompensa; é o céu na terra; é aquilo em que deveríamos estar como em nosso elemento.

  1. É conveniente; é o que nos convém como criaturas racionais, muito mais como povo em aliança com Deus. Ao honrar a Deus, na verdade conferimos muita honra a nós mesmos.

II. Deus nos é recomendado como o objeto próprio dos nossos mais elevados e amplos louvores, por diversos motivos:

  1. O zelo que tem por seu povo escolhido, v. 2. Deve Jerusalém erguer-se de começos modestos? Deve ser recuperada de suas ruínas? Em ambos os casos, “O Senhor edifica Jerusalém.” A igreja do evangelho, a Jerusalém de cima, faz parte dessa edificação.

Ele concebeu seu modelo em seus próprios conselhos; fundou-a pela pregação de seu evangelho; acrescenta-lhe diariamente os que serão salvos e assim a faz crescer.

Ele a edificará até a perfeição, tão alta quanto o céu. Há entre seu povo pessoas excluídas? Tornaram-se assim por sua própria insensatez? Ele as reúne, dando-lhes arrependimento e trazendo-as de volta à comunhão dos santos. Foram expulsas pela guerra, pela fome ou pela perseguição? Ele lhes abre uma porta para o retorno.

Muitos que estavam ausentes e eram dados por perdidos são trazidos de volta, e os dispersos no dia de nuvens e escuridão são reunidos novamente.

  1. Os consolos que reservou aos verdadeiros penitentes, v. 3. Eles têm o coração quebrantado e estão feridos, humilhados e perturbados por causa do pecado; a lembrança dele lhes causa uma dor íntima, como a de alguém gravemente ferido. Seus corações não foram apenas compungidos, mas dilacerados ao perceberem a desonra que causaram a Deus e a injúria que cometeram contra si mesmos pelo pecado.

Àqueles a quem Deus cura com as consolações do seu Espírito, ele anuncia paz e assegura que seus pecados estão perdoados e que ele se reconciliou com eles. Assim os tranquiliza: derrama o bálsamo de Gileade sobre as feridas que sangram, depois as enfaixa e os faz alegrar-se.

Os que passaram por essa experiência não precisam ser chamados a louvar ao Senhor. Quando ele os tirou da cova horrível e pôs seus pés sobre uma rocha, colocou um cântico novo em sua boca, Salmos 40:2, 3. Por isso, que outros também o louvem.

  1. O domínio soberano que exerce sobre as luzes do céu, v. 4, 5. As estrelas são incontáveis, muitas delas mal discerníveis a olho nu; contudo, ele as conta e conhece seu número exato, pois todas são obra de suas mãos e instrumentos de sua providência.

Seu tamanho e poder são imensos; mas ele chama todas pelos nomes, o que mostra seu domínio sobre elas e seu poder de comandá-las para fazer delas o uso que lhe agradar.

São seus servos, seus soldados; ele os convoca e organiza em fileiras. Vêm e vão à sua ordem, e todos os seus movimentos estão sob sua direção. Ele menciona isso como um exemplo entre muitos para mostrar que “grande é o nosso Senhor e de grande poder” (ele pode fazer o que lhe agrada) e que seu entendimento não tem medida, de modo que pode maquinar tudo da melhor maneira.

O conhecimento humano logo se esgota, e você alcança seu limite máximo: até aqui sua sabedoria chega, mas não além. O conhecimento de Deus, porém, é uma profundidade que jamais se pode sondar.

  1. O prazer que tem em humilhar os orgulhosos e exaltar os humildes (v. 6): “O Senhor levanta os mansos”, que se humilham diante dele e são pisados pelos homens; mas aos ímpios, que se conduzem com insolência para com Deus e desprezo para com toda a humanidade, exaltando a si mesmos em orgulho e insensatez, ele “abate até o chão”.

Às vezes isso ocorre por meio de providências muito humilhantes neste mundo; no mais tardar, ocorrerá no dia em que seus rostos serão cobertos de vergonha eterna. Deus prova que é Deus ao olhar para os orgulhosos e abatê-los, Jó 40:12.

  1. A provisão que faz para as criaturas inferiores. Embora seja tão grande que comanda as estrelas, é tão bom que não se esquece nem mesmo das aves, v. 8, 9. Observe de que maneira alimenta pessoas e animais. (1.) Ele cobre o céu de nuvens, que escurecem o ar e interceptam os raios do sol; ainda assim, nelas prepara aquela chuva para a terra, necessária à fertilidade do solo.

As nuvens parecem sombrias; sem elas, porém, não haveria chuva nem, por consequência, fruto. Assim também as aflições, no momento, parecem negras, escuras e desagradáveis, e nos entristecemos por causa delas, como às vezes ficamos desanimados quando o céu está encoberto.

Mas elas são necessárias, pois dessas nuvens de aflição vêm as chuvas que fazem a colheita produzir frutos pacíficos de justiça (Hebreus 12:11), o que deve nos ajudar a aceitá-las. Observe a dependência necessária que a terra tem dos céus; ela nos orienta, aqui na terra, a depender de Deus no céu. Toda a chuva que rega a terra é preparada por Deus.

(2.) Pela chuva que cai sobre a terra, ele faz crescer a erva nos montes, até nos altos montes, dos quais o homem não cuida nem tira proveito. Os montes não são regados por fontes e rios como os vales; ainda assim, recebem água e não ficam estéreis.

(3.) Essa erva ele dá como alimento aos animais selvagens dos montes, para os quais o homem não faz provisão alguma. Até os filhotes dos corvos, abandonados pelos pais, clamam e são ouvidos por ele; encontram-se meios de alimentá-los, de sorte que não morrem no ninho.

  1. A satisfação que encontra em seu povo, v. 10, 11. Nos tempos em que grandes coisas estão em curso e se espera muito do sucesso delas, importa saber — já que o resultado procede do Senhor — a quem e a que Deus se agradará de honrar e coroar com a vitória. Não é a força dos exércitos, mas a força da graça, que Deus tem prazer em reconhecer.

(1.) Não a força dos exércitos: nem na cavalaria, pois “ele não se compraz na força do cavalo”, o cavalo de guerra, conhecido por sua coragem (Jó 39:19, etc.); nem na infantaria, pois “não tem prazer nas pernas de um homem”. Não se refere à rapidez das pernas para fugir e abandonar o campo, mas à sua firmeza para avançar no ataque e manter a posição.

Se um rei que guerreia contra outro vai orar a Deus por sucesso, nada lhe adiantará fazer este apelo: “Senhor, tenho um exército valente, com cavalaria e infantaria em boa ordem; seria uma pena que sofressem qualquer desonra”, pois isso não é razão diante de Deus, Salmos 20:7. A razão de Josafá era muito melhor: Senhor, não temos força, 2 Crônicas 20:12.

Mas (2.) Deus tem prazer em reconhecer a força da graça. Uma consideração séria e apropriada para com Deus é de grande valor aos olhos dele em tal situação. O Senhor aceita e tem prazer nos que o temem e esperam em sua misericórdia. Observe: [1.] O santo temor de Deus e a esperança em Deus não apenas podem coexistir, mas devem andar juntos.

No mesmo coração e ao mesmo tempo deve haver tanto reverência pela sua majestade quanto satisfação em sua bondade, tanto pavor de sua cólera, fundado na fé, quanto expectativa de seu favor, também fundada na fé. Isso não significa ficar suspenso entre esperança e temor; devemos agir sob a influência benéfica de ambos.

Nosso temor deve impedir que nossa esperança se transforme em presunção, e nossa esperança deve impedir que nosso temor se afunde em desespero. É assim que devemos empreender o trabalho que temos diante de nós.

[2.] Devemos esperar na misericórdia de Deus, sua misericórdia geral, mesmo quando não encontramos uma promessa específica em que nos apoiar. A confiança humilde na bondade da natureza divina lhe agrada muito, pois glorifica o atributo de que ele mais se gloria. Toda pessoa honrada gosta de receber confiança.

Versículos 12 a 20

Jerusalém e Sião Chamadas a Louvar a Deus; O Favor de Deus para com Israel.

Jerusalém e Sião, a cidade santa e o monte santo, são aqui chamadas a louvar a Deus, v. 12. Pois onde se deve oferecer louvor a Deus, senão onde está seu altar? Onde esperar que lhe seja dada glória, senão na beleza da santidade?

Que os habitantes de Jerusalém louvem ao Senhor em suas próprias casas; que os sacerdotes e levitas que servem em Sião, a cidade de suas solenidades, louvem ao Senhor de modo especial.

Têm mais motivos para fazê-lo que os demais e obrigações maiores de fazê-lo, pois é sua tarefa e sua profissão. “Louva teu Deus, ó Sião! Ele é teu, e por isso estás obrigada a louvá-lo; o fato de ele ser teu encerra toda felicidade, de modo que nunca te faltará matéria para o louvor.” Jerusalém e Sião devem louvar a Deus:

I. Pela prosperidade e pelo estado florescente de seus interesses civis, v. 13, 14. 1. Pela segurança comum. Tinham portas e as mantinham trancadas em tempos de perigo; isso, porém, não lhes teria dado segurança eficaz se Deus não tivesse fortalecido as trancas de suas portas e reforçado suas fortificações.

Os meios mais promissores que podemos conceber para nossa própria preservação não alcançarão seu propósito a menos que Deus os abençoe. Por isso, ao empregarmos esses meios com cuidado e diligência, devemos depender dele para receber tal bênção e atribuir o repouso imperturbado de nossa terra mais à muralha de fogo do que à muralha de água que nos cerca, Zacarias 2:5.

  1. Pelo aumento de seu povo. Isso fortalece as trancas das portas tanto quanto qualquer outra coisa: “Ele abençoou teus filhos dentro de ti” com aquela primeira e grande bênção: Sejam frutíferos, multipliquem-se e encham a terra. É um consolo para os pais ver seus filhos abençoados pelo Senhor (Isaías 61:9).

Também é um consolo para a geração que está partindo ver a geração que surge numerosa e promissora; por essa bênção, Deus deve ser bendito.

  1. Pela tranquilidade pública, porque foram libertos dos terrores e das devastações da guerra: “Ele estabelece a paz em tuas fronteiras”, pondo fim às guerras existentes e impedindo as guerras ameaçadas e temidas. Ele estabelece paz dentro das fronteiras do país, isto é, em todas as suas partes, resolvendo as divergências entre vizinhos para que não haja conflitos e inimizades internos.

Também estabelece paz nas fronteiras, para que o país não seja atacado por invasores estrangeiros. Quando há problemas, eles se dão nas fronteiras, nas extremidades de um país; as cidades fronteiriças são as mais expostas. Portanto, se há paz nas fronteiras, há paz em toda parte: uma misericórdia pela qual jamais poderemos agradecer o bastante.

  1. Pela grande abundância, consequência habitual da paz: “Ele te farta com a flor do trigo” — trigo, o cereal mais valioso; sua parte mais nutritiva, a melhor; e fartura dele. Que mais desejariam? Canaã produzia em abundância o melhor trigo (Deuteronômio 32:14) e o exportava para países estrangeiros, como se vê em Ezequiel 27:17.

A terra de Israel não era enriquecida com pedras preciosas nem especiarias, mas com a flor do trigo, com o pão que fortalece o coração do homem. Isso fazia dela a glória de todas as terras e, por isso, Deus era louvado em Sião.

II. Pelas manifestações maravilhosas de seu poder no clima, especialmente no inverno. Aquele que protege Sião e Jerusalém é o Deus poderoso de quem derivam todos os poderes da natureza e de quem dependem. Ele produz todas as mudanças das estações, que nos espantariam se não fossem tão comuns.

  1. Em geral, quaisquer mudanças que ocorram neste mundo inferior — o mundo sujeito a mudanças contínuas — são produzidas pela vontade, pelo poder e pela providência de Deus (v. 15): “Ele envia sua ordem à terra”, como quem tem autoridade incontestável para ordenar e incontáveis servos prontos a levar suas ordens e executá-las.

Assim como o mundo foi criado no princípio, assim continua sendo sustentado e governado por uma palavra de poder onipotente. Deus fala, e tudo se faz, pois todos são seus servos. Essa palavra produz efeito não apenas com certeza, mas também com rapidez. “Sua palavra corre muito velozmente”, pois nada pode opor-se a ela nem retardá-la.

Assim como o relâmpago atravessa o ar num instante, tal é a palavra da providência de Deus, e também a palavra de sua graça quando é enviada com uma missão, Lucas 17:24. Os anjos, que levam e cumprem sua palavra, voam rapidamente, Daniel 9:21.

  1. Em particular, geadas e degelos são mudanças maravilhosas, e em ambos devemos reconhecer a palavra de seu poder.

(1.) As geadas vêm de Deus. Com ele estão os tesouros da neve e do granizo (Jó 38:22, 23), dos quais retira o que lhe agrada. [1.] “Ele dá a neve como lã.” Ela é comparada à lã por sua brancura (Isaías 1:18) e maciez; cai silenciosamente, sem fazer mais ruído que um floco de lã; cobre a terra e a mantém aquecida como um velo de lã, promovendo assim sua fertilidade.

Veja como Deus pode agir por meio de coisas contrárias e tirar alimento do devorador, aquecendo a terra com neve fria. [2.] “Ele espalha a geada”, que é orvalho congelado, assim como neve e granizo são chuva congelada. Parece cinza espalhada sobre a relva; por vezes, prejudica os produtos da terra e os cresta como se fosse cinza quente, Salmos 78:47.

[3.] “Ele lança seu gelo como pedaços”, o que pode ser entendido ou de grandes pedras de granizo, semelhantes a gelo no ar, ou do gelo que cobre a superfície das águas. Quando se quebra, embora antes fosse naturalmente como gotas de bebida, fica como pedaços de alimento ou crostas de pão.

[4.] Quando vemos geada, neve e gelo, sentimos seu efeito no ar: “Quem pode resistir ao seu frio?” Os animais não podem; recolhem-se às tocas (Jó 37:8) e então são vencidos facilmente, 2 Samuel 23:20. Os homens também não podem, mas são obrigados a proteger-se com fogo, peles ou ambos; e tudo isso mal basta onde e quando o frio é extremo.

Não vemos as causas quando sentimos os efeitos; por isso, devemos chamá-lo de seu frio. É enviado por ele, e assim devemos suportá-lo com paciência e agradecer pelas casas, roupas e camas quentes que nos aliviam do rigor da estação.

Também devemos dar-lhe a glória por sua sabedoria e soberania, por seu poder e fidelidade, que não cessarão, assim como não cessará o verão, Gênesis 8:22. E concluamos ainda: se não podemos resistir ao frio de suas geadas, como poderemos resistir ao calor de sua cólera?

(2.) Os degelos vêm de Deus. Quando lhe agrada (v. 18), ele envia sua palavra e os derrete: geada, neve e gelo se dissolvem rapidamente. Para isso, faz soprar o vento, o vento sul, e as águas antes congeladas tornam a correr como corriam anteriormente.

Logo percebemos a mudança, mas não vemos suas causas; devemos atribuí-la à vontade da Causa Primeira.

Nela devemos reparar não apenas no poder de Deus, que pode produzir de modo tão súbito e imperceptível uma mudança tão grande e geral na temperatura do ar e na aparência da terra — que não pode fazer aquele que faz isso todo inverno, talvez muitas vezes no mesmo inverno? —, mas também em sua bondade.

O tempo rigoroso não dura para sempre; seria triste se durasse. Ele não contende eternamente, mas renova a face da terra. Assim como se lembrou de Noé e o libertou (Gênesis 8:1), assim se lembra da terra e de sua aliança com ela, Cantares de Salomão 2:11, 12.

Essa palavra que descongela pode representar o evangelho de Cristo, e o vento que descongela, o Espírito de Cristo, pois o Espírito é comparado ao vento, João 3:8. Ambos são enviados para derreter as almas congeladas. A graça que converte, como o degelo, amolece o coração endurecido, umedece-o e o derrete em lágrimas de arrependimento.

Ela aquece os bons afetos e os faz fluir, embora antes estivessem frios e represados. A mudança causada pelo degelo é geral e, contudo, gradual; é muito evidente e, contudo, não se pode explicar como ocorre. Assim é a mudança operada na conversão de uma alma, quando a palavra e o Espírito de Deus são enviados para derretê-la e fazê-la voltar a si.

III. Por seu favor singular para com Israel, ao dar-lhes sua palavra e suas ordenanças, bênção muito mais valiosa que sua paz e abundância (v. 14), tanto quanto a alma é mais excelente que o corpo. Jacó e Israel tinham entre si os estatutos e juízos de Deus. Estavam sob seu governo especial: as leis civis de sua nação foram formuladas e promulgadas por ele, e sua constituição era uma teocracia.

Tinham o benefício da revelação divina; as grandes coisas da lei de Deus lhes foram escritas. Tinham um sacerdócio instituído por Deus para tudo o que dizia respeito a ele e profetas para todas as ocasiões extraordinárias. Nenhum outro povo tinha fundamentos seguros para sua religião. Isso era: 1. Uma misericórdia que se adiantou a eles.

Não foram eles que descobriram por si mesmos os estatutos e juízos de Deus; foi Deus quem mostrou sua palavra a Jacó e, por meio dela, lhes deu a conhecer seus estatutos e juízos. É grande misericórdia para qualquer povo ter a palavra de Deus entre si, pois a fé vem de ouvir e ler essa palavra — fé sem a qual é impossível agradar a Deus.

  1. Uma misericórdia que os distinguia e, por isso, os obrigava ainda mais: “Ele não fez assim a toda nação, nem a nação alguma; quanto a seus juízos, não os conheceram e provavelmente não os conhecerão até que venha o Messias e derrube a parede divisória entre judeus e gentios, para que o evangelho seja pregado a toda criatura.”

Outras nações possuíam muitos bens materiais; algumas eram muito ricas, outras tinham príncipes poderosos e pomposos e literatura refinada, mas nenhuma foi abençoada com os estatutos e juízos de Deus como Israel. Que Israel, portanto, louve ao Senhor observando esses estatutos. “Senhor, como é que te manifestarás a nós e não ao mundo?” Assim é, ó Pai, porque assim foi agradável aos seus olhos.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra