Matthew Henry

Salmos 126

Argumento

Este salmo foi escrito com referência a algum grande e surpreendente livramento do povo de Deus do cativeiro e da aflição, muito provavelmente seu retorno da Babilônia no tempo de Esdras.

Embora a Babilônia não seja mencionada aqui (como é em Salmos 137), ainda assim o cativeiro deles ali foi o mais notável, tanto em si mesmo quanto pelo fato de seu retorno prefigurar nossa redenção por Cristo. Provavelmente este salmo foi escrito por Esdras ou por algum dos profetas que subiram com os primeiros.

Lemos sobre cantores entre os filhos de Asafe, aquele célebre salmista, que então retornaram (Esdras 2:41). Por ser um cântico de subidas, no qual as mesmas coisas se repetem duas vezes com progressão (v. 2, 3 e v. 4, 5), foi colocado aqui entre os demais salmos que levam esse título.

I. Os que haviam retornado do cativeiro são aqui chamados a dar graças (vv. 1-3). II. Ora-se aqui pelos que ainda permaneciam no cativeiro (v. 4), e eles são animados (v. 5, 6).

Ao cantar este salmo, será fácil aplicá-lo ou a algum livramento particular realizado em favor da igreja ou de nossa própria terra ou à grande obra de nossa salvação por Cristo.

O Livramento do Cativeiro.

Versículos 1 a 3

Um Cântico dos Degraus.

Enquanto o povo de Israel esteve cativo na Babilônia, suas harpas ficaram penduradas nos salgueiros, pois então Deus chamava ao pranto e ao luto; então ele lhes entoava lamentos, e eles lamentavam. Mas agora que seu cativeiro foi revertido, retomam as harpas; a Providência toca a flauta para eles, e eles dançam.

Assim devemos nos adaptar a todas as disposições da Providência e reagir a elas de modo apropriado. E as harpas nunca se afinam de modo mais melodioso do que após tão melancólico desuso. A longa privação das misericórdias adoça muito seu retorno.

Aqui está: 1. O livramento que Deus realizou em favor deles: reverteu o cativeiro de Sião. É possível que Sião seja levada ao cativeiro como castigo por sua degeneração, mas seu cativeiro será revertido quando seu propósito tiver sido cumprido e a obra que por ele se tinha em vista tiver sido realizada.

Ciro, por motivos de Estado, proclamou a liberdade para os cativos de Deus; ainda assim, isso foi obra do Senhor, conforme a palavra que ele havia dado muitos anos antes. Deus os enviou ao cativeiro não como a escória é posta no fogo para ser consumida, mas como o ouro, para ser refinado.

Observe: a libertação de Israel é chamada de reversão do cativeiro de Sião, o monte santo onde estavam o tabernáculo e a morada de Deus. Pois a restauração de seus interesses sagrados e o reavivamento do exercício público de sua religião foram as vantagens mais preciosas de seu retorno do cativeiro.

  1. A agradável surpresa que isso lhes causou. Ficaram atônitos; aconteceu tão de repente que, a princípio, ficaram confusos, sem saber o que pensar daquilo nem aonde aquilo os levaria.

“Pensamos ser como homens que sonham; a notícia nos pareceu boa demais para ser verdade, e começamos a duvidar se estávamos bem acordados ou não e se não era ainda” (como às vezes acontecera aos profetas) “apenas uma representação disso em visão”, assim como São Pedro, por algum tempo, julgou que fosse sua libertação (Atos 12:9).

Às vezes Deus assim se antecipa a seu povo com as bênçãos de sua bondade, antes que o povo perceba. “Éramos como aqueles que recuperaram a saúde” (assim lê o Dr. Hammond); “foi para nós uma mudança tão consoladora e feliz como a vida dentre os mortos ou o alívio repentino de uma dor intensa; julgamos estar num mundo novo.”

A surpresa os levou a tal êxtase e arrebatamento de alegria que mal podiam se conter dentro dos limites da decência ao expressá-la: “Nossa boca foi cheia de riso, e nossa língua, de canto”. Assim deram vazão à sua alegria, deram glória a seu Deus e fizeram todos ao redor saber das maravilhas que Deus havia realizado em favor deles.

Os que antes eram alvo de riso agora riem, e um cântico novo é posto em sua boca. Era riso de alegria em Deus, não de escárnio contra seus inimigos.

  1. A atenção que seus vizinhos deram ao acontecimento: entre os pagãos, diziam: Jeová, o Deus de Israel, fez grandes coisas em favor daquele povo, coisas que nossos deuses não podem fazer em nosso favor. Os pagãos haviam observado sua calamidade e triunfado com ela (Jeremias 22:8, 9; Salmos 137:7). Agora não podiam deixar de observar seu livramento e admirá-lo.

Isso conferiu boa reputação àqueles que tinham sido escarnecidos e desprezados e fez com que parecessem importantes. Além disso, resultou em grande honra para Deus e arrancou daqueles que estabeleciam outros deuses em rivalidade com ele o reconhecimento de sua sabedoria, de seu poder e de sua providência.

  1. Os reconhecimentos que eles próprios fizeram do acontecimento (v. 3). Os pagãos eram apenas espectadores e falavam disso somente como notícia; não tinham parte nem sorte na questão. O povo de Deus, porém, falava como participante: (1.) Aplicando-o a si: “Ele fez grandes coisas em nosso favor, coisas que nos dizem respeito e nos beneficiam.”

Assim é consolador falar da redenção que Cristo realizou como realizada em nosso favor. “Que me amou e se entregou por mim.” (2.) Com afeto: “Pelo que estamos alegres. Os pagãos estão admirados, e alguns estão irados, mas nós estamos alegres.”

Enquanto Israel se prostituía, afastando-se de seu Deus, a alegria lhe era proibida (Oseias 9:1); mas agora que a iniquidade de Jacó tinha sido purgada pelo cativeiro e seu pecado removido, agora Deus os faz alegrar-se. O povo que se arrepende e se reforma é, e será, um povo alegre.

Observe aqui: [1.] As manifestações de Deus em favor de seu povo devem ser consideradas grandes coisas. [2.] Deus deve ser visto como o autor de todas as grandes coisas feitas em favor da igreja. [3.] É bom observar como os livramentos da igreja são em nosso favor, para que nos alegremos com eles.

Versículos 4 a 6

Esperança para os Entristecidos.

Estes versículos olham adiante para as misericórdias que ainda faltavam. Os que haviam saído do cativeiro continuavam em aflição, mesmo em sua própria terra (Neemias 1:3), e muitos ainda permaneciam na Babilônia; por isso se alegravam com tremor e levavam no coração os males que ainda precisavam ser corrigidos.

Temos aqui: 1. Uma oração pelo aperfeiçoamento de seu livramento (v. 4): “Reverte nosso cativeiro. Que os que voltaram à sua própria terra sejam aliviados dos fardos sob os quais ainda gemem. Que o coração dos que permanecem na Babilônia seja despertado, como foi o nosso, para aproveitar a liberdade concedida.”

Os começos da misericórdia nos animam a orar por sua conclusão. E, enquanto estivermos neste mundo, ainda haverá motivo para orar, mesmo quando mais motivos tivermos para louvar. E, quando nós mesmos estivermos livres e prósperos, não devemos nos esquecer de nossos irmãos que estão em aflição e sob restrição.

A chegada dos que ainda estavam no cativeiro para se juntarem a seus irmãos que haviam retornado seria tão bem-vinda a ambos os lados quanto correntes de água naquelas regiões que, situadas bem ao sul, eram ressequidas e secas. Como água fria para a alma sedenta, assim seriam essas boas notícias daquela terra distante (Provérbios 25:25).

  1. Uma promessa para animá-los a esperar por isso, assegurando-lhes que, embora vivessem agora um tempo de tristeza, ainda assim tudo acabaria bem. Mas a promessa é expressa de modo geral, para que todos os santos se consolem com esta confiança: sua semeadura de lágrimas certamente terminará, por fim, numa colheita de alegria (v. 5, 6).

(1.) Os santos que sofrem têm uma semeadura de lágrimas. Choram muitas vezes; participam das calamidades da vida humana e geralmente têm nelas uma parte maior que os outros. Mas semeiam em lágrimas: cumprem o dever próprio de uma condição aflitiva e, assim, correspondem às intenções das providências sob as quais se encontram.

O pranto não deve impedir a semeadura; quando sofremos o mal, devemos fazer o bem. Ou melhor: assim como a terra é preparada pela chuva para receber a semente, e o lavrador às vezes escolhe semear no solo molhado, assim devemos aproveitar os tempos de aflição como ocasiões que nos dispõem ao arrependimento, à oração e à humilhação.

Ou melhor: há lágrimas que são elas próprias a semente que devemos semear: lágrimas de tristeza pelo pecado, o nosso e o dos outros; lágrimas de compaixão pela igreja aflita; e lágrimas de ternura na oração e sob a palavra.

Essas lágrimas são semente preciosa, como a que o lavrador semeia quando o cereal está caro e ele só tem um pouco para sua família. Por isso chora ao separar-se dela, mas ainda assim a enterra, esperando recebê-la de volta com proveito. É assim que um homem bom semeia em lágrimas.

(2.) Eles terão uma colheita de alegria. As aflições dos santos não durarão para sempre; mas, quando tiverem cumprido sua obra, chegarão a um fim feliz. Os cativos na Babilônia semearam em lágrimas por muito tempo, mas finalmente foram conduzidos para fora com alegria.

Então colheram o benefício de seu sofrimento paciente e levaram seus feixes consigo à sua própria terra, nas experiências que tiveram da bondade de Deus para com eles. Jó, José, Davi e muitos outros tiveram colheitas de alegria depois de uma semeadura triste.

Os que semeiam nas lágrimas de uma tristeza segundo Deus colherão na alegria de um perdão selado e de uma paz estabelecida. Os que semeiam para o espírito neste vale de lágrimas colherão do espírito a vida eterna, e essa será, de fato, uma colheita alegre. Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados para sempre.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra