Matthew Henry

Salmos 115

Argumento

Muitas traduções antigas, especialmente a Septuaginta e a Vulgata latina, juntam este salmo ao imediatamente anterior; no hebraico, porém, ele é um salmo distinto.

Nele nos é ensinado dar glória: I. A Deus, e não a nós mesmos, v. 1. II. A Deus, e não aos ídolos, vv. 2-8. Devemos dar glória a Deus: 1. Confiando nele, em sua promessa e em sua bênção, vv. 9-15. 2. Bendizendo-o, vv. 16-18.

Alguns pensam que este salmo foi escrito por ocasião de alguma grande angústia e transtorno em que estava a igreja de Deus, quando os inimigos eram insolentes e ameaçadores. Nessa situação, a igreja não tanto derrama sua queixa diante de Deus quanto deposita nele sua confiança e se alegra triunfante por fazê-lo. É com esse santo triunfo que devemos cantar este salmo.

Versículos 1 a 8

O Absurdo da Idolatria.

Aqui se tem zelo suficiente para responder tanto às alegações do eu quanto ao descrédito lançado pelos idólatras.

I. A vanglória é aqui excluída para sempre, v. 1. Que nenhuma ideia de nossos próprios méritos tenha lugar ou em nossas orações ou em nossos louvores, mas ambos devem concentrar-se na glória de Deus.

  1. Recebemos alguma misericórdia, realizamos algum serviço ou alcançamos algum êxito? Não devemos atribuir a glória disso a nós mesmos, mas inteiramente a Deus.

Não devemos imaginar que fazemos alguma coisa por Deus com nossas próprias forças ou merecemos alguma coisa dele por nossa própria justiça; mas todo bem que fazemos é realizado pelo poder de sua graça, e todo bem que temos é dádiva de sua pura misericórdia; por isso, todo louvor deve pertencer a ele.

Não digamos: o poder da minha mão me trouxe estas riquezas, Deuteronômio 8:17. Não digamos: por causa da minha justiça, o Senhor fez por mim estas coisas grandes e bondosas, Deuteronômio 9:4.

Não: todos os nossos cânticos devem ser cantados nesta melodia humilde: “Não a nós, ó Senhor!”; e novamente, não a nós, mas ao teu nome seja dada toda a glória. Pois todo bem realizado em nós ou em nosso favor é feito por causa de sua misericórdia e de sua verdade, porque ele glorificará sua misericórdia e cumprirá sua promessa.

Todas as nossas coroas devem ser lançadas aos pés daquele que está assentado no trono, pois esse é o lugar que lhes cabe.

  1. Buscamos alguma misericórdia e lutamos com Deus por ela? Devemos buscar ânimo na oração somente em Deus e ter mais em vista a glória dele do que nosso próprio benefício.

“Senhor, faze isto e aquilo em nosso favor, não para que recebamos o crédito e o consolo disso, mas para que tua misericórdia e tua verdade recebam a glória disso.” Este deve ser o fim mais elevado e último de nossas orações.

Por isso, é a primeira petição da oração do Senhor, a que orienta todas as outras: “Santificado seja o teu nome”; e, em vista disso, “Dá-nos o pão nosso de cada dia”, etc.

Isso também deve nos satisfazer se nossas orações não forem respondidas literalmente. “Aconteça conosco o que acontecer, ao teu nome dá glória.” Veja João 12:27, 28.

II. O descrédito lançado pelos pagãos é aqui silenciado para sempre e, com justiça, devolvido a eles:

  1. O salmista se queixa do descrédito lançado pelos pagãos, v. 2: por que diriam “Onde está agora o seu Deus?”

(1.) “Por que dizem isso? Não sabem que nosso Deus está em toda parte por sua providência e sempre perto de nós por sua promessa e graça?”

(2.) “Por que Deus tolera que digam isso? Ou melhor, por que Israel foi reduzido a tal estado que eles têm alguma aparência de razão para dizer isso? Senhor, vem em nosso socorro para que possas defender a ti mesmo e glorificar teu próprio nome.”

  1. Ele dá uma resposta direta à pergunta deles, v. 3: “Perguntam onde está nosso Deus? Podemos dizer onde ele está.”

(1.) “No mundo superior está a presença de sua glória: ‘Nosso Deus está nos céus’, onde os deuses dos pagãos nunca estiveram. Está nos céus e, por isso, fora de nossa vista; mas, embora sua majestade seja inacessível, disso não se segue que sua existência seja duvidosa.”

(2.) “No mundo inferior estão os produtos de seu poder: ‘Fez tudo o que lhe agradou’, conforme o conselho de sua vontade. Ele exerce domínio soberano e influência universal que ninguém pode conter. Vocês perguntam onde ele está? Está no princípio e no fim de todas as coisas e não está longe de nenhum de nós.”

  1. Ele devolve aos pagãos a pergunta deles. Perguntaram onde estava o Deus de Israel porque ele não é visto. Na prática, o salmista pergunta o que são os deuses dos pagãos porque eles são vistos.

(1.) Mostra que os deuses deles, embora não sejam coisas sem forma, são coisas irrefletidas. A princípio, os idólatras adoravam o sol e a lua, Jó 31:26, o que era bastante ruim. Mas não era tão ruim quanto aquilo a que tinham chegado, pois os homens maus se tornam cada vez piores: a adoração de imagens, v. 4.

O material dessas imagens era prata e ouro, extraídos da terra. O homem os encontrou pobres e sujos numa mina, segundo Herbert. Eram materiais próprios para fazer dinheiro, mas não para fazer deuses.

Sua forma vinha do artesão: são criaturas das vãs imaginações humanas e obras das mãos dos homens; portanto, não podem ter divindade em si.

Se o ser humano é obra das mãos de Deus, como certamente é, e sua honra era ter sido feito à imagem de Deus, é absurdo pensar que a obra das mãos humanas possa ser Deus ou que fazê-lo à imagem humana não desonre a Deus.

A razão é irrefutável: os artífices o fizeram; portanto, não é Deus, Oseias 8:6. Os ídolos são apresentados aqui como as coisas mais ridículas, uma simples brincadeira: parecem ser alguma coisa, mas na realidade não são nada.

Caberiam melhor numa loja de brinquedos do que num templo; serviriam melhor para crianças brincarem do que para homens orarem.

O pintor, o entalhador e o escultor fizeram seu trabalho suficientemente bem. Deram-lhes bocas e olhos, ouvidos e narizes, mãos e pés, mas não conseguiram pôr vida neles e, portanto, nem sentidos. Teriam feito melhor em adorar um cadáver, que ao menos teve vida, do que uma imagem morta, que nem tem vida nem pode tê-la.

Os ídolos não falam em resposta aos que os consultam; o sacerdote astuto precisa falar por eles. Da imagem de Baal não saiu voz, nem houve quem respondesse. Não veem as prostrações de seus adoradores diante deles, muito menos os fardos e as carências desses adoradores.

Não ouvem suas orações, por mais altas que sejam; não cheiram o incenso, por mais forte, por mais doce que seja; não tocam nos presentes que lhes são oferecidos e muito menos têm presentes para dar aos seus adoradores. Não podem estender as mãos aos necessitados.

Não andam; não conseguem dar um passo para socorrer os que recorrem a eles. Ou melhor: nem sequer respiram pela garganta. Não têm o menor sinal ou indício de vida e permanecem tão mortos depois que o sacerdote alega consagrá-los e invocar uma divindade para habitá-los quanto eram antes.

(2.) Disso ele infere o embrutecimento dos adoradores, v. 8. Os que fabricam as imagens demonstram engenho e, sem dúvida, são homens sensatos. Mas os que fazem delas deuses demonstram estupidez e insensatez e tornam-se semelhantes a elas, coisas irrefletidas e obtusas.

Não veem as coisas invisíveis do Deus verdadeiro e vivo nas obras da criação. Não ouvem a voz do dia e da noite, que proclamam sua glória em toda língua e linguagem, Salmos 19:2, 3.

Ao adorar esses bonecos insensatos, tornam-se cada vez mais insensatos como eles e se afastam mais de tudo o que é espiritual, afundando cada vez mais no lodo dos sentidos. E ao mesmo tempo provocam Deus a entregá-los a uma mente reprovada, desprovida de juízo, Romanos 1:28.

Os que confiam neles agem de modo muito absurdo e muito contrário à razão; são irrefletidos, desamparados e inúteis como os ídolos. Eles próprios descobrirão isso, para sua vergonha. Nós saberemos onde está o nosso Deus, e eles também saberão, à sua custa, quando seus deuses desaparecerem, Jeremias 10:3-11; Isaías 44:9, etc.

Versículos 9 a 18

Confiança em Deus.

Nestes versículos:

I. Todos somos fervorosamente exortados a depositar nossa confiança em Deus e a não permitir que os insultos dos pagãos por causa de nossas angústias presentes abalem essa confiança. É insensatez confiar em imagens mortas, mas é sabedoria confiar no Deus vivo.

Ele é auxílio e escudo para os que confiam nele: auxílio para lhes dar o que é bom e fazê-los avançar no bem; escudo para fortalecê-los contra todo mal e protegê-los dele. Portanto:

  1. Que Israel confie no Senhor, tanto o povo em conjunto, quanto aos seus interesses públicos, como cada israelita, quanto às suas próprias questões particulares. Que deixem Deus dispor de tudo em seu favor, creiam que ele disporá de tudo da melhor maneira e que será seu auxílio e escudo.

  2. Que os sacerdotes, ministros do Senhor, e todas as famílias da casa de Arão confiem no Senhor, v. 10. São eles os mais difamados e atacados pelos inimigos e, por isso, Deus zela por eles de maneira especial. Devem ser exemplos para os outros de uma confiança alegre em Deus e de uma adesão fiel a ele nos piores tempos.

  3. Que os prosélitos, que não pertencem à descendência de Israel, mas temem ao Senhor, o adoram e cumprem conscienciosamente seu dever para com ele, confiem nele. Pois Deus não lhes faltará nem os abandonará, v. 11.

Repare: onde existe um temor reverente de Deus, pode haver uma fé alegre nele. Os que reverenciam sua palavra podem confiar nela.

II. Somos muito animados a confiar em Deus, e nos é dado um bom motivo para nos apoiar nele com inteira satisfação. Considere:

  1. O que experimentamos, v. 12: “O Senhor tem se lembrado de nós”. Nunca deixou de se lembrar: lembrou-se constantemente e, de maneira notável, em ocasiões especiais.

Lembrou-se de nossa situação, de nossas carências e fardos, de nossas orações a ele, de suas promessas a nós e da relação de aliança entre ele e nós.

Todos os nossos consolos vêm dos pensamentos de Deus a nosso respeito. Ele se lembrou de nós, embora tenhamos nos esquecido dele. Isso deve nos levar a confiar nele, pois o achamos fiel.

  1. O que podemos esperar. Do que ele fez em nosso favor, podemos concluir que nos abençoará. Aquele que foi nosso auxílio e escudo continuará a sê-lo. Quem se lembrou de nós em nosso estado humilde não nos esquecerá, pois é continuamente o mesmo: seu poder e sua bondade são os mesmos, e sua promessa é inviolável.

Portanto, temos motivo para esperar que aquele que nos livrou e ainda nos livra continuará a nos livrar. Mas isso não é tudo: ele nos abençoará. Prometeu fazê-lo e pronunciou uma bênção sobre todo o seu povo.

A bênção de Deus não consiste apenas em nos dirigir boas palavras, mas em nos fazer o bem. Aqueles a quem ele abençoa são de fato abençoados.

Promete-se especificamente que ele abençoará a casa de Israel, isto é, a comunidade política, seu povo nos interesses civis. Abençoará a casa de Arão, isto é, a igreja e o ministério, seu povo nas questões religiosas.

Os sacerdotes deviam abençoar o povo; esse era seu ofício, Números 6:23. Deus, porém, os abençoava e, assim, abençoava as bênçãos que pronunciavam.

Ou melhor, v. 13: abençoará os que temem ao Senhor, ainda que não sejam da casa de Israel nem da casa de Arão. Pois, antes de Pedro perceber isso, era verdade que, em toda nação, quem teme a Deus é aceito por ele e abençoado, Atos 10:34, 35.

“Abençoará tanto os pequenos quanto os grandes”, tanto os jovens quanto os idosos. Deus tem bênçãos reservadas para os que são bons desde cedo e para os discípulos antigos; tanto para os pobres deste mundo quanto para os que nele têm destaque.

Os maiores precisam de sua bênção, e ela não será negada aos mais humildes que o temem. Tanto os fracos quanto os fortes na graça serão abençoados por Deus: os cordeiros e as ovelhas de seu rebanho.

É prometido, v. 14, que “o Senhor vos fará crescer”. A quem Deus abençoa, ele faz crescer. Essa foi uma das primeiras e mais antigas bênçãos: “Frutificai e multiplicai-vos”.

A bênção de Deus produz crescimento: em número, edificando a família; em bens, aumentando a propriedade e a honra; sobretudo em bênçãos espirituais, com os crescimentos dados por Deus.

Ele abençoará vocês com o aumento do conhecimento e da sabedoria, da graça, da santidade e da alegria. São de fato abençoados aqueles a quem Deus faz crescer dessa maneira, tornando-os mais sábios e melhores, mais preparados para Deus e para o céu.

É prometido que esse crescimento será: (1.) Um crescimento constante e contínuo: “Ele vos fará crescer cada vez mais; de modo que, enquanto viverdes, estareis continuamente crescendo, até chegardes à perfeição, como a luz resplandecente”, Provérbios 4:18.

(2.) Um crescimento hereditário: “Vós e vossos filhos; vós em vossos filhos.” Para os pais, é um consolo ver os filhos crescerem em sabedoria e força. Há uma bênção assegurada aos descendentes dos que temem a Deus desde a infância.

Pois, v. 15, “vós sois abençoados pelo Senhor”; vocês e seus filhos são. “Todos os que os virem os reconhecerão como a descendência que o Senhor abençoou”, Isaías 61:9.

Os abençoados pelo Senhor têm ânimo suficiente para confiar nele como seu auxílio e escudo, pois foi ele quem fez o céu e a terra. Por isso, suas bênçãos são gratuitas, já que ele próprio não precisa de nada, e são ricas, porque tem todas as coisas à disposição em nosso favor, se o temermos e confiarmos nele.

Aquele que fez o céu e a terra sem dúvida pode tornar felizes os que confiam nele, e assim fará.

III. Somos estimulados a louvar a Deus pelo exemplo do salmista, que conclui o salmo decidido a perseverar em seus louvores.

  1. Deus deve ser louvado, v. 16. Deve ser grandemente louvado, pois: (1.) Sua glória é elevada. Veja como é majestoso seu palácio e o trono que preparou nos céus: “O céu, até os céus, são do Senhor”.

Ele é o legítimo proprietário de todos os tesouros de luz e felicidade no mundo superior e melhor, e os possui plenamente, pois ele mesmo é infinitamente resplandecente e feliz.

(2.) Sua bondade é vasta, pois deu a terra aos filhos dos homens. Ao criá-la, teve o desígnio de destiná-la ao uso deles, para lhes fornecer alimento, bebida e moradia.

Isso não significa que ele tenha deixado de ser o proprietário principal: a terra e tudo o que nela existe pertencem ao Senhor. Mas arrendou essa vinha a lavradores ingratos e deles espera as rendas e os serviços. Pois, embora lhes tenha dado a terra, ainda assim, mantém os olhos sobre eles e lhes pedirá contas de como a usam.

Calvino lamenta que, em seus dias, pessoas ímpias e profanas deturpassem essa passagem e zombassem dela, como alguns fazem hoje. Em tom de escárnio, argumentam que Deus deu a terra aos filhos dos homens e, por isso, não cuidará mais dela nem dos que nela vivem.

Segundo eles, podem fazer com a terra o que quiserem e tirar dela o máximo proveito como sua porção; ela teria sido lançada entre eles como presa: “Tome-a quem puder”. É lamentável que se abuse assim de tal exemplo da generosidade de Deus para com o ser humano e da prova que daí resulta da obrigação humana para com Deus.

É certo que, dos céus mais altos, Deus contempla todos os filhos dos homens. A eles deu a terra; aos filhos de Deus, porém, é dado o céu.

  1. Os mortos não são capazes de louvá-lo, v. 17, nem qualquer pessoa que desça ao silêncio. A alma de fato vive separada do corpo e é capaz de louvar a Deus. As almas dos fiéis, depois de libertadas dos fardos da carne, louvam a Deus e continuamente o louvam, pois sobem à terra da luz perfeita e da atividade incessante.

O corpo morto, porém, não pode louvar a Deus. A morte põe fim à glorificação de Deus neste mundo de provação e conflito e a todo o serviço que prestamos no campo. A sepultura é terra de trevas e silêncio, onde não há obra nem projeto.

Eles apelam a isso junto a Deus por livramento da mão de seus inimigos: “Senhor, se eles conseguirem o intento de nos eliminar, os ídolos vencerão, e não restará ninguém para louvar-te, levar teu nome e testemunhar contra os adoradores dos ídolos”.

“Os mortos não louvam ao Senhor” como nós o louvamos nas atividades e pelos consolos desta vida. Veja Salmos 30:9; 88:10.

  1. Por isso, devemos louvá-lo, v. 18: “Mas nós, nós que estamos vivos, bendiremos ao Senhor. Nós e os que vierem depois de nós o faremos desde agora e para sempre, até o fim dos tempos; nós e aqueles para junto dos quais iremos o faremos desde agora e por toda a eternidade. Os mortos não louvam ao Senhor; por isso, nós o louvaremos com maior diligência”.

(1.) Outros morreram, e com isso seu serviço chegou ao fim. Por essa razão, nós nos dedicaremos ainda mais ao serviço de Deus, para preencher a lacuna que deixaram. Moisés, meu servo, morreu; agora, por isso, Josué, levante-se.

(2.) Nós próprios em breve iremos para a terra do silêncio. Enquanto vivermos, porém, bendiremos ao Senhor, aproveitaremos nosso tempo e faremos a obra daquele que nos enviou ao mundo para louvá-lo, antes que venha a noite e porque ela vem, quando ninguém pode trabalhar.

“O Senhor nos abençoará” (v. 12); fará o bem em nosso favor. Portanto, nós o bendiremos, falaremos bem dele. Pobre retribuição por tantos benefícios recebidos! Ou melhor, não apenas nós próprios o faremos, mas levaremos outros a fazê-lo.

Louvem ao Senhor; louvem-no conosco; louvem-no onde vocês estão, assim como nós o louvamos onde estamos; louvem-no quando partirmos, para que ele seja louvado para sempre. Aleluia.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra