Matthew Henry

Salmos 113

Argumento

Este salmo começa e termina com “Aleluia”; pois, como muitos outros, destina-se a promover a grande e boa obra de louvar a Deus.

I. Somos chamados e exortados a louvar a Deus, vv. 1-3. II. Recebemos motivos de louvor e palavras são postas em nossa boca; ao cantá-las, devemos, com santo temor e amor, dar glória a Deus por: 1. As elevações de sua glória e grandeza, v. 4, 5. 2. As condescendências de sua graça e bondade, vv. 6-9. Umas ilustram grandemente as outras, para que ambas nos afetem como convém.

Versículos 1 a 9

Um Chamado a Louvar a Deus; A Grandeza e a Condescendência de Deus.

Neste salmo:

I. Somos exortados a dar glória a Deus, a dar-lhe a glória devida ao seu nome.

  1. O convite é muito insistente: “Louvai ao Senhor”; e, vez após vez, pede que o louvem, que o louvem; que seu nome seja bendito, pois ele deve ser louvado, vv. 1-3.

Isso mostra: (1.) Que é um dever necessário e dos mais excelentes, muito agradável a Deus, e que ocupa amplo lugar na religião. (2.) Que é um dever em que devemos abundar, ao qual devemos nos dedicar com frequência e grande amplitude.

(3.) Que somos muito relutantes em cumpri-lo e precisamos ser movidos e estimulados a ele por preceito sobre preceito e linha sobre linha. (4.) Que os que se dedicam muito a louvar a Deus convidarão outros a fazê-lo.

Fazem isso tanto porque reconhecem o peso da tarefa e a necessidade de toda a ajuda que possam reunir (há trabalho para todos os corações e todas as mãos, e mesmo assim mal basta), quanto porque experimentam o prazer dela e desejam que todos os seus amigos o compartilhem.

  1. O convite é muito abrangente. Observe: (1.) De quem Deus recebe louvor: de seu próprio povo. Eles são aqui chamados a louvá-lo, como pessoas que atenderão ao chamado: “Louvai, ó servos do Senhor!”

São os que têm mais motivos para louvá-lo, pois aqueles que o servem o conhecem melhor e recebem mais de seus favores. E louvá-lo é sua ocupação, a tarefa exigida deles como seus servos: é um trabalho fácil e agradável falar bem de seu Senhor e honrá-lo tanto quanto puderem; se não o fizerem, quem deveria fazê-lo?

Alguns entendem que se trata dos levitas; mas, nesse caso, todos os cristãos são um sacerdócio real, para anunciar os louvores daquele que os chamou, 1 Pedro 2:9.

Os anjos são servos do Senhor; não precisam que nós os chamemos a louvar a Deus. Ainda assim, é um consolo saber que eles o louvam e que o louvam melhor do que nós podemos fazê-lo.

(2.) De quem ele deve receber louvor. [1.] De todas as épocas (v. 2): “Desde agora e para sempre”. Que esta obra não morra conosco; que a façamos num mundo melhor e que os que vierem depois de nós a façam neste.

Que nossa descendência não degenere; que Deus seja louvado por todas as gerações do tempo, não só nesta. Devemos bendizer ao Senhor em nossos dias, dizendo com o salmista que seu nome seja bendito agora e sempre.

[2.] De todos os lugares: desde o nascer do sol até o seu ocaso, isto é, em todo o mundo habitado. Todos os que desfrutam do benefício do nascer do sol (e devem contar com o fato de que ele também se porá) deem graças por essa luz ao Pai das luzes.

O nome de Deus deve ser louvado; deve ser louvado por todas as nações; pois, em toda parte, do oriente ao ocidente, aparecem provas e frutos evidentes de sua sabedoria, poder e bondade. E é lamentável que tão grande parte da humanidade o ignore e dê a outros o louvor que pertence somente a ele.

Mas talvez haja mais aqui. Assim como o versículo anterior nos deu um vislumbre do reino da glória, indicando que o nome de Deus será bendito para sempre (quando o tempo já não existir, o louvor será a obra do céu), assim este versículo nos dá um vislumbre do reino da graça na dispensação do evangelho.

Quando a igreja já não estiver restrita à nação judaica, mas se espalhar pelo mundo inteiro, quando em toda parte for oferecido incenso espiritual ao nosso Deus (Malaquias 1:11), então, do nascer ao pôr do sol, o nome do Senhor será louvado por alguns em todos os países.

II. Recebemos aqui orientação sobre aquilo por que devemos dar glória a Deus.

  1. Olhemos para cima com um olhar de fé, vejamos quão elevada é sua glória no mundo superior e mencionemos isso em seu louvor, v. 4, 5. Em nossos louvores, devemos exaltar seu nome, pois ele é elevado, sua glória é elevada.

(1.) Elevado acima de todas as nações, por mais pomposos que sejam seus reis e por mais numerosos que sejam seus povos. Não discutiremos se é verdade a respeito de um rei terreno que, embora seja major singulis — maior que cada indivíduo —, é minor universis — menor que todos em conjunto. Mas estamos certos de que isso não é verdade a respeito do Rei dos reis.

Reúnam todas as nações, e ele está acima de todas; diante dele, são como a gota do balde e o pó miúdo da balança, Isaías 40:15, 17. Todas as nações devem pensar e falar de Deus em termos elevados, pois ele está acima de todas elas.

(2.) Elevado acima dos céus; o trono de sua glória está nos mais altos céus, o que deve elevar nosso coração ao louvá-lo, Lamentações 3:41. Sua glória está acima dos céus, isto é, acima dos anjos.

Ele está acima do que eles são, pois seu brilho nada é diante do dele; acima do que fazem, pois estão sob seu comando e fazem sua vontade; e acima até do que eles podem dizer que ele é. Ele é exaltado acima de toda bênção e louvor, não só de todos os nossos, mas também de todos os deles.

Portanto, devemos dizer com santa admiração: “Quem é como o Senhor, nosso Deus?” Qual de todos os príncipes e poderosos da terra? Qual de todos os espíritos brilhantes e bem-aventurados do alto? Ninguém pode igualá-lo, ninguém ousa comparar-se a ele.

Deus deve ser louvado como grande de modo transcendente, incomparável e infinito; pois habita nas alturas e, de lá, vê tudo, governa tudo e com justiça atrai para si todo o louvor.

  1. Olhemos ao redor com um olhar de observação e vejamos quão extensa é sua bondade no mundo inferior, e mencionemos isso em seu louvor. Ele é um Deus que se eleva para habitar e que se humilha tanto no céu quanto na terra.

Alguns pensam que há uma transposição: ele se eleva para habitar no céu, humilha-se para contemplar a terra. Mas o sentido é bastante claro da forma como o lemos. Basta observar que se diz que Deus se eleva e se humilha: ambos são seus próprios atos e feitos.

Assim como existe por si mesmo, assim é tanto a fonte de sua própria honra quanto a nascente de sua própria graça. A bondade condescendente de Deus se manifesta:

(1.) No conhecimento que toma do mundo abaixo dele. Sua glória está acima das nações e acima dos céus, e, ainda assim, nem umas nem os outros são negligenciados por ele. Deus é grande, mas não despreza ninguém, Jó 36:5.

Ele se humilha para contemplar todas as suas criaturas, todos os seus súditos, embora esteja infinitamente acima deles.

Consideradas a perfeição, a suficiência e a felicidade infinitas da natureza divina, é preciso reconhecer como ato de admirável condescendência que Deus tenha por bem incluir nos pensamentos de seu conselho eterno e na mão de sua Providência universal tanto os exércitos do céu quanto os habitantes da terra (Daniel 4:35).

Mesmo nesse governo, ele se humilha. [1.] É condescendência de sua parte contemplar as coisas do céu, sustentar os seres, dirigir os movimentos e aceitar os louvores e serviços dos próprios anjos; pois não precisa deles nem deles recebe benefício.

[2.] É ainda maior condescendência contemplar as coisas da terra, visitar os filhos dos homens e atentar para eles, ordenar e sobrepor-se aos seus assuntos e reparar no que dizem e fazem, para encher a terra de sua bondade.

Assim ele nos dá exemplo de nos inclinarmos para fazer o bem, de repararmos nos que estão abaixo de nós e de nos importarmos com eles. Se é tamanha condescendência Deus contemplar as coisas do céu e da terra, quão espantosa foi a condescendência do Filho de Deus ao vir do céu à terra e assumir nossa natureza para buscar e salvar os perdidos! Nisso, de fato, ele se humilhou.

(2.) No favor particular que às vezes mostra aos menores e mais humildes habitantes deste mundo mais humilde e inferior. Ele não contempla apenas as coisas grandiosas da terra, mas também as menores, que os grandes homens costumam ignorar.

E não se limita a contemplá-las: faz por elas maravilhas, coisas surpreendentes, fora do curso comum da providência e da cadeia de causas. Isso mostra que o mundo é governado, não por um curso da natureza, que seguiria sempre o mesmo caminho, mas pelo Deus da natureza, que se agrada em fazer coisas que não esperávamos.

[1.] Os que foram desprezados por muito tempo às vezes, de repente, recebem honra (v. 7, 8): “Ele levanta o pobre do pó para fazê-lo sentar-se entre os príncipes”. Primeiro, Deus às vezes engrandece assim a si mesmo e sua própria sabedoria, poder e soberania.

Quando tem uma grande obra a fazer, escolhe para ela pessoas que, aos olhos delas mesmas ou dos outros, eram as menos prováveis e as menos lembradas para ela, e as eleva à mais alta posição de honra: Gideão é tirado da debulha, Saul da procura das jumentas e Davi do cuidado das ovelhas; os apóstolos são enviados da pesca para se tornarem pescadores de homens.

O tesouro do evangelho é posto em vasos de barro, e os fracos e insensatos do mundo são escolhidos para pregá-lo e confundir os sábios e poderosos (1 Coríntios 1:27, 28), para que a excelência do poder seja de Deus e todos vejam que a promoção vem dele.

Segundo, Deus às vezes recompensa assim a notável piedade e paciência daqueles de seu povo que por muito tempo gemeram sob o peso da pobreza e da desonra. Quando a virtude de José foi provada e manifestada, ele foi levantado do pó da prisão e posto entre os príncipes.

Os sábios observarão esses atos da Providência e compreenderão por eles a bondade amorosa do Senhor. Alguns têm aplicado isso à obra da redenção por Jesus Cristo, e não sem razão.

Por meio dele, homens pobres e caídos são levantados do pó (um dos rabinos judeus aplica isso à ressurreição dos mortos); ou melhor, do monte de esterco do pecado, e postos entre os príncipes, entre os anjos, os príncipes de seu povo. Ana havia cantado algo semelhante, 1 Samuel 2:6-8.

[2.] Os que foram estéreis por muito tempo às vezes, de repente, tornam-se fecundos, v. 9. Isso pode remeter a Sara, Rebeca, Raquel, Ana e à mãe de Sansão, ou apontar adiante para Isabel. Houve muitos casos assim, nos quais Deus viu a aflição de suas servas e removeu seu descrédito.

Ele faz a mulher estéril cuidar da casa: não apenas estabelece a família, mas também dá aos responsáveis por ela o que fazer. Repare: os que têm o consolo de uma família devem zelar por ela; gerar filhos e dirigir a casa são apresentados juntos, 1 Timóteo 5:14.

Quando Deus põe a mulher estéril numa família, espera que ela atente bem para os caminhos de sua casa, Provérbios 31:27.

Ela é chamada mãe alegre de filhos não apenas porque, mesmo nos casos comuns, a dor é esquecida pela alegria de ter nascido um menino no mundo, mas porque há alegria especial quando nasce um filho para quem passou muito tempo sem filhos (como em Lucas 1:14). Por isso, deve haver ação de graças especial.

“Louvai ao Senhor.” Ainda assim, neste caso, alegrem-se com tremor; pois, embora a mãe entristecida se torne alegre, a mãe alegre pode voltar a entristecer-se, se os filhos ou lhe forem tirados ou lhe causarem amargura.

Isso, portanto, pode ser aplicado à igreja do evangelho entre os gentios (cuja edificação é ilustrada por essa comparação em Isaías 54:1, “Canta, ó estéril, tu que não deste à luz”, e Gálatas 4:27). Nós, que, sendo pecadores dentre os gentios, somos filhos da desolada, temos motivos para dizer: “Louvai ao Senhor.”


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra