Matthew Henry

Salmos 107

Argumento

O salmista, após celebrar nos dois salmos anteriores a sabedoria, o poder e a bondade de Deus em seu trato particular com a igreja, observa aqui exemplos de seu zelo providencial pelos filhos dos homens em geral, especialmente em suas angústias; pois ele não é apenas Rei dos santos, mas Rei das nações, nem apenas o Deus de Israel, mas o Deus de toda a terra e Pai comum de toda a humanidade.

Embora isto talvez se refira especialmente aos israelitas considerados individualmente, ainda assim havia os que não pertenciam à comunidade de Israel e, ainda assim, adoravam o verdadeiro Deus; e mesmo os que adoravam imagens tinham algum conhecimento de um Numen supremo, para o qual, quando eram fervorosos, olhavam acima de todos os seus falsos deuses.

E, quando estes oravam em suas angústias, Deus zelava por eles de modo particular.

I. O salmista especifica algumas das calamidades mais comuns da vida humana e mostra como Deus socorre aqueles que as padecem, em resposta às suas orações. 1. Banimento e dispersão, vv. 2-9. 2. Cativeiro e prisão, vv. 10-16. 3. Enfermidade e distúrbio do corpo, vv. 17-22. 4. Perigo e angústia no mar, vv. 23-32.

Esses casos representam todos os perigos semelhantes, nos quais aqueles que clamam a Deus sempre o encontraram como socorro bem presente.

II. Ele especifica as variedades e vicissitudes dos desfechos relativos a nações e famílias, em todos os quais o próprio povo de Deus deve reconhecer sua mão, com alegre reconhecimento de sua bondade, vv. 33-43.

Quando estivermos em qualquer dessas angústias, ou em outras semelhantes, será consolador cantar este salmo aplicando-o a nós; mas, se não estivermos, outros estão e estiveram, e convém que demos a Deus a glória pelas libertações deles, pois somos membros uns dos outros.

Versículos 1 a 9

Exortação a Celebrar os Louvores de Deus.

Aqui está:

I. Um chamado geral a todos para que deem graças a Deus, v. 1. Que todos os que cantam este salmo, ou oram sobre ele, disponham-se nele a dar graças ao Senhor; e aqueles que não têm um motivo especial de louvor podem encontrar motivos suficientes na bondade universal de Deus. Na fonte ele é bom; nos regatos, sua misericórdia dura para sempre e nunca falha.

II. Uma exigência particular de que os redimidos do Senhor façam isso, que bem pode ser aplicada espiritualmente àqueles que têm parte no grande Redentor e são salvos por ele do pecado e do inferno.

Eles, mais do que todos, têm motivo para dizer que Deus é bom e sua misericórdia é eterna; são estes os filhos de Deus que estavam dispersos, que Cristo morreu para reunir em um só povo, vindos de todas as terras, João 11:52; Mateus 24:31.

Mas aqui parece tratar-se de uma libertação temporal, realizada em favor deles quando, em sua angústia, clamaram ao Senhor, v. 6. Alguém está aflito? Que ore. Alguém ora? Deus certamente ouvirá e ajudará. Quando as tribulações se tornam extremas, é hora de o homem clamar; os que antes apenas sussurravam a oração então clamam em alta voz, e é hora de Deus socorrer. No monte ele será visto.

  1. Eles estavam no país de um inimigo, mas Deus realizou o seu resgate: ele os redimiu da mão do inimigo (v. 2), talvez não por força nem por poder (Zacarias 4:6), nem por preço ou recompensa (Isaías 45:13), mas pelo Espírito de Deus agindo nos espíritos dos homens.

  2. Estavam dispersos como proscritos, mas Deus os reuniu de todos os países para os quais haviam sido espalhados no dia nublado e escuro, para que pudessem ser novamente incorporados, v. 3. Veja Deuteronômio 30:4; Ezequiel 34:12. Deus conhece os que são seus e sabe onde encontrá-los.

  3. Estavam perdidos, sem estrada por onde viajar, sem morada onde descansar, v. 4. Quando foram redimidos da mão do inimigo e reunidos das terras, corriam o risco de perecer ao voltar para casa pelos desertos secos e estéreis.

Vagavam pelo deserto, onde não havia caminho trilhado, nem companhia, mas uma estrada solitária; não havia pousada, facilidades, acomodações ou cidade habitada onde pudessem ter abrigo ou refrigério.

Mas Deus os conduziu pelo caminho direito (v. 7), dirigiu-os a uma hospedaria; ou melhor, dirigiu-os a um lar, para que chegassem a uma cidade onde morar, uma cidade habitada, ou melhor, que eles próprios habitariam.

Isto pode referir-se aos viajantes pobres em geral, particularmente àqueles cujo caminho passava pelas regiões selvagens da Arábia, onde podemos supor que muitas vezes ficavam sem rumo; ainda assim, muitos nessa angústia foram maravilhosamente socorridos, de modo que poucos pereceram. Repare:

Devemos reparar na boa mão da providência de Deus sobre nós em nossas viagens, ao sair e ao entrar, dirigindo-nos pelo caminho e provendo lugares tanto para nos alimentar quanto para descansar.

Ou, como alguns pensam, há aqui uma alusão às peregrinações dos filhos de Israel no deserto durante quarenta anos. Diz-se que Deus os conduziu ao redor (Deuteronômio 32:10), e, ainda assim, aqui ele os conduziu pelo caminho direito.

O caminho de Deus, embora nos pareça indireto, no fim se mostrará o caminho direito. Isto se aplica à nossa condição neste mundo: estamos aqui como num deserto, não temos aqui cidade permanente, mas habitamos em tendas como estrangeiros e peregrinos.

Contudo, estamos sob a direção de sua providência sábia e boa e, se a ela nos confiarmos, seremos conduzidos pelo caminho direito até a cidade que tem fundamentos.

  1. Estavam prestes a perecer de fome (v. 5): até a alma lhes desfalecia. Estavam exaustos pelas fadigas da viagem e prestes a cair por falta de refrigério.

Os que têm abundância constante e todos os dias se alimentam até ficarem fartos não sabem como é miserável ter fome e sede sem ter suprimento. Essa foi, por vezes, a situação de Israel no deserto e talvez de outros viajantes pobres; mas a providência de Deus encontra meios de satisfazer a alma anelante e encher de bondade a alma faminta, v. 9.

As carências de Israel foram supridas no tempo oportuno, e muitos foram maravilhosamente socorridos quando estavam prestes a perecer. O mesmo Deus que nos conduziu nos alimentou durante toda a nossa vida até este dia, alimentou-nos com o alimento conveniente, proveu alimento para a alma e encheu de bondade a alma faminta.

Os que têm fome e sede de justiça, de Deus, o Deus vivo, e de comunhão com ele serão abundantemente saciados com a bondade de sua casa, tanto na graça quanto na glória.

Por tudo isso, os que recebem misericórdia são chamados a retribuir com graças (v. 8): ah, se os homens — especialmente aqueles a quem Deus bondosamente socorreu — louvassem ao Senhor por sua bondade para com eles em particular e por suas obras maravilhosas para com outros filhos dos homens!

Repare: (1.) As obras de misericórdia de Deus são obras maravilhosas, obras de poder maravilhoso, considerando a fraqueza daqueles a quem ele mostra misericórdia, e de graça maravilhosa, considerando a indignidade deles.

(2.) Espera-se que os que recebem misericórdia de Deus lhe retribuam com louvor. (3.) Devemos reconhecer a bondade de Deus para com os filhos dos homens, assim como para com os filhos de Deus, para com os outros, assim como para conosco.

Versículos 10 a 16

A Bondade Divina para com os Prisioneiros.

Devemos reparar na bondade de Deus para com prisioneiros e cativos. Observe:

  1. Uma descrição dessa aflição. Diz-se que os prisioneiros se assentam nas trevas (v. 10), em masmorras escuras, prisões fechadas, o que indica que estão desolados e inconsoláveis; assentam-se à sombra da morte, o que indica não apenas grande angústia e tribulação, mas grande perigo.

Muitas vezes os prisioneiros estão condenados a morrer; ficam sem esperança de sair, mas decididos a aproveitar o melhor possível sua situação.

Estão presos em aflição e, muitas vezes, em ferros, como José. Tão grave calamidade é a prisão, que deveria levar-nos a prezar a liberdade e a ser gratos por ela.

  1. A causa dessa aflição, v. 11. É porque se rebelaram contra as palavras de Deus. O pecado deliberado é rebelião contra as palavras de Deus; contradiz suas verdades e viola suas leis. Desprezaram o conselho do Altíssimo e acharam que nem precisavam dele nem poderiam beneficiar-se dele; e os que não aceitam conselho não podem ser ajudados.

Os que desprezam as profecias, que não dão atenção às advertências de suas próprias consciências nem às justas censuras de seus amigos, desprezam o conselho do Altíssimo; por isso estão presos em aflição, tanto para serem punidos por suas rebeliões quanto para serem recuperados delas.

  1. O desígnio dessa aflição é abater-lhes o coração (v. 12), humilhá-los por causa do pecado, fazê-los pequenos aos seus próprios olhos, derrubar todo pensamento altivo, orgulhoso e ambicioso.

Devemos aproveitar as providências aflitivas como providências humilhantes; se, sob elas, nosso coração permanecer sem humildade nem quebrantamento, tão elevado e duro quanto antes, não só perderemos seu benefício, mas frustraremos os desígnios de Deus e andaremos em oposição a ele nelas.

Seu patrimônio foi abatido pela labuta, sua honra decaiu? Aqueles que se exaltaram caíram, e não há quem os ajude? Que isso abata o espírito para confessar o pecado, aceitar sua punição e suplicar humildemente por misericórdia e graça.

  1. O dever nessa condição de aflição é orar (v. 13): “Então clamaram ao Senhor em sua tribulação”, embora antes talvez o tivessem negligenciado. Os prisioneiros têm tempo para orar, eles que, quando estavam em liberdade, não conseguiam achar tempo; percebem que precisam da ajuda de Deus, embora antes pensassem que poderiam sair-se bem sem ele.

A percepção do sofrimento fará os homens clamarem quando estiverem em tribulação, mas a graça os dirigirá a clamar ao Senhor, de quem vem a aflição e que, sozinho, pode removê-la.

  1. A libertação deles dessa aflição: “Clamaram ao Senhor, e ele os salvou”, v. 13. Ele os trouxe das trevas para a luz, luz bem-vinda e então duplamente doce e agradável; trouxe-os da sombra da morte para os confortos da vida, e sua liberdade lhes foi como vida dentre os mortos, v. 14.

Estavam acorrentados? Ele rompeu suas amarras. Estavam presos em fortalezas? Ele partiu as portas de bronze e as barras de ferro que as mantinham fechadas; não as afastou, mas as cortou ao meio.

Repare: quando Deus realizar uma libertação, as maiores dificuldades que estiverem no caminho serão reduzidas a nada. Assim como as portas de bronze e as barras de ferro não podem mantê-lo longe de seu povo — ele estava com José na prisão —, assim não podem manter seu povo preso quando chega o tempo, o tempo determinado, de sua soltura.

  1. A resposta exigida daqueles cujas amarras Deus soltou (v. 15): que louvem ao Senhor por sua bondade e aproveitem sua própria experiência e participação nela para bendizê-lo por essa bondade que enche a terra, o mundo e os que nele habitam.

Versículos 17 a 22

A Bondade Divina para com os Aflitos.

A doença do corpo é outra calamidade desta vida que nos dá oportunidade de experimentar a bondade de Deus ao nos restabelecer. É dela que o salmista fala nestes versículos, nos quais podemos observar:

I. Que, por nossos pecados, trazemos doenças sobre nós mesmos e, então, temos o dever de orar, vv. 17-19.

  1. O pecado da alma é a causa da doença. Nós a trazemos sobre nós tanto por merecê-la quanto por provocá-la: os insensatos são afligidos por causa de sua transgressão. São assim corrigidos pelos pecados que cometeram e curados de suas más inclinações para o pecado.

Se não conhecêssemos o pecado, não conheceríamos a doença. Contudo, a transgressão de nossa vida e a iniquidade de nosso coração a tornam necessária. Os pecadores são insensatos: prejudicam a si mesmos e agem inteiramente contra seus próprios interesses, não só os espirituais, mas também os terrenos.

Prejudicam a saúde do corpo pela falta de moderação e põem a vida em risco ao satisfazer seus apetites. Esse caminho é sua insensatez; precisam da vara da correção para expulsar a insensatez presa em seu coração.

  1. A fraqueza do corpo é o efeito da doença, v. 18. Quando as pessoas adoecem, sua alma abomina todo tipo de alimento. Não apenas perdem a vontade de comer e a capacidade de digerir, mas sentem náuseas: seu estômago rejeita a comida.

Nisso podem ler seu pecado no próprio castigo. Os que mais se apegavam ao alimento que perece, quando adoecem, passam a ter aversão a ele; as iguarias que amavam lhes causam repulsa. Aquilo de que consumiam demais, agora não conseguem consumir de modo algum.

É o que costuma acontecer quando o coração fica sobrecarregado pela glutonaria e pela embriaguez. Quando o apetite desaparece, a vida está praticamente perdida: aproximam-se das portas da morte. Aos seus próprios olhos e aos de todos ao redor, estão à beira da sepultura, prestes a ser levados à destruição.

  1. Então chega a hora apropriada para a oração: então clamam ao Senhor, v. 19. Alguém está doente? Que ore e que orem por ele. A oração é um bálsamo para toda ferida.

II. Que somos restabelecidos da doença pelo poder e pela misericórdia de Deus e, então, temos o dever de agradecer. Compare com Jó 33:18, 28.

  1. Quando os doentes invocam a Deus, ele lhes dá uma resposta de paz. Clamam a ele, e Deus os salva de suas angústias (v. 19): afasta suas dores e precede seus temores.

(1.) Ele faz isso com facilidade: “Enviou sua palavra e os curou”, v. 20. Isso pode ser aplicado às curas milagrosas que Cristo realizou quando estava na terra, apenas com uma palavra. Disse: “Sê limpo”, “Sê são”, e a obra se cumpriu.

Também pode ser aplicado às curas espirituais que o Espírito da graça realiza na regeneração. Deus envia sua palavra e cura as almas: convence-as, converte-as e as santifica, tudo por meio da palavra. Nos casos comuns de recuperação de uma doença, Deus, em sua providência, apenas fala, e tudo acontece.

(2.) Ele faz isso eficazmente: livra-os de suas destruições, de modo que não sejam destruídos nem angustiados pelo temor de sê-lo. Nada é árduo demais para o Deus que mata e torna a dar vida, faz descer à sepultura e de lá levanta, leva o homem quase à destruição e, ainda assim, lhe diz: “Volta.”

  1. Quando os doentes são restabelecidos, devem responder a Deus com louvor (v. 21, 22). Que todos louvem ao Senhor por sua bondade! Em especial, aqueles a quem Deus concedeu uma nova vida devem dedicá-la ao seu serviço.

Que ofereçam sacrifícios com ações de graças, levando não só uma oferta de gratidão ao altar, mas também um coração agradecido a Deus. As ações de graças são as melhores ofertas de gratidão e agradarão ao Senhor mais do que um boi ou novilho. Que anunciem suas obras com alegria, para a honra de Deus e o ânimo dos outros. Os vivos, os vivos o louvarão.

Versículos 23 a 32

A Bondade Divina para com os Navegantes.

O salmista chama a dar glória a Deus aqueles que foram livrados dos perigos no mar. Embora os israelitas se dedicassem pouco ao comércio, ainda assim seus vizinhos tírios e sidônios o faziam. Talvez esta parte do salmo tenha sido composta especialmente para eles.

I. Muito do poder de Deus se manifesta em todo tempo no mar, v. 23, 24. Isso fica evidente aos que descem ao mar em navios, sejam marinheiros, comerciantes, pescadores ou passageiros, e trabalham nas grandes águas.

Certamente ninguém se exporia ali sem ter o que fazer. Entre todas as coisas agradáveis de Salomão, não lemos que tivesse um barco de passeio. Contudo, aqueles que viajam a trabalho, desde que seja um trabalho lícito, podem confiar-se à proteção divina pela fé.

Esses veem as obras do Senhor e suas maravilhas, que os surpreendem ainda mais porque a maioria nasceu e cresceu em terra firme, e o que acontece no mar lhes é novidade. O próprio mar profundo é uma maravilha: sua vastidão, sua salinidade, o fluxo e o refluxo das marés. É maravilhosa a grande variedade de seres vivos nele.

Que os que navegam sejam levados por todas as maravilhas que observam a considerar e adorar as perfeições infinitas de Deus, a quem o mar pertence, pois ele o criou e o governa.

II. Esse poder se manifesta especialmente nas tempestades marítimas, muito mais assustadoras que as terrestres. Observe aqui:

  1. Quão perigosa e aterradora é uma tempestade no mar. As maravilhas começam a aparecer nas profundezas quando Deus ordena e levanta o vento forte que cumpre sua palavra, Salmos 148:8. Ele levanta os ventos assim como um príncipe, por sua ordem, levanta tropas.

Satanás alega ser o príncipe da potestade do ar, mas sua alegação é falsa: os poderes do ar obedecem a Deus, não a ele. Quando o vento se torna tempestuoso, ergue as ondas do mar, v. 25.

Então os navios são chutados como bolas de tênis no alto das ondas. Parecem subir aos céus e depois se abaixam outra vez, como se fossem descer às profundezas, v. 26.

Quem nunca viu isso não julgaria possível que um navio sobrevivesse no mar, resistindo à tempestade como resiste. Esperaria que a onda seguinte o sepultasse para sempre. Contudo, Deus ensinou ao homem a habilidade de construir navios que, de modo tão extraordinário, flutuam sobre a água.

Por sua providência especial, Deus os preserva, de modo que cumprem admiravelmente sua finalidade. Quando os navios são assim sacudidos, a alma do marinheiro se desfaz de tribulação.

Quando a tempestade se torna muito forte, até os que estão acostumados ao mar não conseguem afastar nem disfarçar o medo. Vão de um lado para outro. Os solavancos lhes causam tontura; cambaleiam e talvez enjoem como bêbados.

Toda a tripulação fica confusa e sem saber o que fazer (v. 27). Não sabem que outra medida tomar para se salvar. Toda a sua sabedoria é engolida, e estão prestes a dar-se por perdidos, Jonas 1:5, etc.

  1. Quão oportuna é a oração nessa hora. Os que navegam devem esperar perigos como os descritos aqui. A melhor preparação é assegurar-se da liberdade de aproximar-se de Deus em oração, pois então clamarão ao Senhor, v. 28.

Temos um ditado: “Quem quiser aprender a orar, vá para o mar”. Eu digo: quem for ao mar, aprenda a orar e acostume-se a fazê-lo, para que possa aproximar-se com mais confiança do trono da graça quando estiver em tribulação.

Até os marinheiros pagãos, durante uma tempestade, clamaram cada qual ao seu deus. Mas aqueles cujo Deus é o Senhor contam com socorro presente e poderoso nessa e em qualquer outra hora de necessidade. Quando chegam ao fim do seu entendimento, não chegam ao fim da sua fé.

  1. Como Deus às vezes se manifesta de modo maravilhoso em favor dos angustiados no mar, em resposta às suas orações: ele os livra do perigo.

(1.) O mar se aquieta: “Ele transforma a tempestade em calmaria”, v. 29. Os ventos diminuem; apenas com seu murmúrio suave e delicado, tornam a embalar as ondas até que adormeçam. A superfície do mar fica lisa e sorridente. Com isso, Cristo demonstrou ser mais que um homem, pois até os ventos e os mares lhe obedeceram.

(2.) Os marinheiros ficam tranquilos: alegram-se porque há quietude. Ficam livres do barulho e do temor do mal. A tranquilidade depois de uma tempestade é muito desejável e palpavelmente agradável.

(3.) A viagem se torna próspera e bem-sucedida: “assim ele os leva ao seu porto desejado”, v. 30. Da mesma maneira, conduz seu povo em segurança por todas as tormentas e tempestades que encontra na viagem rumo ao céu e, por fim, o faz chegar ao porto desejado.

  1. Como é justo esperar que todos os que atravessaram o mar em segurança, especialmente os que foram livrados de perigos notáveis, reconheçam isso com gratidão para a glória de Deus.

Que o façam em particular, no quarto de oração e em família. Que louvem ao Senhor por sua bondade para com eles e para com outros, v. 31. Que o façam em público (v. 32), na congregação do povo e na assembleia dos anciãos. Ali, ergam memoriais de seu livramento para honrar a Deus e animar outros a confiar nele.

Versículos 33 a 43

As Maravilhas da Providência Divina.

Depois de dar glória a Deus pelo socorro providencial concedido a pessoas angustiadas, o salmista lhe dá glória pelas reviravoltas da providência e pelas mudanças surpreendentes que ela às vezes produz na vida dos seres humanos.

I. Ele apresenta alguns exemplos dessas reviravoltas:

  1. Terras férteis se tornam estéreis, e terras estéreis se tornam férteis. Boa parte do conforto desta vida depende do solo em que nos coube viver.

(1.) O pecado humano muitas vezes estragou a fertilidade da terra e a tornou inútil, v. 33, 34. Uma terra irrigada por rios às vezes se transforma em deserto. Aquela que tinha numerosas fontes agora não tem nem mesmo riachos: tornou-se chão seco e arenoso, sem firmeza e umidade suficientes para produzir algo de valor.

Muitas terras férteis se tornaram salgadas, não tanto por causas naturais, mas pelo justo juízo de Deus, que assim castigou a perversidade dos habitantes. Foi o que aconteceu ao vale de Sodoma, que se tornou um mar salgado.

Repare: se a terra é ruim, é porque seus habitantes o são. É justo que o solo se torne estéril para aqueles que não produzem frutos para Deus, mas servem a Baal com seus cereais e seu vinho.

(2.) A bondade de Deus muitas vezes corrigiu a esterilidade do solo e transformou o deserto, uma terra de seca, em fontes de água, v. 35. Diz-se que a terra de Canaã, antes a glória de todas as terras por sua fertilidade, hoje é um pedaço de chão estéril, inútil e sem valor, conforme foi anunciado, Deuteronômio 29:23.

Esta nossa terra, que antes tinha grandes extensões de deserto não cultivado, agora está cheia de coisas boas. A parte que carecia delas recebeu honra ainda maior. Que isso seja ilustrado pela comparação dos povoamentos na América e das colônias ali estabelecidas com a desolação de muitos países da Ásia e da Europa que antes eram famosos.

  1. Famílias necessitadas são erguidas e enriquecidas, enquanto famílias prósperas empobrecem e decaem. Se observarmos o mundo à nossa volta:

(1.) Vemos muitos crescerem grandemente, embora tenham começado pequenos e seus antepassados fossem humildes e desconhecidos, vv. 36-38. Os que tinham fome passam a habitar em terras férteis. Ali criam raízes, ganham estabilidade e preparam uma cidade para morarem, tanto eles quanto seus descendentes.

A Providência põe boa terra em suas mãos, e nela edificam. Cidades surgiram de famílias em ascensão. Mas, assim como a terra não serve às pessoas sem moradias, precisam preparar uma cidade onde habitar. Do mesmo modo, por mais confortáveis que sejam as moradias, não bastam sem terras.

Por isso, precisam semear os campos e plantar vinhas (v. 37), pois até o rei é servido pelo campo. Os campos, mesmo favorecidos por fontes de água, não produzirão colheitas se não forem semeados; tampouco haverá vinhas se não forem plantadas.

O empenho humano deve acompanhar a bênção de Deus, e então a bênção divina coroará o empenho humano. A fertilidade da terra deve despertar a diligência, pois a anima. Em geral, a mão dos diligentes enriquece pela bênção de Deus, v. 38.

Ele também os abençoa, de modo que, em pouco tempo, se multiplicam muito, e não diminui o gado deles. Como no princípio, ainda hoje a terra e todas as criaturas crescem e se multiplicam pela bênção de Deus (Gênesis 1:22). Dependemos de Deus tanto para a multiplicação do gado quanto para o aumento da produção do solo.

O gado diminuiria de muitos modos se Deus o tolerasse, e as pessoas logo sofreriam as consequências.

(2.) Vemos muitos que se ergueram tão depressa cair com a mesma rapidez e acabar em nada (v. 39). Voltam a diminuir e são rebaixados por providências adversas, e terminam seus dias na mesma condição humilde em que começaram. Ou suas famílias depois deles perdem tão depressa quanto eles ganharam e espalham o que eles haviam acumulado.

Repare: a riqueza terrena é incerta. Muitas vezes os que a possuem em abundância, antes de perceber, tornam-se tão confiantes e entregues aos prazeres que acabam perdendo-a sem perceber. Daí os nomes riquezas enganosas e mamom da injustiça.

Deus tem muitos meios de empobrecer as pessoas; pode fazê-lo por meio de opressão, aflição e tristeza, assim como provou Jó e o abateu.

  1. Os que eram importantes e poderosos no mundo são humilhados, e os humildes e desprezados são elevados à honra, v. 40, 41. Temos visto:

(1.) Príncipes depostos e reduzidos a apuros. Deus derrama desprezo sobre eles, até mesmo entre os que os idolatravam. Ele humilhará os que se exaltam e, para isso, lhes confundirá o entendimento: faz com que vagueiem num deserto sem caminho.

Frustra os conselhos com que pensavam sustentar a si mesmos e seu próprio poder e pompa, e os lança de cabeça na confusão. Não sabem que rumo tomar nem que providências adotar. Já encontramos isso em Jó 12:24, 25.

(2.) Pessoas de posição humilde elevadas a cargos de honra (v. 41): Contudo, “ele põe o pobre nas alturas”, levanta-o do pó até o trono de glória, 1 Samuel 2:8; Salmos 113:7, 8. Os aflitos e pisoteados não são apenas libertados: são colocados acima do alcance de suas tribulações e inimigos e passam a ter domínio sobre aqueles a quem antes estavam sujeitos.

O grande número de filhos aumenta sua honra e fortalece sua posição: Deus lhe dá famílias semelhantes a um rebanho de ovelhas, numerosas, úteis, sociáveis entre si, mansas e pacíficas. Aquele que lhes enviou alimento lhes enviou bocas.

Feliz o homem cuja aljava está cheia de flechas, pois falará com ousadia ao inimigo à porta, Salmos 127:5. Devemos reconhecer a ação de Deus tanto no estabelecimento quanto no crescimento das famílias. Não invejemos os príncipes nem desprezemos os pobres: Deus tem muitos meios de mudar a condição de ambos.

II. Ele tira proveito dessas observações. Reviravoltas surpreendentes como essas são úteis:

  1. Para consolar os santos. Eles observam essas providências com prazer (v. 42): “os justos as verão e se alegrarão” com a glorificação dos atributos de Deus e a manifestação de seu domínio sobre os seres humanos.

É grande consolo para uma pessoa boa ver como Deus governa os seres humanos, assim como o oleiro molda o barro, servindo-se deles para cumprir seus próprios propósitos. É consolador ver a virtude desprezada ser elevada e o orgulho ímpio ser reduzido ao pó, e ver provado além de qualquer dúvida que, de fato, há um Deus que julga na terra.

  1. Para calar os pecadores: “Toda iniquidade fechará a boca.” Essas reviravoltas produzirão pleno convencimento da insensatez dos ateus e dos que negam a providência divina. Como o ateísmo prático está na raiz de todo pecado, elas, na prática, calarão toda iniquidade.

Quando os pecadores perceberem como seu castigo corresponde ao seu pecado e como Deus age com justiça ao retirar deles as dádivas que haviam usado mal, não terão uma só palavra em sua defesa. Deus será reconhecido como justo e isento de culpa.

  1. Para satisfazer a todos quanto à bondade divina (v. 43): “Quem for sábio e observar estas coisas”, essas variadas ações da providência divina, “esse compreenderá a benevolência do Senhor”. Aqui está:

(1.) Um fim desejável: compreender corretamente a benevolência do Senhor. É de grande proveito para nossa vida religiosa termos plena certeza da bondade de Deus, conhecê-la por experiência e deixar-nos afetar por ela da maneira certa, para que sua benevolência esteja diante de nossos olhos, Salmos 26:3.

(2.) Um meio apropriado para alcançar esse fim: observar devidamente a providência de Deus. Devemos guardar essas coisas, prestar atenção nelas e mantê-las na memória, Lucas 2:19.

(3.) Um elogio ao uso desse meio como exemplo da verdadeira sabedoria: quem for sábio, que por meio disso tanto demonstre sua sabedoria quanto a aproveite. A observação prudente das providências de Deus contribuirá muito para a formação de um bom cristão.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra