Matthew Henry

Salmos 106

Argumento

Devemos dar glória a Deus fazendo confissão não só de sua bondade, mas também de nossa própria maldade, pois uma serve de contraste à outra. Nossa maldade faz sua bondade parecer mais ilustre, assim como sua bondade torna nossa maldade mais odiosa e escandalosa.

O salmo anterior era uma história da bondade de Deus para com Israel; este é uma história de suas rebeliões e provocações. Ainda assim, começa e termina com Aleluia, pois até a dor pelo pecado não deve nos fazer perder o tom para louvar a Deus.

Alguns pensam que foi escrito no tempo do cativeiro na Babilônia e da dispersão da nação judaica que se seguiu, por causa da oração no fim, v. 47.

Penso, antes, que Davi o escreveu na mesma época do salmo anterior, pois encontramos o primeiro versículo e os dois últimos no salmo que entregou a Asafe ao levar a arca ao lugar que preparara para ela (1 Crônicas 16:34-36): “Reúne-nos dentre os gentios.” Pois podemos supor que, no tempo de Saul, houve grande dispersão de israelitas piedosos, quando Davi foi obrigado a andar errante.

Neste salmo temos: I. O prefácio da narrativa, que atribui honra a Deus (v. 1, 2), traz consolo aos santos (v. 3) e expressa o desejo dos fiéis pelo favor de Deus, v. 4, 5.

II. A própria narrativa dos pecados de Israel, agravados pelas grandes coisas que Deus fez em favor deles, cujo relato aparece entremeado.

Suas provocações no mar Vermelho (vv. 6-12); a cobiça (vv. 13-15); o motim (vv. 16-18); a adoração do bezerro de ouro (vv. 19-23); as murmurações (vv. 24-27); a união com Baal-Peor (vv. 28-31); as desavenças com Moisés (v. 32, 33); a incorporação aos povos de Canaã, vv. 34-39.

A isso se acrescenta um relato de como Deus os repreendeu por seus pecados e, ainda assim, os salvou da ruína, vv. 40-46. III. A conclusão do salmo com oração e louvor, v. 47, 48.

Cantar este salmo pode ser útil para nós: ao sermos lembrados por ele de nossos pecados, dos pecados de nossa terra e dos pecados de nossos pais, podemos nos humilhar diante de Deus e, ainda assim, não perder a esperança em sua misericórdia, que até mesmo o Israel rebelde encontrou muitas vezes nele.

Versículos 1 a 5

Louvor pela Bondade Divina.

Aqui nos é ensinado:

I. A bendizer a Deus (v. 1, 2): “Louvai ao Senhor”, isto é: 1. A dar-lhe graças por sua bondade, pela manifestação dela a nós e por seus muitos exemplos. “Ele é bom e sua misericórdia dura para sempre”; por isso, reconheçamos nossa dívida para com ele e lhe retribuamos com nossos melhores afetos e serviços.

  1. A dar-lhe a glória de sua grandeza, de seus atos poderosos, provas de seu poder onipotente, pelos quais fez grandes coisas, e coisas que encontrariam oposição. Quem pode narrar esses atos? Quem é digno de fazê-lo? Quem é capaz? São tantos que não podem ser contados e tão misteriosos que não podem ser descritos.

Depois de dizermos tudo o que pudermos sobre os atos poderosos do Senhor, nem a metade terá sido contada; continuamente haverá mais a dizer. É um assunto inesgotável.

Devemos anunciar seu louvor; podemos anunciar parte dele, mas quem pode anunciá-lo por inteiro? Nem mesmo os anjos. Isso não nos desculpa por deixarmos de fazer o que podemos; antes, deve nos dar vigor para fazer tudo o que pudermos.

II. A bendizer o povo de Deus, chamando-o e considerando-o feliz (v. 3): os que guardam o juízo são bem-aventurados, pois estão aptos a ser empregados no louvor a Deus.

O povo de Deus é formado por pessoas cujos princípios são sólidos: guardam o juízo, seguem as regras da sabedoria e da religião, e sua prática está de acordo com elas.

Praticam a justiça, são justos com Deus e com todos os homens e, nisso, são firmes e constantes. Fazem isso em todo o tempo, em toda forma de conduta, a cada ocasião, em cada caso, perseverando assim até o fim.

III. A abençoar-nos no favor de Deus, a colocar nele nossa felicidade e, portanto, a buscá-lo com toda a seriedade, como faz aqui o salmista, v. 4, 5. 1. Ele tem os olhos voltados para a benevolência de Deus como fonte de toda felicidade:

“Lembra-te de mim, ó Senhor, para me dar aquela misericórdia e graça de que necessito, com o favor que tens por teu povo.”

Assim como há no mundo um povo que é o povo de Deus de modo particular, há também um favor particular que Deus tem por esse povo. Todas as almas alcançadas pela graça desejam participar desse favor; não precisamos desejar mais do que isso para ser felizes.

  1. Ele tem os olhos voltados para a salvação de Deus, a grande salvação, a da alma, como fundamento da felicidade: “Ó visita-me com a tua salvação”. “Concede-me”, diz o dr. Hammond, “o perdão e a graça de que necessito e que não posso esperar de ninguém além de ti”. Que essa salvação seja minha porção para sempre, e os penhores dela, meu consolo presente.

  2. Ele tem os olhos voltados para a bem-aventurança dos justos como aquilo que inclui todo o bem (v. 5): “Que eu veja o bem dos teus escolhidos e seja tão feliz quanto os santos; e não desejo ser mais feliz.”

O povo de Deus é aqui chamado de seus escolhidos, sua nação e sua herança: Deus os separou para si, incorporou-os sob seu próprio governo, é servido por eles e neles é glorificado.

O povo escolhido de Deus tem um bem que lhe é próprio, matéria tanto de seu contentamento quanto de seu gloriar-se, que é seu prazer e seu louvor.

O povo de Deus tem motivo para ser alegre e para gloriar-se em seu Deus o dia inteiro; aqueles que têm esse contentamento e essa glória não precisam invejar os filhos dos homens por seu prazer nem por seu orgulho.

O contentamento da nação de Deus e a glória de sua herança bastam para satisfazer qualquer pessoa, pois no fim delas há alegria e glória eternas.

Versículos 6 a 12

Os Pecados dos Israelitas.

Aqui começa uma confissão penitencial de pecado, especialmente oportuna agora que a igreja estava em angústia; pois assim devemos reconhecer a justiça de Deus em tudo o que ele traz sobre nós, admitindo que ele agiu corretamente porque nós agimos perversamente.

E lembrar os pecados antigos, apesar dos quais Deus não rejeitou seu povo, nos dá ânimo para esperar que, embora sejamos corrigidos com justiça por nossos pecados, ainda assim, não seremos inteiramente abandonados.

I. O povo aflito de Deus aqui se reconhece culpado diante dele (v. 6): “Pecamos com nossos pais, isto é, como nossos pais, à semelhança da transgressão deles. Acrescentamos à reserva de culpa herdada e completamos a medida da iniquidade de nossos pais, para aumentar ainda a ira ardente do Senhor”, Números 32:14; Mateus 23:32.

Veja como colocam sobre si mesmos um fardo, como convém a penitentes: “Cometemos iniquidade, aquilo que é pecaminoso por sua própria natureza, e agimos perversamente; pecamos de mão levantada, com presunção.”

Ou esta é uma confissão não apenas de imitação dos pecados de seus pais, mas também de participação neles: pecamos com nossos pais, pois estávamos em seus lombos e carregamos sua iniquidade, Lamentações 5:7.

II. Eles lamentam os pecados de seus pais quando foram formados como povo pela primeira vez. Como os filhos muitas vezes sofrem por esses pecados, cabe-lhes entristecer-se por eles, até além da terceira e da quarta geração.

Até nós, hoje, devemos aproveitar a história das rebeliões de Israel para lamentar a depravação e a perversidade da natureza humana e sua inaptidão para ser corrigida pelos meios mais promissores. Observe aqui:

  1. A estranha estupidez de Israel em meio aos favores que Deus lhes concedeu (v. 7): “Não compreenderam tuas maravilhas no Egito.” Viram-nas, mas não entenderam corretamente seu sentido e seu desígnio. Bem-aventurados os que não viram e, ainda assim, compreenderam.

Pensavam que as pragas do Egito se destinavam à sua libertação, quando também se destinavam à sua instrução e ao seu convencimento: não apenas a tirá-los à força da escravidão egípcia, mas a curá-los de sua inclinação à idolatria egípcia, demonstrando o poder e o domínio soberanos do Deus de Israel sobre todos os deuses, bem como seu interesse especial por eles.

Perdemos o benefício das providências por falta de compreendê-las. E, assim como seu entendimento era lento, sua memória também era traiçoeira.

Embora se pudesse pensar que acontecimentos tão espantosos jamais deveriam ter sido esquecidos, ainda assim, eles não se lembraram deles, ao menos não se lembraram da multidão das misericórdias de Deus neles. Por isso, desconfia-se de Deus porque seus favores não são lembrados.

  1. Sua perversidade que resultou dessa estupidez: provocaram-no junto ao mar, até mesmo ao mar Vermelho. A provocação foi o desespero quanto à libertação, porque o perigo era grande, e o desejo de terem sido deixados continuamente no Egito, Êxodo 14:11-12.

Ter desavenças com a providência de Deus e questionar seu poder, sua bondade e sua fidelidade são provocações tão grandes para ele quanto quaisquer outras. O lugar agravava o crime: era junto ao mar, ao mar Vermelho, quando tinham acabado de sair do Egito e as maravilhas que Deus realizara em favor deles ainda estavam vivas em sua memória.

Mesmo assim, lançam descrédito sobre ele, como se todo aquele poder não trouxesse misericórdia alguma, mas Deus os tivesse tirado do Egito de propósito para matá-los no deserto. Nunca estiveram tão diretamente à mercê de Deus quanto na passagem pelo mar Vermelho; contudo, ali afrontaram essa misericórdia e provocaram sua cólera.

  1. A grande salvação que Deus realizou em favor deles apesar de suas provocações, vv. 8-11: (1.) Forçou uma passagem para eles pelo mar: repreendeu o mar Vermelho por estar em seu caminho e retardar sua marcha, e ele secou imediatamente; assim, na criação, as águas fugiram à repreensão de Deus, Salmos 104:7.

Ou melhor, ele não apenas preparou um caminho para eles: pela coluna de nuvem e fogo, conduziu-os para dentro do mar e, pela direção de Moisés, guiou-os através dele com a mesma facilidade com que atravessariam o deserto. Animou-os a dar aqueles passos e dominou seus temores quando estes eram seus inimigos mais perigosos e ameaçadores. Veja Isaías 63:12-14.

(2.) Interpôs-se entre eles e seus perseguidores e impediu que os exterminassem, como era seu desígnio. Todos os israelitas estavam a pé, enquanto todos os egípcios tinham carros e cavalos, com os quais provavelmente logo os alcançariam.

Mas Deus os salvou da mão daquele que os odiava, isto é, Faraó, que nunca os amara e agora os odiava ainda mais pelas pragas que sofrera por causa deles. Da mão de seu inimigo, prestes a agarrá-los, Deus os resgatou (v. 10), colocando-se, por assim dizer, na coluna de fogo, entre os perseguidos e os perseguidores.

(3.) Para completar a misericórdia e transformar a libertação em vitória, o mar Vermelho, que foi uma passagem para eles, foi um túmulo para os egípcios (v. 11): “As águas cobriram seus inimigos” a ponto de abatê-los, mas não de ocultar sua vergonha, pois, na maré seguinte, seus corpos foram lançados mortos à praia, Êxodo 14:30.

Não restou vivo nem um deles para contar o que acontecera aos demais. E por que Deus fez isso por eles? Ou melhor, por que não os cobriu, como cobriu seus inimigos, por causa da incredulidade e das murmurações deles? Ele nos diz (v. 8): foi por causa de seu nome.

Embora não merecessem esse favor, Deus o tinha em seu desígnio; a falta de merecimento deles não mudaria seus desígnios, nem romperia suas medidas, nem o faria retirar sua promessa ou deixar de cumpri-la. Ele fez isso por sua própria glória, para que pudesse tornar conhecido seu grande poder, não só ao dividir o mar, mas ao fazê-lo apesar das provocações deles.

Moisés ora (Números 14:17, 19): “Seja grande o poder do meu Senhor” e “perdoa a iniquidade deste povo”. O poder do Deus da graça ao perdoar o pecado e poupar os pecadores deve ser tão admirado quanto o poder do Deus da natureza ao dividir as águas.

  1. A boa impressão que isso lhes causou naquele momento (v. 12): “Então creram em suas palavras” e reconheceram que Deus estava na verdade com eles e que, por misericórdia, os havia tirado do Egito, sem desígnio algum de abatê-los no deserto. Então temeram o Senhor e seu servo Moisés, Êxodo 14:31.

Então cantaram seu louvor, no cântico de Moisés escrito para essa grande ocasião, Êxodo 15:1. Veja como, de modo gracioso e misericordioso, Deus às vezes silencia a incredulidade de seu povo e transforma seus temores em louvores. E assim está escrito que os que erraram em espírito chegarão ao entendimento e os que murmuraram aprenderão a doutrina, Isaías 29:24.

Versículos 13 a 33

As Provocações de Israel no Deserto.

Este é um resumo da história das provocações de Israel no deserto e da cólera de Deus contra eles por essas provocações. O apóstolo, por sua vez, resume esse resumo e o aplica a nós, cristãos (1 Coríntios 10:5 e seguintes). Essas coisas foram escritas para nossa advertência, para que não pequemos como eles, a fim de não sofrermos como eles.

I. A causa do pecado deles foi a falta de atenção às obras e à palavra de Deus, v. 13:

  1. Não atentaram para o que Deus havia feito por eles: logo se esqueceram de suas obras e perderam as impressões que elas lhes haviam causado. Os que não aproveitam as misericórdias de Deus para com eles nem se esforçam, em alguma medida, para corresponder aos benefícios recebidos, de fato se esquecem deles.

Esse povo logo se esqueceu dessas obras. Deus reparou nisso, Êxodo 32:8: “Desviaram-se depressa.” A leitura à margem é: “Apressaram-se, esqueceram-se de suas obras.” Alguns veem aí dois exemplos separados do pecado deles.

Apressaram-se: suas expectativas se adiantaram às promessas de Deus. Esperavam chegar em breve a Canaã; por não chegarem, passaram a duvidar de que algum dia chegariam e a ter desavenças com todas as dificuldades que encontravam pelo caminho. Mas quem crê não se apressa, Isaías 28:16.

Além disso, esqueceram-se das obras de Deus, que eram provas inegáveis de sua sabedoria, poder e bondade. Negaram a conclusão com tanta confiança como se nunca tivessem visto a prova das premissas.

Isso é mencionado outra vez (v. 21, 22): “Esqueceram-se de Deus, seu Salvador”, isto é, esqueceram-se de que ele havia sido seu Salvador. Os que se esquecem das obras de Deus se esquecem do próprio Deus, que se dá a conhecer por suas obras.

Esqueceram-se do que acontecera poucos dias antes. Podemos supor que não pudessem deixar de falar desses fatos, mesmo então; contudo, por não fazerem bom uso deles, diz-se que os esqueceram. Eram as coisas que Deus fizera por eles no Egito, na terra de Cam, e junto ao mar Vermelho, das quais nós, mesmo tão distantes, não podemos, ou não devemos, nos esquecer.

São chamadas coisas grandes, pois, embora o grande Deus nada faça de desprezível, há obras suas especialmente grandiosas. São obras maravilhosas, fora do curso comum da Providência e, por isso, dignas de observação e, por isso, dignas de memória.

São também coisas terríveis: causaram reverência a eles e pavor a seus inimigos, mas logo foram esquecidas. Até milagres vistos com os próprios olhos passaram para eles como histórias contadas.

  1. Não atentaram para o que Deus lhes havia dito nem quiseram confiar nisso: não esperaram por seu conselho, não deram atenção à sua palavra, embora tivessem Moisés como porta-voz de Deus. Tomaram decisões sem consultá-lo e fizeram exigências sem invocá-lo.

Queriam estar em Canaã imediatamente e não tiveram paciência de esperar pelo tempo de Deus. A demora era intolerável e, por isso, as dificuldades foram consideradas intransponíveis.

Isso é explicado no v. 24: “Não creram em sua palavra”, na promessa de que Deus os faria senhores de Canaã. E, no v. 25, não deram ouvidos à voz do Senhor, que lhes ofereceu o conselho pelo qual não quiseram esperar, não só por meio de Moisés e Arão, mas também de Calebe e Josué, Números 14:6, 7 e seguintes.

Os que não quiserem esperar pelo conselho de Deus serão justamente entregues às cobiças de seu próprio coração para andar segundo seus próprios conselhos.

II. Muitos de seus pecados são mencionados aqui, juntamente com os sinais do desagrado de Deus que sofreram por causa deles.

  1. Queriam carne, mas não queriam crer que Deus pudesse dá-la (v. 14): cobiçaram uma cobiça, como diz a expressão, no deserto. Ali, onde tinham pão suficiente e de sobra, ainda assim, nada lhes bastava senão comer carne.

Naquele momento, dependiam inteiramente de Deus para seu sustento e eram mantidos só por milagres; por isso, a exigência punha em dúvida a sabedoria e a bondade de seu Criador. Também estavam, com toda a probabilidade, a um passo de Canaã, contudo não tinham paciência para esperar até lá pelas iguarias.

Tinham seus próprios rebanhos e manadas, mas não os matarão. Deus deve dar-lhes carne como lhes deu pão; caso contrário, jamais lhe darão crédito ou falarão bem dele. Não se limitaram a desejar carne: cobiçaram-na intensamente.

Até o desejo de coisas lícitas se torna pecado quando é desordenado e violento. Por isso, é chamado de cobiça por coisas más (1 Coríntios 10:6), embora as codornizes, como dádiva de Deus, fossem boas e assim fossem descritas, Salmos 105:40.

Contudo, isso não era tudo: puseram Deus à prova no deserto, onde tinham tido tanta experiência de sua bondade e de seu poder. Questionaram se ele podia e queria satisfazê-los nesse ponto. Veja Salmos 78:19, 20.

Como, então, Deus demonstrou seu desagrado contra eles? O v. 15 nos conta: concedeu-lhes o que pediram, mas o fez com ira e com uma maldição, pois enviou magreza à alma deles. Encheu-os de inquietação mental, terror de consciência e autocensura, causados pela enfermidade dos corpos após o excesso, como às vezes acontece aos bêbados depois de uma grande bebedeira.

Ou essa expressão representa a grande praga com que o Senhor os feriu enquanto a carne ainda estava entre seus dentes, como lemos em Números 11:33. Era o definhamento da vida. Repare:

(1.) O que se pede com paixão muitas vezes é dado com cólera.

(2.) Muitos que comem iguarias todos os dias e têm corpos saudáveis e gordos sofrem, ao mesmo tempo, de magreza na alma. Não têm amor por Deus, gratidão ou apetite pelo pão da vida; assim, a alma necessariamente fica magra. Esquecem miseravelmente de si mesmos os que banqueteiam o corpo e fazem a alma morrer de fome.

Deus dá com amor as coisas boas desta vida quando, junto com elas, dá graça para glorificá-lo no uso delas. Pois então a alma se deleita na gordura, Isaías 55:2.

  1. Tiveram desavenças com o governo que Deus havia estabelecido sobre eles tanto na igreja quanto no Estado (v. 16). Invejaram a autoridade de Moisés no acampamento, como comandante supremo dos exércitos de Israel e juiz principal de todos os seus tribunais.

Invejaram também o poder de Arão, o santo do Senhor, consagrado ao ofício de sumo sacerdote. Corá insistia em disputar o pontificado; Datã e Abirão, como príncipes da tribo de Rúben, o primogênito de Jacó, reivindicavam o posto de principais magistrados pelo tão admirado direito de primogenitura.

Repare: preparam a própria ruína os que invejam aqueles a quem Deus honrou e usurpam dignidades para as quais jamais houve desígnio de que as ocupassem. Justamente cairá desprezo sobre os que desprezam qualquer um dos santos do Senhor.

Como Deus mostra seu desagrado por isso? É-nos contado como, e basta para nos fazer tremer (v. 17, 18); temos o relato em Números 16:32, 35:

(1.) Os que afrontaram a autoridade civil foram punidos pela terra, que se abriu e os engoliu. Não eram dignos de pisar o chão de Deus, pois não se submetiam ao governo dele.

(2.) Os que queriam usurpar a autoridade eclesiástica nas coisas de Deus sofreram a vingança do céu: saiu fogo da presença do Senhor e os consumiu. Os que alegavam oferecer sacrifícios tornaram-se eles mesmos sacrifícios à justiça divina.

A chama consumiu os perversos. Embora disputassem a santidade com Arão, o santo do Senhor (Números 16:3, 5), ainda assim, Deus os julgou perversos e, como tais, os eliminou. Assim também, no devido tempo, destruirá o homem do pecado, aquele perverso, apesar de suas orgulhosas alegações de santidade.

  1. Fizeram e adoraram o bezerro de ouro. E fizeram isso em Horebe, onde a lei fora dada e onde Deus havia dito expressamente que não fizessem imagem esculpida nem se prostrassem diante dela. Fizeram ambas as coisas: fizeram um bezerro e o adoraram, v. 19.

(1.) Nisso desafiaram e ofenderam as duas grandes luzes que Deus criou para governar o mundo moral:

[1.] A luz da razão humana. Trocaram sua glória, seu Deus, ou ao menos a manifestação dele, que até então sempre estivera numa nuvem, ou escura ou luminosa, sem qualquer forma visível, pela semelhança de Ápis, um dos ídolos egípcios: um boi que come capim. Nada poderia ser mais grosseira e escandalosamente absurdo, v. 20.

Os idólatras estão completamente embrutecidos e desonram ao máximo tanto a Deus, ao representá-lo pela imagem de um animal, quanto a si mesmos, ao adorar essa imagem depois de fazê-la. O que aqui se chama troca da glória deles é explicado por São Paulo (Romanos 1:23) como troca da glória do Deus incorruptível.

[2.] A luz da revelação divina que lhes fora concedida, não apenas nas palavras que Deus lhes dissera, mas também nas obras que fizera por eles. Eram obras maravilhosas, que declaravam em alta voz que o Senhor Jeová é o único Deus verdadeiro e vivo e que somente ele deve ser adorado, v. 21, 22.

(2.) Por isso, Deus demonstrou seu desagrado ao declarar seu decreto de eliminá-los como povo. Tanto quanto puderam, haviam, na prática, eliminado a Deus como seu Deus. Ele falou em destruí-los (v. 23) e certamente o teria feito se Moisés, seu escolhido, não tivesse se posto diante dele na brecha (v. 23).

Moisés interveio no momento oportuno para tratar com Deus como advogado acerca da brecha, ou ruína, à qual Deus estava prestes a destiná-los. E conseguiu o intento de maneira maravilhosa, desviando sua cólera.

Veja aqui a misericórdia de Deus e como sua ira é facilmente desviada, mesmo de um povo que o provoca. Veja o poder da oração e a influência que os escolhidos de Deus têm no céu.

Veja um tipo de Cristo, o escolhido de Deus, seu eleito, em quem sua alma se compraz. Ele se pôs diante de Deus na brecha para desviar sua cólera de um mundo que o provoca e vive para sempre a fim de interceder.

  1. Deram crédito ao relato dos espiões maus acerca da terra de Canaã, contrariando a promessa de Deus (v. 24): “Desprezaram a terra agradável.” Canaã era uma terra agradável, Deuteronômio 8:7.

Desvalorizaram-na ao julgar que não valia a pena correr riscos por ela, não, nem mesmo sob a direção do próprio Deus. Por isso, queriam escolher um capitão e voltar ao Egito.

Não creram na palavra de Deus a respeito dela, mas murmuraram em suas tendas. Acusaram vilmente a Deus de tê-los levado para lá com um desígnio contra eles de torná-los presa dos cananeus, Números 14:2, 3.

Quando foram lembrados do poder e da promessa de Deus, estavam tão longe de dar ouvidos àquela voz do Senhor que tentaram apedrejar os que lhes falaram, Números 14:10.

A Canaã celestial é uma terra agradável. Resta-nos a promessa de entrar nela. Contudo, muitos a desprezam: negligenciam e rejeitam sua oferta, preferem a riqueza e os prazeres deste mundo e se ressentem dos esforços e riscos desta vida necessários para alcançá-la.

Isso também desagradou tanto a Deus que ele levantou a mão contra eles em ameaça de destruí-los no deserto. Ou melhor: levantou-a em juramento, pois jurou em sua cólera que não entrariam em seu descanso (Salmos 95:11; Números 14:28).

Ou melhor: e ameaçou que os filhos deles seriam derrubados e espalhados (v. 26, 27), e que toda a nação seria dispersa e deserdada. Moisés, porém, conseguiu misericórdia para seus descendentes, a fim de que pudessem entrar em Canaã.

Repare: os que desprezam os favores de Deus, especialmente a terra agradável, perdem seus favores e ficarão para sempre excluídos da terra agradável.

  1. Foram culpados de um grande pecado no caso de Peor. Esse foi o pecado da nova geração, quando estava a um passo de Canaã (v. 28): “Uniram-se a Baal-Peor” e se enredaram tanto na idolatria quanto no adultério, tanto na prostituição carnal quanto na espiritual, Números 25:1-3.

Os que muitas vezes haviam participado do altar do Deus vivo passaram a comer os sacrifícios oferecidos aos mortos: aos ídolos de Moabe, que eram imagens mortas ou homens mortos canonizados ou divinizados; ou às divindades infernais, em favor dos amigos falecidos.

Assim, provocaram a ira de Deus com suas invenções (v. 29), desprezando-o e desprezando suas instituições, seus mandamentos e suas ameaças. A iniquidade de Peor foi tão grande que, muito tempo depois, se disse: “Não foram limpos dela”, Josué 22:17.

Deus testemunhou seu desagrado com isso:

(1.) Enviando entre eles uma praga que, em pouco tempo, matou 24.000 daqueles pecadores insolentes.

(2.) Despertando Fineias para usar sua autoridade de magistrado a fim de reprimir o pecado e conter seu contágio. Ele se levantou em seu zelo pelo Senhor dos Exércitos e executou juízo contra Zinri e Cosbi, pecadores de primeira categoria, pecadores de alta posição. Aplicou-lhes a lei, prestando um serviço tão agradável a Deus que a praga cessou, v. 30.

Por esse e outros atos semelhantes de justiça pública naquela ocasião (Números 25:4, 5), a culpa deixou de ser nacional e a controvérsia geral foi encerrada. Quando os oficiais competentes cumpriram seu dever, Deus lhes deixou a questão e já não manteve a obra em suas próprias mãos por meio da praga.

Repare: a justiça nacional precede os juízos nacionais. Mas, como Fineias se distinguiu nessa ocasião, recebeu um sinal especial de honra. O que fez lhe foi contado como justiça por todas as gerações (v. 31); como recompensa, o sacerdócio tornou-se herança de sua família.

Aquele que tão bravamente fez expiação oferecendo os pecadores fará expiação oferecendo os sacrifícios, segundo outra leitura do v. 30. Repare: é honra dos santos ter zelo contra o pecado.

  1. Continuaram a murmurar até o fim de suas andanças. No quadragésimo ano, irritaram a Deus junto às águas da contenda (v. 32), numa referência ao episódio de Números 20:3-5.

O que agravou esse pecado foi o mal que sobreveio a Moisés por causa deles. Embora fosse o mais manso de todos os homens da terra, ainda assim, seus clamores naquela ocasião foram tão irritadiços e provocadores que o levaram a perder a calma. Já muito idoso e com a guarda baixa, falou imprudentemente com os lábios (v. 33), de maneira imprópria para aquela situação.

Num acesso de ira, disse: “Ouvi agora, rebeldes! Devemos tirar água desta rocha para vós?” Essa foi a fraqueza de Moisés, escrita para nossa advertência. Devemos aprender, em meio à provocação, a pôr uma rédea em nossa boca (Salmos 39:1-3) e tomar cuidado com nosso espírito para não alimentar ressentimento em excesso.

Quando o espírito é provocado, até quem tem muita sabedoria e graça encontra grande dificuldade para não falar imprudentemente. Mas isso é atribuído ao povo como pecado: provocaram o espírito de Moisés com a mesma atitude com que irritaram o próprio Deus.

Repare: devemos responder não apenas por nossas próprias paixões, mas também pela provocação com que despertamos as paixões dos outros, especialmente daqueles que seriam mansos e tranquilos se não fossem fortemente provocados.

Deus mostra seu desagrado com esse pecado deles ao impedir Moisés e Arão de entrar em Canaã por sua má conduta nessa ocasião. Assim:

(1.) Deus revelou seu desagrado com todos esses acessos descontrolados de ira, mesmo nos mais queridos de seus servos. Se trata Moisés com tanta severidade por uma só palavra imprudente, o que merece o pecado dos que proferiram tantas palavras perversas e presunçosas? Se isso se fez com a árvore verde, o que será feito com a seca?

(2.) Deus os privou da bênção da direção e do governo de Moisés quando mais precisavam dele; sua morte foi, portanto, castigo maior para eles do que para o próprio Moisés. É justo que Deus retire de nós pessoas próximas que nos são bênção quando somos irritadiços e provocadores com elas e entristecemos seu espírito.

Versículos 34 a 48

As Provocações de Israel no Deserto; a Compaixão Divina.

Aqui, I. A narrativa termina com um relato da conduta de Israel em Canaã, que foi semelhante à que teve no deserto, e do modo como Deus tratou o povo. Nisso, como durante todo o percurso, apareceram tanto a justiça quanto a misericórdia.

  1. Provocaram muito a Deus. Os milagres e as misericórdias que os estabeleceram em Canaã não lhes causaram impressões mais profundas e duradouras do que aqueles que os haviam tirado do Egito. Mal se estabeleceram em Canaã, corromperam-se e abandonaram a Deus. Observe:

(1.) Os passos de sua apostasia:

[1.] Pouparam as nações que Deus havia condenado à destruição (v. 34). Depois de receberem a boa terra que Deus lhes prometera, não tiveram zelo contra seus habitantes perversos, que o Senhor mandara exterminar. Alegavam compaixão, mas Deus é tão misericordioso que ninguém precisa, em caso algum, ser mais compassivo do que ele.

[2.] Quando os pouparam, prometeram a si mesmos que, apesar disso, não formariam com eles nenhum vínculo perigoso. Mas o caminho do pecado é ladeira abaixo: as omissões abrem caminho para ações pecaminosas.

Depois de negligenciarem a destruição dos povos pagãos, a notícia seguinte é que se mesclaram entre eles, fizeram pactos e estabeleceram intimidade com eles, de modo que aprenderam suas obras, v. 35. Aquilo que está corrompido corromperá o que está são mais depressa do que será curado e restaurado por ele.

[3.] Ao mesclarem-se com eles e aprenderem algumas de suas práticas, que pareciam diversões e entretenimentos inocentes, ainda imaginavam que jamais participariam de seu culto. Aos poucos, porém, também o aprenderam (v. 36): “Serviram aos ídolos deles” da mesma maneira e com os mesmos ritos que os pagãos usavam, e esses ídolos se tornaram um laço para Israel.

Esse pecado levou a muitos outros e trouxe sobre eles os juízos de Deus. Não podiam deixar de sentir esses juízos, mas tampouco sabiam como se livrar da armadilha.

[4.] Ao se unir a eles em alguns de seus cultos idólatras que julgavam conter menos prejuízo, pouco imaginavam que um dia praticariam aquela forma bárbara e desumana de idolatria: sacrificar seus filhos vivos a seus deuses mortos. Mas foi a isso que chegaram (v. 37, 38).

Nisso Satanás triunfou sobre seus adoradores e se regalou com sangue e matança. Sacrificaram seus filhos e filhas, partes de si mesmos, aos demônios. Somaram à idolatria o homicídio, o mais contrário à natureza; não se pode pensar nisso sem horror.

Derramaram sangue inocente, o mais inocente, pois era sangue de criancinhas; ou melhor: sangue de seus próprios filhos e filhas. Veja o poder do espírito que atua nos filhos da desobediência e veja sua malícia.

O início da idolatria e da superstição, como o início da contenda, é como soltar água. Não há perversidade que aqueles que se aventuram por esse caminho possam ter certeza de não praticar, pois Deus justamente os entrega a uma mente reprovada, Romanos 1:28.

(2.) Seu pecado foi, em parte, o próprio castigo deles. Por meio dele:

[1.] Fizeram mal ao país: a terra foi contaminada com sangue, v. 38. Aquela terra agradável e santa tornou-se desagradável para eles e incapaz de receber as manifestações bondosas do favor e da presença de Deus que, por desígnio, deveriam ser sua honra.

[2.] Fizeram mal à própria consciência (v. 39): “Prostituíram-se com suas próprias invenções”, corromperam a própria mente, macularam-se com suas próprias obras e tornaram-se repugnantes aos olhos do Deus santo e talvez aos da própria consciência.

  1. Deus trouxe seus juízos sobre eles. Que mais se poderia esperar? Seu nome é Zeloso, e ele é um Deus zeloso.

(1.) Deus se desentendeu com eles por causa disso, v. 40. Ficou irado com eles: a cólera de Deus, aquele fogo consumidor, acendeu-se contra seu povo. Recebeu esse pecado da parte deles como insulto e ingratidão maiores do que se viesse dos pagãos, que nunca o conheceram.

Ou melhor: passou a ter aversão a eles: abominou sua própria herança, na qual antes se agradava. A mudança, porém, não ocorreu nele, mas neles. O pior do pecado é que nos torna repugnantes a Deus. Quanto mais próximo de Deus alguém estiver por sua profissão de fé, mais repugnante será se se rebelar contra ele, como um monte de esterco à nossa porta.

(2.) Então os inimigos os atacaram. Como sua defesa se havia retirado, fizeram deles uma presa fácil (v. 41, 42): Deus os entregou nas mãos dos pagãos.

Observe como o castigo correspondeu ao pecado: haviam se mesclado com os pagãos e aprendido suas obras. Receberam voluntariamente deles o contágio do pecado; por isso, Deus justamente os usou como instrumentos de sua correção.

Os pecadores muitas vezes se veem arruinados por aqueles por quem permitiram que fossem corrompidos. Satanás, que é tentador, se tornará atormentador. Os pagãos os odiavam. Os apóstatas perdem todo o amor do lado de Deus e não ganham nenhum do lado de Satanás.

Quando os que os odiavam passaram a governá-los e eles foram submetidos a esses inimigos, não admira que fossem oprimidos e governados com rigor. Assim, Deus os fez conhecer a diferença entre servi-lo e servir aos reis das outras nações, 2 Crônicas 12:8.

(3.) Mesmo quando Deus lhes concedia algum alívio, continuavam em seus pecados, e seus transtornos também prosseguiam, v. 43. Isso se refere ao tempo dos juízes, quando Deus muitas vezes levantou libertadores e lhes deu livramentos.

Ainda assim, recaíam na idolatria e provocavam a Deus com seu conselho, suas invenções idólatras. Ele os entregava a outro opressor, até que, por fim, foram profundamente abatidos por sua iniquidade.

Os que se desonram pelo pecado e não querem se humilhar pelo arrependimento são justamente rebaixados, humilhados e abatidos pelos juízos de Deus.

(4.) Finalmente, clamaram a Deus, e ele voltou a favorecê-los, vv. 44-46. Foram castigados por seus pecados, mas não destruídos; derrubados, mas não abandonados. Deus se manifestou em favor deles:

[1.] Como um Deus de misericórdia. Viu seus sofrimentos, atentou para sua aflição e os observou quando a angústia os cercou, segundo outra leitura. Examinou suas queixas, pois ouviu seu clamor com terna compaixão (Êxodo 3:7), e deixou de levar em conta suas provocações.

Embora tivesse dito, e tivesse motivo para dizê-lo, que os destruiria, ainda assim, arrependeu-se conforme a multidão de suas misericórdias e revogou a sentença. Ainda que não seja homem para se arrepender no sentido de mudar de ideia, ainda assim, é um Deus bondoso que se compadece de nós e muda sua maneira de agir.

[2.] Como um Deus de verdade. Lembrou-se de sua aliança em favor deles e cumpriu cada palavra que havia dito. Por piores que fossem, não romperia com eles, porque não romperia sua própria promessa.

[3.] Como um Deus de poder, que tem todos os corações nas mãos e os dirige para onde quer. Fez com que até os que os haviam levado cativos, odiado e governado com rigor tivessem compaixão deles.

Ele não apenas conteve o restante da cólera de seus inimigos para que não os consumisse por completo, mas infundiu compaixão até em seus corações de pedra e os fez abrandar-se, algo que nenhuma habilidade humana, mesmo com toda a força da retórica, teria conseguido.

Repare: Deus pode transformar leões em cordeiros. Quando os caminhos de alguém agradam ao Senhor, ele fará até seus inimigos terem compaixão dessa pessoa e viverem em paz com ela. Quando Deus se compadece, os homens se compadecerão. Tranquillus Deus tranquillat omnia: um Deus em paz conosco põe todas as coisas em paz.

II. O salmo termina com oração e louvor:

  1. Oração pela conclusão da libertação de seu povo. Mesmo quando o Senhor fez voltar o cativeiro de seu povo, continuamente havia motivo para orar: “Senhor, faze voltar nosso cativeiro” (Salmos 126:1, 4).

Assim também aqui (v. 47): “Salva-nos, ó Senhor nosso Deus! E reúne-nos dentre os gentios.” Podemos supor que muitos dos que foram obrigados a ir para terras estrangeiras no tempo dos juízes, como Noemi (Rute 1:1), não haviam voltado no começo do reinado de Davi, pois o tempo de Saul era desanimador.

Por isso, era oportuno orar: “Senhor, reúne dentre os gentios os israelitas dispersos, para dar graças ao teu santo nome.” A oração não pedia apenas que tivessem motivos e disposição para agradecer, mas também oportunidade de fazê-lo nos átrios da casa do Senhor, dos quais agora estavam banidos.

Assim poderiam triunfar em seu louvor sobre aqueles que, com desprezo, os haviam desafiado a cantar o cântico do Senhor em terra estrangeira.

  1. Louvor pelo início e pelo progresso da libertação (v. 48): “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, de eternidade a eternidade.” Ele é um Deus bendito desde a eternidade e continuará a sê-lo por toda a eternidade. Que todos os seus adoradores o louvem.

Digam-no os sacerdotes e, então, diga todo o povo: Amém, aleluia! Assim manifestam sua alegre concordância com todas essas orações, louvores e confissões. De acordo com essa rubrica ou orientação, vemos que, quando este salmo, ou ao menos seus versículos finais, era cantado, todo o povo dizia Amém e louvava ao Senhor com um Aleluia.

Essas duas palavras abrangentes são muito apropriadas nas reuniões religiosas para mostrar que o povo se une aos seus ministros nas orações e nos louvores que estes oferecem a Deus, conforme sua vontade, como porta-vozes da congregação: Amém às orações e aleluia aos louvores.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra