Salmos 105
Argumento
Alguns salmos de louvor são muito curtos, outros muito longos. Isso nos ensina que, em nossas devoções, devemos prestar mais atenção ao que acontece em nosso coração do que à passagem do tempo.
Não devemos nos prolongar além da medida por desejar ser longos, nem nos limitar demais por desejar ser breves. Oremos ou por mais ou por menos tempo, conforme encontramos em nosso coração disposição para orar.
Este é um salmo longo. Seu propósito geral é o mesmo da maioria dos salmos: expor a glória de Deus. Mas o assunto é particular.
Cada vez que nos aproximamos do trono da graça, podemos, se quisermos, tirar da palavra de Deus novos cânticos e novos pensamentos. Podemos buscá-los na história do Novo Testamento, assim como este salmo os busca na história do Antigo. Tão abundante, variado e inesgotável é o assunto.
No salmo anterior, é-nos ensinado que louvemos a Deus por suas obras maravilhosas da providência comum em relação ao mundo em geral. Neste, somos orientados a louvá-lo pelos favores especiais que concedeu à sua igreja.
Encontramos os onze primeiros versículos deste salmo no início daquele cântico que Davi entregou a Asafe para ser usado, ao que parece, no serviço diário do santuário, quando a arca foi colocada no lugar que ele havia preparado para ela.
Isso mostra tanto quem o escreveu quanto quando e em que ocasião foi escrito, 1 Crônicas 16:7, etc. Por meio dele, Davi tinha o desígnio de instruir seu povo sobre a obrigação de permanecer fiel à sua santa religião. Aqui estão o prefácio (vv. 1-7) e a história propriamente dita, dividida em diversas partes:
I. A aliança de Deus com os patriarcas, vv. 8-11. II. Seu zelo por eles enquanto eram estrangeiros, vv. 12-15. III. A elevação de José para ser o pastor e a pedra de Israel, vv. 16-22.
IV. A multiplicação de Israel no Egito e sua libertação de lá, vv. 23-38. V. O zelo que Deus teve por eles no deserto e sua estabilidade em Canaã, vv. 39-45.
Ao cantar este salmo, devemos dar glória a Deus por sua sabedoria e poder, sua bondade e fidelidade.
Devemos reconhecer que temos parte na história da igreja do Antigo Testamento, tanto porque a ela foram confiados os oráculos de Deus, que são nosso tesouro, quanto porque dela veio Cristo e aquelas coisas lhe aconteceram para servir de exemplo.
Versículos 1 a 7
Um Convite ao Louvor.
Nossa devoção é aqui calorosamente estimulada. Somos despertados para que despertemos a nós mesmos a louvar a Deus. Observe:
I. Os deveres aos quais somos chamados. São muitos, mas todos visam dar a Deus a glória devida ao seu nome:
Devemos dar-lhe graças, pois ele sempre foi nosso generoso benfeitor e exige apenas que agradeçamos seus favores: retribuição pobre diante do muito que recebemos.
Invoquem seu nome, pois dependem dele para receber favores ulteriores. Pedir misericórdias ulteriores em oração é aceito como reconhecimento das anteriores. Porque ele inclinou seu ouvido para mim, eu o invocarei.
“Tornai conhecidos os seus feitos” (v. 1), para que outros se juntem a vocês no louvor a Deus. “Falai de todas as suas obras maravilhosas” (v. 2), como falamos das coisas que enchem nosso coração, que nos comovem profundamente e com as quais desejamos encher o coração de outros.
As obras maravilhosas de Deus devem ser assunto de nossas conversas habituais com nossos familiares e amigos.
Devemos falar delas quando estivermos sentados em casa e quando andarmos pelo caminho (Deuteronômio 6:7), não apenas para nos entreter, mas para estimular a devoção e animar a nossa fé e esperança em Deus e as dos outros.
Até as coisas sagradas podem ser assunto de conversa comum, desde que tratadas com a devida reverência.
Cantem salmos para a honra de Deus, como pessoas que se alegram nele e desejam testemunhar essa alegria para animar outros e transmiti-la à posteridade. Antigamente, quando a escrita era escassa, acontecimentos memoráveis eram passados adiante por meio de cânticos.
Gloriem-se em seu santo nome. Os que têm disposição para se gloriar não devem vangloriar-se de seus talentos e feitos, mas de conhecerem a Deus e de sua relação com ele, Jeremias 9:23, 24.
Segundo alguns, a expressão é: Louvem seu santo nome. Mas o sentido vem a ser o mesmo, pois, quando nos gloriamos nele, damos glória a ele.
- Busquem-no. Façam dele sua felicidade e, depois, persigam essa felicidade por todos os caminhos que ele designou. Busquem o Senhor e sua força, isto é, a arca de sua força. Busquem-no no santuário, pelo caminho que ele designou para que o buscássemos.
Busquem sua força, isto é, sua graça, a força do seu Espírito para realizar em vocês o que é bom. Não podemos fazer isso senão pela força que dele recebemos e que lhe devemos pedir.
Busquem o Senhor e sejam fortalecidos: assim leem diversas versões antigas. Os que desejam ser fortalecidos no homem interior precisam buscar força em Deus pela fé e pela oração.
Busquem sua força e, depois, busquem sua face. Por meio da força dele, esperamos obter dele seu favor, como Jacó obteve, Oseias 12:3.
“Buscai continuamente sua face. Buscai desfrutar seu favor por toda a eternidade; por isso, continuai a buscá-lo até o fim do tempo de vossa provação.”
“Buscai-o enquanto viverdes neste mundo e o tereis enquanto viverdes no outro. Mesmo ali continuareis a buscá-lo para sempre, num progresso infinito, e ainda assim estareis para sempre satisfeitos nele.”
- Alegre-se o coração daqueles que o buscam (v. 3). Escolheram bem, estão firmemente estabelecidos e bem ocupados. Podem ter certeza de que seu trabalho não será em vão, pois Deus não apenas será encontrado: será encontrado como aquele que recompensa os que o buscam com diligência.
Se os que buscam o Senhor têm motivos para alegrar-se, quanto mais os que já o encontraram.
II. Algumas razões para nos despertar a esses deveres:
- “Considerai tanto o que Deus disse quanto o que fez para ligar-nos a ele para sempre. Vós vos vereis sob toda obrigação possível de dar-lhe graças e invocar seu nome se vos lembrardes das maravilhas que devem deixar em vós impressões profundas e duradouras:”
“Das maravilhas de sua providência realizadas em vosso favor e em favor dos que vos precederam; das obras maravilhosas que ele fez, que serão lembradas para sempre pelos atentos e gratos; das maravilhas de sua lei, que vos escreveu e vos confiou; dos juízos de sua boca, assim como dos juízos de sua mão”, v. 5.
- “Considerai vossa relação com ele (v. 6): sois descendência de Abraão, seu servo. Nascestes em sua casa e, por isso, tendes direito aos privilégios de seus servos, a proteção e o sustento.”
“Também estais obrigados a cumprir os deveres dos servos: atender ao vosso Senhor, olhar por sua honra, obedecer a seus mandamentos e fazer o que puderdes para promover seus interesses.”
“Sois filhos de Jacó, seu escolhido, e sois escolhidos e amados por causa dos antepassados. Por isso, deveis seguir os passos daqueles cujas honras herdais. Sois filhos de pais piedosos; não degenereis. Sois a igreja de Deus na terra. Se não o louvardes, quem deveria fazê-lo?”
- Considerem o interesse que vocês têm nele: ele é o Senhor nosso Deus, v. 7. Dependemos dele, somos dedicados a ele e nele está nossa esperança. Não deveria um povo buscar o seu Deus (Isaías 8:19) e louvar o seu Deus? Daniel 5:4.
Ele é Jeová, nosso Deus. Aquele que é nosso Deus existe por si mesmo e é autossuficiente; tem poder irresistível e soberania incontestável. Seus juízos estão em toda a terra: governa o mundo inteiro com sabedoria e dá leis a todas as nações, até às que não o conhecem. A terra está cheia das provas de seu poder.
Versículos 8 a 24
A Promessa Divina aos Patriarcas; Providências Relativas aos Patriarcas.
Aqui nos é ensinado que, ao louvar a Deus, olhemos muito para trás e lhe demos a glória pelo que fez em favor de sua igreja em épocas antigas, sobretudo quando ela estava sendo fundada e formada. Os que vivem em épocas posteriores se beneficiam disso e, por essa razão, devem dar graças.
Sem dúvida, podemos tirar das histórias dos evangelhos e dos Atos dos Apóstolos, que relatam o nascimento da igreja cristã, matéria tão apropriada para louvor quanto o salmista tira das histórias de Gênesis e Êxodo, que relatam o nascimento da igreja judaica. E nossas histórias superam muito as deles. Duas coisas são aqui motivo de louvor:
I. A promessa de Deus aos patriarcas, a grande promessa de dar à descendência deles a terra de Canaã por herança. Ela era uma figura da promessa de vida eterna feita em Cristo a todos os crentes.
Em todas as obras maravilhosas que Deus fez em favor de Israel, ele se lembrou de sua aliança (v. 8), e se lembrará dela para sempre. É a palavra que ordenou para mil gerações.
Veja o poder da promessa: é a palavra que ele ordenou e que terá efeito. Veja a duração da promessa: foi ordenada para mil gerações, e a transmissão hereditária dela não será interrompida.
Na passagem paralela, isso é apresentado como nosso dever (1 Crônicas 16:15): “Lembrai-vos sempre da sua aliança.” Deus não a esquecerá; por isso, nós também não devemos esquecê-la. A promessa é aqui chamada aliança porque exigia algo da parte do homem como condição.
Observe: 1. As pessoas com quem essa aliança foi feita: Abraão, Isaque e Jacó, avô, pai e filho, todos crentes eminentes, Hebreus 11:8, 9.
- As confirmações da aliança: ela foi assegurada por tudo o que é sagrado. É seguro o que foi jurado? É o juramento de Deus a Isaque e a Abraão. Veja a quem Deus jurou por si mesmo, Hebreus 6:13, 14.
É seguro o que foi transformado em lei? Ele confirmou a mesma promessa como lei, uma lei que nunca seria revogada. É seguro o que foi reduzido a contrato e compromisso mútuos? Ela foi confirmada como aliança eterna e inviolável.
- A própria aliança: “A ti darei a terra de Canaã”, v. 11. Os patriarcas tinham direito a ela, não pela providência, mas pela promessa. Sua descendência seria posta em sua posse, não pelos meios comuns de estabelecimento das nações, mas por milagres.
O próprio Deus a dará a eles, por assim dizer, com sua própria mão. Ela lhes será dada como a porção que Deus lhes destina e delimita, a porção de sua herança, um título seguro em virtude do nascimento. Virá a eles por descendência, não por compra; pelo favor de Deus, não por mérito próprio.
O Céu é a herança que obtivemos, Efésios 1:11. E esta é a promessa que Deus nos prometeu, assim como Canaã foi a promessa que lhes prometeu: a vida eterna, 1 João 2:25; Tito 1:2.
II. As providências de Deus relativas aos patriarcas enquanto esperavam o cumprimento dessa promessa. Elas nos mostram o zelo que Deus tem por seu povo neste mundo, enquanto ainda está deste lado da Canaã celestial.
Essas coisas lhes aconteceram como exemplos e fontes de ânimo para todos os herdeiros da promessa que, como eles, vivem pela fé.
- Eles foram maravilhosamente protegidos e abrigados e, como expressam os mestres judeus, reunidos sob as asas da Majestade divina. Isso é relatado nos vv. 12-15. Aqui podemos observar:
(1.) Como estavam expostos a injúrias dos homens. Aos três patriarcas famosos, Abraão, Isaque e Jacó, Deus fez promessas muito ricas. Repetidas vezes disse que seria o Deus deles.
Mas o cumprimento dessas promessas neste mundo era tão pouco proporcional a elas que, se não lhes tivesse preparado uma cidade no outro mundo, ele se teria envergonhado de ser chamado seu Deus (veja Hebreus 11:16), pois sempre foi generoso.
Ainda assim, mesmo neste mundo, ele não lhes faltou. Mas, para mostrar que fazia em favor deles coisas extraordinárias, submeteu-os a provas extraordinárias.
[1.] Eram poucos, muito poucos. Abraão foi chamado sozinho (Isaías 51:2). Tinha apenas dois filhos e expulsou um deles. Isaque tinha apenas dois, e um foi obrigado a fugir de sua terra por muitos anos.
Jacó teve mais filhos, mas alguns deles, em vez de defendê-lo, expuseram-no ao perigo quando, como ele mesmo argumenta (Gênesis 34:30), eram poucos em número.
Por isso, ele e sua casa poderiam ser facilmente destruídos pelos habitantes da terra. Os escolhidos de Deus são apenas um pequeno rebanho, poucos, muito poucos, e ainda assim são sustentados.
[2.] Eram estrangeiros e, por isso, os mais propensos a sofrer maus-tratos e receber tratamento estranho, além de terem menos condições de ajudar a si mesmos. Sua religião fazia com que fossem considerados estrangeiros (1 Pedro 4:4) e ridicularizados como aves malhadas, Jeremias 12:9.
Embora toda a terra fosse deles por promessa, ainda assim estavam tão longe de apresentar e reivindicar a concessão recebida que se confessavam estrangeiros nela, Hebreus 11:13.
[3.] Não tinham morada fixa (v. 13): “Passaram de uma nação a outra”, de uma parte daquela terra a outra, pois ela estava então sob posse e ocupação de diversas nações (Gênesis 12:8; 13:3, 18). Ou melhor, “de um reino a outro povo”: de Canaã ao Egito, do Egito à terra dos filisteus.
Isso necessariamente os enfraquecia e expunha a perigos, mas a fome os obrigou a mudar-se. Repare: embora mudanças frequentes não sejam desejáveis nem recomendáveis, ainda assim às vezes há motivo justo e necessário para elas, e elas podem ser a sorte de algumas das melhores pessoas.
(2.) Como foram guardados pela providência especial de Deus. Sua sabedoria e seu poder foram tanto mais engrandecidos porque os patriarcas estavam expostos de tantas maneiras, v. 14, 15. Eles não conseguiam ajudar a si mesmos e, no entanto:
[1.] A nenhum homem foi permitido prejudicá-los. Mesmo aqueles que os odiavam e teriam gostado de lhes causar dano tiveram as mãos atadas e não puderam fazer o que queriam.
Isso pode referir-se a Gênesis 35:5, onde encontramos o terror de Deus, uma restrição inexplicável, sobre as cidades ao redor deles. Assim, embora provocadas, essas cidades não perseguiram os filhos de Jacó.
[2.] Até reis coroados, que tentaram prejudicá-los, foram não apenas contidos e repreendidos por isso, mas controlados e frustrados.
Deus censurou reis por causa deles em sonhos e visões, dizendo: “Não toqueis nos meus ungidos; se o fizerdes, correreis perigo. Ou melhor, não estará em vosso poder fazê-lo; não causeis prejuízo aos meus profetas.”
O faraó, rei do Egito, foi afligido por pragas (Gênesis 12:17), e Abimeleque, rei de Gerar, foi severamente repreendido (Gênesis 20:6) por prejudicarem Abraão.
Repare: Primeiro, até os próprios reis estão sujeitos à repreensão de Deus se agirem mal. Segundo, os profetas de Deus são seus ungidos, pois receberam a unção do Espírito, aquele óleo de alegria, 1 João 2:27.
Terceiro, os que tentam tocar nos profetas de Deus com o desígnio de prejudicá-los podem esperar que Deus lhes peça contas, de um modo ou de outro. Deus zela por seus profetas: quem os toca, toca na menina dos seus olhos.
Quarto, mesmo os que tocam nos profetas, ou melhor, os que matam os profetas, como muitos fizeram, não conseguem causar-lhes prejuízo algum, nenhum prejuízo real. Por último, os profetas ungidos de Deus lhe são mais queridos do que os próprios reis ungidos. A mão de Jeroboão ressecou quando ele a estendeu contra um profeta.
- Eles receberam provisão e suprimento maravilhosos. Também aqui: (1.) Foram levados a grande necessidade. Mesmo em Canaã, a terra da promessa, Deus convocou a fome, v. 16.
Repare: todos os juízos vêm quando Deus os chama. Nenhum lugar está isento de sua visita e autoridade quando ele os envia com uma missão. Para provar a fé dos patriarcas, Deus quebrou todo o sustento do pão até naquela boa terra, para que vissem claramente que lhes destinava uma pátria melhor.
(2.) Deus, por sua graça, zelou pelo alívio deles. Era em obediência à sua ordem e na dependência de sua promessa que agora peregrinavam em Canaã. Por isso, para preservar sua honra, ele não podia permitir que lhes sobreviesse mal algum nem que lhes faltasse coisa boa alguma.
Assim como impediu um faraó de prejudicá-los, assim levantou outro para lhes fazer o bem ao elevar José a um cargo e lhe confiar responsabilidades, cuja história temos aqui resumida. Ele seria o pastor e a pedra de Israel e manteria viva aquela santa descendência, Gênesis 49:24; 50:20. Para isso:
[1.] Ele foi humilhado, profundamente humilhado (v. 17, 18): Deus enviou adiante deles um homem, o próprio José. Muitos anos antes do início da fome, ele foi enviado à frente para sustentá-los durante ela. Tão amplas são a previsão e a antecipação da Providência, e tão longe ela alcança.
Mas em que condição foi para o Egito aquele que prepararia ali a recepção da igreja? Não foi como embaixador, não, nem sequer como agente comercial ou comissário. Foi vendido para lá como servo, escravo pelo resto da vida, sem qualquer perspectiva de libertação.
Isso já era uma condição bastante baixa e, ao que parece, o afastava muito de qualquer possibilidade de grandeza. Ainda assim, foi rebaixado mais: tornou-se prisioneiro (v. 18). “Feriram-lhe os pés com grilhões.”
Foi injustamente acusado de um crime da gravidade de um estupro contra sua senhora. O ferro entrou em sua alma, isto é, causou-lhe muita dor. A falsa acusação que o levou à prisão lhe causou dor de modo especial e lhe atingiu o coração. Mesmo assim, tudo isso foi o caminho para seu cargo elevado.
[2.] Ele foi exaltado, muito exaltado. Permaneceu preso, sem julgamento nem fiança, até o tempo designado por Deus para sua libertação (v. 19), quando sua palavra se cumpriu, isto é, quando suas interpretações dos sonhos se realizaram e a notícia chegou aos ouvidos do faraó pelo copeiro-mor.
Então a palavra do Senhor o inocentou. O poder que Deus lhe deu para predizer o futuro removeu o descrédito que sua senhora lançara sobre ele, pois ninguém poderia pensar que Deus concederia tal poder a um homem tão mau como ela o retratara.
A palavra de Deus o provou, provou sua fé e sua paciência, e então veio com poder para ordenar sua libertação. Há um tempo determinado em que a palavra de Deus virá consolar todos os que nela confiam, Habacuque 2:3. “No fim falará, e não mentirá.”
Deus deu a palavra, e então o rei mandou soltá-lo, pois o coração do rei está na mão do Senhor. Ao perceber que José era favorecido pelo Céu, o faraó:
Primeiro, libertou-o da prisão (v. 20): “Deixou-o ir em liberdade.” Muitas vezes, por reviravoltas maravilhosas da providência, Deus defendeu a causa da inocência oprimida.
Segundo, elevou-o aos mais altos cargos de honra, v. 21, 22. Fez dele camareiro-mor de sua casa, pois o tornou senhor de sua casa. Ou melhor, deu-lhe o cargo de tesoureiro-mor, governante de todos os seus bens.
Fez dele o primeiro-ministro do Estado, presidente de seu conselho, para comandar seus príncipes como lhe agradasse e ensinar-lhes sabedoria, além de general de suas tropas. “Segundo tua palavra se governará todo o meu povo”, Gênesis 41:40, 43, 44.
Fez dele o juiz supremo, para julgar até seus senadores e punir os desobedientes. Em tudo isso, José foi designado para ser:
Um pai para a igreja daquele tempo, salvando a casa de Israel da morte pela fome. Tornou-se grande para fazer o bem, sobretudo aos da família da fé.
Uma figura de Cristo que viria. Porque se humilhou e assumiu a forma de servo, Cristo foi grandemente exaltado e todo o julgamento lhe foi confiado.
Tendo José sido enviado adiante e posto em condições de sustentar toda a casa de seu pai, Israel também entrou no Egito (v. 23). Ali, Jacó e todos os seus receberam provisão muito honrosa e confortável por muitos anos.
Assim, a igreja do Novo Testamento tem um lugar preparado para ela até no deserto, onde é sustentada por um tempo, tempos e metade de um tempo, Apocalipse 12:14. Certamente será alimentada.
- Eles se multiplicaram maravilhosamente, segundo a promessa feita a Abraão de que sua descendência seria numerosa como a areia do mar, v. 24. No Egito, Deus aumentou muito o seu povo. Multiplicaram-se como peixes e, em pouco tempo, tornaram-se mais fortes que seus inimigos e temíveis para eles.
O faraó reparou nisso, Êxodo 1:9: “Os filhos de Israel são mais numerosos e mais fortes do que nós.” Quando Deus quer, um pequeno se tornará mil. E as promessas de Deus, embora atuem lentamente, ainda assim atuam com certeza.
Versículos 25 a 45
A Libertação de Israel do Egito.
Depois da história dos patriarcas, vem aqui a história do povo de Israel, quando se tornou uma nação.
I. Sua aflição no Egito (v. 25): Deus mudou o coração dos egípcios, que antes os haviam protegido, para que os odiassem e agissem com astúcia contra eles. A bondade de Deus para com seu povo exasperou os egípcios.
Embora sua antiga antipatia pelos hebreus, da qual lemos em Gênesis 43:32; 46:34, tivesse adormecido por algum tempo, ainda assim agora reviveu com mais violência do que nunca. Antes os odiavam porque os desprezavam; agora, porque os temiam.
Agiram com astúcia contra eles: empregaram toda a sua sagacidade política para descobrir meios de enfraquecê-los, consumi-los e impedir que crescessem. Impuseram-lhes cargas pesadas, amargaram-lhes a vida e abateram seus filhos homens assim que nasceram.
A maldade é astuta para destruir: Satanás tem a astúcia da serpente, com seu veneno. Foi Deus quem voltou o coração dos egípcios contra eles, pois cada criatura é para nós aquilo que ele a faz ser, amiga ou inimiga. Embora Deus não seja o autor dos pecados humanos, ainda assim serve-se deles para seus próprios propósitos.
II. Sua libertação do Egito, aquela obra maravilhosa que, para nunca ser esquecida, foi posta no prefácio dos dez mandamentos. Observe:
- Os instrumentos empregados nessa libertação (v. 26): “Enviou Moisés, seu servo”, para cumprir essa missão, e associou Arão a ele na mesma comissão. Moisés estava destinado a ser seu legislador e magistrado principal; Arão, seu sumo sacerdote.
Por isso, para que o povo os respeitasse mais e se submetesse a eles com maior alegria, Deus se serviu deles como seus libertadores.
- Os meios de realizar essa libertação: as pragas do Egito. Moisés e Arão obedeceram às ordens recebidas ao convocá-las exatamente como Deus havia designado. Não se rebelaram contra a palavra dele (v. 28), como fez Jonas, que foi enviado para anunciar os juízos de Deus contra Nínive, mas foi para Társis.
Nem o temor insensato da cólera do faraó nem uma compaixão insensata pela miséria do Egito levaram Moisés e Arão a abrandar ou retardar qualquer das pragas que Deus lhes mandou infligir aos egípcios. Estenderam a mão para aplicá-las como ele designara.
Aqueles a quem é dada a instrução de executar um juízo descobrirão que sua negligência é interpretada como rebelião contra a palavra de Deus. As pragas do Egito são chamadas aqui de sinais e maravilhas de Deus (v. 27). Eram não apenas provas de seu poder, mas sinais de sua cólera, a serem contemplados com admiração e santo temor.
Eles mostraram as palavras dos seus sinais, como diz o original, pois cada praga vinha acompanhada de uma explicação. Ao contrário das obras comuns da criação e da providência, não eram sinais silenciosos, mas sinais que falavam, e falavam em voz alta.
Todas as pragas, ou a maioria delas, são especificadas aqui, embora não na ordem em que foram infligidas.
(1.) A praga das trevas, v. 28. Foi uma das últimas, embora seja mencionada aqui em primeiro lugar. Deus enviou as trevas e, como elas vieram por sua ordem, vieram com eficácia: sua ordem produziu a escuridão.
Então eles, isto é, o povo de Israel, não se rebelaram contra a palavra de Deus. Segundo alguns, trata-se da ordem que lhes teria sido dada de circuncidar todos os que ainda não haviam sido circuncidados; os três dias de trevas lhes serviriam de proteção enquanto a cumpriam.
A tradução antiga segue a Septuaginta e lê: “Não foram obedientes à sua palavra.” Isso pode ser aplicado ao faraó e aos egípcios, que, apesar do terror dessa praga, não deixaram o povo ir. Contudo, não há fundamento para essa leitura no hebraico.
(2.) A transformação do rio Nilo, que eles idolatravam, e de todas as suas outras águas em sangue. Isso abateu seus peixes (v. 29) e os privou não apenas da bebida, mas também do mais delicado de seu alimento, Números 11:5.
(3.) As rãs, que a terra produziu em multidões e que irromperam contra eles, não só em tão grande número, mas com tanta força que não conseguiram impedi-las de entrar nos aposentos de seus reis e de seus grandes homens.
O coração destes estivera cheio de vermes ainda mais repugnantes e nocivos: o desprezo e a hostilidade tanto contra Deus quanto contra seu povo de Israel.
(4.) Moscas de diversas espécies enxamearam no ar deles, e piolhos, em suas roupas, v. 31; Êxodo 8:17, 24. Repare: Deus pode servir-se dos animais mais humildes, fracos e desprezíveis para castigar e humilhar opressores orgulhosos.
A impotência do instrumento necessariamente os humilha muito e lhes dá prova inegável da onipotência divina.
(5.) Pedras de granizo despedaçaram suas árvores, até as de madeira mais resistente em suas terras, e mataram suas videiras e suas outras árvores frutíferas, v. 32, 33. Em vez de chuva para nutrir as árvores, Deus lhes deu granizo para esmagá-las.
Com o granizo vieram trovões e relâmpagos tão intensos que o fogo corria pelo chão como se fosse um rio de enxofre em chamas, Êxodo 9:23.
(6.) Gafanhotos e lagartas destruíram todas as plantas feitas para servir ao homem e lhes tiraram o pão da boca, v. 34, 35. Veja a variedade de juízos de que Deus dispõe para afligir os opressores orgulhosos que não deixam seu povo ir.
Deus não enviou a mesma praga duas vezes. Quando outra se fez necessária, foi sempre uma nova, pois ele tem muitas flechas em sua aljava. Gafanhotos e lagartas são os exércitos de Deus. Por mais fracos que sejam individualmente, ele pode suscitar tantos que se tornem temíveis, Joel 1:4, 6.
(7.) Depois de mencionar todas as pragas, exceto a peste do gado e as úlceras, o salmista conclui com aquela que deu o golpe decisivo: a morte dos primogênitos, v. 36. No meio da noite, as alegrias e esperanças das famílias egípcias, a principal força e a flor daquela terra, foram todas mortas pelo anjo destruidor.
Não quiseram libertar o primogênito de Deus. Por isso, Deus tomou os primogênitos deles como represália e, assim, obrigou-os a dispensar também o seu, quando já era tarde demais para recuperar os próprios filhos. Quando Deus julga, ele vencerá; os que contendem com ele certamente acabarão como perdedores.
- As misericórdias que acompanharam essa libertação. Durante a escravidão: (1.) Tinham empobrecido, e ainda assim saíram ricos e abastados. Deus não apenas os fez sair, mas os fez sair com prata e ouro, v. 37.
Deus lhes deu condições de pedir e recolher as contribuições de seus vizinhos, que de fato eram apenas parte do pagamento pelo serviço prestado a eles, e inclinou os egípcios a lhes fornecer o que pediam.
A riqueza dos egípcios pertencia a Deus; portanto, ele tinha o direito de dá-la aos israelitas. O coração dos egípcios estava em sua mão; portanto, ele tinha o poder de dá-la.
(2.) A vida deles havia sido amargada, e o corpo e o espírito, abatidos pela escravidão. Contudo, quando Deus os fez sair, não havia sequer uma pessoa fraca entre suas tribos: ninguém doente, nem mesmo adoentado.
Saíram na mesma noite em que a praga atingiu todos os primogênitos do Egito e, mesmo assim, saíram todos com boa saúde. Não levaram consigo nenhuma das doenças do Egito. Certamente nunca se viu coisa semelhante: entre tantos milhares, não havia um único doente!
Era, portanto, muito falsa a versão que os inimigos dos judeus deram mais tarde desse acontecimento, dizendo que todos sofriam de lepra ou de alguma doença repugnante e que, por isso, os egípcios os expulsaram de sua terra.
(3.) Tinham sido pisados e insultados; contudo, saíram com honra (v. 38): “O Egito se alegrou quando eles partiram.” Deus os havia reconhecido como seu povo e defendido sua causa de modo tão maravilhoso que o temor de Israel caiu sobre os egípcios, e estes reconheceram que haviam sido frustrados e vencidos.
Deus pode fazer, e fará, de sua igreja uma pedra pesada para todos os que tentam erguê-la e deslocá-la. Assim, esses considerarão uma felicidade conseguir sair do seu caminho, Zacarias 12:3. Quando Deus julga, ele vencerá.
(4.) Haviam passado seus dias em tristeza e suspiros por causa da escravidão. Agora, porém, Deus os fez sair com alegria e júbilo, v. 43. O clamor de dor no Egito era alto, pois todos os seus primogênitos haviam sido abatidos; mas os gritos de alegria de Israel eram igualmente altos.
Assim foi tanto quando olharam para trás, para a terra da escravidão da qual haviam sido libertos, quanto quando olharam para a frente, para a terra agradável à qual se dirigiam. Deus pôs então um novo cântico na boca deles.
- O zelo especial que Deus teve por eles no deserto. (1.) Quanto à proteção. Além do dossel do céu, proveu-lhes outro dossel celestial: “Estendeu uma nuvem por cobertura” (v. 39). Para eles, ela não era apenas abrigo e guarda-sol, mas um dossel de honra.
Muitas vezes uma nuvem foi o pavilhão de Deus (Salmos 18:11); agora foi o de Israel, pois eles também eram seus protegidos ocultos.
(2.) Quanto à orientação e ao refrigério na escuridão. Deus designou uma coluna de fogo para dar luz à noite, para que nunca ficassem sem rumo.
Repare: Deus, por sua graça, provê contra todos os males que afligem seu povo e lhe fornece auxílio adequado a cada situação, de dia e de noite, até que chegue ao céu, onde será dia por toda a eternidade.
(3.) Alimentou-os tanto com o necessário quanto com iguarias. Às vezes, supria suas mesas com aves silvestres (v. 40): “O povo pediu, e ele trouxe codornizes.” Quando não lhes dava esse banquete, ainda assim eram abundantemente saciados com o pão do céu.
São de fato exigentes e cobiçosos os que não se contentam com isso. O homem comeu alimento dos anjos, continuamente e de graça.
Assim como cada pedaço que comiam continha um milagre, assim também cada gota que bebiam: “Abriu a rocha, e as águas jorraram”, v. 41. Pela providência comum, a água vem do céu e o pão, da terra. Para Israel, porém, o poder divino trouxe pão das nuvens e água das rochas.
Isso mostra quanto o Deus da natureza está longe de ser limitado pelas leis e pelo curso da natureza. A água não jorrou uma só vez: correu como um rio, abundante e continuamente, acompanhando o acampamento em todos os seus deslocamentos.
Por isso se diz que a rocha os seguiu (1 Coríntios 10:4). O que aumentou o milagre foi que esse rio de Deus, como na verdade podia ser chamado, correu por lugares secos e, ainda assim, não foi absorvido e perdido nas areias do deserto da Arábia, como seria de esperar.
A isso alude a promessa: darei rios no deserto, para dar de beber aos meus escolhidos, Isaías 43:19, 20.
- Sua entrada, por fim, em Canaã (v. 44): “Deu-lhes as terras dos gentios” e os pôs na posse daquilo que por muito tempo lhes havia dado esperança de possuir. Israel desfrutou do que os cananeus haviam obtido com seu trabalho: “Herdaram o trabalho dos povos.” A riqueza do pecador fica guardada para o justo.
Os egípcios haviam herdado por muito tempo o trabalho dos israelitas; agora estes herdavam o trabalho dos cananeus. Assim, às vezes um inimigo da igreja é levado a pagar a dívida de outro.
- Os motivos pelos quais Deus fez tudo isso em favor deles. (1.) Porque ele próprio cumpriria as promessas da palavra, v. 42. Eram indignos e ingratos; contudo, Deus fez essas grandes coisas em favor deles porque se lembrou da palavra de sua santidade, isto é, de sua aliança com Abraão, seu servo.
Ele não permitiria que nem uma letra nem um traço daquela palavra caíssem por terra. Veja Deuteronômio 7:8.
(2.) Porque queria que cumprissem os preceitos da palavra; vinculá-los a isso foi a maior bondade que podia lhes conceder. Pôs Canaã em sua posse não para que vivessem na fartura e no prazer, no conforto e na honra, ostentando grandeza entre as nações, mas para que observassem seus estatutos e guardassem suas leis.
Deus queria que, constituídos como povo, estivessem sob o governo direto de Deus, e a religião revelada fosse a base de sua constituição nacional. Queria que, tendo recebido uma boa terra, pudessem levar dos seus frutos sacrifícios ao altar de Deus.
E queria que, tendo ele assim lhes feito bem, pudessem receber sua lei com mais alegria, concluindo que ela também visava ao seu bem, e reconhecer, por gratidão, o dever de viver em obediência a ele.
Portanto, fomos criados, sustentados e redimidos para viver em obediência à vontade de Deus. O aleluia com que o salmo termina pode ser entendido tanto como um reconhecimento agradecido dos favores de Deus quanto como uma concordância alegre com esse grande propósito deles. Deus fez tanto por nós e, ainda assim, espera tão pouco de nós? Louvem ao Senhor.