Matthew Henry

Salmos 104

Argumento

É muito provável que este salmo tenha sido escrito pela mesma pessoa e na mesma época que o anterior, pois começa como aquele termina, com “Bendize, ó minha alma, ao Senhor!”, e também termina assim.

O estilo, de fato, é um tanto diferente, porque o assunto também é. O alcance do salmo anterior era celebrar a bondade de Deus e sua terna misericórdia e compaixão, para as quais um estilo suave e doce era o mais adequado.

O alcance deste é celebrar sua grandeza, majestade e domínio soberano, o que deve ser feito nos versos de poesia mais grandiosos e elevados. No salmo anterior, Davi deu glória a Deus pela misericórdia e pelo amor de sua aliança para com o seu próprio povo.

Neste, dá-lhe glória por suas obras de criação e providência, por seu domínio sobre todas as criaturas e por sua generosidade para com elas. Lá, Deus é louvado como o Deus da graça; aqui, como o Deus da natureza.

E este salmo se dedica inteiramente a esse assunto. Não é como o Salmo 19, que começa por ele, mas passa à consideração da lei divina; nem como o Salmo 8, que fala dele apenas profeticamente e com os olhos voltados para Cristo.

Juízes muito competentes consideram que este nobre poema supera em muito os poetas gregos e latinos em qualquer assunto dessa natureza.

Isso vale não só para a piedade e a devoção, que estão fora de discussão, mas também para a elevação da imaginação, o brilho das ideias, as viradas surpreendentes e todas as belezas e os ornamentos da expressão.

O salmista dá glória a Deus aqui por muitas coisas grandiosas: I. O esplendor de sua majestade no mundo superior, vv. 1-4. II. A criação do mar e da terra seca, vv. 5-9. III. A provisão que faz para o sustento de todas as criaturas segundo a natureza delas, vv. 10-18, 27, 28.

IV. O curso regular do sol e da lua, vv. 19-24. V. O povoamento do mar, v. 25, 26. VI. O poder soberano de Deus sobre todas as criaturas, vv. 29-32. Por fim, ele conclui com a agradável e firme resolução de continuar louvando a Deus (vv. 33-35), à qual devemos nos unir de coração ao cantar este salmo.

Versículos 1 a 9

A Majestade Divina.

Quando nos dedicamos a qualquer serviço religioso, devemos incitar a nós mesmos a apegar-nos a Deus nele (Isaías 64:7).

É o que Davi faz aqui: “Vamos, minha alma, onde estás? Em que estás pensando? Há trabalho a fazer, um bom trabalho, trabalho de anjos. Dedica-te a ele com empenho; que todas as tuas forças e faculdades se empenhem e se empreguem nele: bendize, ó minha alma, ao Senhor!” Nestes versículos:

I. O salmista ergue os olhos para a glória divina que resplandece no mundo superior. Embora seja uma das coisas invisíveis, a fé é a prova dela. Com que reverência e santo temor ele começa sua meditação com este reconhecimento: “Ó Senhor, meu Deus, tu és mui grande!”

É alegria para os santos que aquele que é seu Deus seja um Deus grande. A grandeza do príncipe é o orgulho e o prazer de todos os seus bons súditos. A majestade de Deus é apresentada aqui por vários exemplos que fazem alusão à figura que os grandes príncipes desejam ostentar em suas aparições públicas.

Seu aparato, comparado com o de Deus, mesmo o dos reis orientais que mais apreciavam a pompa, é apenas como a luz de um vaga-lume diante da luz do sol quando sai em todo o seu vigor. Os príncipes parecem grandes:

  1. Em suas vestes. E quais são as vestes de Deus? “Estás vestido de honra e majestade”, v. 1. Deus é visto em suas obras, e elas proclamam que ele é infinitamente sábio e bom, e tudo o que é grandioso. “Tu te cobres de luz como de um manto”, v. 2.

“Deus é luz” (1 João 1:5), “o Pai das luzes” (Tiago 1:17); ele “habita na luz” (1 Timóteo 6:16) e dela se reveste. A morada de sua glória fica no mais alto céu, naquela luz criada no primeiro dia, Gênesis 1:3.

De todos os seres visíveis, a luz é o que mais se aproxima da natureza de um espírito. Por isso, Deus tem por bem cobrir-se com ela, isto é, revelar-se sob essa semelhança, assim como os homens são vistos nas roupas com que se cobrem. Só assim, pois sua face não pode ser vista.

  1. Em seus palácios ou pavilhões, quando saem a campo. E quais são o palácio e o pavilhão de Deus? Ele estende os céus como uma cortina, v. 2. Foi o que fez no princípio, quando criou o firmamento, cujo nome em hebraico vem de sua expansão ou extensão, Gênesis 1:7.

Fez o firmamento para separar as águas, assim como uma cortina divide dois aposentos. E continuamente faz isso: agora estende os céus como uma cortina, mantém-nos estendidos, e eles permanecem até hoje conforme sua ordenança.

As regiões do ar estão estendidas ao redor da terra, como uma cortina ao redor de uma cama para mantê-la aquecida. Também se interpõem entre nós e o mundo superior para atenuar sua luz ofuscante. Pois, embora Deus se cubra de luz, ainda assim, por compaixão de nós ele faz das trevas o seu pavilhão. Nuvens espessas o cobrem.

A imensidão desse pavilhão pode levar-nos a considerar como é grande, como é muito grande aquele que enche o céu e a terra.

Ele tem seus aposentos, suas câmaras superiores, como significa a palavra. Assenta as vigas delas sobre as águas, as águas acima do firmamento (v. 3), assim como fundou a terra sobre os mares e as correntezas, as águas debaixo do firmamento.

Embora o ar e a água sejam corpos fluidos, ainda assim, pelo poder divino, são mantidos tão coesos e firmes no lugar que lhes foi designado quanto um aposento sustentado por vigas e caibros. Que grande Deus é aquele cuja sala de audiência foi erguida e firmada desse modo!

  1. Em suas carruagens de cerimônia, com seus cavalos imponentes que dão muito esplendor às suas entradas. Deus, porém, faz das nuvens suas carruagens. Nelas, cavalga com força e rapidez, muito acima do alcance de qualquer oposição, sempre que agir por providências incomuns no governo deste mundo.

Desceu numa nuvem, como numa carruagem, ao monte Sinai para dar a lei e ao monte Tabor para proclamar o evangelho (Mateus 17:5). E anda, num passo suave, de fato, mas imponente, sobre as asas do vento. Veja Salmos 18:10, 11. Ele comanda os ventos, dirige-os como quer e serve-se deles para cumprir seus próprios propósitos.

  1. Em seu séquito ou cortejo de servidores. Aqui também Deus é muito grande, pois faz de seus anjos espíritos (v. 4). O apóstolo cita essa passagem (Hebreus 1:7) para provar a superioridade de Cristo sobre os anjos.

Diz-se aqui que os anjos são seus anjos e seus ministros, pois estão sob seu domínio e à sua disposição. Eles são ventos e uma chama de fogo, isto é, apareceram em vento e fogo, segundo alguns; ou são rápidos como os ventos e puros como as chamas. Ou ainda: ele os faz espíritos, como o apóstolo cita.

São seres espirituais. Sejam quais forem os veículos que possam ter, apropriados à natureza deles, é certo que não têm corpos como nós temos.

Por serem espíritos, estão muito mais afastados dos embaraços da natureza humana e muito mais estreitamente ligados às glórias da natureza divina. E são brilhantes, ágeis e ascendentes como o fogo, como uma chama de fogo.

Na visão de Ezequiel, iam e voltavam como um relâmpago, Ezequiel 1:14. Daí o nome serafins, os ardentes. Sejam eles o que forem, são aquilo que Deus os fez e continuamente os faz. Recebem dele sua existência, têm a existência que ele lhes deu, são mantidos em existência por ele, e ele faz deles o uso que lhe agrada.

II. Ele olha para baixo e ao redor, para o poder de Deus que resplandece neste mundo inferior. As glórias de sua corte não o ocupam a ponto de fazê-lo negligenciar sequer os mais remotos de seus territórios; não, nem mesmo o mar e a terra seca.

  1. Ele fundou a terra, v. 5. Embora a tenha suspenso sobre o nada (Jó 26:7), ponderibus librata suis, equilibrada por seu próprio peso, ainda assim, ela é tão imóvel como se tivesse sido posta sobre os alicerces mais seguros.

Edificou a terra sobre sua base. Assim, embora ela tenha sofrido um abalo perigoso pelo pecado do homem e a malícia do inferno a ataque, ainda assim, não será removida para sempre, isto é, até o fim dos tempos, quando terá de ceder lugar à nova terra.

Vale notar a paráfrase do dr. Hammond: “Deus fixou para a terra um lugar tão estranho que, sendo ela um corpo pesado, alguém pensaria que deveria cair a todo momento.”

“E, no entanto, qualquer que seja a direção em que imaginemos que ela se mova, terá de cair para cima, contrariando a natureza de tal corpo; por isso, sua única ruína possível seria cair no céu.”

  1. Ele estabeleceu limites para o mar, pois o mar também lhe pertence:

(1.) Pôs o mar dentro de limites na criação. No princípio, a terra, sendo o corpo mais pesado, naturalmente desceria e estava coberta pelo abismo (v. 6): “As águas estavam acima dos montes”. Assim, não era adequada para ser, como constava do desígnio, uma habitação para o homem.

Por isso, no terceiro dia, Deus disse: “Ajuntem-se num só lugar as águas debaixo do céu, e apareça a terra seca”, Gênesis 1:9. Essa ordem divina é chamada aqui de repreensão, como se Deus a tivesse dado por estar descontente com o fato de a terra estar coberta de água e imprópria para a habitação humana.

O poder acompanhou essa palavra. Por isso, ela também é chamada aqui de voz do seu trovão, uma voz poderosa que produz efeitos extraordinários, v. 7. Diante da sua repreensão, como se percebessem estar fora do lugar, as águas fugiram; retiraram-se às pressas.

Elas clamaram aos rochedos e montes para que as cobrissem, e não em vão, como se diz em outra ocasião (Salmos 77:16): “As águas te viram, ó Deus! As águas te viram e temeram.” Mesmo esses corpos fluidos receberam a impressão do terror de Deus.

Mas estaria o Senhor descontente com os rios? Não: isso foi para a salvação do seu povo, Habacuque 3:8, 13. Aqui também Deus repreendeu as águas por causa do homem, para preparar-lhe espaço; pois os homens não devem ser como os peixes do mar (Habacuque 1:14): precisam de ar para respirar.

Imediatamente, portanto, com toda a rapidez, as águas recuaram, v. 8. Passam por montes e vales, como dizemos, sobem pelos montes e descem pelos vales. Não pararão nos primeiros nem se demorarão nos últimos, mas seguem o caminho mais rápido para o lugar que você lhes fundou e ali fazem seu leito.

Que a obediência até das águas instáveis nos ensine a obedecer à palavra e à vontade de Deus. Acaso só o homem, entre todas as criaturas, será obstinado?

Que o recuo delas e seu repouso no lugar que lhes foi designado nos ensinem a aceitar o dispor daquela sábia providência que designa os limites de nossa habitação.

(2.) Ele mantém o mar dentro de seus limites, v. 9. As águas estão proibidas de ultrapassar os limites que lhes foram estabelecidos.

Não podem, e por isso não voltam a cobrir a terra. Fizeram isso uma vez, no dilúvio de Noé, porque Deus ordenou, mas nunca mais, porque ele o proíbe, tendo prometido não inundar novamente o mundo.

O próprio Deus se gloria desse exemplo de seu poder (Jó 38:8 e seguintes) e o usa como razão para que o temamos, Jeremias 5:22. Se considerássemos isso como devemos, o mundo permaneceria em reverente temor do Senhor e de sua bondade: as águas do mar logo cobririam a terra se Deus não as contivesse.

Versículos 10 a 18

A Generosidade Divina.

Depois de glorificar a Deus como poderoso protetor desta terra, por tê-la salvado de ser inundada, o salmista passa a reconhecê-lo como seu generoso benfeitor, que provê comodidades para todas as criaturas.

I. Ele lhes fornece água doce para beber: “Envia as fontes aos vales”, v. 10. De fato, há muita água no mar, suficiente para nos afogar, mas nem uma gota para nos refrescar, por maior que seja nossa sede, pois é toda salgada. Deus, portanto, providenciou bondosamente água própria para beber.

Os naturalistas discutem a origem das fontes; mas, quaisquer que sejam suas causas secundárias, aqui está a causa primeira. É Deus quem envia as fontes aos ribeiros, que correm suavemente entre os montes e recebem mais água da chuva que deles desce.

Essas fontes dão de beber não apenas ao homem e aos animais que lhe são diretamente úteis, mas a todos os animais do campo (v. 11). Pois onde Deus deu vida, provê os meios de sustentá-la e zela por todas as criaturas.

Até os jumentos selvagens, indomáveis e, por isso, inúteis ao homem, podem matar a sede livremente. Não temos motivo para lhes negar isso, pois somos mais bem providos, embora tenhamos nascido como a cria do jumento selvagem.

Temos razões para agradecer a Deus pela abundância de água limpa com que supriu a parte habitável de sua terra, que sem ela não seria habitável.

Devemos considerar grande misericórdia aquilo cuja falta seria grande aflição; quanto mais comum é o benefício, maior é a misericórdia. Usus communis aquarum — a água é comum a todos.

II. Ele lhes provê alimento apropriado, tanto aos homens quanto aos animais: os céus destilam gordura. Eles ouvem a terra, mas Deus os ouve, Oseias 2:21.

“Rega os montes desde suas câmaras” (v. 13), aquelas câmaras mencionadas no v. 3, cujas vigas ele assenta sobre as águas, essas câmaras de depósito, as nuvens que destilam chuvas fecundas.

Os montes, que não são regados pelos rios como o Egito era pelo Nilo, recebem a chuva do céu, chamada de rio de Deus (Salmos 65:9), como acontecia em Canaã, Deuteronômio 11:11, 12.

Assim, “a terra se satisfaz com o fruto de suas obras”, ou com a chuva que absorve, pois a terra sabe quando recebeu o bastante, e é lamentável que algum homem não saiba, ou com os produtos que faz brotar.

Produzir o fruto das obras de Deus em benefício do homem satisfaz a terra, pois desse modo cumpre o propósito de sua criação.

O alimento que Deus faz sair da terra (v. 14) é o fruto de suas obras, com o qual a terra se satisfaz. Observe como seus produtos são variados e valiosos.

  1. Para o gado há pasto; os animais de rapina, que não comem pasto, alimentam-se dos que comem. Para o homem há ervas, um tipo melhor de pasto, e não se deve desprezar uma refeição de ervas e raízes. Ou melhor: ele recebe vinho, azeite e pão, v. 15.

Quanto ao nosso alimento, podemos observar o que nos ajudará a ser tanto humildes quanto gratos.

(1.) Para sermos humildes, consideremos que dependemos necessariamente de Deus para tudo que sustenta esta vida. Vivemos de esmolas e ele nos mantém, pois nossas próprias mãos não nos bastam. Todo o nosso alimento vem da terra, lembrando-nos de onde fomos tirados e para onde devemos voltar.

Por isso, não devemos imaginar que podemos viver somente de pão, que alimenta apenas o corpo. Devemos buscar na palavra de Deus o alimento que permanece para a vida eterna.

Consideremos também que, nesse aspecto, dividimos o alimento com os animais: a mesma terra, o mesmo pedaço de chão que produz pasto para o gado, produz cereal para o homem.

(2.) Para sermos gratos, consideremos:

[1.] Que Deus provê não apenas para nós, mas também para nossos servos. O gado útil ao homem recebe zelo especial: cresce pasto em abundância para ele, ao passo que os leõezinhos, que não servem ao homem, muitas vezes passam necessidade e fome.

[2.] Que nosso alimento está perto de nós e ao nosso alcance. Habitamos na terra, e nela temos nosso depósito; não dependemos dos navios mercantes que trazem comida de longe, Provérbios 31:14.

[3.] Que temos, até dos produtos da terra, não apenas o necessário, mas adorno e deleite. Servimos a um Senhor tão bom.

Em primeiro lugar, a natureza precisa de algo que a sustente e repare seu desgaste diário? Aqui está o pão, que fortalece o coração do homem e por isso é chamado de sustentáculo da vida; ninguém que o tenha deve queixar-se de falta.

Em segundo lugar, a natureza vai além e deseja algo agradável? Aqui está o vinho, que alegra o coração, refresca os espíritos e lhes dá vivacidade quando usado com sobriedade e moderação, para que não apenas façamos nosso trabalho, mas o façamos com alegria.

É lamentável que aquilo que foi dado para reanimar o coração das pessoas e dar-lhes vigor em seu dever seja abusado até sobrecarregar o coração e torná-las incapazes de cumpri-lo.

Em terceiro lugar, a natureza fica ainda mais exigente e deseja também algo para adornar-se? A terra oferece isso: azeite para fazer o rosto brilhar, de modo que a expressão não seja apenas alegre, mas bela, e sejamos mais agradáveis uns aos outros.

  1. Ou melhor: a providência divina fornece o alimento adequado não só aos animais, mas também às plantas (v. 16): “As árvores do Senhor estão cheias de seiva.”

Não apenas as árvores cultivadas pelo homem, pelas quais ele zela e às quais está atento em seus pomares, parques e outros terrenos cercados, mas também as árvores de Deus, que crescem nos lugares selvagens e recebem zelo apenas de sua providência.

Elas estão cheias de seiva e não lhes falta alimento. Até os cedros do Líbano, numa floresta aberta, apesar de altos e volumosos e de precisarem de muita seiva, recebem da terra o suficiente. São árvores que ele plantou e que, portanto, protegerá e sustentará.

Podemos aplicar isso às árvores de justiça, que são plantação do Senhor em sua vinha. Estão cheias de seiva, pois Deus regará o que planta, e “os que são plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios de nosso Deus”, Salmos 92:13.

III. Ele zela para que tenham habitações adequadas onde morar. Ao homem, Deus deu discernimento para construir moradia para si e para o gado que o serve. Há, porém, criaturas às quais ele provê abrigo de modo mais imediato.

  1. As aves. Algumas, por instinto, fazem ninhos nos arbustos próximos aos rios (v. 12): junto às fontes que correm entre os montes, certas aves do céu têm sua morada e cantam entre os ramos. Cantam, conforme sua capacidade, para honra de seu Criador e benfeitor, e seu canto pode envergonhar nosso silêncio.

Nosso Pai celestial as alimenta (Mateus 6:26); por isso vivem tranquilas e alegres, sem se preocupar com o dia de amanhã. Como foram criadas para voar sobre a terra (como encontramos em Gênesis 1:20), fazem ninhos no alto, no topo das árvores (v. 17).

Parece que a natureza levou isso em conta ao plantar os cedros do Líbano, para que servissem de abrigo às aves. As que voam em direção ao céu não ficarão sem lugares de descanso. A cegonha é mencionada em particular; os abetos, muito altos, são sua casa e seu castelo.

  1. Os animais menores (v. 18): as cabras selvagens, que não têm força nem rapidez para se proteger, são guiadas pelo instinto até as montanhas altas, onde encontram refúgio. Os coelhos, também indefesos, abrigam-se nas rochas e dali desafiam os predadores.

Se Deus assim provê para as criaturas inferiores, não será ele mesmo refúgio e morada para seu próprio povo?

Versículos 19 a 30

A Generosidade Divina.

Aqui nos é ensinado a louvar e engrandecer a Deus:

I. Pela constante alternância e sucessão do dia e da noite e pelo domínio do sol e da lua sobre eles. Os pagãos ficaram tão impressionados com a luz e a influência do sol e da lua e com sua utilidade para a terra que os adoraram como deuses.

Por isso, a Escritura aproveita todas as ocasiões para mostrar que os deuses por eles adorados são criaturas e servos do Deus verdadeiro (v. 19): “Designou a lua para as estações.”

Ela serve para medir os meses, orientar as estações para o trabalho do lavrador e governar as marés. A lua cheia e a lua nova, bem como o crescimento e a diminuição da lua, seguem com precisão o que o Criador determinou.

O sol também: observa a hora e o lugar de seu ocaso com tanta exatidão como se fosse um ser inteligente e soubesse o que faz. Nisso Deus olha pelo conforto do homem.

  1. As sombras da tarde favorecem o repouso noturno (v. 20): “Fazes as trevas, e vem a noite.” Embora escura, a noite contribui para a beleza da natureza e realça a luz do dia.

Sob a proteção da noite, todos os animais da floresta saem sorrateiros para alimentar-se; temem fazê-lo de dia, pois Deus incutiu em todos os animais da terra medo e pavor do homem (Gênesis 9:2).

Isso contribui tanto para a segurança quanto para a honra humana. Veja como os que esperam o crepúsculo (Jó 24:15) e participam das obras infrutíferas das trevas se assemelham aos animais selvagens.

Compare-se a isso o perigo da ignorância e da melancolia, ambas como trevas para a alma. Quando, de uma dessas maneiras, chega a noite, todos os animais da floresta saem. As tentações de Satanás então nos atacam e ganham vantagem sobre nós.

Nesse momento, os leõezinhos rugem atrás da presa. Segundo os naturalistas, seu rugido aterroriza tanto os animais medrosos que estes perdem a força e a coragem para escapar, embora pudessem fazê-lo de outro modo, e assim se tornam presa fácil.

Diz-se que os leões buscam de Deus seu alimento porque ele não é preparado para eles pelo zelo e pela previsão do homem, mas lhes vem mais diretamente da providência divina. O rugido dos leõezinhos, assim como o grito dos filhotes de corvo, é interpretado como um pedido de alimento a Deus.

Se Deus interpreta assim favoravelmente a linguagem da mera natureza, até em criaturas venenosas, quanto mais interpretará com favor a linguagem da graça em seu próprio povo, ainda que fraca e entrecortada, como gemidos impossíveis de exprimir!

  1. A luz da manhã favorece o trabalho diurno (v. 22, 23): “O sol nasce”, pois, assim como sabe a hora de se pôr, graças a Deus sabe também a de voltar a nascer. Então os animais selvagens recolhem-se para descansar. Até entre eles há alguma convivência: juntam-se e deitam-se em suas tocas.

É uma grande misericórdia para os filhos dos homens que, enquanto estão fora de casa, como convém a viajantes honestos durante as horas de luz, se zele para que não sejam atacados por animais selvagens, pois estes se retiraram do campo.

Assim, o preguiçoso não tem motivo para desculpar sua falta ao trabalho com a alegação de que há um leão no caminho.

Por isso, então o homem sai para seu trabalho e sua labuta. Os predadores saem sorrateiros e com receio; o homem sai com ousadia, como quem exerce domínio. Os animais saem para pilhar e causar dano; o homem sai para trabalhar e fazer o bem.

Há um trabalho próprio de cada dia, que deve ser feito naquele dia. O homem deve dedicar-se a ele todas as manhãs, pois as luzes foram postas para trabalharmos, não para brincarmos, e perseverar até a tarde. Haverá tempo suficiente para descansar quando chegar a noite, em que ninguém pode trabalhar.

II. Por ter povoado o oceano (v. 25, 26): assim como a terra está repleta das riquezas de Deus, bem provida de animais, os quais por sua vez recebem sustento, de modo que raramente alguma criatura morre apenas por falta de alimento, também o está este mar grande e vasto.

Ele parece uma parte inútil do globo, ao menos sem proveito proporcional ao espaço que ocupa. Contudo, Deus lhe designou um lugar e o tornou útil ao homem: tanto para a navegação, pois por ele vão os navios levando mercadorias a países muito distantes mais rápido e a custo bem menor que por terra; quanto também como seu depósito de peixes.

Deus não fez o mar em vão, tampouco a terra; fez o mar para ser habitado, pois nele nadam inúmeras criaturas, tanto animais pequenos quanto grandes que servem de alimento delicado para o homem.

A baleia é mencionada em particular no relato da criação (Gênesis 1:21) e aqui recebe o nome de leviatã, como em Jó 41:1. Foi criada para brincar no mar: não tem trabalho a fazer, como o homem que sai para sua tarefa, nem tem o que temer, como os animais que se deitam em suas tocas. Por isso, brinca nas águas.

É lamentável que algum filho dos homens, dotado de capacidades mais nobres e criado para propósitos mais elevados, viva como se tivesse sido enviado ao mundo, tal qual o leviatã às águas, para brincar e gastar todo o seu tempo em divertimentos.

Diz-se que o leviatã brinca nas águas porque está tão bem protegido contra todos os ataques que os desafia e “ri do brandir da lança”, Jó 41:29.

III. Pela provisão oportuna e abundante feita para todas as criaturas, v. 27, 28:

  1. Deus é seu benfeitor generoso: dá-lhes o alimento, abre a mão e elas se fartam de coisas boas. Sustenta os exércitos tanto do céu quanto da terra. Até as criaturas mais humildes não escapam à sua atenção. Distribui generosamente os dons de sua bondade e, como grande e bom provedor, sustenta uma família tão numerosa.

  2. Elas esperam pacientemente que ele lhes dê: todas esperam por ele. Procuram o alimento segundo o instinto natural que Deus pôs nelas e na estação adequada; não desejam outra comida nem em outro tempo que não os determinados pela natureza.

Fazem sua parte para obtê-lo: recolhem o que Deus lhes dá e não esperam que a Providência o ponha em sua boca. Satisfazem-se com o que recolhem: “Fartam-se de coisas boas.” Não desejam mais do que Deus julga apropriado para elas, o que pode envergonhar nossas murmurações, nosso descontentamento e nossa insatisfação com nossa sorte.

IV. Pelo poder absoluto e pelo domínio soberano que exerce sobre todas as criaturas, pelos quais cada espécie é continuamente preservada, embora seus indivíduos morram e desapareçam todos os dias. Veja aqui:

  1. Todas as criaturas perecendo (v. 29): “Escondes teu rosto”, retiras teu poder sustentador e tua generosidade que as supre, e imediatamente elas se perturbam.

Toda criatura depende dos favores de Deus tanto quanto cada santo sabe que depende deles e, por isso, diz com Davi (Salmos 30:7): “Escondeste teu rosto, e fiquei perturbado.”

O desagrado de Deus com este mundo inferior por causa do pecado humano é a causa de toda a vaidade e do peso sob os quais a criação inteira geme. “Retiras-lhes o fôlego”, que está em tua mão, e então, e não antes disso, elas morrem e voltam ao seu pó, a seus elementos originais.

O espírito do animal, que desce, está sob a ordem de Deus, assim como o espírito do homem, que sobe. A morte do gado foi uma das pragas do Egito e recebe menção especial no relato do dilúvio.

  1. Apesar disso, todas são preservadas por sucessão (v. 30): “Envias teu espírito, e elas são criadas.” O mesmo espírito, isto é, a mesma vontade e o mesmo poder divinos pelos quais todas foram criadas no princípio, continuamente preserva as diversas espécies de criaturas em sua existência, em seu lugar e em sua utilidade.

Assim, embora uma geração passe, outra vem e, de tempos em tempos, são criadas; novas criaturas surgem no lugar das antigas. É uma criação contínua.

A face da terra renova-se diariamente pela luz do sol, que a embeleza de novo a cada manhã, e anualmente por seus produtos, que a enriquecem de novo a cada primavera e lhe dão aparência bem diferente da que tinha durante todo o inverno.

O mundo continua tão cheio de criaturas como se nenhuma morresse, pois o lugar das que morrem é preenchido. Segundo os judeus, isso deve ser aplicado à ressurreição, da qual cada primavera é uma imagem, quando um mundo novo surge das cinzas do antigo.

No meio dessa exposição, o salmista exclama maravilhado com as obras de Deus (v. 24): “Ó Senhor! Quão variadas são tuas obras!” São numerosas, são variadas, de muitos tipos e, em cada tipo, muitas. Ainda assim, “com sabedoria fizeste todas elas”.

Quando os homens empreendem muitas obras de tipos diferentes, em geral negligenciam algumas e não lhes dedicam o devido zelo. Mas todas as obras de Deus, por numerosas e diversas que sejam, são feitas com sabedoria e extrema exatidão; não há nelas a menor falha ou defeito.

As obras da arte humana, quanto mais de perto se examinam com microscópios, mais grosseiras parecem. As obras da natureza, vistas por essas lentes, revelam-se ainda mais delicadas e exatas.

Todas são feitas com sabedoria, pois todas são feitas para cumprir o fim a que, por desígnio, deveriam servir: o bem do universo, para a glória de seu Monarca universal.

Versículos 31 a 33

A Generosidade Divina.

O salmista conclui esta meditação falando de:

I. Louvor a Deus, que é o propósito principal do salmo.

  1. Deus deve ser louvado: (1.) Como um Deus grandioso e um Deus de perfeição incomparável: “A glória do Senhor durará para sempre”, v. 31. Ela durará até o fim dos tempos em suas obras de criação e providência; durará por toda a eternidade na felicidade e nas adorações dos santos e dos anjos.

A glória do homem se desvanece; a de Deus é eterna. As criaturas mudam, mas no Criador não há variação.

(2.) Como um Deus bondoso: “O Senhor se alegrará nas suas obras.” Ele conserva a satisfação com os produtos de sua própria sabedoria e bondade que teve quando viu tudo o que havia feito e eis que era muito bom, e descansou no sétimo dia.

Muitas vezes fazemos algo de que, ao rever, não conseguimos nos alegrar: ficamos descontentes, desejamos desfazê-lo e culpamos a própria maneira de agir. Deus, porém, sempre se alegra em suas obras, porque todas são feitas com sabedoria.

Nós nos arrependemos de nossa generosidade e beneficência, mas Deus nunca o faz. Ele se alegra nas obras de sua graça: seus dons e seus chamados são sem arrependimento.

(3.) Como um Deus de poder onipotente (v. 32): “Olha para a terra, e ela treme”, incapaz de suportar sua expressão de desagrado; treme como o Sinai diante da presença do Senhor.

“Toca nos montes, e eles fumegam.” Os vulcões, ou montanhas em chamas, como o Etna, são imagens do poder da cólera de Deus que se fixa nos pecadores orgulhosos e não humilhados.

Se um olhar irado e um toque têm tais efeitos, que farão o peso de sua mão pesada e as ações de seu braço estendido? Quem conhece o poder de sua ira? Quem, então, ousa desafiá-la?

Deus se alegra em suas obras porque todas lhe são tão obedientes. Da mesma forma, terá prazer naqueles que o temem e tremem diante de sua palavra.

  1. O próprio salmista se dedicará muito a louvá-lo (v. 33): “Cantarei ao Senhor, ao meu Deus; eu o louvarei como Jeová, o Criador, e como meu Deus, um Deus em aliança comigo, e isso não só agora, mas enquanto eu viver e enquanto tiver minha existência.”

Porque recebemos de Deus a existência e dependemos dele para sustentá-la e conservá-la, devemos continuar a louvá-lo enquanto vivermos e existirmos.

E quando não tivermos vida nem existência na terra, esperamos ter vida e existência melhores num mundo melhor e ali realizar essa tarefa de modo melhor e em companhia melhor.

II. Alegria para si mesmo (v. 34): “Minha meditação sobre ele será doce.” Será firme e profunda; será comovente e influente; por isso, será doce. Os pensamentos sobre Deus serão então os mais agradáveis quando forem os mais poderosos.

Repare: a meditação em Deus é um dever muito doce para todos os santificados: “Ficarei contente no Senhor; será um prazer para mim louvá-lo; ficarei contente com todas as oportunidades de anunciar sua glória; e me alegrarei sempre no Senhor, e somente nele.” Todas as minhas alegrias terão nele seu centro e nele serão completas.

III. Terror para os ímpios (v. 35): “Sejam consumidos da terra os pecadores; e não mais existam os ímpios.”

  1. Os que se opõem ao Deus de poder e lutam contra ele certamente serão consumidos. Ninguém que se endurece contra o Todo-Poderoso pode prosperar.

  2. Os que se rebelam contra a luz de evidências tão convincentes da existência de Deus e se recusam a servir àquele a quem todas as criaturas servem serão justamente consumidos.

Os que fazem gemer sob o peso de suas impiedades esta terra que Deus assim enche de suas riquezas merecem ser consumidos dela e que ela os vomite.

  1. Os que desejam de todo o coração louvar a Deus não podem deixar de sentir santa indignação contra os que blasfemam e o desonram, e santa satisfação diante da perspectiva de sua destruição e da honra que Deus obterá para si por meio deles.

Até isso deve ser matéria de louvor para eles: “Enquanto os pecadores são consumidos da terra, que minha alma bendiga ao Senhor porque não sou lançado fora com os que praticam a iniquidade, mas distinguido deles pela graça especial de Deus.”

“Quando os ímpios não mais existirem, espero louvar a Deus pelos séculos dos séculos; e, por isso, louvai ao Senhor; que todos à minha volta se juntem a mim no louvor a Deus. Aleluia; cantai louvores a Jeová.”

Esta é a primeira vez que encontramos Aleluia, e ela aparece aqui por ocasião da destruição dos ímpios. A última vez que a encontramos é numa ocasião semelhante. Quando a Babilônia do Novo Testamento for consumida, esse é o refrão do cântico: Aleluia, Apocalipse 19:1, 3, 4, 6.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra