Salmos 102
Argumento
Alguns pensam que Davi escreveu este salmo durante a rebelião de Absalão. Outros atribuem sua composição a Daniel, Neemias ou algum outro profeta, para uso da igreja durante o cativeiro na Babilônia, pois parece falar da ruína de Sião e de um tempo determinado para sua reconstrução, que Daniel compreendeu pelos livros, Daniel 9:2.
Ou talvez o próprio salmista estivesse em grande aflição, da qual se queixa no início. Contudo, como em Salmos 77 e em outros lugares, consola-se ao considerar a eternidade de Deus e a prosperidade e perpetuidade da igreja, por mais que ela estivesse então angustiada e ameaçada.
Mas a aplicação do v. 25, 26 a Cristo (Hebreus 1:10-12) deixa claro que o salmo se refere aos dias do Messias e fala ou de sua aflição ou das aflições de sua igreja por causa dele.
No salmo temos: I. Uma queixa triste que o salmista faz, ou por si mesmo ou em nome da igreja, de grandes aflições que eram muito opressivas, vv. 1-11.
II. Consolo oportuno buscado contra esses motivos de queixa: 1. Na eternidade de Deus, v. 12, 24, 27. 2. Na perspectiva confiante da libertação que Deus, no tempo devido, concederia à sua igreja aflita (vv. 13-22) e da permanência dela no mundo, v. 28.
Ao cantar este salmo, se não tivermos motivo para fazer as mesmas queixas, ainda assim podemos aproveitar a ocasião para compadecer-nos daqueles que o têm. Assim, a parte consoladora do salmo será ainda mais consoladora para nós ao cantá-la.
Queixas na Aflição.
Oração do aflito, quando está esmagado e derrama sua queixa diante do Senhor.
Versículos 1 a 11
O título deste salmo merece muita atenção: é uma oração do aflito. Foi composto por alguém que sofria, aflito juntamente com a igreja e em favor dela; para pessoas de espírito público, aflições desse tipo pesam mais que quaisquer outras.
Foi preparado para uma situação de aflição e se destina ao uso de outras pessoas que possam sofrer angústia semelhante, pois tudo que antes foi escrito foi escrito de propósito para nosso proveito.
Toda a palavra de Deus serve para orientar-nos na oração; aqui, porém, como muitas vezes em outras passagens, o Espírito Santo formulou nossa petição e pôs palavras em nossa boca.
“Tomai convosco palavras”, Oseias 14:2. Aqui se põe uma oração nas mãos dos aflitos: que a ela apliquem não as mãos, mas o coração, e a apresentem a Deus. Repare:
Muitas vezes os melhores santos deste mundo passam por sofrimentos intensos. 2. Mesmo pessoas boas podem ser quase esmagadas por suas aflições e estar prestes a desfalecer sob seu peso.
Quando nossa condição é aflitiva e nosso espírito está esmagado, orar é nosso dever e também nosso interesse.
Pela oração, devemos derramar nossas queixas diante do Senhor. Isso mostra a permissão que Deus nos dá de falar-lhe com franqueza e a liberdade de expressão que temos diante dele, assim como de livre acesso à sua presença.
Mostra também quanto alívio recebe o espírito aflito ao descarregar seu peso, expondo humildemente seus motivos de queixa e suas dores. Temos aqui uma exposição desse tipo, na qual:
I. O salmista suplica humildemente a Deus que repare em sua aflição e a oração que faz em meio a ela, v. 1, 2. Quando oramos em nossa aflição:
Devemos zelar para que Deus nos ouça bondosamente, pois, se nossas orações não lhe agradarem, não nos trarão proveito. Tenhamos, portanto, em vista que nossa oração chegue a Deus, até seus ouvidos (Salmos 18:6). Para isso, elevemos a oração e, com ela, nossa alma.
Podemos esperar que Deus nos ouça bondosamente, pois ele nos designou a buscá-lo e prometeu que não o buscaremos em vão. Se fizermos uma oração com fé, também poderemos dizer com fé: “Ouve minha oração, ó Senhor!” “Ouve-me”, isto é:
(1.) “Manifesta-te a mim; não escondas de mim teu rosto por desagrado quando estou em tribulação. Se não me libertares depressa, ainda assim deixa-me saber que me favoreces; se eu não vir as obras de tua mão em meu favor, ainda assim deixa-me ver os sorrisos de teu rosto sobre mim.”
O rosto oculto de Deus é tribulação suficiente para uma pessoa boa, até em tempos de prosperidade (Salmos 30:7): “Escondeste teu rosto, e fiquei perturbado.” Mas, se Deus esconde o rosto quando estamos em tribulação, a situação é de fato triste.
(2.) “Manifesta-te em meu favor; não apenas me ouças, mas responde-me. Concede-me a libertação de que preciso e que busco; responde-me depressa, no próprio dia em que eu te chamar.” Quando as tribulações nos pressionam com força, Deus nos permite insistir assim na oração, ainda assim com humildade e paciência.
II. Ele faz uma queixa lamentável da condição humilhante a que suas aflições o haviam reduzido.
- Seu corpo estava consumido e emagrecido; tornara-se um verdadeiro esqueleto, nada além de pele e ossos.
Assim como a prosperidade e a alegria são representadas por ossos que engordam e florescem como uma erva, assim a grande tribulação e a dor são aqui representadas pelo contrário: “Meus ossos estão queimados como uma lareira” (v. 3); “aderem à minha pele” (v. 5).
Ou melhor, “meu coração está ferido e murcho como a erva” (v. 4); o mal atinge as partes vitais, nas quais há palpável enfraquecimento. “Estou murcho como a erva” (v. 11), ressequido pelo calor abrasador de minhas tribulações.
Se enfermidades do corpo nos abaterem assim, não estranhemos. O corpo é como a erva, frágil e feito da terra; não admira que murche.
- Estava profundamente melancólico e tinha o espírito triste. Estava tão absorvido pelos pensamentos de suas tribulações que se esqueceu de comer seu pão (v. 4); não tinha apetite pelo alimento necessário nem conseguia saboreá-lo. Quando Deus esconde seu rosto de uma alma, os prazeres dos sentidos perdem o sabor.
Suspirava e gemia sem parar, como alguém oprimido além de suas forças (v. 5), e isso o desgastava e esgotava seu vigor. Preferia a solidão, como costuma acontecer com os melancólicos. Os amigos o haviam abandonado e evitavam sua companhia; ele tampouco desejava a deles (v. 6, 7):
“Sou como um pelicano do deserto, ou um avetoro” (segundo alguns), “que emite um som lamentoso; sou como uma coruja, que gosta de alojar-se em edifícios desertos e arruinados; fico acordado e sou como um pardal no telhado. Vivo num sótão e ali passo as horas remoendo minhas tribulações e lamentando minha sorte.”
Os que fazem isso em meio à tristeza de fato cedem à própria disposição melancólica, mas prejudicam a si mesmos. Não sabem o que fazem nem quanta vantagem dão ao tentador com isso. Na aflição, devemos sentar-nos sozinhos para considerar nossos caminhos (Lamentações 3:28), mas não para alimentar uma dor desmedida.
- Os inimigos falavam mal dele e diziam contra ele toda espécie de mal. Quando os amigos se afastaram, os adversários se voltaram contra ele (v. 8): “Meus inimigos me desacreditam o dia todo.”
Com isso queriam tanto irritá-lo, pois uma pessoa de espírito franco sofre com o descrédito, quanto torná-lo odioso aos olhos dos outros.
Quando não conseguiam atingi-lo de outro modo, lançavam contra ele estas flechas: palavras amargas. Não se cansavam; faziam-no o dia inteiro, como gotejar contínuo. Seus inimigos estavam muito furiosos, enlouquecidos contra ele, e eram muito obstinados e implacáveis.
“Estão juramentados contra mim”, como os judeus que se obrigaram por juramento a matar Paulo. Ou: “Juraram contra mim como acusadores, para tirar-me a vida.”
- Jejuava e chorava diante dos sinais do desagrado de Deus (v. 9, 10): “Comi cinzas como pão; em vez de comer meu pão, deitei-me no pó e nas cinzas; mesclei minha bebida com lágrimas; quando deveria refrescar-me bebendo, apenas me aliviei chorando.” E qual é o motivo? Diz ele (v. 10): “Por causa da tua cólera.”
O que mais o afligia não era a tribulação em si, mas a cólera de Deus, que julgava ser a causa dela. Isso, isso era o absinto e o fel da aflição e da miséria: “Tu me levantaste e me lançaste ao chão”, como algo que erguemos para depois atirar com força ao chão e despedaçar.
Primeiro o levantamos para jogá-lo abaixo com maior violência. Ou: “Tu me elevaste antes em honra, alegria e prosperidade incomum; mas a lembrança disso agrava a dor presente e a torna mais penosa.”
Devemos reconhecer a mão de Deus tanto ao nos levantar quanto ao nos abater e dizer: “Bendito seja o nome do Senhor, que tanto dá quanto tira.”
- Via a si mesmo como um homem à beira da morte: “Meus dias se consomem como fumaça” (v. 3), que logo desaparece. Ou se consomem na fumaça, da qual nada resta. Seus dias são como a sombra que declina (v. 11), como a sombra do entardecer, presságio da noite próxima.
Tudo isso, embora pareça descrever as calamidades pessoais do salmista e, portanto, seja propriamente a oração de uma pessoa aflita, ainda assim se supõe que seja uma descrição das aflições da igreja de Deus. O salmista se compadece dela, fazendo dos motivos de queixa públicos os seus próprios.
O corpo místico de Cristo, às vezes, fica como o corpo do salmista aqui: murcho e ressequido, ou melhor, como ossos mortos e secos. Por vezes a igreja é forçada a ir para o deserto, parece perdida e se considera sem esperança diante dos sinais do desagrado de Deus.
Versículos 12 a 22
A Glória Futura de Sião.
Aqui são considerados e reunidos muitos consolos extremamente grandes e preciosos para contrabalançar as queixas anteriores; pois para os retos nasce luz nas trevas, de modo que, embora abatidos, ainda assim não se desesperam.
A situação do próprio salmista é má, e a do povo de Deus também; mas ele tem muitas considerações com que reanimar-se.
I. Somos criaturas mortais, e nossos interesses e consolos também perecem, mas Deus é sempre vivo e eterno (v. 12): “Meus dias são como uma sombra; não há remédio; a noite se aproxima de mim.”
“Mas tu, ó Senhor, permanecerás para sempre. Nossa vida é passageira, mas a tua é permanente; nossos amigos morrem, mas tu, nosso Deus, não morres.”
“O que nos ameaçava não pode tocar-te; nossos nomes serão escritos no pó e sepultados no esquecimento, mas tua memória permanecerá por todas as gerações; até o fim dos tempos, ou melhor, por toda a eternidade, serás conhecido e honrado.”
O homem bom ama a Deus mais do que a si mesmo e, por isso, pode contrabalançar sua própria tristeza e morte com o pensamento agradável da bem-aventurança imutável da Mente Eterna. Deus permanece para sempre, fiel patrono e protetor de sua igreja.
Como sua honra e sua memória perpétua estão estreitamente ligadas aos interesses dela, podemos ter certeza de que não serão negligenciados.
II. A pobre Sião está angustiada agora, mas chegará o tempo de seu alívio e socorro (v. 13): “Tu te levantarás e terás misericórdia de Sião”.
A esperança de livramento se apoia na bondade de Deus: “Terás misericórdia de Sião, pois ela se tornou objeto de tua compaixão”; e no poder de Deus: “Tu te levantarás e terás misericórdia, despertarás para agir e o farás desafiando toda a oposição dos inimigos da igreja.”
O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso. É muito animador saber que há um tempo marcado para o livramento da igreja.
Ela não virá apenas algum dia, mas no tempo designado pela Sabedoria Infinita, que por isso é o melhor tempo, e fixado pela Verdade Eterna, que por isso é um tempo certo, não será esquecido nem sofrerá adiamento ulterior.
Ao fim de setenta anos, viria o tempo de favorecer Sião, libertando-a da filha da Babilônia; e por fim ele veio. Sião estava então em ruínas, isto é, o templo construído na cidade de Davi. Favorecer Sião significa reconstruir o templo, como se explica no v. 16.
Isso se espera do favor de Deus; somente ele porá tudo em ordem. Por isso Daniel ora (Daniel 9:17): “Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu santuário, que está desolado”. A reconstrução de Sião é favor tão grande para qualquer povo quanto se pode desejar.
Nenhuma bênção é mais desejável para uma nação arruinada do que a restauração e o restabelecimento de seus privilégios eclesiásticos. Agora isso é desejado e aguardado com anseio: 1. Porque traria grande alegria aos amigos de Sião (v. 14).
Teus servos têm prazer até nas pedras do templo, embora derrubadas e espalhadas, e estimam seu pó, seus próprios escombros e ruínas. Observe aqui: quando o templo foi arruinado, ainda assim suas pedras podiam ser usadas numa nova construção; havia pessoas que se animavam com isso, pois estimavam até o seu pó.
Os que na verdade amam a igreja de Deus a amam tanto na aflição quanto na prosperidade. É um bom fundamento para esperar que Deus favoreça as ruínas de Sião quando põe no coração de seu povo o desejo de favorecê-las e de demonstrá-lo por suas orações e seus esforços.
Também é um bom apelo a Deus por misericórdia para Sião haver pessoas tão afetuosamente preocupadas com ela e à espera da salvação do Senhor. 2. Porque isso teria boa influência sobre os vizinhos de Sião, v. 15.
Talvez seja um meio feliz para sua conversão, ou pelo menos para seu convencimento; pois então os gentios temerão o nome do Senhor, terão dele e de seu povo elevada consideração, e até os reis da terra serão afetados por sua glória.
Eles pensarão melhor da igreja de Deus do que antes, quando Deus assim a honrar por sua providência; temerão fazer qualquer coisa contra ela ao verem Deus tomar seu partido. Ou melhor, dirão: Iremos com vocês, pois vimos que Deus está com vocês, Zacarias 8:23.
Assim se diz (Ester 8:17) que muitos do povo da terra se tornaram judeus, pois o temor dos judeus caiu sobre eles.
- Porque isso redundaria em honra ao Deus de Sião (v. 16): “Quando o Senhor edificar Sião”. Eles dão por certo que isso acontecerá, pois o próprio Deus se encarregou da obra; então ele aparecerá em sua glória.
Por essa razão, todos os que fizeram de sua glória seu fim supremo desejam isso e oram por isso. Repare: a edificação da igreja será a glorificação de Deus; portanto, podemos estar certos de que ocorrerá no tempo marcado.
Os que oram com fé: “Pai, glorifica o teu nome”, podem receber a mesma resposta dada ao próprio Cristo por uma voz do céu: “Tanto o glorifiquei quanto o glorificarei ainda outra vez”, embora por algum tempo sua glória possa estar encoberta.
III. As orações do povo de Deus agora parecem ser desprezadas, sem que ninguém lhes dê atenção; mas serão consideradas e muito animadas (v. 17): “Ele atenderá à oração dos necessitados”. Foi dito (v. 16) que Deus aparecerá em sua glória, uma glória diante da qual até os reis ficarão atemorizados, v. 15.
Quando os grandes aparecem em sua glória, tendem a olhar com desdém para os pobres que recorrem a eles; mas o grande Deus não fará isso. Observe: 1. A humilde condição dos suplicantes: são os necessitados.
Emprega-se aqui uma palavra elegante que significa a urze do deserto, um arbusto ou moita baixa, semelhante ao hissopo que cresce no muro.
Supõe-se que estejam em condição humilde e abatida, enriquecidos com bênçãos espirituais, mas desprovidos de bens temporais: os pobres, os fracos, os desolados, os despojados. Assim a palavra é traduzida de diversas maneiras.
Ou ela pode designar o espírito humilde e abatido que Deus procura em todos os que se aproximam dele e para o qual olhará com graça. Isso os levará a se ajoelhar. Pessoas necessitadas devem ser pessoas de oração, 1 Timóteo 5:5.
- O favor de Deus para com eles, apesar de sua humilde condição: ele atenderá à oração deles, olhará para ela e examinará sua petição (2 Crônicas 6:40); não desprezará sua oração.
Há mais implicado do que expresso: ele a estimará e se agradará dela, e lhe dará uma resposta de paz, a maior honra que se pode conceder a uma oração.
Isso, porém, é expresso dessa forma porque outros desprezam suas orações, eles próprios receiam que Deus as despreze e se pensava que ele as desprezava enquanto sua aflição se prolongava e suas orações ficavam sem resposta.
Ao considerar nossa própria condição humilde e nossa indignidade, nossas trevas e nosso entorpecimento espiritual, e os muitos defeitos de nossas orações, temos motivo para suspeitar que elas serão recebidas com desdém no céu. Mas aqui temos a garantia do contrário, pois temos um advogado junto ao Pai e estamos sob a graça, não sob a lei.
Esse exemplo do favor de Deus para com seu povo que ora, embora necessitado, será um ânimo duradouro à oração (v. 18): “Isso será escrito para a geração futura”, para que ninguém se desespere embora necessitado nem pense que suas orações foram esquecidas por não receberem resposta imediatamente.
As experiências dos outros devem ser nosso ânimo para buscar a Deus e a confiar nele. E, se recebemos o consolo das experiências alheias, convém dar a Deus a glória por elas: “O povo que será criado louvará o Senhor” pelo que ele fez tanto em favor dessas pessoas quanto em favor de seus predecessores.
Muitos que ainda não nasceram serão levados, pela leitura da história da igreja, a tornar-se prosélitos. O povo que será criado de novo pela graça divina, uma espécie de primícias de suas criaturas, louvará o Senhor pelas respostas às suas orações quando eram mais necessitados.
IV. Os prisioneiros injustamente condenados parecem ovelhas destinadas ao matadouro, mas se zelará por sua soltura (v. 19, 20): Deus olhou do alto de seu santuário, do céu, onde preparou seu trono, aquele lugar elevado, aquele lugar santo.
De lá o Senhor contemplou a terra, pois é um lugar de observação, e nada nesta terra está ou pode estar oculto a seus olhos que tudo veem. Ele olha para baixo não para contemplar os reinos do mundo e sua glória, mas para realizar atos de graça: ouvir o gemido dos prisioneiros, que nós preferimos não ouvir.
Ele não apenas os ouve, mas também os ajuda, soltando os destinados à morte quando já estão a um passo dela. Alguns entendem isso como a libertação dos judeus de seu cativeiro na Babilônia. Deus ouviu ali seus gemidos, como quando estavam no Egito (Êxodo 3:7, 9), e desceu para libertá-los.
Deus repara não só nas orações de seu povo aflito, que são a linguagem da graça, mas até em seus gemidos, que são a linguagem da natureza.
Veja a compaixão divina ao ouvir os gemidos do prisioneiro e o poder divino ao soltar-lhe as amarras, mesmo quando está destinado à morte, com os braços presos e grilhões duplos. Temos um exemplo em Pedro, Atos 12:6.
Exemplos como esses da condescendência e compaixão divinas ajudarão: 1. A declarar o nome do Senhor em Sião e mostrar que ele corresponde ao nome que ele próprio proclamou: “O Senhor Deus, gracioso e misericordioso.” Essa declaração de seu nome em Sião será motivo de seu louvor em Jerusalém, v. 21.
Se Deus declara seu nome por suas providências, devemos declarar seu louvor ao reconhecê-las; nosso louvor deve ser o eco de seu nome.
Deus soltará seu povo, que era prisioneiro e cativo na Babilônia, para que declare seu nome em Sião, lugar que escolheu para pôr ali seu nome, e seu louvor em Jerusalém, quando para lá retornar.
Na terra de seu cativeiro, não podiam cantar os cânticos de Sião (Salmos 137:3, 4), e Deus os trouxe de volta a Jerusalém para que os cantassem ali.
Para esse fim Deus dá liberdade da servidão: “Tira minha alma da prisão, para que eu louve o teu nome”, Salmos 142:7; e dá vida dentre os mortos: “Viva a minha alma, e ela te louvará”, Salmos 119:175.
- A atrair outros para a adoração a Deus (v. 22): quando o povo de Deus se reuniu em Jerusalém, como aconteceu depois do retorno da Babilônia, muitos dos reinos se juntaram a eles para servir ao Senhor.
Isso se cumpriu em Esdras 6:21, onde vemos que não só os filhos de Israel que voltaram do cativeiro, mas também muitos que, entre os gentios, se haviam separado dos demais, celebraram com alegria a festa dos pães sem fermento.
Mas isso pode apontar para algo ulterior: a conversão dos gentios à fé em Cristo nos últimos dias. Cristo proclamou liberdade aos cativos e a abertura da prisão aos que estavam presos, para que declarem o nome do Senhor na igreja do evangelho, na qual judeus e gentios se unirão.
Versículos 23 a 27
Esperança na Compaixão de Deus.
Podemos observar aqui:
I. O perigo iminente de a igreja judaica ser completamente extirpada e eliminada pelo cativeiro na Babilônia (v. 23): “Ele enfraqueceu minha força no caminho”.
Por muitos séculos, eles estavam a caminho do cumprimento da grande promessa feita a seus pais acerca do Messias, ansiando por ela tanto quanto qualquer viajante alguma vez ansiou pelo fim da jornada.
As instituições da lei os conduziam nesse caminho; mas, quando as dez tribos se perderam na Assíria e as duas quase se perderam na Babilônia, a força daquela nação foi enfraquecida e, ao que tudo indicava, seus dias foram abreviados.
Pois disseram: “Nossa esperança está perdida; nós, por nossa parte, fomos eliminados”, Ezequiel 37:11.
Que será, então, da promessa de que Siló surgiria de Judá, a estrela de Jacó e o Messias da família de Davi? Se essas coisas falharem, a promessa falhará. O salmista fala disso como se fosse sua própria experiência, e isso se aplica muito bem a duas aflições comuns deste tempo:
- Ter saúde frágil. As enfermidades do corpo logo enfraquecem nossa força no caminho, fazem tremer os guardas da casa e curvar-se os homens fortes. 2. Ter vida curta. Onde se sente a primeira aflição, teme-se a segunda.
Quando nossa força é enfraquecida no meio de nossos dias, segundo o curso natural, que podemos esperar senão que o número de nossos meses seja interrompido a meio caminho? E o que deveríamos fazer, senão nos preparar de acordo? Devemos reconhecer a mão de Deus nisso, pois em suas mãos estão nossa força e nosso tempo.
Devemos também conciliar isso com o amor de Deus, pois muitas vezes coube aos que usaram bem sua força vê-la enfraquecida, e aos que dificilmente poderiam ser dispensados ver seus dias abreviados.
II. Uma oração pela continuidade da igreja (v. 24): “Ó meu Deus! Não me leves no meio dos meus dias; que esta pobre igreja não seja eliminada no meio dos dias que a promessa lhe designou; que não seja eliminada até que venha o Messias. Não a destruas, pois nela está aquela bênção”, Isaías 65:8.
Ela é uma criminosa, mas, por causa da bênção que nela se encontra, pede a suspensão da pena.
Esta é uma oração apropriada aos aflitos e que, submetendo-nos à vontade de Deus, podemos fazer com fé: que Deus não nos leve no meio de nossos dias, mas que, se for da vontade dele, nos poupe para prestarmos serviço ulterior a ele e sermos mais amadurecidos para o céu.
III. Um apelo para reforçar essa oração, baseado na eternidade do Messias prometido, vv. 25-27. O apóstolo cita esses versículos (Hebreus 1:10-12) e nos diz que isso é dito ao Filho; devemos aceitar essa interpretação.
É muito consolador, diante de todas as mudanças pelas quais a igreja passa e de todos os perigos que enfrenta, saber que Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre. “Teus anos duram por todas as gerações” e não podem ser abreviados.
Também é consolador, diante do desgaste e da morte de nossos próprios corpos e da partida de nossos amigos, saber que Deus vive para sempre; portanto, se ele é nosso, nele podemos ter consolo eterno.
Observe neste apelo como, para ilustrar a eternidade do Criador, o salmista a compara com a mutabilidade da criatura; pois só Deus tem a prerrogativa de ser imutável.
- Deus fez o mundo e, portanto, existia antes dele, desde a eternidade. O Filho de Deus, a Palavra eterna, fez o mundo.
Diz-se expressamente: “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele não se fez coisa alguma do que foi feito”. Portanto, ele mesmo estava no princípio, desde a eternidade, com Deus e era Deus, João 1:1-3; Colossenses 1:16; Efésios 3:9; Hebreus 1:2.
A terra e o céu, e os exércitos de ambos, incluem o universo e sua plenitude e recebem a existência de Deus por meio de seu Filho (v. 25): “Desde a antiguidade lançaste o fundamento da terra.”
“Ela está firmada sobre os mares e as águas caudalosas e, ainda assim, permanece; muito mais permanecerá a igreja, edificada sobre uma rocha.”
“Os céus são obra de tuas mãos, e tu diriges todos os seus movimentos e influências.” Portanto, Deus é a fonte não só de toda existência, mas também de todo poder e domínio.
Veja como é apropriado confiar ao grande Redentor todo o poder, tanto no céu quanto na terra, pois, sendo o Criador de ambos, conhece perfeitamente ambos e tem direito sobre ambos.
- Deus desfará o mundo novamente e, portanto, existirá por toda a eternidade (v. 26, 27): “Eles perecerão”, pois tu os mudarás com o mesmo poder onipotente que os fez; portanto, sem dúvida, “tu permanecerás”; “tu és o mesmo”.
Deus e o mundo, Cristo e a criatura, disputam o lugar mais íntimo e mais elevado na alma do homem, que é imortal. O que se diz aqui, poderíamos pensar, basta para decidir de imediato a controvérsia e levar-nos a escolher Deus e Cristo:
(1.) A porção que se tem na criatura é passageira e perecível: “Eles perecerão”; não durarão tanto quanto nós. Vem o dia em que a terra e todas as obras que nela há serão queimadas; que acontecerá, então, aos que nela acumularam seu tesouro?
Os céus e a terra envelhecerão como uma veste, não por uma deterioração gradual, mas, quando chegar o tempo marcado, serão postos de lado como uma veste velha da qual já não precisamos: “Como uma veste tu os mudarás, e eles serão mudados”.
Não serão aniquilados, mas alterados, talvez a ponto de já não serem de modo algum os mesmos, mas novos céus e uma nova terra.
Veja o domínio soberano de Deus sobre os céus e a terra. Ele pode mudá-los como quiser e quando quiser.
As constantes mudanças a que estão sujeitos, nas revoluções do dia e da noite, do verão e do inverno, são antecipações de sua última e definitiva mudança, quando os céus e o tempo, que é medido por eles, não mais existirão.
(2.) A porção que se tem em Deus é permanente e eterna: “Tu és o mesmo”, não sujeito a mudança, e “teus anos não têm fim”, v. 27. Cristo será no cumprimento o mesmo que foi na promessa, o mesmo para sua igreja no cativeiro que foi para sua igreja em liberdade.
Que a igreja não tema o enfraquecimento de sua força nem o abreviamento de seus dias, pois o próprio Cristo é tanto sua força quanto sua vida.
Ele é o mesmo e disse: “Porque eu vivo, vós também vivereis”. Cristo veio na plenitude do tempo e estabeleceu seu reino apesar do poder da Babilônia do Antigo Testamento; e o manterá apesar do poder da Babilônia do Novo Testamento.
IV. Uma consoladora certeza de resposta a esta oração (v. 28): “Os filhos de teus servos continuarão”. Como Cristo é o mesmo, a igreja continuará de uma geração a outra; da eternidade da cabeça podemos inferir a perpetuidade do corpo, embora este muitas vezes esteja fraco e enfermo, e até às portas da morte.
Os que esperam desgastar os santos do Altíssimo se enganarão. Os servos de Cristo terão filhos; esses filhos terão uma descendência, uma sucessão de pessoas que professam a fé. A igreja, assim como o mundo, está sob a influência daquela bênção: “Sede fecundos e multiplicai-vos”.
Esses filhos continuarão, não em suas próprias pessoas, por causa da morte, mas em sua descendência, que será estabelecida diante de Deus, isto é, em seu serviço e por sua graça.
A continuidade hereditária da religião não será interrompida enquanto o mundo existir; mas, assim como uma geração de pessoas boas passa, outra virá, e assim o trono de Cristo permanecerá.