Matthew Henry

Romanos 7

Argumento

Podemos observar neste capítulo: I. Nossa liberdade em relação à lei, apresentada ulteriormente como razão para nos exortar à santificação, vv. 1-6.

II. A excelência e a utilidade da lei, afirmadas e comprovadas pela experiência do próprio apóstolo, apesar disso, vv. 7-14.

III. Uma descrição do conflito entre a graça e a corrupção no coração, v. 14, 15 até o fim.

Versículos 1 a 6

Observações Acerca da Lei. (d.C. 58.)

Entre as razões usadas no capítulo anterior para nos dissuadir do pecado e nos persuadir à santidade, havia esta (v. 14): “Não estamos debaixo da lei”. Essa razão é aqui ulteriormente desenvolvida e explicada (v. 6): “Somos libertados da lei”. O que isso significa? E como isso é uma razão para que o pecado não reine sobre nós e para que andemos em novidade de vida?

  1. Somos libertados do poder da lei que nos amaldiçoa e condena pelo pecado cometido por nós. Para todos os verdadeiros crentes, a sentença da lei contra nós é anulada e revogada pela morte de Cristo. A lei diz: “A alma que peca morrerá”; mas somos libertados da lei. O Senhor tirou o seu pecado; você não morrerá. Somos “resgatados da maldição da lei”, Gálatas 3:13.

  2. Somos libertados daquele poder da lei que irrita e provoca o pecado que habita em nós. Parece ser principalmente a isso que o apóstolo se refere (v. 5): “Os movimentos dos pecados que eram pela lei”.

A lei, ao ordenar, proibir e ameaçar o homem corrompido e caído, mas sem oferecer graça para curá-lo e fortalecê-lo, apenas agitava a corrupção e, como o sol que brilha sobre um monte de esterco, despertava e fazia subir os vapores imundos.

Fomos deixados mancos pela queda. A lei vem nos orientar, mas não oferece nada para curar e socorrer nossa dificuldade de andar. Por isso, faz com que manquejemos e tropecemos ainda mais. Entenda-se isso da lei não como regra, mas como aliança de obras.

Ora, cada uma dessas coisas é uma razão para sermos santos, pois há aqui ânimo para os esforços, embora falhemos em muitas coisas. Estamos debaixo da graça, que promete forças para fazer o que ordena e perdão mediante arrependimento quando erramos.

Esse é o sentido geral destes versículos: quanto à profissão de fé e ao privilégio, estamos debaixo de uma aliança de graça, e não de uma aliança de obras; debaixo do evangelho de Cristo, e não da lei de Moisés.

Ele já havia ilustrado a diferença entre a condição sob a lei e a condição sob o evangelho com a imagem de ressurgir para uma nova vida e servir a um novo senhor. Agora ele fala disso por meio da imagem do casamento com um novo marido.

I. Nosso primeiro casamento foi com a lei e, segundo a lei do matrimônio, duraria apenas enquanto a lei vivesse. A lei do matrimônio obriga até a morte de uma das partes, não importa qual, e não mais. A morte de uma delas libera ambas.

Para demonstrar isso, ele recorre a eles próprios como pessoas que conhecem a lei (v. 1): “Falo aos que conhecem a lei”. É muito proveitoso falar com quem tem conhecimento, pois essas pessoas podem entender e apreender uma verdade com mais facilidade. Muitos dos cristãos de Roma haviam sido judeus e, portanto, conheciam bem a lei. Consegue-se alguma influência sobre pessoas instruídas.

“A lei tem poder sobre o homem enquanto ele vive.” Em particular, a lei do matrimônio tem poder; ou, em geral, toda lei tem esse limite: as leis das nações, das relações entre pessoas, das famílias etc.

  1. A obrigação imposta pelas leis não vai além disso. Pela morte, o servo que em vida estava sob o jugo fica “livre de seu senhor”, Jó 3:19.

  2. A condenação imposta pelas leis não vai além disso. A morte põe fim à lei. Actio moritur cum personâ: a ação se extingue com a pessoa. As leis mais severas podiam, no máximo, matar o corpo; depois disso, nada mais lhes restava fazer.

Assim, enquanto vivíamos para a lei, estávamos debaixo de seu poder: enquanto permanecíamos na condição do Antigo Testamento, antes que o evangelho viesse ao mundo e antes que chegasse com poder ao nosso coração.

Assim é a lei do matrimônio (v. 2): a mulher está ligada ao marido enquanto ele vive, tão ligada que não pode casar com outro. Se o fizer, será considerada adúltera, v. 3. Ela se torna adúltera não só por ser maculada por outro homem, mas também por casar-se com ele.

Isso é ainda pior porque abusa de uma ordenança de Deus, fazendo com que ela sirva de amparo à impureza. Assim estávamos casados com a lei (v. 5): “Quando estávamos na carne”, isto é, em condição carnal, sob o poder dominante do pecado e da corrupção, na carne como em nosso elemento.

Então “os movimentos dos pecados que eram pela lei operavam em nossos membros”. Éramos arrastados pela correnteza do pecado, e a lei era apenas uma barragem imperfeita, que fazia a correnteza subir mais alto e correr com maior fúria.

Nosso desejo se voltava para o pecado como o da esposa para o marido, e o pecado nos dominava. Nós o acolhíamos, amávamos, dedicávamos tudo a ele, tínhamos comunhão diariamente com ele e fazíamos de agradá-lo o objeto de nosso zelo.

Estávamos sujeitos a uma lei do pecado e da morte, como a esposa está sujeita à lei do matrimônio. O fruto desse casamento era fruto para a morte: transgressões efetivas eram produzidas pela corrupção original, tais que merecem a morte.

A concupiscência, tendo concebido por meio da lei, que é “a força do pecado” (1 Coríntios 15:56), dá à luz o pecado, e “o pecado, uma vez consumado, dá à luz a morte”, Tiago 1:15. Essa é a descendência gerada por esse casamento com o pecado e a lei. Isso resulta dos movimentos do pecado que operam em nossos membros. E continua durante a vida, enquanto a lei vive para nós e nós vivemos para a lei.

II. Nosso segundo casamento é com Cristo. E como isso acontece? Ora:

  1. Pela morte, somos libertados da obrigação que tínhamos para com a lei como aliança, assim como a esposa é libertada de sua obrigação para com o marido, v. 3. Essa semelhança não é muito exata, nem precisava ser. “Estais mortos para a lei”, v. 4.

Ele não diz “a lei está morta” (alguns pensam que seja para não ofender os que ainda eram zelosos da lei), mas afirma algo que dá no mesmo: vocês estão mortos para a lei. Assim como o mundo ser crucificado para nós e nós para o mundo equivalem à mesma coisa, a lei morrer e nós morrermos para ela também equivalem.

“Somos libertados da lei” (v. 6), katergethemen: no que diz respeito à lei, fomos anulados; nossa obrigação para com ela como marido foi cassada e tornou-se sem efeito.

Depois, ele fala da lei como morta na medida em que era para nós uma lei de escravidão: “Tendo morrido aquilo pelo que estávamos presos”. Não morreu a lei em si, mas sua obrigação de castigo e sua provocação ao pecado. Está morta, perdeu seu poder.

Isso aconteceu (v. 4) pelo corpo de Cristo, isto é, pelos sofrimentos de Cristo em seu corpo, por seu corpo crucificado. Ele aboliu a lei, satisfez suas exigências, fez satisfação por nossa violação dela e comprou para nós uma aliança de graça, na qual nos estão reservadas justiça e força que não existiam, nem poderiam existir, por meio da lei.

Estamos mortos para a lei por nossa união com o corpo místico de Cristo. Ao sermos incorporados a Cristo, pela profissão de fé no nosso batismo e de modo poderoso e eficaz no nosso crer, estamos mortos para a lei. Não temos com ela mais relação do que o servo morto e liberto de seu senhor tem com o jugo dele.

  1. Somos casados com Cristo. O dia em que cremos é o dia das nossas núpcias com o Senhor Jesus. Iniciamos uma vida de dependência dele e dever para com ele: “Casados com outro, com aquele que ressuscitou dentre os mortos”. Essa é uma perífrase de Cristo muito apropriada aqui.

Pois, assim como nossa morte para o pecado e para a lei está em conformidade com a morte de Cristo e a crucificação de seu corpo, nossa dedicação a Cristo em novidade de vida está em conformidade com a ressurreição dele. Estamos casados com o Jesus ressuscitado e exaltado, um casamento muito honroso. Compare 2 Coríntios 11:2; Efésios 5:29.

Ora, estamos assim casados com Cristo (1.) “para que produzamos fruto para Deus”, v. 4. Um dos propósitos do casamento é a fecundidade: Deus instituiu essa ordenança para que buscasse “uma descendência piedosa”, Malaquias 2:15. A esposa é comparada à videira frutífera, e os filhos são chamados de fruto do ventre.

Ora, o grande propósito do nosso casamento com Cristo é que sejamos frutíferos em amor, graça e toda boa obra. Esse é fruto para Deus, agradável a Deus, conforme sua vontade e voltado para sua glória.

Assim como nosso antigo casamento com o pecado produzia fruto para a morte, nosso segundo casamento com Cristo produz fruto para Deus: frutos de justiça. As boas obras são os filhos da nova natureza, o produto de nossa união com Cristo, como a fecundidade da videira é o produto de sua união com a raiz.

Quaisquer que sejam nossas profissões e alegações, nenhum fruto é produzido para Deus até que nos casemos com Cristo. Somos “criados em Cristo Jesus para as boas obras”, Efésios 2:10. O único fruto que traz proveito é aquele produzido em Cristo.

O que distingue as boas obras dos crentes das boas obras dos hipócritas e daqueles que buscam justificar a si mesmos é que são produzidas no casamento: feitas em união com Cristo, “em nome do Senhor Jesus”, Colossenses 3:17. Esse é, sem controvérsia, um dos grandes mistérios da piedade.

(2.) “Para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra”, v. 6. Casados com um novo marido, precisamos mudar nossa maneira de agir. Devemos continuar a servir, mas esse serviço é perfeita liberdade, ao passo que o serviço do pecado era perfeita labuta.

Devemos agora servir em novidade de espírito, segundo novas regras espirituais e movidos por novos princípios espirituais, “em espírito e em verdade”, João 4:24. É necessária uma renovação dos nossos espíritos operada pelo espírito de Deus, e nessa renovação devemos servir.

“Não na velhice da letra”: isto é, não devemos nos contentar com serviços meramente exteriores, como faziam os judeus carnais, que se gloriavam de sua fidelidade à letra da lei e não se importavam com a dimensão espiritual do culto.

Diz-se que a letra mata com sua escravidão e seu terror, mas fomos libertados desse jugo para que sirvamos a Deus “sem temor, em santidade e justiça”, Lucas 1:74, 75. Estamos sob a dispensação do Espírito e, portanto, devemos ser espirituais e servir no espírito. Compare 2 Coríntios 3:3, 6, etc. Convém-nos adorar do lado de dentro do véu, e não mais no pátio exterior.

Versículos 7 a 13

A Excelência da Lei; A Utilidade da Lei. (d.C. 58.)

Ao que dissera no parágrafo anterior, o apóstolo levanta aqui uma objeção, à qual responde de modo muito completo: “Que diremos, pois? É a lei pecado?” Ao falar do domínio do pecado, dissera tanto sobre a influência da lei, como aliança, sobre esse domínio que suas palavras poderiam ser facilmente mal interpretadas como crítica à lei.

Para evitar isso, mostra por sua própria experiência a grande excelência e utilidade da lei, não como aliança, mas como guia. E revela ulteriormente como o pecado aproveitou a ocasião oferecida pelo mandamento. Observe em particular:

I. A grande excelência da lei em si. Paulo está longe de criticar a lei; não: fala dela com honra. 1. Ela é santa, justa e boa, v. 12. A lei em geral é assim, e cada mandamento particular também. As leis refletem seus legisladores.

Deus, o grande legislador, é santo, justo e bom; por isso sua lei necessariamente também o é. Seu conteúdo é santo: ordena a santidade e anima à santidade; é santa porque corresponde à santa vontade de Deus, fonte da santidade.

É justa porque está de acordo com as regras da equidade e da reta razão: os caminhos do Senhor são retos. Seu desígnio é bom: foi dada para o bem da humanidade, para conservar a paz e a ordem no mundo. Torna bons os que a observam; sua intenção era melhorar e reformar a humanidade.

Onde há verdadeira graça, há assentimento a isto: a lei é santa, justa e boa. 2. A lei é espiritual (v. 14), não apenas quanto ao seu efeito, como meio de nos tornar espirituais, mas também quanto ao seu alcance.

Ela alcança nossos espíritos, impõe limites aos movimentos do homem interior e lhes dá direção; é “discernidora dos pensamentos e das intenções do coração”, Hebreus 4:12. Proíbe a perversidade espiritual, o homicídio e o adultério cometidos no coração.

Ordena o serviço espiritual, exige o coração e nos obriga a adorar a Deus em espírito. É uma lei espiritual porque é dada por Deus, que é Espírito e Pai dos espíritos; é dada ao homem, cuja parte principal é espiritual.

A alma é a melhor parte e a parte dirigente do homem; por isso a lei destinada ao homem deve necessariamente ser uma lei para sua alma. Nisso a lei de Deus supera todas as outras: é uma lei espiritual.

Outras leis podem proibir planos e imaginações, etc., que são traição no coração, mas não podem tomar conhecimento deles sem algum ato manifesto. A lei de Deus, porém, repara na iniquidade abrigada no coração, ainda que ela não vá além disso.

“Lava teu coração da perversidade”, Jeremias 4:14. Sabemos disso: onde há verdadeira graça, há conhecimento experimental da espiritualidade da lei de Deus.

II. A grande vantagem que encontrou na lei. 1. Ela revelava: “Eu não teria conhecido o pecado senão pela lei”, v. 7.

Assim como aquilo que é reto revela o que é torto, e o espelho nos mostra nosso rosto natural com todas as suas manchas e deformidades, também não há outro caminho para conhecer o pecado, como é necessário ao arrependimento e, por consequência, à paz e ao perdão, senão comparar nosso coração e nossa vida com a lei.

Em particular, ele veio a conhecer a pecaminosidade da concupiscência pela lei do décimo mandamento. Por concupiscência entende o pecado que habita em nós, o pecado em seus primeiros movimentos e operações, o princípio corrupto. Passou a conhecê-lo quando a lei disse: “Não cobiçarás”.

A lei falava de maneira diferente daquela que os escribas e fariseus a faziam falar: falava em seu sentido e significado espirituais. Por ela, ele soube que a concupiscência era pecado, e um pecado muito pecaminoso; que os movimentos e desejos do coração dirigidos ao pecado, mesmo sem se transformarem em atos, eram pecaminosos, extremamente pecaminosos.

Paulo tinha juízo rápido e penetrante e todos os benefícios e aperfeiçoamentos da educação. Ainda assim, não alcançou o conhecimento correto do pecado que habita em nós até que o Espírito, por meio da lei, o tornou conhecido dele.

Não há nada a respeito do que o homem natural seja mais cego do que a respeito da corrupção original. Sobre ela, o entendimento permanece inteiramente às escuras até que o Espírito, por meio da lei, a revele e dê a conhecer.

Assim, a lei é um mestre para nos conduzir a Cristo: abre e examina a ferida, preparando-a para a cura. Desse modo, o pecado pelo mandamento se revela pecado (v. 13): aparece com suas verdadeiras cores, mostra-se tal como é; não se pode chamá-lo por nome pior que o seu próprio.

Assim, pelo mandamento, torna-se extremamente pecaminoso, isto é, revela-se como tal. Nunca vemos o veneno desesperador ou a malignidade que há no pecado até compará-lo com a lei e com a natureza espiritual da lei. Então percebemos que é uma coisa má e amarga.

  1. Ela humilhava (v. 9): “Eu estava vivo”. Ele se considerava em condição muito boa; em sua própria opinião e percepção, estava vivo, muito seguro e confiante na bondade de sua condição.

Assim ele fora em tempos passados, pote, quando era fariseu, pois os homens daquela geração costumavam ter uma opinião muito elevada de si mesmos. Paulo era então como os demais; e o motivo disso era que estava sem a lei.

Embora tivesse sido educado aos pés de Gamaliel, mestre da lei, embora fosse ele próprio grande estudioso da lei, observador rigoroso e defensor zeloso dela, ainda assim estava sem a lei. Tinha a letra da lei, mas não seu significado espiritual: a casca, não o miolo.

Tinha a lei na mão e na cabeça, mas não no coração; tinha sua noção, não seu poder. Há muitos espiritualmente mortos no pecado que, no entanto, se consideram vivos; é sua falta de familiaridade com a lei que causa esse engano.

Mas, quando o mandamento veio com seu poder, não só aos seus olhos, mas também ao seu coração, o pecado reviveu, como o pó num cômodo se levanta, isto é, se torna visível, quando entra a luz do sol.

Paulo viu então no pecado o que nunca tinha visto antes. Viu então o pecado em suas causas: a raiz amarga, a inclinação corrupta, a tendência a se desviar.

Viu o pecado em suas cores: deformando, maculando, violando uma lei justa, afrontando uma Majestade temível, profanando uma coroa soberana ao lançá-la no chão. Viu o pecado em suas consequências: o pecado com a morte em seus calcanhares, o pecado e a maldição a ele vinculada.

“Assim o pecado reviveu, e então eu morri; perdi a boa opinião que tinha de mim mesmo e passei a pensar de outra forma. O pecado reviveu, e eu morri; isto é, o Espírito, por meio do mandamento, convenceu-me de que eu estava em estado de pecado e, por causa dele, em estado de morte.”

É para esse excelente propósito que serve a lei: é lâmpada e luz; converte a alma, abre os olhos, prepara o caminho do Senhor no deserto, parte as rochas, aplaina os montes e prepara um povo disposto para o Senhor.

III. O mau uso que sua natureza corrupta fez da lei apesar disso. 1. O pecado, aproveitando a ocasião oferecida pelo mandamento, “operou em mim toda espécie de concupiscência”, v. 8.

Observe: Paulo tinha em si toda espécie de concupiscência, embora fosse um dos melhores homens não regenerados que já existiram. Quanto à justiça da lei, era irrepreensível; ainda assim, tinha consciência de toda espécie de concupiscência.

Era o pecado que a operava, o pecado que habita em nós, sua natureza corrupta; ele fala de um pecado que operava pecado. O pecado aproveitou a ocasião oferecida pelo mandamento. A natureza corrupta não teria se avolumado e enfurecido tanto sem as restrições da lei.

É como os humores nocivos do corpo, que um purgante insuficientemente forte para eliminá-los desperta e inflama ainda mais. É próprio da natureza corrupta in vetitum niti, inclinar-se para o que é proibido.

Desde que Adão comeu o fruto proibido, todos nos afeiçoamos aos caminhos proibidos. O apetite doente é atraído com mais força pelo que faz mal e é proibido. Sem a lei, o pecado estava morto, como uma serpente no inverno que os raios de sol da lei despertam e irritam.

  1. O pecado enganou os homens. Faz um embuste contra o pecador, um embuste fatal, v. 11.

“Por ele”, isto é, pelo mandamento, “abateu-me”. Como não havia na lei ameaça expressa contra as concupiscências pecaminosas, o pecado, isto é, sua própria natureza corrupta, aproveitou essa circunstância para lhe prometer impunidade e dizer, como a serpente aos nossos primeiros pais: “Certamente não morrereis”.

Assim, enganou-o e o abateu. 3. O pecado “operou em mim a morte por meio daquilo que é bom”, v. 13. O que opera concupiscência opera morte, pois o pecado dá à luz a morte. Não há coisa tão boa que uma natureza corrupta e viciosa não a perverta e transforme em ocasião de pecado; não há flor tão doce da qual o pecado não extraia veneno.

Agora o pecado se mostra pecado. A pior coisa que o pecado faz, e a que melhor expressa sua natureza, é perverter a lei e aproveitar a ocasião que ela oferece para tornar-se ainda mais maligno.

Assim, o mandamento, ordenado para a vida e destinado a guiar no caminho do consolo e da felicidade, resultou em morte pela corrupção da natureza, v. 10. Muitas almas preciosas se despedaçam contra a rocha da salvação.

A mesma palavra que para alguns é ocasião de vida para vida é, para outros, ocasião de morte para morte. O mesmo sol que torna mais perfumado o jardim de flores torna mais fétido o monte de esterco; o mesmo calor que amolece a cera endurece o barro.

E a mesma criança foi posta tanto para a queda quanto para o soerguimento de muitos em Israel. O caminho para impedir esse dano é curvar nossa alma à autoridade imperativa da palavra e da lei de Deus, sem contender contra ela, mas sujeitando-nos a ela.

O Conflito entre a Graça e a Corrupção. (d.C. 58.)

14b Mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.

15 Pois não aprovo o que faço: pois não faço o que quero, mas faço aquilo que odeio.

16 Se, então, faço o que não quero, anuo à lei, que é boa.

17 Agora, então, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.

18 Pois sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum: pois o querer está presente em mim, mas não encontro como realizar o bem.

19 Pois não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero.

20 Ora, então, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.

21 Encontro, pois, uma lei: quando quero fazer o bem, o mal está presente comigo.

22 Pois tenho prazer na lei de Deus segundo o homem interior.

23 Mas vejo outra lei nos meus membros, que guerreia contra a lei da minha mente e me leva cativo à lei do pecado que está nos meus membros.

24 Ó homem miserável que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?

25 Dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. Assim, com a mente, eu mesmo sirvo à lei de Deus; mas, com a carne, à lei do pecado.

Aqui se descreve o conflito entre a graça e a corrupção no coração, entre a lei de Deus e a lei do pecado. A descrição pode ser aplicada de duas maneiras: 1. Às lutas numa alma convencida do pecado, mas ainda não regenerada, em cuja pessoa, segundo alguns, Paulo fala.

  1. Às lutas numa alma renovada e santificada, mas ainda em estado de imperfeição, como outros entendem. Há grande controvérsia sobre qual desses sentidos devemos atribuir às palavras do apóstolo aqui.

O mal predomina a tal ponto quando ele fala de alguém vendido sob o pecado, que pratica o pecado e não realiza o bem, que parece difícil aplicar o texto aos regenerados, descritos como pessoas que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

Ainda assim, o bem predomina a tal ponto no ódio ao pecado, na anuência à lei, no prazer nela e no serviço à lei de Deus com a mente, que é ainda mais difícil aplicar o texto aos não regenerados, mortos em delitos e pecados.

I. Apliquemos o texto às lutas de uma alma convencida do pecado, mas ainda em estado de pecado: conhece a vontade do seu Senhor, mas não a cumpre; aprova as coisas mais excelentes por ter sido instruída pela lei e, mesmo assim, vive transgredindo-a continuamente, Romanos 2:17-23.

Embora haja nela algo que testemunhe contra o pecado que comete, e ela não o pratica sem muita relutância, as faculdades superiores contendem contra ele, e a consciência natural lhe dá aviso antes da prática e a fere depois dela. Ainda assim, a pessoa continua escrava das suas concupiscências que nela reinam.

Não é assim com todo homem não regenerado, mas somente com os convencidos pela lei e não transformados pelo evangelho. O apóstolo havia dito (Romanos 6:14): O pecado não terá domínio, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça.

Para provar isso, mostra aqui que um homem debaixo da lei, e não debaixo da graça, pode estar, e de fato está, sob o domínio do pecado. A lei pode revelar o pecado e convencer dele, mas não pode vencê-lo e subjugá-lo. A prova é a predominância do pecado em muitos que estão sob fortíssimas convencimentos produzidos pela lei.

Ela revela a mácula, mas não a lava. Torna o homem “cansado e sobrecarregado” (Mateus 11:28), pesa sobre ele com seu pecado. Se ele parar aí, porém, a lei não lhe dará auxílio algum para se livrar desse fardo; somente em Cristo se encontra tal auxílio.

A lei pode fazer um homem clamar: “Ó homem miserável que sou! Quem me livrará?” E, mesmo assim, deixá-lo acorrentado e cativo, pois é fraca demais para libertá-lo (Romanos 8:3), e dar-lhe espírito de escravidão para temer, Romanos 8:15.

Uma alma levada pela lei até esse ponto está a caminho de um estado de liberdade por Cristo, embora muitos parem aí e não prossigam. Félix tremeu, mas nunca veio a Cristo.

É possível ir para o inferno de olhos abertos (Números 24:3, 4), iluminado por convencimentos comuns, e carregar uma consciência que o acusa, até mesmo enquanto se serve ao diabo.

Alguém pode anuir à lei, que é boa, ter prazer em conhecer os caminhos de Deus, como aqueles de Isaías 58:2, e possuir em si algo que testemunhe contra o pecado e a favor da santidade. Ainda assim, tudo isso pode ser vencido pelo amor dominante ao pecado.

Pessoas dadas à embriaguez e à impureza têm alguns fracos desejos de abandonar seus pecados, mas persistem neles apesar disso; tal é a impotência e tal é a insuficiência de seus convencimentos.

Há muitos que insistem em entender tudo isso a respeito de pessoas assim e defendem essa leitura com empenho. Contudo, é muito difícil imaginar por que, se era isso que o apóstolo pretendia, ele falaria o tempo todo em sua própria pessoa e, além disso, no presente.

Ele já havia falado amplamente da própria condição sob convencimento como algo passado (v. 7, etc.): “Eu morri”; “descobri que o mandamento era para morte”. Se aqui fala dessa mesma condição como sua condição presente, na qual agora se encontrava, certamente não pretendia ser entendido assim. Portanto:

II. Parece melhor entender o texto como descrição das lutas entre a graça e a corrupção nas almas santificadas. Que há restos de corrupção que habita em nós, mesmo onde existe um princípio vivo de graça, está fora de dúvida. Não é menos certo que essa corrupção se manifesta diariamente em pecados de debilidade, compatíveis com um estado de graça.

“Se dissermos que não temos pecado, enganamos a nós mesmos”, 1 João 1:8, 10. Também é certo que a graça verdadeira contende contra esses pecados e corrupções, não consente neles, odeia-os, lamenta-os e geme sob eles como sob um fardo (Gálatas 5:17).

“A carne deseja contra o espírito, e o espírito contra a carne; e eles se opõem um ao outro, de modo que não podeis fazer as coisas que quereis fazer.” Penso que essas são as verdades contidas neste discurso do apóstolo.

Seu desígnio é explicar ulteriormente a natureza da santificação: ela não alcança perfeição sem pecado nesta vida; e, por isso, estimular-nos ao conflito com as corrupções que restam e nos animar nele. Nosso caso não é singular. Aquilo contra o qual contendemos sinceramente não será posto em nossa conta e, pela graça, a vitória final é certa.

A luta aqui é como a de Jacó e Esaú no ventre, a dos cananeus e israelitas na terra, a da casa de Saul e da casa de Davi. Mas grande é a verdade, e ela prevalecerá. Entendendo o texto dessa maneira, podemos observar:

  1. Do que ele se queixa: dos restos das corrupções que habitam em nós. Fala delas aqui para mostrar que a lei é insuficiente para justificar até um homem regenerado. O melhor homem do mundo tem em si o suficiente para condená-lo se Deus o tratasse segundo a lei.

Isso não é falha da lei, mas da nossa natureza corrupta, incapaz de cumpri-la. A repetição das mesmas coisas várias vezes neste discurso mostra quanto o coração de Paulo era tocado pelo que escrevia e quão profundos eram seus sentimentos. Observe os detalhes de sua queixa:

(1.) “Eu sou carnal, vendido sob o pecado”, v. 14. Ele fala dos coríntios como carnais, 1 Coríntios 3:1. Mesmo onde há vida espiritual restam afeições carnais e, nesse sentido, alguém pode ser vendido sob o pecado.

Ele não se vende para praticar a perversidade, como Acabe fez (1 Reis 21:25), mas foi vendido por Adão quando este pecou e caiu: vendido como um pobre escravo que faz a vontade de seu senhor contra sua própria vontade. Foi vendido sob o pecado porque foi concebido em iniquidade e nasceu em pecado.

(2.) “O que quero, não faço; mas o que odeio, isso faço”, v. 15. E, no mesmo sentido, v. 19, 21: “Quando quero fazer o bem, o mal está presente comigo”. A corrupção era tão forte que ele não conseguia alcançar a perfeição em santidade que desejava e pela qual ansiava.

Assim, enquanto avançava rumo à perfeição, reconhecia que ainda não havia alcançado, nem já era perfeito, Filipenses 3:12. Desejava muito estar livre de todo pecado e cumprir perfeitamente a vontade de Deus; esse era seu juízo firme. Sua natureza corrupta, porém, o puxava para outra direção.

Era como um peso que o detinha e o mantinha embaixo quando queria elevar-se, como a tendência de uma bola de jogo que, mesmo lançada em linha reta, a desvia para o lado.

(3.) “Em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum”, v. 18. Aqui ele explica a natureza corrupta, que chama de carne. No que diz respeito a essa natureza, não se pode esperar dela nenhum bem, assim como ninguém esperaria bom cereal crescendo sobre uma rocha ou na areia à beira-mar.

Assim como a nova natureza, no que diz respeito a ela, não pode pecar (1 João 3:9), a carne, a velha natureza, no que diz respeito a ela, não pode cumprir nenhum bom dever. Como poderia? Pois a carne serve à lei do pecado (v. 25); está sob a direção e o governo dessa lei e, enquanto assim permanecer, é improvável que faça algum bem.

Em outros lugares, a natureza corrupta é chamada carne (Gênesis 6:3; João 3:6). E, embora possa haver coisas boas habitando em pessoas que têm essa carne, não há nenhum bem na própria carne. Ela não é um sujeito capaz de bem algum.

(4.) “Vejo outra lei nos meus membros que guerreia contra a lei da minha mente”, v. 23. A inclinação corrupta e pecaminosa é comparada aqui a uma lei porque o controlava e detinha em seus bons impulsos.

Diz-se que ela está em seus membros porque, tendo Cristo estabelecido seu trono no coração dele, só os membros rebeldes do corpo eram instrumentos do pecado: no apetite sensível. Ou podemos tomar a expressão de forma mais ampla, abrangendo toda a natureza corrupta, sede não só de concupiscências sensuais, mas também das concupiscências mais refinadas.

Essa natureza guerreia contra a lei da mente, a nova natureza. Puxa para a direção oposta e promove interesses contrários. Tal disposição e inclinação corruptas são para a alma fardo e dor tão grandes quanto poderiam ser a pior labuta e o pior cativeiro.

Leva-me cativo. Com o mesmo sentido (v. 25): “Com a carne, sirvo à lei do pecado”. Isto é, a natureza corrupta, a parte não regenerada, opera continuamente em direção ao pecado.

(5.) Sua queixa geral está no v. 24: “Ó homem miserável que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” Aquilo de que se queixa é um corpo de morte. Pode ser o corpo de carne, mortal e moribundo: enquanto o carregarmos, seremos incomodados pela corrupção; quando morrermos, seremos libertados do pecado, e não antes.

Ou pode ser o corpo do pecado, o velho homem, a natureza corrupta que conduz à morte, isto é, à ruína da alma. Ou, comparando-o com um cadáver, cujo toque maculava segundo a lei cerimonial: se as transgressões efetivas são “obras mortas” (Hebreus 9:14), a corrupção original é um corpo morto.

Era tão incômoda para Paulo como se ele tivesse um cadáver amarrado a si, que precisasse carregar por toda parte. Isso o fez clamar: “Ó homem miserável que sou!” Um homem que aprendera a estar satisfeito em qualquer condição ainda se queixa assim de sua natureza corrupta.

Se me pedissem que falasse de Paulo, eu diria: “Ó homem abençoado que és, embaixador de Cristo, favorecido do céu, pai espiritual de milhares!” Mas, aos seus próprios olhos, era um homem miserável por causa da corrupção da natureza.

Porque não era tão bom quanto desejava muito ser, ainda não havia alcançado, nem já era perfeito. Assim ele se queixa miseravelmente: “Quem me livrará?” Fala como alguém cansado disso, que daria qualquer coisa para se livrar, que olha para a direita e para a esquerda em busca de um amigo que o separe de suas corrupções.

Os restos do pecado que habita em nós são um fardo muito penoso para uma alma dotada de graça.

  1. Em que ele encontra consolo. A situação era triste, mas havia alguns alívios. Três coisas o consolavam:

(1.) Que sua consciência testemunhava em seu favor que, apesar de tudo, havia nele um bom princípio que governava e prevalecia. É bom quando nem tudo na alma segue a mesma direção.

A regra desse bom princípio que ele tinha era a lei de Deus, em relação à qual ele fala aqui de três atitudes, certamente presentes em todos os santificados e em ninguém mais.

[1.] “Anuo à lei, que é boa”, v. 16, symphemi: dou meu voto à lei. Aqui está a aprovação do juízo. Onde há graça, não há apenas temor da severidade da lei, mas anuência à sua bondade. “É um bem em si, é boa para mim.”

Isso é sinal de que a lei está escrita no coração e de que a alma foi entregue ao seu molde. Anuir à lei é aprová-la a ponto de não desejar que fosse estabelecida de outra forma.

O juízo santificado concorda não só com a equidade da lei, mas também com sua excelência. Está convencido de que conformar-se a ela é a maior perfeição da natureza humana e a maior honra e felicidade de que somos capazes.

[2.] “Tenho prazer na lei de Deus segundo o homem interior”, v. 22. Sua consciência testemunhava um contentamento na lei. Ele tinha prazer não só nas promessas da palavra, mas também em seus preceitos e proibições; synedomai expressa um prazer condizente.

Nisso ele concordava em afeição com todos os santos. Todos os regenerados ou nascidos de novo para a salvação têm, na verdade, prazer na lei de Deus: têm prazer em conhecê-la e em cumpri-la, submetem-se alegremente à sua autoridade e encontram contentamento nessa submissão.

Nunca estão mais satisfeitos do que quando o coração e a vida estão em mais rigorosa conformidade com a lei e a vontade de Deus. Segundo o homem interior, isto é, primeiro, a mente ou as faculdades racionais, em oposição aos apetites sensíveis e às vontades da carne.

A alma é o homem interior, sede dos prazeres da graça, que por isso são sinceros e sérios, mas secretos. É a renovação do homem interior, 2 Coríntios 4:16. Segundo, a nova natureza.

O novo homem é chamado de homem interior (Efésios 3:16), o homem oculto do coração, 1 Pedro 3:4. Paulo, na medida em que era santificado, tinha prazer na lei de Deus.

[3.] “Com a mente, eu mesmo sirvo à lei de Deus”, v. 25. Não basta anuir à lei nem ter prazer nela: devemos servi-la. Nossa alma deve ser entregue inteiramente à obediência a ela.

Assim era a mente de Paulo e assim é toda mente santificada e renovada: esse é seu curso e caminho habitual, a direção para a qual se inclina a alma. “Eu mesmo”, autos ego, indica claramente que ele fala em sua própria pessoa, não na de outra pessoa.

(2.) Que a falha residia naquela corrupção da sua natureza que ele realmente pranteava e contra a qual contendia: “Já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim”. Ele menciona isso duas vezes (v. 17, 20), não como desculpa para a culpa do próprio pecado.

Pois bastaria para nossa condenação, se estivéssemos debaixo da lei, que o pecado causador do mal habitasse em nós. Ele o diz, porém, para preservar as evidências de sua fé, de modo que não afundasse no desespero, mas encontrasse consolo na aliança da graça, que aceita a disposição do espírito e proveu perdão para a fraqueza da carne.

Com isso, ele também protesta contra tudo que esse pecado que habita em nós produzia. Depois de professar sua anuência à lei de Deus, professa aqui sua dissensão da lei do pecado.

“Não sou eu; repudio o ato; ele é praticado contra minha vontade.” É como quando a maioria no senado é má e conduz tudo pelo caminho errado: o ato é, de fato, do senado, mas a parte honesta contende contra ele, pranteia o que foi feito e registra seu protesto. Assim, já não é essa parte que o pratica.

“Habita em mim”, como os cananeus entre os israelitas, embora tivessem sido submetidos a tributo. “Habita em mim” e provavelmente continuará a habitar enquanto eu viver.

(3.) Seu grande consolo estava em Jesus Cristo (v. 25): “Dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor”. No meio de suas queixas, ele irrompe em louvores. Um remédio especial contra medos e tristezas é louvar muito; muitas almas pobres e abatidas descobriram que isso é verdade.

Em todos os nossos louvores, este deve ser o refrão do cântico: “Bendito seja Deus por Jesus Cristo”. “Quem me livrará?”, pergunta ele (v. 24), como alguém que não sabe onde encontrar ajuda. Por fim, encontra um amigo todo-suficiente: Jesus Cristo.

Quando sentimos o poder remanescente do pecado e da corrupção, temos razão para bendizer a Deus por meio de Cristo, pois, assim como ele é o mediador de todas as nossas orações, também o é de todos os nossos louvores; e para bendizer a Deus por Cristo.

É Cristo quem se coloca entre nós e a cólera que nos é devida por esse pecado. Se não fosse por Cristo, a iniquidade que habita em nós certamente nos arruinaria. Ele é nosso advogado junto ao Pai; por meio dele, Deus tem compaixão, poupa, perdoa e não põe nossas iniquidades em nossa conta.

Cristo comprou para nós a libertação no tempo devido. Por meio dele, a morte porá fim a todas essas queixas e nos transportará a uma eternidade que passaremos sem pecado nem suspiros. Bendito seja Deus, que nos dá essa vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo!


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra