Romanos 6
Argumento
Tendo afirmado, explicado e demonstrado amplamente a grande doutrina da justificação pela fé, o apóstolo teme que alguém extraia veneno dessa flor doce e transforme a graça de Deus em devassidão e libertinagem.
Por isso, com igual zelo, abundância de expressão e força das razões, insiste na necessidade absoluta da santificação e de uma vida santa, fruto e companheira inseparáveis da justificação.
Pois, onde quer que Jesus Cristo seja feito por Deus justiça para alguma alma, ele também é feito por Deus santificação para ela, 1 Coríntios 1:30. A água e o sangue jorraram juntos do lado perfurado de Jesus moribundo. E o que Deus assim uniu, não ousemos separar.
Versículos 1 a 22
Sobre a Santificação. (d.C. 58.)
É digna de nota a transição com que o apóstolo liga este discurso ao anterior: “Que diremos, pois?”, v. 1. “Que uso faremos dessa doutrina doce e consoladora? Faremos o mal para que venha o bem, como alguns dizem que fazemos?” Romanos 3:8. “Permaneceremos no pecado para que a graça aumente?”
“Devemos, por isso, sentir-nos animados a pecar com tanto mais ousadia, já que, quanto mais pecados cometemos, mais a graça de Deus será engrandecida em nosso perdão? É esse o uso que se deve fazer dela?” Não: isso é um abuso, e o apóstolo se espanta só de pensar nisso (v. 2): “De modo nenhum; longe de nós tal pensamento.”
Ele trata a objeção como Cristo tratou a mais sombria tentação do diabo (Mateus 4:10): “Vai-te, Satanás.” As opiniões que dão qualquer apoio ao pecado ou abrem a porta à imoralidade prática, por mais atraentes e plausíveis que pareçam sob a alegação de promover a graça gratuita, devem ser rejeitadas com a mais profunda aversão.
Pois a verdade que há em Jesus é uma verdade conforme a piedade, Tito 1:1. Neste capítulo, o apóstolo insiste amplamente na necessidade da santidade, que pode ser resumida em dois pontos: suas exortações à santidade, que mostram sua natureza, e os motivos ou razões que reforçam essas exortações, que mostram sua necessidade.
I. Quanto ao primeiro ponto, podemos observar aqui a natureza da santificação, o que é e em que consiste. Em geral, ela envolve duas coisas: mortificação e vivificação, morrer para o pecado e viver para a justiça. Em outra parte, isso se expressa como despir-se do velho homem e revestir-se do novo, deixar de fazer o mal e aprender a fazer o bem.
- Mortificação, despir-se do velho homem. Isso é expresso de várias maneiras. (1.) Não devemos mais viver no pecado (v. 2); não devemos ser como fomos nem fazer como fizemos. Basta o tempo passado de nossa vida, 1 Pedro 4:3.
Embora ninguém viva sem pecado, ainda assim, bendito seja Deus, há quem não viva no pecado, não viva nele como em seu elemento nem faça dele seu ofício: isso é ser santificado.
(2.) O corpo do pecado deve ser destruído, v. 6. A corrupção que habita em nós é o corpo do pecado, formado de muitas partes e membros, como um corpo. É nessa raiz que o machado deve ser posto.
Não devemos apenas cessar os atos pecaminosos (isso pode acontecer por restrições externas ou outros incentivos); precisamos enfraquecer e destruir os hábitos e inclinações viciosos; não apenas expulsar do coração os ídolos da iniquidade.
“Para que, daqui em diante, não sirvamos ao pecado.” A transgressão efetiva certamente é, em grande medida, impedida pela crucificação e morte da corrupção original. Destrua o corpo do pecado e, embora ainda haja cananeus na terra, os israelitas não serão escravos deles.
É o corpo do pecado que empunha o cetro e maneja a vara de ferro; destruído ele, quebra-se o jugo. A destruição do tirano Eglom é a libertação de Israel oprimido pelos moabitas.
(3.) Devemos de fato estar mortos para o pecado, v. 11. Assim como a morte do opressor traz alívio, muito mais o traz a morte do oprimido, Jó 3:17, 18. A morte concede um mandado de descanso aos cansados. Assim, devemos estar mortos para o pecado: não lhe obedecer, atender, dar atenção ou cumprir sua vontade mais do que um morto atende seus antigos senhores.
Devemos ser tão indiferentes aos prazeres e deleites do pecado quanto um moribundo é aos passatempos de antes. Quem morreu está separado de sua antiga companhia, comunhão, negócios, prazeres e ocupações; já não é quem era, não faz o que fazia, não possui o que possuía. A morte produz uma mudança poderosa; a santificação produz mudança semelhante na alma, cortando toda relação com o pecado.
(4.) O pecado não deve reinar em nossos corpos mortais para que lhe obedeçamos, v. 12. Embora possa permanecer como fora da lei e oprimir como tirano, não o deixemos reinar como rei. Não o deixemos criar leis, presidir conselhos nem comandar as tropas; não lhe permitamos ocupar o lugar mais alto na alma, de modo que lhe obedeçamos.
Embora às vezes o pecado possa nos surpreender e vencer, nunca nos submetamos a ele em suas paixões; não façam das paixões pecaminosas uma lei à qual prestariam obediência voluntária. “Em suas paixões”, en tais epithymiais autou, refere-se ao corpo, não ao pecado. O pecado consiste, em grande parte, em satisfazer o corpo e ceder aos seus caprichos.
A expressão “seu corpo mortal” traz um motivo implícito: porque o corpo é mortal e se apressa para o pó, não deixem o pecado reinar nele. Foi o pecado que tornou mortais nossos corpos; por isso, não obedeçam a tal inimigo.
(5.) Não devemos entregar nossos membros como instrumentos de injustiça, v. 13. A natureza corrompida usa os membros do corpo como ferramentas para cumprir as vontades da carne; não devemos anuir a esse abuso.
Os membros do corpo foram feitos de modo assombroso e maravilhoso; é lamentável que se tornem ferramentas de injustiça do diabo para o pecado, instrumentos de ações pecaminosas segundo disposições pecaminosas.
A injustiça conduz ao pecado: os atos pecaminosos confirmam e fortalecem os hábitos pecaminosos; um pecado gera outro. É como soltar a água represada; por isso, parem antes de se envolverem.
Os membros do corpo talvez sejam forçados, pela força da tentação, a ser instrumentos de pecado; mas não os entreguem para esse fim, não anuam a isso. Esse é um aspecto da santificação: a mortificação do pecado.
- Vivificação, ou viver para a justiça; e o que é isso? (1.) É andar em novidade de vida, v. 4. A novidade de vida pressupõe novidade de coração, pois do coração procedem as fontes da vida, e não há como tornar doce o riacho sem tornar doce a nascente. Nas escrituras, andar representa o curso e o teor da conduta, que precisam ser novos.
Andem segundo novas regras, rumo a novos fins, movidos por novos princípios. Façam uma nova escolha do caminho. Escolham novas veredas por onde andar, novos guias a quem seguir, novos companheiros com quem caminhar. As coisas antigas devem passar, e todas as coisas devem tornar-se novas. O homem passa a ser o que não era e a fazer o que não fazia.
(2.) É estar vivo para Deus por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor, v. 11. Ter comunhão com Deus, levá-lo em conta, deleitar-se nele e interessar-se por ele; ter a alma voltada para ele em toda ocasião como para um objeto agradável no qual se satisfaz: isso é estar vivo para Deus. O amor de Deus reinando no coração é a vida da alma para Deus.
Anima est ubi amat, non ubi animat: a alma está onde ama, mais do que onde vive. É ter afetos e desejos vivos para Deus. Ou viver (nossa vida na carne) para Deus, visando sua honra e glória como nosso fim, seguindo sua palavra e vontade como regra, reconhecendo-o em todos os nossos caminhos e mantendo sempre os olhos voltados para ele: isso é viver para Deus.
“Por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor.” Cristo é nossa vida espiritual; não há como viver para Deus senão por meio dele. Ele é o Mediador: não podemos receber de Deus consolos nem prestar-lhe devoção aceitável senão em Jesus Cristo e por meio dele; não há comunhão entre almas pecadoras e um Deus santo senão pela mediação do Senhor Jesus.
Por meio de Cristo como autor e sustentador dessa vida; por meio de Cristo como cabeça da qual recebemos influência vital; por meio de Cristo como raiz da qual extraímos seiva e alimento e, assim, vivemos. Ao viver para Deus, Cristo é tudo em todos.
(3.) É nos entregarmos a Deus como pessoas vivas dentre os mortos, v. 13. A própria vida e a essência da santidade estão em nossa dedicação ao Senhor, em dar a nós mesmos ao Senhor, 2 Coríntios 8:5.
“Entreguem-se a ele não apenas como o vencido se entrega ao vencedor porque já não pode resistir, mas como a esposa se entrega ao marido, para quem se voltam seus desejos; como o aluno se entrega ao professor, e o aprendiz ao mestre, para ser ensinado e governado por ele. Não entreguem a ele seus bens, mas a si mesmos; nada menos que a totalidade de vocês.”
Parastesate eautous, accommodate vos ipsos Deo: adaptem-se a Deus; assim traduz Tremélio a partir do siríaco. “Não apenas se submetam a ele, mas estejam de acordo com ele; não apenas se apresentem a ele de uma vez por todas, mas estejam sempre prontos para servi-lo. Entreguem-se a ele como a cera ao selo, para receber qualquer impressão, para ser, ter e fazer aquilo que lhe agradar.”
Quando Paulo disse: “Senhor, que queres que eu faça?” (Atos 9:6), ele havia então se entregado a Deus. “Como pessoas vivas dentre os mortos.” Entregar um cadáver a um Deus vivo não é agradá-lo, mas zombar dele: “Entreguem-se como pessoas vivas e úteis, como sacrifício vivo”, Romanos 12:1.
A prova mais segura de nossa vida espiritual é nossa dedicação a Deus. É próprio daqueles que vivem dentre os mortos (pode-se entender uma morte perante a lei), que foram justificados e libertos da morte, entregar-se àquele que assim os redimiu.
(4.) É entregar nossos membros como instrumentos de justiça a Deus. Quando os membros de nosso corpo são retirados do serviço do pecado, não devem ficar ociosos, mas ser empregados no serviço de Deus. Quando o homem forte e armado é destituído, que aquele a quem pertence o direito reparta os despojos.
Embora as capacidades e faculdades da alma sejam os sujeitos diretos da santidade e da justiça, os membros do corpo devem ser instrumentos; o corpo precisa estar sempre pronto para servir à alma no serviço de Deus.
Assim (v. 19): “Entreguem seus membros como servos da justiça para a santidade. Estejam eles sob a direção e as ordens da justa lei de Deus e daquele princípio de justiça interior que o Espírito, como santificador, planta na alma.” Justiça para a santidade indica crescimento, avanço e terreno conquistado.
Assim como cada ato pecaminoso confirma o hábito pecaminoso e torna a natureza cada vez mais propensa ao pecado (por isso se diz aqui que os membros do homem natural são servos da iniquidade para a iniquidade: um pecado torna o coração mais disposto a outro), cada ato de graça confirma o hábito de graça.
Servir à justiça conduz à santidade; um dever nos prepara para outro, e quanto mais fazemos, mais podemos fazer para Deus. Ou servir à justiça, eis hagiasmon, é prova da santificação.
II. Os motivos ou razões empregados aqui para mostrar a necessidade da santificação. Há em nosso coração, por natureza, tamanha aversão à santidade que não é fácil levá-lo a submeter-se a ela: essa é obra do Espírito, que persuade por incentivos como estes, aplicados à alma.
- Ele argumenta a partir de nossa conformidade sacramental com Jesus Cristo. Nosso batismo, com seu desígnio e sua intenção, trazia em si forte razão para morrermos para o pecado e vivermos para a justiça. Assim, devemos aproveitar o batismo como rédea que nos impede de pecar e como espora que nos estimula ao dever. Observe este raciocínio:
(1.) Em geral, estamos mortos para o pecado, isto é, por profissão e por obrigação. Nosso batismo significa que fomos separados do reino do pecado. Professamos não ter mais nada com ele. Estamos mortos para o pecado por participar da virtude e do poder que o matam, e por nossa união com Cristo e nossa parte nele, em quem e por quem o pecado é morto.
Tudo isso é em vão se persistimos no pecado: contradizemos uma profissão, violamos uma obrigação e voltamos àquilo para o qual havíamos morrido, como fantasmas que caminham, algo mais impróprio e absurdo que tudo. Pois (v. 7) quem morreu está livre do pecado, isto é, quem morreu para ele está livre de seu governo e domínio, assim como o servo morto está livre do senhor, Jó 3:19.
Seremos então tão insensatos a ponto de voltar à escravidão da qual fomos libertos? Depois de sermos tirados do Egito, falaremos em voltar para lá?
(2.) Em particular, ao sermos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados em sua morte, v. 3. Fomos batizados eis Christon, em Cristo, assim como em 1 Coríntios 10:2, eis Mosen, em Moisés. O batismo nos vincula a Cristo, compromete-nos como aprendizes de Cristo, nosso mestre, e expressa nossa lealdade a Cristo, nosso soberano.
O batismo é externa ansa Christi, a alça externa de Cristo, pelo qual ele se apodera dos homens e os homens se oferecem a ele. Em particular, fomos batizados em sua morte: participamos dos privilégios comprados por ela e nos comprometemos tanto a cumprir seu desígnio, que era nos redimir de toda iniquidade, quanto a seguir seu modelo.
Assim como Cristo morreu pelo pecado, devemos morrer para o pecado. Essa foi a profissão e a promessa de nosso batismo; não agimos bem se não correspondemos à profissão e não cumprimos a promessa.
[1.] Nossa conformidade com a morte de Cristo nos obriga a morrer para o pecado; assim conhecemos a comunhão de seus sofrimentos, Filipenses 3:10. Por isso se diz aqui que fomos plantados juntamente na semelhança de sua morte (v. 5), to homoiomati: não apenas uma correspondência, mas uma formação conjunta.
É como o tronco enxertado que é plantado na semelhança do broto, de cuja natureza participa. Plantar tem por objetivo a vida e a frutificação: fomos plantados na vinha em semelhança com Cristo, semelhança que devemos demonstrar pela santificação.
Nosso credo acerca de Jesus Cristo inclui, entre outras coisas, que ele foi crucificado, morreu e foi sepultado. Ora, o batismo é conformidade sacramental com ele em cada uma dessas coisas, como o apóstolo repara aqui. Primeiro, nosso velho homem foi crucificado com ele, v. 6.
A morte na cruz era lenta: depois de pregado à cruz, o corpo sofria muitas dores e se debatia muito; mas era morte certa, que demorava a se consumar, porém enfim se consumava. Assim é a mortificação do pecado nos crentes. Era morte maldita, Gálatas 3:13. O pecado morre como um criminoso condenado à destruição: é coisa maldita.
Embora sua morte seja lenta, ainda assim algo a apressa: é um velho homem que está crucificado, não mais no auge de sua força, mas em decadência. “Aquilo que envelhece está perto de desaparecer”, Hebreus 8:13. “Crucificado com ele”, synestaurothe: não quanto ao tempo, mas quanto à causalidade. A crucificação de Cristo por nós influencia a crucificação do pecado em nós.
Segundo, morremos com Cristo, v. 8. Cristo foi obediente até a morte; quando ele morreu, podemos dizer que morremos com ele, pois nossa morte para o pecado é um ato de conformidade tanto com o desígnio quanto com o exemplo de sua morte pelo pecado.
O batismo significa e sela nossa união com Cristo, nosso enxerto nele; por isso, estamos mortos com ele e comprometidos a não ter mais relação com o pecado do que ele teve. Terceiro, fomos sepultados com ele pelo batismo, v. 4. Nossa conformidade é completa.
Pela profissão de fé, estamos inteiramente separados de todo trato e comunhão com o pecado, assim como os sepultados estão inteiramente separados do mundo: não apenas não pertencem aos vivos, mas já não estão entre os vivos nem têm com eles relação alguma.
Assim devemos ser, como Cristo foi, separados do pecado e dos pecadores. Somos sepultados, isto é, por profissão e obrigação: professamos ser assim e somos obrigados a isso. Essa foi nossa aliança e compromisso no batismo; fomos selados para pertencer ao Senhor e, portanto, para ser separados do pecado.
Confesso não ver por que esse sepultamento no batismo deveria sequer aludir ao costume de mergulhar na água durante o batismo, mais do que a crucificação e a morte batismais deveriam conter alusão semelhante. É claro que o apóstolo chama de sepultamento com Cristo não o sinal, mas aquilo que ele significa no batismo, e a expressão alude ao sepultamento de Cristo.
Assim como Cristo foi sepultado para ressuscitar para uma vida nova e mais celestial, somos sepultados no batismo, isto é, separados da vida de pecado, para ressuscitar para uma nova vida de fé e amor.
[2.] Nossa conformidade com a ressurreição de Cristo nos obriga a ressuscitar para a novidade de vida. Esse é o poder de sua ressurreição que Paulo tanto desejava conhecer, Filipenses 3:10. Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, isto é, pelo poder do Pai. O poder de Deus é sua glória; é poder glorioso, Colossenses 1:11.
Ora, no batismo somos obrigados a seguir esse modelo, a ser plantados na semelhança de sua ressurreição (v. 5) e a viver com ele, v. 8. Veja Colossenses 2:12. A conversão é a primeira ressurreição da morte do pecado para a vida de justiça; essa ressurreição corresponde à ressurreição de Cristo.
Essa conformidade dos santos com a ressurreição de Cristo parece estar indicada pela ressurreição de tantos corpos de santos. Embora mencionada antes por antecipação, supõe-se que tenha ocorrido ao mesmo tempo que a ressurreição de Cristo, Mateus 27:52. Todos nós ressuscitamos com Cristo.
Em dois aspectos devemos seguir sua ressurreição. Primeiro, ele ressuscitou para nunca mais morrer, v. 9. Lemos sobre muitos outros que foram ressuscitados dos mortos, mas voltaram a morrer. Cristo, porém, ressuscitou para nunca mais morrer; por isso, deixou as vestes da sepultura para trás, enquanto Lázaro, que voltaria a morrer, saiu com elas, como alguém que ainda teria ocasião de usá-las.
Mas a morte já não domina Cristo: ele de fato esteve morto, porém vive e está tão vivo que vive para todo o sempre, Apocalipse 1:18. Assim, devemos ressuscitar da sepultura do pecado para nunca mais voltar a ela nem ter comunhão com as obras das trevas, tendo deixado aquela sepultura, aquela terra de trevas tão escuras quanto as próprias trevas.
Segundo, ele ressuscitou para viver para Deus (v. 10), para viver uma vida celestial e receber a glória posta diante dele. Outros ressuscitados dos mortos voltaram à mesma vida que antes viviam em todos os aspectos; Cristo, porém, não. Ressuscitou para deixar o mundo. “Agora já não estou no mundo”, João 13:1; 17:11.
Ele ressuscitou para viver para Deus, isto é, para interceder e governar, tudo para a glória do Pai. Assim devemos ressuscitar para viver para Deus: isso é o que ele chama de novidade de vida (v. 4), viver segundo outros princípios, outras regras e outros objetivos do que antes.
Uma vida dedicada a Deus é nova vida: antes, o eu era o fim principal e supremo; agora, Deus. Viver de verdade é viver para Deus, com os olhos sempre voltados para ele e fazendo dele o centro de todas as nossas ações.
- Ele argumenta a partir das preciosas promessas e privilégios da nova aliança, v. 14. Poderia surgir a objeção de que não conseguimos vencer e subjugar o pecado, que ele é inevitavelmente forte demais para nós.
“Não”, diz ele, “vocês lutam contra um inimigo com o qual é possível lidar e que pode ser subjugado, se ao menos mantiverem sua posição e permanecerem armados. É um inimigo que já foi derrotado e frustrado. Na aliança da graça, há força reservada para ajudá-los, se ao menos a usarem. O pecado não terá domínio.”
As promessas de Deus a nós são mais poderosas e eficazes para mortificar o pecado do que nossas promessas a Deus. O pecado pode lutar no crente e causar-lhe muita perturbação, mas não terá domínio; pode atormentá-lo, mas não o governará.
Pois não estamos sob a lei, mas sob a graça; não sob a lei do pecado e da morte, mas sob a lei do Espírito da vida que está em Cristo Jesus. Somos movidos por princípios diferentes dos anteriores: novos senhores, novas leis.
Ou então, não estamos sob a aliança das obras, que exige tijolos sem fornecer palha, condena pela menor falha e diz: “Faze isto e viverás; não o faças e morrerás”. Estamos sob a aliança da graça, que aceita a sinceridade como nossa perfeição evangélica, não exige nada sem prometer força para cumpri-lo e é bem ordenada neste aspecto: nem toda transgressão dentro dela nos exclui dela.
Acima de tudo, não deixa nossa salvação sob nossa própria guarda, mas a deposita nas mãos do Mediador, que se compromete conosco a não deixar o pecado nos dominar, que ele próprio já o condenou e o destruirá. Assim, se prosseguirmos na vitória, sairemos mais que vencedores.
Cristo governa com o cetro de ouro da graça e não deixará o pecado dominar aqueles que são súditos voluntários desse governo. Essa é uma palavra muito consoladora para todos os verdadeiros crentes.
Se estivéssemos sob a lei, estaríamos perdidos, pois a lei amaldiçoa todo aquele que não persevera em todas as coisas. Mas estamos sob a graça, graça que aceita uma disposição voluntária, não anota com severidade cada erro nosso, deixa lugar para arrependimento e promete perdão a quem se arrepende. Que motivo poderia ser mais forte para uma pessoa franca se afastar inteiramente do pecado?
Pecaremos contra tanta bondade? Abusaremos de tal amor? Alguns talvez extraiam veneno dessa flor e usem essa doutrina, sem franqueza, como ânimo para pecar. Veja como o apóstolo se espanta com tal pensamento (v. 15): “Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.”
Que atitude pode ser mais sombria e cruel do que aproveitar demonstrações extraordinárias de bondade e boa vontade de um amigo como ocasião para insultá-lo e ofendê-lo? Rejeitar tamanha compaixão, cuspir no rosto de tal amor, é algo que todos no mundo considerariam vergonhoso nas relações entre pessoas.
- Ele argumenta a partir da prova que isso dará de nossa condição, a nosso favor ou contra nós (v. 16): “Daquele a quem vocês se entregam como servos para obedecer, desse vocês são servos.” Todos os filhos dos homens são servos de Deus ou servos do pecado; essas são as duas famílias.
Se quisermos saber a qual dessas famílias pertencemos, precisamos perguntar a qual desses senhores prestamos obediência. Obedecer às leis do pecado será prova contra nós de que pertencemos à família à qual cabe a morte. Em contrapartida, obedecer às leis de Cristo demonstrará nossa ligação com sua família.
- Ele argumenta a partir de sua antiga condição pecaminosa, vv. 17-21, em que podemos observar:
(1.) O que foram e fizeram antes. Precisamos ser lembrados frequentemente de nossa condição anterior. Paulo a recorda muitas vezes ao falar de si e daqueles a quem escreve. [1.] “Vocês eram servos do pecado.” Quem agora serve a Deus faria bem em lembrar o tempo em que servia ao pecado, para permanecer humilde, arrependido e vigilante e ganhar ânimo no serviço de Deus.
É um descrédito para o serviço do pecado que tantos milhares o tenham abandonado e se livrado do jugo, e nenhum dos que o abandonaram sinceramente e se entregaram ao serviço de Deus jamais retornou à antiga servidão penosa.
“Graças a Deus que vocês eram assim, isto é, que, embora fossem assim, ainda assim obedeceram. Vocês eram assim; graças a Deus podemos falar disso como coisa passada: eram assim, mas agora não são mais.”
“Ou melhor: o fato de terem sido assim antes ajuda muito a engrandecer a misericórdia e a graça divinas nessa feliz mudança. Graças a Deus que a antiga condição pecaminosa serve de contraste e incentivo à santidade de agora.”
[2.] “Vocês entregaram seus membros como servos da impureza e da iniquidade para a iniquidade”, v. 19. Uma miséria da condição pecaminosa é que o corpo se torna escravo do pecado, servidão que não poderia ser mais vil nem mais árdua, como a do filho pródigo enviado aos campos para alimentar porcos.
“Vocês entregaram.” Os pecadores servem ao pecado voluntariamente. O diabo não poderia forçá-los a esse serviço se não se entregassem a ele. Isso demonstrará a justiça de Deus na ruína dos pecadores: venderam a si mesmos para praticar a maldade; foi ato e feito deles mesmos.
“À iniquidade para a iniquidade.” Cada ato pecaminoso fortalece e confirma o hábito pecaminoso: à iniquidade como trabalho, para a iniquidade como salário. Semeiam o vento e colhem o redemoinho; pioram cada vez mais, endurecendo-se cada vez mais. Ele fala aqui à maneira dos homens, isto é, toma uma comparação daquilo que é comum entre eles: a troca de serviços e de sujeições.
[3.] “Vocês estavam livres da justiça” (v. 20); não por uma liberdade concedida, mas por uma liberdade que tomaram para si, que é libertinagem.
“Vocês estavam inteiramente desprovidos do bem: sem bons princípios, impulsos ou inclinações; sem qualquer submissão à lei e à vontade de Deus ou conformidade à sua imagem. E isso lhes agradava muito, como liberdade e autonomia; mas estar livre da justiça é a pior espécie de escravidão.”
(2.) Como se realizou a bendita mudança e em que consistiu:
[1.] “Vocês obedeceram de coração àquela forma de doutrina que lhes foi entregue”, v. 17. Isso descreve o que é a conversão: nossa conformidade com o evangelho que Cristo e seus ministros nos entregaram e nossa disposição de segui-lo. Na margem: “À qual vocês foram entregues”, eis hon paredothete, na qual foram entregues.
Observe, primeiro, a regra da graça: aquela forma de doutrina, typon didaches. O evangelho é a grande regra tanto da verdade quanto da santidade; é o selo, e a graça é a impressão desse selo. É a forma das palavras que curam, 2 Timóteo 1:13.
Segundo, a natureza da graça como nossa conformidade a essa regra. 1. É obedecer de coração. O evangelho é uma doutrina não só para ser crida, mas para ser obedecida, e obedecida de coração, o que indica a sinceridade e realidade dessa obediência: não apenas por profissão, mas em poder, a partir do coração, a parte mais íntima e governante de nós mesmos.
- É ser entregue a ela como a um molde, como a cera moldada pela impressão do selo, correspondendo linha por linha, traço por traço, e reproduzindo inteiramente sua forma e figura.
Ser cristão de verdade é ser transformado à imagem e semelhança do evangelho, com nossa alma correspondendo a ele, concordando com ele e se conformando a ele: entendimento, vontade, afetos, objetivos, princípios e ações, tudo de acordo com essa forma de doutrina.
[2.] “Libertos do pecado, vocês se tornaram servos da justiça” (v. 18), servos de Deus, v. 22. A conversão é, primeiro, libertação do serviço do pecado: é livrar-se daquele jugo e decidir não ter mais nada com ele. Segundo, é entregar-nos ao serviço de Deus e da justiça, a Deus como nosso senhor e à justiça como nossa tarefa.
Quando somos libertos do pecado, não é para viver como quisermos e ser nossos próprios senhores. Não: ao sermos tirados do Egito, somos, como Israel, conduzidos ao monte santo para receber a lei e ali ingressar no vínculo da aliança.
Observe: não podemos nos tornar servos de Deus até ser libertos do poder e domínio do pecado; não podemos servir a dois senhores tão diretamente opostos quanto Deus e o pecado. Como o filho pródigo, precisamos deixar o serviço penoso prestado ao habitante daquela terra antes de chegar à casa de nosso Pai.
(3.) A opinião que agora tinham de seu antigo trabalho e caminho. Ele lhes pergunta (v. 21) se não haviam considerado o serviço do pecado [1.] um serviço infrutífero: “Que fruto vocês tinham então? Alguma vez ganharam alguma coisa com ele? Sentem-se, façam as contas, calculem seus ganhos: que fruto tinham então?”
Além das perdas futuras, infinitamente grandes, os ganhos presentes do pecado nem merecem menção. Que fruto? Nada que mereça ser chamado fruto. O prazer e o proveito presentes do pecado não merecem esse nome; são apenas palha: aram iniquidade, semeiam vaidade e colhem o mesmo.
[2.] É um serviço indigno; é aquilo de que agora nos envergonhamos: da insensatez e da imundície desse serviço. A vergonha entrou no mundo com o pecado e continua a ser seu produto certo: ou a vergonha do arrependimento ou, na falta dela, vergonha e desprezo eternos. Quem faria voluntariamente algo de que, cedo ou tarde, certamente se envergonhará?
- Ele argumenta a partir do fim de todas essas coisas. É privilégio das criaturas racionais possuir a capacidade de olhar adiante e considerar o resultado final das coisas. Para nos persuadir a deixar o pecado e buscar a santidade, são postos diante de nós bênção e maldição, bem e mal, vida e morte, e temos de fazer nossa escolha.
(1.) O fim do pecado é a morte (v. 21): “O fim dessas coisas é a morte.” Embora o caminho pareça agradável e atraente, o fim é sombrio: no fim ele morde, e haverá amargura no desfecho. “O salário do pecado é a morte”, v. 23. A morte é devida ao pecador depois que ele peca, assim como o salário é devido ao servo depois que ele trabalha.
Isso é verdade a respeito de todo pecado. Nenhum pecado é venial por sua própria natureza. A morte é o salário até do menor pecado. Aqui, o pecado é apresentado como o trabalho pelo qual se paga o salário ou como o senhor que o paga; todos os servos do pecado que fazem sua obra devem esperar receber tal pagamento.
(2.) Se o fruto conduz à santidade, se há um princípio ativo de graça verdadeira e crescente, o fim será a vida eterna: um fim muito feliz! Embora o caminho seja de subida, estreito, espinhoso e cercado de obstáculos, a vida eterna ao seu fim é certa. Assim, no v. 23: “O dom de Deus é a vida eterna.”
O céu é vida, que consiste em contemplar Deus e desfrutar dele; é vida eterna, sem debilidades que a acompanhem e sem morte que lhe ponha fim. Esse é o dom de Deus. A morte é o salário do pecado e vem como merecimento; a vida, porém, é um dom e vem como favor.
Os pecadores merecem o inferno, mas os santos não merecem o céu. Não há proporção entre a glória do céu e nossa obediência; se algum dia chegarmos ao céu, devemos agradecer a Deus, não a nós mesmos. Esse dom vem por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor. Foi Cristo quem o comprou, preparou, prepara-nos para ele e nos preserva para recebê-lo; ele é o Alfa e o Ômega, Tudo em todos em nossa salvação.