Matthew Henry

Romanos 3

Argumento

O apóstolo prossegue neste capítulo seu discurso sobre a justificação. Ele já havia demonstrado a culpa tanto dos gentios quanto dos judeus.

Agora, neste capítulo, I. Responde a algumas objeções que poderiam ser levantadas contra o que dissera acerca dos judeus, vv. 1-8. II. Afirma a culpa e a corrupção comuns a toda a humanidade, tanto judeus quanto gentios, vv. 9-18.

III. Argumenta, a partir disso, que a justificação necessariamente se dá pela fé, e não pela lei, apresentando diversas razões para isso (v. 19 até o fim). As muitas digressões em seus escritos às vezes tornam seu discurso um pouco difícil, mas seu propósito é evidente.

As Vantagens dos Judeus; Objeções Respondidas; A Depravação de Judeus e Gentios. (58 d.C.)

Versículos 1 a 18

I. Aqui o apóstolo responde a diversas objeções que poderiam ser levantadas, a fim de desobstruir seu caminho. Não há verdade tão clara e evidente que mentes perversas e corações carnais corrompidos não encontrem algo a dizer contra ela; mas as verdades divinas precisam ser defendidas de contestações capciosas.

Objeção 1. Se judeus e gentios estão em situação tão semelhante diante de Deus, que vantagem tem o judeu? Deus não falou muitas vezes dos judeus com grande estima, como um povo sem igual (Deuteronômio 33:29), uma nação santa, um tesouro peculiar, a descendência de Abraão, seu amigo?

Não instituiu ele a circuncisão como sinal de que pertenciam à sua igreja e selo de sua relação de aliança com Deus? Ora, essa doutrina que os coloca no mesmo nível não lhes nega todas essas prerrogativas e desonra a ordenança da circuncisão, como se fosse algo infrutífero e sem significado?

Resposta. Apesar disso, os judeus são um povo grandemente privilegiado e honrado, dotado de importantes meios e auxílios, embora estes não garantam infalivelmente a salvação (v. 2): “Muito, em todos os aspectos”.

A porta está aberta tanto aos gentios quanto aos judeus, mas estes dispõem de um caminho mais favorável para chegar a ela, por causa dos privilégios de sua igreja. Não devemos desprezar esses privilégios, embora muitos dos que os possuem pereçam eternamente por não aproveitá-los.

Ele enumera muitos dos privilégios dos judeus em Romanos 9:4, 5; aqui menciona apenas um, que é, de fato, instar omnium, equivalente a todos: a eles foram confiados os oráculos de Deus, isto é, as escrituras do Antigo Testamento, especialmente a lei de Moisés, chamada de “oráculos vivos” (Atos 7:38), e os tipos, as promessas e as profecias relativos a Cristo e ao evangelho.

As escrituras são os oráculos de Deus: constituem uma revelação divina, vêm do céu e possuem verdade infalível e importância eterna, como convém a oráculos. A Septuaginta chama o Urim e o Tumim de logia, os oráculos. A escritura é nosso peitoral do juízo. Devemos recorrer à lei e ao testemunho como a um oráculo. O evangelho é chamado de “oráculos de Deus” em Hebreus 5:12; 1 Pedro 4:11.

Esses oráculos foram confiados aos judeus. O Antigo Testamento foi escrito na língua deles; Moisés e os profetas pertenciam à sua nação, viviam entre eles e pregavam e escreviam primeiramente para os judeus e em benefício deles. Os oráculos lhes foram confiados como depositários em favor das gerações e igrejas posteriores.

O Antigo Testamento foi depositado em suas mãos para ser cuidadosamente preservado puro e sem corrupção e assim transmitido à posteridade. Os judeus eram os guardiões da biblioteca dos cristãos. Receberam a guarda desse tesouro sagrado, primeiro para uso e benefício próprios, depois para o benefício do mundo.

Ao preservar a letra da escritura, foram muito fiéis ao encargo recebido: não perderam um só iota nem um til. Nisso devemos reconhecer o zelo e a providência bondosos de Deus. Os judeus tinham os meios de salvação, mas não o monopólio da salvação.

Ele menciona essa vantagem com a palavra principalmente, proton men gar: esse era seu privilégio primordial e principal. Desfrutar da palavra e das ordenanças de Deus é a maior felicidade de um povo e deve ocupar o imprimis de suas vantagens, Deuteronômio 4:8; 33:3; Salmos 147:20.

Objeção 2. Contra o que ele dissera sobre as vantagens que os judeus tinham nos oráculos vivos, alguns poderiam alegar a incredulidade de muitos deles. De que adiantava terem recebido os oráculos de Deus se tantos, apesar desses oráculos, continuaram alheios a Cristo e inimigos de seu evangelho? “Alguns não creram”, v. 3.

Resposta. É bem verdade que alguns, ou melhor, a maioria dos judeus de então, não creem em Cristo. Mas a incredulidade deles anulará a fidelidade de Deus? O apóstolo se alarma com tal pensamento: de modo nenhum! A incredulidade e a obstinação dos judeus não podiam invalidar nem derrubar as profecias acerca do Messias contidas nos oráculos que lhes foram confiados.

Cristo será glorioso, ainda que Israel não seja reunido, Isaías 49:5. As palavras de Deus se cumprirão, seus propósitos se realizarão e todos os seus fins serão atendidos, ainda que haja uma geração que, por sua incredulidade, procure fazer de Deus um mentiroso.

Seja Deus verdadeiro, mas todo homem, mentiroso. Apeguemo-nos a este princípio: Deus é fiel a cada palavra que proferiu e não deixará cair por terra nenhum de seus oráculos, mesmo que, com isso, desmintamos os homens. É melhor questionar e derrubar a credibilidade de todos os homens do mundo do que duvidar da fidelidade de Deus.

O que Davi disse precipitadamente (Salmos 116:11), que “todos os homens são mentirosos”, Paulo afirma aqui de modo deliberado. A mentira é um membro daquele velho homem com o qual todos nós chegamos ao mundo revestidos.

Todos os homens são inconstantes, mutáveis e propensos a mudar, “vaidade e mentira” (Salmos 62:9), “inteiramente vaidade”, Salmos 39:5. Todos os homens são mentirosos quando comparados a Deus.

É muito consolador, quando descobrimos que todo homem é mentiroso e não há fidelidade no homem, saber que Deus é fiel. Quando “cada um fala vaidade com o seu próximo”, é muito consolador lembrar que “as palavras do Senhor são palavras puras”, Salmos 12:2, 6.

Para prova ulterior disso, ele cita Salmos 51:4: “Para que sejas justificado”, cujo desígnio é mostrar: 1. Que Deus preserva e preservará sua própria honra no mundo, apesar dos pecados dos homens.

  1. Que é nosso dever, em todas as conclusões a que chegarmos sobre nós mesmos e sobre os outros, justificar a Deus e afirmar e defender sua justiça, verdade e bondade, aconteça o que acontecer.

Davi põe sobre si um peso em sua confissão para justificar a Deus e absolvê-lo de qualquer injustiça. Assim também aqui: que o crédito ou a reputação do homem cuide de si; pouco importa se afundar ou se mantiver. Conservemos firmemente esta conclusão, por mais plausíveis que sejam as premissas contrárias: o Senhor é justo em todos os seus caminhos e santo em todas as suas obras.

Assim Deus é justificado em suas palavras e absolvido quando julga, conforme Salmos 51:4, ou quando é julgado, como se traduz aqui. Quando os homens ousam ter desavença com Deus e com seus procedimentos, podemos estar certos de que a sentença será favorável a ele.

Objeção 3. Os corações carnais poderiam aproveitar isso para se animar no pecado. Ele havia dito que a culpa e a corrupção universais da humanidade deram ocasião à manifestação da justiça de Deus em Jesus Cristo.

Agora se poderia sugerir: se todo o nosso pecado, longe de destruir a honra de Deus, a realça, e seus fins estão assegurados, de modo que nenhum prejuízo foi causado, não seria injusto Deus punir tão severamente nosso pecado e nossa incredulidade?

Se a injustiça dos judeus deu ocasião ao chamado dos gentios e, assim, à maior glória de Deus, por que os judeus são tão censurados? “Se a nossa injustiça ressalta a justiça de Deus, que diremos?” v. 5. Que conclusão se pode tirar disso? Seria Deus injusto, me adikos ho Theos, não é Deus injusto, como também se pode ler, em forma mais próxima de uma objeção, que executa a vingança?

Os corações incrédulos aproveitam de bom grado qualquer ocasião para ter desavença com a equidade dos procedimentos de Deus e “condenar aquele que é perfeitamente justo”, Jó 34:17. “Falo como homem”, isto é, apresento a objeção como alguém de coração carnal: ela é proposta à maneira de um homem, criatura vã, insensata e orgulhosa.

Resposta. De modo nenhum; longe de nós imaginar tal coisa. As sugestões que desonram Deus e sua justiça e santidade devem antes nos causar horror do que nos levar a discuti-las. “Para trás de mim, Satanás”; jamais acolhamos semelhante pensamento.

“Pois, nesse caso, como Deus julgará o mundo?” v. 6. A razão é muito semelhante à de Abraão (Gênesis 18:25): “Não fará justiça o Juiz de toda a terra?” Sem dúvida, fará. Se não fosse infinitamente justo e reto, não seria apto a julgar toda a terra. “Até aquele que odeia o direito governará?” Jó 34:17. Compare Jó 34:18, 19.

O pecado não possui menos maldade nem merece menos castigo pelo fato de Deus extrair dele glória para si. É apenas de modo acidental que o pecado ressalta a justiça de Deus. O pecador não merece agradecimento por isso, pois não é essa sua intenção.

A consideração de que Deus julgará o mundo deve calar para sempre todas as nossas dúvidas acerca de sua justiça e equidade, bem como as críticas que lhes dirigimos. Não nos cabe acusar formalmente os atos de um Soberano tão absoluto. A sentença do tribunal supremo, da qual não há recurso, não deve ser posta em dúvida.

Objeção 4. A objeção anterior é repetida e desenvolvida (v. 7, 8), pois os corações orgulhosos dificilmente serão expulsos de seu refúgio de mentiras, mas se apegarão ao engano. Porém, sua maneira de expor a objeção em suas verdadeiras cores basta para respondê-la: “Se a verdade de Deus se tornou mais abundante por meio da minha mentira”.

Ele supõe que os sofistas prossigam assim: “Se minha mentira, isto é, meu pecado” (pois há algo de mentira em todo pecado, especialmente nos pecados dos que professam a fé), “deu ocasião para que a verdade e a fidelidade de Deus fossem glorificadas, por que eu deveria ser julgado e condenado como pecador?”

“E não deveria antes receber daí ânimo para continuar no meu pecado, a fim de que a graça aumente?”

Essa conclusão, à primeira vista, parece horrenda demais para ser debatida e digna de ser rejeitada com repulsa. Pecadores atrevidos encontram motivo para se gloriar no dano porque “a bondade de Deus dura continuamente”, Salmos 52:1. “Façamos o mal para que venha o bem” está mais vezes no coração do que na boca dos pecadores; assim eles se justificam em seus caminhos perversos.

Ao mencionar esse pensamento perverso, ele observa, entre parênteses, que havia quem atribuísse doutrinas como essa a Paulo e a seus companheiros de ministério: “Alguns afirmam que dizemos isso”.

Não é novidade que os melhores servos e ministros de Deus sejam acusados de defender e ensinar justamente aquilo que mais detestam e abominam. Isso não deve surpreender, quando nosso próprio Mestre foi acusado de estar em pacto com Belzebu.

Muitos foram desacreditados como se tivessem dito o contrário daquilo que defendem. É um velho artifício de Satanás lançar assim lama sobre os ministros de Cristo: Fortiter calumniari, aliquid adhærebit, espalhe calúnia em abundância, pois alguma coisa certamente ficará. Os melhores homens e as melhores verdades estão sujeitos à calúnia.

O bispo Sanderson faz uma observação ulterior sobre “como somos caluniosamente acusados”, blasphemoumetha. Nas escrituras, blasfêmia geralmente designa o grau mais elevado de calúnia: falar mal de Deus.

Caluniar um ministro e sua doutrina regular é uma calúnia mais grave do que a comum, uma espécie de blasfêmia, não por causa da pessoa dele, mas por causa de seu chamado e de sua obra, 1 Tessalonicenses 5:13.

Resposta. Para refutar isso, ele apenas diz que, sejam quais forem os argumentos apresentados por essas pessoas, a condenação delas é justa. Alguns entendem que ele se refere aos caluniadores: Deus condenará justamente os que condenam injustamente sua verdade.

Ou, antes, a afirmação se aplica àqueles que se tornam ousados no pecado sob a alegação de que Deus tira dele glória para si. Os que deliberadamente fazem o mal para que dele venha o bem estarão tão longe de escapar sob a proteção dessa desculpa que ela, pelo contrário, justificará sua condenação e os tornará ainda mais indesculpáveis.

Pois pecar com tal suposição e confiança revela grande participação tanto da sagacidade quanto da vontade no pecado: uma vontade perversa que escolhe deliberadamente o mal e uma sagacidade perversa que o encobre com a alegação do bem que dele resultaria.

Portanto, a condenação deles é justa. Quaisquer desculpas desse tipo com que agora se agradem, nenhuma subsistirá no grande dia. Deus será justificado em seus procedimentos, e toda carne, até mesmo a carne orgulhosa que agora se levanta contra ele, se calará diante dele.

Alguns pensam que Paulo se refere aqui à ruína iminente da igreja e da nação judaicas, que a obstinação dos judeus e sua tentativa de justificar a própria incredulidade apressaram consideravelmente.

II. Tendo afastado essas objeções, Paulo retoma a afirmação da culpa e da corrupção gerais da humanidade, tanto de judeus quanto de gentios, vv. 9-18. “Somos melhores do que eles, nós, os judeus, a quem foram confiados os oráculos de Deus? Isso nos recomenda a Deus ou nos justificará? Não, de maneira nenhuma.”

Ou então: “Somos nós, cristãos, judeus e gentios, originalmente tão superiores aos incrédulos que merecemos a graça de Deus? Infelizmente, não. Antes que a graça gratuita estabelecesse a diferença, tanto os que entre nós eram judeus quanto os que eram gentios estavam igualmente corrompidos.”

Todos estão debaixo do pecado. Debaixo da culpa do pecado: sujeitos a ele como a uma sentença; sujeitos a ele como a uma amarra que os destina à ruína e à condenação eternas; sujeitos a ele como a um peso (Salmos 38:4) que os afundará ao mais baixo inferno. Somos culpados diante de Deus, v. 19.

Debaixo do governo e domínio do pecado: sujeitos a ele como a um tirano e feitor cruel, escravizados; sujeitos a ele como a um jugo; sujeitos a seu poder, vendidos para praticar a maldade. E ele havia provado isso, proetiasametha. Trata-se de um termo jurídico: formulamos a acusação contra eles e a comprovamos; demonstramos a denúncia e os declaramos culpados pela notória evidência do fato.

Ele ilustra ainda mais essa acusação e condenação com diversas passagens do Antigo Testamento, que descrevem o estado corrompido e depravado de todos os homens, até que a graça os refreie ou transforme. Assim, como num espelho, todos nós podemos contemplar nosso rosto natural.

Os versículos 10, 11 e 12 vêm de Salmos 14:1-3, repetidos em Salmos 53:1-3 por conterem uma verdade de grande importância. O restante do que aparece aqui se encontra na tradução da Septuaginta do Salmo 14. Alguns pensam que o apóstolo escolheu segui-la por ser mais conhecida.

Eu, porém, penso que Paulo tomou essas passagens de outras partes das escrituras, aqui citadas, mas que, em cópias posteriores da Septuaginta, todas elas foram acrescentadas ao Salmo 14 a partir deste discurso de Paulo.

É digno de nota que, para provar a corrupção geral da natureza humana, ele cita algumas passagens que tratam dos pecados específicos de determinadas pessoas, como Doeg (Salmos 140:3), e dos judeus (Isaías 59:7, 8). Isso mostra que os mesmos pecados cometidos por uma pessoa estão presentes na natureza de todos.

Os tempos de Davi e de Isaías estavam entre os melhores, e, mesmo assim, é a eles que Paulo se refere.

O que se diz em Salmos 14 é expressamente dito acerca de todos os filhos dos homens, com base numa observação e inspeção particulares feitas pelo próprio Deus. O Senhor olhou para baixo, como fizera em relação ao mundo antigo, Gênesis 6:5. E esse julgamento de Deus correspondia à verdade.

Aquele que, quando ele próprio fizera tudo, olhou tudo o que fizera e viu que tudo era muito bom, agora que o homem estragou tudo, olhou e viu que tudo era muito mau. Examinemos os detalhes. Observe:

  1. O que é habitual, em dois aspectos:

(1.) A ausência habitual de tudo o que é bom. [1.] Não há nenhum justo, ninguém que possua um princípio honesto e bom de virtude ou seja governado por ele, ninguém que conserve algo daquela imagem de Deus, constituída pela justiça, segundo a qual o homem foi criado; não, nem sequer um. Isso sugere que, se houvesse apenas um, Deus o teria encontrado.

Quando o mundo inteiro estava corrompido, Deus tinha os olhos postos em um justo Noé. Mesmo entre aqueles que pela graça são justificados e santificados, nenhum era justo por natureza. Nenhuma justiça nasce conosco. O homem segundo o coração de Deus reconhece que foi concebido em pecado.

[2.] “Não há quem entenda”, v. 11. O problema está na corrupção do entendimento: ele está cegado, depravado e pervertido. A religião e a justiça têm tanta razão a seu favor que, se as pessoas tivessem ao menos algum entendimento, seriam melhores e agiriam melhor. Mas não entendem. Os pecadores são insensatos.

[3.] “Ninguém busca a Deus”, isto é, ninguém lhe dá atenção nem o deseja. Com razão se pode considerar sem entendimento quem não busca a Deus. A mente carnal está tão longe de buscá-lo que, na verdade, é inimizade contra ele.

[4.] “Todos juntos se tornaram inúteis”, v. 12. Os que abandonaram a Deus logo se tornam incapazes de qualquer bem, fardos inúteis para a terra. Os que vivem em estado de pecado são as criaturas mais inúteis debaixo do sol. Pois a passagem prossegue:

[5.] “Não há quem faça o bem”; não, “nem sequer um homem justo sobre a terra que faça o bem e não peque”, Eclesiastes 7:20. Mesmo nas ações dos pecadores que contêm algo de bom, há um erro fundamental no princípio e no objetivo. Por isso se pode dizer: “Não há quem faça o bem”. Malum oritur ex quolibet defectu, todo defeito é fonte de mal.

(2.) Um desvio habitual para tudo o que é mau: “Todos se desviaram do caminho”. Não admira que deixem de encontrar o caminho certo os que não buscam a Deus, o fim supremo. Deus fez o homem no caminho e o colocou na direção correta, mas ele o abandonou. A corrupção da humanidade é uma apostasia.

  1. O que se manifesta nos atos. E que bem se pode esperar de uma raça tão degenerada? Ele apresenta exemplos:

(1.) Em suas palavras (v. 13, 14), particularmente em três aspectos: [1.] Crueldade: “Sua garganta é um sepulcro aberto”, pronto a engolir pobres e inocentes, à espera de uma oportunidade para causar dano, como a antiga serpente que procura devorar e cujo nome é Abadom e Apoliom, o destruidor.

E, quando não admitem abertamente essa crueldade nem a manifestam em público, contudo, intentam dano às escondidas: “O veneno de áspides está debaixo de seus lábios” (Tiago 3:8), o veneno mais peçonhento e incurável. Com ele arruínam o bom nome de seu próximo desacreditando-o e atentam contra sua vida por meio de falso testemunho. Essas passagens são tomadas de Salmos 5:9; 140:3.

[2.] Embuste: “Com suas línguas usaram de engano”. Nisso se mostram filhos do diabo, pois ele é mentiroso e pai da mentira. Usaram dele indica que fazem da mentira um ofício; é sua conduta constante, sobretudo ao mentir sobre os caminhos e o povo de Deus.

[3.] Maldição: insultam a Deus e blasfemam de seu santo nome; desejam o mal a seus irmãos. “Sua boca está cheia de maldição e amargura”. Isso é mencionado como um dos grandes pecados da língua, Tiago 3:9. Mas aqueles que tanto amam amaldiçoar receberão maldições em abundância, Salmos 109:17-19.

Quantos dos que são chamados cristãos demonstram, por meio desses pecados, que continuamente estão sob o reinado e domínio do pecado, continuamente na condição em que nasceram!

(2.) Em seus caminhos (vv. 15-17): “Seus pés são velozes para derramar sangue”. Isto é, empenham-se muito em realizar qualquer desígnio cruel e estão prontos a aproveitar todas as oportunidades para isso. Por onde passam, a destruição e a miséria os acompanham; estes são seus companheiros.

Trazem destruição e miséria ao povo de Deus, ao país e à vizinhança em que vivem, à terra e à nação e, por fim, a si mesmos. Além da destruição e da miséria que se encontram no fim de seus caminhos, pois a morte é o fim dessas coisas, a destruição e a miséria estão em seus próprios caminhos. Seu pecado é seu próprio castigo: para tornar alguém infeliz, basta que seja escravo dos próprios pecados.

“E não conheceram o caminho da paz”. Isto é, não sabem preservar a paz com os outros nem alcançar paz para si. Podem falar de paz, de uma paz como a que existe no palácio do diabo enquanto ele o guarda, mas são estranhos a toda paz verdadeira. Não conhecem o que pertence à sua paz. Essas passagens são citadas de Provérbios 1:16 e Isaías 59:7, 8.

(3.) Temos aqui a raiz de tudo isso: “Não há temor de Deus diante de seus olhos”, v. 18. O temor de Deus representa aqui toda a religião praticada, que consiste em considerar com reverência e seriedade a palavra e a vontade de Deus como nossa regra, e a honra e a glória de Deus como nosso objetivo.

As pessoas perversas não têm esse temor diante dos olhos: não orientam por ele sua conduta; são governadas por outras regras e buscam outros fins. A passagem é citada de Salmos 36:1. Onde não há temor de Deus, não se pode esperar nenhum bem.

O temor de Deus deve conter nossos espíritos e conservá-los no caminho certo, Neemias 5:15. Uma vez descartado o temor, a oração é restringida (Jó 15:4), e então tudo rapidamente caminha para o desastre e a ruína. Temos, portanto, um breve relato da depravação e corrupção gerais da humanidade, e podemos dizer: “Ó Adão! Que fizeste?” Deus fez o homem reto, mas assim ele buscou muitas invenções.

Versículos 19 a 31

A Justificação pela Fé; Cristo como Propiciação. (58 d.C.)

De tudo isso, Paulo conclui que é inútil buscar justificação pelas obras da lei e que ela só pode ser obtida pela fé. Esse é o ponto que vem demonstrando desde Romanos 1:17 e que apresenta (v. 28) como resumo de seu discurso, com um quod erat demonstrandum, aquilo que devia ser demonstrado.

“Concluímos que um homem é justificado pela fé, sem as obras da lei”; não pelas obras da primeira lei da inocência pura, que não deixava lugar para arrependimento, nem pelas obras da lei da natureza, por mais aperfeiçoada que fosse, nem pelas obras da lei cerimonial (o sangue de touros e bodes não podia remover o pecado).

Tampouco pelas obras da lei moral, que certamente estão incluídas, pois ele fala da lei pela qual vem o conhecimento do pecado e das obras que poderiam ser motivo de vanglória. O homem, em sua condição depravada, sob o poder de tal corrupção, nunca poderia obter aceitação diante de Deus por quaisquer obras próprias.

Isso deve ser atribuído inteiramente à graça gratuita de Deus, dada por meio de Jesus Cristo a todos os verdadeiros crentes que a recebem como dom gratuito. Se nunca tivéssemos pecado, nossa obediência à lei teria sido nossa justiça: “Faze isso e vive.” Mas, uma vez que pecamos e estamos corrompidos, nada do que possamos fazer expiará nossa culpa passada.

Era pela obediência à lei moral que os fariseus esperavam a justificação, Lucas 18:11. Ora, são duas as coisas das quais o apóstolo argumenta aqui: a culpa do homem, para provar que não podemos ser justificados pelas obras da lei, e a glória de Deus, para provar que devemos ser justificados pela fé.

I. Ele argumenta a partir da culpa do homem para mostrar a insensatez de esperar justificação pelas obras da lei. A razão é muito clara: nunca podemos ser justificados e salvos pela lei que transgredimos.

Um traidor declarado culpado jamais poderá se livrar alegando o estatuto do ano 25 de Eduardo III, pois essa lei revela seu crime e o condena. De fato, se nunca a tivesse transgredido, poderia ter sido justificado por ela; mas, agora que a transgrediu, não há modo de se livrar senão alegando o ato de anistia.

É por esse ato que ele se entregou e se submeteu, reivindicando humildemente e com arrependimento o seu benefício e lançando-se sobre ele. Ora, acerca da culpa do homem:

  1. Ele a aplica particularmente aos judeus, pois eram eles os que se gloriavam na lei e pretendiam obter a justificação por ela. Citara diversas passagens das escrituras do Antigo Testamento para mostrar essa corrupção: agora, diz ele (v. 19), aquilo que a lei diz, diz aos que estão sob a lei. Essa condenação alcança os judeus tanto quanto os outros, pois está escrita na lei deles.

Os judeus se gloriavam de estar sob a lei e nela depositavam grande confiança. “Mas”, diz ele, “a lei os declara culpados e os condena: vocês veem que sim.” “Para que toda boca se cale”, isto é, para que toda vanglória seja silenciada.

Veja o método que Deus emprega tanto para justificar quanto para condenar: cala toda boca. Os justificados têm a boca calada por um humilde convencimento; os condenados também têm a boca calada, pois por fim serão convencidos (Judas 1:15) e enviados mudos ao inferno, Mateus 22:12. “Toda iniquidade fechará a boca”, Salmos 107:42.

  1. Ele estende isso, em geral, a todo o mundo: “Para que todo o mundo se torne culpado diante de Deus.” Se “o mundo jaz na maldade” (1 João 5:19), certamente é culpado. “Torne-se culpado” significa que seja provado culpado, sujeito ao castigo, pois todos são “por natureza filhos da cólera”, Efésios 2:3.

Todos terão de se declarar culpados; os que mais insistem na própria justificação certamente perderão a causa. “Culpado diante de Deus” é uma expressão terrível: diante de um Deus que tudo vê, que não é nem pode ser enganado em seu juízo, diante de um Juiz justo e reto, que de modo algum inocentará o culpado.

Todos são culpados e, portanto, todos precisam de uma justiça com a qual comparecer diante de Deus. “Pois todos pecaram” (v. 23); todos são pecadores por natureza e por prática, e “não alcançaram a glória de Deus”: não alcançaram aquilo que é o fim principal do homem.

Não alcançam, como o arqueiro que não alcança o alvo, como o corredor que não alcança o prêmio; não alcançam a ponto de não só não vencer, mas de sofrer grande perda. Não alcançam a glória de Deus. (1.) Não chegam a glorificar a Deus. Veja Romanos 1:21: “Não o glorificaram como Deus.”

O homem foi posto à frente da criação visível para glorificar ativamente aquele grande Criador que as criaturas inferiores só podiam glorificar por sua própria existência. Mas o homem, pelo pecado, não alcança esse fim e, em vez de glorificar a Deus, o desonra.

É uma consideração muito triste contemplar os filhos dos homens, que foram feitos para glorificar a Deus, e pensar em quão poucos o fazem. (2.) Não chegam a gloriar-se diante de Deus. Não há como vangloriar-se de inocência: se tentarmos nos gloriar diante de Deus, vangloriando-nos do que somos, temos ou fazemos, haverá um impedimento perpétuo: todos pecamos, e isso nos calará.

Podemos nos gloriar diante dos homens, que têm visão curta e não podem explorar nossos corações, que são corruptos como nós e bastante satisfeitos com o pecado. Mas não há como nos gloriar diante de Deus, que não suporta contemplar a iniquidade.

(3.) Não chegam a ser glorificados por Deus. Não alcançam a justificação, ou a aceitação diante de Deus, que é o começo da glória; não alcançam a santidade ou santificação, que é a imagem gloriosa de Deus no homem, e destruíram toda esperança e expectativa de ser glorificados com Deus no céu por alguma justiça própria.

Agora é impossível chegar ao céu pelo caminho da inocência imaculada. Essa passagem está bloqueada. Um querubim e uma espada flamejante foram postos para guardar o caminho da árvore da vida.

  1. Para nos afastar ainda mais da expectativa de justificação pela lei, ele atribui esse convencimento à própria lei (v. 20): “Pois pela lei vem o conhecimento do pecado.” A lei que nos declara culpados e nos condena jamais pode nos justificar.

A lei é a regra reta, aquele rectum que é index sui et obliqui, aquilo que aponta o reto e o torto. O uso e o propósito próprios da lei são expor nossa ferida; por isso, é improvável que ela seja o remédio. Aquilo que examina não cura.

Quem deseja conhecer o pecado deve adquirir conhecimento da lei em seu rigor, alcance e natureza espiritual. Se compararmos nossos corações e nossas vidas com a regra, descobriremos em que nos desviamos. Paulo faz esse uso da lei, Romanos 7:9. “Portanto, pelas obras da lei nenhuma carne será justificada diante dele.” Observe:

(1.) “Nenhuma carne será justificada”: nenhum homem, nenhum homem corrompido (Gênesis 6:3), “pois ele também é carne”, pecaminoso e depravado. Portanto, não é justificado porque somos carne. A corrupção que permanece em nossa natureza sempre impedirá qualquer justificação por nossas próprias obras, que, por virem da carne, necessariamente terão o sabor do barril, Jó 14:4.

(2.) Não será justificado “diante dele”. O apóstolo não nega aquela justificação pelas obras da lei diante da igreja: na condição eclesiástica deles, organizados como um corpo político, eram um povo santo, uma nação de sacerdotes. Mas, quanto à posição da consciência perante Deus, diante dele, não podemos ser justificados pelas obras da lei. O apóstolo se refere a Salmos 143:2.

II. Ele argumenta a partir da glória de Deus para provar que se deve esperar a justificação somente pela fé na justiça de Cristo. Não há justificação pelas obras da lei. Deve então o homem culpado permanecer eternamente debaixo da cólera? Não há esperança? A ferida se tornou incurável por causa da transgressão?

Não, bendito seja Deus, não se tornou (v. 21, 22). Outro caminho foi aberto para nós: a justiça de Deus sem a lei é agora manifestada sob o evangelho. A justificação pode ser obtida sem guardar a lei de Moisés. Ela é chamada justiça de Deus: justiça por ele ordenada, providenciada e aceita, justiça que ele nos confere, assim como a armadura cristã é chamada “armadura de Deus”, Efésios 6:11.

  1. Ora, acerca dessa justiça de Deus, observe: (1.) Que ela é manifestada. O caminho evangélico da justificação é uma estrada, um caminho plano, aberto para nós. A serpente de bronze foi levantada numa haste. Não somos deixados a tatear no escuro em busca do caminho: ele nos é manifestado.

(2.) É sem a lei. Aqui ele previne o método dos cristãos judaizantes, que insistiam em unir Cristo e Moisés: reconheciam Cristo como Messias, e contudo se apegavam excessivamente à lei, mantendo suas cerimônias e impondo-as aos gentios convertidos. Não, diz ele, é sem a lei. A justiça que Cristo trouxe é completa.

(3.) Ainda assim, é testemunhada pela lei e pelos profetas. Isto é, havia no Antigo Testamento tipos, profecias e promessas que apontavam para ela. A lei está tão longe de nos justificar que nos dirige a outro caminho de justificação, aponta para Cristo como nossa justiça, a quem todos os profetas dão testemunho. Veja Atos 10:43.

Isso poderia recomendá-la aos judeus, que eram tão apegados à lei e aos profetas. (4.) É pela fé em Jesus Cristo, fé que tem Jesus Cristo por objeto: um Salvador ungido, que é o que significa Jesus Cristo. A fé justificadora contempla Cristo como Salvador em seus três ofícios ungidos, como profeta, sacerdote e rei: confia nele, aceita-o e se apega a ele em todos esses ofícios.

É por essa fé que passamos a ter parte naquela justiça que Deus ordenou e Cristo trouxe. (5.) É para todos e sobre todos os que creem. Nessa expressão, ele reforça aquilo a que vinha voltando tantas vezes: judeus e gentios, se crerem, estão no mesmo nível e são igualmente bem-vindos a Deus por meio de Cristo, pois não há diferença.

Ou é eis pantas, para todos, oferecida a todos em geral; o evangelho não exclui ninguém que não se exclua a si mesmo. Mas é epi pantas tous pisteuontas, sobre todos os que creem: não apenas oferecida a eles, mas posta sobre eles como uma coroa, como uma veste. Ao crerem, passam a ter parte nela e direito a todos os seus benefícios e privilégios.

  1. Mas, agora, como isso contribui para a glória de Deus?

(1.) Contribui para a glória de sua graça (v. 24): “Justificados gratuitamente por sua graça”, dorean te autou chariti. É por sua graça, não pela graça operada em nós, como dizem os papistas, confundindo justificação e santificação, mas pelo favor gracioso de Deus para conosco, sem qualquer mérito nosso, nem mesmo previsto.

E, para dar ainda mais ênfase, ele diz “gratuitamente por sua graça”, mostrando que devemos entender graça em seu sentido mais próprio e verdadeiro. Diz-se que “José achou graça aos olhos de seu senhor” (Gênesis 39:4), mas havia um motivo: seu senhor viu que o que ele fazia prosperava.

Havia algo em José que atraía essa graça; mas a graça de Deus comunicada a nós vem gratuitamente, gratuitamente. É graça gratuita, pura misericórdia; nada em nós merece tais favores. Não, tudo isso vem pela redenção que há em Jesus Cristo. Vem gratuitamente para nós, mas Cristo a comprou e pagou caro por ela; ainda assim, isso foi ordenado de modo a não diminuir a honra da graça gratuita.

A aquisição feita por Cristo não impede que a graça de Deus seja gratuita, pois foi a graça que providenciou e aceitou essa satisfação vicária.

(2.) Contribui para a glória de sua justiça e retidão (v. 25, 26): “A quem Deus apresentou para ser propiciação”, etc. Repare: [1.] Jesus Cristo é a grande propiciação, ou sacrifício propiciatório, prefigurado pelo hilasterion, ou propiciatório, sob a lei.

Ele é nosso trono de graça, nele e por meio dele se faz expiação pelo pecado, e nossas pessoas e nossas realizações são aceitas por Deus, 1 João 2:2. Ele é tudo em tudo em nossa reconciliação, não só quem a efetua, mas sua substância: nosso sacerdote, nosso sacrifício, nosso altar, nosso tudo. Deus estava em Cristo como em seu propiciatório, reconciliando o mundo consigo mesmo.

[2.] Deus o apresentou para isso. Deus, a parte ofendida, faz as primeiras propostas de reconciliação e designa o mediador. Proetheto: ele o predestinou para isso nos conselhos de seu amor desde a eternidade, designou-o, ungiu-o e capacitou-o para isso, e o apresentou ao mundo culpado como sua propiciação. Veja Mateus 3:17; 17:5.

[3.] Que pela fé em seu sangue passamos a ter parte nessa propiciação. Cristo é a propiciação; aí está o emplastro curativo providenciado. A fé é a aplicação desse emplastro à alma ferida. Na questão da justificação, essa fé se dirige especialmente ao sangue de Cristo, como aquilo que fez a expiação.

Pois tal foi a designação divina: sem sangue não haveria remissão, e nenhum sangue senão o dele a obteria eficazmente. Pode haver aqui uma alusão à aspersão do sangue dos sacrifícios sob a lei, como em Êxodo 24:8. A fé é o molho de hissopo, e o sangue de Cristo é o sangue da aspersão.

[4.] Que todos os que pela fé têm parte nessa propiciação recebem a remissão dos seus pecados passados. Foi para isso que Cristo foi apresentado como propiciação: para a remissão, à qual as prorrogações de sua paciência e tolerância serviam de prelúdio muito animador.

“Pela tolerância de Deus.” A paciência divina nos manteve fora do inferno, para que tivéssemos prazo para nos arrepender e chegar ao céu.

Alguns entendem os pecados passados como os dos santos do Antigo Testamento, perdoados por causa da expiação que Cristo faria na plenitude do tempo, a qual olhava tanto para trás quanto para a frente. “Passados pela tolerância de Deus.” É graças à tolerância divina que não fomos apanhados no próprio ato do pecado.

Diversas cópias gregas fazem en te anoche tou Theou, “pela tolerância de Deus”, começar o v. 26; e indicam dois frutos preciosos do mérito de Cristo e da graça de Deus: remissão, dia ten paresin, “para a remissão”, e prorrogações, a tolerância de Deus.

É graças à bondade do dono e à mediação do cultivador que as árvores estéreis são deixadas na vinha. Em ambos se declara a justiça de Deus: sem um mediador e uma propiciação, ele não só não perdoaria, mas nem sequer toleraria, não pouparia um momento. É graças a Cristo que há um pecador sequer deste lado do inferno.

[5.] Que Deus declara sua justiça em tudo isso. Ele insiste nisso com muita ênfase: “Para declarar, digo, neste tempo, sua justiça.” A repetição mostra que há aí algo surpreendente. Ele declara sua justiça, primeiro, na própria propiciação.

Nunca houve demonstração tão grande da justiça e da santidade de Deus como na morte de Cristo. Fica evidente que ele odeia o pecado, quando nada menos que o sangue de Cristo bastava para expiá-lo. Encontrando o pecado, ainda que apenas imputado, sobre seu próprio Filho, não o poupou, porque este se fizera pecado por nós, 2 Coríntios 5:21.

As iniquidades de todos nós foram postas sobre ele e, embora fosse o Filho de seu amor, ainda assim o Senhor teve por bem esmagá-lo, Isaías 53:10. Segundo, ele declara sua justiça no perdão concedido com base nessa propiciação; assim prossegue, como explicação: “Para que ele seja justo e justificador daquele que crê.”

A misericórdia e a verdade se encontraram, a justiça e a paz se beijaram, de tal modo que perdoar os pecados dos crentes arrependidos se tornou, para Deus, não apenas um ato de graça e misericórdia, mas também um ato de justiça, pois ele aceitou a satisfação que Cristo, ao morrer, ofereceu à sua justiça em favor deles.

Não seria compatível com sua justiça exigir do devedor principal o pagamento da dívida quando o fiador já a pagou e ele aceitou o pagamento como satisfação plena. Veja 1 João 1:9. Ele é justo, isto é, fiel à sua palavra.

(3.) Contribui para a glória de Deus, pois assim se exclui a vanglória, v. 27. Deus fará com que a grande obra da justificação e salvação dos pecadores se realize do começo ao fim de modo a excluir a vanglória, “para que nenhuma carne se glorie em sua presença”, 1 Coríntios 1:29-31.

Ora, se a justificação viesse pelas obras da lei, a vanglória não seria excluída. Como poderia ser? Se fôssemos salvos por nossas próprias obras, poderíamos colocar a coroa sobre nossa própria cabeça. Mas a lei da fé, isto é, o caminho da justificação pela fé, exclui para sempre a vanglória.

Pois a fé é uma graça que depende de outro, esvazia-se de si mesma e nega a si mesma, e lança toda coroa diante do trono. Portanto, é para a maior glória de Deus que sejamos assim justificados. Observe: ele fala da lei da fé.

Os crentes não ficam sem lei: a fé é uma lei, uma graça atuante onde quer que exista de verdade; e, contudo, por agir em dependência estrita e íntima de Jesus Cristo, exclui a vanglória.

De tudo isso ele tira esta conclusão (v. 28): “Um homem é justificado pela fé sem as obras da lei.”

III. No fim do capítulo, ele mostra o alcance desse privilégio da justificação pela fé e que ele não é privilégio exclusivo dos judeus, mas também pertence aos gentios. Pois dissera (v. 22) que não há diferença. A esse respeito, 1. Ele o afirma e demonstra (v. 29): “É ele Deus apenas dos judeus?” Argumenta a partir do absurdo dessa suposição.

Pode-se imaginar que um Deus de amor e misericórdia infinitos limite e restrinja seus favores àquele pequeno povo perverso dos judeus, deixando todos os demais filhos dos homens em condição eternamente desesperadora? Isso de modo algum corresponderia à ideia que temos da bondade divina, pois suas ternas misericórdias estão sobre todas as suas obras.

Portanto, é um só Deus de graça que justifica a circuncisão pela fé e a incircuncisão mediante a fé, isto é, ambas de um mesmo modo. Por mais que os judeus insistam em imaginar uma diferença em favor de si mesmos, na realidade não há mais diferença do que entre “pela” e “mediante”: nenhuma diferença.

  1. Ele previne uma objeção (v. 31), como se essa doutrina anulasse a lei, que eles sabiam ter vindo de Deus. “Não”, diz ele, “embora afirmemos que a lei não nos justificará, contudo, nem por isso dizemos que foi dada em vão ou que não tem utilidade para nós. Não, estabelecemos o uso correto da lei e asseguramos sua permanência, colocando-a sobre a base correta.”

“A lei continua útil para nos convencer do que passou e nos orientar quanto ao futuro. Embora não possamos ser salvos por ela como aliança, ainda assim nós a reconhecemos e nos submetemos a ela como regra na mão do Mediador, subordinada à lei da graça. Assim, estamos tão longe de derrubar a lei que a estabelecemos.” Considerem isso os que negam a obrigação da lei moral para os crentes.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra