Matthew Henry

Romanos 14

Argumento

No capítulo anterior, o apóstolo orientou nossa conduta uns para com os outros nas questões civis e prescreveu as leis sagradas da justiça, da convivência pacífica e da ordem, que devemos observar como membros da comunidade política.

Neste capítulo e em parte do seguinte, orienta de modo semelhante nossa conduta uns para com os outros nas questões sagradas, que dizem respeito mais diretamente à consciência e à religião e que observamos como membros da igreja.

Em particular, dá regras para lidar com nossas diferentes opiniões sobre coisas indiferentes. Parece que havia algo errado no modo como os cristãos de Roma, a quem escreveu, tratavam dessas questões; aqui ele procura corrigir isso.

As regras, porém, são gerais e de utilidade permanente para a igreja, para preservar o amor cristão que ele havia defendido tão ardentemente no capítulo anterior como o cumprimento da lei.

É certo que nada ameaça mais as comunidades cristãs, nem tantas vezes lhes é fatal, do que as disputas e divisões entre seus membros. Por essas feridas expiram a vida e a alma da religião.

Ora, neste capítulo, recebemos o bálsamo soberano de Gileade; o bendito apóstolo prescreve como médico sábio. Por que, então, a ferida da filha do meu povo não foi curada, senão porque suas orientações não são seguidas?

Este capítulo, entendido corretamente, aproveitado e posto em prática, poria as coisas em ordem e curaria a todos nós.

Versículos 1 a 23

Exortações à Benevolência; O Domínio de Cristo. (d.C. 58.)

Neste capítulo temos:

I. Um relato da infeliz disputa que havia surgido na igreja cristã. Nosso Mestre havia predito que viriam escândalos; e, ao que parece, vieram mesmo, por falta da sabedoria e do amor que teriam evitado a discórdia e preservado a união entre eles.

  1. Havia entre eles uma diferença quanto à distinção entre alimentos e dias; essas são as duas questões mencionadas. Pode ter havido outras ocasiões semelhantes de divergência, mas essas causaram mais alvoroço e chamaram mais atenção.

A situação era a seguinte: alguns membros da igreja cristã de Roma eram originalmente gentios, e outros, judeus. Encontramos judeus em Roma que creram, Atos 28:24. Ora, os que tinham sido judeus haviam sido criados na observância das prescrições cerimoniais relativas aos alimentos e aos dias.

Aquilo que havia se entranhado em seus ossos dificilmente podia ser retirado da carne, mesmo depois de se tornarem cristãos; sobretudo em alguns deles, que não se desprendiam facilmente daquilo a que por tanto tempo estavam ligados como em casamento.

Não haviam sido bem instruídos sobre a revogação da lei cerimonial pela morte de Cristo e, por isso, conservaram as instituições cerimoniais e agiram de acordo com elas.

Outros cristãos, porém, que compreendiam melhor a si mesmos e conheciam sua liberdade cristã, não faziam tal distinção.

(1.) Quanto aos alimentos (v. 2): “Um crê que pode comer de tudo”; está convencido de que a distinção cerimonial entre alimentos puros e impuros já não vigora, mas que toda criatura de Deus é boa, e nada deve ser rejeitado; nada é impuro por si mesmo, v. 14.

Ele tinha essa certeza não só pelo teor e propósito gerais do evangelho, mas especialmente pela revelação que Pedro, o apóstolo da circuncisão e, portanto, mais diretamente envolvido nessa questão, recebera a esse respeito, Atos 10:15,28.

O cristão forte tem clareza disso e age de acordo: come o que lhe é posto diante e não faz perguntas por motivo de consciência, 1 Coríntios 10:27.

Por outro lado, aquele que é fraco não está seguro nesse ponto; não tem clareza quanto à sua liberdade cristã e tende, antes, a pensar que os alimentos proibidos pela lei continuam impuros. Por isso, para se manter afastado deles, não come carne alguma, mas come vegetais, contentando-se apenas com os frutos da terra.

Veja a que graus de mortificação e renúncia uma consciência sensível se submete. Só quem experimenta isso conhece o grande poder da consciência, tanto para refrear quanto para impelir.

(2.) Quanto aos dias (v. 5), aqueles que se julgavam ainda sujeitos, de algum modo, à lei cerimonial consideravam um dia superior a outro.

Continuavam a respeitar os períodos da Páscoa, do Pentecostes, das luas novas e da Festa dos Tabernáculos; julgavam esses dias melhores que os demais e os celebravam com práticas especiais, impondo a si mesmos certo descanso e exercício religioso nesses dias.

Os que sabiam que todas essas coisas haviam sido abolidas e removidas pela vinda de Cristo consideravam todos os dias iguais. Devemos entender isso com exceção do dia do Senhor, que todos os cristãos observavam unanimemente; quanto àquelas antigas festas judaicas, porém, não lhes davam importância nem as observavam.

Aqui o apóstolo trata a distinção entre alimentos e dias como coisa indiferente, quando ela não passava da opinião e prática de algumas pessoas que haviam sido educadas durante toda a vida nessas observâncias. Por isso, era mais compreensível que tivessem dificuldade em abandoná-las.

Na epístola aos Gálatas, porém, ele lida com pessoas originalmente gentias que, influenciadas por alguns mestres judaizantes, não só passaram a crer nessa distinção e a praticá-la, mas também a considerá-la necessária à salvação e a tornar pública e congregacional a observância das festas judaicas.

Nesse caso, a situação mudou: ele as acusa de frustrar o desígnio do evangelho e de cair da graça, Gálatas 4:9-11. Os romanos agiam assim por fraqueza; os gálatas, por obstinação e iniquidade. Por isso, o apóstolo os trata de maneira tão diferente.

Supõe-se que esta epístola tenha sido escrita algum tempo antes da dirigida aos Gálatas. O apóstolo parece disposto a deixar a lei cerimonial definhar aos poucos e receber um sepultamento honroso.

Esses romanos fracos parecem apenas acompanhá-la em lágrimas até o túmulo; aqueles gálatas, porém, remexiam suas cinzas para tirá-la de lá.

  1. Não foi tanto a diferença em si que causou o dano, mas o modo inadequado como a trataram, fazendo dela osso de disputa. (1.) Os fortes, que conheciam sua liberdade cristã e a exerciam, desprezavam os fracos, que não a exerciam.

Em vez de se compadecerem deles, ajudá-los e proporcionar-lhes instrução mansa e amigável, pisavam neles como se fossem tolos, caprichosos e supersticiosos, porque tinham escrúpulos com coisas que os fortes sabiam ser lícitas.

Assim, os que têm conhecimento são propensos a ensoberbecer-se com ele e a olhar para seus irmãos com desdém e desprezo.

(2.) Os fracos, que não ousavam exercer sua liberdade cristã, julgavam e censuravam os fortes, que a exerciam, como cristãos dissolutos e professos carnais. Achavam que eles agiam sem cuidado, ao acaso, sem recuar diante de nada. Julgavam-nos transgressores da lei, desprezadores da ordenança de Deus etc.

Tais censuras revelavam muita precipitação e falta de amor e, sem dúvida, tendiam a afastar os afetos. Essa era a doença; e vemos que ela permanece na igreja até hoje. Diferenças semelhantes, tratadas de modo igualmente inadequado, continuam a perturbar a paz da igreja. Mas:

II. Temos instruções e considerações apropriadas para apaziguar essa disputa e evitar suas más consequências. O apóstolo, como médico sábio, prescreve remédios adequados à doença, compostos de regras e razões.

Ele emprega métodos tão brandos e os aproxima com tais cordas de homem! Não excomunga, suspende nem silencia qualquer dos lados, mas persuade ambos a suportarem-se mutuamente.

Como mediador fiel, põe a mão sobre os dois e argumenta com os fortes para que não sejam tão desdenhosos e com os fracos para que não sejam tão propensos à censura.

Se as partes em disputa ao menos se submeterem a essa justa arbitragem, cada uma moderar seu rigor e ambas sacrificarem suas diferenças em favor das graças, tudo logo estará bem.

Observemos as regras que ele dá, algumas aos fortes, outras aos fracos e outras a ambos, pois estão entrelaçadas; e relacionemos cada razão à regra correspondente.

  1. Os fracos devem ser recebidos, mas não para discutir questões duvidosas, v. 1. Tomem isto como regra geral: dediquem seu zelo às coisas em que vocês e todo o povo de Deus estão de acordo e não discutam sobre assuntos duvidosos.

Recebam-no, proslambavesthe: acolham-no entre vocês, deem-lhe boas-vindas, recebam-no com o maior afeto e ternura; porrigite manum (assim diz a versão siríaca): estendam-lhe a mão para ajudá-lo, atraí-lo para junto de vocês e animá-lo.

Recebam-no em sua companhia, comunhão e participação; acolham-no com prontidão e condescendência e tratem-no com todas as demonstrações possíveis de afeto.

Recebam-no: não para ter desavença com ele nem discutir pontos incertos e controvertidos, o que apenas o confundiria, encheria sua cabeça de ideias vazias, o deixaria perplexo e abalaria sua fé.

Não deixem que sua amizade e comunhão cristãs sejam perturbadas por discussões vãs e contendas de palavras. “Não para julgar seus pensamentos duvidosos” (assim diz a nota marginal), isto é, “não para arrancar dele suas opiniões frágeis sobre as coisas de que duvida, a fim de censurá-lo e condená-lo”.

Recebam-no não para expô-lo, mas para instruí-lo e fortalecê-lo. Veja 1 Coríntios 1:10; Filipenses 3:15,16.

  1. Os fortes não devem, de modo algum, desprezar os fracos; nem os fracos devem julgar os fortes, v. 3. Isso se dirige à falta de cada grupo. Raramente existe uma disputa assim sem uma falha de ambos os lados, e ambos precisam corrigir-se. Ele apresenta uma razão contra os dois conjuntamente: não devemos desprezar nem julgar nossos irmãos. Por quê?

(1.) Porque Deus os recebeu; e afrontamos a Deus se rejeitamos aqueles que ele recebeu. Deus nunca rejeitou quem possuísse verdadeira graça, ainda que fosse fraco nela; nunca quebrou a cana machucada. Os crentes fortes e os fracos, os que comem e os que não comem, se são verdadeiros crentes, são aceitos por Deus.

Quando formos tentados a tratar nossos irmãos com desdém, desprezá-los e censurá-los, fará bem perguntar a nós mesmos: “Deus não os reconheceu? E, se os reconheceu, ousarei eu rejeitá-los?” Ou melhor, Deus não apenas os recebe, mas também os sustenta, v. 4.

Vocês pensam que quem come cairá por sua presunção, ou que quem não come sucumbirá ao peso de seus próprios temores e escrúpulos.

Mas, se ambos tiverem verdadeira fé e tiverem os olhos em Deus, um no exercício esclarecido da liberdade cristã e o outro na abstenção conscienciosa dela, serão sustentados: o primeiro em sua integridade, o segundo em seu consolo.

Essa esperança se apoia no poder de Deus, pois Deus pode fazê-lo permanecer de pé; e, podendo, sem dúvida está disposto a empregar esse poder para preservar os seus.

Quanto às dificuldades e aos perigos espirituais, nossos próprios e alheios, grande parte de nossa esperança e consolo se fundamenta no poder divino, 1 Pedro 1:5; Judas 1:24.

(2.) Porque são servos de seu próprio senhor (v. 4): “Quem és tu que julgas o servo de outro?” É má educação intrometer-se nos servos alheios para criticá-los e censurá-los. Cristãos fracos e fortes são de fato nossos irmãos, mas não são nossos servos. Esse juízo precipitado é censurado em Tiago 3:1, como atitude de muitos mestres.

Fazemo-nos senhores de nossos irmãos e, na prática, usurpamos o trono de Deus quando nos arrogamos o direito de julgá-los dessa maneira, sobretudo de julgar seus pensamentos e intenções, que não podemos ver, ou suas pessoas e sua condição, acerca das quais é difícil concluir com base nos poucos indícios ao nosso alcance.

Deus não vê como o homem vê; ele é o senhor deles, e nós não. Ao julgarmos e censurarmos nossos irmãos, intrometemo-nos no que não nos pertence. Temos trabalho suficiente em casa; e, se precisamos julgar, exerçamos essa faculdade sobre nosso próprio coração e nossa conduta.

“Perante seu próprio senhor ele permanece de pé ou cai”; isto é, sua condenação será determinada pela sentença de seu senhor, não pela nossa. Como é bom para nós que não tenhamos de permanecer de pé ou cair segundo o juízo uns dos outros, mas segundo o juízo justo e infalível de Deus, conforme a verdade!

“Enquanto a causa de seu irmão está diante de seu tribunal, ela está coram non judice, perante alguém que não é o juiz. O tribunal do céu é o lugar próprio do juízo; ali, e somente ali, a sentença é definitiva e conclusiva.”

“Se o coração dele é reto, pode apelar com consolo para esse tribunal contra sua censura precipitada.”

(3.) Porque tanto uns como outros, se são verdadeiros crentes e estão corretos no essencial, têm os olhos em Deus e procuram ser aprovados por ele no que fazem, v. 6.

Quem considera um dia especial, observando conscienciosamente os jejuns e festas judaicos sem impô-los aos outros nem atribuir-lhes importância decisiva, mas desejando seguir o caminho que julga mais seguro, age bem.

Ele pensa não haver prejuízo em descansar dos trabalhos comuns e adorar a Deus nesses dias. Como em outros assuntos se conduz como bom cristão, temos motivo para crer que também nisso sua intenção é sincera e que observa o dia para o Senhor.

Deus aceitará sua intenção honesta, embora ele esteja enganado quanto à observância de dias: a sinceridade e a retidão do coração nunca foram rejeitadas por causa da fraqueza e enfermidade da cabeça. Tão bom é o Mestre a quem servimos.

Por outro lado, quem não considera um dia especial, não distingue um dia de outro nem chama um santo e outro profano, um auspicioso e outro de mau agouro, mas considera todos os dias iguais, não faz isso por oposição, espírito de contradição ou desprezo pelo irmão.

Se é bom cristão, não faz nem ousa fazê-lo movido por tal princípio. Portanto, concluímos com caridade que é para o Senhor que ele não observa essa distinção. Ele não distingue os dias porque sabe que Deus não os distinguiu e, por isso, procura honrar a Deus ao dedicar-lhe cada dia.

O mesmo vale para o outro exemplo: quem come tudo o que lhe põem diante, ainda que seja sangue ou carne de porco, se for alimento adequado para ele, come para o Senhor.

Compreende a liberdade que Deus lhe concedeu e a usa para a glória de Deus, considerando a sabedoria e a bondade divinas ao ampliar nossa concessão sob o evangelho e remover o jugo das restrições legais.

Ele agradece a Deus pela variedade de alimentos que possui, pela liberdade de comê-los e por não ter a consciência presa nessas questões. Por outro lado, quem não come os alimentos proibidos pela lei cerimonial deixa de comê-los para o Senhor.

Ele o faz por amor a Deus, pois teme ofendê-lo ao comer o que sabe ter sido proibido; e também agradece a Deus por haver outros alimentos suficientes. Se conscienciosamente renuncia ao que considera fruto proibido, ainda assim bendiz a Deus por poder comer livremente das outras árvores do jardim.

Assim, se ambos têm os olhos em Deus no que fazem e procuram ser aprovados por ele em sua integridade, por que um haveria de julgar ou desprezar o outro? Observe: quer comamos carne, quer vegetais, é a gratidão a Deus, autor e doador de todas as nossas misericórdias, que santifica e torna agradável o alimento.

O bispo Sanderson, em seu 34º sermão sobre 1 Timóteo 4:4, observa com razão que, por isso, se vê que dar graças antes e depois das refeições, como costumamos dizer, talvez com base em 1 Coríntios 10:30, era prática comum e conhecida na igreja entre cristãos de todo tipo, fracos e fortes.

Era uma prática antiga, louvável, apostólica e cristã, transmitida pelo exemplo de Cristo ao longo de todas as épocas da igreja, Mateus 14:19; 15:36; Lucas 9:16; João 6:11; Mateus 26:26,27; Atos 27:35.

Isso inclui tanto abençoar as criaturas em nome de Deus antes de usá-las quanto bendizer o nome de Deus por elas depois, pois eulogein e eucharistein são usados indistintamente.

Para esclarecer essa razão contra o juízo precipitado e o desprezo, ele mostra como é essencial ao verdadeiro cristianismo considerar a Deus, não a nós mesmos. A menos que o contrário seja evidente, devemos presumir isso a respeito daqueles que diferem de nós em questões secundárias.

Observe sua descrição dos verdadeiros cristãos, segundo seu fim e alvo (v. 7,8), e o fundamento disso, v. 9.

[1.] Nosso fim e alvo: não nós mesmos, mas o Senhor. Assim como o fim particular caracteriza a ação, o propósito e a tendência gerais caracterizam o estado da pessoa. Se quisermos saber por qual caminho andamos, devemos perguntar para qual destino caminhamos.

Primeiro, não para nós mesmos. Aprendemos a negar a nós mesmos; essa foi nossa primeira lição: “Nenhum de nós vive para si”. Nisso todo o povo de Deus é um só, por mais que divirja em outras coisas. Embora alguns sejam fracos e outros fortes, ainda assim ambos concordam em não viver para si mesmos.

Ninguém que entregou seu nome a Cristo busca os próprios interesses com consentimento; isso contraria o fundamento do verdadeiro cristianismo. Não vivemos nem morremos para nós mesmos. Não somos nossos próprios senhores nem proprietários; não dispomos de nós mesmos. Nossa tarefa na vida é agradar a Deus, não a nós mesmos.

Ao sermos diariamente expostos e entregues à morte, não buscamos fazer com que falem de nós; não corremos tais riscos por vanglória, enquanto morremos diariamente. Quando de fato chegar nossa hora de morrer, isso também não será para nós mesmos.

Não desejamos apenas ser despidos e aliviados do peso da carne; é para o Senhor que morremos, a fim de partir e estar com Cristo, de estar presentes com o Senhor. Segundo, mas para o Senhor (v. 8): para o Senhor Cristo, a quem foram entregues todo o poder e todo o juízo.

Como cristãos, nos é ensinado fazer em seu nome tudo o que fazemos (Colossenses 3:17), tendo a vontade de Cristo como regra e a glória de Cristo como fim, Filipenses 1:21. Cristo é o ganho que buscamos, quer vivamos, quer morramos.

Vivemos para glorificá-lo em todos os atos e assuntos da vida; morremos, de morte natural ou violenta, para glorificá-lo e ir ser glorificados com ele.

Cristo é o centro em que se encontram todas as linhas da vida e da morte. Este é o verdadeiro cristianismo, que faz de Cristo tudo em todos. Assim, quer vivamos, quer morramos, somos do Senhor: dedicados a ele, dependentes dele, destinados a ele e tendo desígnios em favor dele.

Embora alguns cristãos sejam fracos e outros fortes, embora difiram em grau, capacidade, entendimento e prática nas questões secundárias, ainda assim todos pertencem ao Senhor. Todos olham para Cristo, servem a Cristo e procuram sua aprovação; por isso, ele os reconhece e aceita.

Cabe a nós, então, julgá-los ou desprezá-los, como se fôssemos seus senhores e eles devessem viver para nos agradar e permanecer de pé ou cair segundo nossas condenações?

[2.] O fundamento disso, v. 9. Está na soberania e no domínio absolutos de Cristo, fruto e fim de sua morte e ressurreição. Foi para isso que ele morreu, ressuscitou e tornou a viver: após ressuscitar, entrou na vida celestial, na glória que possuía antes, para ser Senhor tanto dos mortos como dos vivos.

Para que fosse monarca universal, Senhor de todos (Atos 10:36), de todas as criaturas animadas e inanimadas; pois é cabeça sobre todas as coisas para a igreja. É Senhor dos vivos, para governá-los, e dos mortos, para recebê-los e ressuscitá-los.

Esse foi o nome acima de todo nome que Deus lhe deu como recompensa por sua humilhação, Filipenses 2:8,9.

Depois que morreu e ressuscitou, ele disse: “Todo o poder me foi dado” (Mateus 28:18); imediatamente ele exerce esse poder ao expedir comissões, Mateus 28:19,20.

Se Cristo pagou tão caro pelo domínio sobre as almas e as consciências e tem o direito tão justo e incontestável de exercê-lo, não devemos nem parecer invadi-lo ou usurpá-lo, julgando a consciência de nossos irmãos e acusando-os formalmente diante de nosso tribunal.

Quando estamos prestes a lançar descrédito e falar mal do nome e da memória dos que já morreram e a proferir uma censura contra eles, algo que alguns fazem ainda mais por ser menos provável que alguém conteste o juízo dos mortos, devemos lembrar que Cristo é Senhor tanto dos mortos quanto dos vivos.

Se morreram, já prestaram contas; isso nos deve bastar. E isso nos leva a outra razão contra julgar e desprezar:

(4.) Porque ambos logo prestarão contas, vv. 10-12. A fé no juízo do grande dia silenciaria esses juízos precipitados. Por que você, que é fraco, julga seu irmão que é forte? E por que você, que é forte, despreza seu irmão que é fraco? Por que há tanta disputa, contradição e censura entre cristãos?

“Todos compareceremos perante o tribunal de Cristo”, 2 Coríntios 5:10. Cristo será o juiz; tem autoridade e capacidade para determinar o estado eterno dos homens segundo suas obras. Diante dele estaremos como pessoas que serão julgadas e prestarão contas, aguardando sua condenação final, eternamente conclusiva.

Para ilustrar isso (v. 11), ele cita uma passagem do Antigo Testamento que fala da soberania e do domínio universais de Cristo, firmados por juramento: “Tão certo como eu vivo”, diz o Senhor, “todo joelho se dobrará diante de mim”. A citação vem de Isaías 45:23. Ali se lê: “Jurei por mim mesmo”; aqui: “Tão certo como eu vivo”.

Portanto, sempre que Deus diz “Tão certo como eu vivo”, devemos entender que jura por si mesmo, pois é prerrogativa divina ter vida em si mesmo. Ali há uma confirmação ulterior: “A palavra saiu da minha boca”.

Trata-se, em geral, de uma profecia do domínio de Cristo; aqui ela é aplicada plenamente ao juízo do grande dia, a mais elevada e gloriosa manifestação desse domínio.

Aqui está uma prova da divindade de Cristo: ele é o Senhor e é Deus, igual ao Pai. A honra divina lhe é devida e deve ser prestada. Por meio dele, como Mediador, ela é prestada a Deus. Deus julgará o mundo por meio dele, Atos 17:31.

Dobrar o joelho diante dele e confessá-lo com a língua são apenas manifestações exteriores de adoração e louvor interiores. Todo joelho e toda língua o farão, espontaneamente ou à força.

[1.] Todos os seus amigos o fazem livremente, são tornados dispostos no dia de seu poder. A graça é a submissão alegre, plena e declarada da alma a Jesus Cristo.

Primeiro, dobrar-se diante dele: o entendimento se curva às suas verdades, a vontade às suas leis e a pessoa inteira à sua autoridade; isso se expressa ao dobrar o joelho, postura de adoração e oração.

Proclama-se diante de nosso José: “Dobrai o joelho”, Gênesis 41:43. Embora o exercício corporal, por si só, tenha pouca utilidade, ainda assim, quando é guiado pelo temor e pela reverência interiores ele é aceito.

Segundo, confessar a ele: reconhecer sua glória, graça e grandeza; reconhecer nossa própria pequenez e indignidade; confessar-lhe nossos pecados. Assim alguns entendem a passagem.

[2.] Todos os seus inimigos serão constrangidos a fazê-lo, queiram ou não. Quando ele vier nas nuvens e todo olho o vir, só então terão pleno e completo cumprimento todas as promessas de suas vitórias sobre os inimigos e da sujeição deles a Cristo. Então seus inimigos serão postos como estrado de seus pés, e todos eles lamberão o pó.

Daí ele conclui (v. 12): “Cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus”. Não devemos prestar contas pelos outros, nem eles por nós; cada um responderá por si. Prestaremos contas de como usamos o tempo, de como aproveitamos as oportunidades, do que fizemos e de como o fizemos.

Portanto, primeiro, temos pouco a fazer ao julgar os outros, pois não respondem a nós e nós não respondemos por eles (Gálatas 2:6): “O que quer que tenham sido, isso não me importa; Deus não faz acepção de pessoas”. Sejam eles quem forem e façam o que fizerem, prestarão contas ao seu próprio Senhor, não a nós.

Se pudermos contribuir de algum modo para a alegria deles, muito bem; mas não temos domínio sobre sua fé.

Segundo, temos ainda mais a fazer ao julgar a nós mesmos. Temos nossas próprias contas a acertar, e isso nos basta. “Cada um examine sua própria obra” (Gálatas 6:4), acerte suas contas, explore o próprio coração e a própria vida; que isso ocupe seus pensamentos.

Quem é rigoroso ao julgar e humilhar a si mesmo não terá inclinação para julgar e desprezar seu irmão. Que todas essas diferenças sejam entregues à decisão de Cristo no grande dia.

(5.) Porque não se deve atribuir a essas coisas o peso do cristianismo; de nenhum dos lados elas são essenciais à religião. Esse é o motivo que ele dá (v. 17,18), aplicável a este ramo da exortação. Por que gastar tanto zelo a favor ou contra coisas tão pequenas e insignificantes na religião?

Alguns tomam isso como motivo para deixarmos de exercer a liberdade cristã quando isso provavelmente causaria tropeço. Mas ela parece dirigir-se, em geral, contra o fervor excessivo que ele observava nos dois lados a respeito dessas coisas. “O reino de Deus não é comida”, etc. Observe aqui:

[1.] A natureza do verdadeiro cristianismo, o que ele é. Aqui se chama reino de Deus: uma religião destinada a nos governar, um reino. Consiste na submissão verdadeira e sincera ao poder e ao domínio de Deus.

A dispensação do evangelho recebe de modo especial o nome de reino de Deus, em contraste com a dispensação da lei, Mateus 3:2; 4:17.

Primeiro, não é comida nem bebida: não consiste em consumir ou abster-se de certos alimentos e bebidas. O cristianismo não estabelece regra a esse respeito, nem a favor nem contra.

A religião judaica consistia muito em comidas e bebidas (Hebreus 9:10): abster-se religiosamente de certos alimentos (Levítico 11:2) e comer religiosamente outros, como nos diversos sacrifícios cuja porção devia ser comida diante do Senhor.

Mas todas essas prescrições foram abolidas e já não existem, Colossenses 2:21,22. A questão foi deixada livre. “Toda criatura de Deus é boa”, 1 Timóteo 4:4. Assim também em outras coisas: não é nem “circuncisão nem incircuncisão” (Gálatas 5:6; 6:15; 1 Coríntios 7:19).

Pertencer a este ou àquele grupo ou convicção, sustentar esta ou aquela opinião em questões secundárias, não nos recomendará a Deus.

No grande dia não se perguntará: “Quem comeu carne e quem comeu vegetais? Quem observou dias santos e quem não observou? Quem se conformou às práticas estabelecidas e quem não se conformou?” Mas se perguntará: “Quem temeu a Deus e praticou a justiça e quem não o fez?”

Nada destrói mais o verdadeiro cristianismo do que reduzi-lo a modos, formas e circunstâncias que corroem o essencial.

Segundo, é justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Essas são algumas das coisas essenciais ao cristianismo, nas quais todo o povo de Deus está de acordo. Devemos gastar nosso zelo em buscá-las e dedicar-lhes um zelo superior.

Justiça, paz e alegria são palavras muito abrangentes; cada uma inclui muito do fundamento e da superestrutura da religião.

Se me fosse permitido delimitar seu sentido, seria assim: em relação a Deus, nossa grande questão é a justiça, comparecer diante dele justificados pelo mérito da morte de Cristo e santificados pelo Espírito de sua graça, pois o Senhor justo ama a justiça.

Em relação aos irmãos, é a paz: viver com eles em paz, amor e caridade, buscando a paz com todos. Cristo veio ao mundo para ser o grande pacificador.

Em relação a nós mesmos, é a alegria no Espírito Santo: a alegria espiritual produzida pelo bendito Espírito no coração dos crentes, que contempla a Deus como seu Pai reconciliado e o céu como seu lar esperado.

Depois de nossa obediência a Deus, a vida da religião consiste em nosso contentamento nele: deleitar-nos sempre no Senhor. Certamente servimos a um bom Mestre, que faz da paz e da alegria elementos tão essenciais da religião.

Somente quando o fundamento é lançado na justiça podemos esperar paz e alegria no Espírito Santo, Isaías 32:17.

Terceiro, nessas coisas servimos a Cristo (v. 18): fazemos tudo isso por consideração ao próprio Cristo como nosso Mestre, à sua vontade como nossa regra e à sua glória como nosso fim. O que torna aceitáveis todas as nossas boas obras é levar Cristo em conta ao realizá-las.

Devemos servir aos seus interesses e desígnios no mundo, entre os quais está, em primeiro lugar, reconciliar-nos uns com os outros.

Que é o cristianismo, senão servir a Cristo? E bem podemos servir àquele que, por nós e por nossa salvação, assumiu a forma de servo.

[2.] Suas vantagens. Quem observa devidamente essas coisas, primeiro, é agradável a Deus. Deus se compraz nessa pessoa, ainda que ela não tenha exatamente a mesma medida que nós em tudo. Ela tem o amor e o favor de Deus; sua pessoa e suas obras são aceitas por ele, e nada mais precisamos para ser felizes.

Se Deus agora aceita suas obras, você pode comer seu pão com alegria. Os mais agradáveis a Deus são os que mais se agradam dele; são os que mais abundam em paz e alegria no Espírito Santo.

Segundo, essa pessoa é aprovada pelos homens, por todos os homens sábios e bons; a opinião dos demais não deve ser considerada. Devemos aprovar as pessoas e coisas que agradam a Deus.

Não deveríamos estar satisfeitos com aquilo que o satisfaz? Que é ser santificado, senão ter o mesmo modo de pensar de Deus?

Observe: a aprovação dos homens não deve ser desprezada, pois devemos procurar o que é honesto à vista de todos e buscar o que é amável e de boa reputação. Mas a aceitação de Deus deve ser desejada e buscada em primeiro lugar, pois, mais cedo ou mais tarde, ele levará o mundo inteiro a concordar com ele.

  1. Outra regra apresentada aqui é que, nessas questões duvidosas, cada um não só pode, mas deve agir segundo a luz que Deus lhe deu. Isso é estabelecido no v. 5: “Cada um esteja plenamente convencido em sua própria mente.”

Isto é: “Pratiquem segundo seu próprio juízo nessas questões e deixem que os outros façam o mesmo.”

“Não censurem a prática dos outros; deixem que desfrutem de sua própria opinião. Se estão convencidos em sua própria mente de que devem agir de determinada maneira, não os condenem.”

“Mas, se as opiniões ponderadas de vocês forem outras, não façam da prática deles uma regra para vocês, assim como não devem impor a sua como regra para eles.”

“Tomem cuidado para não agir contra os ditames de uma consciência em dúvida. Primeiro estejam convencidos de que o que fazem é lícito, antes de se aventurarem a fazê-lo.” Nas questões duvidosas, é bom ficar do lado seguro da cerca.

Se um cristão fraco duvida de que seja lícito comer carne, é melhor abster-se enquanto persistir a dúvida, até estar plenamente convencido em sua própria mente.

Não devemos prender nossa fé à manga de ninguém nem tomar a prática dos outros como regra, mas seguir os ditames de nosso próprio entendimento. É nesse sentido que ele apresenta uma razão em v. 14 e 23. Esses versículos esclarecem a questão e nos dão uma regra para não agir contra os ditames:

(1.) De uma consciência equivocada, v. 14. Se algo é indiferente, de modo que não fazê-lo não é, em si, pecado, mas pensamos que fazê-lo é pecado, então fazê-lo é pecado para nós, embora não para outros. Agimos contra nossa consciência, ainda que equivocada e mal informada. Ele especifica o caso em questão, a distinção entre alimentos. Observe:

[1.] A clareza que ele próprio tem nessa matéria. “Sei e estou convencido, plenamente convencido; conheço minha liberdade cristã e estou seguro dela, sem dúvida ou escrúpulo, de que nada é impuro por si mesmo.”

“Isto é, nenhum tipo de alimento está sujeito a impureza cerimonial ou é proibido, desde que seja adequado à alimentação humana.”

Vários tipos de alimento foram proibidos aos judeus para que, nisso como em outras coisas, fossem um povo peculiar e separado, Levítico 11:44; Deuteronômio 14:2,3. O pecado havia trazido maldição sobre toda a criação: “Maldita é a terra por tua causa”.

O uso das criaturas e o domínio sobre elas tinham sido perdidos; assim, para o homem, todas eram impuras (Tito 1:15).

Como sinal disso, Deus proibiu na lei cerimonial o uso de algumas criaturas, mostrando o que poderia ter feito com todas. Mas agora Cristo removeu a maldição, a questão voltou a ser livre e aquela proibição foi retirada.

Por isso, Paulo diz que estava convencido pelo Senhor Jesus: não só porque Jesus é o autor dessa convicção, mas porque é seu fundamento.

Ela se baseava na eficácia da morte de Cristo, que removeu a maldição, desfez a perda e restaurou nosso direito ao uso das criaturas em geral, pondo, consequentemente, fim àquela proibição distintiva em particular.

Assim, agora nada é impuro por si mesmo; toda criatura de Deus é boa. Nada é comum, conforme a nota marginal, ouden koinon: nada do que outros comem é vedado aos fiéis; nada é profano. Nesse sentido os judeus usavam a palavra comum. Ela é explicada por akatharton em Atos 10:14: nada comum ou impuro.

Paulo aprendeu a não considerar nada comum ou impuro não somente pela revelação feita a Pedro sobre isso, mas pelo teor e pela tendência de todo o evangelho e pelo desígnio manifesto da morte de Cristo em geral. Essa era a própria clareza de Paulo, e ele agia de acordo com ela.

[2.] Mas ele adverte aqueles que não tinham a mesma clareza nessa questão: Para quem considera alguma coisa impura, ainda que esteja enganado, para ele ela é impura.

Esse caso particular, assim resolvido, fornece uma regra geral: quem faz algo que, na verdade, acredita ser ilícito, seja qual for a natureza da coisa em si, peca ao fazê-lo.

Isso decorre da lei imutável de nossa criação: nossa vontade, em todas as suas escolhas, movimentos e orientações, deve seguir os ditames de nosso entendimento. Essa é a ordem da natureza. Tal ordem é violada quando o entendimento, embora equivocado, nos diz que algo é pecado e, mesmo assim, decidimos fazê-lo.

Isso é querer praticar o mal. Se algo nos parece pecado, praticá-lo revela a mesma perversidade e corrupção da vontade que haveria se realmente fosse pecado; por isso, não devemos fazê-lo. Não que a consciência de alguém tenha poder para alterar a natureza do ato em si, mas apenas sua natureza para a própria pessoa.

É preciso entender ainda esta ressalva: embora o juízo e a opinião das pessoas possam tornar mau para elas aquilo que é bom em si, não podem tornar bom aquilo que é mau em si, nem em si mesmo nem para elas.

Se alguém estivesse, na verdade, convencido de que seria errado pedir a bênção de seu pai, como exemplifica o dr. Sanderson em seu sermão sobre Romanos 14:23, essa convicção errada tornaria o ato errado para ele. Mas, se estivesse igualmente convencido de que seria bom amaldiçoar seu pai, isso não tornaria o ato bom.

Os fariseus ensinavam as pessoas a invocar a consciência quando faziam do corbã uma desculpa para negar auxílio aos pais, Mateus 15:5,6.

Mas isso não serviria mais do que a consciência equivocada de Paulo justificaria seu furor contra o cristianismo (Atos 26:9), ou a consciência equivocada deles justificaria o que se diz em João 16:2.

(2.) Não devemos agir contra uma consciência em dúvida. Nas coisas indiferentes, que sabemos não ser pecado deixar de fazer mas não temos certeza de que seja lícito fazer, devemos abster-nos enquanto persistirem as dúvidas. Pois aquele que duvida é condenado se comer (v. 23), isto é, comer se torna pecado para ele.

Ele é condenado, katakekritai: sua própria consciência o condena, porque não come com fé, mas faz o que ainda não está plenamente convencido de poder fazer licitamente.

Suponhamos que ele não tenha certeza de ser lícito comer carne de porco e, apesar da dúvida, se deixe levar a comê-la por ver outros fazendo isso, por querer satisfazer o apetite ou por não querer sofrer descrédito por agir de modo diferente. Seu próprio coração não pode deixar de condená-lo como transgressor.

Nossa regra é caminhar até onde já chegamos, não além, Filipenses 3:15,16. Pois tudo o que não provém de fé é pecado. Tomada em sentido geral, essa afirmação equivale à do apóstolo em Hebreus 11:6: “Sem fé é impossível agradar a Deus”.

Nada do que fazemos na religião terá proveito se não vier de um princípio de fé, com os olhos da fé na vontade de Cristo como regra, na glória de Cristo como fim e na justiça de Cristo como nosso apelo.

Aqui, porém, a expressão parece ter sentido mais restrito: tudo o que não provém de fé, isto é, tudo o que se faz sem estar claramente convencido de sua licitude, é pecado contra a consciência.

Quem se arrisca a fazer o que sua própria consciência lhe aponta como ilícito, mesmo quando não o é em si, sob tentação semelhante acabará fazendo algo que a consciência lhe diz ser ilícito e que realmente o é.

O espírito do homem é a lâmpada do Senhor; é perigoso corromper a consciência e forçá-la, ainda que esteja enganada.

Esse parece ser o sentido da máxima um tanto obscura do v. 22: “Feliz é aquele que não se condena naquilo que aprova”. Muitos consentem, na prática, em fazer aquilo pelo que seu juízo e sua consciência os condenam.

Fazem-no pelo prazer, lucro ou prestígio que obtêm, ou para seguir o costume; ainda assim, enquanto agem e defendem o que fazem, o próprio coração os desmente e a consciência os condena.

Feliz, portanto, é quem organiza sua conduta de modo que nenhuma ação o exponha às acusações e ao descrédito da própria consciência. Essa pessoa não faz de seu próprio coração um adversário, como necessariamente faz quem age sem ter certeza de que pode agir licitamente.

Feliz é quem tem paz e tranquilidade interior, pois o testemunho da consciência será um tônico especial em tempos difíceis. Embora as pessoas nos condenem, tudo está bem se nosso coração não nos condena, 1 João 3:21.

  1. Outra regra é dirigida aos que têm clareza nessas questões e conhecem sua liberdade cristã: devem tomar cuidado para não exercê-la de modo a fazer um irmão fraco tropeçar. Isso é estabelecido no v. 13: “Não nos julguemos mais uns aos outros”. “Basta de manter até agora essa prática sem amor; não façam mais isso.”

Para tornar a exortação mais persuasiva, ele se inclui: “Não nos julguemos”. É como se dissesse: “Eu resolvi abandonar essa prática; abandonem-na vocês também.”

“Antes, façamos este juízo: em vez de censurar a conduta alheia, examinemos a nossa, para não pôr tropeço nem ocasião de queda no caminho do irmão”, proskomma e skandalon.

Devemos tomar cuidado para não dizer nem fazer nada que possa levar nosso irmão a tropeçar ou cair. O primeiro termo indica um grau menor de dano e ofensa; o segundo, um grau maior. Algo assim pode ocasionar:

(1.) Dor ao nosso irmão. “Aquele que é fraco e considera ilícito comer certos alimentos ficará muito perturbado ao ver você comê-los.”

“Preocupa-se com a honra da lei, que julga proibi-los, e com o bem da sua alma, que julga prejudicada por eles, sobretudo quando você o faz deliberadamente e com aparente presunção, sem a delicadeza e o zelo para tranquilizar o irmão fraco que lhe seriam apropriados.”

Os cristãos devem tomar cuidado para não causar dor uns aos outros nem entristecer o coração dos pequeninos de Cristo. Veja Mateus 18:6,10.

(2.) Culpa ao nosso irmão. O primeiro caso é um tropeço, que abala muito o irmão e se torna obstáculo e desânimo para ele; este, porém, é ocasião de queda.

“Se seu irmão fraco, puramente por seu exemplo e influência, sem ter recebido esclarecimento algum sobre sua liberdade cristã, for levado a agir contra a consciência e a andar em desacordo com a luz que possui, trazendo culpa sobre sua alma, você será culpado de ter dado ocasião a isso.”

“O ato podia ser lícito para você, mas não para ele, que ainda não alcançou essa compreensão.” Veja a explicação desse caso em 1 Coríntios 8:9-11. Com o mesmo propósito, ele recomenda ao nosso zelo no v. 21 que não escandalizemos ninguém pelo uso de coisas lícitas: “É bom não comer carne nem beber vinho”.

Essas coisas são de fato lícitas e agradáveis, mas não são necessárias à manutenção da vida humana; por isso, podemos e devemos renunciar a elas para não causar tropeço. Isso é bom: agrada a Deus, beneficia nosso irmão e não nos prejudica.

Daniel e seus companheiros pareciam mais saudáveis com legumes e água do que aqueles que comiam a porção da comida do rei.

É uma generosa renúncia de si mesmo, da qual Paulo nos deu exemplo (1 Coríntios 8:13): “Se a comida fizer meu irmão tropeçar”, ele não diz “não comerei alimento algum”, o que seria destruir a si mesmo, mas “não comerei carne”, o que é renunciar a si mesmo, enquanto o mundo durar.

Isso se estende a todas as coisas indiferentes pelas quais o irmão tropeça ou se escandaliza, seja envolvido ou em pecado ou em perturbação; ou pelas quais se torna fraco: enfraquecem-se suas graças, seu consolo e suas resoluções.

Torna-se fraco, isto é, encontra ocasião para manifestar sua fraqueza por meio de censuras e escrúpulos.

Não devemos enfraquecer os que são fracos. Isso seria apagar o pavio que fumega e quebrar a cana machucada. Observe os motivos que reforçam essa advertência:

[1.] Considere a lei régia do amor e da caridade cristãos, que assim é violada (v. 15): “Se teu irmão sofre por causa de teu alimento”, ao vê-lo comer o que a lei de Moisés proibia, embora agora lhe seja lícito fazê-lo, talvez você diga: “Ele fala de modo insensato e fraco; o que diz pouco importa.”

Nesse caso, tendemos a atribuir toda a culpa ao outro lado. Mas a censura aqui é dirigida ao cristão mais forte e esclarecido: “Agora não andas em caridade”.

Assim, o apóstolo toma o partido do mais fraco e condena a falta de amor de um lado mais do que a falta de conhecimento do outro, de acordo com seu princípio, expresso em outro lugar, de que o caminho do amor é o mais excelente, 1 Coríntios 12:31.

“O conhecimento ensoberbece, mas a caridade edifica”, 1 Coríntios 8:1-3. “Agora não andas em caridade”. A caridade para com a alma dos irmãos é a melhor caridade.

O amor verdadeiro nos tornaria cuidadosos com sua paz e pureza e nos faria considerar a consciência deles assim como a nossa. Cristo trata com delicadeza os que possuem verdadeira graça, ainda que sejam fracos nela.

[2.] Considere o desígnio da morte de Cristo: “Não destruas com tua comida aquele por quem Cristo morreu”, v. 15. Primeiro, levar uma alma a pecar ameaça a destruição dessa alma.

Ao abalar a fé do irmão, provocar sua paixão e tentá-lo a agir contra a luz da própria consciência, você faz tudo o que está ao seu alcance para destruí-lo, dando-lhe ocasião de voltar ao judaísmo. Me apollye: o termo indica destruição completa.

O começo do pecado é como deixar sair a água; não podemos ter certeza de que o pecado pare em algum lugar antes da destruição eterna. Segundo, considerar o amor de Cristo ao morrer pelas almas deve tornar-nos muito cuidadosos com a felicidade e a salvação delas, atentos para nada fazer que as impeça ou prejudique.

Cristo abriu mão de uma vida, e de uma vida como a sua, pelas almas; nós não abriremos mão de um pedaço de alimento por elas? Desprezaremos aqueles a quem Cristo atribuiu tão alto valor? Ele julgou digno renunciar a tanto por eles, morrendo por eles; nós não julgaríamos digno renunciar a tão pouco, abstendo-nos de carne?

Com sua comida: você alega que ela é sua e pode fazer com ela o que quiser. Lembre-se, porém, de que, embora a comida seja sua, o irmão escandalizado por ela pertence a Cristo e faz parte daqueles que ele adquiriu.

Ao destruir seu irmão, você ajuda a realizar o desígnio do diabo, o grande destruidor, e, na medida do que pode, contraria o desígnio de Cristo, o grande Salvador. Não escandaliza apenas o irmão, mas também a Cristo, pois a obra da salvação é aquilo em que seu coração está empenhado.

Mas será que alguém por quem Cristo morreu pode ser destruído? Se entendermos isso quanto à suficiência e ao propósito geral da morte de Cristo, que era salvar todos os que atendessem às condições do evangelho, sem dúvida muitos o são.

Se entendermos quanto à determinação particular da eficácia de sua morte aos eleitos, então, embora nenhum dos que foram dados a Cristo pereça (João 6:39), ainda assim você pode, até onde depende de você, destruí-los.

Se não forem destruídos, não será graças a você. Ao fazer algo que tende a esse fim, você manifesta grande oposição a Cristo. Ou melhor: e você pode destruir por completo alguns cuja profissão de fé é tão digna de crédito que, por caridade, deve crer que Cristo morreu por eles. Compare com 1 Coríntios 8:10,11.

[3.] Considere a obra de Deus (v. 20): “Por causa da comida, não destruas a obra de Deus”: a obra da graça, especialmente a obra da fé na alma de seu irmão. Obras de paz e consolo são destruídas por tal tropeço; por isso, tenha cuidado. Não desfaça o que Deus fez. Você deve cooperar com Deus, não minar sua obra.

Primeiro, a obra da graça e da paz é obra de Deus: ele a realiza e ela é feita para ele; é uma boa obra que ele começou, Filipenses 1:6. Observe: aqueles por quem Cristo morreu (v. 15) são chamados aqui de obra de Deus.

Além da obra realizada em nosso favor, há uma obra a realizar em nós para a nossa salvação. Cada santo é feitura, lavoura e edifício de Deus, Efésios 2:10; 1 Coríntios 3:9.

Segundo, devemos ter muito cuidado para não fazer nada que tenda a destruir essa obra, seja em nós, seja nos outros. Devemos negar a nós mesmos em nossos apetites e inclinações e no exercício da liberdade cristã, em vez de obstruir e prejudicar a graça e a paz nossas ou alheias.

Muitos destroem em si mesmos a obra de Deus por causa de comida e bebida: nada é mais destrutivo para a alma do que mimar e agradar a carne e cumprir suas concupiscências. Também a destroem nos outros ao causar tropeço deliberadamente.

Pense no que você destrói: a obra de Deus, cuja obra é honrosa e gloriosa. Pense por que a destrói: por comida, que existe para o estômago, assim como o estômago para ela.

[4.] Considere o mal de causar tropeço e como isso abusa da liberdade cristã. Ele admite que, de fato, todas as coisas são puras.

Podemos licitamente comer carne, até mesmo os alimentos proibidos pela lei cerimonial; mas, se abusamos dessa liberdade, ela se torna pecado para nós: É mau para aquele que come causando tropeço. Coisas lícitas podem ser feitas de modo ilícito.

Quem come causando tropeço o faz com descuido ou de propósito, escandalizando os irmãos. É digno de nota que o apóstolo dirige a maior parte da censura àqueles que causam o tropeço.

Isso não significa que sejam inocentes os que, sem motivo e por fraqueza, se escandalizam por ignorar a liberdade cristã e lhes faltar o amor que não se irrita facilmente nem pensa o mal; ele os repreende tacitamente várias vezes.

Mas fala aos fortes porque estavam mais aptos a receber a censura e a começar a correção. Para insistir ulteriormente nessa regra, observemos aqui duas orientações relacionadas a ela.

Primeiro: Não permitam, pois, que falem mal do bem que vocês têm (v. 16). Cuidem para não fazer nada que dê aos outros ocasião de falar mal da religião cristã em geral ou, em particular, de sua liberdade cristã. O evangelho é seu bem; as liberdades e direitos, os privilégios e isenções que ele concede, são seu bem.

O conhecimento e a força da graça para discernir e exercer a liberdade nas questões disputadas são seu bem, um bem que o irmão fraco não possui.

Não deixem, pois, que falem mal desse bem. É verdade que não podemos impedir línguas soltas e indisciplinadas de falar mal de nós e até das melhores coisas que possuímos; mas, se pudermos evitá-lo, não lhes demos ocasião para isso.

Que o descrédito não decorra de alguma falta nossa. Assim também em 1 Timóteo 4:12, “Ninguém te despreze”, isto é, não se torne desprezível.

Portanto, não usem seu conhecimento e sua força de modo que deem às pessoas motivo para chamá-los de presunção, conduta dissoluta e desobediência à lei de Deus.

Em muitos casos, devemos renunciar a nós mesmos para preservar nosso bom nome e reputação, abstendo-nos daquilo que sabemos ser lícito quando fazê-lo puder prejudicar nossa reputação.

Assim ocorre quando um ato desperta suspeitas e tem aparência de mal, causa escândalo entre pessoas boas ou traz alguma mancha. Nesse caso, devemos preferir contrariar a nós mesmos a desonrar a nós mesmos.

Mesmo uma pequena insensatez pode ser como uma mosca morta, muito prejudicial a quem goza de reputação de sabedoria e honra, Eclesiastes 10:1.

Podemos aplicar isso de maneira mais geral: devemos praticar todos os nossos bons deveres de tal modo que não deem ocasião para se falar mal deles. O que é bom e irrepreensível quanto à sua matéria pode, às vezes, pela má maneira de executá-lo, ficar sujeito a muita censura e descrédito.

Boas orações, pregações e discursos podem ser malvistos por falta de prudência na escolha do momento, das palavras e de outras circunstâncias que deveriam contribuir para a edificação. É pecado falar mal do que é bom por causa desses erros circunstanciais, mas é nossa insensatez dar ocasião para que o façam.

Se prezamos a reputação do bem que professamos e praticamos, devemos conduzi-lo de modo que não falem mal dele.

Segundo: “Tens fé? Tem-na para ti mesmo diante de Deus”, v. 22. Ele não fala da fé que justifica, pois esta não deve ficar oculta, mas manifestar-se nas obras. Fala do conhecimento e da convicção quanto à liberdade cristã em questões disputadas.

“Você tem clareza acerca de um ponto particular? Está convencido de que pode comer todos os alimentos e considerar iguais todos os dias, exceto o dia do Senhor?”

“Guarde essa convicção para si: desfrute o consolo dela em seu coração, sem perturbar os outros pelo exercício imprudente da liberdade, quando isso pode escandalizar e fazer o irmão fraco tropeçar e cair.”

Nessas coisas indiferentes, embora nunca devamos contrariar nossa convicção, ainda assim às vezes podemos ocultá-la quando declará-la faria mais mal do que bem. Tenha-a para si: como regra para você, sem impô-la aos outros nem fazer dela regra para eles, ou como motivo de alegria pessoal.

A clareza nas questões duvidosas contribui muito para uma caminhada tranquila, pois nos liberta dos escrúpulos, receios e suspeitas em que os que não a possuem se enredam sem fim.

Compare Gálatas 6:4: “Que cada um examine sua própria obra”, isto é, submeta-a à pedra de toque da palavra e prove-a tão cuidadosamente que tenha segurança no que faz. Então “terá alegria em si mesmo, e não em outro”.

Paulo tinha fé quanto a essas coisas: “Estou convencido de que nada é impuro por si mesmo”. Mas guardava essa convicção para si, sem exercer a liberdade de modo a escandalizar os outros.

Quão feliz seria a igreja se os que têm clareza nas questões discutíveis se contentassem em guardá-la para si diante de Deus, sem impor essas coisas aos demais nem fazê-las condições para as comunhões! Nada se opõe mais à liberdade cristã nem destrói mais a paz das igrejas e das consciências.

Esse método de cura não é menos excelente por ser conhecido: nas coisas necessárias, haja unidade; nas desnecessárias, liberdade; e em ambas, caridade. Assim, logo tudo estará bem.

Tenha-a para si diante de Deus. O fim desse conhecimento é que, seguros de nossa liberdade, tenhamos uma consciência sem ofensa diante de Deus, e isso nos satisfaça. Esse é o verdadeiro consolo que temos diante de Deus. Estão, de fato, corretos aqueles que o são aos olhos dele.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra