Romanos 11
Argumento
Depois de conciliar a grande verdade da rejeição dos judeus com a promessa feita aos pais, o apóstolo se empenha ulteriormente, neste capítulo, em suavizar sua dureza e conciliá-la com a bondade divina em geral.
Poderia ser dito: “Acaso Deus, então, rejeitou seu povo?” Por isso, o apóstolo se dispõe a responder a essa objeção neste capítulo, de duas maneiras:
I. Ele mostra amplamente qual é a misericórdia misturada a essa cólera, vv. 1-32.
II. Daí infere a sabedoria infinita e a soberania de Deus; com a adoração delas, conclui este capítulo e esse assunto, vv. 33-36.
A Situação dos Judeus; A Situação dos Gentios; Os Gentios Avisados; A Conversão Futura dos Judeus. (d.C. 58.)
Versículos 1 a 32
O apóstolo apresenta aqui uma objeção plausível que poderia ser levantada contra a conduta divina ao rejeitar a nação judaica (v. 1): “Deus rejeitou seu povo? A rejeição é total e definitiva? Todos foram abandonados à cólera e à ruína, e isso para sempre? A sentença é tão ampla que não admite exceção, ou dura tanto que não pode ser revogada? Ele não terá mais para si um povo peculiar?”
Em resposta, mostra que junto dessa aparente severidade se manifestaram muita bondade e misericórdia.
Insiste particularmente em três coisas: 1. Que, embora alguns judeus fossem rejeitados, ainda assim nem todos o foram. 2. Que, embora o conjunto dos judeus fosse rejeitado, ainda assim os gentios foram acolhidos. E 3. Que, embora os judeus estivessem rejeitados naquele momento, ainda assim no devido tempo de Deus seriam novamente recebidos em sua igreja.
I. É verdade que muitos judeus foram rejeitados, mas não todos. Ele introduz a suposição de que todos o foram com um “De modo nenhum”. Não tolerará, sob hipótese alguma, semelhante afirmação. Deus fez distinção entre uns e outros.
- Havia um remanescente escolhido de judeus crentes, que obteve justiça e vida pela fé em Jesus Cristo, vv. 1-7. Diz-se que são aqueles a quem Deus conheceu de antemão (v. 2), isto é, por quem nutria pensamentos de amor antes da existência do mundo; pois aos que assim conheceu de antemão predestinou.
Aqui está o fundamento da diferença. São chamados a eleição (v. 7), isto é, os eleitos, os escolhidos de Deus. Ele os chama eleição porque o que primeiro os distinguiu dos demais e os elevou acima deles foi o amor eletivo de Deus. Os crentes são a eleição: todos aqueles, e somente aqueles, que Deus escolheu. Agora:
(1.) Ele mostra que era um deles: “Pois também eu sou israelita”. É como se dissesse: “Se eu afirmasse que todos os judeus foram rejeitados, eliminaria minhas próprias reivindicações e me veria abandonado”. Paulo era um vaso escolhido (Atos 9:15) e, ainda assim, pertencia à descendência de Abraão e, em particular, à tribo de Benjamim, a menor e mais jovem de todas as tribos de Israel.
(2.) Ele sugere que, como no tempo de Elias, também agora o remanescente escolhido era, de fato, maior e mais numeroso do que se poderia pensar. Isso também indica que não é novo nem incomum a graça e o favor de Deus a Israel ficarem limitados a um remanescente do povo; assim ocorreu no tempo de Elias.
A escritura diz a respeito de Elias, en Elia, na história de Elias, o grande reformador do Antigo Testamento. Observe: [1.] O engano dele quanto a Israel, como se a apostasia nos dias de Acabe fosse tão generalizada que ele próprio fosse o único servo fiel que Deus tinha no mundo.
Ele se refere a 1 Reis 19:14, onde, como se diz aqui, Elias intercede junto a Deus contra Israel. Estranha espécie de intercessão: entynchanei to Theo kata tou Israel, ele trata com Deus contra Israel; assim se pode ler. É assim que entynchano é traduzido em Atos 25:24: os judeus, enetychon moi, trataram comigo.
Na oração, tratamos com Deus, temos comunhão com ele, falamos com ele. Diz-se de Elias (Tiago 5:17) que orou ao orar. É provável que oremos ao orar e façamos desse dever uma ocupação quando oramos como quem trata com Deus nesse dever.
Nessa oração, Elias falou como se não houvesse nenhum fiel em Israel além dele. Veja a que ponto pode declinar a profissão de religião e quanto sua aparência pode se obscurecer, a ponto de até os homens mais sábios e atentos julgarem que ela desapareceu. Assim foi no tempo de Elias.
O que dá expressão pública a uma nação são os que detêm o poder e a multidão. Os poderosos de Israel eram então perseguidores: “Mataram teus profetas, derrubaram teus altares e procuram tirar-me a vida”. A multidão de Israel era idólatra: “Fiquei sozinho”.
Assim, os poucos fiéis a Deus não só se perdiam na multidão de idólatras, mas também eram esmagados e empurrados para os cantos pela fúria dos perseguidores. “Quando os perversos se levantam, o homem se esconde”, Provérbios 28:12.
“Derrubaram teus altares”: não se limitaram a negligenciá-los e deixá-los deteriorar-se, mas os derrubaram. Quando se ergueram altares a Baal, não surpreende que os de Deus fossem destruídos: não toleravam aquele testemunho permanente contra sua idolatria.
Essa foi sua intercessão contra Israel. Era como se dissesse: “Senhor, não está esse povo maduro para a ruína, digno de ser rejeitado? Que mais podes fazer por teu grande nome?” É muito triste que uma pessoa ou um povo tenha contra si as orações do povo de Deus, sobretudo as de seus profetas.
Pois Deus assume a causa do seu povo que ora e, mais cedo ou mais tarde, a defenderá visivelmente.
[2.] A correção desse engano pela resposta de Deus (v. 4): “Reservei”. Repare: primeiro, as coisas muitas vezes vão muito melhor com a igreja de Deus do que pensam os homens sábios e bons. Eles se inclinam a tirar conclusões sombrias e a considerar tudo perdido quando não é assim.
Segundo, em tempos de apostasia geral, costuma haver um remanescente que preserva sua integridade: alguns, embora só poucos; nem todos seguem o mesmo caminho.
Terceiro, que, quando existe um remanescente que preserva sua integridade em meio à apostasia geral, é Deus quem reserva para si esse remanescente. Se os tivesse deixado entregues a si mesmos, teriam sido levados pela corrente com os demais. É sua graça livre e todo-poderosa que faz a diferença entre eles e os outros.
Sete mil: número suficiente para dar testemunho contra a idolatria de Israel, mas muito pequeno em comparação com os muitos milhares de israelitas. Um de uma cidade e dois de uma tribo, como as uvas recolhidas depois da vindima.
O rebanho de Cristo é apenas um pequeno rebanho; ainda assim, quando todos estiverem finalmente reunidos, serão uma multidão grande e incontável, Apocalipse 7:9. A descrição desse remanescente é que não dobraram os joelhos diante da imagem de Baal, o pecado dominante de Israel naquele tempo.
Na corte, na cidade e no campo, Baal dominava, e a maioria das pessoas, mais ou menos, lhe prestava reverência. A melhor prova de integridade é não participar das corrupções dominantes do tempo e do lugar em que vivemos, nadando contra a corrente quando ela é forte.
Deus reconhecerá como suas testemunhas fiéis os que dão testemunho ousado da verdade presente, 2 Pedro 1:12. É digno de gratidão não se curvar a Baal quando todos os demais se curvam. A singularidade sóbria costuma ser a marca da verdadeira sinceridade.
[3.] A aplicação desse exemplo à questão presente: “Assim, pois, também neste tempo”, vv. 5-7. Os métodos de dispensação de Deus para com sua igreja são os mesmos de antes. Assim como foi, assim é. No tempo de Elias havia um remanescente, e agora também há.
Se houve um remanescente sob o Antigo Testamento, quando as manifestações da graça eram menos claras e os derramamentos do Espírito menos abundantes, muito mais agora, sob o evangelho, quando a graça de Deus que traz salvação aparece com maior brilho.
Um remanescente: poucos dentre muitos, um remanescente de judeus crentes enquanto os demais persistiam obstinadamente na incredulidade. Ele é chamado remanescente segundo a eleição da graça: pessoas escolhidas desde a eternidade, nos conselhos do amor divino, para ser vasos de graça e glória.
“Aos que predestinou, a esses chamou”. Se a diferença entre eles e os outros é produzida somente pela graça de Deus, como certamente é (Eu os reservei, diz ele, para mim), então deve ser conforme a eleição, pois sabemos que tudo quanto Deus faz, faz segundo o conselho da sua própria vontade.
Quanto a esse remanescente, podemos observar, primeiro, de onde ele surge: da livre graça de Deus (v. 6), graça que exclui as obras. A eleição eterna, na qual se funda inicialmente a distinção entre uns e outros, procede exclusivamente da graça, da graça livre.
Não se baseia em obras praticadas ou previstas; caso contrário, não seria graça. Gratia non est ullo modo gratia, si non sit omni modo gratuita: a graça não é propriamente graça se não for inteiramente gratuita. A eleição ocorre somente segundo o beneplácito da sua vontade, Efésios 1:5.
O coração de Paulo estava tão cheio da gratuidade da graça de Deus que, no meio do discurso, ele se desvia, por assim dizer, para fazer esta observação: “Se é pela graça, já não é pelas obras”.
E alguns observam que a própria fé, contraposta às obras na questão da justificação, está aqui incluída entre elas. Pois a fé tem aptidão especial para receber a graça gratuita de Deus para nossa justificação, mas não para receber essa graça para nossa eleição.
Segundo, o que esse remanescente obtém: aquilo que Israel, isto é, o conjunto daquele povo, procurou em vão (v. 7). “Israel não obteve o que buscava”, isto é, justificação e aceitação diante de Deus (veja Romanos 9:31); “a eleição, porém, obteve”.
Neles a promessa de Deus se cumpre e sua antiga bondade para com aquele povo é lembrada. Ele chama o remanescente de crentes não de eleitos, mas de eleição, para mostrar que o único fundamento de toda a sua esperança e felicidade está na eleição.
Eles eram as pessoas que Deus tinha em vista nos conselhos do seu amor; são a eleição, a escolha de Deus. Tal era o favor de Deus para com o remanescente escolhido. Mas:
- Os demais foram cegados, v. 7. Alguns são escolhidos e chamados, e o chamado se torna eficaz. Outros, porém, são deixados a perecer na incredulidade; ou melhor: aquilo que deveria torná-los melhores os torna piores.
O evangelho, que para os crentes era cheiro de vida para vida, para os incrédulos era cheiro de morte para morte. O mesmo sol amolece a cera e endurece o barro. O bom e velho Simeão previu que o menino Jesus estava posto tanto para queda como para levantamento de muitos em Israel, Lucas 2:34.
Foram cegados, eporothesan, endurecidos, segundo alguns. Foram cauterizados e se tornaram calejados e insensíveis. Não podiam ver a luz nem sentir o toque da graça do evangelho. A cegueira e a dureza expressam a mesma insensibilidade e estupidez de espírito.
Fecharam os olhos e não quiseram ver: esse foi seu pecado. Depois Deus, num justo juízo, cegou-lhes os olhos para que não pudessem ver: esse foi seu castigo. Isso parecia doutrina dura; para moderá-la, portanto, ele invoca duas testemunhas do Antigo Testamento que falam dessa ocorrência.
(1.) Isaías, que falou de semelhante juízo em seus dias, Isaías 29:10; 6:9. O espírito de sono significa indisposição para cuidar do próprio dever ou interesse. Estão dominados por uma indiferença persistente, como pessoas que cochilam e dormem, sem se deixar tocar por coisa alguma que se diga ou faça.
Estavam decididos a continuar como eram e não queriam mover-se. As palavras seguintes explicam o que significa espírito de sono: “Olhos para que não vejam e ouvidos para que não ouçam”.
Tinham as faculdades, mas não as usavam nas questões relacionadas à sua paz. Estavam inteiramente iludidos: viam Cristo, mas não criam nele; ouviam sua palavra, mas não a recebiam. Assim, tanto o ouvir quanto o ver deles eram inúteis. Era como se não tivessem visto nem ouvido.
De todos os juízos, os espirituais são os mais dolorosos e temíveis, embora produzam menos ruído. Até este dia. Desde que Isaías profetizou, essa obra de endurecimento prossegue: alguns dentre eles têm sido cegos e insensíveis.
Ou, antes, desde a primeira pregação do evangelho. Embora tenham recebido as provas mais convincentes possíveis de sua verdade, a pregação mais poderosa, as ofertas mais favoráveis e os chamados mais claros do próprio Cristo e de seus apóstolos, ainda assim até este dia permanecem cegados.
Isso ainda é verdade quanto a muitos deles, até o dia de hoje em que vivemos. Estão endurecidos e cegados; a obstinação e a incredulidade se transmitem de geração em geração, conforme a terrível imprecação com que eles próprios vincularam a maldição: “Seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos”.
(2.) Davi (v. 9, 10), citado de Salmos 69:22, 23. Ali, tendo Davi predito pelo Espírito os sofrimentos de Cristo causados por seu próprio povo, os judeus, especialmente o de lhe darem vinagre para beber (Salmos 69:21), o que se cumpriu literalmente (Mateus 27:48), ele prediz nas palavras seguintes, em forma de imprecação, os terríveis juízos de Deus sobre eles por isso.
Dar vinagre para beber era expressão do maior desprezo e da maior malícia possíveis: “Que a mesa deles se torne um laço”. O apóstolo aplica essa palavra à cegueira atual dos judeus e à ofensa que sentiram diante do evangelho, o que aumentou sua dureza.
Isso nos ensina a entender as outras orações de Davi contra seus inimigos: devem ser vistas como profecias dos juízos de Deus sobre os inimigos públicos e obstinados de Cristo e de seu reino. Sua oração para que assim fosse era uma profecia de que assim seria, não a expressão particular de seus próprios ressentimentos irados.
Também visava justificar Deus e mostrar sua justiça em tais juízos. Ele fala aqui: [1.] Da ruína de seus confortos: “Que a mesa deles se torne um laço”, isto é, como explica o salmista: Que aquilo que deveria ser para seu bem-estar seja armadilha para eles.
A maldição de Deus transformará alimento em veneno. É ameaça semelhante à de Malaquias 2:2: “Amaldiçoarei vossas bênçãos”. A mesa deles se torna laço, isto é, ocasião de pecado e ocasião de miséria. O próprio alimento que deveria nutri-los os sufocará.
[2.] Da ruína de seus poderes e faculdades (v. 10): olhos escurecidos e costas curvadas, de modo que não podem encontrar o caminho certo nem, se o encontrassem, seriam capazes de percorrê-lo.
Após a rejeição nacional de Cristo e de seu evangelho, os judeus ficaram confusos em sua política. Seus próprios conselhos se voltaram contra eles e apressaram sua ruína pelos romanos. Pareciam um povo destinado à escravidão e ao desprezo, com as costas curvadas, para que todas as nações ao redor os montassem e pisoteassem.
Ou pode-se entender espiritualmente: suas costas estão curvadas pela carnalidade e pelo apego ao mundo. Curvæ in terris animæ: ocupam-se das coisas terrenas. Essa é uma descrição exata da condição e disposição dos remanescentes atuais daquele povo.
Se forem verdadeiros os relatos que temos deles, não há no mundo povo mais apegado ao mundo, obstinado, cego, egoísta e de má índole. É evidente que até hoje estão sob o poder dessa maldição. As maldições divinas agirão por muito tempo. É sinal de que nossos olhos estão escurecidos quando nos curvamos no apego ao mundo.
II. Outro aspecto que moderava essa doutrina da rejeição dos judeus era que, embora fossem rejeitados e excluídos da igreja, ainda assim os gentios foram acolhidos (vv. 11-14). Ele aplica esse ponto como advertência aos gentios, vv. 17-22.
- A rejeição dos judeus abriu espaço para o acolhimento dos gentios. O que os judeus deixaram tornou-se banquete para os pobres gentios (v. 11): “Tropeçaram eles para que caíssem? Deus não tinha outro fim ao abandoná-los e rejeitá-los senão sua destruição?”
Ele se espanta e rejeita a ideia com repulsa, como costuma fazer quando alguém sugere algo que parece lançar dúvida sobre a sabedoria, a justiça ou a bondade de Deus: “De modo nenhum!” Não: pela queda deles, a salvação chegou aos gentios.
Não que a salvação não pudesse ter chegado aos gentios se os judeus tivessem permanecido firmes. Pela designação divina, porém, as coisas foram ordenadas de tal modo que o evangelho seria pregado aos gentios depois que os judeus o recusassem.
Assim acontece na parábola (Mateus 22:8, 9): Os primeiros convidados não eram dignos; “ide, pois, às estradas”, Lucas 14:21. E assim aconteceu na história (Atos 13:46): “Era necessário que a palavra de Deus fosse primeiro anunciada a vocês; mas, visto que a rejeitam, eis que nos voltamos para os gentios”. Veja também Atos 18:6.
Deus terá uma igreja no mundo, terá a festa de casamento cheia de convidados. E, se uma pessoa não vier, outra virá; senão, por que teria sido feito o convite? Os judeus tiveram a oportunidade de recusá-lo, e assim a oferta chegou aos gentios.
Veja como a Sabedoria infinita tira luz das trevas, bem do mal, alimento do devorador e doçura do forte. Com o mesmo sentido, ele diz (v. 12): “A queda deles foi riqueza para o mundo”, isto é, apressou a chegada tão mais cedo do evangelho ao mundo gentio.
O evangelho é a maior riqueza do lugar onde está, melhor que milhares de peças de ouro e prata. Ou, a riqueza dos gentios era a multidão de convertidos entre eles. Os verdadeiros crentes são as joias de Deus.
Com o mesmo sentido (v. 15): “A rejeição deles é a reconciliação do mundo”. O desagrado de Deus para com eles abriu caminho para seu favor aos gentios.
“Deus estava em Cristo reconciliando o mundo”, 2 Coríntios 5:19. Por isso aproveitou a incredulidade dos judeus para desautorizá-los e repudiá-los publicamente, embora tivessem sido seus favoritos peculiares.
Assim mostrou que, ao distribuir seus favores, já não procederia com tal particularidade e restrição. Mas, em toda nação, quem temesse a Deus e praticasse a justiça seria aceito por ele, Atos 10:34, 35.
- O uso que o apóstolo faz dessa doutrina sobre a substituição dos judeus pelos gentios:
(1.) Como parente dos judeus, dirige-lhes uma palavra de incitamento e exortação para incitá-los a receber e abraçar a oferta do evangelho. Era essa a intenção de Deus ao favorecer os gentios: provocar ciúme nos judeus (v. 11). Paulo se empenha em reforçá-la de acordo com isso (v. 14): “Se de algum modo eu pudesse despertar emulação nos que são da minha carne”.
“Hão de os gentios desprezados ficar com todos os consolos e privilégios do evangelho, enquanto nós não nos arrependemos de nossa recusa nem buscamos, finalmente, participar deles? Não haveremos de crer e obedecer, ser perdoados e salvos, assim como os gentios?”
Veja um exemplo de semelhante emulação em Esaú, Gênesis 28:6-9. Há uma emulação recomendável nas questões da alma: por que não seríamos tão santos e felizes quanto qualquer dos nossos vizinhos?
Nessa emulação não há necessidade de suspeitas, de minar uns aos outros ou de fazer contraminas. A igreja tem espaço suficiente, e a graça e os consolos da nova aliança bastam para todos nós. As bênçãos não diminuem porque muitos as compartilham.
“E pudesse salvar alguns deles”. Veja qual era o trabalho de Paulo: salvar almas. Ainda assim, o máximo que esperava era salvar alguns. Embora fosse pregador tão poderoso e falasse e escrevesse com tamanha evidência e demonstração do Espírito, ainda assim só podia salvar alguns dos muitos com quem tratava.
Os ministros devem considerar seus esforços bem empregados se puderem servir de instrumento para salvar ao menos alguns.
(2.) Como apóstolo dos gentios, dirige-lhes uma palavra de advertência: “Falo a vocês, gentios. Vocês, romanos crentes, ouvem que riquezas de salvação lhes vieram pela queda dos judeus; mas tomem cuidado para não fazer nada que lhes cause a perda dessas riquezas”.
Paulo aproveita esta ocasião, como outras, para aplicar seu discurso aos gentios, porque era o apóstolo dos gentios, designado para servir à fé deles, plantar e regar igrejas entre as nações gentias. Esse era o propósito de sua missão extraordinária, Atos 22:21: “Eu te enviarei para longe, aos gentios”. Compare Atos 9:15.
Também era a intenção da sua ordenação, Gálatas 2:9. Compare Atos 13:2. Nosso grande e especial zelo deve ser fazer o bem àqueles que estão sob nossa responsabilidade; precisamos dedicar atenção particular ao nosso próprio trabalho.
Foi prova do grande amor de Deus pelos pobres gentios ter ele designado Paulo, que superava todos os apóstolos em dons e graças, como apóstolo deles. O mundo gentio era uma província mais ampla, e a obra ali exigia trabalhador muito capaz, habilidoso, zeloso e corajoso. Paulo era esse trabalhador.
Deus chama para obras especiais aqueles que ou vê aptos para elas ou torna aptos. “Engrandeço meu ofício.” Havia quem o desprezasse e desprezasse Paulo por causa dele.
Foi por ser apóstolo dos gentios que os judeus se enfureceram tanto contra ele (Atos 22:21, 22). Ainda assim, não pensava menos de seu ofício, embora ele o tivesse tornado alvo de toda a fúria e malícia judaica.
É sinal de verdadeiro amor a Jesus Cristo considerar, na verdade, honroso o trabalho e serviço a ele que o mundo despreza como inferior e sem valor. O ofício ministerial deve ser engrandecido. Os ministros são embaixadores de Cristo e mordomos dos mistérios de Deus; por causa de sua obra, devem ser tidos em grande estima e amor.
“Meu ofício”, ten diakonian mou: meu ministério, meu serviço, não meu senhorio nem meu domínio. Não era a dignidade e o poder de apóstolo, mas seu dever e trabalho, que Paulo tanto amava. Agora exorta os gentios a duas coisas com respeito aos judeus rejeitados:
[1.] A continuar respeitando os judeus e desejando sua conversão. Isso está implícito na perspectiva que lhes apresenta da vantagem que a conversão judaica traria à igreja, v. 12, 15. Seria como vida dentre os mortos.
Por isso os gentios não devem insultar esses pobres judeus nem triunfar sobre eles. Devem, antes, ter compaixão, desejar-lhes o bem e ansiar por sua readmissão.
[2.] A tomar cuidado consigo mesmos, para que não tropecem e caiam como os judeus caíram, vv. 17-22. Observe aqui:
Primeiro, o privilégio que os gentios receberam ao ser admitidos na igreja. Foram enxertados (v. 17), como um ramo de oliveira brava numa oliveira boa. Isso contraria o modo e o costume do agricultor, que enxerta a oliveira boa na ruim; mas aqueles que Deus enxerta na igreja ele encontra bravios, estéreis e sem utilidade.
Os homens enxertam para melhorar a árvore; mas Deus enxerta para melhorar o ramo. 1. A igreja de Deus é uma oliveira, florescente e frutífera como ela (Salmos 52:8; Oseias 14:6), cujo fruto serve à honra tanto de Deus como do homem, Juízes 9:9.
Os que estão fora da igreja são como oliveiras bravas: não apenas inúteis, mas o que produzem é azedo e sem sabor. Bravios por natureza, v. 24. Essa era a condição dos pobres gentios, privados dos privilégios da igreja e também quanto à santificação verdadeira; e é a condição natural de cada um de nós ser bravio por natureza.
A conversão é o enxerto dos ramos bravios na oliveira boa. Precisamos ser cortados do antigo tronco e unidos a uma nova raiz. 4. Os enxertados na oliveira boa participam da raiz e da seiva da oliveira.
Isso pode ser aplicado à união salvadora com Cristo: todos os enxertados nele pela fé viva participam dele como os ramos participam da raiz e recebem de sua plenitude. Aqui, porém, trata-se da condição visível de membro da igreja, da qual os judeus foram arrancados como ramos, enquanto os gentios foram enxertados.
autois: entre os que permaneceram, ou no lugar dos que foram arrancados. Ao ser enxertados na igreja, os gentios participam dos mesmos privilégios dos judeus: da raiz e da seiva. A oliveira é a igreja visível, assim chamada em Jeremias 11:16.
A raiz dessa árvore era Abraão. Não a raiz que transmite vida, pois só Cristo o é, mas a raiz da administração, porque Abraão foi o primeiro com quem a aliança se fez de modo tão solene.
Agora os gentios crentes participam dessa raiz: “também ele é filho de Abraão” (Lucas 19:9), e a bênção de Abraão alcança os gentios (Gálatas 3:14). Participam da mesma seiva da oliveira, a mesma em essência: proteção especial, oráculos vivos, meios de salvação, ministério permanente e ordenanças instituídas.
Entre esses privilégios está a condição visível de membro da igreja de sua descendência ainda na infância, que fazia parte da seiva da oliveira de que os judeus desfrutavam e que não se pode imaginar negada aos gentios.
Segundo, uma advertência para não abusarem desses privilégios. 1. “Não sejam orgulhosos” (v. 18): “Não se gloriem contra os ramos. Portanto, não pisem os judeus como povo réprobo nem insultem os que foram arrancados, muito menos os que permaneceram”.
A graça é dada não para nos tornar orgulhosos, mas agradecidos. A lei da fé exclui toda vanglória, seja de nós mesmos, seja contra os outros. “Não digam (v. 19): ‘Os ramos foram arrancados para que eu fosse enxertado', isto é, não pensem que mereceram mais de Deus que eles ou que ocupam posição mais alta em seu favor.”
“Lembrem-se, porém: vocês não sustentam a raiz; é a raiz que os sustenta. Embora enxertados, continuam sendo apenas ramos sustentados pela raiz. Ou melhor: e são ramos enxertados, trazidos à oliveira boa contra a natureza (v. 24); não nasceram livres, mas foram emancipados e naturalizados por um ato de graça.”
“Abraão, a raiz da igreja judaica, não lhes deve favor algum. Vocês, porém, devem muito a ele, como depositário da aliança e pai de muitas nações. Portanto, se vocês se gloriarem, saibam que não sustentam a raiz; é a raiz que os sustenta.” A palavra “saibam” precisa ser acrescentada para esclarecer o sentido.
- “Não se sintam seguros demais” (v. 20): “Não tenham pensamentos elevados de si, mas temam. Não confiem demais na própria força nem na permanência da sua posição”. O temor santo é excelente proteção contra a soberba: feliz o homem que sempre teme dessa forma.
Não precisamos recear que Deus falte à sua palavra; todo o perigo está em nós faltarmos à nossa. Por isso, temamos, Hebreus 4:1.
A igreja de Roma hoje se gaba de uma carta patente de preservação perpétua. O apóstolo, porém, nesta epístola àquela igreja, quando ela ainda estava em sua infância e integridade, introduz ressalva expressa contra essa jactância e todas as reivindicações desse tipo.
Temer o quê? “Ora, temam cometer uma infração que lhes faça perder seus direitos, como eles fizeram; temam perder os privilégios de que agora desfrutam, como eles perderam os seus”. Os males que sucedem aos outros devem servir-nos de aviso. Vá, diz Deus a Jerusalém (Jeremias 7:12), e veja o que fiz a Siló.
Assim, todas as igrejas de Deus devem ir ver o que ele fez a Jerusalém e o que aconteceu no dia de sua visitação, para que ouçamos, temamos e tomemos cuidado com o pecado de Jerusalém.
A carta que concede privilégios às igrejas não tem prazo determinado nem passa por herança a seus descendentes. Vale enquanto elas se conduzirem bem, e não além disso. Considere:
(1.) “Como foram arrancados. Não foi sem motivo, por um ato de soberania e prerrogativa absolutas, mas por causa da incredulidade.” Parece, portanto, possível que igrejas que por muito tempo permaneceram firmes pela fé caiam em tamanha incredulidade que isso as arruíne.
A incredulidade deles não só provocou Deus a cortá-los: por meio dela eles próprios se cortaram. Não foi apenas a causa que mereceu a separação, mas sua causa formal. “Ora, vocês estão sujeitos à mesma debilidade e corrupção pela qual eles caíram.”
Observe ulteriormente: eram ramos naturais (v. 21), não apenas participantes da aliança de Abraão, mas descendentes dos lombos de Abraão e, assim, nascidos na propriedade e, portanto, com uma espécie de direito de ocupação. Mesmo assim, quando caíram na incredulidade, Deus não os poupou.
O decurso do tempo, o uso prolongado e a fidelidade dos antepassados não os protegeram. Foi inútil alegar, como tanto insistiram, que eram descendentes de Abraão, Mateus 3:9; João 8:33.
É verdade que foram os lavradores a quem primeiro se arrendou a vinha; mas, quando perderam o direito a ela, foi-lhes retirada com justiça, Mateus 21:41, 43. Isso é chamado aqui de severidade, v. 22.
Deus fez da justiça o cordel e do juízo o prumo, tratando-os segundo seus pecados. Severidade é palavra de som áspero; não me lembro de ser atribuída a Deus em outro lugar da escritura. Aqui, é aplicada à exclusão dos judeus da igreja.
Deus é severíssimo para com os que professaram estar mais próximos dele, se se rebelarem, Amós 3:2. Paciência e privilégios mal aproveitados se transformam na maior cólera. De todos os juízos, os espirituais são os mais dolorosos; é deles que fala aqui, v. 8.
(2.) “Como vocês permanecem firmes, vocês que foram enxertados.” Ele se dirige às igrejas gentias em geral, embora talvez aluda discretamente a alguma pessoa particular que tenha expressado orgulho e triunfo pela rejeição dos judeus. “Considerem, então:”
[1.] “Por que meio permanecem firmes: pela fé, graça que depende de Deus e busca força no céu. Vocês não se mantêm por alguma força própria da qual possam estar confiantes. São apenas o que a livre graça de Deus faz de vocês, e essa graça lhe pertence; ele a dá ou a retém como quer.”
“O que os arruinou foi a incredulidade, e vocês permanecem firmes pela fé. Portanto, não têm firmeza maior que a deles nem estão sobre fundamento mais firme que o deles.”
[2.] “Sob quais condições (v. 22): para com vocês, bondade, se permanecerem na bondade dele, isto é, se continuarem a depender da livre graça de Deus e a corresponder a ela. Foi a falta disso que arruinou os judeus.”
“Se forem cuidadosos em conservar sua participação no favor divino, procurando continuamente agradar a Deus e temendo ofendê-lo.” O resumo do nosso dever e a condição da nossa felicidade são conservar-nos no amor de Deus. Temam o Senhor e sua bondade, Oseias 3:5.
III. Outro aspecto que moderava a doutrina da rejeição dos judeus é que, embora agora estejam rejeitados, ainda assim a rejeição não é definitiva. Mas, quando chegar a plenitude do tempo, serão novamente acolhidos. Não foram rejeitados para sempre; a misericórdia é lembrada em meio à cólera. Observemos:
- Como se descreve aqui essa conversão dos judeus. (1.) É chamada sua plenitude (v. 12), isto é, sua incorporação à igreja, tornando a preencher o lugar que ficou vazio com sua rejeição. Isso enriqueceria o mundo, isto é, a igreja no mundo, com muita luz, força e beleza.
(2.) É chamada seu recebimento. A conversão de uma alma é o recebimento dessa alma; assim também a conversão de uma nação. Serão recebidos no favor, na igreja, no amor de Cristo, cujos braços estão estendidos para acolher todos os que vierem a ele.
E isso será como vida dentre os mortos, algo tão estranho e surpreendente e, contudo, ao mesmo tempo, tão bem-vindo e aceitável. A conversão dos judeus trará grande alegria à igreja. Veja Lucas 15:32: “Estava morto e está vivo”; por isso “era justo que nos alegrássemos e nos regozijássemos”.
(3.) É chamada de enxertá-los novamente (v. 23) na igreja, da qual haviam sido arrancados. O que é enxertado recebe seiva e vigor da raiz; assim a alma, na verdade, enxertada na igreja recebe vida, força e graça de Cristo, a raiz que vivifica.
Serão enxertados em sua própria oliveira (v. 24), isto é, na igreja da qual foram anteriormente os membros mais eminentes e visíveis. Recuperarão os privilégios de membros visíveis da igreja de que desfrutaram por tanto tempo, mas que agora perderam por seu pecado e de que foram privados por sua incredulidade.
(4.) É chamada salvação de todo o Israel, v. 26. A verdadeira conversão pode ser chamada salvação, pois é seu começo. Veja Atos 2:47. Acrescentá-los à igreja é salvá-los: tous sozomenous, no tempo presente, são salvos. Quando a obra de conversão avança, avança também a obra da salvação.
- Em que essa conversão se fundamenta e que motivo temos para esperá-la.
(1.) Por causa da santidade das primícias e da raiz, v. 16. Alguns entendem por primícias os judeus já convertidos à fé em Cristo e recebidos na igreja. Eram como primícias dedicadas a Deus, garantias de uma colheita mais abundante e santificada. Um bom começo promete um bom fim.
Por que não podemos supor que outros sejam tocados para a salvação, assim como os que já foram acolhidos? Outros entendem as primícias como a mesma coisa que a raiz: os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, de quem descendem os judeus e com quem, como primeiros depositários, foi confiada a aliança.
Assim, eles eram a raiz dos judeus não só como povo, mas como igreja. Se eram santos, não tanto por santidade inerente como por santidade da aliança; se estavam na igreja e na aliança, temos motivo para concluir que Deus tem bondade para com a massa, o corpo daquele povo, e para com os ramos, seus membros particulares.
Os judeus são, em certo sentido, nação santa (Êxodo 19:6), por descenderem de pais santos. Ora, não se pode imaginar que tal nação santa seja rejeitada total e definitivamente.
Isso prova que os descendentes dos crentes, como tais, estão dentro dos limites da igreja visível e da aliança até que, por sua incredulidade, se excluam. Pois, se a raiz é santa, os ramos também são.
Embora as qualidades reais não sejam transmitidas, ainda assim os privilégios relativos o são. Embora um sábio não gere um sábio, ainda assim um homem livre gera um homem livre. Embora a graça não corra no sangue, ainda assim os privilégios exteriores correm, até que sejam perdidos, mesmo por mil gerações.
Vejam como responderão um dia os que cortam essa continuidade ao excluir da igreja a descendência dos fiéis e, assim, não permitir que a bênção de Abraão alcance os gentios. Os ramos judeus são considerados santos porque a raiz o era.
Isso é expresso com mais clareza (v. 28): “São amados por causa dos pais”. Nesse amor aos pais foi lançado o primeiro fundamento de sua condição como igreja (Deuteronômio 4:37): “Porque ele amou teus pais, por isso escolheu depois deles a sua descendência”.
E o mesmo amor restauraria seus privilégios, pois a antiga bondade amorosa é continuamente lembrada: são amados por causa dos pais. É o modo habitual de Deus agir em graça. A bondade para com os filhos por causa do pai é, por isso, chamada bondade de Deus, 2 Samuel 9:3, 7.
Embora, quanto ao evangelho, isto é, em sua dispensação presente, sejam inimigos dele por causa de vocês, isto é, por causa dos gentios, contra quem têm tamanha antipatia, ainda assim essa oposição desaparecerá quando chegar o tempo de Deus, e seu amor pelos pais deles será lembrado.
Veja uma promessa que aponta para isso, Levítico 26:42. A iniquidade dos pais é visitada somente até a terceira e quarta geração, mas a misericórdia é guardada para milhares. Muitas pessoas recebem benefícios por causa de seus antepassados piedosos.
É por esse motivo que a igreja é chamada sua própria oliveira. Por muito tempo ela lhes pertenceu de modo peculiar, o que nos dá algum ânimo para esperar que nela haja novamente lugar para eles, em razão da antiga relação. O que já existiu pode voltar a existir.
Embora pessoas e gerações particulares desapareçam na incredulidade, ainda assim, tendo havido uma condição nacional de membro da igreja, embora hoje suspensa, podemos esperar que seja restaurada.
(2.) Por causa do poder de Deus (v. 23): “Deus pode enxertá-los de novo”. A conversão de almas é obra de poder todo-poderoso. Quando parecem mais endurecidas, cegas e obstinadas, nosso consolo é que Deus pode transformá-las e enxertar aqueles que há muito foram excluídos e secaram.
Quando o valente armado guarda a casa com toda a sua força, ainda assim Deus é mais forte que ele e pode expulsá-lo. A condição para a restauração deles é a fé: “se não permanecerem na incredulidade”. Portanto, basta remover essa incredulidade, o grande obstáculo.
Deus pode removê-la, embora nada menos que o poder todo-poderoso seja capaz disso: o mesmo poder que ressuscitou Cristo dentre os mortos, Efésios 1:19, 20. De outro modo, poderiam viver esses ossos secos?
(3.) Por causa da graça de Deus manifestada aos gentios. Os que experimentaram pessoalmente a graça de Deus, graça que antecede e distingue, podem tirar disso ânimo para ter boa esperança quanto aos outros.
Essa é sua razão (v. 24): Se você, que era por natureza oliveira brava, foi enxertado numa boa oliveira, muito mais o serão estes, que eram ramos naturais e, por isso, se pode presumir que estejam um pouco mais próximos da aceitação divina.
Essa sugestão era muito apropriada para conter a insolência dos cristãos gentios que desprezavam e triunfavam sobre a condição dos judeus rejeitados e os pisoteavam. Era como se dissesse: “A condição deles, por ruim que seja, não é tão ruim quanto era a de vocês antes da conversão. Por que, então, não poderia tornar-se tão boa quanto é agora a de vocês?”
Essa é sua razão (v. 30, 31): “Assim como vós, em tempos passados, não”, etc. É bom que os que receberam misericórdia de Deus pensem frequentemente no que eram antes e em como a obtiveram.
Isso ajudaria a abrandar nossas censuras aos que continuam a permanecer na incredulidade e a intensificar nossas orações por eles. Ele apresenta ulteriormente uma razão com base na ocasião do chamado dos gentios, que foi a incredulidade dos judeus; dela surgiu o chamado.
“Vocês alcançaram misericórdia por meio da incredulidade deles; muito mais alcançarão eles misericórdia por meio da misericórdia de vocês. Se a extinção da lâmpada deles acendeu a de vocês, pelo poder de Deus que tira bem do mal, muito mais a luz contínua da sua lâmpada, quando chegar o tempo de Deus, será meio de reacender a deles.”
“Para que, por meio da misericórdia de vocês, eles também alcancem misericórdia”, isto é, para que fiquem em dívida com vocês, como vocês ficaram com eles. Paulo parte do pressuposto de que os gentios crentes fariam todo esforço para influenciar os judeus: quando Deus tivesse persuadido Jafé, Jafé estaria trabalhando para persuadir Sem.
A verdadeira graça detesta monopólios. Os que receberam misericórdia devem se empenhar para que, por meio da misericórdia deles, outros também alcancem misericórdia.
(4.) Por causa das promessas e profecias do Antigo Testamento, que apontam para isso. Ele cita uma passagem muito notável, v. 26, de Isaías 59:20, 21. Podemos observar nela: [1.] A promessa da vinda de Cristo: “De Sião virá o Libertador”.
Jesus Cristo é o grande Libertador, o que pressupõe que a humanidade se encontra em estado de miséria e perigo. Em Isaías, lê-se: “O Redentor virá a Sião”. Lá ele é chamado Redentor; aqui, Libertador. Liberta por meio da redenção, mediante um preço.
Lá se diz que ele virá a Sião, porque, quando o profeta profetizou, Cristo ainda viria ao mundo, e Sião seria sua primeira base. Foi para lá que veio e ali estabeleceu sua morada.
Quando o apóstolo escreveu, porém, Cristo já tinha vindo e estado em Sião. Paulo fala dos frutos de sua manifestação, que sairão de Sião. Dali, como de uma nascente, fluíram as correntes de água viva que, no evangelho eterno, regaram as nações.
De Sião saiu a lei, Isaías 2:3. Compare Lucas 24:47. [2.] O fim e propósito dessa vinda: “Ele afastará de Jacó a impiedade”. A missão de Cristo no mundo foi afastar a impiedade: tirar a culpa pela compra da misericórdia que perdoa e tirar seu poder pelo derramamento da graça que renova.
Veio salvar seu povo de seus pecados (Mateus 1:21), separar-nos de nossos pecados para que a iniquidade não fosse nem nossa ruína nem nossa governante. Veio especialmente afastá-la de Jacó; é por isso que ele cita o texto, como prova da grande bondade que Deus destinou à descendência de Jacó.
Que bondade maior poderia fazer-lhes do que afastar deles a impiedade, remover aquilo que os separa de toda felicidade, tirar o pecado e assim abrir caminho para todo bem?
Essa é a bênção que Cristo foi enviado a conceder ao mundo e oferecer primeiro aos judeus (Atos 3:26): desviar as pessoas de suas iniquidades. Em Isaías, lê-se: “O Redentor virá a Sião e aos que em Jacó se voltarem da transgressão”.
Isso mostra quem, em Sião, teria participação na libertação prometida e colheria benefício dela: aqueles, e somente aqueles, que deixam seus pecados e se voltam para Deus. Para eles Cristo vem como Redentor; mas vem como vingador para os que persistem sem arrependimento. Veja Deuteronômio 30:2, 3.
Os que se afastam do pecado serão reconhecidos como verdadeiros cidadãos de Sião (Efésios 2:19), o verdadeiro Jacó, Salmos 24:4, 6. Lendo juntos os dois textos, aprendemos que ninguém tem participação em Cristo senão os que se afastam de seus pecados, e ninguém pode fazê-lo senão pela força da graça de Cristo.
“Pois esta é minha aliança com eles”: que o Libertador virá a eles; que meu Espírito não se afastará deles, como se lê em Isaías 59:21. As intenções bondosas de Deus para com Israel foram estabelecidas como aliança, à qual o Deus que não pode mentir não poderia deixar de ser verdadeiro e fiel.
Eram os filhos da aliança, Atos 3:25. O apóstolo acrescenta: “Quando eu tirar os pecados deles”. Alguns pensam que isso se refere a Isaías 27:9, ou somente às palavras anteriores sobre afastar a impiedade.
O perdão dos pecados é posto como fundamento de todas as bênçãos da nova aliança (Hebreus 8:12): “Pois serei misericordioso”. De tudo isso ele infere que Deus certamente tinha grande misericórdia reservada àquele povo, algo correspondente à amplitude dessas ricas promessas.
Ele prova sua conclusão (v. 29) por esta verdade: pois os dons e os chamados de Deus não estão sujeitos a arrependimento. Arrependimento às vezes significa mudança de pensamento; nesse sentido, Deus nunca se arrepende, pois tem um só pensamento e quem pode fazê-lo mudar?
Às vezes significa mudança de caminho, e é nesse sentido que se entende aqui, indicando a constância e imutabilidade do amor de Deus fundado na eleição. Esses dons e chamados são imutáveis; a quem Deus ama assim, ama até o fim.
Lemos que Deus se arrependeu de ter dado existência ao homem (Gênesis 6:6: “O Senhor se arrependeu de ter feito o homem”) e de ter dado honra e poder a um homem (1 Samuel 15:11: “Arrependo-me de ter estabelecido Saul como rei”). Mas nunca lemos que Deus tenha se arrependido de ter dado graça a alguém ou de tê-lo chamado eficazmente; tais dons e chamados não estão sujeitos a arrependimento.
Versículos 33 a 36
A Soberania Divina. (d.C. 58.)
Depois de se estender, durante a maior parte deste capítulo, sobre como conciliar a rejeição dos judeus com a bondade divina, o apóstolo conclui reconhecendo e admirando a sabedoria e a soberania divinas em tudo isso. Aqui o apóstolo adora com grande afeto e reverência:
I. O caráter secreto dos conselhos divinos: “Ó profundidade!” nos procedimentos para com judeus e gentios; ou, em geral, em todo o mistério do evangelho, que não conseguimos compreender plenamente.
“As riquezas da sabedoria e do conhecimento de Deus” são as abundantes manifestações da sua sabedoria e do seu conhecimento ao maquinar e levar adiante a obra da nossa redenção por Cristo: uma profundidade que os anjos sondam, 1 Pedro 1:12.
Muito mais pode desconcertar qualquer entendimento humano a tentativa de dar o relato dos métodos, dos motivos, dos desígnios e da extensão dessa obra. Paulo conhecia os mistérios do reino de Deus tão bem quanto qualquer mero homem já conheceu; e, contudo, confessa-se perplexo ao contemplá-los.
Sem esperança de alcançar o fundo, senta-se humildemente à margem e adora a profundidade. Os que mais sabem neste estado de imperfeição não podem deixar de ser os mais conscientes de sua própria fraqueza e visão limitada. E eles percebem que, depois de todas as suas pesquisas e de tudo quanto nelas alcançaram, enquanto aqui estão, não conseguem ordenar suas palavras por causa das trevas.
O louvor é silencioso para você, Salmos 65:1. “A profundidade das riquezas.” As riquezas humanas, de qualquer espécie, são rasas; logo se pode ver-lhes o fundo. Mas as riquezas de Deus são profundas (Salmos 36:6): “Teus juízos são um grande abismo”.
Há nos conselhos divinos não apenas profundidade, mas também riquezas, isto é, abundância do que é precioso e valioso. Tão completas são as dimensões desses conselhos que eles têm não só profundidade e altura, mas também largura e comprimento (Efésios 3:18), e excedem o conhecimento, Efésios 3:19.
“As riquezas da sabedoria e do conhecimento de Deus.” Ele vê tudo num só olhar claro, certo e infalível: tudo o que existe, ou alguma vez existiu, ou alguma vez existirá está nu e patente diante dele. Esse é o seu conhecimento.
Ele governa e ordena tudo, dirige e dispõe tudo para sua própria glória e, em todas as coisas, realiza seus próprios propósitos e conselhos. Essa é a sua sabedoria.
E a vasta extensão de ambos é uma profundidade que não podemos sondar; logo podemos nos perder ao contemplá-los. “Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim”, Salmos 139:6. Compare v. 17, 18.
“Quão insondáveis são seus juízos!”, isto é, seus conselhos e propósitos; e seus caminhos, isto é, a execução desses conselhos e propósitos. Não sabemos o que ele tem por desígnio. Mesmo quando as rodas se põem em movimento e a Providência começa a agir, ainda não sabemos o que ele tem em vista: é impossível descobri-lo.
Isso não apenas derruba todas as nossas conclusões categóricas sobre os conselhos divinos, mas também refreia nossas investigações curiosas. As coisas secretas não nos pertencem, Deuteronômio 29:29. O caminho de Deus está no mar, Salmos 77:19. Compare Jó 23:8, 9; Salmos 97:2. O que ele faz, não o sabemos agora, João 13:7.
Não podemos dar um motivo para os procedimentos de Deus nem descobrir Deus por exploração. Veja Jó 5:9; 9:10.
Os juízos da sua boca e o caminho do nosso dever, bendito seja Deus, são claros e fáceis: é uma estrada principal. Mas os juízos das suas mãos e os caminhos da sua providência são obscuros e misteriosos; por isso, não devemos sondá-los, mas adorá-los e aceitá-los em silêncio.
O apóstolo diz isso sobretudo com relação àquela mudança extraordinária: a rejeição dos judeus, o acolhimento dos gentios e o propósito de receber os judeus novamente no tempo devido. Eram procedimentos estranhos: escolher uns, rejeitar outros, nenhum desses atos segundo as probabilidades da conjectura humana.
Assim mesmo, Pai, porque isso pareceu bem aos seus olhos. São métodos inexplicáveis, diante dos quais devemos dizer: “Ó profundidade!” “Impossíveis de descobrir”, anexichniastoi: não se lhes pode seguir o rastro.
Deus não deixa marcas nem pegadas atrás de si; não faz seu caminho brilhar depois de passar. Seus caminhos providenciais, porém, são novos a cada manhã. Ele não percorre a mesma via tantas vezes que nela se forme uma trilha. “Quão pequena é a porção que dele ouvimos!”, Jó 26:14.
Segue-se (v. 34): “Pois quem conheceu a mente do Senhor?” Há alguma criatura admitida ao conselho reservado de Deus ou que, como Cristo, tenha repousado no seio do Pai? Há alguém a quem ele tenha comunicado seus conselhos, ou que, ao observar seus atos providenciais, seja capaz de saber que caminho ele toma?
Entre Deus e o homem, entre o Criador e a criatura, há distância e desproporção tão grandes que excluem para sempre a ideia de tal intimidade e familiaridade. O apóstolo faz o mesmo desafio em 1 Coríntios 2:16: “Pois quem conheceu a mente do Senhor?” E, contudo, acrescenta ali: “Nós, porém, temos a mente de Cristo”.
Isso indica que, por meio de Cristo, os verdadeiros crentes que têm seu Espírito conhecem da mente de Deus o suficiente para sua felicidade. Aquele que conhecia a mente do Senhor o revelou, João 1:18. E assim, embora não conheçamos a mente do Senhor, ainda assim, se tivermos a mente de Cristo, temos o suficiente.
“O segredo do Senhor é com os que o temem”, Salmos 25:14. “Ocultarei de Abraão o que faço?” Veja João 15:15. “Ou quem foi seu conselheiro?” Ele não precisa de conselheiro, pois é infinitamente sábio; tampouco criatura alguma é capaz de aconselhá-lo. Isso seria como acender uma vela para o sol.
Isso parece remeter àquela passagem da escritura (Isaías 40:13, 14): “Quem dirigiu o Espírito do Senhor ou, sendo seu conselheiro, o ensinou? Com quem tomou conselho?”, etc. Em essência, é o desafio que Deus faz a Jó acerca da obra da criação (Jó 38), aplicável a todos os métodos da sua providência. É absurdo que alguém prescreva a Deus ou lhe ensine como governar o mundo.
II. A soberania dos conselhos divinos. Em tudo isso, Deus age como um agente livre: faz o que quer porque quer, e não presta contas de nenhum dos seus atos (Jó 23:13; 33:13). E, ainda assim, não há injustiça nele. Para deixar isso claro:
- Ele desafia qualquer pessoa a provar que Deus é seu devedor (v. 35): “Quem primeiro deu a ele?” Qual de todas as criaturas pode provar que Deus está obrigado para com ela? Tudo quanto fazemos ou consagramos a ele deve vir acompanhado do reconhecimento que impede para sempre tal exigência (1 Crônicas 29:14): “Do que é teu te demos”.
Todos os deveres que podemos cumprir não são retribuições, mas antes restituições. Se alguém puder provar que Deus é seu devedor, o apóstolo aqui se compromete com o pagamento e anuncia, em nome de Deus, que ele está pronto: “Isso lhe será recompensado novamente”.
É certo que Deus não deixará ninguém perder por causa dele; mas até hoje ninguém ousou apresentar semelhante cobrança nem tentou prová-la. Isso é sugerido aqui: (1.) Para calar os clamores dos judeus. Ao retirar-lhes os privilégios visíveis da igreja, Deus apenas retomou o que era seu.
Não pode ele fazer o que quiser com o que lhe pertence, dar ou reter sua graça onde e quando lhe agradar? (2.) Para calar os insultos dos gentios. Quando Deus enviou o evangelho para o meio deles e concedeu a tantos deles graça e sabedoria para aceitá-lo, não o fez por dever-lhes tamanho favor nem por poderem exigi-lo como dívida, mas por sua própria boa vontade.
- Ele atribui tudo à soberania de Deus (v. 36): “Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas”; isto é, Deus é tudo em todos. Todas as coisas no céu e na terra, especialmente as que dizem respeito à nossa salvação, as que pertencem à nossa paz, são dele pela criação, por ele pela influência providencial, para que sejam para ele em sua direção e resultado finais.
De Deus como nascente e fonte de tudo; por Cristo, Deus-homem, como meio de transmissão; para Deus como fim último. Essas três abrangem, em geral, todas as relações causais de Deus com suas criaturas: dele como primeira causa eficiente, por ele como suprema causa que dirige, para ele como causa final última; pois o Senhor fez tudo para si, Apocalipse 4:11.
Se tudo é dele e por ele, há toda razão do mundo para que tudo seja para ele e em favor dele. É uma circulação necessária: se os rios receberam do mar suas águas, tornam a levá-las ao mar, Eclesiastes 1:7. Fazer tudo para a glória de Deus é fazer da necessidade uma virtude; pois no fim, tudo será para ele, quer queiramos, quer não.
Assim ele conclui com uma breve doxologia: “A quem seja a glória para sempre, amém.” A ação universal de Deus como primeira causa, soberano governante e fim último deve ser objeto da nossa adoração. Desse modo, todas as suas obras o louvam objetivamente; seus santos, porém, o bendizem ativamente: entregam-lhe o louvor para o qual todas as criaturas fornecem matéria, Salmos 145:10.
Paulo discorreu longamente sobre os conselhos de Deus acerca do homem e examinou a questão com muita precisão. Depois de tudo, porém, conclui reconhecendo a soberania divina: é a ela que todas essas coisas devem ser, por fim, atribuídas, e somente nela a mente pode repousar com segurança e doçura.
Esse é, se não o método escolástico, ainda assim o método cristão de discussão. Sejam quais forem as premissas, que a glória de Deus seja a conclusão. Especialmente quando passamos a falar dos conselhos e dos atos divinos, o melhor é transformar nossas razões em adorações reverentes e sérias.
Os santos glorificados, que enxergam mais longe nesses mistérios, nunca discutem, mas louvam por toda a eternidade.