Romanos 10
Argumento
A dissolução da organização eclesiástica peculiar dos judeus, a rejeição dessa ordem pela revogação de sua lei cerimonial, a invalidação de todas as suas instituições, a abolição de seu sacerdócio, o incêndio de seu templo e a retirada de seu lugar e de sua nação. Em seu lugar, a substituição e constituição de uma organização eclesiástica universal entre as nações gentias.
Embora tudo isso, agora que há muito foi realizado e concluído, talvez não nos pareça grande coisa, ainda assim, àqueles que viveram enquanto acontecia pareceu algo imenso e maravilhoso, um mistério difícil de compreender. Eles sabiam quão elevada fora a posição dos judeus no favor de Deus e quão deplorável havia sido, por muitas eras, a condição do mundo gentio.
Neste capítulo, como no anterior e no seguinte, o apóstolo explica e demonstra essa mudança, mas com diversas digressões muito úteis que interrompem um pouco o fio de seu discurso. Eu resumiria o capítulo a duas grandes verdades:
I. Que há grande diferença entre a justiça da lei, à qual os judeus incrédulos estavam ligados como em casamento, e a justiça da fé, oferecida no evangelho (vv. 1-11).
II. Que não há diferença entre judeus e gentios; mas, quanto à justificação e à aceitação diante de Deus, o evangelho coloca ambos no mesmo plano (v. 12 até o fim).
Versículos 1 a 11
O Discurso de Paulo sobre a Justiça; O Método da Salvação. (d.C. 58.)
O propósito do apóstolo nesta parte do capítulo é mostrar a vasta diferença entre a justiça da lei e a justiça da fé, e a grande preeminência da justiça da fé sobre a da lei. Com isso, procura levar e persuadir os judeus a crer em Cristo, agravar a insensatez e o pecado dos que se recusam a crer e demonstrar que Deus é justo ao rejeitá-los.
I. Paulo declara aqui seu bom afeto pelos judeus e o motivo dele (v. 1, 2): expressa um bom desejo por eles e dá deles um bom testemunho.
- Um bom desejo (v. 1): que fossem salvos. Salvos da ruína e destruição temporais que se aproximavam; salvos da cólera futura, a cólera eterna que pairava sobre suas cabeças. Nesse desejo está implícito que fossem convencidos e convertidos, pois ele não podia orar com fé para que fossem salvos permanecendo na incredulidade.
Embora Paulo pregasse contra eles, ainda assim orava por eles. Nisso era misericordioso como Deus, que não quer que ninguém pereça (2 Pedro 3:9) e não deseja a morte dos pecadores. É nosso dever desejar, na verdade e ardentemente, a salvação dos que são nossos. Ele diz que esse era o desejo de seu coração e sua oração, o que indica:
(1.) A força e a sinceridade de seu desejo. Era o desejo de seu coração, não um cumprimento formal, como os bons votos que muitos proferem apenas da boca para fora. Era um desejo real, que existia antes de se tornar oração. A alma da oração é o desejo do coração. Desejos frios só pedem recusas; devemos até exalar nossas almas em cada oração.
(2.) A apresentação desse desejo a Deus. Não era apenas o desejo de seu coração, mas também sua oração. Pode haver desejos no coração e, ainda assim, nenhuma oração, a menos que sejam apresentados a Deus. Simplesmente desejar e dizer que se gostaria de algo não é orar.
- Um bom testemunho, como motivo de seu bom desejo (v. 2): “Dou-lhes testemunho de que têm zelo por Deus”. Os judeus incrédulos eram os inimigos mais ferrenhos que Paulo tinha no mundo; ainda assim, ele os descreve tão favoravelmente quanto a verdade permite. Devemos falar o melhor que pudermos até de nossos piores inimigos: isso é abençoar os que nos amaldiçoam.
A caridade nos ensina a formar a melhor opinião possível das pessoas e a dar às palavras e ações delas a interpretação mais favorável que comportem. Devemos reparar no que é louvável até em pessoas más. Eles têm zelo por Deus: sua oposição ao evangelho nasce do respeito à lei, que sabem ter vindo de Deus.
Existe um zelo cego e mal orientado. Assim era o dos judeus que odiavam o povo e os ministros de Cristo, expulsavam-nos e diziam: “Seja glorificado o Senhor” (Isaías 66:5). Ou melhor: matavam-nos e pensavam prestar um bom serviço a Deus (João 16:2).
II. Aqui ele mostra o erro fatal de que os judeus incrédulos eram culpados, que lhes causou a ruína. Seu zelo não era segundo o conhecimento. É verdade que Deus lhes dera a lei pela qual tinham tanto zelo; mas poderiam ter sabido que a vinda do Messias prometido lhe punha fim. Ele introduziu uma nova religião e um novo modo de culto, aos quais o anterior devia ceder lugar.
Cristo provou ser o Filho de Deus e apresentou as provas mais convincentes possíveis de que era o Messias. Mesmo assim, eles não o conheciam nem quiseram reconhecê-lo; fecharam os olhos à clara luz, de modo que seu zelo pela lei era cego. Ele o mostra ulteriormente no v. 3, em que podemos observar:
- A natureza da incredulidade deles. “Não se sujeitaram à justiça de Deus”, isto é, não cederam às condições do evangelho nem aceitaram a oferta de justificação pela fé em Cristo feita nele. A incredulidade é a recusa de se sujeitar à justiça de Deus, resistindo à proclamação de imunidade do evangelho.
“Não se sujeitaram”. A fé verdadeira exige muita submissão; por isso, a primeira lição que Cristo ensina é negar a nós mesmos. Para um coração orgulhoso, é grande condescendência aceitar que depende da graça gratuita. Relutamos em suplicar sub forma pauperis, isto é, como pobres.
- As causas da incredulidade deles, que são duas: (1.) Ignorância da justiça de Deus. Não compreendiam, não criam nem consideravam a estrita justiça com que Deus odeia e pune o pecado e exige satisfação. Não consideravam nossa necessidade de uma justiça com a qual comparecer diante dele.
Se tivessem considerado isso, jamais teriam resistido à oferta do evangelho nem esperado ser justificados por suas próprias obras, como se pudessem satisfazer à justiça divina. Ou então ignoravam o caminho da justificação que Deus agora designou e revelou por Jesus Cristo. Não o conheciam porque não queriam: fecharam os olhos à sua revelação e amam antes as trevas.
(2.) Uma concepção orgulhosa de sua própria justiça: “Procurando estabelecer a sua própria”. Era uma justiça que eles mesmos inventavam e produziam, pelo mérito de suas obras e pela observância da lei cerimonial. Pensavam não precisar depender do mérito de Cristo e, portanto, confiavam em suas próprias realizações como suficientes para formar uma justiça com a qual comparecer diante de Deus.
Não podiam, como Paulo, rejeitar essa confiança (Filipenses 3:9): “Não tendo minha própria justiça”. Veja um exemplo desse orgulho no fariseu (Lucas 18:10, 11). Compare o v. 14.
III. Aqui ele mostra a insensatez desse erro e como era irracional buscar justificação pelas obras da lei agora que Cristo viera e trouxera uma justiça eterna. Considere-se:
- A função da lei a serviço do evangelho (v. 4): “Cristo é o fim da lei para justiça”. O desígnio da lei era conduzir as pessoas a Cristo. A lei moral servia apenas para explorar a ferida; a lei cerimonial, para prefigurar o remédio. Cristo, porém, é o fim de ambas. Veja 2 Coríntios 3:7 e compare com Gálatas 3:23, 24. A lei servia para encaminhar as pessoas a Cristo em busca da justiça.
(1.) Cristo é o fim da lei cerimonial. Ele é o fim dela porque é sua perfeição. Quando chega a realidade, a sombra desaparece. Os sacrifícios, as ofertas e as purificações designados no Antigo Testamento prefiguravam Cristo e apontavam para ele. A incapacidade que tinham de remover o pecado mostrava a necessidade de um sacrifício que, oferecido uma só vez, o removesse.
(2.) Cristo é o fim da lei moral, pois fez o que a lei não podia fazer (Romanos 8:3) e garantiu seu grande fim. O fim da lei era levar os homens à obediência perfeita e, por ela, à justificação. Isso agora se tornou impossível por causa do poder do pecado e da corrupção da natureza. Cristo, contudo, é o fim da lei.
A lei não é destruída nem a intenção do legislador frustrada. Pela morte de Cristo foi dada plena satisfação por nossa transgressão da lei. Assim, o fim é alcançado e somos postos em outro caminho de justificação. Cristo é, desse modo, o fim da lei para justiça, isto é, para justificação, mas somente para todo aquele que crê.
Ao crermos, ou seja, ao anuirmos humildemente às condições do evangelho, passamos a participar da satisfação oferecida por Cristo e somos justificados pela redenção que há em Jesus.
- A excelência do evangelho sobre a lei. Ele a demonstra mostrando a diferença entre a constituição de um e de outra:
(1.) Qual é a justiça que procede da lei? Ele a apresenta no v. 5. Seu teor é: Faça e viva. Embora nos encaminhe a uma justiça melhor e mais eficaz em Cristo, ainda assim a lei, considerada em si mesma e separada de sua relação com Cristo e com o evangelho, como os judeus incrédulos a abraçavam e conservavam, só reconhece como suficiente para justificar alguém a justiça da obediência perfeita.
Para demonstrá-lo, ele cita esta passagem (Levítico 18:5): “Guardareis, pois, os meus estatutos e os meus juízos; se alguém os cumprir, viverá neles”. Também a menciona em Gálatas 3:12: “O homem que os cumprir viverá neles”.
Viver significa ser feliz, não apenas na terra de Canaã, mas no céu, do qual Canaã era tipo e figura. A prática pressuposta deve ser perfeita e sem pecado, sem a menor infração ou violação.
A lei dada no monte Sinai, embora não fosse uma pura aliança de obras (pois quem poderia então ser salvo sob aquela dispensação?), ainda assim, para que fosse mais eficaz em impelir as pessoas a Cristo e tornar bem-vinda a aliança da graça, tinha uma mistura muito grande do rigor e do terror da aliança de obras.
Ora, não era extrema insensatez dos judeus apegar-se tanto a esse caminho de justificação e salvação, tão árduo em si mesmo e agora impossível por causa da corrupção da natureza, quando se havia aberto um caminho novo e vivo?
(2.) Qual é a justiça que procede da fé? (v. 6, etc.). Ele a descreve nas palavras de Moisés em Deuteronômio, a segunda lei, como significa o nome do livro. Nele havia uma revelação de Cristo e do evangelho muito mais clara do que na primeira promulgação da lei. Paulo cita Deuteronômio 30:11-14 e mostra:
[1.] Que ela não é de modo algum árdua ou difícil. O caminho da justificação e da salvação não contém profundezas ou nós que nos desanimem nem dificuldades insuperáveis. Como foi predito, é uma estrada principal (Isaías 35:8). Não precisamos subir para encontrá-lo, pois ele não está no céu; nem mergulhar para alcançá-lo, pois não está no abismo.
Primeiro, não precisamos ir ao céu para explorar os registros ali ou investigar os segredos do conselho divino. É verdade que Cristo está no céu; mas podemos ser justificados e salvos sem ir até lá buscá-lo nem enviar-lhe um mensageiro especial.
Segundo, não precisamos descer ao abismo para tirar Cristo da sepultura ou do estado dos mortos: “Ao abismo, para fazer subir Cristo dentre os mortos”. Isso mostra claramente que a descida de Cristo ao abismo, ou ao hades, nada mais foi que sua entrada no estado dos mortos, numa alusão a Jonas.
É verdade que Cristo esteve na sepultura, assim como é verdade que agora está no céu. Mas não precisamos nos perturbar e ficar perplexos com dificuldades imaginárias nem devemos criar para nós ideias grosseiras e carnais dessas coisas, como se o método da salvação fosse impraticável e o desígnio da revelação fosse apenas nos entreter.
Não: a salvação não é posta a uma distância tão grande de nós.
[2.] Ela é, porém, muito clara e fácil: “A palavra está perto de ti”. Quando falamos em olhar para Cristo, recebê-lo e alimentar-nos dele, não nos referimos a Cristo no céu nem a Cristo no abismo, mas a Cristo na promessa, apresentado e oferecido a nós na palavra.
Cristo está perto de você porque a palavra está perto de você; perto de você, de fato: está em sua boca e em seu coração. Não há dificuldade em compreendê-la, crer nela e reconhecê-la. A tarefa que você tem a cumprir está em seu interior: “O reino de Deus está dentro de vós” (Lucas 17:21). É daí, e não dos registros do céu, que você deve tirar suas provas.
Ela está, isto é, é prometido que estará, “em tua boca” (Isaías 59:21) e “em teu coração” (Jeremias 31:33). Tudo o que é feito em nosso favor já está pronto e ao nosso alcance. Cristo desceu do céu; não precisamos ir buscá-lo. Ele subiu do abismo; não precisamos nos afligir pensando em como fazê-lo subir.
Agora só resta uma obra a ser realizada em nós; isso deve ser nosso zelo: olhar por nosso coração e nossa boca. Aqueles que estavam sob a lei deviam fazer tudo por si mesmos: Faça isso e viva. O evangelho, porém, revela que a maior parte da obra já foi feita, e o que resta foi abreviado em justiça.
A salvação é oferecida em condições muito claras e fáceis e trazida, por assim dizer, à nossa porta pela palavra que está perto de nós. Está em nossa boca: nós a lemos diariamente. Está em nosso coração: pensamos nela todos os dias, ou deveríamos pensar.
“A própria palavra da fé”: o evangelho e sua promessa. Chama-se palavra da fé porque é o objeto de que a fé se ocupa, a palavra em que cremos; porque é o preceito da fé, ordenando-a e estabelecendo-a como grande condição da justificação; e porque é o meio habitual pelo qual a fé é operada e transmitida.
Ora, qual é essa palavra da fé? Temos seu teor em v. 9, 10: o resumo do evangelho, bastante claro e fácil. Observe:
Primeiro, o que nos é prometido: “Serás salvo”. O evangelho apresenta e oferece salvação: livramento da culpa e da cólera, a salvação da alma, uma salvação eterna. Cristo é seu autor, um Salvador que salva plenamente.
Segundo, em que condições:
a. Duas coisas são exigidas como condições da salvação: (a.) Confessar o Senhor Jesus, professar abertamente nossa relação com ele e nossa dependência dele como nosso príncipe e Salvador, reconhecendo o cristianismo diante de todas as seduções e ameaças deste mundo e permanecendo ao lado dele em qualquer tempo.
Nosso Senhor Jesus dá grande importância a essa confissão diante dos homens (veja Mateus 10:32, 33). Ela é fruto de muitas graças e demonstra grande abnegação, amor a Cristo, desprezo pelo mundo, coragem e firme determinação.
Era algo especialmente grandioso quando professar Cristo ou o cristianismo punha em risco os bens, a honra, o cargo, a liberdade, a vida e tudo o que neste mundo é precioso, como acontecia nos tempos da igreja primitiva.
(b.) Crer no coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos. Professar a fé com a boca, sem que ela exerça seu poder no coração, é apenas zombaria. Sua raiz deve estar num assentimento não fingido à revelação do evangelho a respeito de Cristo, especialmente de sua ressurreição.
Essa é a proposição fundamental da fé cristã, pois por meio dela Cristo foi declarado Filho de Deus com poder, e ficou plenamente demonstrado que Deus aceitou a satisfação oferecida por ele.
b. Isso é ilustrado ulteriormente no v. 10, com a ordem invertida, pois é necessário haver primeiro fé no coração para que haja uma confissão aceitável com a boca.
(a.) Quanto à fé: É com o coração que o homem crê. Isso implica mais que um assentimento do entendimento; inclui a anuência da vontade, uma anuência interior, de todo o coração, sincera e firme. Se não for com o coração, não é fé e não deve ser considerada como tal.
Isso é “para a justiça”. Há a justiça da justificação e a justiça da santificação. A fé conduz a ambas: é condição de nossa justificação (Romanos 5:1) e raiz e fonte de nossa santificação. Nela a santificação começa e por ela prossegue (Atos 15:9).
(b.) Quanto à profissão: É com a boca que se faz confissão. Confissão a Deus na oração e no louvor (Romanos 15:6); confissão aos homens, reconhecendo diante deles os caminhos de Deus, sobretudo quando somos chamados a fazê-lo num tempo de perseguição.
Convém que Deus seja honrado com a boca, pois ele fez a boca do homem (Êxodo 4:11) e prometeu, em tais ocasiões, dar a seu povo fiel “boca e sabedoria” (Lucas 21:15). Parte da honra de Cristo é que toda língua confessará (Filipenses 2:11).
Diz-se que essa confissão conduz à salvação porque ela cumpre a condição daquela promessa, Mateus 10:32. A justificação pela fé lança o fundamento de nosso direito à salvação; pela confissão, porém, construímos sobre esse fundamento e por fim tomamos plena posse daquilo a que tínhamos direito.
Temos aqui, portanto, um breve resumo das condições da salvação, e elas são muito razoáveis: devemos devotar, dedicar e entregar a Deus nossas almas e nossos corpos; nossas almas, crendo com o coração, e nossos corpos, confessando com a boca. “Faze isso e viverás”.
Para confirmá-lo, ele cita no v. 11 Isaías 28:16: “Todo aquele que nele crê não será envergonhado”; ou kataischynthesetai. Isso significa: [a.] Ele não se envergonhará de reconhecer o Cristo em quem confia. Quem crê com o coração não terá vergonha de confessar com a boca. É a vergonha pecaminosa que leva as pessoas a negar Cristo (Marcos 8:38).
“Aquele que crê não se apressará”, como diz o profeta: não se apressará a fugir dos sofrimentos que encontra no caminho de seu dever, nem se envergonhará de uma religião desprezada.
[b.] Ele não será envergonhado em sua esperança em Cristo nem frustrado quanto ao seu fim. É nosso dever não nos envergonharmos de nossa fé em Cristo; é nosso privilégio que não seremos envergonhados por ela. Jamais terá motivo de arrepender-se de sua confiança ao depositar tal confiança no Senhor Jesus.
Versículos 12 a 21
A Importância da Pregação do Evangelho; A Perversidade de Israel. (d.C. 58.)
As primeiras palavras expressam o desígnio do apóstolo nesses versículos: não há diferença entre judeus e gentios, pois ambos estão no mesmo plano quanto à aceitação diante de Deus. Em Jesus Cristo não há grego nem judeu (Colossenses 3:11).
Deus não salva nem rejeita alguém por ser judeu ou grego, mas aceita igualmente ambos segundo as condições do evangelho: “Não há diferença”. Para prová-lo, apresenta duas razões:
I. Que Deus é o mesmo para todos: “O mesmo Senhor de todos é rico para com todos”. Não há um Deus mais bondoso para os judeus e outro menos bondoso para os gentios. Ele é o mesmo para todos, pai comum de toda a humanidade.
Quando proclamou seu nome, O Senhor, o Senhor Deus, gracioso e misericordioso, deu a conhecer não apenas o que era para os judeus, mas o que é e será para todas as suas criaturas que o busquem. Não é apenas bom, mas rico, abundante em bondade: tem com que suprir a todos e está pronto a dar-lhes livremente. É tanto capaz quanto disposto a fazê-lo.
Não é apenas rico, mas rico para conosco, liberal e generoso na distribuição de seus favores a todos os que o invocam. Precisamos fazer algo para receber dessa generosidade, e é o mínimo possível: invocá-lo. Ele será buscado a esse respeito (Ezequiel 36:37), e certamente o que não merece sequer ser pedido também não merece ser recebido.
Não temos nada a fazer senão retirar por meio da oração conforme houver ocasião.
II. Que a promessa é a mesma para todos (v. 13): “Todo aquele que invocar”, tanto um quanto outro, sem exceção. Essa extensão indistinta da promessa a judeus e gentios, ele pensa, não deveria surpreender, pois foi predita pelo profeta em Joel 2:32.
Invocar o nome do Senhor representa aqui toda a prática da religião. O que é a vida de um cristão senão uma vida de oração? Isso implica uma percepção da nossa dependência dele, uma dedicação completa de nós mesmos a ele e uma expectativa, com fé, de receber dele tudo o que é nosso. Quem assim o invocar será salvo. Basta pedir para receber; que mais poderíamos querer?
Para ilustrar ulteriormente isso, ele observa:
- Como era necessário que o evangelho fosse pregado aos gentios (v. 14, 15). Era justamente isso que enfurecia os judeus contra Paulo: ele era apóstolo dos gentios e lhes pregava o evangelho. Agora ele mostra como era necessário pô-los ao alcance da promessa mencionada, uma participação que os judeus não deveriam invejar a nenhum de seus semelhantes.
(1.) Não podem invocar aquele em quem não creram. Se não creem que ele é Deus, não o invocarão em oração. Para que o fariam? A graça da fé é absolutamente necessária ao dever da oração: sem ela, não podemos orar corretamente nem de modo aceitável. Quem se aproxima de Deus pela oração deve crer (Hebreus 11:6). Antes de crerem no Deus verdadeiro, invocavam ídolos: “Ó Baal, ouve-nos”.
(2.) Não podem crer naquele de quem não ouviram falar. A revelação divina precisa ser-nos comunicada de algum modo antes que possamos recebê-la e assentir a ela; não nascemos conhecendo-a. O ouvir inclui a leitura, que produz o mesmo efeito e pela qual muitos chegam à fé (João 20:31): “Estas coisas foram escritas para que creiais”.
O ouvir, porém, é o único modo mencionado, por ser o mais comum e natural de receber informação.
(3.) Não podem ouvir sem alguém que pregue. Como poderiam? Alguém precisa lhes dizer em que devem crer. Pregadores e ouvintes são correlativos. É algo bendito quando se alegram mutuamente: os ouvintes com a capacidade e a fidelidade do pregador; o pregador com a disposição e a obediência dos ouvintes.
(4.) Não podem pregar se não forem enviados, isto é, se não forem tanto comissionados quanto, em alguma medida, qualificados para a obra da pregação. Como alguém poderia agir como embaixador sem receber do príncipe que o envia tanto as credenciais quanto as instruções? Isso prova que o ministério regular exige envio e ordenação regulares.
Enviar ministros é prerrogativa de Deus. Ele é o Senhor da seara; portanto, devemos pedir-lhe que envie trabalhadores (Mateus 9:38). Somente ele pode qualificar os homens para a obra do ministério e incliná-los a realizá-la.
A suficiência dessa qualificação e a sinceridade dessa inclinação, contudo, não devem ficar entregues ao julgamento que cada um faz de si mesmo. A própria natureza da questão não o permite. Para preservar a devida ordem na igreja, é necessário submetê-las ao julgamento de um número competente de pessoas que elas próprias exerçam esse ofício e tenham sabedoria e experiência aprovadas nele.
Como em todas as outras ocupações, presume-se que essas pessoas sejam as mais aptas a julgar. Elas têm autoridade para separar aqueles que encontram qualificados e inclinados para a obra do ministério, para que, pela preservação dessa sucessão, o nome de Cristo dure para sempre, e seu trono, como os dias do céu. Os que assim são separados não apenas podem, mas devem pregar como enviados.
- Como o evangelho deveria ser bem recebido por aqueles a quem era pregado, pois mostrava o caminho da salvação (v. 15). Para isso Paulo cita Isaías 52:7. Temos passagem semelhante em Naum 1:15. Mesmo que, em seu sentido prefigurativo, trate das boas-novas da libertação de Israel da Babilônia, ela aponta mais adiante para o evangelho, a boa notícia de nossa salvação por Jesus Cristo. Observe:
(1.) O que é o evangelho: É o evangelho da paz, a palavra da reconciliação entre Deus e o homem. “Paz na terra” (Lucas 2:14). Ou paz é empregada de modo geral para designar todo bem, como se explica aqui: são boas-novas de coisas boas. As realidades do evangelho são de fato coisas boas, as melhores de todas. A notícia delas é a mais jubilosa, a melhor que já veio do céu à terra.
(2.) Qual é a obra dos ministros: Pregar esse evangelho e trazer essas boas-novas; evangelizar a paz, como diz o original, evangelizar coisas boas. Nesse sentido, todo bom pregador é um evangelista. Não é apenas um mensageiro encarregado de levar a notícia, mas um embaixador para tratar. E os primeiros pregadores do evangelho foram anjos (Lucas 2:13, etc.).
(3.) Como, em razão dessa obra, eles deveriam ser bem recebidos pelos filhos dos homens: “Quão formosos são os pés”, isto é, quão bem-vindos são eles! Maria Madalena expressou seu amor a Cristo beijando-lhe os pés e, depois, segurando-os (Mateus 28:9). Quando enviou seus discípulos, Cristo lhes lavou os pés.
Os que pregam o evangelho da paz devem cuidar para que seus pés, isto é, sua vida e conduta, sejam formosos. A santidade da vida dos ministros é a beleza de seus pés. “Quão formosos!”, a saber, aos olhos de quem os ouve. Aqueles que acolhem a mensagem não podem deixar de amar os mensageiros. Veja 1 Tessalonicenses 5:12, 13.
- Ele responde a uma objeção contra tudo isso, que poderia ser baseada no pouco êxito que o evangelho teve em muitos lugares (v. 16): “Mas nem todos obedeceram ao evangelho”. Nem todos os judeus nem todos os gentios obedeceram; a grande maioria de ambos permanece na incredulidade e na desobediência.
Observe: o evangelho nos é dado não apenas para ser conhecido e crido, mas também para ser obedecido. Não é um sistema de ideias, e sim uma norma de vida. O profeta também predisse esse pouco êxito da palavra (Isaías 53:1): “Quem creu em nosso relato?”
Muito poucos creram, poucos em comparação com quantos, segundo se esperaria, deveriam crer, considerando quão fiel é o relato e quão digno de toda aceitação; muito poucos diante dos muitos que persistem na incredulidade. Não é estranho, mas é muito triste e desconsolador, que os ministros de Cristo tragam o relato do evangelho e não sejam acreditados.
Diante de uma consideração tão penosa, convém ir a Deus e apresentar-lhe nossa queixa: “Senhor, quem creu?”, etc. Em resposta a isso:
(1.) Paulo mostra que a palavra pregada é o meio habitual de operar a fé (v. 17): “De sorte que”, ara, de qualquer modo; embora muitos dos que ouvem não creiam, ainda assim aqueles que creem primeiro ouviram. “A fé vem pelo ouvir”. É o resumo do que ele dissera no v. 14. O começo, o progresso e a força da fé vêm pelo ouvir.
Por isso a palavra de Deus é chamada palavra da fé: ela gera e alimenta a fé. Deus concede a fé, mas usa a palavra como instrumento. O ouvir que opera a fé vem pela palavra de Deus. Não é ouvir as palavras persuasivas da sabedoria humana que favorece a fé, mas ouvir a palavra de Deus, e ouvi-la como palavra de Deus. Veja 1 Tessalonicenses 2:13.
(2.) Que aqueles que não quiseram crer no relato do evangelho, ainda assim, tendo-o ouvido, foram por isso deixados sem desculpa e podem atribuir a si mesmos sua própria ruína (v. 18 até o fim).
[1.] Os gentios a ouviram (v. 18): “Porventura não ouviram?” Sim, em maior ou menor medida, ouviram o evangelho, ou pelo menos ouviram falar dele. “Seu som saiu por toda a terra”. Não saiu apenas um som indistinto; suas palavras, notícias mais claras e compreensíveis dessas coisas, chegaram aos confins do mundo.
A comissão dada aos apóstolos foi: Vão por todo o mundo; preguem a toda criatura; façam discípulos de todas as nações. Eles a cumpriram com esforço incansável e êxito admirável. Veja a extensão do campo de ação de Paulo em Romanos 15:19.
Até esta remota ilha da Bretanha, um dos cantos mais distantes do mundo, chegaram não só o som, mas as palavras do evangelho poucos anos após a ascensão de Cristo. Foi para isso que, desde o princípio, o dom de línguas foi derramado tão abundantemente sobre os apóstolos (Atos 2).
Nessa expressão, Paulo alude claramente a Salmos 19:4, que fala do testemunho dado a todo o mundo pelas obras visíveis de Deus na criação acerca do poder e da divindade do Criador.
Sob o Antigo Testamento, Deus providenciou que o sol, a lua e as estrelas anunciassem a obra da criação. Agora providencia que a obra da redenção seja anunciada a todo o mundo pela pregação dos ministros do evangelho, por isso chamados estrelas.
[2.] Os judeus também a ouviram (vv. 19-21). Para mostrar que igualmente não têm desculpa, Paulo recorre a duas passagens do Antigo Testamento. Israel não sabia que os gentios seriam chamados? Poderia tê-lo sabido por Moisés e por Isaías.
Primeiro, uma passagem vem de Deuteronômio 32:21: Eu provocarei ciúme em vocês. Os judeus não apenas receberam a oferta, mas viram os gentios aceitá-la e se beneficiar dessa aceitação, como demonstra a irritação dos próprios judeus diante desse desfecho. Eles tiveram a primeira oportunidade: “A vós primeiro” (Atos 3:26).
Em todo lugar a que os apóstolos chegavam, a primeira oferta era continuamente feita aos judeus, e aos gentios cabia o que eles recusavam. Se um não queria, outro queria. Ora, isso provocou o ciúme dos judeus. Como o irmão mais velho da parábola (Lucas 15), invejaram a recepção e o acolhimento dados aos gentios pródigos após seu arrependimento.
Os gentios são chamados aqui de “não povo” e “uma nação insensata”, isto é, não eram o povo que professava pertencer a Deus. Por maior que seja sua inteligência e sabedoria segundo o mundo, os que não são povo de Deus são e, no fim, serão reconhecidos como um povo insensato.
Essa era a condição do mundo gentio. Mesmo assim, os gentios foram feitos povo de Deus, e Cristo se tornou para eles a sabedoria de Deus. Podemos ver o quanto sua acolhida no favor divino provocou os judeus em Atos 13:45; 17:5, 13; sobretudo em Atos 22:22.
O furor dos judeus foi uma demonstração de sua grande iniquidade, e a passagem de Deuteronômio o apresenta como uma ameaça. Deus frequentemente transforma o pecado das pessoas em seu castigo. Ninguém precisa de praga maior que ser entregue à fúria impetuosa de suas próprias concupiscências.
Segundo, outra passagem vem de Isaías 65:1, 2. Ela é muito completa, e nela Isaías é muito ousado; ousado de fato ao falar tão abertamente da rejeição de seus próprios compatriotas. Os que serão considerados fiéis precisam de muita ousadia. Os que estão decididos a agradar a Deus não devem temer desagradar a homem algum. Isaías fala, pois, ousada e claramente:
a. Da graça e do favor precedentes de Deus na recepção e no acolhimento dos gentios (v. 20): “Fui achado pelos que não me buscavam”. O caminho prescrito é buscar e achar. Essa é uma regra para nós, não uma regra para Deus, que muitas vezes é achado por quem não o procura.
Sua graça lhe pertence; a graça que distingue lhe pertence. Ele a distribui de modo soberano, concedendo-a ou retendo-a conforme lhe apraz, e se antecipa a nós com as bênçãos, as mais ricas e seletas bênçãos, de sua bondade.
Assim ele se manifestou aos gentios, enviando a luz do evangelho para o meio deles quando, longe de buscá-lo e perguntar por ele, seguiam vaidades mentirosas e serviam a ídolos mudos.
Não foi esse o nosso próprio caso particular? Deus não começou em amor e não se manifestou a nós quando não perguntávamos por ele? E não foi aquele, de fato, um tempo de amor, a ser recordado muitas vezes com profunda gratidão?
b. Da obstinação e perversidade de Israel, apesar das ofertas favoráveis e dos convites afetuosos que receberam (v. 21). Observe:
(a.) A grande bondade de Deus para com eles: “Todo o dia estendi as minhas mãos”. [a.] Suas ofertas: “Estendi as minhas mãos”, oferecendo-lhes vida e salvação com a maior sinceridade e seriedade possíveis, com todas as expressões possíveis de ardor e insistência.
Mostrou-lhes a felicidade oferecida, colocou-a diante deles com as provas mais claras e argumentou com eles. Estender as mãos é o gesto de quem pede para ser ouvido (Atos 26:1) ou deseja ser aceito (Provérbios 1:24). Cristo foi crucificado com as mãos estendidas.
“Estendi as minhas mãos” como quem oferece reconciliação: venham, apertemos as mãos e sejamos amigos. E nosso dever é estender-lhe a mão (2 Crônicas 30:8).
[b.] Sua paciência ao fazer essas ofertas: “Todo o dia”. A paciência de Deus com pecadores que o provocam é admirável. Ele espera para ser gracioso. O tempo da paciência divina é aqui chamado dia: claro como o dia e apropriado ao trabalho e aos negócios, mas limitado como um dia, ao fim do qual vem a noite. Ele suporta por muito tempo, mas não para sempre.
(b.) A grande maldade deles para com ele. Eram um povo desobediente e contradizente. Uma só palavra hebraica em Isaías é aqui bem explicada por duas: não apenas desobedeciam ao chamado, recusando-se a atendê-lo, mas também o contradiziam e tinham desavença com ele, o que é muito pior.
Muitos que não querem aceitar uma boa proposta ainda assim reconhecerão que nada têm a dizer contra ela. Os judeus incrédulos, porém, não pararam aí: contradisseram e blasfemaram.
A paciência de Deus com eles agravava muito sua desobediência, tornando-a ainda mais extraordinariamente pecaminosa; por sua vez, a desobediência deles aumentava a honra da paciência de Deus e a tornava ainda mais extraordinariamente graciosa.
É uma maravilha da misericórdia divina que a bondade de Deus não seja vencida pela maldade humana. É uma maravilha da iniquidade humana que sua maldade não seja vencida pela bondade de Deus.