Matthew Henry

Provérbios 8

Argumento

A palavra de Deus tem dois sentidos e, em ambos, é sabedoria; pois uma palavra sem sabedoria tem pouco valor, e uma sabedoria sem palavra tem pouca utilidade.

I. A revelação divina é a palavra e a sabedoria de Deus, assim como a religião pura e sem mácula que nela se fundamenta. É disso que Salomão fala aqui, recomendando-a a nós como fiel e inteiramente digna de toda aceitação, vv. 1-21. Por meio dela, Deus instrui, governa e abençoa os filhos dos homens.

II. O redentor é a Palavra e a sabedoria eternas, o Logos. Ele é a Sabedoria que fala aos filhos dos homens na primeira parte do capítulo. Toda a revelação divina passa por sua mão e nele se concentra. Mas, segundo o entendimento de muitos antigos, Salomão fala aqui dele como Sabedoria pessoal, a segunda pessoa da Divindade, vv. 22-31.

Ele conclui repetindo aos filhos dos homens a ordem de prestar atenção diligentemente à voz de Deus em sua palavra, vv. 32-36.

Versículos 1 a 10

O Convite da Sabedoria.

A vontade de Deus, revelada a nós para nossa salvação, é aqui amplamente apresentada como fácil de conhecer e compreender, para que ninguém tenha desculpa por sua ignorância ou erro, e como digna de ser acolhida, para que ninguém tenha desculpa por seu descuido e incredulidade.

I. As coisas reveladas são fáceis de conhecer, pois pertencem a nós e a nossos filhos (Deuteronômio 29:29). Não precisamos subir ao céu nem mergulhar nas profundezas para conhecê-las (Deuteronômio 30:11).

Elas são divulgadas e proclamadas, em certa medida, pelas obras da criação (Salmos 19:1), mais plenamente pela consciência humana e pelas razões e regras eternas do bem e do mal, mas com máxima clareza por Moisés e pelos profetas. Que os ouçam.

Os preceitos da sabedoria podem ser facilmente conhecidos, pois: 1. São proclamados em alta voz (v. 1): “Não clama a Sabedoria?” Sim, ela clama em alta voz, sem se conter (Isaías 58:1); eleva-a como quem fala com seriedade e deseja ser ouvido. “Jesus se pôs de pé e clamou”, João 7:37. As maldições e bênçãos foram lidas em alta voz pelos levitas, Deuteronômio 27:14.

Às vezes o próprio coração das pessoas também lhes fala em alta voz; há clamores da consciência, assim como sussurros. 2. São proclamados do alto (v. 2): “Ela se coloca no alto das elevações.” Foi do alto do monte Sinai que a lei foi dada, e Cristo a expôs num sermão sobre o monte.

Ou melhor, se desprezamos a revelação divina, damos as costas àquele que fala do céu, lugar de fato elevado, Hebreus 12:25.

A mulher adúltera falava em segredo e os oráculos dos pagãos murmuravam, mas a Sabedoria fala abertamente. A verdade não procura esconderijos; antes, recorre de bom grado à luz. 3. São proclamados nos lugares de reunião, onde se juntam multidões: quanto mais pessoas, melhor.

Jesus falou nas sinagogas e no templo, onde os judeus sempre se reuniam, João 18:20. Qualquer pessoa que passe pela estrada, seja qual for sua classe ou condição, pode saber o que é bom e o que o Senhor exige dela, se a falta não for sua própria.

Não há fala nem língua em que não se ouça a voz da Sabedoria. Suas revelações e orientações são dadas a todos, sem distinção. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

  1. São proclamados nos lugares onde são mais necessários. Destinam-se a guiar nosso caminho e, por isso, são publicados nas encruzilhadas, onde muitos caminhos se encontram. Assim, os viajantes podem descobrir, se ao menos perguntarem, qual é o caminho certo justamente quando estão perdidos. Então vocês ouvirão atrás de si a palavra que diz: Este é o caminho, Isaías 30:21.

O insensato não sabe como chegar à cidade (Eclesiastes 10:15); por isso, a Sabedoria está pronta para guiá-lo. Ela se coloca às portas, à entrada da cidade, pronta a lhe dizer onde fica a casa do vidente, 1 Samuel 9:18. Ou melhor, acompanha as pessoas até suas casas e lhes clama quando entram pelas portas: Paz seja nesta casa. Se ali estiver um filho da paz, a paz certamente repousará sobre ela.

Os ministros de Deus são designados para testemunhar às pessoas tanto publicamente quanto de casa em casa. A consciência de cada um os acompanha com advertências aonde quer que vão; não podem deixar de ouvi-la enquanto levarem consigo a própria cabeça e o próprio coração, que são lei para si mesmos.

  1. São dirigidos aos filhos dos homens. Prestamos atenção a um discurso em que ouvimos nosso nome, ainda que de outro modo o desprezássemos. Por isso, a Sabedoria nos fala:

“A vós, ó homens, eu chamo (v. 4); não aos anjos, que não precisam destas instruções, nem aos demônios, para quem já é tarde demais, nem aos animais irracionais, incapazes de recebê-las, mas a vós, ó homens, que sois ensinados mais do que as feras da terra e feitos mais sábios do que as aves do céu.”

“A vós foi dada esta lei; a vós foi enviada a palavra deste convite, desta exortação. Minha voz se dirige aos filhos dos homens, a quem cabe receber instrução e para quem ela, como se poderia supor, deveria ser muito bem-vinda. A Sabedoria não clama somente a vós, ó judeus, nem a vós, ó nobres, ou a vós, ó eruditos, mas a vós, ó homens, ó filhos dos homens, mesmo os mais humildes.”

  1. Destinam-se a torná-los sábios (v. 5). São apropriados não apenas para homens capazes de sabedoria, mas para homens pecadores, caídos e insensatos, que precisam dela e sem ela estão perdidos:

“Ó simples, entendei a sabedoria. Por mais simples que sejais, a Sabedoria vos aceitará como alunos; não só isso, mas, se vos deixardes governar por ela, se encarregará de vos dar um coração entendido.” Quando os pecadores deixam seus pecados e se tornam verdadeiramente religiosos, então os simples entendem a sabedoria.

II. As coisas reveladas são dignas de ser conhecidas, inteiramente dignas de aceitação. Importa-nos ouvir, pois: 1. Têm valor inestimável. São coisas excelentes (v. 6), coisas principescas, como diz a palavra.

Embora estejam ao alcance dos mais humildes, ainda assim há nelas o que satisfará os maiores. São coisas divinas e celestiais, tão excelentes que, comparado com elas, todo o restante do saber é apenas brincadeira de criança.

Aquilo que diz respeito a um Deus eterno, a uma alma imortal e a uma condição eterna deve necessariamente ser excelente. 2. Têm equidade incontestável e trazem consigo a prova da própria bondade. São “coisas retas” (v. 6), “todas em justiça” (v. 8), sem nada de tortuoso ou perverso.

Todos os ensinamentos e orientações da religião revelada concordam com a luz e a lei da natureza e as aperfeiçoam. Nada neles nos impõe agruras ou restrições indevidas, incompatíveis com a dignidade e a liberdade da natureza humana; não há neles motivo justo de queixa. Todos os preceitos de Deus, em todas as coisas, são retos.

  1. São de verdade indiscutível. As doutrinas da Sabedoria, nas quais se fundamentam suas leis, são tais que podemos confiar-lhes nossa alma imortal: “Minha boca falará a verdade” (v. 7), toda a verdade e nada além da verdade, pois é um testemunho ao mundo. Toda palavra de Deus é verdadeira; nela não há sequer fraudes piedosas, nem somos iludidos naquilo que nos é dito para nosso bem.

Cristo é testemunha fiel, é a própria verdade; a perversidade, isto é, a mentira, é abominação para seus lábios. Repare: mentir é perversidade. Não devemos apenas abster-nos da mentira, mas ela deve ser abominável para nós e ficar tão longe do que dizemos quanto do que Deus nos diz. Sua palavra a nós é sim e amém; que a nossa nunca seja ao mesmo tempo sim e não.

  1. São extraordinariamente aceitáveis e agradáveis àqueles que as recebem corretamente, que se entendem corretamente e cujo julgamento não está cegado nem inclinado pelo mundo e pela carne. Esses não estão dominados pelo preconceito; são ensinados por Deus, que lhes abriu o entendimento.

Buscam o conhecimento com imparcialidade, esforçam-se por ele e já o encontraram nas investigações que fizeram. Para eles:

(1.) São todas claras, não difíceis de compreender. Se o livro está selado, está para os que desejam permanecer ignorantes. Se nosso evangelho está encoberto, está encoberto para os que se perdem. Mas, para os que se afastam do mal — e nisso consiste o entendimento —, que possuem o bom entendimento dos que guardam os mandamentos, tudo é claro e nada é difícil.

O caminho da religião é uma estrada, e os viajantes, ainda que insensatos, “não errarão nele”, Isaías 35:8. Portanto, fazem grande injustiça às pessoas comuns aqueles que lhes negam o uso das Escrituras sob a alegação de que não conseguem compreendê-las, quando na verdade elas são claras para pessoas simples.

(2.) São todas retas e não difíceis de obedecer. Os que discernem as coisas que diferem e conhecem o bem e o mal reconhecem prontamente a retidão de todos os ensinamentos da Sabedoria e, por isso, sem murmurar nem discutir, deixam-se governar por eles.

III. De tudo isso ele conclui que o conhecimento correto dessas coisas, capaz de nos transformar à imagem delas, deve ser preferido a todas as riquezas deste mundo (v. 10, 11): “Recebe minha instrução, e não a prata.” A instrução não deve apenas ser ouvida, mas recebida. Devemos acolhê-la, receber suas impressões e nos submeter à sua autoridade, preferindo-a ao ouro escolhido. Isto é:

  1. Devemos preferir a religião às riquezas e reconhecer que, se temos no coração o conhecimento e o temor de Deus, somos realmente mais felizes e estamos mais bem providos para todas as condições da vida do que estaríamos se tivéssemos prata e ouro em abundância. A sabedoria é, por si mesma, melhor que rubis, e assim devemos considerá-la.

Ela nos renderá valor maior, será porção melhor; exibam-na, e será ornamento melhor que joias e pedras preciosas de maior preço. Qualquer riqueza deste mundo que pudéssemos sentar-nos e desejar seria, caso a tivéssemos, indigna de comparação com os benefícios que acompanham a piedade sincera.

  1. Devemos estar mortos para as riquezas deste mundo, para nos dedicarmos com mais atenção e fervor aos assuntos da religião. Devemos receber a instrução como o principal e, depois, ser indiferentes a receber ou não a prata. Ou melhor, não devemos recebê-la como nossa porção e recompensa, como o rico recebeu em vida os seus bens.

Versículos 12 a 21

As Vantagens da Sabedoria.

A Sabedoria aqui é Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. É Cristo na palavra e Cristo no coração, não apenas Cristo revelado a nós, mas Cristo revelado em nós.

É a palavra de Deus, toda a extensão da revelação divina; é Deus, a Palavra, em quem toda a revelação divina se concentra. É a alma formada pela palavra, Cristo formado na alma e a religião em sua pureza e poder. Coisas gloriosas são ditas aqui sobre esta pessoa excelente, esta coisa excelente.

I. A sabedoria divina dá aos homens boa cabeça (v. 12): “Eu, a Sabedoria, habito com a prudência.” Não com a astúcia carnal — a sabedoria do alto lhe é contrária, 2 Coríntios 1:12 —, mas com o verdadeiro discernimento, que serve para ordenar corretamente a conduta. É a sabedoria do prudente, que consiste em entender seu caminho e é útil em todos os casos para orientar.

É a sabedoria da serpente, que não apenas protege do prejuízo, mas também guia na prática do bem. A Sabedoria habita com a prudência, pois a prudência é fruto da religião e ornamento para ela.

Com o auxílio das Escrituras, descobrem-se mais invenções engenhosas tanto para compreender corretamente as providências de Deus quanto para combater com eficácia os estratagemas de Satanás e fazer o bem em nossa geração do que jamais se descobriram pela erudição dos filósofos ou pela política dos estadistas.

Podemos aplicar isso ao próprio Cristo. Ele habita com a prudência, pois toda a sua obra é a sabedoria de Deus em mistério, e nela Deus é abundante para conosco em toda sabedoria e prudência. Cristo descobriu o conhecimento daquela grande invenção, que lhe custou caro: a salvação do homem por meio da satisfação que ele ofereceu, um recurso admirável.

Havíamos descoberto muitas invenções para nossa ruína; ele descobriu uma para nossa restauração. A aliança da graça é tão bem ordenada em tudo que devemos concluir que aquele que a ordenou habitava com a prudência.

II. Ela dá aos homens bom coração, v. 13. A verdadeira religião consiste no temor do Senhor, a sabedoria antes recomendada, e ensina os homens: 1. A odiar todo pecado, por desagradar a Deus e destruir a alma.

O temor do Senhor é odiar o mal, o mau caminho: odiar o pecado por ser pecado e, portanto, odiar todo caminho falso. Onde há reverência a Deus, há temor do pecado como mal, como algo somente mau.

  1. Especialmente a odiar o orgulho e a paixão descontrolada, dois pecados comuns e perigosos. A presunção a nosso respeito, o orgulho e a arrogância, são pecados que Cristo odeia e que todos os que têm o Espírito de Cristo também odeiam. Todos os odeiam nos outros, mas devemos odiá-los em nós mesmos.

Deus odeia a boca perversa, a irritabilidade para com os outros, porque é tão inimiga da paz humana; portanto, devemos odiá-la também. Para honra da religião, diga-se que, embora seja injustamente acusada disso, ela está longe de tornar os homens presunçosos e amargos. Nada lhe é mais diretamente contrário que o orgulho e a paixão descontrolada, nem há nada que ela nos ensine a detestar mais.

III. Ela exerce grande influência nos assuntos públicos e no bom governo de todas as sociedades, v. 14. Cristo, como Deus, possui força e sabedoria; dele são a sabedoria e o poder. Como Redentor, ele é a sabedoria de Deus e o poder de Deus.

Para todos os que lhe pertencem, Deus o fez tanto força quanto sabedoria. Nele ambas estão reservadas para nós, a fim de tanto conhecermos quanto cumprirmos nosso dever.

Ele é o Conselheiro Maravilhoso e dá aquela graça que, por si só, é sabedoria sólida. Ele é o próprio entendimento e tem força para todos os que nele se fortalecem. A verdadeira religião oferece aos homens o melhor conselho em todos os casos difíceis e ajuda a tornar claro seu caminho.

Onde ela está, há entendimento e força; ela será para nós tudo de que precisamos, tanto para os serviços quanto para os sofrimentos.

Onde a palavra de Deus habita ricamente, torna a pessoa perfeita e a prepara inteiramente para toda boa palavra e obra. Reis, príncipes e juízes são os que mais precisam de sabedoria e força, conselho e coragem, para desempenhar fielmente as responsabilidades que lhes foram confiadas e ser bênçãos para o povo que governam.

Por isso a Sabedoria diz: “Por mim reinam os reis” (v. 15, 16). Isto é: 1. O governo civil é uma instituição divina. Os encarregados de administrá-lo recebem de Cristo sua comissão; é parte de seu ofício real que os reis reinem por ele, de quem procede seu poder, pois a ele foi confiado todo julgamento. Reinando por ele, devem também reinar para ele.

  1. Quaisquer qualidades para governar que reis ou príncipes possuam, devem-nas à graça de Cristo. Ele lhes dá o espírito de governo; nada possuem — nenhuma habilidade, nenhum princípio de justiça — que não tenham recebido dele. Uma sentença divina está nos lábios do rei, e os reis são para seus súditos aquilo que Cristo os torna.

  2. A religião é grande força e sustentação do governo civil. Ensina aos súditos o dever deles, de modo que os reis os governam mais facilmente por meio dela. Ensina aos reis o dever deles, de modo que, por ela, governam como devem: decretam a justiça enquanto governam no temor de Deus. Governam bem aqueles que são governados pela religião.

IV. Ela tornará felizes, verdadeiramente felizes, todos os que a receberem e abraçarem.

  1. Serão felizes no amor de Cristo, pois é ele quem diz: “Amo os que me amam”, v. 17. Os que amam sinceramente o Senhor Jesus Cristo serão amados por ele com amor especial e distinto: ele os amará e se manifestará a eles.

  2. Serão felizes no êxito de sua busca por ele: Os que me buscam cedo, buscando conhecer-me e ter parte em mim; os que me buscam cedo, isto é, com fervor, buscando-me primeiro, antes de qualquer outra coisa, e começando a buscar-me logo na juventude, encontrarão o que procuram. Cristo será deles, e eles serão dele. Ele nunca disse: Buscai em vão.

  3. Serão felizes nas riquezas deste mundo ou naquilo que é infinitamente melhor. (1.) Terão tantas riquezas e tanta honra quanto a Sabedoria Infinita considerar bom para eles (v. 18). Essas coisas estão com Cristo, isto é, ele as tem para dar; cabe a ele decidir se convém concedê-las a nós.

Às vezes a religião ajuda as pessoas a enriquecer e tornar-se importantes neste mundo, dando-lhes boa reputação e, assim, aumentando seus bens. As riquezas que a Sabedoria dá aos seus favoritos têm duas vantagens:

[1.] São riquezas acompanhadas de justiça: obtidas honestamente, não pela fraude e opressão, mas por meios legítimos, e usadas com caridade, pois as esmolas são chamadas justiça. Os que recebem suas riquezas pela bênção de Deus sobre seu trabalho e têm coração disposto a usá-las para o bem possuem riquezas e justiça.

[2.] Por isso, são riquezas duradouras. A riqueza adquirida pela vaidade logo diminuirá, mas a que foi bem obtida resistirá ao tempo e ficará para os filhos dos filhos. Aquela que é bem empregada em obras de piedade e caridade rende os melhores juros e assim durará. Pois os amigos feitos por meio das riquezas injustas, quando sucumbirmos, nos receberão em moradas eternas, Lucas 16:9.

Ela será encontrada depois de muitos dias, pelos dias da eternidade. (2.) Terão algo infinitamente melhor caso não recebam riquezas e honra neste mundo (v. 19): “Meu fruto é melhor que o ouro”, renderá mais e terá maior valor em menor quantidade; “minha receita é melhor que a prata mais escolhida”, servirá a um comércio melhor.

Podemos ter certeza de que não apenas os produtos finais da Sabedoria, mas também sua renda enquanto isso, não apenas seu fruto, mas sua receita, valem mais do que o melhor das posses atuais ou das heranças futuras deste mundo.

  1. Serão felizes na graça de Deus agora, pois ela os guiará no bom caminho, v. 20. Este é o fruto da sabedoria, melhor que o ouro, que o ouro refinado: ela nos conduz no caminho da justiça, mostra-nos esse caminho e vai à nossa frente nele. É o caminho em que Deus quer que andemos e que certamente nos levará ao fim desejado.

Ela nos conduz pelo meio das veredas do juízo e nos impede de nos desviarmos para qualquer dos lados. In medio virtus — A virtude está no meio. Cristo, por seu Espírito, guia os fiéis a toda a verdade; assim os conduz no caminho da justiça, e eles andam segundo o Espírito.

  1. Serão felizes na glória de Deus no futuro, v. 21. A Sabedoria conduz pelas veredas da justiça não só para manter seus amigos no caminho do dever e da obediência, mas para fazê-los herdar bens substanciais e encher seus tesouros.

Isso não se consegue com as coisas deste mundo nem com nada inferior a Deus e ao céu. A felicidade dos que amam a Deus e se dedicam a servi-lo é substancial e satisfatória.

(1.) É substancial: é a própria substância. É uma felicidade que subsistirá por si mesma e se sustentará sozinha, sem o apoio eventual das conveniências exteriores. As coisas espirituais e eternas são as únicas reais e substanciais. A alegria em Deus é alegria substancial, sólida e bem fundamentada. As promessas são suas garantias, e Cristo é seu fiador; ambos são substanciais.

Eles herdam bens substanciais, isto é, sua herança futura tem substância: é um peso de glória, é substância, Hebreus 10:34. Toda a felicidade que têm lhes pertence como herdeiros; fundamenta-se em sua condição de filhos.

(2.) É satisfatória: não apenas lhes encherá as mãos, mas encherá os tesouros; não apenas os sustentará, mas os enriquecerá. As coisas deste mundo podem encher o ventre dos homens (Salmos 17:14), mas não os tesouros, pois por meio delas não podem assegurar bens para muitos anos; talvez sejam privados deles ainda esta noite.

Mas, por maior que seja a capacidade dos tesouros da alma, há o suficiente em Deus, em Cristo e no céu para enchê-los. Nas promessas da Sabedoria, os fiéis têm bens reservados não para dias e anos, mas para a eternidade. Por isso, seu fruto é melhor que o ouro.

Versículos 22 a 31

A Sabedoria Eterna e Divina.

Parece muito claro que quem fala aqui é uma pessoa inteligente e divina, não um mero atributo essencial da natureza divina, pois a Sabedoria possui aqui características e ações pessoais.

Essa pessoa divina e inteligente só pode ser o próprio Filho de Deus, a quem outras passagens das Escrituras atribuem as principais coisas aqui ditas da Sabedoria. Devemos interpretar a Escritura pela própria Escritura.

Mesmo que o próprio Salomão tenha tido o desígnio de apenas louvar a sabedoria como atributo de Deus, pelo qual ele fez e governa o mundo, recomendando assim aos homens o estudo da sabedoria que lhes cabe, ainda assim o Espírito de Deus, que inspirou o que ele escreveu, o conduziu, como frequentemente fez com Davi, a expressões que só podem se referir ao Filho de Deus.

Essas expressões nos conduziriam ao conhecimento de grandes coisas a seu respeito.

Toda revelação divina é a revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu. Aqui nos é dito quem e o que ele é, como Deus, designado nos conselhos eternos para ser o Mediador entre Deus e o homem. A melhor exposição destes versículos está nos quatro primeiros versículos do evangelho de São João: “No princípio era a Palavra”, etc. A respeito do Filho de Deus, observe aqui:

I. Sua personalidade e existência distinta: um com o Pai e da mesma essência, mas uma pessoa por si mesmo, a quem o Senhor possuía (v. 22), que foi estabelecido (v. 23), gerado (v. 24, 25) e estava junto dele (v. 30), pois era “a imagem expressa de sua pessoa”, Hebreus 1:3.

II. Sua eternidade. Ele foi gerado pelo Pai, pois o Senhor o possuía como seu próprio Filho, seu Filho amado, e o acolhia em seu seio. Foi gerado como o unigênito do Pai, antes de todos os mundos, ponto em que aqui se insiste amplamente. A Palavra era eterna e existia antes do mundo, antes do começo do tempo; portanto, segue-se que existia desde a eternidade.

O Senhor o possuía no início de seu caminho, de seus conselhos eternos, pois estes antecederam suas obras. Esse caminho, na verdade, não teve começo, porque os propósitos que Deus tem em si mesmo são eternos como ele; mas Deus fala conosco em nossa linguagem. A Sabedoria explica a si mesma (v. 23): “Fui estabelecida desde a eternidade.”

Nos conselhos eternos de Deus, o Filho de Deus foi designado e exaltado para ser a sabedoria e o poder do Pai, luz e vida, e tudo em todos, tanto na criação quanto na redenção do mundo.

Que foi gerado quanto ao seu ser e estabelecido quanto aos conselhos divinos relativos ao seu ofício antes da criação do mundo é expresso aqui de muitas maneiras, semelhantes às que descrevem a eternidade do próprio Deus. Salmos 90:2: “Antes de nascerem os montes”.

  1. Antes de existir a terra, que foi feita no princípio, antes da criação do homem. Portanto, o segundo Adão existia antes do primeiro, pois o primeiro Adão foi formado da terra; o segundo existia antes da terra e, por isso, não é da terra, João 3:31.

  2. Antes de existir o mar (v. 24), quando não havia abismos em que as águas se reunissem, nem fontes de onde surgissem, nem aquele abismo sobre o qual o Espírito de Deus se movia para produzir a criação visível, Gênesis 1:2.

  3. Antes de existirem os montes, os montes eternos, v. 25. Para convencer Jó de sua incapacidade de julgar os conselhos divinos, Elifaz lhe pergunta (Jó 15:7): “Foste formado antes das colinas?” Não: você não foi. A Palavra eterna, porém, foi gerada antes das colinas.

  4. Antes das partes habitáveis do mundo, que os homens cultivam e de que colhem os frutos (v. 26): os campos dos vales e planícies, cercados pelos montes como por um muro, que são a parte mais elevada do pó do mundo. Ou o primeiro pó (assim leem alguns), os átomos que compõem as diversas partes do mundo; ou a parte principal do pó, outra leitura possível.

Nesse último sentido, pode-se entender que se trata do homem, feito do pó da terra e pó ele próprio, mas a parte principal do pó: pó animado, pó refinado. A Palavra eterna existia antes da criação do homem, pois nela estava a vida dos homens.

III. Sua participação ativa na criação do mundo. Não apenas existia antes do mundo, mas estava presente quando ele foi feito, não como espectador, e sim como arquiteto.

Deus fez Jó calar-se e o humilhou perguntando-lhe: “Onde estavas quando lancei os fundamentos da terra? Quem lhe estabeleceu as medidas?” (Jó 38:4, etc.). Você era aquela Palavra e Sabedoria eternas, o principal responsável por essa grande obra? Não: sua existência é de ontem.

Aqui, porém, o Filho de Deus, ao que parece aludindo à conversa de Deus com Jó, declara que participou daquilo de que Jó não poderia alegar ter testemunhado e realizado: a criação do mundo. Por meio dele Deus fez os mundos, Efésios 3:9; Hebreus 1:2; Colossenses 1:16.

  1. Quando, no primeiro dia da criação, no início do tempo, Deus disse: “Haja luz”, e por uma palavra a produziu, essa Sabedoria eterna era a Palavra onipotente: Então eu estava lá, quando ele preparou os céus, fonte daquela luz que, seja o que for aqui, ali tem substância.

  2. Ele não foi menos ativo quando, no segundo dia, Deus estendeu o firmamento, a vasta expansão, e o traçou como um círculo sobre a face do abismo (v. 27), cercando-o por todos os lados com aquela cobertura, aquela cortina. Ou isso pode se referir à ordem e ao método precisos com que Deus formou todas as partes do universo, como o artífice traça sua obra com régua e compasso.

Em nada a obra se desviou do plano concebido na mente eterna. 3. Ele também participou da obra do terceiro dia, quando as águas acima dos céus foram reunidas pelo estabelecimento das nuvens no alto, e as que estavam abaixo dos céus, pelo fortalecimento das fontes do abismo, de onde aquelas águas fluem (v. 28), e pela preservação dos limites do mar, receptáculo dessas águas, v. 29.

Isso honra muito a Sabedoria eterna, pois, por esse exemplo, Deus demonstra que é grandemente temível (Jeremias 5:22): estabeleceu a areia como limite do mar, de modo que a terra seca continuasse a aparecer acima das águas, própria para ser habitação do homem. Assim também estabeleceu os fundamentos da terra. Quão capaz e apropriado é o Filho de Deus para ser Salvador do mundo, sendo seu Criador!

IV. A satisfação infinita que o Pai tinha nele e ele no Pai (v. 30): “Eu estava junto dele, como alguém educado ao seu lado.” Assim como foi gerado do Pai por uma geração eterna, também foi educado junto dele por um conselho eterno.

Isso indica não apenas o amor infinito do Pai pelo Filho — chamado, por isso, de Filho do seu amor, Colossenses 1:13 —, mas também o conhecimento mútuo e a perfeita concordância entre ambos quanto à obra da redenção humana.

O Filho assumiria essa obra, acerca da qual havia entre os dois um conselho de paz, Zacarias 6:13. Ele era alumnus patris — o pupilo do Pai, por assim dizer —, preparado desde a eternidade para o serviço que, no tempo devido, na plenitude dos tempos, cumpriria. Nisso é posto sob a direção e proteção especiais do Pai: ele é meu servo, a quem sustento, Isaías 42:1.

Ele fez o que via o Pai fazer (João 5:19), agradou-lhe, buscou sua glória e obedeceu ao mandamento que recebeu dele, tudo isso como alguém educado junto dele. Diariamente era o deleite de seu Pai — “Meu eleito, em quem minha alma se deleita”, diz Deus, Isaías 42:1 — e sempre se alegrava diante dele. Isso pode ser entendido ou:

  1. Do deleite infinito que as pessoas da bendita Trindade têm umas nas outras, no qual consiste grande parte da felicidade da natureza divina.

Ou 2. Do prazer que o Pai tinha nas obras do Filho ao criar o mundo. Deus viu tudo o que o Filho fizera e viu que era muito bom; isso lhe agradou. Por esse motivo, durante os seis dias da criação, seu Filho foi diariamente, dia após dia, seu deleite, Êxodo 39:43. O próprio Filho também se alegrava diante dele com a beleza e harmonia de toda a criação, Salmos 104:31.

Ou 3. Da satisfação mútua com respeito à grande obra da redenção humana. O Pai se deleitava no Filho como Mediador entre ele e os homens, aprovava o que ele propunha (Mateus 3:17) e, por isso, o amava, porque se dispôs a dar a vida pelas ovelhas. Confiava que ele completaria sua obra, sem falhar nem abandoná-la.

O Filho também se alegrava sempre diante dele, tinha prazer em fazer sua vontade (Salmos 40:8) e se apegava firmemente à missão assumida, satisfeito com ela. Quando chegou o momento de realizá-la, expressou tanta satisfação quanto antes, dizendo que vinha fazer conforme estava escrito a seu respeito no volume do livro.

V. Seu cuidado gracioso pela humanidade, v. 31. A Sabedoria se alegrava não tanto com os ricos produtos da terra ou os tesouros escondidos em suas entranhas, mas com suas partes habitáveis, pois seu deleite estava com os filhos dos homens. Não só a criação do homem é mencionada com especial tom de prazer (Gênesis 1:26): “Façamos o homem”; também o são sua redenção e salvação.

O Filho de Deus foi destinado a essa grande obra antes da fundação do mundo, 1 Pedro 1:20. Um remanescente dos filhos dos homens lhe foi dado para ser conduzido, por sua graça, à sua glória; eram estes aqueles em quem ele se deleitava.

Sua igreja era a parte habitável de sua terra, tornada habitável para ele, a fim de que o Senhor Deus morasse até entre os que tinham sido rebeldes. Ele se alegrava com isso, na perspectiva de ver sua descendência.

Embora previsse todas as dificuldades que encontraria nessa obra, os serviços e sofrimentos que enfrentaria, ainda assim, porque ela resultaria na glória de seu Pai e na salvação dos filhos dos homens que lhe foram dados, olhava para ela com a maior satisfação imaginável.

Nisso temos todo o ânimo que podemos desejar para vir a ele e confiar nele quanto a todos os benefícios destinados a nós por sua gloriosa obra.

Versículos 32 a 36

A Exortação da Sabedoria.

Temos aqui a aplicação do discurso da Sabedoria. Seu desígnio e sua tendência são levar-nos a uma sujeição completa às leis da religião e tornar-nos sábios e bons. Não se destina a encher a cabeça de especulações ou a língua de discussões, mas a corrigir o que está errado em nosso coração e em nossa vida. Para isso, temos aqui:

I. Uma exortação a ouvir e obedecer à voz da Sabedoria, a atender às boas instruções que a palavra de Deus nos dá e a segui-las, discernindo nelas a voz de Cristo, assim como as ovelhas conhecem a voz do pastor.

  1. Devemos ouvir a palavra com diligência, pois como creremos naquele de quem não ouvimos falar? “Ouvi-me, ó filhos!”, v. 32. Leiam a palavra escrita, assistam à pregação da palavra, bendigam a Deus por ambas e ouçam-no falar com vocês por meio das duas.

Que as crianças a ouçam nessa idade; é provável que aquilo a que dão ouvidos então as molde a ponto de governá-las por todos os seus dias. Que os filhos da Sabedoria a justifiquem ouvindo-a e mostrem que são realmente seus filhos. Devemos ouvir as palavras da Sabedoria:

(1.) Com submissão e coração disposto (v. 33): “Ouvi a instrução e não a recuseis”, nem por pensarem que não precisam dela nem porque não gostam dela. É oferecida a vocês como um benefício; recusá-la é por sua conta e risco. Os que rejeitam o conselho de Deus o rejeitam para seu próprio prejuízo, Lucas 7:30. Não a recusem agora, para que não lhes falte outra oferta.

(2.) Constantemente e com atenção. Devemos ouvir a Sabedoria de modo a vigiar diariamente às suas portas, como mendigos à espera de esmola, como clientes e pacientes em busca de conselho, e esperar junto aos batentes como servos, com humildade, paciência e pronta obediência.

Veja aqui que boa casa a Sabedoria mantém, pois todos os dias são dias de distribuir dádivas; e que boa escola, pois todos os dias são dias de aula. Enquanto tivermos as obras de Deus diante dos olhos e sua palavra nas mãos, poderemos ouvir a Sabedoria todos os dias e aprender com ela.

Veja aqui que presença obediente e diligente se exige de todos os discípulos de Cristo: devem vigiar às portas. [1.] Devemos aproveitar todas as oportunidades de obter conhecimento e graça, iniciando e mantendo um curso constante e firme de comunhão com Deus.

[2.] Devemos ser muito humildes ao receber as instruções divinas e estar contentes com qualquer lugar, mesmo o mais modesto, desde que possamos ouvi-las. Assim era Davi, que de bom grado seria porteiro na casa de Deus.

[3.] Devemos esperar muito dessas instruções e ouvi-las com zelo, paciência e perseverança. Devemos vigiar e esperar como os ouvintes de Cristo, que se prendiam a ele para ouvi-lo, como diz a expressão original (Lucas 19:48), e que vinham de manhã cedo ouvi-lo (Lucas 21:38).

  1. Devemos realizar a obra conscienciosamente, pois somos abençoados somente em nossa ação. Não basta ouvir as palavras da Sabedoria; devemos guardar seus caminhos (v. 32), fazer tudo o que ela prescreve, permanecer dentro dos limites de seus caminhos sem transgredi-los, seguir suas trilhas, avançar e perseverar nelas.

“Ouvi a instrução e sede sábios”; deixem que ela seja um meio de torná-los sábios na condução de sua conduta. O que sabemos é conhecido em vão se não nos torna sábios, v. 33.

II. Uma garantia de felicidade a todos os que ouvem a Sabedoria. São bem-aventurados, v. 32, e novamente v. 34. São bem-aventurados os que vigiam e esperam às portas da Sabedoria; a própria presença deles ali é sua felicidade, pois não poderiam estar em lugar melhor.

São bem-aventurados os que ali esperam, pois não terão de esperar muito. Que continuem batendo por algum tempo, e a porta lhes será aberta. Buscam a Sabedoria e encontrarão o que procuram. Mas encontrá-la os recompensará? Sim (v. 35): “Quem me encontra encontra a vida”, isto é, toda a felicidade, todo bem de que precisa ou que pode desejar.

Encontra a vida naquela graça que é o princípio da vida espiritual e a garantia da vida eterna. Encontra a vida porque alcançará o favor do Senhor, e em seu favor está a vida. Se o favor de um rei se volta para um filho sábio, quanto mais o favor do Rei dos reis!

Cristo é a Sabedoria. Quem encontra Cristo e obtém parte nele encontra a vida, pois Cristo é vida para todos os fiéis. Quem tem o Filho de Deus tem a vida, a vida eterna, e alcançará o favor do Senhor, que se agrada de todos os que estão em Cristo. Não podemos obter o favor de Deus a menos que encontremos Cristo e sejamos encontrados nele.

III. A condenação proferida contra todos os que rejeitam a Sabedoria e suas propostas, v. 36. São deixados a arruinar a si mesmos, e a Sabedoria não os impedirá, porque desprezaram todos os seus conselhos.

  1. Seu crime é muito grave: pecam contra a Sabedoria, rebelam-se contra sua luz e suas leis, frustram seus desígnios e a ofendem com sua insensatez. Pecam contra Cristo; agem com desprezo por sua autoridade e em oposição a todos os propósitos de sua vida e morte. Isso é interpretado como ódio à Sabedoria e a Cristo. São inimigos dele, pois não querem que reine sobre eles.

Que poderia ser pior do que odiar aquele que é o centro de toda beleza e a fonte de toda bondade, o próprio amor? 2. Sua punição será muito justa, pois a atraem deliberadamente sobre si.

(1.) Os que ofendem a Cristo fazem o maior mal a si mesmos: prejudicam sua própria alma, ferem sua própria consciência e trazem à sua alma mancha e impureza que os tornam abomináveis aos olhos de Deus e incapazes de ter comunhão com ele. Enganam, perturbam e destroem a si mesmos.

O pecado é uma injustiça contra a alma. (2.) Os que estão em conflito com Cristo amam sua própria ruína: “Os que me odeiam amam a morte.” Amam o que será sua morte e rejeitam o que seria sua vida. Os pecadores morrem porque querem morrer; isso os deixa indesculpáveis, torna sua condenação mais intolerável e justificará Deus para sempre quando os julgar. “Ó Israel, destruíste a ti mesmo!”


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra