Matthew Henry

Provérbios 6

Argumento

Neste capítulo temos: I. Uma advertência contra a fiança precipitada, vv. 1-5. II. Uma repreensão à preguiça, vv. 6-11. III. O caráter e o destino de um homem malicioso e causador de danos, vv. 12-15.

IV. Um relato de sete coisas que Deus odeia, vv. 16-19. V. Uma exortação a nos familiarizarmos com a palavra de Deus, vv. 20-23. VI. Um aviso reiterado sobre as consequências perniciosas do pecado da prostituição, vv. 24-35.

Aqui somos dissuadidos do pecado, em grande medida, por razões extraídas de nossos interesses terrenos, pois ele é apresentado não só como causa de condenação no outro mundo, mas também como causa de empobrecimento neste.

Versículos 1 a 5

Advertências Contra a Fiança.

Uma excelência da palavra de Deus é que ela nos ensina não apenas a sabedoria divina para o outro mundo, mas também a prudência humana para este, a fim de conduzirmos nossos negócios com discernimento. Uma boa regra é evitar prestar fiança, pois por ela a pobreza e a ruína frequentemente entram nas famílias, privando as relações daquele consolo que ele recomendou no capítulo anterior.

  1. Devemos considerar a fiança uma armadilha e, por isso, recusá-la, v. 1, 2. “Já é bastante perigoso alguém se obrigar por seu amigo, mesmo quando conhece bem sua situação e está certo de sua capacidade de pagar; muito mais perigoso, porém, é apertar as mãos com um estranho, tornando-se fiador de alguém que você não sabe se é capaz ou honesto.”

Ou o estranho com quem se aperta a mão é, aqui, o credor: “O usurário a quem você se obrigou, embora seja um estranho para você, isto é, alguém a quem nada devia e com quem nunca negociou. Se assumiu precipitadamente tais compromissos, seja por ter sido persuadido com lisonjas, seja na esperança de receber o mesmo favor em outra ocasião, saiba que ficou preso pelas palavras da sua boca.”

“Foi fácil fazê-lo, bastou dizer uma palavra; bastou assinar um papel. Logo se sela e entrega uma obrigação, e se registra um compromisso legal. Mas não será tão fácil se livrar dele: você está numa armadilha maior do que imagina.” Veja quão pouco motivo temos para fazer pouco caso dos pecados da língua.

Se uma palavra da nossa boca pode nos tornar devedores aos homens e nos sujeitar às ações deles, as palavras da nossa boca também podem nos tornar passíveis da justiça de Deus; até assim podemos cair numa armadilha. É falso que palavras são apenas vento: muitas vezes são armadilhas.

  1. Se caímos nessa armadilha, a sabedoria exige que, por todos os meios e com toda a rapidez, saiamos dela, vv. 3-5. Por enquanto, ela está adormecida; nada ouvimos a seu respeito. A dívida não é cobrada; o devedor principal diz: “Não tenha medo, cuidaremos disso.” Mas a obrigação continua válida, e os juros continuam correndo.

O credor pode cobrar de você quando quiser e talvez seja apressado e severo. O devedor principal pode se revelar ou desonesto ou insolvente; então, para pagar aquilo de que você não comeu nem bebeu, terá de tirar de sua esposa e de seus filhos e arruinar sua família.

Portanto, livre-se. Não descanse até que ou o credor lhe devolva a obrigação ou o devedor principal lhe ofereça uma contragarantia. Quando você caiu nas mãos do seu amigo e ele tem vantagem sobre você, não é hora de ameaçar nem de falar com aspereza, pois isso o provocará e agravará o mal.

Humilhe-se, suplique e peça que o liberem; ajoelhe-se diante dele e dirija-lhe todas as palavras amáveis que puder. Peça a seus amigos que intercedam por você. Não deixe de tentar nada até entrar em acordo com seu adversário e resolver a questão, para que sua obrigação não recaia sobre você nem sobre os seus.

Essa preocupação pode muito bem tirar-lhe o sono; que assim seja até que você tenha resolvido o assunto. “Não dê sono aos seus olhos até se livrar. Empenhe-se e lute ao máximo; apresse-se como a gazela ou a ave que se livra da armadilha do passarinheiro ou do caçador. A demora é perigosa, e esforços débeis não bastarão.”

Veja quanto zelo Deus teve, em sua palavra, para fazer dos homens bons administradores de seus bens e ensinar-lhes prudência na gestão deles. A piedade tem preceitos, assim como promessas, referentes à vida presente.

Mas como devemos entender isso? Não devemos pensar que seja ilícito, em qualquer circunstância, tornar-se fiador ou dar caução por outra pessoa. Pode ser um ato de justiça ou caridade; quem tem amigos pode achar ocasião de mostrar amizade dessa maneira, sem que haja nisso imprudência. Paulo se responsabilizou por Onésimo, Filemom 1:19.

Podemos ajudar um jovem que sabemos ser honesto e diligente a começar um negócio, dando-lhe crédito por meio de nossa palavra. Assim lhe prestamos um grande favor sem nenhum prejuízo para nós mesmos. Mas:

  1. É prudente que cada pessoa evite as dívidas tanto quanto possível, pois são um fardo que a prende ao mundo e a põe em perigo de cometer ou sofrer injustiça. O devedor é servo do credor e se faz, em grande medida, escravo deste mundo. Portanto, os cristãos, comprados por preço, não devem tornar-se assim, sem necessidade, “servos dos homens”, 1 Coríntios 7:23.

  2. É grande insensatez nos envolvermos com pessoas necessitadas, tornando-nos fiadores das dívidas de quem sempre toma dinheiro emprestado e, como se diz, tapa um buraco abrindo outro. É muito provável que, mais cedo ou mais tarde, a dívida recaia sobre nós.

Ninguém deve ser fiador de uma quantia maior do que tanto pode quanto está disposto a pagar, e que consegue pagar sem prejudicar a família, caso o devedor principal falhe; pois deve encará-la como dívida sua. Eclesiástico 8:13: “Não se torne fiador acima de suas forças; pois, se prestar fiança, deverá cuidar de pagá-la.”

  1. Se nos envolvemos insensatamente, é um necessário ato de prudência tardia sair da armadilha tão depressa quanto possível, sem perder tempo nem poupar esforços, e sem recusar qualquer gesto de humildade, a fim de ficarmos seguros e tranquilos e colocarmos nossos negócios em boa ordem.

É melhor nos humilharmos para chegar a um acordo do que nos arruinarmos pela obstinação e arrogância. Assegure a amizade de seu amigo livrando-se dos compromissos que assumiu por ele; pois a fiança precipitada é tão nociva à amizade quanto uma fiança prudente às vezes a fortalece.

Tomemos cuidado para não nos tornarmos, de modo algum, cúmplices dos pecados de outros contra Deus (1 Timóteo 5:22), pois isso é pior e muito mais perigoso do que assumir as dívidas alheias. Se devemos ter todo esse cuidado para obter o perdão das nossas dívidas para com os homens, muito mais cuidado devemos ter para fazer as pazes com Deus.

“Humilhe-se diante dele; assegure que Cristo, seu amigo, interceda por você; ore fervorosamente para que seus pecados sejam perdoados e você seja livrado de descer à cova, e isso não será em vão. Não dê sono aos seus olhos nem cochilo às suas pálpebras até que isso se cumpra.”

Versículos 6 a 11

Censura à Preguiça.

Nestes versículos, Salomão se dirige ao preguiçoso, que ama o conforto, vive ocioso, não cuida de trabalho algum, não persevera em nada, nada conclui e, de modo especial, negligencia os assuntos da religião. A preguiça é um caminho tão certo para a pobreza quanto a fiança precipitada, embora não tão curto. Ele fala aqui ao preguiçoso:

I. Para instruí-lo, vv. 6-8. Envia-o à escola, pois os preguiçosos precisam ser ensinados. Ele próprio deve levá-lo à escola, porque, se o aluno não quiser fazer esforço, o mestre precisa fazer mais. O preguiçoso não está disposto a ir à escola dele, pois alunos sonolentos nunca gostarão de professores despertos.

Por isso, encontrou para ele outra escola, tão humilde quanto pudesse desejar. Observe:

  1. A mestra a quem ele é enviado: “Vai ter com a formiga”, e com a abelha, segundo a Septuaginta. O homem recebe mais ensinamento que os animais da terra e é feito mais sábio que as aves do céu; contudo, degenerou tanto que pode aprender sabedoria com os insetos mais insignificantes e ser envergonhado por eles.

Quando observamos a maravilhosa sagacidade das criaturas inferiores, devemos não apenas glorificar o Deus da natureza, que as fez de modo tão admirável, mas também receber instrução para nós mesmos. Ao extrair lições espirituais das coisas comuns, podemos tornar as coisas de Deus tanto fáceis quanto acessíveis a nós e conviver com elas diariamente.

  1. A atenção necessária para aprender com essa mestra: “Considera os seus caminhos.” O preguiçoso é assim porque não considera; e nunca aprenderemos algo de proveito, seja pela palavra, seja pelas obras de Deus, se não nos dispusermos a considerar.

Em particular, se quisermos imitar os outros no que é bom, devemos considerar seus caminhos, observar diligentemente o que fazem, para fazermos o mesmo, Filipenses 3:17.

  1. A lição a aprender. Em geral, aprenda a sabedoria: considere e seja sábio. Esse é o alvo de todo o nosso aprendizado: não apenas saber, mas ser sábio. Em particular, aprenda a preparar alimento no verão. Isto é:

(1.) Devemos nos preparar para o futuro e não pensar somente no presente. Não devemos consumir tudo sem guardar nada, mas, no tempo da colheita, juntar reservas para o tempo de gastar. Assim devemos ser previdentes nos assuntos terrenos, sem cuidado ansioso, mas com prudente antecipação.

Devemos guardar para o inverno, para os apertos e as carências que possam surgir e para a velhice; muito mais, porém, nos assuntos da alma. Devemos providenciar alimento e sustento, algo substancial, que nos seja útil e de que mais precisaremos.

Enquanto desfrutamos dos meios da graça, devemos nos preparar para a falta deles; durante a vida, para a morte; no tempo, para a eternidade. No estado de prova e preparação, devemos nos preparar para o estado de retribuição.

(2.) Devemos nos empenhar e trabalhar em nossos afazeres, sim, e ainda que trabalhemos sob condições inconvenientes. Até no verão, quando faz calor, a formiga se ocupa em colher e armazenar alimento; não se entrega à comodidade nem ao prazer, como o gafanhoto, que canta e brinca no verão e depois perece no inverno.

As formigas se ajudam mutuamente: se uma delas encontra um grão grande demais para levar para casa, suas vizinhas vêm ajudá-la.

(3.) Devemos aproveitar as oportunidades, colhendo enquanto há o que colher, como faz a formiga no verão e na época da colheita, no tempo próprio. É sábio aproveitarmos a estação enquanto ela nos favorece, pois nessa ocasião podemos fazer o que em outra não poderemos fazer de modo algum, ou pelo menos não tão bem. Andem enquanto têm a luz.

  1. As vantagens que temos sobre a formiga para aprender essa lição agravarão nossa preguiça e negligência se desperdiçarmos nosso tempo. Ela não tem guias, supervisores nem governantes, mas age por si mesma, seguindo o instinto natural.

Maior vergonha para nós, que não seguimos igualmente as orientações da própria razão e consciência, embora, além delas, tenhamos pais, mestres, ministros e magistrados para nos lembrar do dever, repreender-nos por negligenciá-lo, estimular-nos a cumpri-lo, orientar-nos nele e pedir-nos contas a seu respeito.

Quanto maiores forem os auxílios que recebemos para desenvolver nossa salvação, menos desculpáveis seremos se a negligenciarmos.

II. Para censurá-lo, vv. 9-11. Nestes versículos:

  1. Ele interpela o preguiçoso, repreendendo-o e argumentando com ele, chamando-o ao trabalho como o senhor chama o servo que dormiu além da hora: “Até quando dormirás, ó preguiçoso? Até quando dormirias se te deixassem em paz? Quando pensarás que é hora de levantar?” Os preguiçosos devem ser despertados com um “Até quando?”. Isso se aplica:

(1.) Aos que são preguiçosos no trabalho e no dever, seja nos deveres de sua vocação particular como pessoas, seja nos de sua vocação geral como cristãos. “Até quando você desperdiçará seu tempo, e quando o administrará melhor? Até quando amará o conforto, e quando aprenderá a negar a si mesmo e a se esforçar?”

“Até quando você enterrará seus talentos, e quando começará a negociar com eles? Até quando adiará, postergará e desperdiçará suas oportunidades, como quem não se importa com o futuro? Quando despertará para fazer o que tem de fazer, cuja falta, se não o fizer, deixará você para sempre perdido?”

(2.) Aos que se sentem seguros no caminho do pecado e do perigo: “Você já não dormiu o bastante? O dia não está avançado? Seu Senhor não chama você? Os filisteus não estão sobre você? Quando, então, você se levantará?”

  1. Ele expõe as desculpas frívolas que o preguiçoso apresenta e mostra como se torna ridículo. Quando o despertam, ele se espreguiça e implora, como se pedisse esmola, mais sono e mais cochilo. Está confortável em sua cama quente e não suporta pensar em se levantar, especialmente para trabalhar.

Mas observe: ele promete a si mesmo e a seu senhor que pedirá somente um pouco mais de sono, um pouco mais de cochilo, e então se levantará para cuidar de seus afazeres. Nisso, porém, engana a si mesmo. Quanto mais se alimenta uma disposição preguiçosa, mais ela prevalece.

Deixe-o dormir e cochilar por algum tempo, e ele continuará na mesma toada: ainda pedirá um pouco mais de sono, mais um pouquinho. Nunca pensa que já dormiu o suficiente e, no entanto, quando o chamam, alega que virá imediatamente.

Assim, a grande tarefa dos homens fica por fazer porque é adiada mais um pouco, de die in diem, de um dia para o outro; eles são privados por embuste de todo o seu tempo ao serem privados por embuste dos momentos presentes. Um pouco mais de sono acaba se tornando um sono eterno. Durmam agora e descansem.

  1. Ele lhe dá um aviso claro sobre as consequências fatais da preguiça, v. 11. (1.) A pobreza e a necessidade certamente alcançarão os que são preguiçosos em seus negócios. Se as pessoas negligenciarem seus assuntos, não só deixarão de avançar, como também retrocederão.

Quem deixa seus negócios em desordem logo os verá decair e chegar à ruína, reduzindo seu noble a nove pence. A pobreza espiritual sobrevém aos preguiçosos no serviço de Deus; faltar-lhes-á azeite quando precisarem dele, porque não o providenciaram em suas vasilhas.

(2.) “Ela virá silenciosa e imperceptivelmente, crescerá sobre você e se aproximará passo a passo, como um viajante; mas por fim virá, sem falta.” Ela o deixará tão desnudo quanto se tivesse sido despojado por um salteador de estrada; assim entende o bispo Patrick.

(3.) “Ela virá irresistivelmente, como um homem armado, ao qual você não poderá resistir nem enfrentar.”

Versículos 12 a 19

As Sete Abominações.

Salomão nos apresenta aqui:

I. As características de alguém que causa danos às pessoas e com quem é perigoso lidar. Se os preguiçosos, que nada fazem, devem ser condenados, muito mais devem ser condenados os que praticam o mal e maquinam fazer todo o mal que podem. Fala-se aqui de uma pessoa perversa; no hebraico, um homem de Belial.

Penso que essa expressão deveria ter sido traduzida assim, pois é um termo frequentemente usado nas Escrituras, e aqui temos sua explicação. Observe:

  1. Como o homem de Belial é descrito. É um homem ímpio que faz do mal seu ofício, especialmente com a língua, pois anda e executa seus desígnios “com uma boca perversa” (v. 12), por meio de mentiras e maldade e em franca oposição a Deus e aos homens. Ele diz e faz tudo:

(1.) Com muita astúcia e desígnio. Ele tem a sutileza da serpente e conduz seus projetos com muita artimanha e habilidade (v. 13), com os olhos, os pés e os dedos. Assim expressa sua malícia quando não ousa falar abertamente, segundo alguns; ou, melhor, assim leva adiante sua trama.

Os que o rodeiam, usados como instrumentos de sua perversidade, entendem o sentido maligno de uma piscadela, de uma batida de pé ou do menor movimento de seus dedos. Ele dá ordens para praticar o mal, mas não quer parecer que o faz; dispõe de meios de ocultar seus atos para não despertar suspeitas.

É reservado e guarda segredo; só permite conhecer seu segredo a quem estiver disposto a fazer tudo o que ele quiser. É ardiloso e dado a truques; tem uma linguagem própria, que o homem honesto não conhece nem deseja conhecer.

(2.) Com muito rancor e mau desígnio. Não há em seu coração tanto ambição ou cobiça quanto pura perversidade, malícia e má índole. Seu alvo não é tanto enriquecer e progredir, mas prejudicar os que o rodeiam. Está continuamente planejando um dano ou outro, apenas por causar dano: é de fato um homem de Belial, pertencente ao diabo e semelhante a ele não apenas na astúcia, mas também na malícia.

  1. Qual é sua condenação (v. 15): sua calamidade virá e ele será quebrantado; quem planejou dano cairá em dano. Sua ruína virá:

(1.) Sem aviso. Virá de repente: “De repente será quebrantado”, como castigo por todas as artimanhas perversas com que surpreendeu as pessoas e as fez cair em suas armadilhas.

(2.) Sem alívio. Será quebrantado de modo irreparável e nunca poderá se recompor: “Será quebrantado sem remédio.” Que auxílio pode esperar quem se tornou inimigo de toda a humanidade? “Chegará ao seu fim, e ninguém o ajudará”, Daniel 11:45.

II. Um catálogo das coisas especialmente odiosas a Deus, todas elas geralmente encontradas nos homens de Belial descritos nos versículos anteriores. A última delas, que é a sétima, parece ser o alvo especial, pois ele diz que são seis, sim, e ainda: sete; e ela faz parte do caráter desse homem: semear discórdia.

Deus odeia o pecado; odeia todo pecado e nunca poderá se reconciliar com ele; nada odeia além do pecado. Há, porém, pecados que ele odeia de modo especial, e todos os mencionados aqui prejudicam nosso próximo. É prova da boa vontade de Deus para com a humanidade que sejam especialmente ofensivos a ele os pecados que prejudicam o bem-estar da vida e do convívio humanos.

Portanto, os homens de Belial devem esperar que sua ruína venha de repente e sem remédio, porque suas práticas são coisas que o Senhor odeia e considera abomináveis, v. 16. Não há mérito em odiarmos nos outros as coisas que Deus odeia; devemos odiá-las em nós mesmos.

  1. Altivez, presunção a nosso respeito e desprezo pelos outros: um olhar orgulhoso. Há sete coisas que Deus odeia, e a soberba vem primeiro, pois está na raiz de muitos pecados e os produz. Deus vê a soberba no coração e ali a odeia.

Quando, porém, ela prevalece a ponto de a expressão do rosto denunciar que as pessoas se estimam demais e desprezam todos à sua volta, torna-se especialmente odiosa para ele; nesse caso, o orgulho se orgulha de si mesmo e desafia a vergonha.

  1. Falsidade, fraude e dissimulação. Depois de um olhar orgulhoso, nada é mais abominável a Deus do que a língua mentirosa. Nada é mais sagrado do que a verdade, nem mais necessário ao convívio do que falar a verdade. Deus e todas as pessoas boas odeiam e abominam a mentira.

  2. Crueldade e sede de sangue. Desde o princípio, o diabo foi mentiroso e assassino (João 8:44). Por isso, assim como a língua mentirosa, assim as mãos que derramam sangue inocente são odiosas a Deus, pois trazem em si a imagem do diabo e o servem.

  3. Astúcia na maquinação do pecado, sabedoria para fazer o mal: um coração que planeja e uma mente que concebe imaginações perversas, conhece as profundezas de Satanás e sabe como executar com a maior eficácia uma trama cobiçosa, invejosa e vingativa. Quanto mais artimanha e habilidade houver no pecado, mais abominável ele será para Deus.

  4. Vigor e diligência na prática do pecado: pés que se apressam a correr para o dano, como se temessem perder tempo ou não suportassem a demora em algo que desejam tanto. A estratégia e a vigilância, a avidez e o empenho dos pecadores em seus empreendimentos pecaminosos podem envergonhar a nós, que fazemos o bem com tanta falta de jeito e tanta frieza.

  5. O falso testemunho, um dos maiores danos que a imaginação perversa pode conceber e contra o qual há menos proteção. Não pode haver afronta maior a Deus, a quem se recorre num juramento, nem injúria maior ao próximo, cujos interesses neste mundo, até os mais preciosos, ficam expostos a esse ataque, do que prestar conscientemente um testemunho falso.

Há sete coisas que Deus odeia, e a mentira está envolvida em duas delas: ele a odeia e a odeia duplamente.

  1. Causar dano entre parentes e vizinhos, empregando todos os meios perversos possíveis não só para afastar uns dos outros os seus afetos, mas também para atiçar uns contra os outros as suas paixões. O Deus do amor e da paz odeia quem semeia discórdia entre irmãos, pois tem prazer na concórdia.

Os que, por meio de mexericos e calúnias, de histórias maldosas, exagerando tudo o que se diz e faz e sugerindo ciúmes e suspeitas malignas, atiçam as brasas da disputa estão apenas preparando para si um fogo da mesma natureza.

Versículos 20 a 34

Advertências dos Pais; Advertências Contra a Impureza.

Temos aqui: I. Uma exortação geral para nos apegarmos fielmente à palavra de Deus e tomá-la por guia em todas as nossas ações:

  1. Devemos considerar a palavra de Deus tanto uma luz (v. 23) quanto uma lei, v. 20, 23. (1.) Por suas razões, ela é uma luz, à qual nosso entendimento deve dar assentimento. É uma lâmpada para nossos olhos descobrirem o caminho e, assim, para nossos pés seguirem a direção.

A palavra de Deus nos revela verdades de certeza eterna e se fundamenta na razão mais elevada. A luz das Escrituras é a luz segura.

(2.) Por sua autoridade, ela é uma lei, à qual nossa vontade deve se submeter. Assim como nunca brilhou nas escolas dos filósofos luz semelhante, assim nunca saiu do trono de algum príncipe uma lei tão bem formulada e tão obrigatória. É uma lei que é lâmpada e luz, pois traz consigo a prova de sua própria bondade.

  1. Devemos recebê-la como o mandamento de nosso pai e a lei de nossa mãe, v. 20. Ela é o mandamento e a lei de Deus. Mas:

(1.) Nossos pais nos dirigiram a ela, colocaram-na em nossas mãos e nos criaram no conhecimento e na observância dela, cuja origem e obrigação são santíssimas.

De fato, cremos não por causa do que eles disseram, pois nós mesmos a examinamos e descobrimos que vem de Deus; mas lhes devemos gratidão por tê-la recomendado a nós. Vemos todos os motivos para permanecer nas coisas que aprendemos, sabendo de quem as aprendemos.

(2.) As advertências, os conselhos e os mandamentos que nossos pais nos deram concordam com a palavra de Deus; portanto, devemos conservá-los firmemente. Os filhos, quando crescem, devem se lembrar da lei de uma boa mãe, assim como do mandamento de um bom pai, Eclesiástico 3:2. O Senhor concedeu ao pai honra sobre os filhos e confirmou a autoridade da mãe sobre os meninos.

  1. Devemos conservar a palavra de Deus e as boas instruções que nossos pais nos deram com base nela. (1.) Nunca devemos rejeitá-las nem considerar uma grande conquista, como alguns consideram, livrar-nos das restrições de uma boa educação: “Guarda o mandamento de teu pai, continua a guardá-lo e nunca o abandones.”

(2.) Nunca devemos deixá-las de lado, não, nem por algum tempo (v. 21): “Ata-as continuamente”, não apenas à mão, como Moisés ordenara, Deuteronômio 6:8, mas também ao coração. Os filactérios na mão não tinham valor algum, a não ser quando suscitavam pensamentos e afetos piedosos no coração.

Ali a palavra deve ser escrita, ali deve ser escondida e guardada junto à consciência. “Amarra-as ao redor do teu pescoço”, como um ornamento, um bracelete ou uma corrente de ouro; ao redor da garganta, como diz o termo. Que sirvam de guarda para essa passagem.

Amarre-as ao redor da garganta, para que não se permita que por ela entre fruto proibido algum nem que saia palavra má; assim, muitos pecados seriam evitados. Que a palavra de Deus esteja sempre ao nosso alcance e sintamos sua impressão, como algo atado a nosso coração e a nosso pescoço.

  1. Devemos fazer uso da palavra de Deus e do benefício que ela se destina a nos proporcionar. Se a atarmos continuamente ao coração:

(1.) Ela será nosso guia, e devemos seguir sua direção. “Quando andares, ela te conduzirá (v. 22): conduzir-te-á ao caminho bom e reto e nele te manterá; afastar-te-á de toda vereda pecaminosa e perigosa e dela te tirará. Quando estiveres prestes a te desviar, ela te dirá: Este é o caminho; anda nele.”

“Ela será para ti o que a coluna de nuvem e fogo foi para Israel no deserto. Deixa-te conduzir por ela e faz dela tua regra; então serás conduzido pelo Espírito, que será teu conselheiro e apoio.”

(2.) Ela será nossa guarda, e devemos nos colocar sob sua proteção: “Quando dormires e estiveres exposto aos poderes malignos das trevas, ela te guardará; estarás seguro e te sentirás seguro.”

Se durante todo o dia nos governamos pelos preceitos da palavra e cumprimos conscienciosamente o dever que Deus nos ordenou, podemos à noite nos abrigar sob as promessas dela e receber o consolo dos livramentos que Deus ordena e ordenará em nosso favor.

(3.) Ela será nossa companheira, e devemos conversar com ela: “Quando acordares durante a noite e não souberes como passar os minutos de vigília, se quiseres, ela falará contigo e te entreterá com meditações agradáveis nas vigílias noturnas. Quando acordares de manhã e estiveres planejando o trabalho do dia, ela falará contigo a respeito dele e te ajudará a planejar da melhor maneira”, Salmos 1:2.

A palavra de Deus tem algo a nos dizer em todas as ocasiões, se apenas dialogarmos com ela, perguntarmos o que tem a dizer e lhe dermos ouvidos. Contribuiria para andarmos com Deus de modo íntimo e agradável ao longo do dia se começássemos a manhã com ele e deixássemos sua palavra ocupar nossos primeiros pensamentos.

Quando acordo, continuamente estou com você; assim estamos se a palavra está continuamente conosco.

(4.) Ela será nossa vida. Pois, assim como a lei é lâmpada e luz para o presente, assim as censuras da instrução são o caminho da vida. As censuras da palavra que não apenas mostram nossas faltas, mas também nos ensinam a agir melhor, formam o caminho que conduz à vida, à vida eterna. Portanto, que as censuras fiéis, que tendem tão diretamente a nos tornar felizes, nunca nos causem desgosto.

II. Temos aqui uma advertência particular contra o pecado da impureza.

  1. Quando consideramos quanto essa iniquidade abunda, quão hedionda é em si mesma, quão perniciosas são suas consequências e quão certamente destrói todas as sementes da vida espiritual na alma, não nos surpreende que as advertências contra ela sejam repetidas com tanta frequência e inculcadas tão amplamente.

(1.) Um grande favor que Deus pretendeu fazer aos homens ao lhes dar sua lei foi preservá-los desse pecado, v. 24. “As censuras da instrução são, portanto, para ti o caminho da vida, porque se destinam a te guardar da mulher má, que certamente será tua morte, e a impedir que sejas seduzido pela língua lisonjeira da mulher estranha, que alega te amar, mas pretende te arruinar.”

Os que se deixam influenciar pela lisonja se tornam presas muito fáceis para o tentador. Os que desejam evitar essa armadilha devem receber as censuras bem fundamentadas como grandes atos de bondade e agradecer aos que os tratam com franqueza, Provérbios 27:5, 6.

(2.) O maior favor que podemos fazer a nós mesmos é manter distância desse pecado e considerá-lo com o máximo temor e repulsa (v. 25): “Não cobices sua beleza, não, nem mesmo no coração, pois, se o fizeres, já cometeste adultério com ela ali.”

“Não fales dos encantos de seu rosto nem te deixes arrebatar por seus olhares amorosos: tudo isso são armadilhas e redes. Não permitas que ela te prenda com as pálpebras.”

“Seus olhares são flechas e dardos inflamados; ferem e matam, em sentido diferente daquele que os apaixonados têm em mente. Eles chamam isso de cativeiro agradável, mas é um cativeiro destrutivo, pior que a escravidão no Egito.”

  1. Salomão apresenta aqui diversas razões para reforçar essa advertência contra o pecado da prostituição.

(1.) É um pecado que empobrece os homens, dissipa seus bens e os reduz à mendicância (v. 26): “Por causa de uma prostituta, um homem fica reduzido a um pedaço de pão.” Isso aconteceu a muitos, que compraram a ruína do corpo e da alma ao custo de suas riquezas.

O filho pródigo gastou seus bens com prostitutas, de modo que acabou dividindo a comida com os porcos. E a pobreza em que as pessoas caem por sua própria insensatez pesa-lhes necessariamente muito, Jó 31:12.

(2.) Ameaça de morte; mata os homens: “A adúltera caçará a vida preciosa”, talvez deliberadamente, como Dalila fez com a de Sansão; no mínimo, o pecado acaba atentando contra a vida. O adultério era punido pela lei de Moisés como crime capital: o adúltero e a adúltera certamente seriam mortos. Todos sabiam disso.

Portanto, os que, para satisfazer uma paixão vil, se expunham à lei não podiam ser considerados menos que assassinos de si mesmos.

(3.) Faz a consciência incorrer em culpa e a corrompe. Quem toca a mulher do próximo de modo indecente não pode ser inocente, v. 29. [1.] Corre perigo iminente de cometer adultério, assim como quem põe fogo no peito ou anda sobre brasas corre perigo de se queimar.

O caminho desse pecado é uma descida, e os que se arriscam a enfrentar suas tentações dificilmente escapam do pecado em si. A mosca desperdiça a vida brincando temerariamente com as chamas. É um poço profundo; arriscar-se à beira dele é loucura.

Quem anda com pessoas de má fama, entra na companhia delas e as toca não consegue preservar a inocência por muito tempo. Lança-se à tentação e, assim, sai da proteção de Deus.

[2.] Quem comete adultério está na estrada principal para a destruição. O pecador ousado e presunçoso diz: “Posso me arriscar no pecado e ainda escapar da punição; terei paz, mesmo seguindo em frente.” Seria o mesmo que dizer: “Porei fogo em meu peito sem queimar minhas roupas” ou “Andarei sobre brasas sem queimar os pés”.

Quem se une à mulher do próximo, seja qual for o juízo que faça de si mesmo, Deus não o considerará sem culpa. O fogo da paixão acende o fogo do inferno.

(4.) Arruína a reputação e a marca com infâmia permanente. É um pecado muito mais escandaloso do que o furto, vv. 30-33. Talvez não seja assim na opinião dos homens, ao menos em nossos dias. Um ladrão é posto no tronco, na prisão, na casa de correção de Bridewell ou na forca, enquanto o adúltero vil fica impune; ou melhor: para muitos, até sem mancha.

Ele ousa se vangloriar de suas vilezas, e elas são tratadas como simples brincadeira. Mas, aos olhos de Deus e de sua lei, o adultério é um crime muito mais grave; e, se Deus é a fonte da honra, sua palavra deve ser o padrão dela.

[1.] Quanto ao pecado do furto, se alguém foi levado a ele por extrema necessidade, roubando alimento para satisfazer sua alma quando estava faminto, isso não o livra da culpa; contudo, atenua o crime, de modo que as pessoas não o desprezam nem o expõem à vergonha, mas têm pena dele.

A fome rompe até paredes de pedra, e a culpa recairá sobre os que o levaram à pobreza ou deixaram de socorrê-lo.

Ou melhor: mesmo que não tenha essa desculpa, se for apanhado roubando, por mais clara que seja a prova contra ele, ainda assim apenas restituirá sete vezes o valor. A lei de Moisés determinava que quem roubasse uma ovelha restituísse quatro vezes o valor, e quem roubasse um boi, cinco vezes, Êxodo 22:1; assim também Davi julgou, 2 Samuel 12:6.

Mas podemos supor que, nos casos para os quais a lei não havia disposto nada, os juízes mais tarde estabeleceram penas proporcionais aos crimes, conforme a equidade da lei. Ora, se quem roubava um boi do campo de alguém tinha de restituir cinco vezes o valor, era razoável que quem roubava os bens de alguém de dentro de sua casa restituísse sete vezes.

Não havia lei para condená-lo à morte, como há entre nós, por invasão de domicílio para roubar e roubo em estrada. Salomão fala aqui dessa espécie mais grave de furto. A maior pena era que o homem talvez tivesse de entregar todos os bens de sua casa para satisfazer a lei, mas sua linhagem não perdia os direitos hereditários.

Mas [2.] cometer adultério é crime mais hediondo; Jó o chama assim e diz que é uma iniquidade a ser punida pelo juiz, Jó 31:11. Quando Natã quis convencer Davi da maldade de seu adultério, contou-lhe uma parábola sobre um furto especialmente agravado, que, no julgamento de Davi, merecia a morte (2 Samuel 12:5), e depois lhe mostrou que seu pecado era muito mais grave que aquele.

Primeiro, é um descrédito maior para a razão do homem. Ele não pode desculpá-lo, como o ladrão, alegando que buscava matar a fome; precisa admitir que quis satisfazer uma paixão grosseira que rompeu a cerca da lei de Deus, não por necessidade, mas por libertinagem. Portanto, quem comete adultério com uma mulher carece de entendimento e merece ser marcado como completo insensato.

Segundo, a lei de Deus o pune com maior severidade. O ladrão sofria apenas uma pena pecuniária, mas o adúltero sofria a morte. O ladrão rouba para satisfazer a própria alma; o adúltero destrói a própria alma e se torna vítima, sem suscitar compaixão, da justiça tanto de Deus quanto dos homens. “Pecador, destruíste a ti mesmo.”

Isso pode se aplicar à morte espiritual e eterna, consequência do pecado. Quem o pratica fere a própria consciência, corrompe sua capacidade de raciocinar, extingue todas as centelhas da vida espiritual e se expõe para sempre à cólera de Deus; assim, destrói a própria alma.

Terceiro, a infâmia é indelével, v. 33. Será uma ferida em seu bom nome e uma desonra para sua família. Embora a culpa possa ser removida pelo arrependimento, o descrédito nunca o será; ficará ligada à sua memória depois de sua morte.

O pecado de Davi no caso de Urias não só deixou uma mancha permanente em seu caráter, mas também deu aos inimigos do Senhor ocasião de blasfemar também o nome do Senhor.

(5.) Expõe o adúltero à fúria do marido ciumento, cuja honra ele afronta desse modo, v. 34, 35. Quem toca a mulher do próximo e se familiariza com ela lhe dá motivo de ciúme; muito mais quem a corrompe. Por mais secreto que isso fosse, naquela época poderia ser descoberto pelas águas da prova do ciúme, Números 5:12.

“Quando isso for descoberto, melhor seria encontrar uma ursa roubada de seus filhotes do que o marido ofendido. Em caso de adultério, ele vingará a própria honra com tanta severidade quanto vingaria o sangue do irmão em caso de homicídio. Se não temes a cólera de Deus, ainda assim teme a fúria de um homem.”

“Tal é o ciúme: forte como a morte e cruel como a sepultura. No dia da vingança, quando o adúltero for julgado e sua vida estiver em jogo, o acusador não poupará esforço nem despesa na acusação. Não se abrandará para contigo, como talvez fizesse com alguém que o roubou.”

“Não aceitará substituição da pena nem acordo algum; não considerará resgate nenhum. Ainda que lhe ofereças suborno e muitos presentes para apaziguá-lo, não se contentará com nada menos que a execução da lei. Terás de ser apedrejado até morrer.”

“Se alguém entregasse todos os bens de sua casa, poderia reparar um furto (v. 31), mas não o adultério; nesse caso, a oferta seria inteiramente desprezada. Portanto, teme e não peques. Não te exponhas a toda essa miséria por um instante de prazer sórdido, que no fim se tornará amargura.”


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra