Matthew Henry

Provérbios 26

Versículo 1

O Tratamento Adequado dos Tolos.

Repare: 1. É muito comum que se conceda honra aos tolos, que são inteiramente indignos dela e inaptos para recebê-la. Homens maus, sem inteligência nem graça, às vezes são promovidos por príncipes, aplaudidos e exaltados pelo povo. “A insensatez é posta em alta dignidade”, como observou Salomão, Eclesiastes 10:6.

  1. Quando isso acontece, é muito absurdo e impróprio. É tão incongruente quanto a neve no verão e causa na sociedade uma desordem tão grande quanto a neve causa no curso da natureza e nas estações do ano. Mais ainda, é tão prejudicial quanto a chuva na colheita, que atrapalha os trabalhadores e estraga os frutos da terra quando estão prontos para ser recolhidos.

Quando homens maus chegam ao poder, costumam abusar dele, desanimando a virtude e apoiando a perversidade, por lhes faltar sabedoria para discerni-la e graça para detestá-la.

Versículo 2

Aqui está: 1. A insensatez da paixão. Ela leva as pessoas a lançar maldições sem motivo, desejando o mal aos outros por presumirem que são maus e fizeram o mal, quando na verdade confundem a pessoa, entendem mal o fato ou chamam o mal de bem e o bem de mal.

Dê honra a um tolo, e ele trovejará seus anátemas contra todos de quem não gosta, com ou sem razão. Quando são perversos, os grandes pensam ter o privilégio de manter em temor os que os cercam, amaldiçoando-os e praguejando contra eles. Isso, porém, é expressão da maldade mais impotente e revela sua fraqueza tanto quanto sua perversidade.

  1. A segurança da inocência. Para quem é amaldiçoado sem motivo, seja por imprecações furiosas, seja por anátemas solenes, a maldição não fará mais prejuízo que o pássaro que voa sobre sua cabeça, assim como as maldições de Golias não fizeram prejuízo a Davi, 1 Samuel 17:43.

Ela voará como o pardal ou a pomba selvagem, que vão não se sabe para onde, até voltarem ao lugar que lhes é próprio. Assim também a maldição acabará voltando à cabeça de quem a proferiu.

Versículo 3

Aqui: 1. Os homens perversos são comparados ao cavalo e ao jumento. Tão grosseiros, irracionais e indisciplinados são eles, e tão incapazes de ser governados sem força ou temor, que o pecado rebaixou as pessoas muito abaixo do que deveriam ser.

De fato, o homem nasce como a cria do jumento selvagem; mas, assim como alguns são transformados pela graça de Deus e se tornam racionais, assim outros são endurecidos pelo hábito do pecado e se tornam cada vez mais embrutecidos, como o cavalo e a mula, Salmos 32:9.

  1. Dá-se a orientação de tratá-los de acordo com isso. Em vez de conceder honra a um tolo (v. 1), os príncipes devem cobri-lo de desonra. Em vez de pôr poder em suas mãos, devem exercer poder sobre ele.

O cavalo não domado precisa de chicote para ser corrigido; o jumento precisa de freio para ser dirigido e contido quando quer sair do caminho. Do mesmo modo, o homem vicioso que não se submete à direção e ao freio da religião e da razão deve ser chicoteado e refreado: repreendido com severidade, sentir o peso do que fez de errado e ser impedido de voltar a ofender.

Versículos 4 a 5

Veja aqui a nobre segurança do estilo das Escrituras: parece contradizer-se, mas na verdade não o faz. Os sábios precisam de orientação sobre como lidar com os tolos; nunca precisam tanto de sabedoria quanto ao tratar com eles, para saber quando calar e quando falar, pois pode haver ocasião para ambos.

  1. Em certos casos, o sábio não medirá sua inteligência com a de um tolo a ponto de lhe responder segundo a sua insensatez. “Se ele se gabar, não respondas gabando-te. Se insultar e falar com paixão, não insultes nem fales com paixão. Se disser uma grande mentira, não contes outra para igualá-la. Se caluniar teus amigos, não calunies os dele.”

“Se zombar, não lhe respondas na mesma linguagem, para que não te tornes semelhante a ele, mesmo tu, que conheces coisas melhores, tens mais discernimento e foste mais bem instruído.”

  1. Em outros casos, porém, o sábio usará sua sabedoria para convencer o tolo, quando houver esperança de fazer o bem ao reparar no que ele diz, ou pelo menos de evitar dano ulterior a ele mesmo ou a outros.

“Se tiveres motivo para pensar que teu silêncio será tomado como prova da fraqueza da tua causa ou da tua própria fraqueza, responde-lhe nesse caso. Que seja uma resposta ad hominem, dirigida ao homem: vence-o com as armas dele. Será também uma resposta ad rem, ao assunto, ou tão boa quanto uma.”

“Se ele apresentar algo que se pareça com uma razão, responde a isso e adapta tua resposta ao caso dele. Se pensar que aquilo que diz é irrespondível porque não lhe respondes, então responde-lhe, para que não seja sábio aos próprios olhos nem se gabe de uma vitória.” Pois os filhos da Sabedoria devem justificá-la (Lucas 7:35).

Versículos 6 a 9

Para recomendar-nos a sabedoria e nos estimular ao uso diligente de todos os meios de adquiri-la, Salomão mostra aqui que os tolos não servem para nada. São ou homens embrutecidos, que nunca pensarão nem conceberão desígnio algum, ou homens viciosos, que nunca pensarão nem conceberão bons desígnios.

  1. Não são aptos para receber a responsabilidade de negócio algum, nem para levar um recado (v. 6). Quem envia uma mensagem por intermédio de um tolo, pessoa descuidada e desatenta, tão cheia de gracejos e entregue aos prazeres que não consegue concentrar-se em nada sério, verá sua mensagem mal compreendida.

Metade dela será esquecida, o restante transmitido desajeitadamente, e serão cometidos tantos erros que seria como se o remetente tivesse cortado as próprias pernas, isto é, como se não o tivesse enviado. Mais ainda, “beberá estrago”: empregar tal pessoa lhe trará grande prejuízo.

Em vez de trazer um bom relato de seus assuntos, o mensageiro o maltratará e lhe pregará uma peça. Pois, na linguagem de Salomão, patife e tolo têm o mesmo significado. Recorrer aos serviços de um tolo também trará grande desonra ao remetente, porque as pessoas tendem a julgar o senhor pelo mensageiro.

  1. Não são aptos para receber honra. Ele havia dito (v. 1): “A honra não convém ao tolo.” Aqui mostra que a honra se perde quando é lançada sobre ele, como se alguém atirasse uma pedra preciosa, ou uma pedra própria para servir de peso, num monte de pedras comuns, onde ficaria enterrada e inútil.

É tão absurdo quanto vestir uma pedra de púrpura, segundo outros interpretam. Mais ainda, é perigoso: parece uma pedra presa numa funda, com a qual alguém provavelmente causará prejuízo. Honrar um tolo é pôr uma espada na mão de um louco, e não sabemos que dano ele poderá fazer com ela, até mesmo a quem a entregou.

  1. Não são aptos para proferir ditos sábios nem deveriam encarregar-se de assunto importante, ainda que fossem instruídos a respeito e capazes de dizer alguma coisa. Quando um tolo profere e aplica ditos sábios de tal maneira que revela não os entender corretamente, esses ditos perdem sua excelência e utilidade. Um provérbio na boca dos tolos deixa de ser provérbio e vira gracejo.

Se um homem leva uma vida perversa, mas fala de religião e toma na boca a aliança de Deus: (1.) Apenas envergonha a si mesmo e sua profissão de fé. Assim como as pernas do coxo são desiguais, tornando seu andar indecoroso, também é indecoroso que um tolo pretenda proferir máximas e dar conselhos.

É igualmente indecoroso que alguém fale devotamente quando sua conduta contradiz continuamente suas palavras e as desmente. Suas boas palavras o elevam, mas sua vida má o derruba; por isso, suas pernas são desiguais.

“Um dito sábio”, diz o bispo Patrick, “convém tão pouco ao tolo quanto a dança ao coxo. Assim como a deficiência deste nunca fica tão visível quanto quando ele tenta parecer ágil, também a insensatez daquele nunca é tão ridícula quanto quando ele tenta parecer sábio.”

Portanto, assim como é melhor que o coxo permaneça sentado, é melhor que o homem insensato ou mau fique calado. (2.) Apenas causa dano com suas palavras a si mesmo e aos outros, como o bêbado com um espinho ou outro objeto cortante que pega na mão e com o qual fere a si mesmo e os que o cercam, por não saber manejá-lo.

As boas palavras daqueles que falam bem sem viver bem agravarão sua própria condenação, e sua incoerência endurecerá os outros. Alguns entendem a passagem assim: nem o dito mais penetrante, que se esperaria ferir o coração de um pecador, causa impressão no tolo, mesmo quando sai da boca dele próprio.

É como o arranhão de um espinho na mão de um bêbado: ele não o sente nem se queixa dele, Provérbios 23:35.

Versículo 10

A Conduta dos Tolos.

Nossa tradução dá a este versículo leituras diferentes no texto e na margem. Conforme a leitura, ele expressa: 1. A justiça de um Deus bom. O Mestre, ou Senhor, pois é isso que significa Rab, ou, como lemos, o grande Deus que formou todas as coisas no princípio e continua a governá-las com sabedoria infinita, retribui a cada pessoa segundo sua obra.

Ele recompensa com poucos açoites ao tolo, que pecou por ignorância e não conhecia a vontade de seu Senhor. Ao transgressor, que pecou deliberadamente e com mão levantada, conhecia a vontade de seu Senhor e não quis cumpri-la, recompensa com muitos açoites.

Alguns entendem que a passagem trata da bondade da providência comum de Deus até para os tolos e transgressores, sobre os quais ele faz brilhar o sol e cair a chuva.

Ou: 2. A iniquidade de um príncipe mau, conforme a leitura da margem: um grande homem causa dor a todos e contrata o tolo; contrata também os transgressores. Quando um perverso alcança o poder, causa dor e perturba todos os que estão sob sua autoridade, tanto por si mesmo quanto pelos tolos e patifes que emprega, contrata e escolhe para seu serviço.

Portanto, devemos orar pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que, sob seu governo, tenhamos vida tranquila e pacífica.

Versículo 11

Veja aqui: 1. Como o pecado é abominável e como às vezes se torna odioso até para o próprio pecador. Quando sua consciência é convencida ou ele sente o sofrimento causado pelo pecado, enjoa-se dele e o vomita. Parece então detestá-lo e estar disposto a abandoná-lo.

O pecado é, em si mesmo, mais repugnante que o vômito de um cão e, cedo ou tarde, também o será para o pecador, Salmos 36:2.

  1. Apesar disso, como os pecadores são propensos a voltar a ele. Assim como o cão, depois de aliviar o estômago vomitando o que o incomodava, volta e lambe o vômito, os pecadores apenas convencidos, mas não convertidos, voltam a pecar, esquecidos do mal-estar que o pecado lhes causou.

O apóstolo aplica este provérbio aos que conheceram o caminho da justiça, mas se afastaram dele (2 Pedro 2:22). Deus, porém, os vomitará de sua boca, Apocalipse 3:16.

Versículo 12

Aqui está: 1. Uma doença espiritual que se supõe existir, a presunção de ser sábio. “Vês um homem?” Sim, vemos muitos que são sábios aos próprios olhos. Têm algum discernimento, mas se orgulham dele e o julgam muito maior do que realmente é, maior do que o de qualquer de seus vizinhos e suficiente, de modo que não precisam de mais nada.

Têm uma opinião tão elevada das próprias capacidades que se tornam cheios de opiniões, dogmáticos e inclinados a censurar. O único uso que fazem de seu conhecimento é encher-se de orgulho.

Ou, se entendermos por homem sábio um homem religioso, o texto descreve os que aparentam alguma religiosidade e concluem que seu estado espiritual é bom quando na verdade é muito ruim, como Laodiceia, Apocalipse 3:17.

  1. O perigo dessa doença. É quase sem remédio: há mais esperança para um tolo que sabe e reconhece que o é do que para alguém assim. Salomão não era apenas sábio, mas ensinava sabedoria. Entre seus alunos, observou que seu trabalho era mais difícil e menos bem-sucedido com os que tinham boa opinião de si mesmos e não percebiam precisar de instrução.

Portanto, quem se considera sábio precisa tornar-se tolo para vir a ser sábio, 1 Coríntios 3:18. Há mais esperança para um publicano do que para um fariseu orgulhoso, Mateus 21:32. Muitos são impedidos de se tornar na verdade sábios e religiosos pela ideia falsa e infundada de que já o são, João 9:40, 41.

Versículo 13

A Desonra da Preguiça.

Quando alguém fala insensatamente, dizemos que fala à toa. Ninguém revela mais a própria insensatez do que os ociosos que procuram desculpar sua ociosidade. Assim como a insensatez torna as pessoas preguiçosas, assim a preguiça as torna insensatas.

Observe: 1. O que o preguiçoso realmente teme. Teme o caminho, as ruas, o lugar onde há trabalho a fazer e uma viagem a empreender. Odeia as ocupações e tudo que exige zelo e trabalho.

  1. Aquilo com que sonha e que alega temer: um leão no caminho. Quando o pressionam a ser diligente nos assuntos deste mundo ou no trabalho da religião, sua desculpa, tão fraca quanto nenhuma, é: “Há um leão no caminho”, alguma dificuldade ou perigo insuperável que ele não pode alegar ser capaz de enfrentar.

Os leões frequentam bosques e desertos. Durante o dia, quando as pessoas têm trabalho a fazer, ficam em suas covas, Salmos 104:22, 23. O preguiçoso, porém, imagina, ou antes alega imaginar, um leão nas ruas, embora ele exista só em sua imaginação e não seja tão feroz quanto é pintado.

Repare: é insensato deixar que dificuldades imaginárias nos afastem de deveres reais, Eclesiastes 11:4.

Versículo 14

Depois de ver o preguiçoso temer o trabalho, nós o encontramos aqui amando o descanso. Ele fica deitado de um lado até cansar-se e então se vira para o outro, mas continua na cama, embora o dia já esteja avançado e haja trabalho a fazer. Assim também a porta se move, mas não sai do lugar. Seus afazeres são negligenciados e as oportunidades passam.

Veja o caráter do preguiçoso: 1. Não quer sair da cama; parece estar preso a ela como a porta às dobradiças. O descanso do corpo, quando recebe atenção excessiva, é triste causa de muitas doenças espirituais. Os que amam o sono descobrirão, no fim, que amaram a morte.

  1. Não se importa em avançar no trabalho. Move-se um pouco de um lado para outro, mas sem proveito; permanece onde estava. Os preguiçosos que professam a fé também giram em sua profissão como a porta nas dobradiças. O mundo e a carne são as duas dobradiças nas quais estão presos.

Embora se movimentem numa sequência de serviços exteriores, entrem na rotina dos deveres e andem em círculos como o cavalo no moinho, não obtêm bem algum nem avançam. Nunca se aproximam mais do céu: são pecadores sem mudança, santos sem aperfeiçoamento.

Versículo 15

Com muito esforço, o preguiçoso enfim saiu da cama; mas, pelo que conseguirá realizar, poderia ter continuado deitado, tão desajeitadamente se põe a trabalhar. Observe: 1. O pretexto que apresenta para sua preguiça. Esconde a mão no peito por medo do frio; depois da cama quente, busca o peito quente.

Ou alega estar aleijado, como fazem alguns que vivem de mendigar. Sua mão tem algum mal; quer que pensem que ficou cheia de bolhas por causa do trabalho pesado do dia anterior. Ou isso mostra, em geral, sua aversão às ocupações: tentou trabalhar, mas suas mãos não estão acostumadas ao esforço. Por isso, apega-se ao próprio conforto e não se importa com ninguém.

Repare: é comum que os que não querem cumprir seu dever aleguem não poder fazê-lo. “Não posso cavar”, Lucas 16:3.

  1. O prejuízo que a preguiça lhe causa. Ele próprio perde com isso, pois faz a si mesmo passar fome. Custa-lhe levar a mão à boca; isto é, não encontra disposição nem para alimentar-se, mas teme erguer a mão à cabeça como se fosse uma tarefa enorme.

É uma hipérbole elegante que agrava seu pecado: ele não suporta o menor esforço, nem mesmo para obter o maior benefício. Mostra também como o próprio pecado é seu castigo.

Os preguiçosos nos assuntos da religião não se darão ao trabalho de alimentar a alma com a palavra de Deus, o pão da vida, nem de buscar pela oração as bênçãos prometidas, embora pudessem recebê-las se fossem buscá-las.

Versículo 16

Observe: 1. A opinião elevada que o preguiçoso tem de si, apesar do grande absurdo e da insensatez de sua preguiça. Julga-se mais sábio que sete homens, sete homens sábios, pois são capazes de apresentar razões.

É próprio do homem sábio apresentar uma razão; do homem bom, dar razão da esperança que há nele, 1 Pedro 3:15. Devemos ser capazes de explicar o motivo do que fazemos, ainda que talvez não tenhamos inteligência suficiente para revelar a falácia de cada objeção contra nossos atos.

Quem se esforça na religião pode apresentar uma boa razão: sabe que trabalha para um bom Mestre e que seu esforço não será em vão. O preguiçoso, porém, julga-se mais sábio que sete homens assim. Ainda que os sete tentem persuadi-lo a ser diligente com todas as razões que possam dar, de nada adiantará; a própria decisão lhe parece resposta suficiente a eles e a todas as suas razões.

  1. Como isso se relaciona com sua preguiça. Mais do que qualquer outro, o preguiçoso é presunçoso, pois: (1.) A boa opinião que tem de si é causa da preguiça. Não se esforça para adquirir sabedoria porque se julga bastante sábio. A ideia de que nossas conquistas são suficientes é grande inimiga do nosso aperfeiçoamento.

(2.) A preguiça causa a boa opinião que tem de si. Se ao menos se esforçasse para examinar-se e comparar-se com as leis da sabedoria, pensaria de outra maneira a seu respeito. A preguiça à qual se dá lugar está na raiz da presunção que prevalece.

Ou melhor: (3.) Está tão miseravelmente embrutecido que toma a preguiça por sabedoria. Julga sábio dar grande apreço a si mesmo, desfrutar de todo descanso possível e não fazer na religião mais que o necessário para evitar sofrimento. Prefere ficar sentado, observando o que os outros fazem, para ter o prazer de criticá-los.

Há pouca esperança para preguiçosos assim, que se orgulham daquilo que deveria envergonhá-los, v. 12.

Versículo 17

Ódio e Contenda.

  1. O que se condena aqui é a intromissão numa contenda que não nos diz respeito. Se não devemos ser precipitados em contender por nossa própria causa (Provérbios 25:8), muito menos pela causa alheia, sobretudo de pessoas com quem não temos relação nem envolvimento algum, mas com as quais deparamos por acaso ao passar.

Se podemos contribuir para estabelecer a paz entre os que estão em desacordo, devemos fazê-lo, ainda que com isso atraiamos a má vontade dos dois lados, pelo menos enquanto estiverem exaltados. Mas ocupar-nos dos assuntos alheios e tomar partido nas brigas dos outros é tanto buscar nossa própria tribulação quanto nos lançar à tentação.

“Quem me constituiu juiz? Que resolvam entre si o que entre si começaram.”

  1. Somos advertidos contra isso por causa do perigo a que nos expõe. É como agarrar pelas orelhas um cão que rosna: ele avançará e morderá você. Melhor seria deixá-lo em paz, pois não poderá livrar-se dele quando quiser e terá de culpar a si mesmo se sair ferido e desonrado.

Quem agarrou um cão pelas orelhas, se o soltar, será atacado; se continuar a segurá-lo, ficará com as mãos ocupadas e não poderá fazer mais nada. Cada um trabalhe sossegadamente e cuide dos próprios assuntos, em vez de brigar inquietamente e intrometer-se nos assuntos alheios.

Versículos 18 a 19

Veja aqui: 1. Quanto dano causam os que não têm escrúpulo em enganar o próximo. São como loucos que lançam tições, flechas e morte, tamanho é o prejuízo que podem fazer com seus enganos. Orgulham-se disso como homens astutos e refinados, mas na verdade são loucos. Não há loucura maior no mundo que o pecado deliberado.

Não é apenas o homem furioso e dominado pela paixão que é louco, mas também o malicioso e enganador. Na prática, ele lança tições, flechas e morte; faz mais dano do que imagina. A fraude e a falsidade queimam como tições e matam, até de longe, como flechas.

  1. Veja como é frívola a desculpa que os homens costumam dar pelo dano que fazem: dizem que era uma brincadeira. Com isso pensam em livrar-se da censura: “Não estava eu brincando?” Mas brincar com fogo e fazer gracejos com instrumentos cortantes se mostrará perigoso.

Isso não significa que mereçam elogio os que se ofendem facilmente e não aceitam brincadeira alguma (os que são sábios devem suportar os tolos, 2 Coríntios 11:19, 20).

Certamente, porém, devem ser condenados os que de algum modo ofendem o próximo: exploram sua credulidade, enganam-no nos negócios que fazem com ele, mentem a ele ou a respeito dele, dirigem-lhe palavras ofensivas ou mancham sua reputação.

Depois pensam em desculpar-se dizendo que só brincavam: “Não estava eu brincando?” Quem peca por brincadeira precisa arrepender-se seriamente, ou seu pecado será sua ruína. A verdade é valiosa demais para ser vendida por uma brincadeira, assim como a reputação do nosso próximo.

Ao mentir e caluniar por brincadeira, os homens aprendem e ensinam outros a mentir e caluniar a sério. Um boato falso, iniciado por diversão, pode ser espalhado por malícia. Além disso, se alguém pode mentir para divertir-se, por que não mentiria para enriquecer? Assim, a verdade desaparece por completo, e os homens ensinam a língua a mentir, Jeremias 9:5.

Se considerassem que a mentira vem do diabo e leva ao fogo do inferno, certamente perderiam o gosto por essa brincadeira. É como lançar flechas e morte contra si mesmos.

Versículos 20 a 22

A contenda é como o fogo: aquece os ânimos, consome tudo o que é bom e põe famílias e comunidades em chamas. Aqui nos é dito como esse fogo costuma ser aceso e mantido, para que evitemos as ocasiões de contenda e, assim, impeçamos suas consequências danosas. Portanto, se queremos preservar a paz:

  1. Não devemos dar ouvidos aos que espalham mexericos, pois alimentam o fogo da contenda; ou melhor: espalham-no com material inflamável. As histórias que levam são bolas de fogo.

Aqueles que, insinuando defeitos de caráter, revelando segredos e deturpando palavras e ações, fazem tudo para fazer parentes, amigos e vizinhos desconfiarem uns dos outros, afastá-los entre si e semear discórdia, devem ser afastados das famílias e de todas as comunidades.

Então a contenda cessará tão certamente quanto o fogo se apaga sem combustível. Os adversários compreenderão melhor uns aos outros e terão disposição mais serena. Histórias antigas logo serão esquecidas quando não houver novas para manter viva a lembrança delas, e ambos os lados perceberão que foram enganados por um inimigo comum.

Os que cochicham e difamam são incendiários que não devem ser tolerados. Para ilustrar isso, ele repete (v. 22) o que dissera antes (Provérbios 18:8): as palavras do mexeriqueiro são como feridas, feridas profundas e perigosas, feridas nos órgãos vitais.

Ferem a reputação daquele de quem se contam mentiras; talvez a ferida se mostre incurável, e até o curativo de uma retratação, que raramente se consegue, pode não ser grande o bastante para cobri-la.

Ferem o amor e a caridade que o ouvinte deve ter pelo próximo e desferem um golpe mortal na amizade e na comunhão cristã. Portanto, além de nunca espalharmos mexericos nem prestarmos qualquer serviço prejudicial, não devemos dar a menor aprovação aos que o fazem.

  1. Não devemos andar com pessoas irritadiças e passionais, que se ofendem facilmente, tendem a interpretar tudo da pior maneira, arranjam brigas pela menor razão e reagem às afrontas com rapidez, intensidade e ardor. São homens contenciosos, que acendem a contenda, v. 21. Quanto menos lidarmos com eles, melhor, pois será muito difícil evitar uma briga com quem gosta de brigar.

Versículo 23

Isto pode referir-se: 1. A um coração perverso que se revela em lábios ardentes, em palavras furiosas, passionais e violentas, inflamadas de malícia e que perseguem aqueles a quem ou de quem são ditas.

Palavras más e má vontade combinam tão bem quanto um caco de barro e a escória de prata: agora que o vaso se quebrou e a escória foi separada da prata, ambos podem ser jogados juntos no monturo.

  1. Ou a um coração perverso que se disfarça com lábios ardentes, inflamados por declarações de amor e amizade, e que até persegue alguém com bajulações. Isso é como um caco de barro coberto com a espuma ou escória da prata.

Uma pessoa ingênua pode ser enganada por ele, como se tivesse algum valor, mas o sábio logo percebe a fraude. Esse sentido concorda com os versículos seguintes.

Versículos 24 a 26

Há motivo para queixa não só da falta de sinceridade nas declarações de amizade dos homens, que não amam tanto quanto alegam nem servem aos amigos tanto quanto prometem. Pior ainda é que tenham desígnios perversos ao declarar amizade e a usem para atender às intenções mais maliciosas.

Aqui se fala disso como algo comum (v. 24): aquele que odeia o próximo e maquina causar-lhe dano dissimula com os lábios. Alega ter consideração por ele e estar pronto para servi-lo; fala-lhe com bondade, como Caim falou com Abel, e pergunta: “Estás bem, meu irmão?”, como Joabe perguntou a Amasa.

Assim, sua malícia não será suspeitada nem receberá resistência, e ele terá melhor oportunidade de executar os propósitos dela. Esse homem guarda o engano dentro de si, isto é, conserva na mente o dano que pretende causar ao próximo até apanhá-lo em situação vulnerável. É uma malícia que tem tanto da astúcia quanto do veneno da antiga serpente.

Quanto a isso, somos advertidos: 1. A não ser tão insensatos que nos deixemos enganar por alegações de amizade. Lembre-se de desconfiar quando alguém fala com doçura. Não se apresse a acreditar nele, a menos que o conheça bem, pois pode haver sete abominações em seu coração: muitos projetos de dano contra você, que ele procura ocultar diligentemente com belas palavras.

Satanás é um inimigo que nos odeia e, ainda assim, fala com doçura em suas tentações, como fez com Eva. Mas seria loucura confiar nele, pois há sete abominações em seu coração. Um espírito impuro traz consigo outros sete espíritos mais perversos que ele.

  1. A não ser tão perversos que enganemos alguém com declarações de amizade. Embora a fraude possa ser mantida de maneira convincente por algum tempo, virá à luz, v. 26.

Aquele cujo ódio se encobre com engano, cedo ou tarde será descoberto, e sua perversidade será exposta, para sua vergonha e confusão, diante de toda a congregação. Nada tornará alguém mais detestável em qualquer companhia.

O amor, disse alguém, é a melhor armadura, mas o pior manto. Aos dissimuladores ele servirá como o disfarce que Acabe vestiu e no qual pereceu.

Versículo 27

Veja aqui: 1. Quanto esforço os homens fazem para causar dano aos outros. Assim como se constrangem a ocultar seu desígnio sob declarações de amizade, também se dão a muito trabalho para executá-lo. É cavar uma cova e rolar uma pedra: trabalho árduo. Ainda assim, não recuam diante dele quando querem satisfazer sua paixão e vingança.

  1. Como preparam, com isso, o dano que recairá sobre si mesmos. A violência que praticam voltará sobre suas próprias cabeças. Eles mesmos cairão na cova que cavaram, e a pedra que rolaram voltará sobre eles, Salmos 7:15, 16; 9:15, 16.

O Deus justo apanhará os sábios não só na própria astúcia, mas também na própria crueldade. É a sentença dos que tramam o mal. Hamã é enforcado numa forca preparada por ele mesmo.

----------nec lex est justior ulla

Quam necis artifices arte perire sua—

Não há lei mais justa do que esta: que os que maquinam a destruição pereçam por seus próprios artifícios.

Versículo 28

Há dois tipos de mentira igualmente detestáveis: 1. A mentira caluniosa, que demonstra abertamente seu ódio por aqueles de quem fala. A língua mentirosa odeia os que aflige. Aflige-os com calúnias e descrédito porque os odeia e, assim, pode feri-los às escondidas quando estão indefesos. Também os odeia porque os afligiu e os tornou seus inimigos.

O dano causado por essa mentira é público e evidente: ela aflige, odeia e admite isso, e todos veem.

  1. A mentira bajuladora, que causa secretamente a ruína daqueles a quem se dirige. No primeiro caso, o dano é claro, e os homens se protegem dele da melhor maneira possível. Neste, porém, quase não desconfiam, e traem a si mesmos ao acreditar ingenuamente nos elogios e cumprimentos que recebem.

Por isso, o sábio terá mais medo do bajulador que beija e mata do que do caluniador que declara guerra.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra