Matthew Henry

Provérbios 23

Versículos 1 a 3

Precauções contra o Luxo e a Cobiça.

O pecado contra o qual somos avisados aqui é o luxo e a sensualidade: satisfazer sem freio o apetite ao comer e beber, pecado que nos assedia com muita facilidade. 1. Diz-se quando entramos em tentação e corremos maior perigo de cair nele.

“Quando te sentas para comer com um governante, tens diante de ti grande abundância, variedade e iguarias, uma mesa posta como raras vezes viste.” “Estás inclinado a pensar apenas na honra que te fazem, como Hamã pensou (Ester 5:12), e na oportunidade de agradar ao paladar, esquecendo a armadilha preparada para ti.”

Talvez a tentação seja mais forte e perigosa para quem não está habituado a tais banquetes do que para quem sempre se senta a uma boa mesa.

  1. Somos orientados a redobrar a vigilância nessa ocasião. Devemos: (1.) Reconhecer que estamos em perigo. “Considera com atenção o que está diante de ti, que comidas e bebidas te são oferecidas, para escolheres as mais seguras e aquelas das quais é menos provável que comas ou bebas em excesso.”

“Considera quem está diante de ti: o próprio governante. Se for sábio e bom, considerará uma afronta que algum convidado se descontrole à sua mesa.” E, se devemos fazê-lo ao comer com um governante, muito mais ao comer com o Governante dos governantes à mesa do Senhor.

Ali devemos considerar atentamente o que está diante de nós, para que em nenhum aspecto comamos ou bebamos de modo indigno e impróprio, a fim de que aquela mesa não se torne uma armadilha.

(2.) Devemos despertar em nós a temperança e a moderação. “Põe uma faca à tua garganta; isto é, refreia-te de todo excesso como se houvesse uma espada suspensa sobre tua cabeça.”

“Que estas palavras sejam uma faca à garganta: ‘Acautelai-vos para que, em tempo algum, vosso coração fique sobrecarregado pela glutonaria e pela embriaguez, e aquele dia venha sobre vós de surpresa'; ou estas: ‘Por todas essas coisas, Deus te levará a juízo'; ou ainda: ‘Os bêbados não herdarão o reino de Deus'.”

Os latinos chamam o luxo de gula, isto é, garganta. “Toma armas contra esse pecado.” “É melhor seres tão abstêmio que teu apetite insaciável comece a pensar que tua garganta foi cortada do que te entregares à voluptuosidade.”

Nunca devemos alimentar-nos sem temor (Judas 1:12), mas devemos temer especialmente quando temos a tentação diante de nós.

(3.) Devemos, pela reflexão, aprender um santo desprezo pelos prazeres dos sentidos. “Se és dado ao apetite, deves refrear-te mediante uma resolução imediata e a lembrança dos terrores do Senhor. Quando estiveres em perigo de cair em algum excesso, põe uma faca à garganta; isso pode bastar uma vez.”

“Mas não basta: põe o machado à raiz e mortifica esse apetite que exerce tanto poder sobre ti: não desejes iguarias.” Repare: devemos reconhecer qual é nossa própria iniquidade. Se nos descobrirmos inclinados a agradar à carne, precisamos não apenas vigiar contra as tentações externas, mas também subjugar a corrupção interior.

A natureza deseja alimento, e nos é ensinado a pedi-lo em oração; a concupiscência, porém, deseja iguarias, e não podemos pedi-las com fé. Muitas vezes elas não são alimento conveniente para a mente, o corpo ou os bens.

São comida enganosa. Por isso Davi, em vez de pedi-las, ora contra elas, Salmos 141:4. Agradam ao paladar, mas talvez voltem do estômago, azedem ali, repreendam a pessoa e a façam adoecer.

Não dão a satisfação prometida. Os dominados pelo apetite não se contentam nem quando recebem algo muito requintado. Logo se cansam e precisam de algo ainda mais requintado. Quanto mais se satisfaz e mima um apetite luxuoso, mais caprichoso e incômodo ele se torna, e mais difícil de agradar; as iguarias enjoam, mas nunca satisfazem.

São enganosas sobretudo porque, enquanto agradam ao corpo, prejudicam a alma: sobrecarregam o coração e o incapacitam para servir a Deus. Ou melhor, tiram-lhe o coração, afastam a mente dos prazeres espirituais e estragam seu gosto por eles. Por que, então, cobiçar aquilo que certamente nos levará por embuste?

Versículos 4 a 5

Assim como alguns são dominados pelo apetite (v. 2), assim outros o são pela cobiça, e Salomão se dirige a eles aqui. As pessoas pregam um embuste a si mesmas tanto ao pôr o coração no dinheiro, embora pareça tão sólido, quanto ao pô-lo nas iguarias. Observe:

I. Como ele dissuade o cobiçoso de trabalhar até a exaustão e atormentar-se (v. 4). “Não tenhas por alvo enriquecer, acumular bens e fazer da abundância que tens algo ainda maior.” Devemos procurar viver com conforto e prover para os filhos e a família, segundo nossa posição e condição, mas não buscar grandezas.

Não sejamos dos que querem ser ricos, desejando a riqueza como seu bem principal e fazendo dela seu desígnio supremo, 1 Timóteo 6:9. Os cobiçosos julgam que isso é sabedoria, imaginando que serão inteiramente felizes se atingirem certo grau de riqueza.

“Cessa dessa sabedoria”, pois ela é um engano: “A vida de um homem não consiste na abundância dos bens que possui”, Lucas 12:15.

  1. Os que aspiram a grandes coisas enchem as mãos de mais negócios do que conseguem abarcar, fazendo da vida tanto um trabalho penoso completo quanto uma correria perpétua. Mas não seja tolo assim: “Não trabalhes para ser rico”. Domine o que tem ou faz, em vez de se tornar escravo disso, como os que se levantam cedo, se deitam tarde e comem o pão da preocupação, tudo para enriquecer.

Trabalhar com moderação para ter o que repartir é sabedoria e dever, Efésios 4:28. Trabalhar sem medida para ter o que acumular é pecado e insensatez.

  1. Eles enchem a mente com mais projetos do que conseguem entender, de modo que vivem constantemente agitados por cuidados e temores. Não se atormente assim: “Cessa de tua própria sabedoria”. Prossiga tranquilamente em seu trabalho, sem maquinar novos caminhos nem ocupar o engenho na busca de novas invenções. Aceite a sabedoria de Deus e deixe a sua, Provérbios 3:5, 6.

II. Como ele dissuade o cobiçoso de levar por embuste e enganar a si mesmo ao amar e perseguir desmedidamente aquilo que é vaidade e inquietação de espírito. Pois:

  1. Não é sólido nem satisfatório. “Serás tolo a ponto de fixar os olhos, de fazê-los voar com ânsia e ímpeto, sobre aquilo que não existe?” Repare: (1.) As coisas deste mundo são coisas que não existem. Têm existência real na natureza e são dádivas reais da Providência, mas no reino da graça são coisas que não existem.

Não são felicidade nem herança para a alma; não são o que prometem nem o que esperamos. São aparência, sombra e fraude para a alma que nelas confia. Não existem porque em pouco tempo deixarão de existir, ou de ser nossas; perecem com o uso, e sua aparência passa.

(2.) Portanto, é insensatez fixar nelas os olhos, admirá-las como as melhores coisas, tomá-las como nosso bem e fazê-las o alvo para o qual dirigimos todos os atos, lançando-nos sobre elas como a águia sobre a presa.

“Farás algo tão absurdo?” “Tu, criatura racional, te apaixonarás por sombras? Os olhos representam as faculdades racionais e intelectuais; desperdiçá-las-ás com objetos tão indignos?”

“Usar as mãos e os pés nas coisas do mundo está bem, mas não os olhos, os olhos da mente, feitos para contemplar coisas melhores.” “Meu filho, tu que professas a religião, afrontarás assim a Deus, para quem os olhos deveriam sempre se voltar, e maltratarás tua própria alma?”

  1. Não é duradouro nem permanente. As riquezas são muito incertas; certamente o são: criam asas e voam. Quanto mais fazemos nossos olhos voarem até elas, maior a probabilidade de que voem para longe de nós.

(1.) As riquezas nos deixarão. Por mais firmemente que sejam seguradas, ninguém consegue retê-las por muito tempo: ou nos serão tiradas, ou seremos tirados delas. Diz-se que os bens escoam como um ribeiro (Jó 20:28); aqui, que fogem como uma ave.

(2.) Talvez nos deixem de repente, depois de muito esforço para obtê-las e justamente quando começamos a nos orgulhar delas e a desfrutá-las. O cobiçoso senta-se sobre suas riquezas como quem choca ovos, até que criem penas, como os filhotes sob a galinha, e então se vão.

Ou é como alguém que se afeiçoa a um bando de aves selvagens pousado em seu campo e as chama de suas porque estão em sua terra; se, porém, tenta aproximar-se, elas imediatamente levantam voo e vão para o campo de outra pessoa.

(3.) As asas com que voam são feitas por elas mesmas. Trazem em si os princípios de sua própria corrupção, sua traça e sua ferrugem. Desgastam-se por sua própria natureza, como um punhado de pó que escapa entre os dedos quando apertado.

A neve dura algum tempo e tem bela aparência se permanece onde caiu; mas, se for recolhida e posta junto ao peito, logo se dissolve e desaparece.

(4.) Partem irresistível e irrecuperavelmente, como uma águia rumo ao céu, que voa com força, sem que se possa detê-la, e desaparece da vista e do alcance da voz, sem que se possa chamá-la de volta. Assim as riquezas deixam as pessoas e, se nelas puseram o coração, deixam-nas em dor e inquietação.

Versículos 6 a 8

Os entregues aos prazeres e dominados pelo apetite (v. 2) gostam de estar onde há boa comida. Os cobiçosos e econômicos, para poupar em casa, também se alegram em jantar à mesa alheia. Por isso, ambos são aconselhados a não aceitar prontamente qualquer convite e, sobretudo, a não se intrometer sem ser convidados.

Observe: 1. Há quem finja receber bem os amigos sem fazê-lo de coração nem com sinceridade. Essas pessoas falam com gentileza e sabem o que dizer: “Come e bebe”, diz o anfitrião, pois se espera que ele trate assim os convidados. Contudo, têm olho mau e lamentam cada bocado que os convidados comem, especialmente se comem à vontade.

Querem parecer generosas ao oferecer o banquete e receber o crédito por isso. Mas amam tanto o dinheiro e tão pouco os amigos que não conseguem desfrutar do banquete nem da companhia deles. O banquete do avarento é sua penitência.

Se alguém é tão egoísta, mesquinho e vil que não consegue acolher os amigos com o que possui, não deve acrescentar à falta a culpa da dissimulação convidando-os. Que admita o que é, para que o vil não seja chamado generoso, nem o grosseiro, dadivoso, Isaías 32:5.

  1. Não há prazer em aceitar uma refeição oferecida de má vontade. “Não comas o pão de tal homem; deixa que fique com ele. Não vivas às custas dos generosos nem sejas peso para ninguém; sobretudo, recusa depender de pessoas mesquinhas e insinceras. Melhor um prato de verduras com acolhida verdadeira que iguarias sem ela.”

Portanto: (1.) “Julga o homem pelo que pensa. Crês que deves tratá-lo como amigo, porque é assim que o consideras quando ele te faz gentilezas; mas ele é como pensa no coração, não como fala com a língua.”

É o que somos interiormente que realmente somos, tanto diante de Deus quanto das pessoas; nem a religião nem a amizade têm valor além da medida em que são sinceras.

(2.) “Julga a comida conforme a digestão e o efeito que ela tem em ti. Ele te convida a comer livremente, mas cedo ou tarde mostrará sua cobiça mesquinha. Seu semblante revelará o pensamento do coração e te fará perceber que não és bem-vindo.”

“Então vomitarás o bocado que comeste. Só de pensar nisso, até vomitarás a comida e engolirás as palavras que disseste ao retribuir seus cumprimentos e agradecer sua cortesia. Perderás as palavras agradáveis, as que ele te dirigiu e as que tu lhe dirigiste.”

Versículo 9

Somos orientados aqui a não lançar pérolas aos porcos (Mateus 7:6) nem expor as coisas sagradas ao desprezo e à zombaria dos escarnecedores profanos. É nosso dever aproveitar todas as ocasiões apropriadas para falar das coisas divinas. Mas:

  1. Alguns fazem piada de tudo, por mais prudente e pertinente que seja o que se diz. Não desprezam apenas as palavras do sábio, mas até a sabedoria que há nelas, justamente aquilo de que mais poderiam tirar proveito para sua edificação. Lançam descrédito especialmente sobre isso, como se houvesse ali um desígnio maligno contra a qual precisassem se proteger.

  2. Quem age assim perde o benefício do bom conselho e da instrução. Ao sábio é consentido, e também aconselhado, que não fale aos ouvidos de tais tolos. Que continuem tolos, e que não se desperdice com eles um fôlego precioso.

Se não querem ouvir o que o sábio diz com sabedoria, que ele se cale e veja se respeitarão a sabedoria de seu silêncio.

Versículos 10 a 11

Repare: 1. Os órfãos estão sob a proteção especial de Deus. Nele encontram não só misericórdia (Oseias 14:3), mas também justiça. Ele é seu Resgatador, seu Goël, seu parente próximo, que tomará seu partido e se levantará por eles com zelo, como quem considera afrontas a si mesmo as injúrias que lhes são feitas.

Como Resgatador, defenderá sua causa contra quem lhes causar injúria. De um modo ou de outro, não apenas defenderá seus direitos e os recuperará, mas vingará as injustiças que sofreram. Ele é poderoso, todo-poderoso; emprega sua onipotência para protegê-los.

Os opressores mais orgulhosos e poderosos descobrirão que não podem enfrentá-lo em igualdade e que é perigoso contender com ele.

  1. Por isso, todos devem zelar por não injuriar os órfãos em nada nem violar seus direitos, quer removendo às escondidas os antigos marcos de terra, quer invadindo seus campos pela força. Por serem órfãos, não têm quem repare as injustiças; por serem crianças, nem sequer compreendem plenamente o mal que lhes fazem.

O senso de honra e, muito mais, o temor de Deus deveriam impedir as pessoas de injuriar crianças, sobretudo as órfãs.

Versículos 12 a 16

Deveres dos Pais.

Aqui está: 1. Um pai que instrui o filho. Ele é apresentado persuadindo-o a dedicar a mente ao livro e, especialmente, às Escrituras e ao catecismo, a prestar atenção às palavras do conhecimento. Por elas, o filho pode conhecer seu dever, seu perigo e seus interesses.

Não basta ouvi-las; é preciso aplicar-lhes o coração, ter prazer nelas e submeter a vontade à autoridade delas. Aplica-se o coração à instrução quando se aplica a instrução ao coração.

  1. Um pai que corrige o filho. Um pai afetuoso mal consegue decidir-se a fazê-lo; isso contraria profundamente seus sentimentos. Mas reconhece a necessidade e o dever, por isso não ousa reter a correção quando ela é necessária: poupar a vara é estragar a criança.

Ele o castiga com a vara, dando-lhe uma correção branda, golpes próprios para filhos dos homens, não como os que damos aos animais. “Fere-o com a vara, e ele não morrerá.” A vara não o matará; ao contrário, impedirá que ele cause a própria morte pelos caminhos viciosos dos quais a vara deverá refreá-lo.

No momento, a correção não traz alegria, mas tristeza, tanto ao pai quanto ao filho. Quando aplicada com sabedoria, visando ao bem, acompanhada de oração e abençoada por Deus, pode ser um meio feliz de impedir sua destruição completa e livrar sua alma do inferno.

Nosso maior zelo deve ser com a alma dos filhos. Não podemos vê-los em perigo de ir para o inferno sem empregar todos os meios possíveis, com o máximo zelo e preocupação, para arrancá-los como tições do fogo eterno. Que o corpo sofra, contanto que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.

  1. Um pai que anima o filho, dizendo-lhe: (1.) Tudo o que esperava dele. Nada além daquilo que seria bom para o próprio filho: que seu coração fosse sábio e seus lábios falassem coisas retas, que fosse governado por bons princípios e que, por eles, controlasse especialmente a língua.

Há esperança de que façam o que é reto na idade adulta aqueles que aprendem a falar coisas retas enquanto jovens e não ousam pronunciar palavras más.

(2.) Quanto consolo teria se o filho correspondesse à sua expectativa: “Se teu coração for sábio, meu coração se alegrará; alegrar-se-á em ti, até o meu, pois dediquei tanto zelo e esforço a ti. Meu coração muitas vezes sofreu por tua causa; por isso, procura retribuir-me com gratidão.”

Repare: a sabedoria dos filhos será a alegria dos pais e mestres, cuja maior alegria é vê-los andar na verdade, 3 João 4.

“Filhos, se vocês forem sábios e bons, devotos e conscienciosos, Deus se agradará de vocês, e essa será nossa alegria. Julgaremos bem empregado o trabalho que tivemos ao instruí-los; será resposta consoladora às muitas orações que fizemos por vocês.”

“Ficaremos livres de grande parte das preocupações e não precisaremos ser tão rigorosos e severos ao vigiá-los. Assim, nossa convivência será mais fácil tanto para vocês quanto para nós.”

“Nós nos alegraremos na esperança de que vocês nos trarão honra e consolo, caso vivamos até a velhice; de que sustentarão o nome de Cristo em sua geração; e de que viverão com conforto neste mundo e felizes no outro.”

Versículos 17 a 18

Conselhos dos Pais.

Aqui está: 1. Uma precaução necessária contra qualquer pensamento favorável à impiedade próspera. “Não tenhas no coração inveja dos pecadores; não invejes a liberdade que tomam para pecar nem o êxito que alcançam. Merecem compaixão, não inveja. Sua prosperidade é sua porção (Salmos 17:14); ou melhor, é seu veneno”, Provérbios 1:32.

Não devemos abrigar no coração descontentamento secreto com a providência de Deus, embora ela pareça sorrir para os pecadores, nem desejar estar na condição deles. “Não imites os pecadores com teu coração”, segundo outra leitura; não ajas como eles nem andes em seu caminho. Não uses os métodos com que enriquecem, ainda que prosperem por meio deles.

  1. Uma excelente orientação para conservar sempre pensamentos elevados a respeito de Deus: permaneça no temor do Senhor todos os dias, durante o dia inteiro. Devemos viver nesse temor como em nossa ocupação, exercitando-nos em santa adoração a Deus, submissão a seus preceitos e à sua providência e zelo constante por agradá-lo.

Devemos viver nele como em nosso elemento, tendo prazer em contemplar a glória de Deus e cumprir sua vontade. Devemos dedicar-nos a seu temor (Salmos 119:38) e deixar que ele nos governe, como princípio dominante de tudo o que dizemos e fazemos.

Durante todos os dias da vida, devemos conservar no espírito uma reverência constante a Deus, respeitar sua autoridade e temer sua cólera. Devemos estar sempre tão envolvidos em seu temor que nunca nos afastemos dele.

  1. Um bom motivo para as duas orientações (v. 18): “Certamente há um fim”; há um fim e uma esperança, como em Jeremias 29:11. A prosperidade dos ímpios terá fim; portanto, não os inveje (Salmos 73:17). Suas aflições terão fim; portanto, não se canse delas.

Seu serviço terminará, seu trabalho e sua luta se completarão, o amor perfeito logo lançará fora o medo. Sua esperança de recompensa não apenas deixará de ser cortada ou frustrada, mas será superada infinitamente. Considerar o fim nos ajudará a aceitar todas as dificuldades e os desânimos do caminho.

Versículos 19 a 28

Aqui há bons conselhos para os pais darem aos filhos. As palavras são postas em sua boca para que os eduquem no caminho em que devem andar. Temos aqui:

I. Um apelo fervoroso aos jovens para que prestem atenção aos conselhos de seus pais piedosos, não só aos apresentados aqui, mas a todas as outras instruções proveitosas: “Ouve, meu filho, e sê sábio”, v. 19. “Isso será prova de que és sábio e meio de tornar-te mais sábio.” A sabedoria, como a fé, vem pelo ouvir.

E outra vez (v. 22): “Escuta teu pai, que te gerou e que, por isso, tem autoridade sobre ti e afeição por ti; podes ter certeza de que ele não tem outro desígnio senão teu próprio bem.” Devemos respeitar os pais do nosso corpo, que nos geraram e foram instrumentos de nossa existência.

Muito mais devemos obedecer e nos sujeitar ao Pai dos nossos espíritos, que nos fez e é o autor de nossa existência. Como a mãe também dá bons conselhos ao filho por dever para com Deus e por amor a ele, que ele não despreze nem a ela nem seus conselhos quando envelhecer.

Quando a mãe envelhece, supõe-se que os filhos já cresceram. Não devem, porém, julgar-se velhos demais para aprender, mesmo com ela; antes, respeitem-na ainda mais por seus muitos anos e pela sabedoria que eles ensinam.

Jovens escarnecedores e insolentes talvez façam piada dos bons conselhos de uma mãe idosa, pensando não precisar ouvir o que diz uma velha. Mas terão muito de que prestar contas um dia, não apenas por desprezar bons conselhos, mas também por menosprezar e causar dor a uma boa mãe, Provérbios 30:17.

II. Uma razão que reforça esse apelo, tirado do grande consolo que a obediência dos filhos trará aos pais, v. 24, 25. Repare: 1. É dever dos filhos buscar maneiras de alegrar cada vez mais o coração dos bons pais, para que estes se alegrem muito neles.

Mesmo quando chegarem os dias maus e os anos dos quais digam não ter prazer, ainda poderão alegrar-se ao ver os filhos viverem bem, como Barzilai se alegrou ao ver Quimã favorecido.

  1. Os filhos serão alegria para os pais se forem justos e sábios. A justiça é verdadeira sabedoria; quem a pratica faz bem a si mesmo. São plenamente o que devem ser aqueles que não são apenas sábios, isto é, instruídos e cultos, mas também justos, isto é, honestos e bons.

Tampouco devem ser apenas justos, isto é, conscienciosos e bem-intencionados, mas também sábios, isto é, prudentes e sensatos ao conduzir a própria vida.

Se assim forem os filhos, sobretudo todos eles, pai e mãe se alegrarão e não considerarão excessivo nada do que fizeram ou fazem por eles. Terão prazer neles e agradecerão a Deus por eles.

Especialmente aquela que os gerou com dor e os criou com esforço se alegrará neles e julgará bem recompensado o trabalho, com a tristeza mais que esquecida, pois dele surgiu um homem sábio e bom, bênção para o mundo em que nasceu.

III. Alguns preceitos gerais de sabedoria e virtude.

  1. “Guia teu coração pelo caminho”, v. 19. É pelo coração que se deve zelar e é ele que se deve dirigir corretamente. Os movimentos e afetos da alma precisam voltar-se para os objetos certos e permanecer sob orientação firme. Se o coração for guiado pelo caminho, os passos também o serão, e a conduta será ordenada.

  2. “Compra a verdade e não a vendas”, v. 23. A verdade deve guiar e governar o coração, pois sem ela não há bondade; não há prática ordenada sem princípios corretos. O poder da verdade conhecida e crida deve impedir-nos de pecar e compelir-nos ao dever. O entendimento precisa ser bem instruído com sabedoria e ensino.

Por isso: (1.) Devemos comprá-la, isto é, estar dispostos a abrir mão de qualquer coisa para obtê-la. Não se diz por que preço, pois nenhum seria alto demais; precisamos tê-la a qualquer custo e, seja qual for, não nos arrependeremos do negócio.

Compramos a verdade quando gastamos com os meios de adquirir conhecimento, decididos a não deixar morrer por falta de recursos causa tão boa. As riquezas devem ser usadas para obter conhecimento, em vez de se usar o conhecimento para obter riquezas.

Também a compramos quando nos esforçamos por buscá-la, para conhecê-la e distingui-la do erro. Dii laboribus omnia vendunt — O Céu concede tudo aos esforçados.

Compramo-la quando preferimos sofrer perdas em nossos interesses temporais a negar ou negligenciar a verdade. É pérola de preço tão elevado que devemos estar dispostos a abrir mão de tudo para adquiri-la; devemos preferir o naufrágio dos bens, do comércio e do cargo ao da fé e da boa consciência.

(2.) Não devemos vendê-la. Não a troquemos por prazeres, honras, riquezas ou qualquer coisa deste mundo. Não deixemos de estudá-la, não abandonemos sua profissão de fé nem nos rebelemos contra seu domínio para obter ou preservar qualquer interesse terreno. Apeguemo-nos ao modelo das sãs palavras e jamais o soltemos, seja qual for a condição.

  1. “Dá-me teu coração”, v. 26. Nessa exortação, Deus nos fala como a filhos: “Filho, filha, dá-me teu coração.” É o coração que o grande Deus requer e pede de cada um de nós. Qualquer outra coisa que lhe demos não será aceita se não lhe dermos o coração.

Devemos pôr nele nosso amor. Nossos pensamentos devem ocupar-se muito dele e voltar-se para ele como fim supremo. Os propósitos do coração precisam ser firmados. Devemos dedicar-nos ao Senhor por ato e decisão próprios, com liberdade e alegria.

Não pensemos em dividir o coração entre Deus e o mundo: ele o quer inteiro ou não o quer. “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração.” Devemos responder prontamente a esse chamado: “Meu Pai, recebe meu coração como ele é e faze-o ser como deve ser; toma posse dele e estabelece nele teu trono.”

  1. “Que teus olhos observem meus caminhos.” Olhemos para a regra da palavra de Deus, para a direção de sua providência e para os bons exemplos de seu povo. Nossos olhos devem observá-los como quem escreve observa o modelo, para que permaneçamos nas veredas certas, avancemos nelas e perseveremos.

IV. Algumas precauções especiais contra os pecados que, mais que todos os outros, destroem as sementes de sabedoria e graça na alma, empobrecendo-a e arruinando-a.

  1. A gula e a embriaguez, v. 20, 21. O mundo está cheio de exemplos desses pecados e de tentações para cometê-los; todos os jovens devem vigiar e manter distância. Não seja dado ao vinho. É consentido beber um pouco de vinho (1 Timóteo 5:23), mas não muito; não faça disso um hábito nem beba em excesso.

Não seja um comilão de carne, como os israelitas, que a desejaram intensamente e perguntaram: “Quem nos dará carne para comer?” Paulo, embora livre para comer carne, decidiu não comê-la enquanto o mundo existir, se isso fizer seu irmão tropeçar; tão pouco apego tem a ela, 1 Coríntios 8:13.

Não coma carne em excesso. A falta de moderação deve ser evitada tanto na comida quanto na bebida. Não seja um comedor requintado de carne, que só se contenta com pratos finos e delicados, bem temperados e preparados com carne moída.

Alguns sentem não apenas prazer, mas orgulho de ser exigentes com a comida e, como dizem, de comer bem, como se isso fosse adorno de um cavalheiro, quando na verdade é vergonha para um cristão, pois faz do ventre um deus.

“Não sejas dado ao vinho nem comas em excesso; portanto, não andes com os que bebem demais ou comem desregradamente. Não lhes dês apoio, para que não aprendas seus caminhos e caias nesses pecados sem perceber, ou pelo menos percas o temor e a repulsa por eles.”

“Querem ter-te entre eles, pois os que se corromperam desejam muito corromper outros. Não lhes dês esse gosto, para não te pores em perigo.”

O autor apresenta contra esse pecado a razão de seu custo e de sua tendência a empobrecer. Se a ruína dos interesses terrenos, tão próximos do coração, não dissuade as pessoas, não admira que não se assustem com o que a palavra de Deus diz sobre o dano espiritual e eterno.

O bêbado e o glutão não querem corrigir-se, mesmo quando ouvem que empobrecerão; nem mesmo quando ouvem que irão para o inferno. A embriaguez causa sonolência, entorpece as pessoas e as faz negligenciar o trabalho; então tudo caminha para a destruição. Assim, pessoas antes respeitadas acabam vestidas de farrapos.

  1. A prostituição. É outro pecado que tira o coração que deveria ser dado a Deus, Oseias 4:11. O autor mostra os perigos que o acompanham, v. 27, 28:

(1.) É pecado do qual poucos se recuperam depois de enredados nele. É como uma vala profunda e um poço estreito, dos quais é quase impossível sair. Por isso, é sábio manter-se longe de sua borda. Cuidado ao dar qualquer passo em direção a esse pecado, pois é muito difícil recuar dele.

A consciência, que deveria conduzir a retirada, é corrompida por ele, e a graça divina é perdida.

(2.) É pecado que enfeitiça as pessoas para sua ruína. A adúltera fica à espreita como um ladrão, alegando amizade, mas tendo o desígnio de causar o maior dano: roubar-lhes tudo o que possuem de valioso e despojá-las tanto da armadura quanto dos adornos.

Até os que, educados na virtude, procuram evitá-la são alvo de sua espera. Ela quer atacá-los quando baixarem a guarda e estiverem em posição de desvantagem. Portanto, ninguém se julgue seguro em momento algum.

(3.) É pecado que contribui mais que qualquer outro para espalhar o vício e a imoralidade no reino: aumenta o número de transgressores entre as pessoas. Uma só adúltera pode arruinar muitas almas preciosas e ajudar a corromper toda uma cidade.

Aumenta os traiçoeiros e pérfidos. Não só leva maridos a serem infiéis às esposas e servos aos senhores, mas também faz muitos que professaram a religião abandonar sua profissão de fé e romper suas alianças com Deus.

As casas de impureza são, portanto, focos de peste que deveriam ser eliminados por aqueles cujo cargo é zelar pelo bem-estar público.

Versículos 29 a 35

Precauções contra a Intemperança.

Salomão dá aviso claro contra o pecado da embriaguez, para confirmar o que disse no v. 20.

I. Aconselha a todos que se mantenham afastados das tentações desse pecado (v. 31): “Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho.” Em Canaã, o vinho tinto era considerado o melhor; por isso é chamado de sangue da uva.

Entre outros sinais, os conhecedores julgam o vinho pela cor. Dizem que alguns parecem tão atraentes que é como se dissessem: “Venha e beba-me.” O vinho se move suavemente e desce com facilidade, ou talvez sua aspereza agrade. Diz-se que o vinho forte e encorpado faz falar até os lábios de quem dorme, Cantares de Salomão 7:9.

Mas “não olhes para ele”. 1. “Não te deixes governar pelos sentidos, mas pela razão e pela religião. Não cobices o que agrada aos olhos esperando que agrade ao paladar; deixa que a reflexão séria corrija os erros dos sentidos.”

“Convence-te de que aquilo que parece delicioso na verdade prejudica, e decide evitá-lo. Não deixes o coração seguir os olhos, pois eles são guia enganoso.”

  1. “Não te aproximes com confiança excessiva dos encantos desse pecado nem de qualquer outro. Não olhes, para que não cobices nem tomes o fruto proibido.” Repare: quem deseja ser guardado de um pecado precisa afastar-se de todas as ocasiões e dos primeiros passos que levam a ele. Deve recear chegar ao alcance de suas seduções, para que não seja vencido por elas.

II. Para reforçar a precaução, ele mostra as muitas consequências danosas da embriaguez. Cuidado com a isca por causa do anzol: “No fim, morde”, v. 32. Todo pecado terminará em amargura, e esse em particular. Morde como uma serpente quando o bêbado adoece por comer ou beber em excesso.

Pode causar-lhe hidropisia ou outra doença fatal, empobrecê-lo e arruinar seus bens. Isso se torna especialmente terrível quando a consciência desperta e ele não consegue recordar o pecado sem horror e indignação contra si mesmo.

Pior que tudo será o fim, quando o cálice da embriaguez se tornar cálice de tremor, o cálice da cólera do Senhor, cujas borras ele beberá para sempre sem ter uma gota de água para refrescar a língua em chamas.

Para enfraquecer a tentação do prazer oferecido pelo pecado, anteveja seu castigo e o resultado final, se o arrependimento não o impedir. “Em seu fim, morde”, conforme a palavra; pense, portanto, em como terminará. O escritor inspirado, porém, prefere especificar consequências presentes e palpáveis desse pecado.

  1. Ele envolve as pessoas em desavenças, fazendo-as desavir-se com outras e dizer ou praticar coisas que dão aos outros motivo para desavir-se com elas, v. 29. O autor pergunta: “Quem tem ais? Quem tem tristeza?” Quem não os tem neste mundo? Muitos sofrem e não podem evitá-lo, mas os bêbados criam voluntariamente aflição e tristeza para si.

Quem vive em disputas sofre; os bêbados são os tolos cujos lábios entram em contenda. Quando entra o vinho, sai o discernimento e se exaltam as paixões. Daí surgem lutas, confrontos e discussões de bêbados junto aos copos; muitos processos longos, penosos e ruinosos começaram assim.

Há tagarelice e desavenças de palavras, com troca de insultos. Mas não para nisso: surgem feridas sem motivo, pois os bêbados não têm condições de julgar as causas. Distribuem golpes sem considerar por quê ou contra quem, e devem esperar receber tratamento semelhante.

As feridas recebidas na defesa do país e de seus direitos justos são honrosas. Feridas sem motivo, recebidas a serviço dos próprios desejos, são marcas de infâmia. Além disso, os bêbados ferem a si mesmos numa parte delicada: seus olhos avermelhados são sinais de inflamação interior; a visão enfraquece e a aparência se desfigura.

Isso vem: (1.) De beber por muito tempo, permanecer muito tempo junto ao vinho e gastar em companhia de bêbados as horas que deveriam ser dedicadas ao trabalho útil ou ao sono que prepara para o trabalho, v. 30. Quantas horas preciosas milhares de pessoas desperdiçam assim! Cada uma será levada em conta no grande dia.

(2.) De beber o que é forte e embriagante. Vão de um lugar a outro à procura de vinho que lhes agrade. Sua grande pergunta é: “Onde está a melhor bebida?” Buscam vinho misturado, o mais agradável ao paladar, mas também o que mais lhes sobe à cabeça. Sacrificam de bom grado a razão para agradar ao paladar!

  1. Torna as pessoas impuras e insolentes, v. 33. (1.) Os olhos perdem o controle e contemplam mulheres estranhas com desejo, deixando o adultério entrar no coração. Est Venus in vinis — O vinho é óleo para o fogo da concupiscência.

“Teus olhos verão coisas estranhas”, segundo outra leitura. Quando estão bêbadas, as pessoas veem a casa girar e tudo lhes parece estranho; por isso, não podem confiar nos próprios olhos.

(2.) A língua também perde o controle e fala extravagantemente. Por ela, o coração pronuncia coisas perversas, contrárias à razão, à religião e à civilidade comum, que as pessoas teriam vergonha de dizer se estivessem sóbrias. Que disparates incoerentes e ridículos podem dizer embriagadas pessoas que, em outros momentos, falam com admirável clareza e pertinência!

  1. Entorpece e embrutece as pessoas, v. 34. Quando estão bêbadas, não sabem onde estão nem o que dizem e fazem. (1.) Sua cabeça gira; ao deitar-se, sentem-se como se fossem sacudidas pelas ondas do mar ou estivessem no alto de um mastro.

Por isso se queixam de que a cabeça roda. Seu sono costuma ser inquieto e não as revigora, e seus sonhos são tumultuados.

(2.) Seu juízo se obscurece, sem mais firmeza nem coerência que o de alguém adormecido no alto de um mastro. Bebem e esquecem a lei (Provérbios 31:5), erram por causa do vinho (Isaías 28:7) e pensam de modo tão extravagante quanto falam.

(3.) Ficam descuidadas e não temem o perigo nem percebem as repreensões que recebem de Deus ou das pessoas. Correm risco iminente de morte e condenação, tão expostas quanto quem dorme no alto de um mastro, mas se sentem seguras e continuam a dormir.

Não temem o perigo quando os terrores do Senhor lhes são apresentados. Ou melhor, nem sentem dor quando os juízos de Deus já recaem sobre elas; não clamam quando ele as prende. Ponha um bêbado no tronco, e ele não perceberá o castigo.

“Feriram-me, e não fiquei doente; não senti: não me causou impressão alguma.” A embriaguez transforma as pessoas em tocos e pedras; mal se pode contá-las entre os seres vivos. Estão mortas enquanto vivem.

  1. Pior que tudo, o coração endurece no pecado. Apesar de todos esses danos presentes, o pecador persiste obstinadamente no pecado e odeia ser corrigido. “Quando despertarei?” Com muito esforço sacode as correntes do sono da embriaguez. Mal consegue livrar-se dos vapores do vinho, embora lute contra eles, para que, tendo sede pela manhã, volte a beber.

Perdeu completamente o senso da virtude e da honra, e sua consciência está tão miseravelmente cauterizada que não se envergonha de dizer: “Ainda o buscarei outra vez.” Não há esperança: amaram os bêbados e irão atrás deles, Jeremias 2:25.

Isso é acrescentar embriaguez à sede e seguir a bebida forte. Quem assim faz pode ler sua condenação em Deuteronômio 29:19, 20 e seus ais em Isaías 5:11. Se esse é o fim do pecado, com razão fomos orientados a detê-lo logo no começo: “Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho.”


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra