Oseias 8
Argumento
Este capítulo, como o anterior, divide-se entre os pecados e os castigos de Israel; quase todos os versículos declaram ambos, e tudo visa levá-los ao arrependimento. Ao verem a natureza maligna de seu pecado na descrição dele, não poderiam deixar de reconhecer quanto era seu dever arrepender-se de algo tão mau em si mesmo.
Ao verem as consequências danosas de seu pecado nas predições a respeito delas, também não poderiam deixar de reconhecer quanto lhes interessava arrepender-se para evitá-las.
I. O pecado de Israel é exposto aqui: 1. Em muitas expressões gerais, v. 1, 3, 12, 14. 2. Em muitos casos particulares: a instituição de reis sem Deus (v. 4), a instituição de ídolos contra Deus (vv. 4-6, 11) e a busca de alianças com as nações vizinhas, vv. 8-10.
- Na circunstância agravante de que ainda mantinham uma profissão de religião e uma relação com Deus, v. 2, 13, 14.
II. O castigo de Israel é exposto aqui como correspondente ao pecado. Deus traria um inimigo contra eles, v. 1, 3. Todos os seus planos seriam frustrados, v. 7. Sua confiança tanto nos ídolos quanto nas alianças estrangeiras os decepcionaria, v. 6, 8, 10.
Sua força interna lhes faltaria, v. 14. Seus sacrifícios não seriam levados em conta, mas seus pecados seriam cobrados, v. 13.
O Pecado e o Castigo de Israel; Crimes Imputados a Israel; A Idolatria Insensata de Israel. (a.C. 745.)
Versículos 1 a 7
As repreensões e ameaças são introduzidas aqui com a ordem ao profeta de levar a trombeta à boca (v. 1), para convocar uma assembleia solene. Assim todos poderiam prestar atenção ao que ele tinha a expor e aceitar o aviso. Ele deve soar o alarme e, em nome de Deus, proclamar guerra a essa nação rebelde.
Um inimigo vem com rapidez e fúria para tomar a terra deles; o profeta deve despertá-los para esperá-lo. Assim, deve exercer a função da sentinela, que, ao ver os sitiantes atacarem, tocava a trombeta para chamar os sitiados às armas, Ezequiel 33:3. Deve levantar a voz como trombeta (Isaías 58:1), e o povo deve escutar seu som, Jeremias 6:17. Agora:
I. Apresenta-se uma acusação geral contra eles como pecadores, rebeldes e traidores de seu soberano Senhor.
- “Transgrediram a minha aliança” (v. 1). Não transgrediram apenas o mandamento, como faz todo pecado, mas a aliança. Cometeram pecados que rompem o pacto original: romperam sua lealdade a Deus e violaram a aliança matrimonial por meio da prostituição espiritual.
Na prática, declararam que não seriam mais povo de Deus nem o tomariam por seu Deus. Isso é transgredir a aliança. Não agiram apenas de modo insensato, mas também enganoso.
“Transgrediram a minha lei” em muitos casos particulares. A lei de Deus é a regra pela qual devemos andar; a malignidade do pecado consiste em transpor os limites que ela nos estabelece.
“Rejeitaram o que é bom.” Afastaram e rejeitaram o bem, isto é, o próprio Deus; assim entendem alguns, e com muita razão. Ele é bom, faz o bem e é o nosso bem. Não há ninguém bom senão um só, Deus, a fonte de todo bem. Eles o rejeitaram, como quem não deseja mais ter nada com ele.
Deus os estava entregando à ruína e aqui explica por quê. Repare: Deus nunca rejeita ninguém antes que essa pessoa primeiro o rejeite. Ou, conforme lemos, “Rejeitaram o que é bom”: rejeitaram o serviço e o culto a Deus, o que na prática é rejeitar o próprio Deus.
Rejeitaram aquilo que torna bons os homens: o temor de Deus, a consideração pelas pessoas e todo senso de virtude e honestidade. Observe: “Transgrediram a minha aliança”; foi a isso que chegaram, pois “transgrediram a minha lei”. A violação do mandamento abriu caminho para a violação da aliança.
E fizeram isso porque “rejeitaram o que era bom”: foi aí que tudo começou. Deixaram de ser sábios e de fazer o bem; então tudo neles se corrompeu, Salmos 36:3. Veja a sequência da apostasia: primeiro os homens rejeitam o que é bom; depois essas omissões abrem caminho para os pecados cometidos.
Transgressões frequentes e concretas da lei de Deus por fim os levam à renúncia habitual de sua aliança. Quando abandonam a oração, a escuta da palavra, a santificação do sábado e outras coisas boas, seguem diretamente para o abandono completo de Deus.
II. Aqui há ameaças gerais de ira e ruína por causa do pecado: “O inimigo virá como uma águia contra a casa do Senhor” e os perseguirá (v. 3). Se entendermos por casa do Senhor o templo de Jerusalém, a águia que vem contra ele seria ou Senaqueribe, que tomou todas as cidades fortificadas de Judá e sitiou Jerusalém, ou Nabucodonosor, que incendiou o templo e tomou seus utensílios como presa.
Sem dúvida, Senaqueribe também visava devastar a casa do Senhor, como fizera com os templos dos deuses de outras nações. Se, porém, a referência for à destruição do reino das dez tribos pelo rei da Assíria, devemos entender que o corpo daquele povo é chamado aqui de casa do Senhor.
Como israelitas, pertenciam-lhes a adoção, a glória e as alianças. Julgavam que isso os protegeria, mas o profeta é orientado a lhes dizer que, tendo perdido a vida e o espírito da religião, embora ainda conservassem seu nome e sua forma, eram como um cadáver ao qual se reuniriam águias e outras aves de rapina.
O inimigo os perseguirá como águia: com grande velocidade, força e fúria. Repare: os que rompem sua aliança de amizade com Deus se expõem à inimizade de todos ao redor e se tornam para eles presa fácil e barata. Terem sido a casa do Senhor e seus templos vivos não lhes servirá de desculpa nem de refúgio. Veja Amós 3:2.
III. Aqui está a alegação hipócrita do povo de que se relaciona com Deus quando passa por tribulação e aflição (v. 2): “Israel clamará a mim”. Quando são ameaçados por esses juízos e querem pedir isenção, ou quando eles caem sobre o povo e este busca alívio em Deus, derramam uma oração sob a disciplina divina.
Alegam que Deus é conhecido entre eles e que seu nome é grande (Salmos 76:1). Em sua aflição, fingem ter aquele conhecimento dos caminhos de Deus que, na prosperidade, não desejaram, mas desprezaram. Então clamam a Deus, chamam-no de seu Deus e, como mendigos descarados, afirmam conhecê-lo bem e há muito tempo.
Repare: muitos negam e rejeitam Deus por suas obras, mas, para conseguir o que querem, declaram conhecê-lo e até saber mais a seu respeito que alguns de seus vizinhos. De que adianta alguém poder dizer: “Meu Deus, eu te conheço”, se não pode dizer: “Meu Deus, eu te amo” e “Meu Deus, eu te sirvo e somente a ti me apego”?
IV. Aqui o profeta os interpela em nome de Deus (v. 5): “Quanto tempo passará até que alcancem a inocência?” Não se trata da inocência absoluta, que os culpados nunca podem alcançar, mas de quanto tempo levarão para se arrepender e se reformar, para se tornarem inocentes nessa questão e livres da idolatria.
Estão apegados aos ídolos: quanto tempo levarão para se desapegar deles e libertar-se deles? Assim também se poderia traduzir. Isso mostra que o hábito de pecar torna muito difícil separar-se do pecado. É difícil limpar-se da impureza da carne ou do espírito em que alguém se revolveu por longo tempo.
Deus, porém, fala como se lhe parecesse demorado o tempo até que os pecadores abandonem suas iniquidades e comecem uma nova vida. Ele se queixa da obstinação deles, que mantém acesa sua ira; ela logo se afastaria se alcançassem a inocência quanto aos pecados que a acenderam.
Em sua aflição, perguntam: “Quanto tempo levará até que Deus volte para nós com misericórdia?” Mas não o ouvem perguntar: “Quanto tempo levará até que voltem a Deus pelo caminho do dever?”
V. Aqui estão alguns pecados particulares dos quais são acusados, cuja loucura lhes é demonstrada e cujas consequências fatais lhes são anunciadas. Por causa deles, acendeu-se a ira de Deus contra o povo.
- Nos assuntos civis. Instituíram reis sem Deus e em desprezo dele (v. 4). Foi o que fizeram quando rejeitaram Samuel, no qual o Senhor era seu rei, e escolheram Saul para serem como as outras nações.
Foi também o que fizeram ao abandonar a lealdade à casa de Davi e instituir Jeroboão. Embora assim cumprissem o conselho secreto de Deus, não visavam sua glória, nem consultaram seu oráculo, nem se dirigiram a ele em oração para pedir direção, nem tiveram consideração por sua providência.
Foram guiados pelo próprio capricho e arrastados pelo ímpeto de suas paixões. Assim agiam na época em que Oseias profetizava, quando parece ter-se tornado comum instituir reis e depô-los conforme os pretendentes à coroa conseguiam angariar apoio, 2 Reis 15:8, etc.
Repare: não podemos esperar consolo e êxito em nossos assuntos quando os iniciamos e levamos adiante sem consultar a Deus nem o reconhecer em todos os nossos caminhos. “Instituíram reis, e eu não o soube”; isto é: “Não fiquei sabendo por meio deles. Não me consultaram se lhes era lícito fazê-lo ou se isso lhes seria melhor”, embora tivessem profetas e oráculos com quem poderiam aconselhar-se.
Não atentaram para o Santo de Israel, Isaías 31:1. Os príncipes tampouco agiram como Jefté, que, antes de assumir o governo, pronunciou todas as suas palavras diante do Senhor em Mispa, Juízes 11:11.
Repare: os que recebem responsabilidade pelos assuntos públicos, particularmente pela eleição e designação de magistrados, devem incluir Deus nessas decisões, desejando sua direção e tendo em vista sua honra.
- Nos assuntos religiosos, agiram muito pior: instituíram bezerros contra Deus, em rivalidade e contradição com ele. “Da prata e do ouro que Deus lhes deu e multiplicou para que com eles o servissem e honrassem, fizeram ídolos.” Chamaram-nos de deuses (1 Reis 12:28: “Eis os teus deuses, ó Israel!”), mas Deus os chama de ídolos.
A palavra significa dores ou tribulações, pois eles ofendem a Deus e arruinarão seus adoradores. “Da sua prata e do seu ouro fizeram ídolos para si”: assim diz o texto, referindo-se principalmente às imagens de seus deuses, feitas de ouro e prata, especialmente os bezerros de ouro em Dã e Betel. Os idólatras não poupam despesas no culto a seus ídolos.
Mas essas palavras também se aplicam muito bem à idolatria espiritual dos avarentos: a prata e o ouro são os deuses nos quais depositam sua felicidade, aos quais entregam o coração, prestam homenagem e confiam. Para mostrar-lhes a loucura dessa idolatria, o profeta lhes diz:
(1.) De onde vieram seus deuses. Se remontarem à origem deles, verão que são criaturas de sua própria imaginação e obras de suas próprias mãos (v. 6). O bezerro que adoravam é chamado aqui de bezerro de Samaria.
É provável que, ao tornar-se Samaria a capital do reino no tempo de Acabe, ali tenham instalado um bezerro perto da corte, além dos de Dã e Betel; ou talvez tenham transferido para lá um destes.
Quem quer deuses novos sempre desejará outros ainda mais novos. Considerem, então, a que esse deus deles devia sua origem e existência:
[1.] À invenção e instituição deles próprios: “Também isso veio de Israel”, não do Deus de Israel, que o proibiu expressamente, mas de Israel. Alguns entendem que foi uma invenção própria, não tomada de nenhum vizinho, nem sequer dos egípcios. Estes adoravam Ápis numa vaca viva, mas nunca adoraram um bezerro de ouro. Este veio de Israel; era sua própria iniquidade.
Algo inventado por eles mesmos poderia ser digno de sua adoração? “Veio de Israel” também pode significar que o ouro e a prata usados na fabricação foram recolhidos entre o povo de Israel por uma coleta. Era um deus miserável, fabricado com contribuições.
[2.] À habilidade e ao trabalho do artesão, Deuteronômio 27:15. “O artífice o fez; portanto, não é Deus” (v. 6). Esse argumento é muito convincente e conclusivo, e sua conclusão tão clara que seria de esperar que seus próprios pensamentos a sugerissem e os fizessem envergonhar-se da idolatria.
Que absurdo maior há do que adorar como deus, como fonte de sua existência e de seu bem, aquilo a que os próprios homens deram existência, tanto na matéria quanto na forma, sem conseguir dar-lhe vida? Um deus fabricado não é Deus. É uma verdade evidente por si mesma; ainda assim, Paulo foi acusado como criminoso por pregar que os feitos por mãos humanas não são deuses, Atos 19:26.
Aqui, o que deveria afastá-los dos ídolos se torna um motivo para se apegarem inseparavelmente a eles. Não conseguiam alcançar a inocência justamente porque o ídolo vinha deles próprios: queriam deuses seus, com os quais pudessem fazer o que lhes aprouvesse, para que eles mesmos fizessem o que lhes aprouvesse.
(2.) Qual seria o destino de seus deuses. Se não são deuses, não durarão; se alegam ser deuses, ainda terão de prestar contas: “O bezerro de Samaria será despedaçado”. Os que não cederam à força do argumento anterior serão convencidos por isso de que não é Deus, mas um ídolo inútil, como o chama a paráfrase caldeia.
Será quebrado em estilhaços como um vaso de oleiro, embora seja um bezerro de ouro. Virará lascas ou serragem; será como teia de aranha, segundo Jerônimo. Parece haver uma alusão ao fato de Moisés ter moído em pó o bezerro de ouro de seu tempo. Este receberá o mesmo tratamento.
Senaqueribe se gabou do que fizera a Samaria e a seus ídolos, Isaías 10:11. Repare: divinizar qualquer criatura abre caminho para sua destruição. Se tivessem feito utensílios e adornos para si com sua prata e seu ouro, estes poderiam ter durado; mas, se os tornam deuses, serão despedaçados.
(3.) A que os seus deuses os conduziriam. O despedaçamento dos ídolos frustraria os que neles confiavam. Mas isso não era tudo: “Fizeram para si ídolos, para que sejam eliminados” (v. 4); ou para que fossem eliminados o ouro e a prata de que abusaram, segundo alguns; ou melhor, para que eles próprios fossem eliminados da presença de Deus, de sua terra e da terra dos vivos.
A idolatria terminará tão certamente em seu extermínio como se essa fosse sua intenção deliberada. Quando esse for o resultado do pecado, que socorro receberão dos deuses em que confiaram? Nenhum: “Teu bezerro, ó Samaria, te rejeitou; não pode socorrer-te na aflição, e o prazer que agora tens nele desaparecerá e deixará de ser prazer para ti.”
Os que foram justamente mandados aos deuses que escolheram descobriram neles miseráveis consoladores, Juízes 10:14. Ainda que os homens não abandonem o amor e o serviço do pecado, certamente perderão todos os seus prazeres e lucros.
Se Samaria houvesse permanecido firme e fiel ao Deus de Israel, ele teria sido socorro presente e poderoso para ela. Mas o bezerro que ela preferiu a Deus era uma cana quebrada. O mesmo acontecerá com os que fazem da prata e do ouro seu deus: ele os rejeitará e não lhes servirá no dia da ira, Ezequiel 7:19.
Repare: os que se deixam enganar por qualquer idolatria certamente descobrirão que foram enganados por ela. O cardeal Wolsey reconheceu que, se houvesse servido a Deus com a fidelidade com que servira a seu príncipe, Deus não o teria rejeitado na velhice, como o príncipe fizera.
A decepção com os ídolos é ilustrada (v. 7) por uma comparação que indica tanto a decepção quanto a destruição que Deus trouxe sobre eles por sua idolatria:
[1.] Não obtiveram bem algum para si por adorar ídolos: “Semearam o vento”. Empregaram grande esforço e despesa para fabricar e adorar os ídolos; fizeram disso uma ocupação, como o lavrador que semeia o cereal, na expectativa de colher grande vantagem e de ser tão prósperos e vitoriosos quanto as nações idólatras vizinhas.
Mas tudo é um engano: é como semear o vento, que não pode produzir aumento. Trabalham em vão, trabalham para o vento, Eclesiastes 5:16. Esforçam-se muito sem proveito e se cansam em favor da pura vaidade, Habacuque 2:13.
Assim fazem os que transformam este mundo em ídolo: fixam os olhos naquilo que não existe, que, como o vento, faz grande ruído, mas não tem substância alguma.
[2.] Trouxeram sobre si a ruína: “Colherão o redemoinho”, um grande redemoinho, como indica a palavra, que os arrebatará e despedaçará. Não só lhes falta o apoio dos deuses falsos, como também atraem contra si o Deus verdadeiro. O favor daqueles lhes valerá tão pouco quanto o vento; a ira deste lhes fará mais dano que um redemoinho.
Cada um colhe o que semeia. “Se imaginarmos um homem semeando vento e cobrindo-o com terra, ou mantendo-o preso por algum tempo, o que poderia esperar senão que o confinamento e o acréscimo de algo que aumentasse sua força o fizessem irromper em maior quantidade e com mais violência?” Assim explica o dr. Pocock.
Prometem a si mesmos abundância, paz e vitória pela adoração dos ídolos, mas suas expectativas não se cumprem. O que semeiam nunca brota: não tem talo nem folha; se os tiver, o broto não produzirá farinha. Será como as espigas mirradas do sonho do faraó, queimadas pelo vento oriental e vazias por dentro.
Mesmo que produza algo e prosperem por algum tempo em seus caminhos idólatras, estrangeiros o devorarão. Longe de lhes servir, a colheita será isca que convidará os estrangeiros a invadi-los e despojo que os enriquecerá, permitindo-lhes causar dano ainda maior.
Repare: o serviço dos ídolos não traz proveito, e as obras das trevas não dão fruto; no fim, serão até perniciosas. Romanos 6:21: “O fim dessas coisas é a morte”. Os que semeiam iniquidade colhem vaidade; ou melhor, os que semeiam para a carne colhem corrupção. As esperanças dos pecadores os enganarão, e seus ganhos serão laços.
Versículos 8 a 14
Os Pecados de Israel; Os Crimes do Povo. (a.C. 745.)
A honra e a felicidade de Israel estavam em ter um só Deus em quem confiar, plenamente suficiente em toda aflição, e um só Deus a quem servir, digno de toda a sua devoção. Seu pecado, sua loucura e sua vergonha estavam em não reconhecer sua boa condição e em abandonar suas próprias misericórdias por vaidades mentirosas. Pois:
I. Multiplicaram suas alianças (v. 9): “Contrataram amantes”; ou, como lê a margem, “contrataram amores”. Gastaram muito para comprar a amizade das nações vizinhas. De outro modo, elas não lhes teriam nenhum apreço nem afeto, nem quereriam tratar com eles, a não ser pelo princípio dos siquemitas: “O gado e os bens deles não serão nossos?”, Gênesis 34:23.
Se Israel houvesse preservado a honra de sua condição singular, as nações vizinhas continuariam a admirá-lo como povo sábio e entendido. Mas, quando profanou sua própria coroa, os vizinhos o desprezaram, e só lhe deram atenção mediante pagamento elevado. Certamente se conduziram mal entre os vizinhos aqueles que só têm amores e amantes contratados. Veja aqui:
- O desprezo em que Israel caiu entre as nações (v. 8): “Israel foi devorado”, engolido por estrangeiros. Sua terra foi consumida (v. 7), e eles próprios também. Empobrecidos, perderam todo o crédito e reputação, como o comerciante que foi à falência. Estão entre os gentios como “um vaso no qual não há prazer”, um vaso de desonra (2 Timóteo 2:20), um vaso quebrado e desprezado, Jeremias 22:28.
Nenhum vizinho os estima ou deseja ter qualquer relação com eles. Repare: os que professaram a religião, se degenerarem e se tornarem profanos, serão os mais desprezíveis de todos. Se o sal perder o sabor, para nada serve senão para ser pisado pelos homens.
Ou isso indica sua dispersão e seu cativeiro entre os gentios: estarão entre eles como pobres e prisioneiros. Quem tem prazer em tais pessoas?
- Apesar disso, Israel cortejou as nações (v. 9): foi à Assíria para conseguir a ajuda de seu rei. Nisso se assemelha a um jumento selvagem que anda sozinho: insensato, obstinado e indisciplinado. Faz questão de seguir seu próprio caminho. Nada o refreia, nem o freio das leis de Deus; nada o faz voltar, nem a espada da ira de Deus.
Segue um caminho à parte e, como um jumento selvagem isolado, será presa mais fácil e mais certa para o leão. Veja Jó 11:12; Jeremias 2:24. Repare: em nada o homem se assemelha mais ao filhote do jumento selvagem do que na busca, nas criaturas, do socorro e da satisfação que só em Deus se encontram.
- Os contratempos que provavelmente encontrariam nas alianças com as nações vizinhas (v. 10): embora tenham contratado ajuda entre as nações e esperassem assim impedir a própria ruína, Deus os ajuntará como feixes na eira (Miquéias 4:12). O que prepararam para sua segurança apenas os tornará presas mais fáceis para os inimigos.
Repare: não há defesa contra os juízos de Deus quando eles vêm por ordem dele. Mais ainda: aquilo que os homens contratam para preservar-se muitas vezes contribui para sua destruição. Veja Isaías 7:20.
O rei da Assíria, cuja amizade cortejavam, chamava-se rei de príncipes, Isaías 10:8: “Não são todos os meus príncipes reis?” Impôs encargos a Israel e cobrou-lhe tributos, 2 Reis 15:19, 20. Por isso, eles sofrerão um pouco; será encargo pequeno diante do que ainda os espera.
Ou sentirão pouco esse agravo e não o levarão a sério; por isso podem esperar juízos mais pesados. “Começaram a diminuir”, segundo outra leitura, sob o peso do rei de príncipes. Mas isso é apenas o princípio das dores (Mateus 24:8), o princípio das vinganças, Deuteronômio 32:42.
Repare: Deus muitas vezes traz seus juízos gradualmente sobre um povo que o provoca, para mostrar quanto demora a irar-se e despertá-lo ao arrependimento. Mas aqueles a quem ele faz sofrer um pouco, se não forem assim levados a uma tristeza segundo Deus, um dia sofrerão muito e sofrerão eternamente.
II. Multiplicaram seus altares e templos. Observe:
- Como negaram o poder da piedade e o rejeitaram inteiramente (v. 12): “Escrevi-lhe as grandes coisas da minha lei”. Isso indica o privilégio de terem recebido os estatutos e juízos de Deus e de lhes terem sido confiados os oráculos vivos. Repare:
(1.) As coisas da lei de Deus são magnalia Dei, as grandes coisas de Deus. Proclamam a grandeza do Legislador e são de grande utilidade e importância para nós. São a nossa vida, e nosso bem-estar eterno depende de observá-las e obedecer-lhes. Elas nos engrandecerão se delas fizermos bom uso; Deus as engrandecerá e honrará.
(2.) É grande privilégio ter as coisas da lei de Deus por escrito. Assim, ficam mais certas, espalham-se mais longe e duram mais tempo, com risco muito menor de serem desviadas e corrompidas do que se fossem transmitidas apenas de boca em boca.
(3.) As coisas da lei de Deus foram escritas por ele próprio, pois Moisés e os profetas eram seus escribas, e homens santos escreveram movidos pelo Espírito Santo.
(4.) Os membros da igreja visível têm a vantagem de receber por escrito essas grandes coisas, destinadas a orientá-los. Assim devem recebê-las: o que foi escrito em épocas anteriores foi escrito para nossa instrução e nos é proveitoso. Se eram felizes os que receberam por escrito as grandes coisas da lei de Deus, quanto mais felizes somos nós, que recebemos o evangelho por escrito!
Veja, porém, como desprezaram esse privilégio. Consideravam essas grandes coisas da lei “coisa estranha”: ininteligível e irracional, que podiam desprezar porque não a compreendiam nem sabiam explicá-la; ou coisa estrangeira, que não lhes dizia respeito e não deveria governá-los.
Tratavam as coisas da lei como estranhas diante das quais se retraíam, sem saber como acolhê-las: “Não desejamos o conhecimento dos teus caminhos”. Repare:
[1.] Como Deus nos escreveu as grandes coisas de sua lei, devemos torná-las familiares, como nossos parentes mais próximos (Provérbios 7:3, 4). Por isso foram escritas: para conversar conosco, Provérbios 6:22.
[2.] Não damos valor algum às coisas da lei de Deus quando as tratamos como estranhas, como se não nos dissessem respeito e, portanto, não devessem nos afetar.
- Como, apesar disso, mantinham a forma da piedade, e quão pouco lhes servia:
(1.) Multiplicaram seus altares (v. 11): “Efraim fez muitos altares para pecar”. Deus havia determinado que houvesse um só altar para sacrifícios (Deuteronômio 12:3, 5). Mas as dez tribos, depois de abandoná-lo, ainda queriam parecer muito devotas e zelosas pela honra de Deus.
Como se quisessem compensar a afronta feita ao altar de Deus, levantaram muitos altares dedicados ao Deus de Israel, pretendendo com isso honrá-lo, ou ao menos alegando tal propósito. Isso não justificava a violação de sua ordem expressa, tampouco o exemplo dos patriarcas, que tiveram muitos altares antes da lei de Moisés.
Não: “Fizeram muitos altares para pecar”, isto é, fizeram algo que lhes resultou em pecado. Por isso, “esses altares lhes serão para pecar”: Deus os acusará disso como pecado grave e lançará entre seus crimes o que haviam planejado para expiá-los. Ou os altares lhes darão ocasião de pecar ainda mais.
A multiplicação de altares dedicados ao Deus de Israel introduziria altares dedicados a outros deuses. Repare: corromper o culto a Deus é grave pecado, e isso será imputado como pecado a quem o pratica, por mais plausíveis que sejam suas alegações.
O caminho desse pecado, como o de outros, é ladeira abaixo: quem uma vez se desvia da regra fixa dos mandamentos de Deus vagará sem fim.
(2.) Multiplicaram seus sacrifícios (v. 13). Seus altares soltavam fumaça: “Sacrificavam carne pelos sacrifícios das ofertas de Deus” e celebravam festas sobre os sacrifícios. Gastavam muito com seus atos de devoção e, como costuma acontecer com quem põe invenções próprias no lugar das instituições divinas, eram muito zelosos à sua maneira.
Agiam como se esperassem que as obrigações que impunham a si mesmos reparassem seu desprezo pela grande expiação e que a observância de uma lei cerimonial criada por eles os isentasse de obedecer a todos os preceitos morais de Deus. Mas qual foi o resultado?
[1.] Deus não leva em conta seus serviços: “O Senhor não os aceita”. Como poderia aceitá-los, se não ofereciam o sacrifício sobre o único altar que santificava a oferta e se sacrificavam apenas carne, não o sacrifício espiritual de um coração crente e arrependido?
Repare: somente são aceitáveis a Deus os serviços prestados conforme a regra de sua palavra e por meio de Jesus Cristo, 1 Pedro 2:5.
[2.] Deus aproveita a ocasião para acertar contas com eles por seus pecados. Em vez de perdoar sua iniquidade e apagar seus pecados, como esperavam, agora ele se lembrará da iniquidade e castigará os pecados. Os sacrifícios dos perversos são tão abomináveis ao Senhor que o levam a exigir-lhes contas por todas as suas outras abominações.
Pensam subornar o Juiz do céu e da terra com sacrifícios para que faça vista grossa à maldade. Ele considerará isso a maior afronta que podem fazer-lhe; será o pecado que completará a medida. Repare: pedir licença para pecar equivale a invocar sobre si a maldição devida ao pecado, e assim se responderá ao pedido, conforme a multidão dos ídolos.
“Castigarei seus pecados, pois voltarão ao Egito”: serão levados cativos à Assíria, que lhes será uma casa de servidão, como o Egito foi para seus pais. Ou a frase remete a Deuteronômio 28:68, em que a volta ao Egito encerra e completa as desgraças daquela nação pecadora.
(3.) Multiplicaram seus templos, também estes, segundo alegavam, em honra do verdadeiro Deus, mas na realidade em desprezo da escolha que ele fizera de Jerusalém para ali pôr seu nome. “Israel se esqueceu de seu Criador” (v. 14). Alegavam conhecê-lo, mas o esqueceram, pois não queriam conservar o conhecimento de Deus quando a lembrança dele reprimia seus desejos.
Seu pecado de esquecer Deus era agravado pelo fato de que ele era seu Criador (Deuteronômio 32:15, 18; Jó 35:10). Nada nos obriga mais a lembrar dele do que ser ele o nosso Criador, Eclesiastes 12:1.
“Esqueceu-se de seu Criador e constrói templos”: os templos parecem mostrar que ainda se lembra de seu Criador e deseja guardar sua lembrança, mas na realidade se esqueceu dele, porque abandonou seu temor. Alguns entendem “templos” aqui como palácios, pois a palavra às vezes tem esse sentido.
“Esqueceu-se de seu Criador e, no entanto, sente-se tão seguro e orgulhoso que desafia seus juízos”, como Nabucodonosor ao dizer: “Não é esta a grande Babilônia que construí?” Judá também é acusado de multiplicar cidades fortificadas e confiar nelas para sua segurança enquanto os juízos de Deus se espalhavam.
Fortificar as cidades em sujeição e subordinação a Deus seria aceitável. Mas fortificá-las em oposição a ele, sem nenhuma consideração por ele ou por sua providência (Isaías 22:11), mostra corações desesperadamente endurecidos pelo engano do pecado. Ninguém endureceu o coração contra Deus e prosperou; tampouco prosperará.
Deus enviará fogo às suas cidades, tanto às de Judá quanto às de Israel: não apenas às capitais, Jerusalém e Samaria, mas a todas as outras cidades dos dois reinos. O fogo consumirá não só as cabanas, mas também os palácios. Por mais fortes que sejam, serão vencidos pelo fogo; por mais majestosos e suntuosos, não serão poupados.
Isso se cumpriu quando o rei da Assíria reduziu a cinzas todas as cidades de Israel, e o rei da Babilônia fez o mesmo às de Judá. Os incêndios provocados por ambos vieram por ordem de Deus; quando ele julga, prevalece.