Oseias 6
Argumento
As palavras finais do capítulo anterior nos deram algumas esperanças de que Deus e seu Israel, apesar dos pecados deste e da cólera daquele, ainda poderiam ser felizmente reunidos: eles o buscariam e ele seria encontrado por eles. Este capítulo desenvolve o assunto. Alguns unem seu início ao fim do anterior: “Eles me buscarão cedo”, dizendo: “Vinde, e voltemos”.
Mas Deus torna a queixar-se da maldade desse povo, pois, embora alguns se arrependessem e se reformassem, a maioria permanecia obstinada. Observe:
I. Sua resolução de voltar para Deus e os consolos com que se animam nesse retorno, vv. 1-3.
II. A instabilidade de muitos deles em suas declarações e promessas de arrependimento e a severidade com que, por isso, Deus os tratou, v. 4, 5.
III. A aliança que Deus fez com eles e suas expectativas a respeito deles (v. 6); sua violação dessa aliança e frustração dessas expectativas, vv. 7-11.
Versículos 1 a 3
Resoluções de Arrependimento; Promessas. (a.C. 758.)
Essas palavras podem ser entendidas ou como ditas pelo profeta ao povo, chamando-o ao arrependimento, ou como palavras do povo uns aos outros, estimulando-se e animando-se a buscar o Senhor e humilhar-se diante dele, na esperança de encontrar misericórdia junto dele. Deus dissera: “Em sua aflição, eles me buscarão”.
Agora o profeta e as pessoas boas, seus amigos, procurariam malhar enquanto o ferro estava quente e cooperar com o convencimento sob o qual seus vizinhos pareciam estar. Repare: os que estão eles próprios dispostos a voltar-se para Deus devem fazer tudo que puderem para estimular, comprometer e animar outros a voltar para ele. Observe:
I. O que se comprometem a fazer: “Vinde, e voltemos ao Senhor”, v. 1. “Não vamos mais ao assírio nem enviemos ao rei Jarebe; já tivemos o bastante disso. Mas voltemos ao Senhor: de nossas idolatrias para o culto a ele, e de todas as nossas confianças na criatura para nossa esperança nele.”
Repare: a grande preocupação de quem se rebelou contra Deus é voltar para ele. Os que se afastaram de comum acordo, como corpo coletivo, incitando uns aos outros a pecar, devem voltar de comum acordo e como corpo coletivo. Isso glorificará a Deus e trará edificação mútua.
II. Os motivos e ânimos para fazer isso em que se apoiam para estimular uns aos outros:
- A experiência que tiveram do desagrado divino: “Voltemos para ele, pois ele nos despedaçou e nos feriu. Fomos despedaçados, e foi ele quem nos despedaçou; fomos feridos, e foi ele quem nos feriu. Por isso, voltemos, pois ele nos despedaçou e feriu com ira por nossas rebeliões contra ele, e não podemos esperar que se reconcilie conosco até voltarmos para ele”.
“Ele nos afligiu com esse propósito: levar-nos de volta a ele. Sua mão continuará estendida contra nós se o povo não se voltar àquele que o fere”, Isaías 9:12, 13. Repare: considerar os juízos de Deus contra nós e contra nossa terra, sobretudo os que nos despedaçam, deve despertar-nos a voltar para ele pelo arrependimento, pela oração e pela reforma.
- A expectativa que tinham de seu favor: “Aquele que nos despedaçou nos curará; aquele que nos feriu nos ligará as feridas”. Assim o cirurgião hábil, com mão delicada, liga um osso quebrado ou uma ferida que sangra.
Repare: a mesma providência de Deus que aflige seu povo também o socorre; o mesmo Espírito de Deus que convence os santos também os consola. Aquilo que primeiro é Espírito de escravidão se torna depois Espírito de adoção.
Essas palavras reconhecem o poder de Deus, pois ele pode curar por mais gravemente despedaçados que estejamos, e sua misericórdia, pois o fará. Ou melhor: ele nos despedaçou justamente para nos curar. Alguns entendem que a passagem aponta especialmente para a volta dos judeus da Babilônia. Eles buscaram o Senhor e se uniram a ele, à espera de seu retorno gracioso a eles, em misericórdia.
Repare: conservar bons pensamentos sobre Deus, seus propósitos e desígnios a nosso respeito nos será muito útil, tanto para nosso amparo sob nossas aflições quanto para nosso ânimo no arrependimento. O favor divino que esperam é descrito em diversos casos:
(1.) Prometem a si mesmos que a libertação de suas tribulações seja para eles como vida dentre os mortos (v. 2): “Depois de dois dias ele nos reanimará”, isto é, em pouco tempo, num ou dois dias. “No terceiro dia, quando se espera que o corpo morto apodreça, se corrompa e seja sepultado longe de nossos olhos, então ele nos levantará”.
“Viveremos diante dele; veremos seu rosto com consolo, e essa visão nos reanimará. Embora nos abandone por breve momento, ele nos recolherá com bondade eterna.” Repare: os do povo de Deus podem não só ser despedaçados e feridos, mas também deixados como mortos, e podem permanecer assim por muito tempo.
Contudo, não permanecerão assim para sempre, nem por muito tempo. Deus logo os reanimará. A certeza disso que lhes é dada deve comprometê-los a voltar e apegar-se a Deus.
Essa passagem, porém, parece referir-se também à ressurreição de Jesus Cristo. O prazo é expresso como “dois dias” e “o terceiro dia” para servir de tipo e figura da ressurreição de Cristo no terceiro dia. Diz-se que ele ressuscitou segundo as Escrituras, segundo esta passagem; todos os profetas testemunharam seus sofrimentos e a glória posterior.
Vejamos e admiremos a sabedoria e a bondade de Deus ao ordenar as palavras do profeta de modo que, ao predizer a libertação da igreja de suas tribulações, ele apontasse ao mesmo tempo para nossa salvação por Cristo. As outras salvações eram tanto figuras quanto frutos dessa salvação.
Talvez não percebessem o mistério contido nessas palavras. Agora, porém, que se cumpriram literalmente na ressurreição de Cristo, elas confirmam nossa fé de que ele é aquele que devia vir e de que não devemos esperar outro.
É inteiramente apropriado que a profecia da ressurreição de Cristo diga: “Ele nos levantará, e viveremos”. Cristo ressuscitou como primícias, e com ele somos reanimados; vivemos por meio dele. Ressuscitou para nossa justificação, e de todos os crentes se diz que ressuscitaram com Cristo. Veja Isaías 26:19.
Isso serviria de consolo à igreja naquele tempo e de garantia de que Deus os ergueria de sua condição abatida. Na plenitude de seu tempo, ressuscitaria da sepultura seu Filho, que seria a vida e a glória de seu povo Israel.
Repare: olhar com fé para o Cristo ressuscitado é grande amparo para o cristão que sofre e dá muito ânimo ao pecador arrependido que volta para Deus, pois Cristo disse: “Porque eu vivo, vós também vivereis”.
(2.) Que então crescerão no conhecimento de Deus (v. 3): “Então conheceremos, se prosseguirmos em conhecer o Senhor”. Então, quando Deus volta com misericórdia a seu povo e lhes destina favor, ele lhes dará, como penhor e fruto de seu favor, mais conhecimento de si. A terra se encherá desse conhecimento, Isaías 11:9. “O conhecimento aumentará”, Daniel 12:4. Todos conhecerão a Deus, Jeremias 31:34.
“Conheceremos; prosseguiremos em conhecer o Senhor”, como diz o texto. Isso pode ser entendido como fruto da ressurreição de Cristo e da vida que por ele vivemos diante de Deus. Teremos não apenas maiores meios de conhecimento, mas também graça para crescer no conhecimento por esses meios.
Repare: quando Deus decide mostrar misericórdia a um povo, dá-lhe um coração para conhecê-lo, Jeremias 24:7. Os que ressuscitaram com Cristo recebem o espírito de sabedoria e revelação.
Se, como a paráfrase caldeia, entendermos “viver diante dele” como referência ao dia da ressurreição dos mortos, a sequência também será adequada: “Conheceremos; prosseguiremos em conhecer o Senhor”. Naquele dia, nós o veremos e seremos aperfeiçoados, mas continuaremos a crescer eternamente nesse conhecimento.
Ou, seguindo a leitura “se prosseguirmos em conhecer”, temos aqui:
[1.] Uma bênção preciosa prometida: “Então conheceremos, conheceremos o Senhor”, então, quando voltarmos para Deus. Os que se achegam a ele serão levados a conhecê-lo pessoalmente. Quando nos destina a viver diante dele, faz-nos conhecê-lo, pois a vida eterna é conhecer a Deus, João 17:3.
[2.] O caminho e os meios de alcançar essa bênção. Devemos prosseguir em conhecê-lo. Devemos valorizar e estimar o conhecimento de Deus como o melhor conhecimento, clamar por ele e cavar à sua procura (Provérbios 2:3, 4); buscar e investigar toda a sabedoria (Provérbios 18:1); e avançar tanto na busca desse conhecimento quanto no esforço de crescer nele.
Se cumprirmos o dever prescrito, teremos motivo para esperar a misericórdia prometida: conhecer cada vez mais de Deus e, por fim, ser perfeitos nesse conhecimento.
(3.) Que então abundarão em consolos divinos: “Sua saída está preparada como a manhã”. Trata-se do retorno de seu favor, que retirara de nós quando se afastou e voltou ao seu lugar. Suas novas saídas nos são preparadas e asseguradas com a mesma firmeza com que a manhã retorna após uma noite escura.
Nós as esperamos como aqueles que aguardam a manhã depois de longa noite. Estamos certos de que virão no tempo designado e não falharão. A luz de seu rosto tanto nos será bem-vinda quanto aumentará sobre nós até o dia perfeito, como cresce a luz da manhã.
Ele virá a nós, e sua chegada será bem-vinda como a chuva, como a chuva serôdia e a temporã para a terra: ela refresca a terra e a torna frutífera.
Essa promessa vai além da libertação do cativeiro e sem dúvida alcançaria pleno cumprimento em Cristo e na graça do evangelho. Os santos do Antigo Testamento prosseguiam em conhecê-lo e esperavam com ardor a redenção em Jerusalém. Por fim, as manifestações da graça divina em Cristo, quando ele veio visitar este mundo, foram:
[1.] Como a manhã para esta terra escurecida. Ele veio como o sol da justiça, e nele a aurora do alto nos visitou. Sua vinda estava preparada como a manhã, pois veio na plenitude do tempo. João Batista foi seu precursor; ou melhor, ele próprio era a estrela resplandecente e da manhã.
[2.] Como a chuva para esta terra ressequida. “Ele descerá como a chuva sobre a relva cortada”, Salmos 72:6. Nele descem sobre o mundo chuvas de bênçãos, que dão semente ao semeador e pão ao que come, Isaías 55:10. O favor de Deus em Cristo é como se diz do favor do rei: “Como nuvem de chuva serôdia”, Provérbios 16:15.
A graça de Deus em Cristo é tanto a chuva serôdia quanto a temporã, pois por ela a boa obra de produzirmos frutos tanto começa quanto prossegue.
Versículos 4 a 11
Promessas e Admoestações; Os Crimes do Povo. (a.C. 758.)
Tanto Judá quanto Efraim são aqui responsabilizados e, com justiça, acusados de duas coisas, duas coisas más:
I. Que não permaneciam firmes em suas próprias convicções, mas eram inconstantes e instáveis como a água, v. 4, 5. “Ó Efraim! Que farei contigo? Ó Judá! Que farei contigo?” É uma expressão estranha. Pode a Sabedoria Infinita ficar sem saber o que fazer? Pode ficar sem saída ou obrigada a adotar novas medidas?
De modo nenhum. Deus fala à maneira dos homens para mostrar quão absurda e irracional era a conduta deles e quão justa era sua própria maneira de tratá-los. Não devem queixar-se de sua dureza e severidade por despedaçá-los e feri-los, como tem feito: que mais deveria fazer? Que outro caminho poderia tomar?
Deus tentara vários meios com eles. Que mais se poderia ter feito à sua vinha além do que fizera? Isaías 5:4. Relutava muito em levar as coisas ao extremo. Ele raciocina consigo mesmo (como em Oseias 11:8): “Como te entregarei, Efraim?”
Deus queria fazer-lhes o bem, mas não estavam preparados para recebê-lo: “Que farei com você? Que mais posso fazer senão rejeitá-lo se não posso salvá-lo sem desonra?”
Repare: Deus nunca destrói pecadores antes de ver que não há outro meio com eles. Veja aqui:
- A conduta deles para com Deus: sua bondade, ou benevolência, era como a nuvem da manhã. Alguns entendem isso da benevolência que mostravam a si mesmos e à sua própria alma quando se arrependiam. Arrepender-se dos pecados é de fato misericórdia para conosco. Mas logo retiraram essa benevolência, desfizeram-na e voltaram a fazer à sua própria alma tanto mal quanto antes.
É mais provável, porém, que se trate de sua piedade e religião. O bem que às vezes aparecia neles logo desaparecia, como a nuvem da manhã e o orvalho cedo. Assim foi a bondade de Israel nos dias de Jeú e a de Judá nos dias de Ezequias e Josias: durou pouco.
Em tempo de seca, a nuvem da manhã promete chuva, e o orvalho cedo traz algum refrigério imediato à terra. Mas a nuvem se dispersa, e os hipócritas são comparados a nuvens sem água (Judas 1:12). O orvalho não penetra o solo; sobe de volta ao ar, e a terra continua ressequida.
Que fará Deus com eles? Aceitará sua bondade? Não: pois ela passa. Factum non dicitur quod non perseverat: mal se pode dizer que foi feito aquilo que não permanece. Repare: a bondade semelhante à nuvem da manhã e ao orvalho cedo nunca agradará a Deus nem nos beneficiará.
Quando os homens fazem belas promessas e não as cumprem, começam bem na religião e não perseveram, abandonam seu primeiro amor e suas primeiras obras, sua bondade é como a nuvem e o orvalho da manhã. Também o é quando não abandonam completamente a religião, mas são instáveis, desiguais e inconstantes nela.
- O modo como Deus os tratou (v. 5): “Por isso, porque eram tão ásperos e disformes, eu os lavrei por meio dos profetas, como se lavra madeira ou pedra para lhes dar uso; abati-os pelas palavras de minha boca”. O que os profetas fizeram foi feito pela palavra de Deus em sua boca, que nunca voltava vazia.
Por meio dela, eles se julgavam abatidos e estavam prontos a dizer que os profetas os matavam ou lhes cortavam o coração quando os tratavam com fidelidade.
(1.) Os profetas os lavraram por meio do convencimento do pecado, procurando cortar e afastar deles suas transgressões. Eram desiguais na religião (v. 4), por isso Deus os lavrou. O coração dos pecadores não é apenas pedra, mas pedra áspera, que exige muito trabalho para tomar forma; ou madeira nodosa, que não se esquadra sem muita dificuldade.
Cabe aos ministros lavrá-los, e Deus os lavra por meio deles, pois se mostra contrário aos perversos. Alguns precisam ser repreendidos severamente pelos ministros. Cada palavra deve cortar; mesmo que as lascas saltem no rosto do trabalhador, embora os censurados ataquem quem os censura e o considerem inimigo por lhes dizer a verdade, ainda assim ele prossegue em sua tarefa.
(2.) Os profetas os abateram ao anunciar-lhes a cólera divina, predizendo que seriam abatidos. Do mesmo modo, diz-se que Ezequiel destruiu a cidade ao profetizar sua destruição, Ezequiel 43:3. Deus cumpriu o que fora predito: “Eu os abati pelos meus juízos, segundo as palavras de minha boca”.
Repare: a palavra de Deus causará a morte do pecado ou do pecador; será aroma de vida para vida ou de morte para morte.
Pois alguns leem: “Eu lavrei os profetas e os abati pelas palavras de minha boca”. Isso significa: “Empreguei-os em trabalho árduo para o bem do povo, consumindo suas forças. Gastaram-se e esgotaram todo o seu vigor no trabalho de lavrar esse povo, e o serviço perigoso custou a vida a muitos deles”.
Repare: os ministros são instrumentos que Deus emprega para trabalhar no povo. Embora trabalhem em vão com muitos, ainda assim Deus levará em conta o desgaste de seus instrumentos.
(3.) Assim Deus ficou justificado nos procedimentos mais severos que depois adotou contra eles. Seus profetas se empenharam muito por eles, advertindo-os de seu pecado e avisando-os de seu perigo, mas os meios empregados não produziram o efeito desejado. Talvez tenham causado boas impressões momentâneas; estas, porém, se apagaram e passaram como a nuvem da manhã.
Agora eles não podem acusar Deus de severidade quando lhes trouxer as desgraças anunciadas. O profeta se volta para Deus e reconhece: “Teus juízos são como a luz que sai”, claramente justos e retos.
Repare: ainda que o esforço dos ministros não faça os pecadores voltar ao bom caminho, ainda assim, por meio dele Deus será justificado quando falar e declarado justo quando julgar. Veja Mateus 11:17-19.
II. Que não eram fiéis à aliança que Deus fizera com eles, v. 6, 7. Observe aqui:
- Que aliança Deus fez com eles e sob que condições alcançariam seu favor e seriam aceitos por ele (v. 6): “Desejei misericórdia, e não sacrifício”, isto é, misericórdia mais que sacrifício. E insistia no conhecimento de Deus mais que em holocaustos.
“Misericórdia” é a mesma palavra que no v. 4 foi traduzida por “bondade”: chesed, piedade, santidade. Abrange toda a religião praticada e corresponde à caridade no Novo Testamento: o amor predominante por Deus e pelo próximo.
Esse amor acompanha o conhecimento de Deus e dele procede: conhecê-lo como se revelou em sua palavra, crer firmemente que ele existe e recompensa os que o buscam com diligência, e ter boa disposição para com as coisas divinas guiada pelo bom entendimento. Isso necessariamente produz uma conduta muito boa. É o que Deus exige por sua aliança, e não sacrifício e oferta.
Jeremias 7:22, 23 explica isso plenamente: “Não falei a vossos pais acerca de holocaustos”, pois esse era o menor dos assuntos de que lhes falara e aquele em que menos insistira; mas isto eu disse: “Obedecei à minha voz”. Miquéias 6:6-8. Amar a Deus e ao próximo é melhor que todos os holocaustos e sacrifícios, Marcos 12:33; Salmos 51:16, 17.
Isso não significa que sacrifícios e ofertas não fossem exigidos, devidos e úteis. Acompanhados de misericórdia e conhecimento de Deus, eram aceitáveis a ele. Sem isso, porém, Deus não lhes dava valor: desprezava-os, Isaías 1:10, 11.
Talvez isso seja mencionado para mostrar a diferença entre o Deus que abandonaram e os deuses aos quais se voltaram. O Deus verdadeiro visava somente torná-los homens bons, de vida boa para seu próprio proveito. A cerimônia de honrá-lo com sacrifícios era um dos aspectos menos importantes de sua lei.
Os falsos deuses, porém, só exigiam isso: que seus sacerdotes e altares fossem abastecidos de sacrifícios e ofertas. O povo poderia então viver como quisesse. Que tolos foram ao deixar um Deus que queria dar aos seus adoradores uma natureza nova por deuses que só queriam obter para si um nome novo!
Também se menciona isso para mostrar que a contenda de Deus com eles não dizia respeito à omissão dos sacrifícios: Não os censurarei por causa deles, Salmos 50:8. Dizia respeito à falta de justiça, misericórdia e conhecimento de Deus entre eles (Oseias 4:1).
Ensina a todos nós ainda que o poder da piedade é o que Deus principalmente observa e exige; sem ele, a forma da piedade nada vale. A piedade séria no coração e na vida é a única coisa necessária. Sem ela, os atos de devoção, por mais convincentes e custosos que sejam, não têm valor.
Nosso Salvador cita essa passagem para mostrar que, quando deveres morais e rituais entram em conflito, os primeiros devem ter preferência. Assim justificou comer com publicanos e pecadores, por misericórdia para com as almas dos homens, e curar no sábado, por misericórdia para com os corpos dos homens.
Nesses casos, a prática de comer separadamente e o repouso sabático deviam ceder, Mateus 9:13; 12:7.
- Quão pouco respeitaram essa aliança, embora fosse tão bem ordenada em tudo e eles, não Deus, fossem seus beneficiários. Veja aqui o que resultou disso:
(1.) De modo geral, romperam com Deus e se mostraram infiéis. Receberam coisas preciosas para guardar: as joias da misericórdia, da piedade e do conhecimento de Deus no cofre dos sacrifícios e holocaustos. Traíram a confiança: conservaram o cofre, mas empenharam as joias para satisfazer um desejo vil. Por isso Deus tem justa desavença com eles (v. 7): “Como homens, transgrediram a aliança”.
Transgrediram a aliança que Deus fizera com eles, quebrando suas condições e perdendo seus benefícios. Ao abandonarem a misericórdia e o conhecimento de Deus, entre outros atos de desobediência:
[1.] Contraíram a culpa de perjúrio e violação da aliança. Agiram como homens que transgridem uma aliança pela qual se haviam obrigado solenemente, coisa que o mundo inteiro considera vergonhosa. Quem age assim não merece mais estima, confiança ou trato.
“Ali, nisso, agiram traiçoeiramente contra mim. Foram filhos pérfidos, vis e falsos, em quem não há fidelidade, embora eu contasse com sua condição de filhos que não mentiriam.”
[2.] Nisso apenas agiram como eles próprios, como homens, que em geral são falsos e inconstantes e em cuja natureza, sua natureza corrompida, está o agir traiçoeiro. Todos são mentirosos, e eles se parecem com o resto dessa raça degenerada, que toda se desviou, Salmos 14:2, 3.
Transgrediram a aliança “como homens”, como os gentios que transgrediram a aliança da natureza; ou como homens de baixa condição, sentido que a palavra às vezes tem. Agiram com falsidade, como homens vis, sem senso de honra.
[3.] Seguiram os passos dos nossos primeiros pais. Poderia muito bem ser lido: “Como Adão, transgrediram a aliança”. Assim como ele violou a aliança da inocência, eles violaram a da graça, de modo igualmente traiçoeiro e insensato. Ele rompeu seus compromissos com Deus no paraíso; eles romperam os seus em Canaã, outro paraíso.
Por sua traição, arruinaram a si mesmos e os seus, como Adão. Repare: o pecado é tanto pior quanto mais se assemelha à transgressão de Adão, Romanos 5:14.
[4.] Por trás de tudo isso estava a baixa estima que tinham por Deus, sua autoridade e seu favor. Pois alguns leem: “Transgrediram a aliança como se fosse a de um homem”, como se tivesse sido apenas a aliança de um homem no mesmo nível deles, como se os mandamentos da aliança fossem apenas ordens de alguém como eles e a bondade nela transmitida não valesse mais que a bondade humana.
Até a aliança entre homens tem algo sagrado e obrigatório, como mostra o apóstolo, Gálatas 3:15. Muito mais a aliança de Deus, que eles pouco valorizavam. Traíram essa aliança: fizeram belas promessas e nada cumpriram.
Trair a Deus é aqui chamado agir traiçoeiramente contra ele, pois é tanto afrontá-lo quanto opor-se a ele. Desertores são traidores e serão tratados como tais; o coração que se afasta é rebelde.
(2.) Aqui são dados alguns exemplos específicos dessa traição: “Nisso agiram traiçoeiramente”, isto é, nos lugares nomeados a seguir:
[1.] Olhe para o outro lado do Jordão, a região mais exposta aos ataques das nações vizinhas, onde o povo, por isso, deveria preocupar-se em permanecer sob a proteção divina. Ainda assim, é ali que você encontrará as provocações mais ousadas contra a Majestade divina, v. 8.
Gileade, que estava no território de Gade e da meia tribo de Manassés, era “cidade dos que praticam a iniquidade”. A maldade era o negócio do lugar. A região se chamava Gileade, mas toda ela é chamada cidade porque seus habitantes pareciam integrar um único convívio de rebeldes contra Deus.
Ou, como pensa a maioria, trata-se de Ramote-Gileade, uma das três cidades de refúgio do outro lado do Jordão e cidade dos levitas. Seus moradores, apesar de pertencerem à tribo sagrada, praticavam a iniquidade: maquinavam-na e a praticavam.
Repare: é de fato mau quando uma cidade de levitas se torna cidade dos que praticam a iniquidade, quando os que devem pregar boa doutrina vivem mal. Ela estava especialmente “contaminada de sangue”, como se os levitas perversos fossem particularmente culpados desse pecado. Nos países papistas, observa-se que o clero é o mais sanguinário dos perseguidores.
Ou, por ser cidade de refúgio, Gileade se contaminou de sangue ao abusar de sua autoridade para julgar homicídios. Por suborno, eles protegiam os culpados de assassinato deliberado, aos quais deveriam matar. Entregavam ao vingador do sangue os culpados apenas de morte acidental, se fossem pobres e não tivessem nada para lhes dar. Dos dois modos estavam contaminados de sangue.
Repare: o sangue macula a terra onde é derramado e onde não se faz investigação ou não se toma vingança por ele. Veja como até as melhores instituições, planejadas com cuidado para equilibrar justiça e misericórdia, podem ser abusadas e pervertidas em manifesto prejuízo e violação de ambas.
[2.] Olhe para os responsáveis por ministrar as coisas sagradas. Eram tão maus quanto os piores e tão vis quanto os mais vis (v. 9). A companhia dos sacerdotes agia assim: não um ou outro que desonrava sua ordem, mas toda a ordem, todo o corpo. De comum acordo, seguiam todos pelo mesmo caminho, “com um só ombro”, como diz a expressão, todos e cada um deles.
Cada um tornava os demais piores, mais ousados, ferozes e descarados no pecado, mais astutos e cruéis. Em conspiração, uma companhia de sacerdotes dirá e fará o que nenhum ousaria dizer ou fazer sozinho. As companhias de sacerdotes eram como tropas de ladrões, bandoleiros ou bandos de salteadores de estrada que cortam a garganta dos homens para lhes tomar o dinheiro.
Primeiro, eram cruéis e sedentos de sangue. Assassinam aqueles contra quem guardam rancor ou que lhes atravessam o caminho; nada menos os satisfará.
Segundo, eram astutos. Ficavam à espreita de homens para ter boa oportunidade de executar seus desígnios danosos e maliciosos. Assim a companhia dos sacerdotes ficou à espreita para prender Cristo, dizendo: “Não durante a festa”.
Terceiro, agiam juntos como um só homem: “Assassinam no caminho”. Na estrada, onde viajantes deveriam estar seguros, ali assassinam de comum acordo, ajudando-se e incentivando-se mutuamente. Veja quão unidos são os perversos para causar dano. Não deveriam os bons unir-se do mesmo modo para fazer o bem?
“Assassinam no caminho de Siquém”, como lê a margem, tomando a expressão como nome próprio. Assassinam os que iam a Jerusalém para adorar, pois esse caminho passava por Siquém.
Ou, segundo alguns, “no caminho de Siquém” significa do mesmo modo como seu pai Levi, com seu irmão Simeão, assassinou os siquemitas (Gênesis 34): com fraude e engano. Outros entendem a expressão como a destruição da alma dos homens ao atraí-los para o pecado.
Quarto, agiam com maquinação: “Cometem perversidade”. A palavra indica maldade praticada após deliberação e com malícia premeditada, como costumamos dizer. Quanto mais plano e desígnio há num pecado, pior ele é.
[3.] Olhe para o corpo do povo, examine toda a casa de Israel: todos são iguais (v. 10). “Vi uma coisa horrível na casa de Israel”. Embora o pecado seja conduzido com muita habilidade, Deus o descobre e o revelará a eles. Quem pode negar aquilo que o próprio Deus diz ter visto?
“Ali está a prostituição de Efraim”, tanto do corpo quanto do espírito; é clara demais para ser negada. Repare: o pecado dos pecadores, sobretudo os da casa de Israel, basta para fazê-los tremer. É coisa horrível, espantosa e ameaçadora. Também basta para fazê-los corar, pois assim Israel se contamina e se torna odioso aos olhos de Deus.
[4.] Olhe para Judá: também compartilham da situação de Israel (v. 11): “Também para você, ó Judá, ele fixou uma colheita”. Você terá de prestar contas como Efraim. Também está maduro para a destruição; o tempo, o tempo designado para sua destruição, avança depressa. Tendo lavrado a iniquidade e semeado a maldade, colherá o mesmo.
O juízo geral é comparado a uma colheita (Mateus 13:39), assim como juízos particulares, Joel 3:13; Apocalipse 14:15. “Designei um tempo para acertar contas com você, quando restituí os cativos do meu povo.”
Isso se refere aos prisioneiros de Judá que os homens de Israel haviam levado e depois devolveram, obedecendo à ordem divina transmitida por Odede, o profeta, 2 Crônicas 28:8-15. Quando Deus poupou Judá naquela ocasião, fixou-lhe uma colheita: planejou exigir-lhe contas de tudo numa ocasião posterior.
Repare: a preservação diante de juízos presentes, se não for aproveitada para o bem, é apenas reserva para juízos maiores.