Oseias 2
Argumento
O assunto deste capítulo parece muito semelhante ao do anterior e aponta para os mesmos acontecimentos e suas causas. Como naquele, aqui:
I. Deus, por meio do profeta, revela-lhes o pecado e os responsabiliza por ele: a idolatria, a prostituição espiritual, o serviço aos ídolos e o esquecimento de Deus e das obrigações para com ele, v. 1, 2, 5, 8.
II. Ameaça retirar-lhes a abundância de todos os bens com que haviam servido a seus ídolos e abandoná-los a uma ruína sem remédio, v. 3, 4, 6, 7, 9-13.
III. Contudo, promete ao fim voltar-se a eles com misericórdia por causa de si mesmo (v. 14), restituir-lhes a antiga abundância (v. 15), curar sua inclinação para a idolatria (v. 16, 17), renovar com eles sua aliança (vv. 18-20) e abençoá-los com todo bem, vv. 21-23.
Versículos 1 a 5
A Condição Pecaminosa de Israel. (a.C. 764.)
Alguns consideram as primeiras palavras deste capítulo como conclusão do anterior e as juntam às promessas aqui feitas acerca das grandes coisas que Deus faria por eles. Quando designarem Cristo como cabeça e tiverem nele seu centro, que digam uns aos outros, com triunfo e exultação: “Ammi e Ruhamah”.
Que os profetas lhes digam isso, conforme a versão caldeia: “Consolai, consolai o meu povo” é agora sua incumbência. “Chamem-nos novamente assim, pois já não estarão sob o descrédito e a condenação de Lo-Ami e Lo-Ruama. Serão outra vez meu povo e alcançarão misericórdia.”
O Israel espiritual de Deus, formado por judeus e gentios sem distinção, chamará uns aos outros de irmãos e irmãs. Reconhecerão uns aos outros como povo de Deus e amados por ele; por isso se abraçarão e se estimularão mutuamente a agradecer por essa salvação comum da qual participam e a viver de modo digno dela.
Ou, antes, como as palavras seguintes parecem ligadas a estas, também foram destinadas a convencer e humilhar. A mãe (v. 2) parece ser a mesma que os irmãos e irmãs (v. 1): a igreja das dez tribos, o corpo do povo, cujos membros eram irmãos, e especialmente os chefes e líderes, que eram como mãe para os demais, a quem criavam e nutriam.
Mas quem são os filhos que devem assim contender com a mãe? Ou:
- Os piedosos entre eles, que testemunhavam contra as iniquidades daqueles tempos. Que continuem com coragem a testemunhar contra as idolatrias e as graves corrupções predominantes.
Que aqueles que não se curvaram a Baal discutam a questão com os que se curvaram, procurando convencê-los com as razões aqui postas em seus lábios. Repare: pessoas comuns podem e devem, em sua posição, levantar-se e contender contra as profanações públicas do nome e do culto de Deus.
Os filhos podem, com humildade e modéstia, argumentar com os pais quando estes erram: “Contendam com sua mãe, contendam”, como Jônatas argumentou com Saul a respeito de Davi.
Ou, 2. Os que sofriam entre eles e partilhavam as calamidades daquele tempo. Que não se queixem de Deus nem disputem com ele, atribuindo-lhe a culpa como se os houvesse tratado com dureza, sem a ternura de um pai.
Não: contendam com sua mãe e ponham nela a culpa, a quem cabe. Compare com Isaías 50:1. “Por causa das transgressões dela sua mãe foi repudiada. Ela deve responsabilizar a si mesma, e vocês podem responsabilizá-la, por todas as suas desgraças.” Vejamos como devem contender com ela.
I. Devem lembrar-lhe a relação que mantivera com Deus, a bondade que ele lhe demonstrara, os muitos favores que lhe concedera e os outros que planejava conceder-lhe. Que digam a seus irmãos e irmãs que haviam sido Ammi e Ruhamah, povo de Deus e vasos da sua misericórdia.
Poderiam continuar assim se a culpa não fosse deles, v. 1. Repare: nossa relação com Deus e nossa dependência dele agravam muito nossa deserção e rebelião contra ele.
II. Devem, em nome de Deus, acusá-la de violar a aliança matrimonial entre ela e Deus. Que lhe digam que ele já não a considera esposa nem se considera seu marido. Digam-lhe (v. 2): “Ela não é minha esposa, nem eu sou seu marido”.
Por sua prostituição espiritual, ela perdeu toda a honra e todo o consolo da relação com Deus e o provocou a dar-lhe carta de divórcio. Repare: nenhuma consideração é mais eficaz para nos despertar ao arrependimento do que a provocação que, pelo pecado, fazemos a Deus para que nos rejeite e nos abandone.
É tempo de prestarmos atenção e pensarmos no caminho a seguir quando Deus ameaça rejeitar-nos, pois ai de nós se ele não for nosso marido.
Devem acusá-la diretamente (v. 5): “Sua mãe se prostituiu”. Sua comunidade foi atrás de falsos profetas em sua prostituição, segundo a versão caldeia; ou, antes, atrás de ídolos, tendo recebido dos falsos profetas estímulo para isso.
“Aquela que os concebeu agiu vergonhosamente” ao fazer e adorar ídolos. O ídolo é chamado de vergonha (Oseias 9:10), e a idolatria é vergonhosa. Prostrar-se diante de um tronco de árvore, como diz o profeta, não apenas afronta a Deus: traz descrédito aos homens.
Ou a frase indica que a pecadora era sem-vergonha, descarada no pecado, incapaz de corar, Jeremias 6:15. Ou: “Ela causou vergonha”; fez com que todos os que a veem se envergonhem dela. Seus próprios filhos se envergonham da ligação com ela.
III. Devem censurá-la por sua terrível ingratidão a Deus, seu benfeitor. Atribuiu aos ídolos a glória pelos dons que ele lhe dera e fez disso a razão para lhes prestar a homenagem devida somente a ele, v. 5.
Nisso agiu vergonhosamente ao dizer: “Irei atrás de meus amantes, que me dão meu pão e minha água”. Observe aqui:
- Sua resolução perversa de persistir na idolatria apesar de tudo que Deus, por seus profetas e por suas providências, dizia para afastá-la dela. Declarou: “Ofereça-se o que for em contrário, irei atrás de meus amantes”, ou dos que a fazem amá-los, por quem ela não consegue deixar de sentir paixão.
A versão caldeia aplica isso às nações cuja aliança Israel buscava e das quais dependia para suprir suas necessidades. É mais provável, porém, que se refira aos ídolos que adorava: para justificar seu amor por eles, chamava-os de amantes.
Veja quem age vergonhosamente: os que são obstinados e decididos no pecado e os que declaram publicamente sua intenção de continuar nele. Veja a loucura dos idólatras: chamam de amantes seres que sequer têm vida.
Aprendamos, porém, a chamar nosso Deus de nosso amado, a conservar bons pensamentos a respeito dele e a valorizar muito nossa participação nele e em seu amor.
- O grave engano em que se baseava sua decisão: “Irei atrás de meus amantes, porque me dão o pão e a água”, necessários ao sustento do corpo, “a lã e o linho”, necessários para vesti-lo, e coisas agradáveis, “o azeite e a bebida”, os licores, como indica a palavra: vinho e bebida forte. Repare:
(1.) Para o coração carnal, as coisas sensíveis são as melhores e as que mais atraem. Em busca delas, não lhe importa a quem seguir.
O Deus de Israel lhes apresentou seus estatutos e juízos (Deuteronômio 4:8), mais desejáveis que o ouro e mais doces que o mel (Salmos 19:10). Prometeu-lhes seu favor, que lhes traria ao coração mais alegria que o cereal, o vinho e o azeite (Salmos 4:7). Mas essas coisas não lhes agradavam.
Àqueles de quem julgavam receber o azeite e a bebida, voltavam seus melhores afetos. O curvæ in terram animæ et coelestium inanes! — Ó almas degeneradas, curvadas para a terra e vazias de tudo o que é celestial!
(2.) Abandonar a Deus em busca dos prazeres e deleites dos sentidos é grave abuso e ofensa contra ele. Deus não só nos dá coisas melhores, mas nos dá até mesmo essas coisas.
Os idólatras fizeram de Ceres a deusa dos cereais, de Baco o deus do vinho, etc.; depois imaginaram tolamente que recebiam deles o cereal e o vinho. Esqueceram-se do Senhor seu Deus, que lhes deu tanto aquela boa terra como a capacidade de tirar riqueza dela.
(3.) Muitos são endurecidos no pecado pela prosperidade material. Tinham abundância dessas coisas enquanto serviam aos ídolos e imaginavam, então, que os ídolos as haviam dado. Isso os prendia ao serviço deles.
Foi assim que argumentaram (Jeremias 44:17, 18): “Quando queimávamos incenso à rainha do céu, tínhamos alimento em abundância”.
IV. Devem persuadi-la a arrepender-se e reformar-se. Deus a rejeitará se persistir nas prostituições; portanto, que ela as abandone, v. 2. Que se convença de que é possível reformar-se: por mais queridos que sejam os ídolos, ainda pode separar-se deles. Certamente lhe irá bem se o fizer.
Repare: nossa argumentação com os pecadores deve levá-los ao arrependimento, não ao desespero. Que ela abandone suas prostituições e seus adultérios. A repetição de palavras do mesmo sentido, ambas no plural, indica a abundância de idolatrias de que eram culpados. Todas devem ser abandonadas antes que Deus se reconcilie com eles.
Que os afaste da vista, como coisas detestáveis que não suporta contemplar; que lhes diga: “Saiam daqui”, Isaías 30:22.
Que os afaste do rosto e do meio dos seios. Isto é: que não aja como costumam agir as prostitutas, que revelam sua disposição perversa e atraem outros ao mal pintando o rosto, exibindo os seios desnudos e enfeitando-os.
Que não se prenda à idolatria nem atraia outros a ela desse modo, associando todos os prazeres e diversões possíveis ao culto aos ídolos. Que abandone tudo isso. Todo caminho pecaminoso em que se persiste é uma partida adúltera para longe de Deus.
Aqui vemos o que significa arrepender-se de verdade e abandonar esse caminho:
Os verdadeiramente arrependidos abandonarão tanto os pecados visíveis quanto os ocultos. Afastarão não só as prostituições expostas aos olhos, mas as que se escondem entre os seios, o pecado guardado sob a língua como um doce bocado.
Evitarão as ocasiões exteriores de pecar e mortificarão a inclinação interior para o pecado. Os idólatras seguiam seus próprios olhos, que se prostituíam atrás dos ídolos (Ezequiel 6:9; Deuteronômio 4:19). Por isso precisam afastar os ídolos da vista para não serem atraídos a adorá-los.
“Não olhe para o vinho quando está vermelho.” Isso, porém, não basta: é preciso pôr o machado à raiz. A inclinação corrompida do coração deve ser transformada e afastada do meio dos seios, para que somente Cristo ocupe o lugar mais íntimo e mais alto ali, Cantares de Salomão 1:13.
V. Devem mostrar-lhe a ruína completa que certamente será a consequência fatal de seu pecado se não se arrepender e reformar (v. 3): “Para que eu não a deixe nua”.
Isso não aparece como sentença proferida contra ela, mas como aviso para que possa evitar tal resultado: “Que ela abandone as prostituições, para que eu não a deixe nua”, segundo outra leitura. Indica que Deus espera para mostrar misericórdia aos pecadores, se eles se prepararem para recebê-la.
A ameaça é que Deus a tratará como um marido justo e zeloso acaba tratando a esposa adúltera que encheu a casa de filhos ilegítimos e não aceita correção. Ele a expulsa de casa com os filhos e os manda mendigar: “Não terei misericórdia de seus filhos” (v. 4).
As pessoas que partilham a calamidade da nação e a nova geração serão arruinadas por ela. São filhos de prostituições e mantêm a conduta inútil recebida dos pais por tradição. A ameaça é que serão despidos e passarão fome.
Pensavam que os ídolos lhes davam pão, água, lã e linho. Deus, ao retirar tudo isso, lhes mostrará que era ele quem lhes dava.
- Ela será despida: “Para que eu não a despoje” de todos os adornos dos quais se orgulha e com os quais corteja seus amantes; despojá-la e deixá-la como no dia em que nasceu, mandando-a sair do mundo tão nua quanto nele entrou. É o que a morte faz, Jó 1:21.
“Eu a despirei”, expondo-a ao frio e à vergonha. Justamente fica exposta à vergonha quem agiu vergonhosamente, v. 5.
O dia em que Deus tirou os israelitas do Egito, onde não eram melhores que escravos e mendigos, foi o dia de seu nascimento. Deus ameaça fazê-los voltar à condição tão baixa e miserável quanto aquela em que os encontrou.
Tudo o que possuíam e lhes granjeava respeito ou os protegia do desprezo dos vizinhos lhes seria tirado. Veja Ezequiel 16:4, 39.
- Ela passará fome, privada não só das honras, mas também dos consolos e do sustento necessário. Será faminta, transformada em deserto e terra seca e morta de sede.
Ela se gabava do pão, da água, do azeite e das bebidas que, segundo dizia, os amantes lhe haviam dado; agora não terá sequer alimento necessário. A terra não sustentará os moradores por falta da chuva do céu; ou, se produzir, o inimigo lhes tomará a colheita, e os legítimos donos morrerão por falta dela.
Alguns entendem a frase assim: “Eu a farei como era no deserto e a colocarei como naquela terra árida, onde por vezes esteve prestes a morrer de sede”. Isso explica a primeira parte do versículo: “Eu a porei como no dia em que nasceu”, pois Israel se formou como povo no vasto deserto uivante.
Ficarão em condição tão deplorável quanto a de seus pais, cujos cadáveres caíram no deserto. Neste aspecto estarão em situação pior: naquela época os filhos foram preservados como herdeiros da terra prometida, mas agora “não terei misericórdia de seus filhos, porque sua mãe se prostituiu”.
Versículos 6 a 13
Ameaças de Juízo. (a.C. 764.)
Deus continua a ameaçar o que faria a esse povo idólatra e traiçoeiro. Ele adverte para não ter de ferir; ameaça para não ter de golpear. Se o pecador não se converter, Deus afiará sua espada (Salmos 7:12); se se converter, ele a embainhará.
Eles não se converteram, e por isso tudo isso lhes aconteceu. O aviso prévio mostra que esses males executavam uma sentença divina por sua maldade. Isso foi escrito para nossa advertência.
I. Eles ficarão perplexos e embaraçados em todos os seus planos, e frustrados em todas as suas expectativas. Essa é a ameaça dos versículos 6 e 7. Mas a ela se acrescenta a promessa de que tal situação os convencerá de sua loucura e os fará voltar ao dever.
Assim, do mal sairá um bem, como sinal da misericórdia que Deus ainda lhes reserva. Sendo esse o feliz fruto da aflição, é difícil dizer se a predição, ou a própria aflição, deve chamar-se ameaça ou promessa.
- Deus levantará dificuldades e tribulações em seu caminho. Seus planos e negócios públicos não terão êxito, nem conseguirão avançar: “Cercarei o teu caminho com espinhos”. Esses contratempos, como espinhos e sarças, são fruto do pecado e da maldição: arranham, rasgam e atormentam. Quando cercam o caminho em que andamos, impedem nosso avanço e nos obrigam a voltar.
Ela disse: “Irei atrás dos meus amantes; prosseguirei em meus pactos e alianças com potências estrangeiras e confiarei nelas”. Mas Deus diz: “Esses projetos serão frustrados, e ela não poderá levá-los adiante. Cercarei o teu caminho com espinhos e, se isso não bastar, farei um muro”.
Se vencer dificuldades menores e ainda não abandonar seus planos, Deus levantará maiores, pois ele prevalecerá quando julgar.
A cerca e o muro serão tais que ela não encontrará suas veredas. A mudança de pessoa, de “cercarei o teu caminho” para “ela não encontrará”, é comum nas Escrituras, especialmente na fala enfática: “Pecador, percebe que cercarei teu caminho; e vocês, espectadores, observem o efeito: ela não consegue encontrar suas veredas”.
Será como o viajante que, além de não saber qual de vários caminhos tomar, não encontra caminho algum para avançar.
Ela seguirá seus amantes, mas não os alcançará. Procurará conquistar o apoio dos assírios e egípcios e tê-los como protetores, mas não conseguirá. Eles não se aliarão a ela ou não lhe prestarão serviço algum; sua ajuda será inútil, como o apoio de uma cana quebrada.
Ela os procurará sem encontrá-los. Buscará seus ídolos, mas não achará neles a satisfação que esperava. Os deuses em que confiou e aos quais cortejou não podem fazer nada por ela nem lhe dar uma palavra de ânimo.
(1.) Esse juízo é tão justo quanto o que atingiu os sodomitas: feridos de cegueira, cansaram-se de procurar a porta (Gênesis 19:11). O mesmo ocorreu com os sírios, em 2 Reis 6:18.
Repare: os mais obstinados em seguir caminhos pecaminosos costumam ser os mais contrariados neles. “Espinhos e laços estão no caminho do perverso” (Provérbios 22:5). Assim Deus se mostra contrário aos perversos (Salmos 18:26) e anda contrariamente aos que andam contra ele, Levítico 26:23, 24.
O profeta lamenta: “Ele cercou os meus caminhos”, Lamentações 3:7, 9. Muitas vezes o caminho de Deus e do dever está cercado de espinhos; mas, quando um caminho é bloqueado por espinhos, temos razão para suspeitar que seja pecaminoso.
(2.) Também é uma repreensão bondosa, uma verdadeira misericórdia, como a que Balaão recebeu quando o anjo se pôs em seu caminho para impedi-lo de avançar e amaldiçoar Israel, Números 22:22. Repare: contratempos e obstáculos num caminho mau são grandes bênçãos e devem ser considerados assim.
São cercas de Deus para nos guardar da transgressão, impedir que nos afastemos dos pastos verdes e desviar o homem de seu propósito (Jó 33:17). Tornam difícil o caminho do pecado para que não prossigamos nele e nos afastam dele, queiramos ou não. Temos razão para bendizer a Deus tanto pela graça que nos restringe como pelas providências que nos detêm.
- As dificuldades que Deus levanta no caminho dela despertarão pensamentos de volta: “Então ela dirá: Já que não posso alcançar meus amantes, irei e voltarei ao meu primeiro marido.”
“Voltarei a Deus, me humilharei diante dele e lhe pedirei que me receba outra vez, pois, quando permanecia perto dele, minha situação era melhor em todos os sentidos”. Duas coisas são arrancadas desse povo apóstata e degenerado.
(1.) O justo reconhecimento da loucura de sua apostasia. Agora são levados a admitir que viviam melhor junto de seu Deus do que depois de abandoná-lo. Repare: os que trocaram o serviço de Deus pelo serviço do mundo e da carne, cedo ou tarde, são levados a reconhecer que trocaram por algo pior.
Quando permaneciam em boa companhia, cumpriam bons deveres e cuidavam conscienciosamente de como gastavam o tempo, do que diziam e faziam, sua situação era melhor. Tinham mais verdadeiro consolo e contentamento consigo mesmos do que tiveram depois de se desviarem.
(2.) O bom propósito de voltar ao dever: “Irei e voltarei ao meu primeiro marido”. Ela conhece tão bem a bondade dele e sua disposição de perdoar que não duvida de que ele a receberá novamente em seu favor e fará sua condição tão boa como antes.
Repare: as decepções que sofremos ao buscar satisfação nas criaturas deveriam, se nada mais conseguir, conduzir-nos afinal ao Criador, em quem somente ela se encontra. Quando Moabe se cansar de ir ao lugar alto, irá ao santuário, Isaías 16:12.
E, quando o filho pródigo fica reduzido às alfarrobas, uma ração bem escassa, e se lembra de que na casa do pai há pão em abundância, diz: “Eu me levantarei e irei para a casa de meu pai”, Lucas 15:17, 18.
II. Os meios necessários ao sustento e ao conforto da vida lhes serão retirados, porque com eles desonraram a Deus, v. 8, 9. Sua terra era abundante. Vejamos:
- Com quanta graça sua abundância lhes foi concedida. Deus lhes deu não só cereal para a necessidade, mas vinho para o prazer e azeite para o adorno. Multiplicou-lhes também a prata e o ouro, com os quais podiam negociar com outras nações, trazer seus produtos e fazer reservas para a posteridade.
Prata e ouro duram mais que cereal, vinho e azeite. Deu-lhes ainda lã e linho para cobrir a nudez e lhes servir de adorno suficiente, Ezequiel 16:10.
Repare: Deus é benfeitor generoso até para aqueles que, como ele prevê, serão ingratos e não lhe darão graças.
- Com quanta vileza abusaram de sua abundância. (1.) Roubaram de Deus a honra de suas dádivas: “Ela não sabia que eu lhe dava o cereal e o vinho”; não se lembrava disso. A lei e os profetas lhes haviam dito repetidas vezes que todos os seus confortos vinham da generosa providência de Deus.
Mas seus falsos profetas e sacerdotes idólatras tantas vezes atribuíram o cereal a um ídolo e o vinho a outro que esqueceram completamente sua relação com o grande Benfeitor e suas obrigações para com ele.
Ela não considerou isso; recusou-se a reconhecê-lo. Preferiu ignorá-lo e tornou-se mais grosseira que o boi, que conhece seu dono, e que o jumento, que conhece a manjedoura de seu senhor. Não sabia porque não agradecia a Deus suas dádivas, nem refletia sobre o que deveria retribuir. Tampouco lhe entregava a parte que lhe era devida: agia como se ignorasse quem era o doador.
(2.) Serviram e honraram os inimigos de Deus com suas dádivas: “Prepararam-nas para Baal”. Adornaram as imagens com ouro e prata (Jeremias 10:4) e se adornaram para adorá-las, v. 13. Veja Ezequiel 16:17-19. “Com os quais fizeram Baal”, como lê a margem, isto é, a imagem de Baal.
Repare: é grande desonra ao Deus do céu fazermos das dádivas de sua providência alimento e combustível dos nossos desejos, quando ele as deu para nosso sustento em seu serviço e como azeite para as rodas da nossa obediência.
- Com quanta justiça lhes será retirada a abundância: “Portanto, voltarei. Mudarei minha maneira de tratá-los, seguirei outro curso e tirarei meu cereal e os demais bens que lhe dei”. “Recuperarei”, diz ele, usando um termo jurídico, como alguém que, pelos meios legais, recupera aquilo que lhe é retido injustamente.
Ou como o proprietário que recupera do arrendatário que causou dano locum vastatum — a indenização pelas deteriorações.
Observe que Deus chama sua abundância de “meu cereal e meu vinho, minha lã e meu linho”. Eles diziam que eram seus (“meu pão e minha água”, v. 5), mas Deus lhes mostra que não lhes pertencem. Apenas permitiu seu uso como a arrendatários e confiou sua administração como a mordomos, reservando para si a propriedade: “São meu cereal e meu vinho”.
Deus quer que saibamos não só que dele recebemos todos os bens e alegrias desta vida, mas também que ele conserva sobre eles direito e propriedade incontestáveis. Pertencem mais a ele que a nós; por isso, devemos usá-los para ele e prestar-lhe contas.
Assim, Deus lhes tirará a abundância, porque a perderam ao negar seu direito. É como o arrendatário que possui a terra por registro da corte e à vontade do senhor: perde seu direito se a transfere como se fosse proprietário absoluto. Deus a recuperará, libertando-a ou livrando-a do abuso, assim como se diz que a criação será liberta da escravidão da corrupção sob a qual geme, Romanos 8:21.
Ele a tirará no tempo e na estação próprios, precisamente quando a esperavam e julgavam tê-la garantida. Sofrerá naufrágio no porto, e a colheita será apenas um montão. Deus a tirará por mau tempo ou por homens injustos. Repare: os que abusam das misericórdias de Deus para desonrá-lo não podem esperar desfrutá-las por muito tempo.
III. Perderão toda a honra e ficarão expostos ao desprezo (v. 10): “Descobrirei sua lascívia, trarei à luz toda a sua maldade oculta e a tornarei pública, para sua vergonha. Pela punição mostrarei quanto é grave, odiosa e ofensiva. O fato foi negado, mas agora aparecerá; a culpa foi diminuída, mas agora se mostrará excessivamente pecaminosa”.
Isso ocorrerá à vista de seus amantes, das nações vizinhas com as quais ela buscava alianças e das quais dependia. Elas a desprezarão e dela se envergonharão por sua fraqueza, pobreza e má conduta; já não a considerarão digna de amizade. Veja o cumprimento em Lamentações 1:8: “Todos os que a honravam a desprezam, porque viram a sua nudez”.
Ou a exposição ocorrerá à vista do sol e da lua, que ela adorava como amantes. Diante deles sua lascívia será descoberta. Compare com Jeremias 8:1, 2: “Tirarão os ossos de seus reis e príncipes e os espalharão diante do sol e da lua, aos quais amaram e serviram”.
Repare: o pecado traz vergonha; que a esperem os que agiram vergonhosamente. Que outro destino poderia esperar essa adúltera descarada senão o de uma prostituta comum, levada em carroça pela cidade?
Quando Deus a tratar assim, ninguém a livrará de suas mãos: nem os deuses nem os homens em quem confia. Repare: os que não se entregam à mão da misericórdia de Deus não podem ser libertos da mão de sua justiça.
IV. Perderão todos os seus prazeres e serão deixados na tristeza (v. 11): “Farei cessar sua alegria”. Parece que, embora se prostituíssem e se afastassem de seu Deus, ainda conseguiam alegrar-se como os outros povos, o que lhes é proibido em Oseias 9:1.
Repare: muitos, embora estejam sob culpa e ira, ainda vivem alegres e divertidos. Quer seus corações estejam tristes em meio ao riso, quer não, é certo que sua alegria terminará em pesar, pois Deus a fará cessar. Como observa aqui o sr. Burroughs, pecado e alegria nunca podem conviver por muito tempo: se os homens não tirarem o pecado de sua alegria, Deus tirará a alegria de seu pecado.
- Deus tirará as ocasiões de sua alegria sagrada: suas festas, luas novas, sábados e todas as solenidades. Deus as instituiu para serem observadas religiosamente e com alegria.
Embora tivessem abandonado o culto puro de Deus, parece que ainda as observavam; não no templo de Jerusalém, que havia muito tinham deixado, mas provavelmente em Dã e Betel, onde estavam os bezerros, ou em outros lugares de reunião.
Não as observavam para honrar a Deus nem por verdadeira devoção, mas apenas porque eram ocasiões de alegria, banquetes, música, dança e encontros de amigos, recebidas por tradição de seus pais.
Assim, depois de perderem e negarem o poder da piedade, conservaram sua aparência para agradar à mente vã e carnal. Por isso, suas luas novas e seus sábados tornaram-se iniquidade que Deus não podia suportar, Isaías 1:13.
Observe: (1.) Deus os chama de “suas luas novas e seus sábados”, não de seus próprios; ele os repudia. (2.) Deus fará com que cessem. Repare: quando os homens, por seus pecados, fazem cessar a vida e a substância das ordenanças, é justo que Deus, por seus juízos, faça cessar também a aparência e a sombra que restam delas.
- Deus tirará os sustentos de sua mente carnal. Amavam as luas novas e os sábados apenas pela fartura de comida dessas ocasiões, não pelos exercícios religiosos; estes haviam abandonado havia muito. Agora Deus lhes tirará as provisões dessas solenidades (v. 12): “Destruirei suas videiras e suas figueiras”.
Repare: se os homens destroem as palavras e ordenanças de Deus, pelas quais deveriam honrá-lo em suas festas, é justo que ele destrua as videiras e figueiras com as quais se regalam. Enquanto gozavam desses frutos, davam o louvor aos amantes: “São minhas recompensas, que meus amantes me deram.”
“Devo agradecer por elas às estrelas e ao culto que lhes presto; devo agradecer aos vizinhos e à aliança que tenho com eles”.
Por isso, Deus destruirá as videiras e figueiras: fará as plantas murcharem com um vento devastador ou trará um inimigo estrangeiro que arrase a terra. Assim, os vinhedos se tornarão floresta: suas cercas serão derrubadas, como costuma acontecer na guerra, e tudo ficará aberto para que os animais do campo comam as uvas e os figos.
Ou o vento oriental os ressecará de tal modo que as árvores frutíferas não terão mais utilidade que as árvores da floresta. Estando murchas e inúteis, o fruto que restar será deixado aos animais. Ou serão devoradas por inimigos, homens tão bárbaros quanto feras.
Agora, (1.) isso arruinará sua alegria. Como Deus fará cessar toda a alegria dela? A perda das luas novas e dos sábados não bastaria, pois pode abandoná-los facilmente sem sentir falta. Mas, ao dizer “Destruirei suas videiras e suas figueiras”, ele lhe tira os prazeres sensuais; então ela se julgará verdadeiramente arruinada.
Repare: a destruição das videiras e figueiras faz cessar toda a alegria de um coração carnal. Ele dirá, como Mica: “Vocês levaram meus deuses; que mais me resta?”.
(2.) Essa será a punição de sua idolatria (v. 13): “Eu a castigarei pelos dias dos baalins; pedirei contas por todo o culto prestado a todos os baalins que fizeram deuses, desde os dias de seus pais até hoje”. Lemos sobre o culto a Baal já no tempo dos juízes; talvez a referência aos “dias dos baalins” alcance até esse período.
É no segundo mandamento, que proíbe a idolatria, que Deus ameaça castigar nos filhos a iniquidade dos pais. É justo que esse pecado, mais que qualquer outro, seja punido assim, porque costuma se sustentar pelo precedente e pelo longo costume. Agora que a medida da iniquidade de Israel se completou, todos os pecados anteriores entram na conta e serão cobrados desta geração.
Ou os “dias dos baalins” são as festas solenes que celebravam em honra de seus ídolos. Dias de alegria pecaminosa devem ser punidos com dias de luto. Nesses dias, ela queimava incenso aos ídolos e, para adornar a solenidade, enfeitava-se com brincos e joias, a fim de parecer honrada e conferir maior honra a Baal.
Ou ela era como a mulher que usa brincos e joias dados pelo marido para se fazer atraente aos amantes, os quais segue e dos quais sempre se lembra. “Mas de mim se esqueceu”, diz o Senhor. Repare: nossas traiçoeiras deserções de Deus vêm do esquecimento dele, de sua natureza e atributos, de sua relação conosco e de nossas obrigações para com ele.
Muitos alegam ter memória fraca e esquecer as coisas de Deus, mas se lembram muito bem de outras coisas. Na verdade, lembram-se tanto de vaidades mentirosas que se esquecem de suas próprias misericórdias.
Versículos 14 a 23
Promessas de Misericórdia. (a.C. 764.)
A condição de Israel, arruinado pelo próprio pecado, não pareceu tão sombria e desoladora na primeira parte do capítulo que, aqui na segunda, a condição de Israel, contido pela graça divina, não possa aparecer luminosa e agradável. A surpresa é ainda maior porque as promessas vêm logo após as ameaças.
Mais estranho ainda: uma palavra de ligação as une à declaração do pecado que fundamenta as ameaças de ruína: “Ela seguiu seus amantes e se esqueceu de mim, diz o Senhor; portanto, eu a atrairei”.
Por isso, é adequado que ao “portanto” se siga de imediato uma exclamação: “Eis que eu a atrairei!” Depois de “ela se esqueceu de mim”, seria de esperar: “Portanto, eu a abandonarei, me esquecerei dela e nunca mais a procurarei”. Mas não: “Portanto, eu a atrairei”.
Repare: os pensamentos e caminhos misericordiosos de Deus estão infinitamente acima dos nossos. Ele encontra seus motivos em si mesmo, não em nós; sua bondade chega a tomar a maldade humana como ocasião para brilhar ainda mais, Isaías 57:17, 18. Assim, porque ela não se deixa conter pelas ameaças da ira, Deus experimentará se as ofertas de misericórdia a comoverão.
Alguns entendem a palavra como “depois” ou “contudo, eu a atrairei”. O sentido essencial é o mesmo: exaltar a livre graça concedida aos que Deus decide tratar com misericórdia, unicamente por amor à misericórdia. O que aqui se promete a Israel é o seguinte.
I. Embora estejam agora desconsolados e prestes a desesperar, voltarão a ser reanimados por consolo e esperança, v. 14, 15. Isso é expresso por uma alusão ao modo como Deus os tratou quando os tirou do Egito, conduzindo-os pelo deserto a Canaã. Sua condição desolada e deplorável no cativeiro fora comparada à que tinham no Egito no dia de seu nascimento, v. 3.
Serão formados de novo por milagres de amor e misericórdia como os que os formaram a princípio, e terão a mesma alegria intensa de então. É difícil dizer quando isso se cumpriu no reino das dez tribos.
Sem dúvida, porém, aponta principalmente para a entrada de judeus e gentios na igreja pelo evangelho de Cristo. Também se aplica, e com razão cremos que se destinava a aplicar-se, à conversão de cada alma a Deus. Observe:
- Os métodos graciosos que Deus empregará. (1.) Ele os levará ao deserto, como fez quando os tirou do Egito, onde os instruiu e fez aliança com eles. A terra de seu cativeiro lhes será agora como o deserto de então: a fornalha da aflição na qual Deus os escolherá. Veja Ezequiel 20:35, 36: “Eu os levarei ao deserto dos povos, e ali contenderei com vocês”.
Deus dissera que os tornaria como um deserto (v. 3), e isso era ameaça. Agora, fazer da ida ao deserto parte da promessa pode significar que, por sua graça, ele ajustará o ânimo deles à sua condição: “Terão coração humilde sob providências humilhantes. Sendo pobres, serão pobres de espírito; aceitarão a punição de sua iniquidade e então estarão preparados para ouvir palavras de consolo”.
Quando Deus libertou Israel do Egito, conduziu-o ao deserto para humilhá-lo e prová-lo, a fim de lhe fazer bem (Deuteronômio 8:2, 3, 15, 16). Fará assim outra vez. Repare: aos que reserva misericórdia, Deus primeiro conduz ao deserto.
Às vezes é o deserto da solidão e do recolhimento, onde podem conversar com ele mais livremente, longe do barulho do mundo. Outras vezes é a aflição da mente, nascida da consciência da culpa e do temor da ira. A alma se vê sem saída e desnorteada, e essas convicções a preparam para o consolo. Às vezes também são aflições externas, que lhe abrem o ouvido à disciplina.
(2.) Então ele os atrairá e lhes falará com ternura. Persuadi-los-á, falando-lhes ao coração: pela sua palavra e pelo seu Espírito, inclinará o coração deles a voltar e os encorajará a fazê-lo. Assim como antes os atemorizara com ameaças de ira, ele agora os atrairá com promessas de seu favor.
Por meio dos profetas e das providências lhes falará amigavelmente, em vez de falar com dureza, Isaías 40:1, 2.
“Pela mão de meus servos, os profetas, falarei ao coração dela palavras de consolo”, diz a paráfrase caldeia. Isso se refere ao evangelho de Cristo e às ofertas de graça divina nele contidas. Por elas somos atraídos a deixar o pecado e voltar para Deus.
Elas falam ao coração do pecador convencido de um modo inteiramente adequado à sua situação e oferecem abundante consolo a quem lamenta o pecado e anseia pelo Senhor.
Quando o Espírito fala de fato ao coração de modo eficaz, alcançando a consciência, o que é prerrogativa de Deus, que bendita mudança ele opera! Repare: o melhor meio de reconduzir a Deus as almas errantes é tratá-las com bondade. A promessa de descanso em Cristo nos convida a tomar seu jugo; o consolo pode promover a conversão tanto quanto a convicção do pecado.
(3.) Ele lhe dará dali suas vinhas. A partir do tempo e do lugar em que a afligiu, levou-a a reconhecer sua loucura e a humilhar-se, começará a fazer-lhe o bem. Não apenas lhe falará com ternura, mas lhe fará o bem e desfará o que fizera contra ela.
Destruíra suas videiras (v. 12); agora lhe dará vinhedos inteiros, como se por cada videira destruída recebesse de volta um vinhedo, com juros. Terá não só cereal para a necessidade, mas vinhedos para o prazer.
Esses vinhedos representam os privilégios e consolos do evangelho, preparados para os que sobem do deserto apoiados em Cristo, seu amado, Cantares de Salomão 8:5. Repare: Deus tem vinhedos de consolação prontos para conceder aos que se arrependem e voltam a ele. Pode fazer nascer vinhedos do deserto; eles são especialmente bem-vindos, como descanso para o cansado.
(4.) Ele lhe dará o vale de Acor como porta de esperança. Foi no vale de Acor que Acã foi apedrejado. O nome significa “vale da perturbação”: Acã perturbou Israel, e ali Deus o perturbou. Esse episódio marcou o começo das guerras por Canaã. Ao removerem dali a coisa amaldiçoada, os israelitas tiveram motivo para esperar que Deus continuasse presente e completasse suas vitórias.
Assim, quando Deus volta ao seu povo com misericórdia, e o povo a ele no cumprimento do dever, isso é um sinal muito feliz. Se tirarem de seu meio a coisa amaldiçoada, se pela mortificação do pecado apedrejarem o Acã que perturbou seu acampamento, a vitória sobre esse inimigo interior lhes servirá de garantia da vitória sobre todos os reis de Canaã.
Ou, se a alusão for ao nome do vale, significa que a aflição sincera pelo pecado abre uma porta de esperança, pois o pecado que verdadeiramente nos perturba não nos arruinará. Alguns pensam que o vale de Acor era um vale muito fértil e agradável, talvez o mesmo de En-Gedi, famoso por seus vinhedos, Cantares de Salomão 1:14.
Deus o deu a Israel como amostra e garantia de Canaã. Do mesmo modo, “pelo evangelho, Deus dará a todos os crentes nesta vida dádivas, graças e consolos que lhes servirão de antegozo dos bens mais perfeitos do reino dos céus e lhes darão esperança segura da posse plena desses bens no tempo devido”. Assim o erudito dr. Pocock interpreta essa passagem e, no mesmo sentido, todo o contexto.
- A grande alegria com que receberão o gracioso retorno de Deus: “Ali cantará como nos dias de sua juventude”. A referência clara é ao cântico triunfal e profético que Moisés e os filhos de Israel entoaram junto ao mar Vermelho, Êxodo 15:1. Quando forem libertos do cativeiro, repetirão esse cântico. Para eles, será um cântico novo, porque cantado por nova ocasião, não inferior à primeira.
Deus havia dito que faria cessar toda a alegria dela (v. 11); agora fará essa alegria reviver: “Ela cantará como no dia em que saiu do Egito”. Repare: quando Deus repete misericórdias antigas, devemos repetir antigos louvores. No Novo Testamento, encontramos o cântico de Moisés entoado outra vez, Apocalipse 15:3.
A promessa de que Israel cantará se cumpre no evangelho de Cristo, que nos dá abundantes motivos de alegria e louvor. Onde quer que seja recebido com poder, ele alarga o coração para ambos. Essa é a terra que mana leite e mel, para a qual o vale de Acor abre uma porta de esperança. Regozijamo-nos nas tribulações.
II. Embora fossem muito dados ao culto de Baal, agora serão inteiramente libertos dele. Abandonarão toda forma e toda aproximação da idolatria, se apegarão somente a Deus e o adorarão como ele determina, v. 16, 17. Repare: a garantia e o sinal mais seguros do favor de Deus a um povo são que ele efetivamente o separe de seus pecados preferidos.
O culto a Baal era o pecado que mais facilmente enredava Israel, sua iniquidade característica, o pecado que o dominava. Mas agora a idolatria será completamente abolida, sem que reste dela o menor vestígio.
- Os ídolos chamados Baal não serão mencionados, nenhum dos baalins aos quais antes clamavam tão ruidosamente: “Ó Baal, ouve-nos! Ó Baal, ouve-nos!” Até os nomes dos baalins lhes serão tirados da boca.
Cairão tanto em desuso que serão esquecidos, como se nunca tivessem sido conhecidos em Israel. Serão tão detestados que ninguém suportará mencioná-los nem ouvir outros fazê-lo, de modo que a posteridade mal saberá que existiram.
Ficarão tão envergonhados de seu antigo amor por Baal que farão tudo para apagar sua lembrança. Observarão no sentido mais estrito e literal a lei contra a idolatria (Êxodo 23:13): “Não mencionem o nome de outros deuses, nem seja ouvido da boca de vocês”.
Assim fez Davi, Salmos 16:4. O apóstolo expressa da mesma maneira a aversão que devemos ter a todos os desejos carnais: “Nem sequer sejam nomeados entre vocês”, Efésios 5:3.
Mas como pode realizar-se mudança tão grande quanto mudar a pele de um etíope? O poder de Deus pode fazê-lo e o fará: “Tirarei os nomes dos baalins”. Também em Zacarias 13:2: “Eliminarei os nomes dos ídolos”. Repare: a graça de Deus no coração muda a linguagem, fazendo detestar a iniquidade antes amada. Em Sofonias 3:9: “Darei aos povos uma linguagem pura”.
Um dos rabinos diz que essa promessa se refere aos gentios, libertos pelo evangelho de Cristo das idolatrias às quais se haviam unido, 1 Tessalonicenses 1:9.
- A própria palavra “Baal” será abandonada, mesmo em seu sentido inocente. Deus diz: “Tu me chamarás Ishi e não mais Baali”. Ambas significam “meu marido” e ambas haviam sido usadas a respeito de Deus. Em Isaías 54:5: “Teu Criador é teu marido”, teu Baal, como diz a palavra, isto é, teu dono, patrono e protetor.
É provável que muitos justos, ao adorar o Deus de Israel, usassem por isso a palavra “Baali”. Enquanto seus vizinhos perversos se ajoelhavam diante de Baal, orgulhavam-se de que Deus era seu Baal. “Mas”, diz Deus, “não me chamarão mais assim, porque farei desaparecer até os nomes dos baalins”.
Repare: algo em si mesmo inocente deve ser abolido quando tiver sido empregado na idolatria. Seu próprio uso deve acabar para que nada preserve a lembrança dos ídolos, muito menos sua boa fama. Se chamar Deus de Ishi expressa tão bem quanto Baali o mesmo sentido, prefira-se Ishi, para que “Baali” não faça outros se lembrarem dos antigos baalins.
Alguns veem outra razão para Deus querer ser chamado Ishi, não Baali. Ambos significam “meu marido”, mas Ishi é tratamento de amor, doçura e familiaridade; Baali, de reverência e sujeição. Ishi é vir meus, meu homem; Baali é dominus meus, meu senhor.
Nos tempos do evangelho, Deus se revelou de modo a nos encorajar a aproximar-nos com confiança do trono da graça e ali usar uma santa e humilde liberdade. Devemos chamar Deus de nosso Mestre, pois ele o é, mas somos ainda mais ensinados a chamá-lo de Pai.
Ishi é “um homem, o Senhor” (Gênesis 4:1) e indica que, nos tempos do evangelho, o marido da igreja será o homem Cristo Jesus, feito semelhante a seus irmãos. Por isso o chamarão Ishi, não Baali.
III. Embora vivessem em contínuas tribulações, como se toda a criação lhes tivesse declarado guerra, agora desfrutarão de paz e tranquilidade completas, como se fossem aliados de toda a criação (v. 18): “Naquele dia”, quando abandonarem os ídolos e se colocarem sob a proteção divina, “farei por eles uma aliança”.
- Serão protegidos do mal: nada os ferirá nem lhes causará dano. Tranquillus Deus tranquillat omnia: quando Deus está em paz conosco, faz também todas as criaturas viverem em paz conosco. As criaturas inferiores não os prejudicarão como antes, quando os animais do campo devoraram seus vinhedos (v. 12) e quando feras nocivas serviram de um dos severos juízos de Deus, Ezequiel 14:15.
As aves e os répteis entram nessa aliança, pois também podem tornar-se muito nocivos quando Deus os emprega como instrumentos de sua justiça. Agora deixarão de sê-lo; mais ainda, pela força dessa aliança, serão postos a serviço do povo e agirão em seu favor.
Repare: Deus governa as criaturas inferiores e pode incluí-las na aliança que lhe aprouver. Pode fazer com que os animais do campo o honrem, como prometeu em Isaías 43:20, e contribuam para o conforto de seu povo. Se eles são obrigados pela aliança a nos servir, cabe-nos não abusar deles, mas servir a Deus com eles.
Alguns pensam que isso se cumpriu no poder milagroso dado por Cristo aos discípulos para pegar serpentes, Marcos 16:17, 18. Concorda com as promessas feitas especialmente a Israel na volta do cativeiro (Ezequiel 34:25: “Farei cessar as feras da terra”) e com as promessas mais amplas a todos os santos.
Em Jó 5:22, 23: “Os animais do campo estarão em paz contigo”; em Salmos 91:13: “Tu pisarás o leão e a víbora”.
Isso, porém, não é tudo. Os homens correm maior perigo uns dos outros que dos animais irracionais. Por isso, Deus promete ainda pôr fim às guerras e desarmar o inimigo: “Quebrarei o arco, a espada e a batalha”.
Ele pode fazê-lo quando quiser (Salmos 46:9) e o fará por aqueles cujos caminhos lhe agradam, pois põe em paz com eles até seus inimigos, Provérbios 16:7. Isso concorda com a promessa de que, nos tempos do evangelho, espadas se tornarão relhas de arado, Isaías 2:4.
- Estarão livres do medo do mal. Deus não apenas os manterá seguros, mas os fará repousar em segurança, como pessoas conscientes de que estão sob a proteção do céu e, por isso, não temem os poderes do inferno.
IV. Embora Deus lhes tivesse dado carta de divórcio por causa de suas prostituições, ao se arrependerem ele os acolherá novamente em aliança consigo, uma aliança matrimonial, v. 19, 20. Fazer uma aliança em favor deles com as criaturas inferiores era grande favor. Muito maior, porém, é recebê-los em aliança consigo e comprometer-se a lhes fazer o bem. Observe:
- A natureza dessa aliança. É matrimonial, fundada na escolha e no amor, e estabelece a relação mais íntima: “Eu a desposarei comigo”; e de novo, e pela terceira vez: “Eu a desposarei”. Repare: todos os que se dedicam sinceramente a Deus estão desposados com ele.
Deus lhes dá a garantia mais sagrada e inviolável que se pode imaginar de que os amará, protegerá e sustentará; cumprirá para com eles o papel de marido, inclinará seus corações a unir-se a ele e os aceitará bondosamente quando o fizerem.
As almas crentes são prometidas a Cristo, 2 Coríntios 11:2. A igreja do evangelho é a noiva, a esposa do Cordeiro. Jamais entraria nessa relação com ele se, pelo poder de sua graça, ele não a desposasse consigo.
A separação começa do nosso lado: nós nos afastamos de Deus. A união começa do lado dele: ele nos desposa consigo.
A duração dessa aliança: “Eu a desposarei para sempre”. A aliança será inviolável: Deus não a quebrará de sua parte, e ela não a quebrará da sua. Suas bênçãos durarão para sempre. Um dos rabinos diz que esta é a promessa de que ela alcançará a vida do mundo vindouro, a eternidade absoluta.
A maneira pela qual a aliança será feita. (1.) “Em justiça e juízo”: Deus agirá com sinceridade e retidão nessa aliança. Eles a violaram, e Deus é justo. “Mas”, diz ele, “renovarei a aliança em justiça”.
Tudo será disposto de modo que Deus possa receber de volta esses filhos rebeldes em sua família sem comprometer sua justiça; antes, sua justiça, satisfeita pelo Mediador da aliança, será grandemente honrada.
Mas por que Deus receberia em aliança um povo tantas vezes traiçoeiro? Isso não comprometeria sua sabedoria? “Não”, diz Deus, “farei isso em juízo, não precipitadamente, mas após a devida consideração. Deixem comigo a explicação e a justificação de minha conduta”.
(2.) “Em bondade e misericórdia”: Deus agirá com ternura e graça ao fazer aliança com eles. Não só cumprirá sua palavra, mas fará ainda mais do que prometeu. Assim como será justo ao cumprir a aliança, será misericordioso ao mantê-los nela.
Eles estão sujeitos a muitas fraquezas. Se Deus observar rigorosamente tudo em que falham, logo perderão o benefício da aliança. Por isso promete que será uma aliança de graça, feita com consideração compassiva de suas fraquezas, de modo que nem toda transgressão cometida dentro da aliança os expulsará dela. Ele os reunirá com bondade eterna.
(3.) “Em fidelidade”: cada cláusula da aliança será pontualmente cumprida. Fiel é aquele que os chamou e que também o fará; ele não pode negar a si mesmo.
- O meio pelo qual serão mantidos firmes e fiéis à aliança de sua parte: “Tu conhecerás o Senhor”. Essa promessa significa não apenas que Deus se revelará de maneira mais plena e clara, mas também que lhes dará um coração para conhecê-lo. Conhecerão mais a respeito dele e de maneira diferente da anterior.
A causa de sua apostasia foi não reconhecerem Deus como seu benfeitor (v. 8). Para que isso não se repita, todos serão ensinados por Deus a conhecê-lo. Repare: Deus mantém seu lugar na alma dos homens dando-lhes bom entendimento e conhecimento correto das coisas, Hebreus 8:11.
V. Embora os céus lhes tivessem sido como bronze e a terra como ferro, agora os céus concederão orvalho, e assim a terra produzirá frutos, v. 21, 22. Tendo Deus desposado consigo a igreja do evangelho e, nela, todos os crentes, não lhes dará também gratuitamente, com ele mesmo e com seu Filho, todas as coisas?
Dará tudo que pertence tanto à vida quanto à piedade, tudo de que precisam ou que podem desejar. Tudo é deles, pois pertencem a Cristo e estão desposados com ele. Buscam primeiro a justiça do reino de Deus, e todas as outras coisas lhes serão acrescentadas.
Ainda assim, a promessa de cereal e vinho também deve ser entendida espiritualmente, como pensa o erudito dr. Pocock. As bênçãos e graças relativas à alma são aqui prometidas por meio da imagem de bens materiais. Vem primeiro o orvalho do céu e depois a fertilidade da terra, como na bênção de Jacó, Gênesis 27:28.
Deus ameaçara tirar o cereal e o vinho (v. 9); agora promete restituí-los pelo curso e ordem comuns da natureza. Enquanto sofriam o juízo da fome, clamavam à terra por cereal e vinho para sustentar a si mesmos e suas famílias. A terra lhes teria dado de boa vontade, mas não pode dar sem primeiro receber: não produz cereal nem vinho se não for enriquecida pelo rio de Deus, Salmos 65:9.
Assim, a terra clama aos céus pelas primeiras e últimas chuvas, no tempo certo; anseia por elas e, quando lhe são negadas, suplica-as com seu aspecto triste. “Mas”, dizem os céus, “não temos chuva para dar se aquele que tem a chave das nuvens não as destrancar e abrir esses reservatórios. Se o Senhor não os ajudar, nós não poderemos ajudá-los”.
Quando, porém, Deus os recebe em aliança consigo, a roda da natureza volta a girar em seu favor, e os rios da misericórdia correm pelo leito habitual: “Então eu ouvirei, diz o Senhor”. “Receberei suas orações”, como a paráfrase caldeia interpreta esse primeiro ouvir. Deus atentará graciosamente para os pedidos que lhe fizerem.
“Ouvirei os céus”, ou “lhes responderei”. Então eles ouvirão e responderão à terra, derramando sobre ela chuva oportuna. A terra ouvirá o cereal e as videiras e lhes dará umidade. Eles ouvirão Jezreel e servirão de alimento e refrigério aos que ali habitam.
Veja como as causas secundárias se ligam umas às outras, como elos de uma corrente, e como todas dependem necessariamente de Deus, a Causa primeira. Repare: devemos esperar de Deus todos os nossos confortos, pelo curso normal e pelos meios designados. Quando eles nos faltarem, devemos olhar para Deus, acima das colinas e montanhas, Salmos 121:1, 2.
Veja como as criaturas estão prontas e desejosas de ter a honra de servir ao povo de Deus: o cereal clama à terra, a terra aos céus, os céus a Deus, tudo para suprir suas necessidades. E veja-se como Deus está pronto a socorrê-los: “Eu ouvirei, diz o Senhor; sim, eu ouvirei”. Se ouve o clamor dos céus em favor de seu povo, quanto mais ouvirá a intercessão de seu Filho, elevado acima dos céus!
Os que estão em aliança com Deus podem desfrutar de modo especial seus bens terrenos, reconhecendo que todos lhes vêm da mão dele. Podem seguir cada corrente até sua fonte e provar o amor da aliança nas misericórdias comuns, o que as torna duplamente doces.
VI. Embora agora estejam dispersos, não apenas como Simeão e Levi, divididos em Jacó e espalhados em Israel, mas divididos e espalhados pelo mundo inteiro, Deus transformará essa maldição, como fez com aquela, em bênção: “Não só regarei a terra por ela, mas a semearei para mim na terra”.
“Sua dispersão não será como a da palha na eira, que o vento leva, mas como a da semente no campo, destinada a multiplicar-se. Onde quer que sejam espalhados, lançarão raízes para baixo e darão frutos para cima. A boa semente são os filhos do reino. Eu a semearei para mim”.
É uma alusão ao nome Jezreel, que significa “semeado por Deus” ou “para Deus”. Assim como fora dispersa por ele, um dos sentidos da palavra, também será semeada por ele. Deus dará crescimento ao que semeia. A promessa “Eu a semearei para mim na terra” cumpriu-se quando o cristianismo criou raízes em todas as partes do mundo e passou a ter seguidores por toda parte.
Repare: a maior bênção da terra é haver nela uma igreja de Deus. Da igreja vem todo o tributo de glória que a terra lhe rende. É o que ele semeou para si e, por isso, preservará para si.
VII. Embora antes fossem Lo-Ami, “não um povo”, e Lo-Ruama, “não alcançou misericórdia de Deus”, agora serão restaurados ao favor divino e recebidos novamente em aliança com ele (v. 23). Não haviam alcançado misericórdia e pareciam abandonados. “Não eram meu povo”: não eram distinguidos nem tratados como seu povo, mas deixados na mesma condição das nações.
Essa era a condição dos judeus rejeitados. Igual, ou ainda mais deplorável, era a condição dos gentios, a quem o apóstolo aplica essa passagem em Romanos 9:24, 25. Não tinham esperança e estavam sem Deus no mundo. Mas, quando grandes multidões de judeus e gentios, crendo em Cristo, foram incorporadas à igreja cristã, então:
Deus teve misericórdia dos que não a haviam alcançado. Encontraram favor diante dele e se tornaram filhos de seu amor aqueles que por longo tempo haviam estado sem seu favor e eram filhos de sua ira. Se a misericórdia infinita não tivesse intervindo, assim teriam permanecido para sempre. Repare: deste lado do inferno, nunca se deve desesperar da misericórdia de Deus.
Deus recebeu em relação de aliança consigo os que eram estrangeiros e estranhos. Diz-lhes: “Tu és meu povo, que reconhecerei e abençoarei, protegerei e sustentarei”. E eles dirão: “Tu és meu Deus, a quem servirei e adorarei e a cuja honra me dedicarei por inteiro e para sempre”. Repare:
(1.) A soma da felicidade dos crentes é a relação mútua entre eles e Deus: ele é deles, e eles são dele. Essa é a coroa de todas as promessas.
(2.) Essa relação se fundamenta na graça livre. Nós não o escolhemos; ele nos escolheu. Primeiro diz: “São meu povo” e, no dia de seu poder, torna-os dispostos a sê-lo. Então eles declaram que ele lhes pertence.
(3.) Assim como nada mais precisamos desejar para sermos felizes além de ser o povo de Deus, nada mais precisamos para ter tranquilidade e alegria além de ouvi-lo assegurar-nos disso, dizendo-nos, por seu Espírito que testemunha junto com o nosso: “Tu és meu povo”.
(4.) Os que aceitaram o Senhor como seu Deus devem confessar que ele o é. Devem dirigir-se a ele em oração e dizer-lhe: “Tu és meu Deus”. Devem também estar prontos a professá-lo diante dos homens.
(5.) Acrescenta consolo à aliança com Deus o fato de haver nela comunhão dos santos: embora muitos, são aqui um só. Deus não diz a eles “Vocês são meu povo”, mas “Tu és meu povo”. Ele os vê como um só em Cristo e, como tais nele, lhes fala e faz aliança com eles.
Eles também não dizem “Tu és nosso Deus”: consideram-se um só corpo, desejam glorificá-lo com uma só mente e uma só boca e dizem “Tu és meu Deus”. Ou isso indica que a aliança que Deus fez antes com Israel como um todo agora, sob o evangelho, ele faz com cada crente.
Mesmo ao mais humilde deles, ele diz “Tu és meu povo” com tanto prazer quanto antes dizia isso aos milhares de Israel. Convida e encoraja cada um a dizer “Tu és meu Deus” e a regozijar-se nisso, como fizeram Moisés e todo o Israel: “Ele é meu Deus e o Deus de meu pai”, Êxodo 15:2.